Sie sind auf Seite 1von 25

Direito Fiscal I Tericas

Prof. Dr. Jos Casalta Nabais

Bibliografia:

Legislao Direito Fiscal Direito Fiscal, 5 Edio, Dr. Jos Casalta Nabais, Almedina

Introduo:

Direito Financeiro Imposto, taxas

Frequncia: 15/12/2010

AULA: 28/09/2010 Subjectivo: Sujeito activo - Sujeito activo exerce funes pblicas sobre sujeito passivo Sujeito passivo

Prestao objectiva: lateral e definitiva Viso finalista: Obter receitas (finalidade fiscalidade) Prestao pecuniria activa Exclumos funo sancionatria (pecuniria, multas, coimas...) no imposto, pena. * *Doutrina contesta: impostos fundirios, pecunirios, coactivo (acto cumprimento), definitivo.

Sujeito activo: Entidade pblica Entidade que exerce actividade pblica

Imposto incide sobre o que se gasta em consumo no sobre o produto

9 Caractersticas do Imposto 5 objectivas 4 subjectivas

Sanes e multas # imposto Extra Fiscal: taxa sobre lmpadas de alto consumo energtico: no para obter receitas para evitar a compra das mesmas mbito Direito Ambiental.

Gnero mais prximo do imposto e taxa: Tributo Unilateral Bilateral Caracterstica mais importante UNILATERALIDADE

# Imposto e Taxa: 1 unilateral e 2 bilateral, depende se regime jurdico idntico ou no;

Contribuies unilateral Regime geral TUDO parte da diviso entre imposto e taxa Tarifa Conceito antiquado acordo sobre importao e

comercio...muito difcil saber o que !!!!! Lgica da Tarifa o preo

Taxa preo publico monoplio, existe limite jurdico para a taxa, tem a ver com custo e pagamento iniciais. Curva Laffer: medida que cresce o imposto cresce a receita, mas eventualmente inverte. Utilidade prtica # regime diferente Gnero: imposto um tributo unilateral e a taxa bilateral Imposto unilateral contrapartida especifica ou individual

Taxa ideia de troca paga por um servio especifico, se no estiver satisfeito pode reaver valor. 3 tempos (taxa): Servios Utilizao domnio pblico Licenas (por trs da licena est um servio)

UNILATERALIDADE: Critrio material do imposto: principio da igualdade: critrio para medir capacidade contributiva, pelo rendimento e patrimnio Critrio formal do imposto CRP (art. 104) Critrio material da taxa: principio da proporcionalidade Critrio formal da taxa: Regime geral

IMPOSTO SISTEMA DINMICO Filtro: 1) 2) 3) 4) Incidncia Lanamento Liquidao Cobrana

1) Incidncia momento de nascimento do imposto, momento normativo: Art. 103 CRP:

Lei: art. 165, n1, alnea i) Lei autorizao Governo: Art. 227, n1, alnea i)

2)

Lanamento

Aplicao,

facto

tributrio,

facto

revelador,

capacidade contributiva do individuo 3) Liquidao (administrao liquida/lana)

Sentido subjectivo: identificar contribuinte Sentido objectivo: determinao matria colectvel ou tributvel

Sentido estrito: (sem lanamento) aplicar a taxa matria colectvel que nos d a colecta momento que fixa o imposto, qual o imposto a pagar (ex: IMI)

