Sie sind auf Seite 1von 9

Balantidase: o que ? Quais as causas? E os sintomas? Como so feitos o diagnstico e o tratamento? Tem jeito de evitar?

Avalie este artigo Comentar Imprimir Assinar Enviar Recomendar Tweetar +1

O que balantidase? A balantidase uma zoonose que tambm acomete o ser humano. O homem muito resistente a essa infeco e a maioria das pessoas infectadas permanecem assintomticas. Por isso, a manifestao da doena rara, embora os portadores da infecopossam ser em nmero muito maior. Quais so as causas da balantidase? A balantidase causada por um protozorio intestinal denominado Balantidium coli, cujo hospedeiro natural o porco, sendo o homem um hospedeiro acidental. Essegerme tem a forma oval, vive especialmente nas regies cecal e sigmoidea do intestino grosso e desloca-se graas ao movimento de clios. A forma cstica raramente est presente nas fezes humanas, mas pode ser encontrada na evacuao de porcos parasitados. A balantidase ocorre pela ingesto de lquidos ou alimentos contaminados com cistos do protozorio. Geralmente o homem se contamina quando ingere carne de porco mal cozida, mas eventualmente pode ocorrer contaminao por meio da gua ingerida pelo homem por fezes de porcos infectados. Por isso, indivduos que tm contato com porcos (criadores, trabalhadores em matadouros, aougueiros, etc.) constituem o grupo de maior risco. Quais so os principais sinais e sintomas da balantidase? O Balantidium coli pode viver no intestino grosso humano sem causar dano, mas algumas vezes, as formas trofozoticas penetram na mucosa do intestino grosso, causando pequenas lceras parecidas com as da amebase. Quase sempre h pouca ou nenhuma manifestao clnica ou queixas por parte do paciente. Em alguns casos, contudo, a sintomatologia pode ser de intensa diarreia; enterorragia (hemorragia intestinal); dores abdominais; cefaleia; astenia; tenesmo e meteorismo. Em casos (rarssimos) pode levar ao coma e morte. Como o mdico diagnostica a balantidase? O diagnstico da balantidase pode ser obtido atravs de uma histria clnica bem feita, de um cuidadoso exame fsico, de exames laboratoriais, exame parasitolgico de fezes e ultrassonografia. Num examemicroscpico de tecidos intestinais pode-se identificar o parasita. Um diagnstico diferencial deve ser feito com a amebase. Como o mdico trata a balantidase

? O objetivo do tratamento a erradicao da parasitose. Existe tratamento especfico para a balantidase (metronidazol). Vrios antibiticos podem ser usados, com excelentes resultados (aureomicina, terramicina, bacitracina). A internao em hospital s recomendada nas formas graves da doena. Como prevenir a balantidase?

Evitar que excrementos de sunos contaminem os abastecimentos de gua. Amontoar as fezes de sunos para que a fermentao assim produzida mate os cistos nelas presentes. No utilizar as fezes de porco como adubo. Tratar os indivduos doentes ou portadores da doena. Lavar bem os vegetais antes de consumi-los.

______________________________________________________

BALANTIDASE

a infeco intestinal causada pelo protozorio ciliado Balantidium coli. Este parasito vive no intestino grosso, especialmente na regio cecal e no sigmide.

Cistos de Balantidium coli

MANIFESTAES CLNICAS

A infeco relativamente rara no homem e, quase sempre assintomtica. Quando sintomtica, as manifestaes so muito semelhantes clinicamente com o quadro de colite amebiana. Este protozorio causa diarria ou disenteria, dores abdominais, nuseas, vmitos, meteorismo, fraqueza, anorexia, febre, desidratao,emagrecimento e cefalia.

MODO DE TRANSMISSO

A transmisso normalmente ocorre pela ingesto de gua ou alimentos contaminados com cistos de B. coli.

DIAGNSTICO LABORATORIAL

O diagnstico laboratorial da balantidase baseia-se no exame parasitolgico de fezes com pesquisa de cistos e/ou trofozotos do parasito.

___________________________________________________________________________-

BALANTIDASE

Definio A Balantidase uma protozoonose que acomete o homem, por um protozorio intestinal. O homem muito resistente infeco. A maioria dos infectados so assintomticos. A transmisso dessa doena facilitada por pessoas que criam porcos. Histrico O Balantidium coli foi visto pela primeira vez por Malmsten, em 1857, em dois doentes com disenteria. Agente etiolgico

Protozorio Balantidium coli. Caractersticas do protozorio


Tem a forma oval. Desloca-se no intestino graas ao movimento dos clios. A forma cstica, raramente encontrada em fezes humanas freqente na evacuao de porcos parasitados; menor, arredondada, no apresenta clio e envolta por membrana espessa.

Hospedeiro

O hospedeiro natural desse protozorio so os sunos, o parasita costuma se localizar no intestino grosso desses animais. O homem considerado um hospedeiro acidental.

