Sie sind auf Seite 1von 41

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCRIA

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PROJETOS

ARAUCRIA

2012

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PROJETOS PROJETO DE PRODUTO: ARCO E FLECHA

Trabalho acadmico apresentado disciplina de Planejamento e Controle de projetos, para obteno de nota do 2bimestre do curso de Engenharia de Produo, 7 perodo, turma C da Faculdade Educacional Araucria. Prof Srgio Zagonel.

ARAUCRIA 2012

SUMRIO

1 ORIGEM E TRAJETRIA

2 ARCO E FLECHA NO BRASIL 7 3 ARCO E FLECHA NAS OLIMPADAS 4 DESCRIO DO PRODUTO 5 ESCOPO 10 6 LOCALIZAO 10 7 FLUXOGRAMAS DE PROCESSO 8 LAYOUT 16 9 INSTALAO DA EMPRESA 10 PERT/CPM 12 CUSTOS 25 13 CURVA DE ATIVIDADES 14 QUALIDADE 29 15 RECURSOS HUMANOS 33 16 COMUNICAO 35 17 RISCOS ENVOLVIDOS 36 18 CONCLUSO 37 38 19 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 26 19 11 CRONOGRAMA 22 19 15 9 8

INTRODUO

O objetivo deste trabalho demonstrar a origem e a histria da arquearia, como ela chegou ao Brasil, e a sua participao nas Olimpadas. Juntamente com o trabalho, o projeto vem agregar e mostrar o custo de se ter uma indstria de fabricao de Arcos e Flechas. A proposta de trabalho iniciar uma empresa, organiza-la, investir e obter lucro com a sua implementao.

ORIGEM E TRAJETRIA

A descoberta do Arco no tem data precisa, mas pinturas em cavernas e outros achados arqueolgicos comprovam sua utilizao desde o Perodo Paleoltico, Idade da Pedra Lascada.

Figura 1 Achados arqueolgicos

Foi uma das descobertas mais importantes do homem, comparvel a descoberta e utilizao do fogo, da linguagem e da roda.

Figura 2 Egpcio e seu arco Os Assrios e Babilnios usaram com sucesso o Arco e Flecha em guerras de 3.000 a539 A.C. Os Egpcios tambm fizeram histria com arqueiros em charretes. Um Arco foi encontrado na tumba de Tutankhamon, assim como detalhes em ouro, mostrando o Arco e Flecha, nos seus pertences. Os Mongis, com seu lder e grande conquistador Genghis Khan, foram o terror de seu tempo. O segredo de seu sucesso era, alm da grandiosa cavalaria, a habilidade com flechas incendirias (com fogo).

Usado como arma de guerra, caa e pesca, com a descoberta da plvora, grupos de arqueiros, nobres, reis e rainhas, unidos pela mesma paixo, passando a ter o Arco e Flecha como lazer e at culto religioso, faziam desafios de habilidades e acabaram transformando-o em esporte, que a partir de 1900 em Paris, Frana, passou a fazer parte dos Jogos Olmpicos, oficialmente, permanecendo no programa olmpico at os Jogos Olmpicos da Anturpia, 1920, com exceo de 1912, em Estocolmo. O Tiro com Arco voltou ao programa olmpico em Munique, 1972, e, em 1988, nos Jogos Olmpicos de Seul, passou a ter a disputa por equipes. A Federao Internacional de Tiro com Arco (FITA) foi fundada em 1931, mesmo ano do primeiro Campeonato Mundial. Alguns pases ainda mantm em suas foras armadas um grupo de arqueiros treinados. Na Guerra do Vietn, novamente o Arco foi utilizado. Como arma silenciosa, teve seu valor por dificultar a localizao do atirador (arqueiro). Esporte interativo praticado por toda a famlia, sem limites de idade, com jovens dos 8 aos 80 anos. No requer muita fora, no interferindo na feminilidade da mulher. Trabalha a musculatura das costas, ajudando na postura. No Japo, usado desde os guerreiros samurais, at hoje estudado como arte Zen para o desenvolvimento do ser humano (Kyudo). Citado tambm no livro "A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen". Alm do milenar Yabusame, arqueiro a cavalo. Trabalha a concentrao, respirao, postura e relaxamento. O Arco tambm inspira romance e poesia. Estrias ou histria, quem nunca pensou ou ouviu falar do Cupido, de Robin Hood, Guilherme Tell e da fora de um signo como o de Sagitrio. ARCO E FLECHA NO BRASIL