Depois da colecta h momentos de determinao do imposto

Sentido amplo: 4 momentos: 1) Determinao imposto 2) Lanamento

3) Liquidao (estrito) 4) Deduo colecta

Liquidao conjunto de operaes da administrao (actualmente contribuintes e empresas) 4) Cobrana Pagamento, Estado cobra, contribuinte paga AULA: 12/10/2010 Classificao de Impostos (mais teis ponto de vista pratico Definio Clssica) A) Impostos directos e impostos indirectos 2 Critrios fundamentais: Econmicos e Jurdicos: 1) Critrios Econmicos (3 tipos): a) critrio financeiro atende ao objecto do imposto, segundo o qual: impostos directos so aqueles que atingindo manifestaes imediatas da capacidade contributiva, tm por pressuposto a prpria existncia duma pessoa, patrimnio ou dum rendimento; impostos indirectos so aqueles que atingindo manifestaes mediatas da capacidade contributiva, tributam a despesa, a transferncia de bens ou outras manifestaes indirectas da capacidade contributiva Prof. Teixeira Ribeiro: os impostos so directos ou indirectos conforme incidam sobre a matria colectvel directa ou indirectamente tributada. Critrio financeiro entre ns no tido em conta na legislao.

b) critrio econmico stricto sensu ou da contabilidade nacional tem em conta a natureza econmica do imposto, ou seja, a sua integrao ou no nos custos de produo das empresas:

impostos directos no constituem custos de produo das empresas. No integram o preo dos bens e servios, no fazem parte do apuramento do produto e rendimentos nacionais impostos indirectos constituem custos de produo das empresas. Integram os preos dos bens e servios, so deduzidos ao produto nacional (bruto ou lquido) para apurar o rendimento nacional (bruto ou lquido). O rendimento nacional igual ao produto nacional menos os impostos indirectos ou impostos sobre o consumo. Ou seja, os impostos indirectos so os impostos sobre o consumo (IVA).

c) critrio da repercusso econmica tem em conta se os impostos so repercutveis ou no no consumidor, ou no adquirente final de bens e servios: impostos directos no so repercutveis, no adquirente final de bens e servios. Sendo assim, so irrepercutveis os impostos sobre o rendimento e sobre o patrimnio. Verifica-se uma identidade entre o contribuinte e o suportador econmico do imposto impostos indirectos so repercutveis no adquirente final de bens e servios. Sendo assim, so impostos sobre o consumo so repercutveis. O contribuinte no coincide com o suportador econmico do imposto. Fenmeno da repercusso muito amplo abarcando frequentes vezes manifestaes da prpria tributao do rendimento e do patrimnio. Assim esta distino tende a assentar no na simples susceptibilidade da repercusso econmica, mas antes na repercusso econmica que o legislador fiscal quis ter em conta aquando do corte legal do pressuposto de facto do respectivo imposto, como exemplo no IVA, no Art. 36. CIVA, h uma obrigao formal de repercusso. O que exprime mais um critrio jurdico do que econmico. Por outro lado, nem sempre nos impostos indirectos em que pressuposto haver uma obrigao material de repercusso, esta se verifica, pois as concretas condies de mercado, que fixa os preos dos bens e servios, podem obstar a que a mesma tenha lugar.

2) Critrios Jurdicos (3 tipos): a) critrio do lanamento administrativo critrio elaborado por O. Mayer, sc. XX, em que: impostos directos (ou impostos com lanamento): aqueles em cujo procedimento fiscal houvesse lugar a um acto administrativo de lanamento ou acto tributrio.

impostos indirectos (ou impostos sem lanamento): aqueles em que esse acto administrativo no tivesse lugar.

Porm deu-se conta que havia impostos indirectos em que na prtica havia lugar a um acto administrativo, exemplo: despacho aduaneiro nos impostos aduaneiros e, por outro lado, impostos directos em que esse acto estava de todo ausente. Prof. Casalta Nabais: existe cada vez mais a dificuldade de encontrar o acto administrativo diludo no respectivo procedimento, e tambm o facto do acto tributrio estar frequentemente dependente do cumprimento dos deveres de colaborao do contribuinte ou de terceiros. Isto quando no houver lugar autoliquidao ou a liquidao por terceiro, caso em que a administrao fiscal pura e simplesmente no participa no procedimento tributrio.

