Sie sind auf Seite 1von 51

(PORTUGUS)

F em Deus Diogo Nogueira Compositor: Flavinho Silva / Flavio Venutes A luta est difcil, mas no posso desistir. Depois da tempestade, flores voltam a surgir Mas quando a tempestade demora a passar A vida at parece fora do lugar No perca a f em Deus F em Deus que tudo ir se acertar Pois o sol de um novo dia vai brilhar E essa luz vai refletir na nossa estrada Clareando de uma vez a caminhada que nos levar direto ao apogeu Tenha f, nunca perca a f em Deus Pra quem acha que a vida no tem esperana F em Deus Pra quem estende a mo e ajuda a criana F em Deus Pra quem acha que o mundo acabou Pra quem no encontrou o amor Tenha f, v na f Nunca perca a f em Deus Pra quem sempre sofreu e hoje em dia feliz F em Deus Pra quem no alcanou tudo que sempre quis F em Deus Pra quem ama, respeita e cr E pra aquele que paga pra ver Tenha f, v na f, nunca perca a f em Deus. Aquilo que no mata, s ns faz fortalecer Vivendo, aprendi que s fazer por merecer E passo a passo um dia a gente chega l Pois no existe mal que no possa acabar No perca a f em Deus, f em Deus Que tudo ir se acertar Pois o sol de um novo dia vai brilhar E essa luz vai refletir na nossa estrada Clareando de uma vez a caminhada que nos levar direto ao apogeu Tenha f, nunca perca a f em Deus Refro:

Pra quem acha que a vida no tem esperana F em Deus Pra quem estende a mo e ajuda a criana F em Deus Pra quem acha que o mundo acabou Pra quem no encontrou o amor Tenha f, v na f Nunca perca a f em Deus

01. Pode-se inferir, de acordo com o texto, que: 1. so compatveis com essa composio as ideias contidas em a vida luta renhida e depois da tempestade vem a bonana. 2. o eu potico no adepto do agnosticismo nem ctico em relao vida. 3. no h mal que sempre dure e quanto mais escura a noite, mais belo o alvorecer so adgios que se coadunam com a mensagem dessa msica. 4. bastante coerente a ideia de que a vida dura para quem mole e cada indivduo pode, com suas prprias foras, superar todas as dificuldades. Esto CERTOS: a) b) c) d) e) todos; todos, exceto 1; todos, exceto 2; todos, exceto 3; todos, exceto 4.

02. Assinale a assertiva ERRADA: a) A funo conativa da linguagem est presente no texto. b) Todas as palavras da primeira estrofe foram empregadas denotativamente. c) ... essa luz..., verso 8, um elemento de coeso que retoma anaforicamente o sol. d) Em Aquilo que no mata... e ... aprendi que s fazer por merecer..., a palavra QUE tem classificaes distintas. e) POIS e QUE, na quinta estrofe, equivalem semntica e respectivamente a PORQUE, A QUAL. Observe:

Infantil Manoel de Barros O menino ia no mato E a ona comeu ele. Depois o caminho passou por dentro do corpo do menino. E ele foi contar para a me. A me disse: Mas se a ona comeu voc, como que o caminho passou por dentro do seu corpo? que o caminho s passou renteando meu corpo E eu desviei depressa. Olha, me, eu s queria inventar uma poesia. Eu no preciso de fazer razo. 03. Observando a Lngua Culta Padro, indique a resposta mais adequado: a) b) c) d) e) O primeiro verso est imperfeito. O primeiro verso est perfeito. O segundo verso est imperfeito. O segundo verso est perfeito. Os dois primeiros versos esto imperfeitos

04. Fosse o menino, do texto Infantil, de Manoel de Barros, pintor, qual a pintura que, provavelmente, ele no pintaria:

a)

b)

c)

d)

e)

GABARITO: 1- E 2- B 3- E 4- E

(REDAO)

Tema: Preconceito contra os nordestinos

Introduo (tema e tese sempre presentes):

tema e apoiada em argumentos ao longo da redao.

1- O que esse preconceito? um crime e, como tal, deve ser combatido e punido. 2- Qual a sua opinio sobre esse preconceito? 3- O que voc sabe sobre isso?

Desenvolvimento (local para provar, atravs de argumentos, que voc convincente e onde voc vai apresentar informaes de outras reas de conhecimento):

A ME a ustificativa para convencer o leitor a concordar com a tese defendida. ada argumento deve responder pergunta or qu em relao tese defendida.

E A IA A ME A I A So recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de modo a convencer o leitor, como:

- exemplos; - dados estatsticos; - pesquisas; - fatos comprovveis; - citaes ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto; - aluses histricas; - comparaes entre fatos, situaes, pocas ou lugares distintos.