No Brasil, arco e flecha eram usados pelos ndios que habitavam o pas antes mesmo da chegada dos portugueses. Como modalidade esportiva, o tiro com arco chegou de avio. O principal agente desta viagem foi Adolpho Porta, um comissrio de vo da Panair do Brasil que at 1955 morava em Lisboa, capital portuguesa. Praticante assduo do esporte, Adolpho retornou ao Brasil com alvos, arcos e flechas na mala, alm do regulamento da federao internacional que lhe fora doado pelo presidente da federao portuguesa da modalidade. Adolpho foi ao Fluminense Futebol Clube e conheceu Waldemar de Oliveira, comerciante de artigos de caa e pesca e membro do Clube Carioca de Tiro. Assim, a primeira prova foi realizada em 1955, no Rio de Janeiro, e patrocinada pelo Clube de Tiro e Dirio de Notcias. O Fluminense at tentou abiscoitar o trofu e se apresentou com uma equipe feminina, mas o vencedor foi justamente Adolpho Porta. Depois disso, a modalidade ganhou novos adeptos, por meio de vrios clubes do Rio, como o Clube Carioca de Tiro, o Andara Atltico Clube, o Clube de Regatas Vasco da Gama, o Riachuelo Tnis Clube e o Clube Municipal. Nos anos 70, o tiro com arco comeou a ganhar mbito internacional, com a participao de arqueiros em torneios importantes, como Mundiais e Jogos PanAmericanos. Em 1972, o Brasil se filiou Fita, enviando ao Campeonato Mundial os arqueiros Renato Joaquim Emlio e ArcyKempner. Em 1991, com o crescimento de federaes estaduais e do nmero de atletas, foi criada a Confederao Brasileira de Tiro com Arco, responsvel pela organizao do esporte no pas. A primeira conquista internacional veio no Pan-Americano de 1979, justamente quando a modalidade estreou nos Jogos. ArcyKempner foi a brasileira que estreou o pdio, com uma medalha de bronze. Em 1983 mais trs bronzes, trazidos por Renato Emlio e a equipe formada por Martha Emlio, Cludia Vasques e Angela Fernndez. Desde ento, nenhuma outra medalha foi conquistada pela seleo brasileira. Em Olimpadas, os brasileiros estrearam em Moscou-1980. Arcy Kempner e Renato Emlio, os primeiros representantes do pas, ocuparam apenas posies intermedirias na classificao. Desde ento, participaram tambm dos Jogos de Los Angeles-1984, Seul-1988 e Barcelona-1992, sem destaque. Em Pequim, o tiro com

arco brasileiro volta aos Jogos Olmpicos aps 16 anos. Luiz Gustavo Trainini garantiu vaga para o Brasil no Festival Olmpico disputado em El Salvador.

ARCO E FLECHA NAS OLIMPADAS Arco e flecha apareceram pela primeira vez em Olimpadas em 1900, durante os

Jogos de Paris, como uma homenagem do COI ao mtico guerreiro Hrcules, considerado o primeiro arqueiro da histria. Depois de Anturpia-1920, a modalidade saiu do programa oficial dos Jogos, ficando ausente do programa olmpico por 52 anos. Apenas nos Jogos de Munique-1972 o tiro com arco se consolidou como esporte olmpico, em grande parte pelo esforo dos poloneses, que trabalharam para criar um regulamento internacional. Em 1931, foi criada a Fita (Federao Internacional de Tiro com Arco), e no ano seguinte, disputou-se o primeiro campeonato mundial, na Polnia. Hoje, 142 pases so filiados Fita. A grande potncia do Tiro com Arco no mundo a Coria do Sul, que nos ltimos Jogos Olmpicos conquistou trs medalhas de ouro e uma de prata. Estados Unidos, Frana e Gr-Bretanha so os principais adversrios dos coreanos.