b) critrio do rol nominativo critrio com adeptos sobretudo na Itlia: impostos directos lanamento se baseasse na existncia junto da administrao fiscal duma lista ou rol nominativo de contribuintes impostos indirectos lanamento no tem por base existncia de lista ou rol nominativo. Prof. Casalta Nabais: devido ao sistema complexo do sistema fiscal actual, em que a matria colectvel de parte dos impostos levada ao conhecimento da administrao fiscal ou determinada pelos contribuintes ou por terceiros e, no conhecida antecipadamente a existncia ou ausncia duma lista no seja actualmente um critrio adequado e muito menos decisivo para a taxinomia dos impostos.

c) critrio do tipo da relao jurdica base do imposto a distino entre impostos directos e indirectos reside no tipo de relao jurdica fonte 10

da obrigao do imposto, ou seja, na configurao instantnea ou duradoura do elemento temporal do facto tributrio. impostos directos verificam-se se a relao jurdica fonte de obrigao de imposto tiver na base situaes estveis, que se prolongam no tempo, mantendo-se ano aps ano, dando origem a obrigaes peridicas, obrigaes que se renovam todos os anos impostos peridicos ou duradouros (IRS, IRC). impostos indirectos verificam-se se a relao desencadeada por facto ou acto isolado, ou factos ou actos sem continuidade entre si, uma relao de carcter instantneo, que d origem a uma obrigao de imposto isolada impostos de obrigao nica ou instantneos (IMI).

Prof. Casalta Nabais: utilidade institutos ligados ao tempo, decurso do tempo tem efeitos jurdicos, repercusses: inicio, prestao, vigncia e efeito retroactivo.

Institutos do tempo: Caducidade da liquidao: acto tributrio ou acto de liquidao, prazo geral 4 anos. Art. 45., n 4 LGT. Prescrio da obrigao: obrigao tributaria, prazo geral 8 anos. Art. 48., n 1 LGT Conta-se a partir do momento do facto gerador a quo, a partir da verificao do facto gerador (LGT). A soluo do legislador no foi ao nvel da incidncia mas ao nvel da liquidao/cobrana. impostos peridicos contam a partir do termo do ano em que se verificou o facto tributrio; impostos de obrigao nica contam a partir da data em que ocorreu o facto tributrio, com excepo do IVA e reteno na fonte a ttulo

11

definitivo, caso em que se conta o ano civil seguinte quele a que se verificou o facto tributrio.

A) Impostos peridicos e impostos obrigao nica Ver ltimo critrio jurdico. B) Impostos reais e impostos pessoais Peso relativo da incidncia real e da incidncia pessoal. Impostos reais: atinge-se a matria colectvel objectivamente

determinada, fazendo-se a abstraco da situao econmica e social do contribuinte (IMI, IMT, IVA, IRC...). Impostos pessoais: tem-se em considerao a concreta situao econmica e social do contribuinte, isto o valor da sua fortuna e dos seus rendimentos assim como os encargos que tem de suportar (IRS). Os impostos pessoais atendem ao rendimento global do contribuinte, excluem da tributao o mnimo de existncia, tm em considerao os encargos com a famlia (abatendo-os matria colectvel) e sujeitam a matria colectvel a uma taxa progressiva (4 caractersticas impostos pessoais).

Quem est no poder isenta-se de impostos lei sociolgica Fenmeno da anestesia fiscal dcima militar Padre Antnio Vieira

C) Impostos de quota fixa e impostos de quota varivel Ponto de vista do montante a pagar temos a quota fixa imposto geral, aquele em que todos pagamos o mesmo montante. Ex: contribuio audiovisual; pessoa paga per capita; no ter em conta a capacidade contributiva. Quota varivel, variam em funo da capacidade contributiva: 12