Causas

1- "Narciso acha feio o que no espelho" (gente pobre com sotaque esquisito); 2- xodo - desemprego, favelizao, aumento da violncia

Consequncias:

1 - Preconceito lingustico 2 - Violncia contra nordestinos

Concluso (hora de apresentar soluo)

Ao redigir seu texto, procure evitar propostas vagas, gerais busque propostas mais concretas, especficas, consistentes com o desenvolvimento de suas ideias. Antes de elaborar sua proposta, procure responder s seguintes perguntas que possvel apresentar como proposta de interveno na vida social? Como viabilizar essa proposta?

(LITERATURA)

Texto 1 Os poemas (Mrio Quintana) Os poemas so pssaros que chegam No se sabe de onde e pousam No livro que ls. Quando fechas o livro, eles alam voo Como de um alapo. Eles no tm pouso Nem porto; Alimentam-se de um instante em cada Par de mos e partem. E olhas, ento, essas tuas mos vazias, No maravilhado espanto de saberes Que o alimento deles j estava em ti... 01. Os versos sublinhados acima podem ser lidos como uma pressuposio do autor sobre o texto literrio. Essa pressuposio est ligada ao fato de que a obra literria, como texto pblico, apresenta o seguinte trao: a) b) c) d) e) aberta a vrias leituras. Provoca desejo de transformao. Integra experincias de contestao. Expressa sentimentos contraditrios. Mostra a realidade claramente.

02. De acordo com o texto acima: a) b) c) d) e) A poesia desnecessria. O poema no vlido como interpretao do mundo. H uma troca entre o poeta e o leitor. A poesia s est na natureza. Os pssaros e a poesia no so comparveis.

03. Os seres humanos usam a linguagem para contemplar vrios objetivos informar, argumentar, criar beleza, narrar...Sobre essa pluralidade de intenes e suas respectivas linguagens, avalie as alternativas abaixo, assinalando a falsa: a) Enquanto a linguagem do historiador, do cientista, se define como denotativa, a linguagem do autor literrio se define como conotativa. b) A literatura no existe fora de um contexto social, j que cada autor tem uma vivncia social. c) A obra literria no permite aos leitores gerar vrias ideias e interpretaes, pois trabalha a linguagem de forma exclusivamente objetiva.

d)

A linguagem potica construda por uma estrutura complexa, pois acrescenta ao discurso lingustico um significado novo, surpreendente. e) Para o entendimento de um texto literrio, necessrio o conhecimento do cdigo lingustico e de uma pluralidade de cdigos: retricos, mticos, culturais, que se encontram na base desse tipo de texto.

Texto Guardar (Antnio Ccero) Guardar uma coisa no escond-la ou tranc-la. Em cofre no se guarda coisa alguma. Em cofre perde-se a coisa vista. Guardar uma coisa olh-la, fit-la, mir-la por admir-la, isto , ilumin-la ou ser por ela iluminado. Guardar uma coisa vigi-la, isto , fazer viglia por ela, isto , velar por ela, isto , estar acordado por ela, isto , estar por ela ou ser por ela. Por isso melhor se guarda o vo de um pssaro Do que um pssaro sem vos. Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica, por isso se declara e declama um poema: Para guard-lo: Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda: Guarde o que quer que guarda um poema: Por isso o lance do poema: Por guardar-se o que se quer guardar.

04. A memria um importante recurso do patrimnio cultural de uma nao. Ela est presente nas lembranas do passado e no acervo cultural de um povo. Ao tratar o fazer potico como uma das maneiras de se guardar o que se quer, o texto

a) ressalta a importncia dos estudos histricos para a construo da memria social de um povo. b) valoriza as lembranas individuais em detrimento das narrativas populares ou coletivas. c) refora a capacidade da literatura em promover a subjetividade e os valores humanos. d) destaca a importncia de reservar o texto literrio queles que possuem maior repertrio cultural. e) releva a escrita potica como forma de preservao da memria cultural.

GABARITO: 1-A

2-C 3-C 4-E

(Histria do Brasil)

1. (Fgv) Em 21 de dezembro de 1941, Getlio Vargas recebeu Osvaldo Aranha, seu ministro das Relaes Exteriores, para uma reunio. Leia alguns trechos do dirio do presidente: " noite, recebi o Osvaldo. Disse-me que o governo americano no nos daria auxlio, porque no confiava em elementos do meu governo, que eu deveria substituir. Respondi que no tinha motivos para desconfiar dos meus auxiliares, que as facilidades que estvamos dando aos americanos no autorizavam essas desconfianas, e que eu no substituiria esses auxiliares por imposies estranhas." VARGAS, Getlio, Dirio. So Paulo/Rio de Janeiro, Siciliano/ Fundao Getlio Vargas, 1995, vol. II, p. 443. A respeito desse perodo, podemos afirmar: a) As desconfianas norte-americanas eram completamente infundadas porque no havia nenhum simpatizante do nazi-fascismo entre os integrantes do governo brasileiro. b) Com sua poltica pragmtica, Vargas negociou vantagens econmicas com o governo americano e manteve em seu governo simpatizantes dos regimes nazifascistas. c) Apesar das semelhanas entre o Estado Novo e os regimes fascistas, Vargas no permitiu nenhum tipo de relacionamento diplomtico entre o Brasil e os pases do Eixo. d) No alto escalo do governo Vargas havia uma srie de simpatizantes do regime comunista da Unio Sovitica e de seu lder Joseph Stalin. e) As presses do governo norte-americano levaram Vargas a demitir seu ministro da Guerra, o general Eurico Gaspar Outra, admirador dos regimes nazifascistas. 2. (Ufc) O perodo do governo de Getlio Vargas de 1937 a 1945 conhecido na histria do Brasil como "Estado Novo", em que: a) os movimentos sociais contra o nazi-fascismo ganharam as ruas, com o apoio do governo. b) os comunistas ocuparam vrios cargos burocrticos e assumiram rgos de propaganda poltica. c) os partidos polticos foram fechados e as bandeiras estaduais, queimadas, como smbolo do centralismo do poder. d) o sistema parlamentarista foi fortalecido pelo fechamento do Congresso Nacional e pela interveno nos Estados. e) a elite industrial brasileira tornou-se hegemnica, pondo fim, dessa forma, poltica do "caf com leite" da aristocracia rural. GAB. C