DESCRIO DO PRODUTO UTILIZADO ATUALMENTE

O arco utilizado nas competies esportivas costuma ser de ao ou de composies de fibra, plstico e madeira. Suas dimenses variam: os arcos mais compridos caracterizam-se pela estabilidade, enquanto os mais curtos oferecem a vantagem de dispararem flechas mais rpidas. Os arcos empregados nas competies masculinas medem de 1,73m a 1,83m, enquanto os usados por mulheres tm de 1,50m a 1,68m. O cnhamo o material mais apropriado para a confeco das cordas. As flechas so fabricadas tanto com

ligas de alumnio como com madeira de abeto, pinho da Noruega etc., tm ponteira de ao e medem entre 60 e 79 centmetros, com peso mximo de 28g. Ao atirar, o arqueiro pode contar com a ajuda de uma mira, assim como de marcas diferentes de orientao. O alvo, geralmente feito de palha torcida ou cordas, fixo, e apresenta na face externa uma superfcie de papel ou de lona. Seu dimetro de oitenta centmetros para os tiros disparados a menos de cinquenta metros de distncia, e de 122cm para os executados de distncias superiores. Cada alvo se divide em dez zonas concntricas, numeradas de um a dez da exterior central, que definem a pontuao do atirador. Nas provas organizadas pela Federao Internacional de Tiro com Arco (FITA), o arqueiro realiza 144 disparos, com 12 sries de trs flechas para cada uma das quatro distncias regulamentares (noventa, setenta, cinquenta e trinta metros nas competies masculinas, e setenta, sessenta, cinquenta e trinta metros nas femininas). A pontuao se obtm pela soma dos resultados de todos os disparos. O arco um esporte olmpico, praticado em recinto fechado. O arco e flecha um esporte que requer grande capacidade de concentrao e pontaria, assim como boas condies fsicas, imprescindveis para conseguir o equilbrio adequado entre as vrias partes do corpo que intervm na execuo do disparo.

ESCOPO

Figura 3 Logotipo da Empresa

O projeto Arco e Flecha foi desenvolvido de acordo com uma ideia de inovao dentro de um mercado j existente. Consiste no investimento em novas tecnologias, alm da criao de produtos ecologicamente corretos, com o objetivo de atingir tanto rgos pblicos que veem da ideia do projeto como inovao, desenvolvimento e incentivo do esporte nas faculdades, nas empresas, e tambm, s pessoas interessadas em utilizar a arquearia como prtica de esporte e/ou lazer, o qual, pode ser praticado em diversas idades, em competies e torneios, pois trabalha a musculatura das costas, ajudando na postura, tambm na parte da concentrao, respirao e relaxamento. Nosso alvo inicial atender 2 linhas, sendo elas: Guarani para o pblico e parceiros interessados em utilizar a arquearia como atividade recreativa em locais estratgicos, e a linha Hrcules que so para os atletas profissionais que necessitam de um produto com maior preciso e qualidade.

LOCALIZAO

MAPA DE LOCALIZAO DA EMPRESA

Foram observados vrios terrenos, como o custo alto em todo e qualquer projeto foi optado por escolher um terreno estrategicamente localizado em uma rodovia federal sentido litoral e tambm com fcil acesso as demais regies do estado. Abaixo seguem alguns terrenos observados antes da efetiva escolha: O primeiro terreno analisado fica localizado em Contenda, no bairro Serrinha com 6.050m ,o imvel custa R$ 60.000,00 e fica 5 km do centro de Contenda onde da entrada at o terreno h 2 km de estrada de cho, tem um pequeno bosque aos fundos, linhas de nibus nas proximidades e tambm escolas, posto de sade e poucos comercio local.

Figura 4 Vista area do Terreno 1

Figura 5 Mapa de localizao do Terreno 1

Figura 6 Foto do Terreno 1(Fonte www.grupogonzaga.com.br)

O segundo terreno analisado fica localizado em Fazenda Rio Grande, no bairro Santa Terezinha, de frente para a Av. Nossa Senhora Aparecida, 2.100, onde possui 1.400 m , sendo 46,5m de frente, por 53,5m de fundo, e 28 m de lado, e a 1000m da BR 116.

Figura 7 Vista area do Terreno 2

Figura 8 Foto Terreno 2

Aps anlise critica foi acordado que a sede e foro da ARCO E FLECHA BRASIL LTDA ficar localizado na Rua Jos Henrique De Santa Ritta, Borda do Campo, CEP: 83055-000, So Jos dos Pinhais, no estado do Paran, com atuao em qualquer parte do territrio nacional.

Figura 9: Mapa de Localizao do terreno 3

Figura 10: Vista area do terreno 3

Figuras 11 e 12: Posio do terreno em relao rodovia federal

FLUXOGRAMAS DE PROCESSO

Fluxogramas
Fluxograma 1 Processo de fabricao do arco Etapa 1 - Riser

Fluxograma 2 Etapa 2 - Processo de fabricao das lminas/montagem do arco

Fluxograma 3 - Processo de fabricao das flechas

LAYOUT

Apresentamos o Layout estabelecido para o setor administrativo e o Layout para o setor de processo.

