Sie sind auf Seite 1von 12

Curso Wellington- Biologia- Cordados- Peixes Prof Hilton Franco

1. Observe as figuras a seguir.

Elas representam duas classes de animais pertencentes ao Filo Chordata. A respeito das principais caractersticas desses animais, analise as proposies abaixo. I. Na Figura 1, pode-se observar um peixe da Classe Chondrichthyes, animal que apresenta esqueleto cartilaginoso; e, na Figura 2, um representante da Classe Osteichthyes, animais de esqueleto sseo. II. A linha lateral um rgo exclusivo dos peixes sseos e tem por funo detectar vibraes na gua. III. As brnquias dos peixes Chondrichthyes encontram-se protegidas por um oprculo. IV. Os peixes sseos flutuam na gua graas presena de uma estrutura denominada bexiga natatria. V. Os peixes cartilaginosos apresentam a boca localizada na poro ventral do corpo, enquanto nos peixes sseos a posio anterior. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I, II e IV so verdadeiras. b) Somente as afirmativas IV e V so verdadeiras. c) Somente as afirmativas III e IV so verdadeiras. d) Somente as afirmativas I, III e V so verdadeiras. e) Todas as afirmativas so verdadeiras. 2. A figura abaixo mostra dois peixes identificados pelos nmeros 1 e 2 que apresentam adaptaes fisiolgicas para sobreviver em diferentes ambientes. As setas indicam o fluxo de sais e de gua em cada peixe.

Considere as seguintes afirmaes, sobre caractersticas desses peixes. I. O peixe 1 hipertnico em relao ao ambiente. II. O peixe 1 capta sais por transporte ativo. III. O peixe 2 perde gua para o meio por osmose. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

Pgina 1 de 12

Curso Wellington- Biologia- Cordados- Peixes Prof Hilton Franco 3. Como consequncia dos mecanismos que regulam a presso osmtica dos peixes marinhos, os peixes sseos precisam beber gua do mar, enquanto os cartilaginosos no. O grfico a seguir mostra a osmolaridade do plasma sanguneo de peixes marinhos, em relao da gua do mar.

A coluna do grfico que representa a osmolaridade do plasma dos elasmobrnquios e a substncia orgnica importante para a manuteno da presso osmtica nesses animais esto indicadas em: a) 1 - cido rico b) 2 - glicina c) 3 - glicose d) 4 ureia 4. Em abril de 2010, pescadores do litoral paranaense capturaram um tubaro de aproximadamente 300 kg e 3 m de comprimento, segundo informao de testemunhas. O fato foi noticiado nos blogs de surfistas e at filmado. O tubaro nadava na arrebentao, tipo de ocorrncia extremamente raro, prximo ao local onde tradicionalmente os surfistas pegam onda, no pico de Matinhos. Apesar da lamentvel morte do animal, a causa mais plausvel de sua apario nessas guas pode ser: a) a presena de grande densidade de predadores da espcie em alto-mar e a busca de refgio em guas rasas. b) a sobre-explorao dos recursos pesqueiros, obrigando a espcie a encontrar alimento em locais mais rasos. c) as mudanas nas correntes marinhas provocadas pela diminuio da camada de oznio. d) o efeito estufa, que aquece os oceanos e obriga a espcie a procurar a gua fria em ambientes rasos. e) a presena de esgoto domstico lanado ao mar pelos balnerios, que facilita a oferta de alimento para o tubaro. 5. Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as afirmaes a seguir, referentes a animais marinhos. ( ( ( ( ) Os camares apresentam exoesqueleto quitinoso. ) Dos ovos das lulas, nascem larvas que sofrem mudas at atingirem a fase adulta. ) Os peixes cartilaginosos apresentam bexiga natatria. ) Nos mexilhes, as partculas alimentares penetram no manto por meio do sifo inalante.