3. (Fei) O Estado Novo, perodo que se seguiu ao golpe de Getlio Vargas (10/11/1937 at 29/10/1945) caracterizou-se: a) pela centralizao poltico-administrativa, eliminao da autonomia dos estados e extino dos partidos polticos; b) pela proliferao de partidos polticos, revogao da censura, descentralizao poltico-administrativa; c) pelo apoio ao comunismo internacional; d) pelo movimento tenentista, reconhecimento dos partidos de esquerda e estabelecimento das eleies diretas; e) pela formao de uma Assembleia Constituinte que votaria a Constituio de 1937, conhecida como a mais liberal da Repblica.

4. (Fgv) Durante a maior parte do Estado Novo (1937-1945), a poltica externa brasileira pode ser caracterizada por uma a) orientao pragmtica frente aos Estados Unidos e Alemanha nazista. b) subordinao total aos interesses dos Blocos Soviticos e Pan-Americano. c) orientao de dependncia relativa com relao Itlia e ao Japo. d) subordinao integral aos Estados Unidos e Europa aliada. e) orientao de alinhamento automtico aos pases da Amrica Latina.

GABARITO: 1-B 2-C 3-A 4- A

(HISTRIA GERAL)

01. Na viso de um europeu dos primeiros sculos da Idade Moderna a expresso "O Atlntico trouxe a liberdade!" significaria a a) chegada do Renascimento cultural e cientfico libertando o homem das amarras dos valores medievais para um mundo menos pessimista. b) apropriao de elementos culturais trazidos pelos rabes no movimento de expanso da f islmica em direo ao Ocidente. c) ampliao da oferta de moeda para as atividades comerciais europeias no contexto de unificao de pesos e medidas. d) disseminao dos valores protestantes desestabilizando a Igreja catlica do domnio espiritual da sociedade. e) entrada da peste bubnica na Europa como importante elemento de desestruturao do modo de produo feudal.

02. A contnua expanso do capitalismo estimulou a burguesia a acreditar, em fins do sculo XIX, ser ela a chave necessria para o progresso da raa humana. Ao mesmo tempo, porm, essa convico era desafiada de vrias direes. A respeito desse contexto e das ideias prprias da poca, analise as ideias abaixo.

I.

Na Alemanha, os ideais capitalistas foram defendidos com veemncia na obra O Capital, publicado em 1867, a qual descrevia os processos de produo, troca e distribuio, tal como funcionavam, no capitalismo. II. A Origem das espcies e A Descendncia do homem fortaleceram, no mundo ocidental, a ideia de universo ordeiro, onde no havia espao para o acaso. III. A filosofia contida em obras como Assim falou Zaratustra, Sobre a Genealogia da moral e A vontade de potncia, defendia que se deveria permitir que a seleo natural atuasse sem obstculos sobre os seres humanos, tal como atua sobre plantas e animais. IV. A sobreviv ncia dos mais aptos e eugenia foram expresses que contriburam, a partir do sculo XIX, e ao longo do sculo XX, para estreitar e melhorar as relaes dos povos europeus entre si, e destes com africanos e asiticos.

correto afirmar que

a) b) c) d) e)

todas so verdadeiras. todas so falsas. apenas I e II so verdadeiras. apenas III verdadeira. apenas IV verdadeira.