Habitat No homem, costuma se localizar no intestino grosso Grupo de risco


Indivduos que tm contato com porcos. Criadores de porcos. Trabalhadores em matadouros. Aougueiros.

Patogenia O estudo da patogenia tem por objetivo mostrar as leses que os protozorios podem provocar no organismo humano. No homem o protozorio pode viver no intestino grosso sem acusar dano algum, mas algumas vezes, as formas trofozoticas penetram pela mucosa do intestino grosso, coloniza-se na submucosa deste. Com a necrose da submucosa, formam-se pequenas lceras parecidas com as da amebase. Transmisso Ocorre pela ingesto dos cistos do protozorio, em lquidos ou alimentos contaminados. Geralmente o homem se contamina quando ingere carne de porco mal cozida. Eventualmente pode ocorrer casos

de contaminao da gua ingerida pelo homem, por fezes de porcos infectados. Sinais e sintomas Na maioria dos casos as manifestaes clnicas so insignificantes, e no trazem queixas ao paciente. Poucos casos casos pode a sintomatologia ser intensa e dramtica, em alguns casos relatados pode causar o coma e morte do paciente.

diarria, geralmente com cinco a seis evacuaes dirias; dores abdominais; cefalia; astenia; tenesmo; meteorismo.

em casos gravssimos pode ocorrer:


diarrias intensas e sanguinolentas, que no cedem com medicamentos; enterorragias ( hemorragia no intestino); prolapso do reto; coma.

Diagnstico

Anamnese. Exame fsico. Exame clnico. Exames laboratoriais. Exame parasitolgico. Ultrassonografia.

Diagnstico diferencial O diagnstico diferencial deve se feito para que a Balantidase no seja confundida com outras patologias com quadro clnico semelhante. Atravs dos exames clnico, fsico, laboratoriais e estudos radiolgicos o mdico pode excluir essas doenas, at chegar ao diagnstico correto. As doenas que podem ser confundidas com a Balantidase so as seguintes:

Amebase.

Tratamento

Objetivo do tratamento a erradicao da parasitose.


Especfico: existe tratamento medicamentoso especfico para essa parasitose. Antibiocoterapia tem excelentes resultados para tratar dessa parasitose. Repouso no leito. Internamento em hospital quando o paciente contrair a forma grave da doena.

Preveno medidas sanitrias:


Inquritos epidemiolgicos para descoberta das fontes de infeco. Saneamento bsico eficiente. Impedir que excrementos de sunos alcancem os abastecimentos de gua, atravs de engenharia sanitria. Criao de sunos em boas condies sanitrias, impedindo que suas fezes sejam disseminadas; se possvel, essas fezes devem ser amontoadas, para que a fermentao produzida mate os cistos nelas presentes. Sunos no devem ser criados soltos. Realizar exames nos porcos para identificar os infectados pelo protozorio. Remoo adequada dos dejetos humanos. Proibio do uso de fezes de porcos como adubo. Educao sanitria da populao. Campanhas de preveno contra a doena, em reas endmicas. Tratamento dos indivduos parasitados, doentes ou portadores sos, principalmente se forem manipuladores de alimentos. Fornecimento de gua potvel para a populao.

medidas gerais:

Ingesto de gua potvel. Ingerir carne de porco bem cozida. Lavar cuidadosamente os alimentos vegetais antes de serem utilizados. No evacuar perto de rios e poos. Lavar as mo antes das refeies. Lavar as mos aps ir ao banheiro.

Proteger os alimentos das moscas e baratas. Viajantes que vo para reas endmicas, devem se informar sobre a transmisso da doena, para que possam evitar a contaminao.

________________________________________________________________________

Balantidase
Denomina-se balantidase a infeco do homem e de animais pelo Balantidium coli (cosmopolita). A infeco humana quase sempre est ligada atividade do indivduo, no contato com porcos, criadores, trabalhadores em matadouros, aougueiros, etc., que tem maior possibilidade de ingerir os cistos do protozorios, em bebidas ou alimentos contaminados. O homem muito resistente a infeco e o nmero de casos descritos na literatura alcana umas poucas centenas, se bem que o nmero de portadores assintomticos pode atingir alguns milhares. No homem o Balantidium coli pode viver no intestino grosso sem causar dano algum, mas algumas vezes, o ciliado penetra pela mucosa, coloniza-se na submucosa que se mostra espessada e com infiltrado linfoplasmocitrio. Com a necrose da mucosa, formam-se pequenas lceras que confluindo do ao conjunto o mesmo aspecto visto na amebase. Ao exame microscpico dos tecidos muito fcil identificar-se o parasita, no s pelo tamanho, mas tambm pela cor escura do macroncleo, em forma de rim. A sintomatologia pouco significativa. Outras vezes alcana intensidade dramtica, com enterorragia, prolapso do reto e morte. Comumente, porm, existe diarria, com 5 ou 6 evacuaes dirias, dores abdominais, cefalia, astenia, tenesmo, meteorismo; este quadro clnico superpe-se quela da amebase, devendo o clnico incluir sempre a balantidase no diagnstico diferencial com a amebase. Vrios antibiticos tem sido usados com sucesso: aureomicina, terramicina e bacitracina. O metronidazol, dado oralmente na dose de 600 a 1200 mg, diariamente, durante 10 dias, curou 94% dos doentes, Nuti e col. (1980). Na profilaxia recomenda-se os mesmos processos em amebases, pois so os mesmos mecanismos de transmisso, lembrando porm que os sunos, como hospedeiro natural, so as principais fontes de infeco da coletividade.
_____________________________________________________________________________