A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, a) F V F V. b) V F F V. Pgina 2 de 12

Curso Wellington- Biologia- Cordados- Peixes Prof Hilton Franco c) V F V V. d) F V V F. e) V V F F. 6. Uma dona de casa, querendo preparar uma caldeirada de frutos do mar, obteve uma receita que, alm de vegetais e temperos, pedia a incluso de cao, camaro, lagosta, mexilho e lula. Ela nunca havia preparado a receita e no conhecia os animais. O filho explicou que esses animais eram: um peixe cartilaginoso (cao), crustceos (camaro e lagosta) e moluscos (mexilho e lula). a) Indique duas caractersticas exclusivas dos moluscos que podero permitir sua identificao pela dona de casa. b) Ao comprar o peixe, a dona de casa no encontrou cao e comprou abadejo, que um peixe sseo. Alm da diferena quanto ao tipo de esqueleto, indique outras duas diferenas que os peixes sseos podem apresentar em comparao com os peixes cartilaginosos. 7. Os peixes apresentam uma grande diversidade de formas, tamanhos e modos de vida. NO constitui caracterstica exclusiva desse grupo a(o) a) brnquia. b) linha lateral. c) bexiga natatria. d) corao bicavitrio. 8. O princpio da capacidade de submerso dos submarinos o mesmo presente na bexiga natatria de alguns peixes. Indique qual a alternativa que explica corretamente este funcionamento. a) Quando a bexiga natatria se enche de ar, o peixe fica menos denso do que a gua e sobe superfcie. b) Quando a bexiga natatria se enche de gua, o peixe fica menos denso que o meio e sobe superfcie. c) Quando a bexiga natatria se enche de ar, o peixe fica mais denso do que a gua e sobe superfcie. d) Quando a bexiga natatria se enche de gua, o peixe fica menos denso que a gua e submerge. e) Quando a bexiga natatria se enche de ar, o peixe fica menos denso do que a gua e submerge. 9. Em peixes sseos, o rgo responsvel pela manuteno do equilbrio hidrosttico a) o fgado. b) o estmago. c) a bexiga natatria. d) o esqueleto. e) a nadadeira caudal. 10. Certas lagoas temporrias da caatinga so formadas nos perodos das chuvas. Nelas h os "peixes das nuvens", nome dado porque seus ovos, resistentes seca, eclodem no perodo das chuvas. Esses peixes anuais so pequenos e esto ajustados s alteraes ambientais entre os perodos seco, quando morrem, e chuvoso. A hiptese cientfica plausvel para explicar a presena dos peixes nas lagoas : eles tm a) a aquisio dos pulmes como adaptao para vencer o perodo da seca. b) um ciclo vital curto e adquiriram caractersticas para viver nas lagoas. c) o lodo como alimento e um ciclo vital longo. d) as aves como meio de transporte, pois se escondem em suas penas, onde podem fazer respirao branquial. e) um ciclo vital muito curto e foram selecionados nestas lagoas.

Pgina 3 de 12

Curso Wellington- Biologia- Cordados- Peixes Prof Hilton Franco 11. Os vertebrados aquticos podem ser divididos em trs grupos, que apresentam particularidades biolgicas. As informaes a seguir referem-se a caractersticas de cada um desses grupos. I. Esqueleto sseo; brnquias protegidas por oprculos; fecundao geralmente externa e desenvolvimento com fase larvar. II. Corpo alongado, cilndrico, desprovido de escamas; pele recoberta por muco; boca que funciona como uma ventosa. III. Esqueleto cartilaginoso; presena de espirculos; fecundao interna e desenvolvimento sem fase larvar. Escolha a alternativa que apresenta exemplos de animais com as caractersticas das afirmativas I, II e III, RESPECTIVAMENTE. a) Tubaro, Bagre e Lampreia. b) Sardinha, Raia e Lampreia. c) Atum, Lambari e Raia. d) Raia, Lampreia e Lambari. e) Bacalhau, Lampreia e Tubaro. 12. Nos vertebrados aquticos, a concentrao de sais no corpo mantm-se constante independente do meio, gua doce ou salgada. Na figura a seguir so apresentados dois exemplos de regulao osmtica em duas espcies de peixes sseos (a e b).

Sobre a osmoregulao nas espcies em questo, analise as afirmativas a seguir: I - A presso osmtica do ambiente em que vive a espcie (a) menor que a do sangue do animal II - A presso osmtica do ambiente em que vive a espcie (b) maior que a do sangue do animal III - A espcie (a) vive no ambiente marinho e a espcie (b) de gua doce. IV - Os processos de excreo em (a) e absoro em (b) de sais, por clulas especiais das brnquias, so feitos por osmose. Marque a alternativa correta. a) Somente as afirmaes I e III so corretas. b) Somente a afirmao III correta. c) Somente as afirmaes III e IV so corretas. d) Todas as afirmaes so corretas. Pgina 4 de 12

Curso Wellington- Biologia- Cordados- Peixes Prof Hilton Franco

TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

O AZUL DA COR DA TERRA Quando, em 12 de abril de 1961, o planeta Terra foi visto a uma distncia jamais atingida antes por qualquer mortal, o astronauta sovitico Yuri Gagarin, que foi o primeiro a vla sob este ngulo, exclamou admirado: - A Terra azul! Pela primeira vez fotografada, assim foi ela vista tambm pelos olhos no menos admirados de toda a humanidade: AZUL! Azul da cor da gua lmpida dos lagos, rios, mares e oceanos que cobrem a maior parte da superfcie de nosso planeta chamado, contraditoriamente (ou no), de Terra. gua que existe em toda parte, dentro e fora de ns, e cuja presena percebemos ou pressentimos o tempo todo, ainda que no a vejamos na forma lquida, que, por algum motivo, sempre nos pareceu "a mais normal". Sob essa ou outras formas que lhe so prprias, ela est mesmo em toda parte, ainda que no to evidente e explcita para ns: est nos lugares, nos objetos e nos seres animais, vegetais e minerais que constituem o nosso ambiente natural, social e cultural. Se no est no momento presente, j esteve em algum outro tempo na formao, composio, preparao, conservao ou na higienizao dos objetos que nos rodeiam, por mais slidos, rgidos, resistentes ou por mais etreos que sejam. Como tambm est ou j esteve nas paisagens e nos ambientes onde tais objetos e seres se encontram. Est nos alimentos, remdios, tratamentos de sade, vestimentas, edificaes; na luz que nos ilumina e no ar condicionado que aquece ou refrigera nossos ambientes; na decorao, arte, literatura; no lazer e no transporte; na poltica, economia e religio. Nas comemoraes de paz e nas disputas de guerra. Enfim, no nascimento, na sobrevivncia e na morte. Graas gua, a humanidade se libertou de suas limitaes, medida que soube aproveit-la, conduzindo-a para os lugares onde melhor poderia ser utilizada e servir s suas inmeras necessidades. Contudo, apesar da ddiva que ela sempre representou para ns, humanos, as relaes das civilizaes modernas e ps-modernas, com essa me provedora, nem sempre tm sido pautadas pelo princpio do "amor com amor se paga". Hoje, a nossa Terra corre o risco de se tornar um planeta de terras ridas pelos maltratos que infligimos natureza, em suas mais variadas manifestaes e diversidade. Mas quem usa, cuida; quem necessita, zela; quem ama, protege. Quem recebeu a ddiva da vida deve manter viva a fonte da qual a recebeu. Da a razo de termos escolhido a GUA como tema para anlise e reflexo nesta prova. Planeta Terra: este planeta Azul que, um dia, o compositor e cantor Guilherme Arantes homenageou com a belssima msica Planeta gua. guas que movem moinhos so as mesmas guas que encharcam o cho E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra Terra, planeta gua

13. Todos os anos, algumas espcies de peixes sobem at as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza para realizar a reproduo. a piracema, fenmeno considerado essencial Pgina 5 de 12

