Sie sind auf Seite 1von 27

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento Engenharia Eltrica Coordenao de Estgio

Relatrio de Estgio Engenharia Eletrica Simas Industrial de Alimentos S/A

Diego Frederico Estigarriga Menescal Oliveira Mat: 2005206612


Professor: Aldayr Supervisor do estgio: Fernando Lus de Oliveira Ramos

Natal, 20 de outubro de 2009.

Agradecimentos
A meus pais, Jaritza Madje Estigarriga Menescal Oliveira e Jocelito Paulo de Oliveira, que mesmo distantes sempre me estimularam, investiram e apoiaram, dando o suporte necessrio para que eu pudesse desempenhar as atividades de estudante com sucesso. Ao Eng. Marco Cabral, pela oportunidade que concedeu de trabalho na Simas Industrial de Alimentos S/A. Ao Prof. Aldayr, pela oportunidade que me concedeu de orientao durante o perodo de estgio. Aos meus amigos e familiares que sempre torceram por mim. A Kaline pela pacincia, carinho e pela compreenso dedicada a mim nesses longos anos de graduao. Ao Eng.Fernando Lus, Gerente do setor de manuteno da Simas, e ao Eng. Joo Edmar pela confiana depositada em meu trabalho e pela ajuda prestada nos momentos de dificuldade. Ao Sr. Sebastio Rosa, eletricista, por ter me repassado to pacientemente uma pequena parcela de seu conhecimento adquirido nos mais de 50 anos dentro do setor de manuteno da Simas. A todos que compe a Simas Industrial de Alimentos S/A, pela acolhida e pela ateno dispensada em todo o perodo de estgio supervisionado. E a todos os professores do Curso de Tecnologia em Automao Industrial pela excelente formao terica.

1 Identificao
1.1 Do aluno
Nome: Diego Frederico Estigarriga Menescal Oliveira Endereo: Rua das Violetas n: 694, Bairro: Capim Macio Cep: 59078-160 Natal/RN Telefone residencial: 84-3206-2930 Telefone celular: 84-8874-8522 E-mail: fredblau@hotmail.com

1.2 Da Empresa
Nome: Simas Industrial de Alimentos S/A Endereo: BR 304, km 296 Distrito Industrial- Cep: 59280-000 Macaba/RN Telefone: 84-4006-6929 Fax: 84-3643-7163

1.3 Do supervisor do estgio


Nome: Fernando Luis de Oliveira Ramos Cargo: Gerente de manuteno Endereo: Rua Jlio Resende n: 173 Bairro: Lagoa Nova Cep: 59056-340 Natal/RN Telefone celular: 84-9144-6403 E-mail: fernando.industrial@simas.ind.br

1.4 Do estgio
Data de incio: 01/09/2007 Data de trmino: 01/12/2007 Setor onde foi realizado o estgio: Setor de manuteno da produo Carga horria semanal: 46 horas Carga horria total : 552 horas Atribuies: Manuteno da produo (eltrica) Manuteno em instalaes eltricas do sistema fabril Acompanhamento e controle das manutenes eltrica e mecnica Acompanhamento de toda produo fabril ,insumos e desperdcios. Coordenar o corpo de funcionrios que compe o setor de manuteno fabril (eletricista, mecnicos, bombeiros, soldadores).

TERMO DE COMPROMISSO COM A VERACIDADE DAS INFORMAES

Declaro, para os fins que se fizerem necessrios, sob as penas da lei, a veracidade das informaes prestadas no presente documento.

_________________________________________________

Diego Frederico Estigarriga Menescal Oliveira CPF: 050.644.564.-09

TERMO DE COMPROMISSO COM A VERACIDADE DAS INFORMAES

Declaro, para os fins que se fizerem necessrios, sob as penas da lei, a veracidade das informaes prestadas no presente documento.

_________________________________________________

Fernando Luis de Oliveira Ramos

2 Introduo
Este relatrio tem como objetivo principal descrever todas as atividades desenvolvidas durante todo o perodo de estgio, orientado pelo Prof. Aldayr e supervisionado pelo Eng. Fernando Lus, realizado no setor de manuteno da produo da empresa Simas Industrial de Alimentos S/A, empresa do ramo alimentcio, considerada a maior e a mais moderna exportadora de balas e pirulitos do Brasil. Durante o estgio foram contemplados os mais diversos ramos da Enganharia, sendo necessrio assim utilizao de conhecimentos adquiridos em um grande nmero de disciplinas oferecidas durante o curso de graduao em Engenharia Eletrica, como poder se perceber nas descries das atividades desenvolvidas durante o estgio.