Balantidium coli
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Balantidium coli

Classificao cientfica Reino: Protista

Filo:

Ciliophora

Classe:

Ciliata

Subclasse: Holotricha

Ordem:

Trichostomatida

Famlia:

Balantiididae

Gnero:

Balantidium

Espcie:

B. coli

Nome binomial

Balantidium coli

(Malmsten, 1857)

Balantidium coli um protista ciliado causador da balantidiose, uma infeco do intestino grosso do homem. Os parasitas se multiplicam no intestino, produzindo cistos (1); os trofozotos (2) so formas infectantes; os cistos e trofozoitos so amplamente eliminados nas fezes, podendo contaminar o ambiente e transmitir a infeco a outros hospedeiros. A infeco se manifesta com febre, anorexia, nuseas, vmitos e diarria que pode evoluir disenteria (fezes com muco, pus e sangue); os casos graves manifestam-se com desidratao e hemorragias intestinais; a doena pode assumir forma crnica. O diagnstico feito pela visualizao de trofozoitos e/ou cistos nas fezes. A preveno se faz pela higiene adequada, cozimento de alimentos, fervura da gua, tratamento dos doentes.

O tratamento feito com tetraciclina, 30 a 50 mg/kg. por dia, por dez dias alternativamente e em crianas, metronidazol, 20 mg/kg por dia, por sete dias. Alm do uso medicamentoso para atingir a cura da parasitose, recomenda-se fazer uma dieta lctea ( muitas vezes apenas a dieta j cura o indivduo ), pois o Balantidium coli s se alimenta do amido.
ndice

[esconder]

1 Descrio 2 Patogenia 3 Epidemiologia 4 Importncia mdica 5 Controle 6 Diagnstico Laboratorial 7 Referncias 8 Bibliografia

Descrio[editar]
O Balantidium coli um organismo composto por uma nica clula. Ele pode se apresentar de duas formas bsicas: o trofozoto e ocisto. O trofozoto mede cerca de 60 a 100 micrmetros (m) de comprimento por 50 a 80 m de largura. Toda a sua superfcie externa recoberta por clios. Na sua extremidade anterior existe uma fenda em direo ao citstomo; prximo a extremidade posterior apresenta um citopgio. No meio intracelular, apresenta vrias organelas, vacolos digestivos e dois ncleos: o macro e o microncleo. O cisto mais ou menos esfrico, medindo cerca de 40 a 60 m de dimetro. Sua parede lisa e, internamente, encontra-se o macroncleo.1

Patogenia[editar]
O Balantidium Coli causa uma infeco do intestino grosso do homem. Os parasitas se multiplicam no intestino, produzindo cistos (1); os trofozotos (3) so formas infectantes; os cistos e trofozoitos so amplamente eliminados nas fezes, podendo contaminar o ambiente e transmitir a infeco a outros hospedeiros. A infeco se manifesta com febre, anorexia, nuseas, vmitos e diarria que pode evoluir disenteria (fezes com muco, pus e sangue); os casos graves manifestam-se com desidratao e hemorragias intestinais; a doena pode assumir forma crnica.

Epidemiologia[editar]
O parasito Balantidium coli, causa a balantidase, uma infeco que acomete o intestino grosso humano. Os casos humanos se relacionam, em geral, com a presena de porcos infectados.O cisto a forma de resistcia do parasito e a forma infectante, o trofozoto a forma que se alimenta,

movimenta e se reproduz. Os cistos so eliminados em fezes formadas e o trofoztos so eliminados em fezes diarricas.

Importncia mdica[editar]
O balantidium coli um protozorio ciliado, parasita do intestino grosso dos sunos, que normalmente no causa doena. Eventualmente o parasita pode causar ulceraes de mucosa e disenteria. No apresenta especificidade de hospedeiro, assim ocasionalmente pode parasitar o homem e tambm os bovinos.

Controle[editar]
Se faz atravs da higiene adequada das mos e dos alimentos, do pleno cozimento de alimentos, da fervura ou filtrao da gua, do tratamento dos doentes e de porcos (possveis reservatrios do parasito), de programas de educao sanitria e melhoria do saneamento ambiental.

Diagnstico Laboratorial[editar]
O diagnstico da balantidase feito atravs da visualizao de trofozotos ou de cistos no exame de fezes ou no tecido coletado durante a endoscopia

Das könnte Ihnen auch gefallen