Curso Wellington- Biologia- Cordados- Peixes Prof Hilton Franco para a preservao da piscosidade (abundncia de peixes) das guas de muitos rios e lagoas. A seguir so dadas algumas informaes sobre a piracema: I. As primeiras piracemas costumam acontecer por volta de outubro quando, devido s chuvas, ocorre uma srie de enchentes. II. As chuvas e as enchentes estimulam a ovulao nas fmeas e fazem com que os peixes formem um cardume em um determinado trecho do rio, para realizar a reproduo. III. As espcies migradoras sobem o rio em levas consecutivas que podem ser constitudas por peixes de vrios tamanhos. IV. Os peixes nadam contra a correnteza e, por essa razo, h uma alta produo de cido ltico em seus msculos. V. Ocorre a fabricao de um hormnio provocada pela estimulao do cido ltico. Esse hormnio o responsvel pela maturao das clulas reprodutoras dos peixes. Com base nessas informaes, aponte a alternativa que classifica de maneira correta as razes que levam ocorrncia da piracema.

14. Os peixes cartilaginosos, como os tubares e as raias, apresentam sexo separado, fecundao interna e desenvolvimento direto. Quanto ao padro de desenvolvimento do embrio, eles podem ser vivparos, ovovivparos e ovparos. Em relao a esses padres nas diferentes espcies de peixes cartilaginosos, INCORRETO afirmar que: a) nas vivparas, o desenvolvimento do embrio at a formao dos jovens ocorre fora do corpo materno. b) nas ovparas, o desenvolvimento do embrio ocorre fora do corpo materno. c) nas ovovivparas, o desenvolvimento do embrio ocorre no interior do corpo da fmea. d) nas ovparas, os ovos so protegidos por cpsulas grandes. e) nas vivparas no se formam ovos protegidos por cpsulas. 15. Os peixes recifais marinhos formam um dos mais variados grupos de vertebrados existentes, e suas comunidades tm sido estudadas em diferentes regies do mundo. Os ambientes recifais, presentes [...] em geral em guas litorneas, so formados por estruturas slidas ou consolidadas, que podem ter origem biognica ou no. Os de origem biognica so formados pela deposio de material calcreo, por alguns tipos de corais e outros organismos construtores. J os de origem inorgnica podem surgir devido cimentao natural de gros arenosos ou pela formao de costes rochosos [...]. Ambientes mais complexos tm maior quantidade de micro-hbitats, seja pela presena de mais ramos e reentrncias de corais, ou pela existncia de variados tamanhos de tocas formadas por pedras e/ou outros substratos consolidados. Esses ambientes so o hbitat das mais diversas e complexas comunidades de peixes, incluindo representantes de pelo menos 100 famlias desses animais. Somadas, as espcies dessas comunidades representam cerca de 20% de todos os peixes atuais. Pgina 6 de 12

Curso Wellington- Biologia- Cordados- Peixes Prof Hilton Franco (RANGEL e outros, 2005, p. 66). A partir da anlise das informaes do texto, apresente um argumento que possa justificar a grande diversidade de espcies de peixes nos ambientes recifais. 16. A seguir est representada esquematicamente a interao entre sistema circulatrio e sistema respiratrio de peixes sseos.

Analisando o esquema de acordo com seus conhecimentos, INCORRETO afirmar: a) Por apresentarem sistema circulatrio aberto e incompleto, os peixes sseos so ectotrmicos. b) O corao desses animais bicavitrio com vlvulas que direcionam o fluxo sanguneo. c) Alm de realizarem trocas gasosas, as brnquias podem atuar na excreo ativa de sais em peixes marinhos. d) No h mistura de sangue venoso com sangue arterial no corao desses animais, pois sua circulao simples. 17. Com relao s caractersticas e a alguns avanos evolutivos observados em vertebrados, analise as proposies dadas.