03. Leia atentamente: (...) Somos frgeis e profundamente submissos ao meio e ao grupo. O frio no nos determina pelos, no possumos garras afiadas, mandbulas poderosas, caninos

contundentes ou o vigor e agilidade adequados sobrevida. Em torno dessa fragilidade, entretanto, nossos atributos fsicos e demais possibilidades naturais muitas das quais, nicas no Reino Animal reuniram-se para a superao de nossas dificuldades e permitiram-nos a capacidade mpar de perceber, planejar, e criar a adequao da Natureza s nossas necessidades. MELLO, Manoel Affonso. Das Sociedades Anteriores Escrita ao Incio da Civilizao . Recife: gua Marinha, 2001. Agora indique a(s) informaes congruente(s) com o texto. I- No somos seres altamente especializados em relao natureza, mas, atravs do trabalho, ampliamos nossa atuao sobre o meio, ajustando-o nossa sobrevida. II- Por nossas obras nos fazemos poderosos. III- O gnero Homo o nico capaz de transformar a natureza atravs do trabalho e, assim, o nico a produzir cultura. a) b) c) d) e) II e III I e III I e II I, II e III Apenas a III

04. No somos animais transformados em humanos pelo mundo. Somos humanos porque o mundo pode ser transformado por ns. Manoel Affonso de Mello Consoante ao pensamento supracitado, as Cincias Sociais compreendem o ser humano, enquanto sujeito da histria, por sua capacidade de : a) interferir na realidade a partir das ideias e artefatos que constroi. b) dominar a Natureza, conduzindo-a harmonicamente satisfao de suas necessidades. c) semelhana dos animais mais evoludos, como os macacos pongdeos, elaborar tecnologias de controle da realidade. d) a partir da escrita, iniciar os primeiros fatos histricos. e) transformar o meio em que vive sem permitir que o meio o transforme.

GABARITO:

1-C 2-D 3-D

4-A

(INGLS)

BLOODY MARY

An urban legend says that anyone who chants the words Bloody Mary three times in front of a mirror will see a vengeful spirit. This spirit does a variety of things to the person who encounters her, including killing them, scratching their eyes out, driving them mad or pulling them into the mirror with the spirit generally referred to as the spirit of a woman or even a witch. 1. When does Bloody Mary appear to people? a) b) c) d) e) When they go to the toilet. Dressing like a spirit/ghost. When you say her name thrice facing a mirror. Anytime you look at a mirror in a restroom. When she wants to kill someone.

2. What might the spirit do to people? a) b) c) d) e) rick or reat. Play games with them. Transform them into witches and kill them. Look into their eyes, make them bad spirits and kill them. Get them crazy and attract them to the inside of the mirror.

PAI DO MANGU

Many ghosts haunt the Capibaribe River (3) but one chills residents in orre specifically those ____4_____ live near the mangroves, near the margins of ecifes most important river. hey gave the name ai do Mangue to this terrifying ghost. There is a point in the river ____4_____ boatmen make the crossing of people to reach to the other side to Jaqueira, but during the day, because ____4____ night falls, the place is deserted and gloomy and people feel the sinister presence of ai do Mangue. A dark and loud laugh is heard, as it were the laugh of a witch, w ho will take your soul away.

3.

he connector B a) Moreover b) However c) Thus d) In spite of e) Either

highlighted in bold in the text could be substituted for:

4. Fill the spaces in blank with one of the alternatives below: a) b) c) d) e) GABARITO 1. 2. 3. 4. C E B D That / Whose / Which Where / Who / When Whom / Which / That Who / Where / When -- / When / That

(ESPANHOL)

Colgando En Tus Manos (Carlos Baute) Quiz no fue coincidencia encontrarme contigo Tal vez esto lo hizo el destino Quiero dormirme de nuevo en tu pecho Y despus me despierte en tus besos Tu sexto sentido suea conmigo S que pronto estaremos unidos Esa sonrisa traviesa que vive conmigo S que pronto estar en tu camino Sabes que estoy colgando en tus manos As que no me dejes caer Sabes que estoy, colgando en tus manos Te envo poemas de mi puo y letra Te envo canciones de 4:40 Te envo las fotos cenando en Marbella Y cuando estuvimos por Venezuela Y as me recuerdes y tengas presente que mi corazn est colgando en tus manos Cuidado, cuidado que mi corazn est colgando en tus manos No perder la esperanza, de hablar contigo No me importa que dice el destino Quiero tener tu fragancia conmigo Y vivirme de ti lo prohibido Sabes que estoy colgando en tus manos... Te envo poemas de mi puo y letra...

1- El vocablo quiz en el enunciado quiz no fue coincidencia puede ser sustitudo sin cambiar el sentido de la frase por: a) Sobremanera; b) Siquiera; c) Seguramente; d) Enseguida; e) Todava.

2- La msica ensea el encantamiento de un hombre por una mujer. Pero, ante esta pasin la duda permanece, aunque la quiera y esto se percibe en el verso:

a) Y cuando estuvimos en enezuela b) al vez esto lo hizo el destino; c) o me importa que dice el destino d) Mi corazn est colgando en tus manos e) e envo canciones de 4.40.

3. En la frase Q IE D MI ME de nuevo en tu pecho () tenemos la perfrasis verbal QUERER + INFINITIVO que expresa: a) Expresa obligacin; b) Expresa la idea de futuro prximo; c) La posibilidad de una accin; d) Expresa un deseo; e) Expresa un comienzo rpido 4. En el texto la frase Esa sonrisa traviesa que vive conmigo (). La palabra subrayada se clasifica en lengua espaola como:

a) Una palabra heterotnica; b) Una palabra heterogenrica; c) Una palabra heterosemntica; d) Una palabra homnima; e) Una palabra apocopada.