1) taxa fixa pagam imposto diferente com base em taxa nica, fixa, o montante diferente em funo da capacidade contributiva; 2) taxa varivel impostos progressivos IRS, escales cada fatia do rendimento paga taxa prpria, varia em funo da matria colectvel e da taxa, duplamente progressivo. A) Impostos sobre o rendimento, patrimnio e consumo a. Imposto sobre o rendimento 2 conceitos: Rendimento sobre o produto estrito produto - o produto est ligado produo que preciso a empresa, organizao de factores de produo ou bens e servios; A contrapartida que os produtores e factores podem receber por participarem na produo salrio, juros, rendas, lucros Rendimento Produto Rendimento sobre o produto amplo acrscimo certos rendimentos que no correspondem a factores de produo Mais Valias No correspondem participao na actividade produtiva. IRS IRC

b. Imposto sobre o patrimnio Rendimento imobilirio; capital financeiro, capital produtivo Karl Marx Das Kapital como se distribua o rendimento sobre os factores de produo, o factor trabalho era prejudicado face o factor capital. Em todas as categorias h exploradores e explorados. IMI imposto esttico IMT impostos instantneos, nico sobre a realidade imobiliria Comprador que paga IMT porque fica com o patrimnio, fica com o bem imvel. c. Imposto sobre o consumo 13

IVA, Imposto petrolfero, tabaco, lcool, veculos (IA) bens de consumo duradouro. Esta diviso tripartida no correcta, sendo que rigorosamente assenta exclusivamente em critrios econmicos. B) Impostos fiscais e extrafiscais Prende-se com o elemento teleolgico ou finalstico do conceito de imposto. Impostos extrafiscais prosseguem predominantemente objectivos econmicos e social, no integram o direito fiscal mas antes o direito econmico fiscal, sendo que no se lhe aplicam os princpios e preceitos constitucionais integrantes na constituio fiscal. Viso panormica do contedo do direito fiscal

Direito Fiscal regula impostos, muito heterogneo, muito varivel. Perspectiva vertical aparece em diversos nveis, CRP, legislao ordinria e normas legais, CIRS, CIRC...

Normas tributas

Perspectiva horizontal - Mas h normas que no tributam fiscalizam. Horizontes mais globalizantes. Produo de direito multi-nvel ou em rede OCDE, direito europeu.

mas

AULA: 19/10/2010

- Continuao da viso panormica do direito fiscal pg. 65 - Natureza do direito fiscal pg. 73 - Relao Direito fiscal com outros ramos do direito pg. 82 - Direito fiscal e outros saberes sobre impostos pg. 114 AULA: 26/10/2010 14

Princpios jurdico-constitucionais Princpio da legalidade: criao de imposto est sujeito vigncia decorrente do princpio da legalidade fiscal art. 165., n 1, alnea a) 1 parte CRP e art. 103., n 2 CRP Para criar imposto necessrio Lei da Ar, Art. 165. CRP, lista matrias da reversa relativa AR, preciso Lei de Autorizao Legislativa ao Governo Princpio da Reserva de lei formal. Lei AR ou DL Autorizado tem que ter contedo mnimo, reserva material ou conteudstico, tem que ter os elementos essenciais dos impostos art. 103., n 2 CRP princpio da tipicidade. Princpio da igualdade ou princpio da exonomia fiscal (Brasil): Aristteles tratar igual o que igual e diferente o que diferente. Mas essa regra neutra, no nos diz o que igual e o que desigual: horizontal: os que esto na mesma situao pagam o mesmo imposto; vertical: todos na mesma posio. Critrio da comparao tercio comparation a medida tem de ser aceitvel capacidade contributiva art. 104., n 1 CRP. Na prtica para efeitos de fiscalidade a igualdade complicada de aplicar. Princpio da no retroactividade Art. 103., n 3 CRP no taxation without representation, clusula da liberty and property, 1 penal e 2 fiscal. Art. 18., n 3 CRP o princpio da no retroactividade decorre deste artigo indo depois para o Art. 103. CRP. Em quase todos os Estados Americanos proibida a retroactividade geral, mas o Congresso veio dizer que era somente relativo a direito penal. Cdigo Civil princpio da no retroactividade, no se aplica ao legislador mas ao destinatrio da lei.