3 Descrio da empresa

3.1 - Histrico
Em 26 de agosto de 1946, Orlando Gadelha Simas e seu irmo Jos Gadelha Simas compraram a fbrica de balas So Joo, situada na Av. Tavares de Lira, no Bairro da Ribeira, em Natal, com o dinheiro que receberam como pagamento de uma dvida. Fizeram algumas adaptaes, iniciando a produo com um processo bem artesanal. Entre os anos de 1953 e 1954 a fbrica passou a ser mecanizada. As balas deixaram de ser produzidas e embrulhadas mo e o processo passou a ser realizado em mquinas importadas da Alemanha e Inglaterra. Esse advento permitiu a produo em larga escala e o crescimento da empresa. Necessitando expandir-se, a Simas Industrial S/A reinstalou-se, em 1970, em um novo prdio na Av. Senador Salgado Filho, na poca uma rea pouco habitada. A empresa passa a diversificar sua linha de produtos, ganhando mais clientes nacionais. No ano de 1977, acontece em So Paulo a Primeira Brasil Export. A Simas, que j tinha alcanado ndices de qualidade, apresentou-se como a melhor indstria do ramo no Nordeste e conseguiu vrios clientes internacionais. Iniciava-se efetivamente a exportao e buscava-se, a nvel nacional, expandir os mercados para o Sul e Sudeste do Pas. Incrementando as exportaes, a empresa conseguiu sobreviver crise econmica que o Pas enfrentava nos anos 80, conhecida como dcada perdida, perodo em que as vendas caram e os custos aumentaram, ficando mais difcil competir no mercado interno. Mas, apostando nas exportaes, a Simas superou essas dificuldades e evoluiu tanto na qualidade nos produtos, na criao de novas embalagens, como tambm em tecnologia, idias novas e bons negcios. Desde 1946 a Simas consegue se destacar pela sua performance. Hoje a maior e a mais moderna exportadora de balas e pirulitos do Brasil.

3.2 - Atualidade
A Simas Industrial possui aproximadamente 1.300 colaboradores, sendo essa mo-de-obra formada, principalmente, por pessoas do nosso Estado. Mensalmente, so produzidas 4000 toneladas de balas, caramelos, pirulitos, chicles e drageados, e 40% dessa produo destinada ao mercado externo, fazendo-se presente em mais de 50 pases em todo o mundo. Essa credibilidade fruto de um trabalho de qualidade que resultou numa conquista do mercado internacional h mais de 27 anos. Todo esse crescimento e a expanso dos negcios gerou uma necessidade de ampliao da estrutura fsica da empresa. Assim, em 2002 a empresa mudou suas instalaes para o Parque Industrial, localizado no municpio de Macaba, a 20 km de Natal, numa rea de 220 mil metros quadrados e 25 mil metros quadrados de rea construda. Essa mudana marca o incio de uma nova fase. Com essa nova estrutura, planejada e executada para atender as mais diversas exigncias, a empresa pde implantar o programa BPF (Boas Prticas de Fabricao), com o intuito de, entre outras coisas, alcanar maior credibilidade no mercado atravs da produo de alimentos

comprovadamente seguros. O BPF composto por um conjunto de princpios e regras para o correto manuseio de alimentos, abrangendo desde as matrias-primas at o produto final. O principal objetivo do programa garantir a integridade do alimento e a sade do consumidor. Assim, garantimos a regulamentao do padro de higiene de nossos produtos. Por toda essa preocupao com a qualidade do que produz, a Simas conquistou parceiros importantes. Uma delas a Disney-Simas. Essa parceria permite o uso, com exclusividade, dos personagens Mickey, Minnie, Pato Donald, Margarida, Pluto e Pateta nos nossos produtos. Assim, o principal objetivo da SIMAS tornar-se a maior empresa de produo de balas, caramelos, pirulitos, drageados e chicletes do Brasil. A receita para esse sucesso simples: determinao, dinamismo, esprito empreendedor, ousadia e tica. Esses ingredientes so to importantes quanto qualidade que a Simas preza em seus produtos.

3.3 Setor de Manuteno


A Simas industrial conta com um setor de manuteno composto por 73 colaboradores, cujas atividades so atualmente coordenadas por dois engenheiros eletricistas, um engenheiro civil, dois estagirios em engenharia mecnica e um estagirio em engenharia eltrica, o setor de manuteno dividido atualmente nas seguintes reas. Manuteno Eltrica: responsvel por toda a manuteno de ordem eltrica, bem como a execuo de projetos eltricos, conta hoje com uma equipe de 7 eletricistas e um 1 eletrotcnico. Manuteno Mecnica: responsvel por toda a manuteno de ordem mecnica dentro da Simas, desenvolvendo atividades como tornearia, solda, pintura, dentre outras atividades. Manuteno patrimonial: responsvel pela execuo de projetos de construo civil, marcenaria, instalaes hidrulicas e manuteno fsica dos prdios da Simas.