GABARITO: 1-C 2-D 3-D 4-B

(MATEMTICA)

01. Unindo os centros das faces contguas de um octaedro regular, por segmentos de reta, aos centros das faces adjacentes, obtemos as arestas de um poliedro regular. Quantas faces tem esse poliedro? a) 4 b) 6 c) 8 d) 12 e) 20

02. A taxa percentual Selic a taxa bsica da economia. Sua variao nos meses de junho a outubro de 2012 est ilustrada no grfico abaixo:
30% 20% 10% 0% Taxa Selic

jun 26%

jul

ago

set 20%

out 19%

24,50% 22,00%

Considerando os dados no grfico, incorreto afirmar que:


a) b) c) d) e)

de julho a outubro, a taxa sempre decresceu (relativamente ao ms anterior). o ms de maior decrescimento em relao ao anterior foi agosto. o ms de menor decrescimento em relao ao anterior foi outubro. entre junho e outubro, a taxa decresceu 7 pontos percentuais. relativamente a agosto, em setembro, a taxa decresceu percentualmente de 2%.

03. Quando um sorvete custa R$ 3,00, vendem-se 2.000 sorvetes. Sabendo que, a cada aumento de R$ 0,50 no seu preo, o nmero de sorvetes vendidos diminuir em 100. Para qual preo do sorvete, o valor arrecadado com a venda destes ser mximo?

a) R$ 6,50 b) R$ 7,50 c) R$ 8,00 d) R$ 8,50 e) R$ 9,00

04. Nutico, Santa Cruz e Sport participam de um torneio no qual as chances do Nutico vencer e perder do Santa Cruz so respectivamente 0,6 e 0,2, e as chances do Nutico vencer e perder do Sport so respectivamente 0,6 e 0,1. Jogando com o Santa Cruz e em seguida com o Sport, qual a chance do Nutico empatar os dois jogos? a) 0,5 b) 0,05 c) 0,06 d) 0,04 e) 0,03 GABARITO: 1-B 2-E 3-A 4-C

(FILOSOFIA E SOCIOLOGIA)

1. A imagem nos remete a uma situao presente no Brasil h muitos anos, as lutas sociais. Essas lutas a) b) c) d) e) Comprometem a estrutura poltica do pas. Atrasam o crescimento econmico brasileiro. Demonstram o desequilbrio em algum setor do pas. Incentivam a desorganizao social brasileira. Defendem causas de um pequeno grupo de pessoas.

2. Os autores clssicos das Cincias Sociais, mile Durkheim e Max Weber, definem como objeto de estudo da Sociologia, respectivamente: a) a ao social e fato social. b) a luta de classes e o fato social. c) o fato social e a ao social. d) o fato social e a luta de classes. e) a luta de classes e a ao social. 03. bem verdade que nas democracias o povo parece fazer o que quer; mas a liberdade poltica no consiste em fazer o que se quer. Em um Estado, isto , em uma sociedade em que existem leis, a liberdade s pode consistir em poder fazer o que se deve querer e no ser coagido a fazer o que no se deve querer. Fonte M E Q IE , harles de. Esprito das Leis. In: WEFFORT, Francisco C. (org). Os clssicos da poltica. So Paulo: tica, 1989. Aps a leitura do texto acima, escrito pelo filsofo Montesquieu, pode-se corretamente afirmar que

a) no existe liberdade de fato, pois esse conceito no passa de uma utopia. b) os limites da liberdade so definidos por leis que coagem os indivduos. c) a liberdade individual mais importante do que qualquer lei e, por essa razo, os indivduos tm autonomia para seguir ou no o que lhes imposto pelo Estado. d) as leis, em um Estado democrtico, limitam as liberdades individuais, porm a sociedade livre para fazer o que quiser. e) a liberdade condicionada por leis, porm o Estado no pode se sobrepor a estas leis, coagindo a liberdade individual dos cidados. 04. Analise a charge As reas urbanas so formadas por uma diversidade de situaes que, muitas vezes foge ao ideal de uma sociedade. A charge faz aluso a uma forma de a) cultura regional. b) acato s leis. c) desequilbrio tecnolgico. d) discriminao poltica. e) excluso social.

GABARITO: 1-C 2-C 3-E 4-E

(GEOGRAFIA)

01. A Turquia, a mais ocidentalizada das naes de maioria mulumana, espalha-se por dois continentes: Europa e sia. A poro europeia, separa-se da poro asitica pelo estreito de Bsforo, passagem entre o mar Negro e o mar de Mrmara, que divide Istambul em duas. A atual Istambul, no passado, foi sede do imprio bizantino, cujo nome era: a) b) c) d) e) Curdisto Mesopotmia Prsia Caxemira Constantinopla.

02. Esta vegetao tem seu nome originrio da lngua tupi-guarani `` mata branca``, aluso as plantas sem folhas, sendo o nico bioma exclusivamente brasileiro, composto por plantas xerfilas, tais como a umburama, o umbuzeiro e o mandacaru. O texto refere-se: a) b) c) d) e) Cerrado Mata atlntica Caatinga Mata dos cocais Araucria

03. Sobre a indstria brasileira, sua concentrao e desconcentrao espacial, a alternativa correta : a) A industrializao brasileira foi tardia, ao longo do sculo XIX, concentrando-se na regio Sudeste do Brasil, reproduzindo as desigualdades regionais sociais e econmicas. b) No governo de Getlio Vargas, no perodo do Estado Novo, a preocupao estatal foi com a indstria de base, com enfoque na produo de energia e setor de transportes; j no governo de Juscelino Kubitschek, o setor automobilstico teve a ateno maior. c) A industrializao como substituio de importaes, com capital estatal abundante e mo de obra barata, acontece no Brasil atravs da indstria de bens de consumo durveis e com destaque para o setor txtil e produo de alimentos. d) A partir de 1950, como parte do planejamento estatal do governo federal, inicia-se a desconcentrao industrial, acentuada depois de 1990, pela crescente abertura econmica e desenvolvimento tcnico- cientfico.

e) Com a desconcentrao industrial, o Sudeste brasileiro, principalmente So Paulo, passou por grandes mudanas espaciais e sociais, deixando de ser a rea de maior concentrao industrial, posto ocupado hoje pelo Nordeste brasileiro. 04. Sobre o processo industrial brasileiro, est correto afirmar: a) A primeira grande indstria de base nacional, instalada no municpio de Volta Redonda, coincide com a primeira fase da substituio de importao iniciada na Primeira Guerra Mundial. b) A fixao do capital industrial no estado de So Paulo est ligada chegada ao poder dos paulistas nos anos 1930 que concentraram os investimentos no estado. c) A era Vargas incentivou a presena do capital estrangeiro junto ao parque industrial nacional contra a perspectiva estadista vigente at os anos 1930. d) O rodoviarismo que se instaurou no Brasil est ligado ao das montadoras automobilsticas que se expandiram no Brasil, sobretudo a partir do Plano de Metas de Juscelino Kubistchek. A fixao do capital industrial no estado de So Paulo est ligada chegada ao poder dos paulistas nos anos 1930 que concentraram os investimentos no estado. e) Os anos 1990 caracterizam-se pela polarizao das indstrias no sudeste, ratificando um processo iniciado desde anos remotos da indstria brasileira.

MEL DA INDSTRIA Indstria leve de derivados, consome menos energia, sim. tem que estar perto da populao, bens de consumo e eu gastando bem. Senti no bolso todo o consumismo. Economia de mercado, tem. A livre iniciativa quer s lucro. E o socialismo s se baseou, querendo estatizar, ficando o know how para trs. Depois que se abriu, mostrou o atraso pra ns. EU J CANTAVA, TIO VIVI, VALEU POR ESTA FORA QUE VOC NOS DEU LEMBRAR VOC, CURSINHO, ADEUS, NUNCA MAIS! E as de base so tambm pesadas, consomem muita energia, sim. Tm que estar perto da matria prima: siderurgia, metal, ao, tem. O pas rico manda para o pobre o que sucata e que no usa, no. O pas pobre tem a filial daquela empresa multinacional.

Quase no fim das contas O mundo vai se globalizar. E eu aqui vou bem, Certeza de que EU VOU PASSAR! EU J CANTAVA, TIO VIVI, VALEU POR ESTA FORA QUE VOC NOS DEU LEMBRAR VOC, CURSINHO, ADEUS, NUNCA MAIS! (Todos os direitos da obra so reservados ao Prof. Vincius Ribeiro)

GABARITO: 1-E 2-C 3-B 4-D

(FSICA)

01. Dois recipientes de vidro transparente contm, respectivamente, gua e tetracloretileno , ambos completamente transparentes. Duas barras de vidro transparentes so mergulhadas nos recipientes. A parte imersa na gua continua quase to visvel como fora. A parte imersa no tetracloretileno fica completamente invisvel. O vidro fica invisvel porque:

a) o ndice de refrao do vidro maior que o do ar. b) o ndice de refrao do vidro maior que o da gua. c) o ndice de refrao do tetracloretileno muito menor que o do vidro. d) o ndice de refrao do tetracloretileno igual ao do vidro. e) o ndice de refrao do tetracloretileno muito maior que o do vidro. 02. Numa noite muito fria, voc f icou na sala assistindo televiso. Aps algum tempo, foi para a cama e deitou-se debaixo das cobertas (lenol, cobertor e edredom). Voc nota que a cama est muito fria, apesar das cobertas, e s depois de algum tempo o local se torna aquecido.

Isso ocorre porque: a) o cobertor e o edredom impedem a entrada do frio que se encontra no meio externo; b) o cobertor e o edredom possuem alta condutividade trmica; c) o cobertor e o edredom possuem calor entre suas fibras, que, ao ser liberado, aquece a cama; d) o cobertor e o edredom no so aquecedores, so isolantes trmicos, que no deixam o calor liberado por seu corpo sair para o meio externo; e) sendo o corpo humano um bom absorvedor de frio, aps algum tempo no h mais frio debaixo das cobertas.

03. aparelho auditivo, considerado no seu con unto uma caixa-preta, que detecta um sinal sonoro no ar e o transmite ao crebro, tem como grandezas de entrada e sada: a) variao de presso impulsos eltricos. b) variao de presso compresso e distenso de molculas. c) variao de velocidade de molculas concentrao inica nas clulas. d) variao de velocidade impulsos eltricos. e) variao de presso concentrao inica nas clulas. 04. Ao se esfregar um canudinho de refrigerante com um pedao de l e aproxim-lo de uma parede ele poder ficar grudado na parede. Isto se justifica porque: a) prtons passam da l para o canudinho deixando- o eletrizado positivamente e isso o prende aos eltrons dos tomos que esto na parede. b) ocorre uma transferncia de eltrons da l para o canudinho e, ao coloc-lo em contato com a parede, ocorre a descarga desse excesso de eltrons, ficando o canudinho preso at que a descarga termine. c) ocorre induo de cargas eltricas na parede, que passam para o canudinho e, devido atrao entre essas cargas, surge uma fora eltrica que aumenta a fora normal e equilibra o peso do canudinho. d) com o atrito, o canudinho se eletriza pela retirada de alguns de seus prtons, o que o deixa eletricamente negativo, sendo, portanto, atra do pelos prtons da parede. e) o canudinho fica eletrizado e, por ser um mau condutor, no perde esse excesso de carga para a parede, ficando assim preso a ela por foras eltricas entre as cargas do canudinho e as induzidas na parede. GABARITO: 1-B 2-B 3-A 4-E

(BIOLOGIA)

Leia o texto: METAMORFOSE Amiga minha, lagarta atrevida Com que direito, destruste a plantao Anarquizaste o jardim da minha vida Diga-me agora: minhas flores, onde esto? Acabou tudo: folha, flor, toda beleza Cad as cores que havia em meu jardim? Amigo meu, de minha natureza Hoje lagarta, amanh pupa... Eu sou assim Inconsequente, sei que fui, mas vou mudar Ficarei bela, borboleta, colorida A cada canto te seguirei a voar Para manter cheia de cores tua vida

01. O poema mostra uma relao desarmnica entre a lagarta e as plantas, chamada de parasitismo; nesta relao, uma espcie se alimenta de partes ou produtos de outra, prejudicando-a. Todavia, aps a sua metamorfose, a lagarta se transforma em borboleta, e pode manter uma relao harmnica com as plantas, contibundo para a sua polinizao e recebendo, em troca, o nctar das flores. Essa troca conhecida como a) predatismo b) mutualismo c) inquilinismo d) competio e) comensalismo 02. muito comum a gente confundir crescimento com metamorfose. No caso dos insetos, o crescimento se d mediante a troca do exoesqueleto e recebe o nome de muda ou ecdise, sendo estimulado por um hormnio chamado ecdisona. Acontece que, esse mesmo hormnio responsvel por promover a metamorfose, uma mudana muito mais complexa e radical, da qual surge a pupa, seguida pela fase

adulta ou de imago. omo a lagarta sabe se a ecdisona liberada deve servir para promover crescimento (aumento de tamanho) ou metamorfose (mudana total do seu nicho ecolgico)? Este processo determinado pela ao de outro hormnio, o hormnio juvenil que, enquanto presente, no permite que haja metamorfose. Nesse contexto, uma lagarta de 2cm de comprimento (normalmente capaz de crescer 1cm a cada muda podendo atingir 6cm), recebeu uma dose de uma droga capaz de bloquear a ao do hormnio juvenil e, por isso a) continuou como lagarta at a sua morte b) atingiu a vida adulta precocemente c) aumentou a produo da ecdisona d) sofreu uma ecdise imediata e) no mais sofreu metamorfose

03. JULGUE AS QUESTES ABAIXO: 1. O tipo de respirao da minhoca, gafanhoto, planria e golfinho , respectivamente, cutnea, traqueal, branquial e pulmonar.

2. Ribossomo, retculo endoplasmtico, complexo de golgi, lisossomos, cloroplasto, centrolo, mitocndria so incluses que respectivamente produzem protenas, transportam e circulam, armazenam e secretam, digesto intracelular, fotossntese, diviso celular/ produo de clios flagelos e produo de energia atravs da respirao. Ribossomo Retculo Endoplasmtico Complexo Goli Lissosomo Cloroplasto Centrolo Mitocondria produzem protenas transportam e circulam armazenam e secretam digesto intracelular fotossntese diviso celular/ produo de clios flagelos produo de energia atravs da respirao

3. Dentre a circulao dos vertebrados, pode-se afirmar que os peixes possuem circulao simples e o corao composto por duas cavidades (A), os anfbios circulao dupla, incompleta e o corao com trs cavidades (C) e as aves e mamferos dupla, completa e o corao com 4 cavidades (B).