INSTALAO DA EMPRESA

Prvia do projeto inicial de instalao da empresa.

Fotos 13 e 14: Imagem 3d da estrutura

Fotos 15 e 16: Estrutura esperada aps construda (Fonte: O autor)

PERT/CPM DESCRIO ATIVIDADES PRECEDENTES DURAO ESTIMADA (SEMANAS)


A B C D E F G ESCAVAO FUNDIO PAREDES TELHADO ENCANAMENTO EXTERIOR ENCANAMENTO INTERIOR MUROS A B C C E D 2 4 10 6 4 5 7

ATIVIDADE

H I J K L M N

PINTURA EXTERIOR INSTALAO ELTRICA DIVISRIAS PISO PINTURA INTERIOR ACABAMENTO EXTERIOR ACABAMENTO INTERIOR

E,G C F,I J J H K,L

9 7 8 4 5 2 6

A durao para execuo da obra 79 semanas se cada atividade for realizada um por vez . No entanto existem atividades que podem ser realizadas simultaneamente com outras atividades, podendo com isso, reduzir a durao da execuo da obra. Construo da rede

A rede pode ser construda utilizando arcos para representar as atividades e os ns para separar as atividades de suas atividades precedentes, porm utilizar os ns para representar as atividades e os arcos: Tarefa Durao (Semanas) A 2 B 4 C 10 D 6 E 4 F 5 G 7 H 9 I 7 J 8 L 4 M 5 N 6 Dependncia A B C C E D E,G C F,I J J L

Tarefa 01

(Semanas) 2

Recursos Quantidade Especialidades 2 OP

Dependncia -

02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14

4 10 6 4 5 7 9 7 8 4 5 4 4

10 10 10 3 3 7 4 2 2 10 4 2 2

PE PE PE ENC ENC PE PN EL MON PE PN EL PE

01 02 03 03 05 04 05 e 07 02 06 e 09 10 5 6 11,12 e 13

Recursos OP PE EL PN MO ENC

Descrio Operador maq Pedreiro Eletricista Pintor Montador Encanador

Quantidade 2 10 3 4 2 2

CRONOGRAMA

Cronograma de implantao da fbrica Cronograma de Atividades

Ati vid ade s


A B C D E F G H I J K L M

Semanas
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 3 3 1234567890 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 6 8 9 0 1 XX XXXX XXXX X X X X X X X X X X X X XXXX X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X 3 3 3 3 3 3 3 3 4 4 4 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

A durao mnima dos servios ser de 42 semanas .


O caminho crtico ser: ABCDFGMNG

Cronograma de Execuo (semanal)

Ta re fa s

Tempo (Semanas)
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 4 4 4 1234567890 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 6 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 2 O P 10 PE

1 2

3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

10 PE 10 PE 3 ENC 3 ENC 7 PE 4 PN 2 ELE 2 MON 10 PE 4 PN 2 ELE 2 PE

Sero necessrias 42 semanas para execuo dos servios.

Custos

A tabela abaixo, informa os custos relacionados aos itens descritos no diagrama de PERT-CPM. PROJETO INICIAL

Avaliao da necessidade do produto no mercado, levantamento do perfil dos consumidores. Atravs dessa avaliao desenvolve-se o produto ideal, pela equipe de projetos, para que consiga atingir o seu pblico-alvo. INSTALAES

nessa fase que ocorre a compra do terreno e a construo da fbrica. EQUIPAMENTOS

Fase de compra dos equipamentos, alguns dos quais importados. Anlise logstica (compra e entrega). INSTALAO DE EQUIPAMENTOS

Definir se os equipamentos sero instalados por empresa terceirizada, nesse caso captar a empresa, fazer anlise de fornecedores, contrato e mobilizao de funcionrios (terceirizados) para a atividade. ANLISE, PLANEJAMENTO E INCIO DE PRODUO

Estudos e anlises do layout padro, insumos de produo, fabricao de peas de teste, padronizao de produo. PRODUO PARA TESTE

Fase de testes de produo. Nessa fase ocorrem as principais adaptaes necessrias para uma produo com qualidade e segurana. ESTRATGIAS DE MARKETING

Nesse momento so definidas as estratgias do marketing para o lanamento dos produtos, campanhas de vendas, promoes, locais, formas de divulgao. DISTRIBUIO E LANAMENTO