Direito comunitrio pg. 181 direito comunitrio fiscal prprio, impostos comunitrios prprios e direito comunitrio fiscal interestadual. Convenes internacionais pg. 189 Leis pg. 194 Matria reservada AR Art. 165., n 1, alnea i), legislador deve definir objecto, art. 165., n 2 e 5 CRP. 15

Costume prtica reiterada e constante (corpus) com convico de obrigatoriedade (animus) assim porque deve ser assim. Pode haver costume contra lei mas no contra lei constitucional => o costume revoga a lei e a lei revoga o costume. H costume constitucional, autognese do costume.

Fim da pena de morte 1866 Vtor Hugo Portugal um povo surpreendente porque fez algo que era esperado da civilizao. Costume no tem prtica no direito fiscal. Contratos entre partes, no so fonte de direito fiscal. 2 sentidos: H contratos fiscais que no violam preceitos legais, ex: benefcios fiscais Auto Europa autogesto dos funcionrios que atravs de determinados riscos que assumem perante a produo, o Estado d contrapartidas benefcios fiscais, que determina a incidncia, que s pode ser determinada por lei e aqui com base no contrato que est em causa o princpio da legalidade. H outros que tm a ver com liquidao e cobrana, ex: tpico, impostos sobre o jogo por avena com casino, imposto especial e no IRC a liquidao feita de forma sinttica com base num certo ndice. para ver quanto h de imposto. Jurisprudncia e doutrina Jurisprudncia - inconstitucionalidade e ilegalidade TC. TA e fiscais podem declarar ilegais os regulamentos tributrios (raro) mas nessa medida. Doutrina pode influenciar mas no fonte formal. Codificao ler! Interpretao e integrao de normas do Direito Fiscal Art. 11. LGT interpretam-se como as normas gerais. Interpretao sentido das normas, qualificao do facto, aplicam-se as mesmas regras gerais da interpretao. Itlia Escola Pavia teoria proporcional teoria da interpretao econmica. Art. 11., n 3 LGT dvidas das normas d-se evidncia equivalncia dos factos interpretao econmica dos factos. 16

Integrao de lacunas no h analogia em direito fiscal analogia elemento da interpretao.

AULA: 02/11/2010 Aplicao no tempo e no espao da lei fiscal pg. 226 vigncia da lei, entrada em vigor, cessao de vigncia da norma. Saber a que tempo que se aplicam as normas: passado, presente, futuro. Retroactividade: - quadro CRP que se impe ao legislador, h sectores em que no se aplica a retroactividade penal e fiscal; - no podemos aplicar a norma retroactivamente a no ser se for mais favorvel, proibida a criao de impostos ou agravamento de impostos retroactivamente. Eficcia espacial pg. 228 Princpio da territorialidade princpio muito importante no direito fiscal, o ramo de direito que devia ser considerado o mais nacional possvel, porque os factos tributrios ocorrem no territrio onde efectuados. Facto tributrio plurilocalizado reportam-se a mais do que uma jurisdio, o princpio da territorialidade j no resolve aqui o problema. Os impostos so aplicados onde a pessoa residente; a nacionalidade deixou de ser relevante no pagamento de impostos, por ser residente e no nacional de um pas. A conexo relevante entre o contribuinte e o pas a residncia. O grande problema a que chamamos direito fiscal internacional. pg. 230 rendimento - residncia e a fonte, origem e destino dos bens; patrimnio localizao dos bens Ex: empresa portuguesa lucra 500 mil obtidos em Portugal, a sede em Portugal e obtm mais 200mil em Espanha os 500mil so tributados em Portugal critrio da territorialidade, os 200mil, o Estado da residncia, pelo princpio da universalidade, o Estado portugus tem o direito de tributar os 200mil, mas o Estado espanhol tambm tem aos no 17