4. As VERMINOSES [Esquistossomose, Tenase], [Ascaridase, Ancilostomose ou Amarelo, Enterobiase ou Oxiuriase, Filariose ou Elefantase, Tricocefalase] so causadas respectivamente pelos seres: Schistossoma mansoni, Tenia solium(P) e Tenia saginata, Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale, Enterobios verniculares, Wulchereia bancroft e Trichocephalus.

Esquistossomose Tenase Ascaridase Ancilostomose ou Amarelo Enterobiase ou Oxiuriase Filariose ou Elefantase Tricocefalase

Schistossoma mansoni Tenia solium (P) e Tenia saginata (B) Ascaris lumbricoides Ancylostoma duodenale Enterobios verniculares Wulchereia bancroft Trichocephalus sp.

GABARITO: 1-B 2-B 3-FALSO, FALSO, FALSO E VERDADEIRO

(QUMICA)

1. Admite-se que as cenouras sejam originrias da regio do atual Afeganisto, tendo sido levadas para outras partes do mundo por viajantes ou invasores. Com base em relatos escritos, pode-se dizer que as cenouras devem ter sido levadas Europa no sculo XII e, s Amricas, no incio do sculo XVII.

Em escritos anteriores ao sculo XVI, h referncia apenas a cenouras de cor roxa, amarela ou vermelha. possvel que as cenouras de cor laranja sejam originrias dos Pases Baixos, e que tenham sido desenvolvidas, inicialmente, poca do Prncipe de Orange (1533-1584). No Brasil, so comuns apenas as cenouras laranja, cuja cor se deve presena do pigmento betacaroteno, representado a seguir.

Com base no descrito acima, e considerando corretas as hipteses ali aventadas, possvel afirmar que as cenouras de colorao laranja a) podem ter sido levadas Europa pela Companhia das ndias Ocidentais e contm um pigmento que um polifenol insaturado. b) podem ter sido levadas Europa por rotas comerciais norte-africanas e contm um pigmento cuja molcula possui apenas duplas ligaes cis. c) podem ter sido levadas Europa pelos chineses e contm um pigmento natural que um polister saturado. d) podem ter sido trazidas ao Brasil pelos primeiros degredados e contm um pigmento que um polmero natural cujo monmero o etileno. e) podem ter sido trazidas a Pernambuco durante a invaso holandesa e contm um pigmento natural que um hidrocarboneto insaturado.

2. (Uerj 2014) As bases nitrogenadas, quando oxidadas, podem causar emparelhamento errneo durante a replicao do DNA. Por exemplo, uma guanina oxidada (G*) pode passar a se emparelhar, durante a diviso celular, com timina (T) e no com citosina (C). Esse erro gera clulas mutadas, com uma adenina (A) onde deveria haver uma guanina (G) normal. Considere a adio de um tomo X na oxidao da guanina, conforme esquematizado na equao qumica:

Nessa equao, o tomo correspondente a X simbolizado por: a) C b) H c) N d) O

3. (Enem 2012) Em uma plancie, ocorreu um acidente ambiental em decorrncia do derramamento de grande quantidade de um hidrocarboneto que se apresenta na forma pastosa temperatura ambiente. Um qumico ambiental utilizou uma quantidade apropriada de uma soluo de para-dodecil-benzenossulfonato de sdio, um agente tensoativo sinttico, para diminuir os impactos desse acidente. Essa interveno produz resultados positivos para o ambiente porque a) promove uma reao de substituio no hidrocarboneto, tornando-o menos letal ao ambiente. b) a hidrlise do para-dodecil-benzenossulfonato de sdio produz energia trmica suficiente para vaporizar o hidrocarboneto. c) a mistura desses reagentes provoca a combusto do hidrocarboneto, o que diminui a quantidade dessa substncia na natureza.

d) a soluo de para-dodecil-benzenossulfonato possibilita a solubilizao do hidrocarboneto. e) o reagente adicionado provoca uma solidificao do hidrocarboneto, o que facilita sua retirada do ambiente.

4. (Enem 2012) Quando colocamos em gua, os fosfolipdeos tendem a formar lipossomos, estruturas formadas por uma bicamada lipdica, conforme mostrado na figura. Quando rompida, essa estrutura tende a se reorganizar em um novo lipossomo.

Esse arranjo caracterstico se deve ao fato de os fosfolipdeos apresentarem uma natureza a) polar, ou seja, serem inteiramente solveis em gua. b) apolar, ou seja, no serem solveis em soluo aquosa. c) anfotrica, ou seja, podem comportar-se como cidos e bases. d) insaturada, ou seja, possurem duplas ligaes em sua estrutura. e) anfiflica, ou seja, possurem uma parte hidroflica e outra hidrofbica.

Gabarito: 1E 2D 3D 4E

Das könnte Ihnen auch gefallen