Nessa fase os primeiros lotes produzidos precisam ser distribudos e o produto ser oficialmente lanado no mercado. Foi definido campanhas veculadas em rdio e televiso e tambm em redes sociais pela internet. Desenvolvimento dos custos no projeto: DESCRIO Projeto inicial Instalaes Equipamentos Instalao de Equipamentos Anlise e Planejamento de Produo Produo para Teste Estratgias de Marketing Distribuio e Lanamento CUSTOS R$ 150.000,00 R$900.000,00 R$ 600.000,00 R$ 250.000,00 R$ 150.000,00 R$ 200.000,00 R$ 100.000,00 R$ 250.000,00

TABELA 1: Custos de projeto (Fonte: O autor)

CURVA DAS ATIVIDADES

O grfico demonstra o tempo em gasto entre as aquisies e a porcentagem com que anda o processo de construo e instalao da fbrica.

Grfico de planejamento de custo O grfico de planejamento de custo demonstra a quantia de dinheiro que se est investindo com a medida do tempo. Como pr-determinado que em certas etapas a quantia de dinheiro envolvida maior do que em outras o grfico se tem por uma curva.

Grfico de custos do empreendimento

Grfico de acompanhamento de custos (Previsto x Realizado)

QUALIDADE POLTICA DE QUALIDADE

A poltica de qualidade da Arco e Flecha Brasil visa:

Produzir produtos e processos projetados adequadamente para cumprir

com os requisitos dos clientes, da comunidade, dos colaboradores e das regulamentaes vigentes; Fabricao de produtos incuos que cumpram com as caractersticas de

qualidade exigidas pelos clientes e consumidores; timas condies de higiene e segurana das instalaes, e uso racional

dos recursos naturais; Fornecedores confiveis que compartilhem a nossa filosofia de gesto.

Quando esse sistema adotado com seriedade, os bons resultados vm para todos os setores vinculados: clientes, colaboradores e a comunidade. Nosso compromisso tornar possvel que essa poltica seja uma realidade a cada dia e que a sua aplicao nos proporcione sempre os melhores frutos e o sucesso que tanto buscamos.

FERRAMENTAS DE CONTROLE DE QUALIDADE

Grfico de Pareto

Pareto uma ferramenta da qualidade, e um recurso grfico utilizado para estabelecer uma ordenao nas causas de perdas que devem ser sanadas, e originrio dos estudos de um economista italiano chamado Pareto. O diagrama de Pareto tem o objetivo de compreender a relao ao/benefcio, ou seja, prioriza a ao que trar o melhor resultado. O diagrama composto por um grfico de barras que ordena as frequncias das ocorrncias em ordem decrescente, e permite a localizao de problemas vitais e a eliminao de futuras perdas. O diagrama uma das sete ferramentas bsicas da qualidade baseia-se no princpio de que a maioria das perdas tem poucas causas, ou, que poucas causas so vitais, a maioria trivial.

Para o Diagrama ser aplicado, importante seguir seis passos bsicos: investigar; classificados; Em uma tabela, ou folha de verificao, organizar os dados com as Definir o aspecto do tipo de perda, ou seja, como os dados sero

Determinar o objetivo do diagrama, ou seja, que tipo de perda voc quer

categorias do aspecto definido; Fazer os clculos de frequncia e agrupar as categorias que ocorrem com

baixa frequncia sob a denominao outros, calcular tambm o total e a porcentagem de cada item sobre o total e o acumulado; Traar o diagrama.

(FONTE: http://www.significados.com.br/diagrama-de-pareto/)

Diagrama de Causa e Efeito

Diagrama de Ishikawa uma ferramenta grfica utilizada pela Administrao para o gerenciamento e o Controle da Qualidade em diversos processos, e tambm conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito", "Diagrama Espinha-de-peixe" ou

"Diagrama 6M". O Diagrama foi originalmente proposto pelo engenheiro qumico Kaoru Ishikawa, no ano de 1943, e foi aperfeioado nos anos seguintes. Na sua estrutura, os problemas so classificados em seis tipos diferentes: mtodo, matria-prima, mo-de-obra, mquinas, medio e meio ambiente. Esse sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de um determinado problema ou tambm uma oportunidade de melhoria, assim como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos. O Diagrama de Ishikawa uma das ferramentas mais eficazes e mais utilizadas nas aes de melhoria e controle de qualidade nas organizaes, permitindo agrupar e visualizar as vrias causas que esto na origem qualquer problema ou de um resultado que se pretende melhorar. Geralmente, esses diagramas so feitos por grupos de trabalho e envolvem todos os agentes do processo em anlise. Depois de identificar qual o problema ou efeito a ser estudado, lista-se vo-se as possveis causas e depois faz-se o diagrama de causa e efeito.