residentes pelo princpio da fonte, dando origem dupla tributao como se resolve? convenes internacionais, h-de ter mecanismo para atenuar a dupla tributao, quem resolve o Estado de residncia, porque tributa todos os rendimentos de fonte interna e externa, porque quem sabe o rendimento total do contribuinte. Pg. 235 OCDE prev vrios mtodos: - iseno total ou integral Estado de residncia prev a iseno total e o Estado da fonte que tributa; - iseno progressiva (ex. IRS) - rendimento de fonte externa que no

conta para pagar imposto c, mas conta para juntar aos de c para determinar a taxa ou a liquo, contribuem para a gravar a taxa do pas de origem. Os mtodos da dupla tributao no eliminam a mesma, atenuam, s se fosse com iseno total. Residentes no habituais: contribuintes a que se aplica o mtodo progressiva. Mtodo em Portugal o crdito de imposto versus mtodo de iseno: - mtodo integral, depois de determinada colecta, determina-se um imposto igual ao que pagou l desde que no superior ao de c; - credito de imposto ordinrio ou imputao um problema de poder dos Estados sobre os cidados: cobro eu, cobras tu, cobras tu mais eu? Crdito de imposto presumido e fictcio: O Estado concede um benefcio, o Estado d um crdito imposto = taxa nacional que pagar no Estado de origem. O benefcio fiscal concedido reverte para a empresa no para Estado fictcio. Mas pode ser acumulado nos dois Estados, o presumido quando o Estado da residncia d um crdito superior ao que pagaria no Estado da fonte, mtodo criticado pela OCDE, pois cria concorrncia desleal pelas empresas.

Relao jurdica fiscal pg. 239 1 titulares (activos) 2 sujeitos (passivos) 18

3 contedo 4 relaes em que a mesma se analisa. Todo o direito disciplina relaes interdisciplinares, a relao jurdica fiscal muito complexa. A relao fiscal uma relao obrigacional, pode um lado o poder de tributar e por outro lado o dever de pagar. O credor fazenda pblica e o devedor contribuinte ou outros sujeitos passivos. Temos que distinguir a relao de imposto, o credor tem o direito de cobrar o imposto e o devedor tem o dever de pagar. Obrigaes acessrias obrigao de declarar, registar, escriturar,

contabilidade organizada, obrigao de se suportar a inspeco so acessrias da principal (obrigacional), so operaes que esto ao servio da principal. Distinguir o plano da obrigao fiscal, credor direito de exigir obrigao pecuniria e o devedor que tem o dever de realizar esse imposto, obrigao de facere (fazer). Distinguir bem: obrigao de imposto das demais obrigaes. Existe um crescente de obrigaes acessrias que eleva os custos das obrigaes fiscais.

AULA: 09/11/2010 Relao jurdica fiscal (complexidade da mesma) pg. 239 1 Sujeito activo 2 Sujeito passivo 1 Sujeito activo 4 titularidades sujeitos activos pg. 255 a) Direito tributrio b) Competncia tributria c) Capacidade tributria d) Titularidade da receita a) Direito tributrio poder tributrio (dinmica ou momentos da vida do imposto), o poder tributrio reporta-se dinmico do imposto: 1 legislador, 2 facto gerador contribuinte, revelador da capacidade contributiva relao de direito constitucional legalidade; 19

b) Competncia tributria complementos da vida do imposto, o legislador, o contribuinte e depois o momento administrativo administrao, e que hoje em dia est delegada nos particulares, que liquidam impostos prprios ou de 3s, poder de lanar, cobrar impostos administrao, competncia para praticar o acto de liquidao, determinao que envolve mais ou menos operaes consoante a complexidade do imposto; c) Capacidade tributria credor, tem capacidade activa a fazenda pblica, credor e o contribuinte que o devedor art. 15. LGT . relao de direito obrigacional, tendencialmente paritria; d) Titularidade da receita IMI o municpio no tem o poder de tributar porque a mesma feita pela administrao fiscal, mas tem a competncia de exigir a receita. Tem a titularidade da receita que est para alm da relao fiscal? a relao que o contribuinte tem com o municpio platnica, no h encontro entre os sujeitos da relao jurdica, a capacidade de cobrar a liquidao do imposto est na administrao fiscal. A titularidade da receita um direito de crdito dos municpios sobre o Estado e no sobre os contribuintes, uma relao que s surge se a primeira tiver sido realizada com xito, se no pagarmos o IMI os municpios no tm o que receber, s aps o pagamento ao Estado que os municpios tm o direito de receber o dinheiro da administrao fiscal.

2 Sujeito passivo 3 categorias pg. 259 a) Contribuinte b) Devedor do imposto c) Sujeito passivo a) Contribuinte pessoa relativamente qual se verifica o facto gerador tributrio, expresso da capacidade contributiva, titularidade de um patrimnio, compra de um bem (consumo), rendimentos adquiridos, uma ablao nos rendimentos do contribuinte. b) Devedor do imposto - H casos em que a lei diz que um o contribuinte e que outro pague o imposto. O devedor do imposto aquele que tem o dever de pagar, de prestar o pagamento, o sujeito passivo qualificado relativo obrigao principal. 20

c) Sujeito passivo - Sujeito passivo num sentido mais amplo, est numa relao obrigacional, que so muito onerosas e numerosas. Substituio tributria Art. 20. e 28. LGT pg. 273 Art. 20., n 1 LGT A substituio tributria verifica-se quando, por imposio da lei, a prestao tributria for exigida a pessoa diferente do contribuinte., no diz o que mas descreve como fenmeno, em princpio o contribuinte o devedor do imposto mas quando partida, com o facto gerador, a relao tributria tem um sujeito activo e 2 passivos, um substitudo pelo devedor do imposto; um o substitudo (contribuinte) e o outro o substituto (2 sujeitos passivos em sentido amplo), conceito que estava na doutrina. Art. 20., n 2 LGT ... efectivada atravs do mecanismo da reteno da fonte do imposto devido. pe em causa o que diz o n 1, ocorre sempre que haja reteno na fonte (tcnica de cobrana), mas sempre que h reteno na fonte h substituio tributria, mas tambm o contrrio, por ex., na contribuio para o audiovisual. A lei perfilha o conceito muito amplo da substituio tributaria, uma figura do DF que separa o contribuinte do devedor 1 verifica-se o facto tributrio e o 2 o que tem que fazer face ao cumprimento de pagar. Natureza da substituio tributria Direito civil, so construes de natureza dogmtica, h vrias teorias a explicar esta figura, para o Prof. Casalta Nabais, no tem correspondncia com o direito substantivo ou objectivo, exclusiva do DF, nada tem a ver com outros ramos do direito. Art. 28., n 1, LGT ...a entidade obrigada reteno responsvel pelas importncias retidas e no entregues nos cofres do Estado, ficando o substitudo desonerado de qualquer responsabilidade no seu pagamento..., o retentor tem 2 obrigaes: 1 reter e 2 entregar nos cofres do Estado. Se reteve e no entrega crime, abuso de confiana fiscal, mas do ponto de vista fiscal o substitudo fica desonerado das obrigaes , o responsvel, o substituto. O substitudo no responsvel, s tem responsabilidade quanto a dvidas prprias. No reteve Art. 28. n 2 e n 3 LGT comete infraco, tem que reter (contra-ordenao) e depende se o dinheiro foi dado ao substitudo, nesta situao necessrio separar a substituio em sentido prprio 21

substituto devedor do imposto alheio, se no tiver bens o substitudo responsvel, mas somente em ltima anlise. Ex: pagamentos por conta devedor o trabalhador, a empresa tem que fazer a reteno do pagamento por conta de 3s. Tem a ver com a natureza da reteno da fonte, se for definitivo, o responsvel em 1 linha o trabalhador e em 2 linha a entidade patronal. Art. 28. n 3 LGT juros bancrios rendimentos, o banco retm o imposto, se o banco no pagar, obrigao acessria, em 1 linha a administrao fiscal vai pedir ao substituto (banco), reteve o dinheiro e no pagou, responsvel o devedor, quem devia ter pago, no o depositante mas o banco. AULA: 16/11/2010 (Prof. Eduardo) Art. 41., LGT Pagamento por 3s tem que ter autorizao do devedor e o substituto tem que receber uma declarao de como passou a ter os direitos, n 2 ...fica sub-rogado nos direitos da administrao tributria,...

Art. 42., LGT Pagamento em prestaes pode ser requerido. Art. 43.,n 1 LGT Juros indemnizatrios juros pelo incumprimento do Estado, quando no cumpre por reclamao graciosa (art. 68. CPPT) ou impugnao judicial (art. 102. CPPT); Art. 44., LGT juros de mora incumprimento da prestao dentro do prazo legal. No esto contemplados todos os meios possveis: meios impugnatrios fiscais reclamao graciosa, impugnao graciosa, recurso hierrquico e deduzir oposio. Recurso hierrquico e impugnao graciosa administrativos; Reclamao graciosa judicial. Existem juros indemnizatrios, o Estado est claramente obrigado a indemnizar de acordo com o art. 43., LGT. Art. 44., LGT Falta de pagamento da prestao tributria Art. 45., LGT ...os tributos caduca se a liquidao no for validamente notificada ao contribuinte... n 2, prazo de 4 anos, excepo 3 anos previstos no n 3 do mesmo artigo (pg. 320 livro). N 4, contagem prazos, 22

excepto IVA ou IRS (reteno da fonte a ttulo definitivo) ...prazo se conta a partir do incio do ano civil seguinte quele em que se verificou.... Esta norma pode ser considerada inconstitucional por fora do art. 46., LGT, de acordo com o Prof. Diogo Leite de Campos, porque a interrupo da contagem do, n 1: O prazo de caducidade suspende-se com a notificao ao contribuinte, nos termos legais, da ordem de servio ou despacho no incio da aco de inspeco externa, cessando, no entanto, esse efeito, contando-se o prazo do seu incio, caso a durao da inspeco externa tenha ultrapassado o prazo de 6 meses aps a notificao. o prazo para a inspeco ser feita so de 6 meses e como no h limite a este prazo pode acontecer que quase ou findo o prazo (6 meses) os funcionrios que esto a fazer a inspeco pedem para renovar o perodo da inspeco, mas o termo da notificao da nova inspeco tem que ser anterior a 6 meses, o que poder ultrapassar o prazo dos 4 anos, violando o art. 45., LGT, se no houver um termo para essas prorrogaes pode passar o limite dos 4 anos. Art. 47., LGT liquidao, ex: fuses e cises. Art. 48., LGT Prescrio prescrevem as dvidas, j h liquidao do imposto, h obrigao de pagar. N 3, ...se a citao deste... na prescrio citao uma vez que j existe processo citado para ir ao processo. Procedimento tributrio mecanismos processuais em matria tributria princpios DF e CRP (legalidade, equidade, proporcionalidade...). Pg. 313 Art. 54., LGT mbito e forma do procedimento tributrio Art. 55., LGT Princpios do procedimento tributrio Art. 56., LGT Princpio da deciso princpio do procedimento tributrio, a administrao est obrigada a responder ao contribuinte e concludo no prazo de 6 meses (art. 57. LGT), quando prorrogado o prazo da inspeco contrapem-se a este. No processo tributrio os prazos so contnuos Art. 296. e 297. CC. Art. 58., LGT Princpio do inquisitrio A administrao tributria deve, no procedimento, realizar todas as diligencias necessrias... tem o poder de inquirir sem estar subordinada a ningum. Art. 60., LGT Princpio da participao n 1, alneas a) a e) direito de adio, uma situao excepcionalmente importante, a administrao no 23

pode praticar nenhuma deciso decisria sem ouvir o contribuinte, este tem o direito de audio (pg. 367 e ss).

24

Das könnte Ihnen auch gefallen