Foi no setor de manuteno eltrica onde realizou-se a maior parte das atividades desenvolvidas durante o perodo de estgio, porm sob minhas atribuies tambm estavam o acompanhamento e controle da manuteno mecnica.

4 Descrio das atividades desenvolvidas durante o estgio


A seguir encontra-se o relato detalhado das principais atividades desenvolvidas durante

todo o perodo de estgio, evidenciando a seqncia de trabalho, as tecnologias e procedimentos adotados nas execues das tarefas designadas, pelo supervisor o Eng. Fernando Luis, e pelo Eng. Joo Edmar. Infelizmente devido a normas internas de segurana, nem todas as atividades descritas a seguir puderam ser registradas atravs de fotografias ou qualquer outra forma de exibio que fizesse alguma relao com o que existe no interior da rea de produo.

4.1 Montagem de circuitos para acionamentos de motores


Como primeira atividade desenvolvida no estgio foi a montagem de circuitos para acionamento de motores foi designada com o principal objetivo de revisar alguns conceitos aprendidos na graduao. Para a realizao dessa atividade foi fornecido todo o material, como por exemplo esquemas, contactores, botoeiras, disjuntores, rels trmicos, motor WEG 2,5 CV, dentre outros e sob a superviso do eletricista Sebastio Rosa foram montados os seguintes comandos, cujos esquemas e caractersticas descritas a seguir: Partida direta: Esse o mtodo de acionamento de motores de corrente alternada, na qual o motor conectado diretamente a rede eltrica. Ou seja, ela se d quando aplicamos a tenso nominal sobre os enrolamentos do estator do motor, de maneira direta, fig 1. Neste tipo de partida, a corrente de pico ( Ip) pode pode variar de 4 a 12 vezes a corrente nominal do motor, sendo a forma mais simples de partir um motor. Comumente, a vantagem principal o custo, pois no necessrio nenhum outro dispostivo de suporte que auxilie a suavizar as amplitudes de corrente durante a partida.

Fig. 1 Diagrama esquemtico da partida direta.

Partida estrela-tringulo: um mtodo de partida de motores eltricos trifsicos, no qual utiliza uma chave de mesmo nome, fig 2. O motor parte em configurao estrela, aonde cada enrolamento receber a uma tenso mais baixa. Aps o motor vencer a sua inrcia, a chave comutada, convertendo a configurao para tringulo, aumentando a tenso nos enrolamentos . Atravs desta manobra o motor realizar uma partida mais suave, reduzindo sua corrente de partida.

Fig 2: Diagrama esquemtico da partida estrela-tringulo

Chave reversora manual: Diferentemente dos circuitos descritos anteriormente este no utilizado para dar partida no motor, a chave reversora oferece solues quando necessrio reverter a rotao de um motor

4.2 Levantamento da quantidade de lmpadas fluorescentes queimadas

Hoje um srio problema ambiental existente o descarte apropriado das lmpadas fluorescentes queimadas uma vez que a mesmas possuem em sua composio metais pesados, onde sobressai o mercrio metlico. Devido a isso esse tipo de lmpada no pode ser descartada da mesma forma que a lmpada incandescentes, foi devido a este fato que foi designada a tarefa de fazer o levantamento da quantidade de lmpadas fluorescentes queimadas existentes no setor de manuteno para providenciar o seu correto armazenamento A seguir, na fig 3, esto algumas imagens que mostram como feito o acondicionamento das lmpadas fluorescentes queimadas na Simas Industrial

Fig. 3 Caixas para acondicionamento de lmpadas fluorescentes queimadas

4.3 Manuteno de luminrias


A manuteno das luminrias foi uma atividade sempre presente durante todo o perodo do meu estgio, principalmente devido a alguns fatores como a grande quantidade de luminrias espalhadas por toda a rea da fbrica, e o fato dessas luminrias permanecerem permanentemente acesas, as luminrias existentes na rea interna do setor fabril so do tipo luminrias industriais com o corpo em polister reforado com fibra de vidro acabamento na cor cinza, difusor fabricado em acrlico liso e transparente, vedao com perfil de borracha de EPDM expandido e refletor fabricado em chapa plana de ao tratada quimicamente e pintada em p epxi branco.Na fig 4,mostra-se a foto da luminria utilizada para a iluminao do setor fabril.