(FONTE: http://www.significados.com.br/diagrama-de-ishikawa/)

GRFICO DE CONTROLE

O Grfico de Controle a ferramenta da qualidade mais conhecida e difundida. Muitas empresas j a utilizam h muito tempo, pois a mesma muito til no controle de processos e produtos. A ferramenta baseada em estatstica, considerando como princpio que todo processo tem variaes estatsticas. A partir da determinao desta variao, possvel a determinao de parmetros que nos informem se o processo est ocorrendo dentro dos limites esperados ou se existe algum fator que est fazendo com que o mesmo saia controle. A seguir um exemplo de grfico de controle:

(FONTE:http://www.cedet.com.br/index.php?/O-que-e/Gestao-da-Qualidade/ graficode-controle-ferramenta-da-qualidade.html)

RECURSOS HUMANOS

POLTICA DE RH A Arco e Flecha Brasil acredita que a funo de uma empresa no se resume a

dar lucro e emprego, pagar impostos e cumprir as leis. Por isso, todos os procedimentos de informao e segurana foram revisados em seu Plano Estratgico, assim como foram reavaliados todos os programas de treinamento do pessoal envolvido. A Sabor do Pecado uma das empresas brasileiras que mais valoriza o seu capital humano. E faz isso porque sabe que impossvel alcanar seus resultados financeiros, de produtividade, de tecnologia, sem valorizar as pessoas que nela trabalham.

A misso da poltica de Recursos Humanos da empresa tem como foco principal assegurar um sistema de gesto de RH que valorize o potencial humano e gere ambincia organizacional favorvel motivao das pessoas, levando-as a contriburem e se comprometerem com a excelncia do desempenho e dos resultados organizacionais.

Organograma

Descrio de Cargos e Salrios

(FONTE: O autor)

Treinamentos

Haver uma empresa terceirizada que far cursos e treinamentos conforme necessidade exigida ao longo do tempo. COMUNICAO

POLTICA DE COMUNICAO A Arco e Flecha Brasil elaborou um documento que orienta, de forma

integrada, todas as aes de comunicao da empresa. A Poltica de Comunicao Integrada foi construda em conjunto por profissionais da rea e integra todos os seus clientes e parceiros. O objetivo da poltica promover a comunicao integrada entre a empresa e desta com seus pblicos de relacionamento, de forma coordenada e sinrgica, para

ampliar a percepo da marca e a sua reputao. O documento indica os processos para o fluxo de trabalho da comunicao: Gesto da Comunicao, Gesto de Contedo, Comunicao Interna, Relao com a Imprensa, Comunicao Institucional e Comunicao com a Comunidade.

FERRAMENTAS DA COMUNICAO O objetivo sempre divulgar informaes sobre uma empresa e fortalecer sua

imagem junto aos seus pblicos. Exemplos de meio de comunicao: Jornal-mural Quadros de aviso Intranet Boletins eletrnicos Sites Blogs Revistas e jornais impressos.

RISCOS ENVOLVIDOS

Riscos Qumicos: Durante o banho de sal para anodizao e durante o tratamento termoqumico.

Riscos Fsicos: Fragmentos de metal, fibras, polmeros.

Riscos Biolgicos: Proveniente dos vapores, da pintura, dos resduos durante a varrio.

GERENCIAMENTO DOS RISCOS Levantamento e aplicao de medidas de monitoramento e controle dos riscos,

visando minimizar ou eliminar os riscos. Prever a utilizao de EPIs e/ou EPCs quando possvel.

Medidas de Controle: Elaborar procedimentos de trabalho e Anlise de Risco para as atividades; Realizar exames mdicos para os colaboradores; Treinar e capacitar a mo-de-obra; Controlar o processo; Realizar Inspees de segurana afim de identificar condies e prticas

inseguras;

REFERNCIAS

http://www.arqueria.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=conteudo&idpag=602&sid=g oogleadw&gclid=CMy5ptDb1bECFQed7Qod8QsA5A http://www.arcoeflecha.org.br/ http://arcoeflecha.tripod.com/id1.html http://www.canalolimpico.com.br/jogos/historia/a-historia-do-arco-e-fecha/ http://www.manualdearqueiria.kit.net/#oalvo http://www.youtube.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen