Sie sind auf Seite 1von 2

Lio7

A Cura de Bartimeu
Introduo srie:
Jesus Cristo o mesmo, ontem, hoje e para sempre (Hebreus 13.8). Estamos na srie Os Milagres de Jesus. Com essa srie, no temos por objetivo apenas destacar o que Jesus fez no passado, extraindo lies disso para as nossas vidas do presente. Queremos, tambm, proclamar, em cada uma de nossas clulas, que Jesus Cristo permanece o mesmo, conforme o versculo no incio desta introduo. Os milagres que operou no passado ele continua a realizar hoje! Creiamos nisso e vejamos esses milagres concretizados no meio de ns!

Introduo:
Quebra-gelo: Voc j vivenciou alguma situao em que estava com um problema e as pessoas ao seu redor, ao invs de te ajudarem, te apresentaram obstculos para a soluo? Na lio de hoje, vamos ser ministrados por um texto bblico que nos apresenta a histria de um cego que enfrentou certa oposio para alcanar a sua cura da parte de Jesus.

Desenvolvimento:
Texto-base: Marcos 10.46-52 Qual , em sua opinio, o maior destaque desse texto? O que mais lhe chamou a ateno? A atitude de Bartimeu O texto bblico nos diz que Jesus e seus discpulos chegaram a Jeric e que, quando estavam saindo da cidade, Bartimeu, um cego, estava sentado beira do caminho, pedindo esmolas. Quando o cego ouviu dizer que Jesus estava passado por ali, ps-se a gritar: Jesus, Filho de Davi, tem misericrdia de mim! (v.47). A reao da multido atitude de Bartimeu, a multido que seguia Jesus reagiu com repreenso, dizendo para ele ficar quieto (v.48). A contra-reao de Bartimeu reao da multido, Bartimeu contra-reagiu com indiferena, passando a gritar ainda mais: Filho de Davi, tem misericrdia de mim! (v.47). A pergunta de Jesus a Bartimeu Diante dos gritos de Bartimeu, Jesus pediu que o chamassem e lhe perguntou: O que voc quer que eu lhe faa? (v.51). Tratando-se Bartimeu de um cego, uma enfermidade evidente, a pergunta de Jesus, aparentemente, era descabida. Quais so as lies que podemos extrair dessa histria para as nossas vidas? a. Na busca pelo milagre, podemos sofrer oposio Na busca pelo seu milagre, Bartimeu sofreu a oposio da multido. O mesmo pode se dar com cada

um de ns na busca pelos milagres de que necessitamos. Essa oposio tem por objetivo nos desanimar e parar, de modo que no recebamos o milagre e continuemos com a necessidade. Essa oposio pode ser encabeada por Satans, palavra hebraica que significa adversrio, o qual veio para matar, roubar e destruir (Joo 10.10) e, certamente, no quer que alcancemos os milagres de Deus para as nossas necessidades. b. Diante da oposio, devemos perseverar Diante da repreenso da multido, Bartimeu no se calou, mas gritou ainda mais (v.48). Ele perseverou frente oposio. A mesma atitude devemos ter se quisermos alcanar o milagre. H apenas duas razes para no perseverarmos na busca do milagre: 1. A realizao do milagre; 2. Uma clara e definitiva resposta no da parte de Deus (apesar de, em alguns momentos, Deus querer ver a nossa perseverana mesmo diante de um no da sua parte, como foi, por exemplo, o caso da mulher canania de Mateus 15.21-28). Quanto a isso, em Lucas 18.1 est escrito que Jesus contou aos seus discpulos uma parbola, para mostrar-lhes que eles deveriam orar sempre e nunca desanimar. Trata-se da Parbola da Viva Persistente, que nos conta a histria de uma viva que continuamente suplicava a um juiz que lhe fizesse justia e foi atendida tendo em vista a sua insistncia. c. Na busca pelo milagre, devemos ter nimo e f Assim que Bartimeu foi informado de que Jesus o estava chamando, de acordo com o texto bblico, lanou sua capa para o lado, de um salto ps-se em p e dirigiu-se a Jesus (v.50). Alm disso, ao ser curado, ele ouviu de Jesus: V, (...) a sua f o curou (v.52). Pode-se dizer assim que, na busca pela cura de sua cegueira, Bartimeu demonstrou nimo e f. Em outras palavras, ele teve uma atitude positiva. No ficou desanimado e murmurante diante da oportunidade do milagre. d. Na busca pelo milagre, devemos ser objetivos, diretos e honestos em nossos pedidos Ao se encontrar com Bartimeu, Jesus lhe perguntou: O que voc quer que eu lhe faa? (v.51). Ao que Bartimeu respondeu: Mestre, eu quero ver (v.51). Diante da pergunta de Jesus, Bartimeu no ficou ofendido, irritado, desapontado, ou falou qualquer coisa. Ele disse objetiva e diretamente o que queria. E o recebeu. Semelhantemente, quando estava em tribulao e angstia no Jardim do Getsmani, Jesus fez um pedido objetivo e direto ao Pai, mesmo que parecesse absurdo: Afasta de mim este clice (Marcos 14.36), ou, em outras palavras, livra-me da condenao de morte por crucificao. Da mesma forma, na busca pelo milagre, devemos ser objetivos, diretos e honestos em nossos pedidos a Deus, ou seja, assertivos.

Concluso:
Tendo em vista as lies extradas do milagre de hoje, o que voc tem que mudar em sua busca pelo milagre? A lio de hoje nos falou de perseverana, nimo, f e assertividade em nossa busca pelos milagres de Jesus em nossas vidas.

Das könnte Ihnen auch gefallen