Fig. 4: Luminria utilizada na iluminao do setor fabril

O procedimento utilizado para a realizao da manuteno deste tipo de luminrias o seguinte: 1) Retirada pelo eletricista da luminria do setor fabril em vai ser realizada manuteno. 2) Higienizao da luminria no setor de lavagem, essa higienizao realizada com objetivo de retirar da lmpada os resduos de acar que impregnam as luminrias, essa lavagem realizada com gua quente para facilitar a retirada desses resduos. 3) Transporte da luminria at a oficina eltrica. 4) Solicitao ao almoxarifado das peas a serem utilizadas na

manuteno das luminrias (reator partida rpida, suporte para lmpadas, lmpadas). 5) Troca de todas a partes danificadas da luminria. 6) Realizao de teste depois de efetuada a troca dos componentes defeituosos. 7) Recolocao da luminria em seu devido local no setor fabril, realizada pelo eletricista. No caso da manuteno nas luminrias utilizadas na rea interna a participao do estagirio ocorreu nas etapas 4,5,6 das etapas descritas acima,tambm foram realizadas manutenes em outros tipos de luminrias, como por exemplo refletores utilizados na iluminao externa, porm esse tipo de manuteno foi realizada exclusivamente pelos eletricistas.

4.4 Acompanhamento da manuteno da subestao


A Simas Industrial alimentada em 13.8 KV e possui uma subestao, cujo diagrama unifilar consta no Anexo A e composta por trs transformadores de 1500 KVA, cuja proteo feita por disjuntores fabricados pela ABB. Durante o perodo do estgio foi possvel acompanhar a realizao da manuteno preventiva na subestao da prpria empresa. Essa atividade foi realizada em um domingo, tendo em vista a necessidade de desligamento total da subestao, pela empresa Tracol servios eltricos e compreendeu as seguintes atividades: Disjuntores de 15 KV Verificao do aperto de todos os parafusos, porcas e pinos de presso Teste funcional dos comandos eltricos do dispositivo de manobra motorizado Testes de resistncia dos contatos em corrente contnua Teste de resistncia de isolamento Transformadores de 1500 KVA Verificao da existncia de partes trincadas, rachadas ou speras na porcelana Limpeza dos contatos dos conectores com produto anti-oxidante Inspeo visual em toda a carcaa dos transformadores, para identificar pontos de deteriorao da pintura da chapa metlica e pontos de vazamento de leo

Remoo da poeira e fragmentos soltos na superfcie Medio da resistncia de isolamento Determinao do ndice de polarizao Determinao do ndice de absoro Medio da relao de transformao

Cubculos de mdia tenso Verificao da existncia de problemas tcnicos ou de funcionamento Limpeza da cabine para remoo de poeira e fragmentos soltos Inspeo visual em toda a carcaa da cabine para identificar pontos de deteriorao da pintura da chapa metlica Limpeza geral e aperto de todos os parafusos, porcas e pinos de presso Substituio de alguns isoladores

Analise do leo isolante Anlise fsico-quimica em leo mineral isolante Analise cromatogrfica em leo mineral isolante

4.5 Coordenao da manuteno eltrica


Esse tipo de atividade foi a mais presente durante todo o tempo de estgio e consistia no acompanhamento e coordenao da manuteno eltrica nos mais diversos setores da empresa, essa atividade tinha incio quando o Eng. Fernando ou o Eng. Edmar recebiam dos encarregados de cada setor, a solicitao que fosse realizada algum tipo manuteno eltrica, a partir deste momento era solicitado que se selecionasse um eletricista dentre os disponveis no momento e fosse at o local aonde estava ocorrendo o problema e coordenasse a ao do eletricista de forma a resolver o problema. Dentre as solicitaes mais frequentes esto: Correo de problemas eltricos em mquinas do setor produtivo.

Correo de problemas em instalaes eltricas.

4.6 Verificao de fechamento eltrico de motores


Quando cada nova mquina adquirida pela empresa chega devem ser realizadas algumas adaptaes pelos eletricistas, como por exemplo, a instalao do cabo de alimentao, juntamente

com a caixa de fusveis, dentre outras. Uma atividade tambm realizada durante o estgio foi a verificao do fechamento dos motores das novas mquinas adquiridas, uma vez que devido ao fato que os motores eltricos podem ser acionados com valores de tenses diversos, (127V, 220V, 380V, 440V e 760V), para isso, precisa-se fazer o fechamento adequado para cada tenso, ficando a cargo da empresa fazer o fechamento de acordo com sua necessidade. No caso o fechamento que foi realizado o que o motor funcione em 380 volts, que a tenso de linha em nosso estado. Para a realizao do fechamento do motor so seguidos os digramas de ligao existentes na placa de identificao, na figura 5 pode-se perceber este esquema presente na placa de identificao de um motor WEG, as figuras 6 e 7 representam como ficam ligadas as bobinas do motor para os diferentes tipos de fechamento.

Fig. 5 Placa de identificao onde esto presentes os dados do fechamento de acordo com a tenso

Fig. 6 Fechamentos possveis para um motor bi volt, que possui 6 terminais acessveis

Fig. 7 Fechamentos possveis para um motor de tripla tenso nominal, com 12 terminais acessveis

4.7 Participao no curso de segurana em instalaes e servios eltricos NR 10


Durante o estgio foi realizado no perodo 02 13/07/2007 o curso de segurana em instalaes e servios eltricos, em conformidade com a NR 10, item 10.8.8 anexos I e II do ministrio do trabalho, com a carga horria de 40 horas, sendo o curso ministrado pelos professores Carlos Eduardo Machado, Eng. Eletricista e segurana do trabalho, e por Cristiano de Jesus Silva, tcnico em segurana do trabalho ambos os funcionrios da empresa CJS segurana do trabalho. No curso foram abordados os seguintes temas: Tcnicas de combate a incndios Primeiros socorros

Segurana em instalaes e servios eltricos NR 10

4.8 Ajuste de sensores indutivos


Foi realizado durante algumas vezes o ajuste de sensores do tipo indutivo, ilustrado na

figura 7, o ajuste desse tipo de sensor se d atravs do rosqueamento do sensor com o objetivo de aproxim-lo ou afasta-lo de uma placa metlica. Esse tipo de sensor funciona detectando a presena de materiais metlicos sem o contato fsico. O oscilador do sensor gera um campo eletromagntico que na presena de um metal em seu campo de atuao, altera este campo eletromagntico, provocando uma comutao eltrica em suas sadas. Estas sadas de acionamento so constitudas por transistores NPN/PNP (corrente contnua) ou por tiristores SCR (corrente alternada).

Fig. 8 Sensores do tipo indutivo

4.9 Manuteno eletrnica em placas de potncia


A atividade de manuteno eletrnica, mesmo sendo menos freqente, tambm aconteceu durante o perodo do estgio onde foi possvel realizar testes, fornecer o diagnstico e realizar o reparo de uma placa de potncia de uma mquina utilizada para homogeneizar a massa dos pirulitos, o procedimento utilizado para realizao dos testes nos transistores da placa era a verificao da continuidade coletor-base e base-emissor, e verificao da resistncia infinita entre coletor e emissor, respeitando a devida polaridade das ponteiras de prova em cada caso, e em cada tipo de transistor, caso o transistor no apresentasse essas caractersticas o mesmo deveria ser trocado, uma vez que o mesmo estava danificado. Para o teste dos diodos bastava verificar a continuidade entre nodo e ctodo, respeitando a polaridade das ponteiras de prova, e verificao da resistncia infinita entre nodo e ctodo o invertendo a polaridade das ponteiras de prova, na fig 9 encontra-se uma foto da placa em que foi realizada a manuteno.

Fig. 9 Placa de potncia na qual foi realizada a manuteno

4.10 Parametrizao de inversores de frequncia


Hoje na industria o controle de motores se d em grande parte atravs de inversores de frequncia, na Simas no diferente, grande parte dos motores existentes em suas mquinas controlado atravs destes equipamentos, devido a isso durante todo o perodo de estagio foram realizadas parametrizaes em diversos modelos de inversores, desde inversores de potencia de Cv at inversores de maior porte, como os de 75 Cv. A parametrizao de inversores nada mais do que o ajuste do inversor de acordo com o tipo de motor em que ele ser instalado, e o ajuste de alguns parmetros, como por exemplo a velocidade mxima, tempo de acelerao, tempo de frenagem de acordo com cada aplicao. As parametrizaes ocorreram em maior frequncia em inversores da Schneider Electric da linha Altivar, e em inversores da WEG da linha CFW mostrados na figura 10.

Fig. 10 Linha de inversores de frequncia CFW08 da WEG

4.11 Acompanhamento e execuo de projetos eltricos


A atividade de execuo de projetos eltricos ocorreu na ocasio em que foi montada uma nova sala de treinamento no local onde antes funcionava o centro de processamento de dados, para a realizao dessa atividade foi dada as orientaes para a realizao do projeto do Eng. Fernando e da chefe do setor de informtica Joilma Souza. A partir das orientaes recebidas e de posse da planta do local onde seria instalada a nova sala treinamento, com a utilizao do programa Autodesk Autocad 2004 montou-se o layout da instalao eltrica, com as devidas alteraes, como por exemplo a realocao do pontos onde estavam localizadas as TUGs, realocao dos pontos de luz, realocao dos novos pontos de rede de computadores e linha telefnica e dimensionamento da instalao de um aparelho de ar condicionado de 60000 BTUs. Infelizmente no era possvel anexar a esse relatrio a planta da sala de treinamento bem como o layout da instalao eltrica devido ao fato do computador no qual estavam armazenados esses dados ter sido formatado e destinado a novas funes.O acompanhamento da execuo deste projeto tambm ficou sob responsabilidade do estagirio.

4.12 Diagramao do layout fabril


Uma outra atividade que foi designada a foi a confeco e atualizao constate do layout fabril, onde nele esto representada a disposio de todas a mquinas dentro do setor de produo, esse diagrama atualizado constantemente e de suma importncia para o setor de PCP (Planejamento e Controle da Produo), para fazer as programaes de produo de acordo com a organizao das diversas linhas de produo. Infelizmente por questo se segredo industrial no foi possvel anexar a este relatrio uma cpia desse layout para facilitar o entendimento desta atividade.

4.13 Superviso dos parmetros da subestao


O comportamento subestao da Simas Industrial monitorado 24 horas por dia e essa foi uma tarefa realizada desde o inicio do estgio, pelo menos trs vezes ao dia.Todo o sistema de monitoramento da subestao utiliza o sistema desenvolvido pela empresa CCK Automao e funciona da seguinte forma a coleta dos dados referentes aos parmetros da subestao feita atravs do gerenciador de energia CCK 6000,que fica localizado dentro de um quadro na subestao que por sua vez recebe essas informaes diretamente do medidor da COSERN, via comunicao serial, esses dados coletados pelo CCK 6000 so enviados via par tranado at o escritrio da engenharia, passando por um conversor RS485/RS232 chegam at um computador, onde esses dados so processados pelo programa CCK Gerente que os transforma em grficos e relatrios para assim poderem ser avaliados. A figura 11 exibe esse caminho das informaes desde a subestao at o computador localizado no escritrio da engenharia.
Fig. 11 Caminho dos dados da subestao at o escritrio

Como foi dito anteriormente o programa que processa as informaes fornecidas pelo

medidor da COSERN o CCK Gerente, os grficos fornecidos pelo programa so atualizados a cada 5 ou 15 minutos, ficando a cargo do operador a taxa de atualizao desses grficos, abaixo est uma relao dos grficos que o programa de fornece Demanda e fator de potncia Fator de potncia horrio Fator de carga/hora Fator de carga/dia Demandas mensais Consumo na ponta e fora de ponta Consumo geral Consumo dirio e horrio

Nas Figuras 12 , 13 ,14 e 15 so mostradas algumas das telas e grficos fornecidos pelo programa.

Fig. 12 Tela inicial do programa

Fig. 13 leitura instantnea dos parmetros da subestao

Fig. 14 Grfico da demanda e fator de potncia

Fig. 15 Grfico que representa o fator de carga/dia

O CCK 6000 tambm responsvel pelo controle do fator de potncia, atravs de suas sadas ele controla a entrada e a sada de capacitores do banco existente na subestao.

4.14 Manuteno em bancos de capacitores para a correo do fator de potncia Superviso dos parmetros da subestao
Analisou-se com mais cuidado e frequncia os grficos fornecidos pelo programa de superviso da subestao, pude perceber que a cada dia que passava com o acrscimo de novas cargas ao sistema o fator de potncia se aproximava cada vez mais do limite estabelecido pela

legislao em vigor, que 0,92.Isto foi comunicado ao Eng.Fernando, sugeriu verificar o que estava ocorrendo. A seguir est uma tabela, cujos dados foram retirados da fatura mensal, que representa o comportamento do fator de potncia no decorrer de seis meses: MS Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Mdia KWh 990444 918414 910476 1029294 950670 963522 960470 KVArh 378000 357798 387744 448644 412986 426552 401954 KW 1587,25 1471,82 1459,10 1649,51 1523,51 1544,11 1539,21 KVAr 605,77 573,39 621,38 718,98 661,84 683,58 644,16 FP mdio 0,934 0,932 0,920 0,917 0,917 0,914 0,922

Tab. 1 Tabela que representa a queda do fator de potencia no decorrer de seis meses

Analisando-se a tabela pode-se concluir que os bancos existentes atualmente com a potncia total de 800 KVAr no esto mais sendo capazes de suprir a demanda reativa das cargas existentes na empresa ou ento os mesmo no esto operando em sua total capacidade devido a existncia de mdulos capacitivos trifsicos danificados, cuja manuteno deveria ser efetuada rapidamente a fim de se evitar as pesadas multas impostas pela concessionria. Partindo da idia que os bancos de capacitores estavam com alguns mdulos danificados, utilizando um alicate ampermetro efetuou-se a medio das correntes em cada um dos 16 bancos de 50 KVAr, foram efetuadas duas medies em horrios distintos para se verificar a integridade desses capacitores, o resultado destas medies podem ser verificados nas tabelas 2:

Medio dos bancos de capacitores Data - 27/08/2007 - 09:00 Fase A Banco 01 Banco 02 Banco 03 Banco 04 Banco 05 Banco 06 Banco 07 Banco 08 Banco 09 Banco 10 Banco 11 Banco 12 Banco13 Banco 14 Banco15 Banco16 Total 30,1 34,7 78,4 79,1 65,5 41,9 39,4 16,5 76,1 18,1 62,3 64,3 53,2 74,8 78,2 77,7 Fase B 20,5 15,4 79,1 76,2 57,3 36,6 31 38,6 76,8 17,1 60,1 64,4 53,9 77,6 77,1 77,6 Fase C 12,9 37,7 78,8 77,5 66,5 51,6 48,1 49,7 77,5 16,8 52,8 63,2 28 78,6 77,8 78,2 Kvar 13,97 19,32 51,99 51,22 41,65 28,62 26,07 23,06 50,69 11,44 38,54 42,22 29,72 50,82 51,28 51,37 582 Correntes nos barramentos Fase Fase Fase Kvar A B C Disjuntor 01 Disjuntor 02 Disjuntor 03 Disjuntor 04 218 162 228 257 192 158 222 283 205 213 210 280 135,3 117,3 145,2 180,4 % de funcionamento 28% 39% 104% 102% 83% 57% 52% 46% 101% 23% 77% 84% 59% 102% 103% 103% 73% % de funcionamento 68% 59% 73% 90% Disjuntor 01 Disjuntor 02 Disjuntor 03 Disjuntor 04 Banco 01 Banco 02 Banco 03 Banco 04 Banco 05 Banco 06 Banco 07 Banco 08 Banco 09 Banco 10 Banco 11 Banco 12 Banco13 Banco 14 Banco15 Banco16 Total

'Medio dos bancos de capacitores Data - 27/08/2007 - 09:00 Fase A 30,1 34,7 78,4 79,1 65,5 41,9 39,4 16,5 76,1 18,1 62,3 64,3 53,2 74,8 78,2 77,7 Fase B 20,5 15,4 79,1 76,2 57,3 36,6 31 38,6 76,8 17,1 60,1 64,4 53,9 77,6 77,1 77,6 Fase C 12,9 37,7 78,8 77,5 66,5 51,6 48,1 49,7 77,5 16,8 52,8 63,2 28 78,6 77,8 78,2 Kvar 13,97 19,32 51,99 51,22 41,65 28,62 26,07 23,06 50,69 11,44 38,54 42,22 29,72 50,82 51,28 51,37 582 Correntes nos barramentos Fase Fase Fase Kvar A B C 218 162 228 257 192 158 222 283 205 213 210 280 135,3 117,3 145,2 180,4 % de funcionamento 28% 39% 104% 102% 83% 57% 52% 46% 101% 23% 77% 84% 59% 102% 103% 103% 73% % de funcionamento 68% 59% 73% 90%

Tab. 2 Medies de correntes realizadas no banco de capacitores

Pode-se notar atravs de uma analise da tabela que no geral os bancos de capacitores esto operando com pouco mais de 70% sua capacidade nominal, esse dficit de 30% deve-se exatamente a existncia de mdulos avariados, pode-se notar que a situao mais critica a dos bancos 1, 2, 8, 10. possvel notar que alguns bancos apresentam uma porcentagem de funcionamento acima de 100%, isso se deve a tolerncia dada pelo fabricante dos capacitores, que de 5%, para mais ou para menos. Como sugesto para a soluo do problema sugeriu-se compra de novos mdulos capacitivos trifsicos para serem montados quatro novos bancos de 50 KVAr para serem colocadas no lugar dos que esto em situao mais critica, assim sendo deveriam ser adquiridos oito mdulos capacitivos de 10KVAr e oito mdulos de 15 KVAr, para que assim fossem montados os quatro bancos de 50 KVAr compostos por dois mdulos de 10 KVAr e dois de 15 KVAr cada um. A figura 15 mostra um modulo capacitivo trifsico idntico aos que compem os bancos de capacitores para a correo de fator de potncia da Simas Industrial

Fig. 15 Mdulo capacitivo trifsico fabricado pela WEG

A imagem a seguir exibe o armrio dentro da subestao onde esto localizados os bancos de capacitores.

Fig. 16 Armrio dentro da subestao onde esto localizados os bancos de capacitores para a correo do fator de potncia para alocao dos bancos capaciticvos

5 Supervisionamento e Ajuste da Modulao de Controle das

Caldeiras.
Para suprir as necessidades de produo a SIMAS industrial possui duas caldeiras sendo uma que tem como combustvel o gs natural e outra que tem como combustvel lenha.A caldeira cujo o combustvel o gs natural uma AALBORG modelo ATAAWN do tipo flamotubular, horizontal com 3 passagens de gs, prprias para queima de combustvel gasoso. dotada de uma fornalha interna e a cmara de reverso toda imersa em gua possuindo uma capacidade de 10 toneladas vapor podendo por si s abastecer toda linha de vapor da fabrica. A SIMAS necessita de uma presso de 14kgf/cm de vapor em sua linha de produo sendo o vapor gerado pela caldeira um dos requisitos bsicos para poder a produo funcionar, para suprir essa necessidade a caldeira precisa estar no nvel de modulao adequado para que no ocorra falta nem excesso de vapor na linha. Para um melhor controle da presso de vapor gerado na caldeira esta dotada de um sistema de controle continuo, do tipo ponto a ponto .Isto que dizer que a caldeira tem capacidade de modular sua produo de vapor dentro de uma certa faixa, de forma continua , o que possibilita menores flutuaes na presso de vapor. O sistema de modulao do tipo eltrico e esta modulao feita atravs de uma malha de controle que dispe de 2 pressostatos como elementos sensores e o servo motor como elemento atuador donde todos estes elementos so comandados pelo CLP.Existe o pressostato de modulao e o pressostato limite, fig 17, o pressostato de modulao tem seu funcionamento que dada uma variao do vapor provoca a expanso ou contrao de um fole, que atravs de uma articulao move o cursor do potnciomentro ao longo do resistor.

Fig. 17 Pressostato Limite (detalhe)

Fig. 18 Pressostato de Modulao (detalhe)

Desta forma a resistncia de sada do instrumento varia em proporo presso e comanda o servomotor. O presostato limite trabalha em conjunto com o pressostato de modulao e faz o corte da combusto para que se tenha o melhor recurso da modulao ponto a ponto, mostrada no grfico 1.

Coma superviso do Eng Fernando foram ajustados os parmetros de set point da caldeira, estando do pressostato de modulao quanto do pressostato limite fazendo a presso variar somente entre os pontos P1 e P2 do grfico acima.De acordo com o sinal proveniente do pressostato de modulao o eixo do servo motor se posiciona, girando a esquerda controlando simultaneamente as borboletas de ar e a vlvula comando de fogo.

Fig. 17 Componentes que compes o sistema de controle da caldeira

Fig. 18 Detalhe do servo motor e da vlvula de comando de fogo

5 Dificuldades encontradas.
Durante a realizao do estgio no foram encontradas grandes dificuldades para a execuo das tarefas designadas, uma vez que o curso de graduao realizado nesta instituio me forneceu uma grande base de conhecimentos tericos para a realizao das mesmas, assim as pequenas dificuldades que surgiram foram em sua maior parte relacionadas as caractersticas operacionais de alguns equipamentos, como por exemplo o inversor de frequncia, e foram rapidamente sanadas recorrendo-se ao manual de operao do mesmo.

6 - reas de Identificao com o Curso


Pode-se perceber que devido a grande variedade de atividades desenvolvidas durante todo o perodo de estgio, foi necessria a utilizao de uma gama muito grande de conhecimentos adquiridos nas disciplinas oferecidas durante todo o curso de graduao, fazendo desse estgio um timo laboratrio para pr em prtica todos os conhecimentos adquiridos. Durante o perodo de estgio tambm foram aperfeioados alguns conhecimentos que no fazem parte da ementa de nenhuma disciplina oficial do curso, mas que cada professor deixou sua parcela durante sua realizao, so eles os valores pessoais como tica, relaes interpessoais, trabalho em equipe, humildade e a busca constante pelo aperfeioamento.

7 Concluso
O estgio supervisionado realizado na Simas Industrial de Alimentos S/A foi essencial para que se possa familiarizar com a atividade de Tecnlogo em Automao Industrial, por se tratar de um estgio realizado na industria isso fez com que uma grande parte do conhecimento terico adquirido, sem excluir nenhuma rea da graduao (eletrotcnica, automao, telecomunicaes, eletrnica, controle, gerenciamento de energia, eletrnica de potencia) nesta instituio, fosse posto em pratica. O que tornou esse estgio a melhor vitrine do que possa se encontrar a partir de agora na profisso de Tecnlogo . Foi de grande importncia, a experincia passada pelos engenheiros, eletricistas e o contato com as novas tecnologias, que permitiram, atravs da prtica de campo, comprovar os conhecimentos tericos adquiridos no decorrer do curso. No menos importantes, e tambm decorrentes do relacionamento com outros profissionais, esto: o trabalho em equipe e o amadurecimento provocado pela delegao de responsabilidades a mim; esses fatores proporcionaram um crescimento pessoal e esto sendo indispensveis na formao profissional. Em todo o mbito do estgio, foi demonstrado ao estagirio as responsabilidades de seus atos, a tica profissional e a postura de um supervisor, caractersticas que proporcionam ao futuro

profissional tecnologia industrial , o respeito dos que com ele trabalham e a segurana na tomada de decises.

Anexo A Diagrama unifilar da SE da Simas Industrial

Das könnte Ihnen auch gefallen