( ) A bexiga natatria um rgo de equilbrio hidrosttico que permite aos tubares (A) a sua manuteno em locais de baixa profundidade. ( ) A linha lateral, existente no animal ilustrado em (B), permite a deteco de vibraes nas guas onde ele se encontra. Pgina 7 de 12

Curso Wellington- Biologia- Cordados- Peixes Prof Hilton Franco ( ) Na bexiga natatria das raias (C), a quantidade de gases para a flutuao prxima de zero. ( ) So avanos evolutivos dos anfbios (D) e (E), quando comparados aos peixes: presena de corao com trs cmaras; epiderme permevel e desenvolvimento de pulmes. ( ) Na salamandra (D), um anfbio do grupo Urodela, e no sapo (E), anfbio do grupo Anura, a membrana timpnica fica rente superfcie do corpo. 18. Os tubares so animais condrcties que pertencem ao grupo 'Elasmobranchii'. Todas as caractersticas abaixo so observadas em tubares, exceto: a) boca em posio ventral. b) olfato muito desenvolvido. c) narinas terminando em fundo cego, sem comunicao com a faringe. d) presena de bexiga natatria. e) apresentao de dimorfismo sexual. 19. Em abril de 2003, frequentadores da praia da Joatinga, no Rio de Janeiro, mataram a pauladas um tubaro mangona. As espcies animais que causam medo, repulsa ou esto associadas a supersties so inapelavelmente sentenciadas morte. Cobras, aranhas, morcegos, escorpies, arraias, marimbondos, sapos, lagartos, gambs e, claro, tubares, morrem s dezenas, porque falta populao um nvel mnimo de conhecimento sobre tais animais, seu comportamento, seu papel na cadeia alimentar e nos ecossistemas. (Adaptado de Liana John, "Sentenciados morte por puro preconceito". www.estadao.com.br/cincia/ecos/mai/2003). a) As arraias pertencem ao mesmo grupo taxonmico dos tubares. Que grupo esse? D uma caracterstica que permite agrupar esses animais. b) Sapos e lagartos pertencem a classes distintas de vertebrados. D uma caracterstica que permite diferenciar as duas classes. c) Aranhas e escorpies tm em comum o fato de capturarem as suas presas ou se defenderem utilizando venenos. Indique que estruturas cada um deles utiliza para inocular o veneno e em que regio do corpo do animal essas estruturas se localizam. 20. Os 'Chondrichthyes' (peixes cartilaginosos) e os 'Osteichthyes' (peixes sseos) constituem dois grandes grupos do subfilo vertebrata. Os primeiros so conhecidos como raias, tubares e quimeras. Os peixes sseos, por sua vez, so conhecidos por sua ampla biodiversidade global e presena em nosso dia, seja na culinria, como o bacalhau, a sardinha e o atum, seja na ornamentao, como as carpas coloridas, o beta e o popular "guppy". Diferenas anatmicas e funcionais em seus sistemas de equilbrio hidrosttico, bombeamento e circulao de gua atravs das brnquias, nos mecanismos sensoriais de defesa e predao, bem como no tipo de escamas, constituem as principais caractersticas que separam esses peixes em dois grandes grupos. Com relao a esses grupos, utilizando seus conhecimentos, analise as caractersticas diagnsticas a seguir. I. Chondrichthyes - possuem um fgado oleoso e so desprovidos de bexiga natatria. II. Osteichthyes - possuem oprculo protegendo as brnquias. III. Chondrichthyes - alguns podem ter o corpo desprovido de escamas. IV. Osteichthyes - possuem escamas placoides ou dermoepidrmicas. V. Chondrichthyes - so dotados de ampolas-de-lorenzini, um tipo de clula sensorial que detecta o potencial eltrico das clulas das presas. Est(o) correta(s) apenas a) I, III e IV. Pgina 8 de 12

Curso Wellington- Biologia- Cordados- Peixes Prof Hilton Franco b) I, II e V. c) II, IV e V. d) I e II. e) III.

Pgina 9 de 12

Curso Wellington- Biologia- Cordados- Peixes Prof Hilton Franco

Gabarito:
Resposta [B] da questo 1:

Na figura 1 pode-se observar um peixe da classe Osteichthyes e na figura 2 um peixe da classe Chondrichthyes. A linha lateral ocorre em peixes e anfbios jovens. O oprculo recobre os arcos branquiais dos peixes sseos. Resposta [E] da questo 2:

Todas as afirmativas relativas osmorregulao dos peixes marinhos e de gua doce esto corretas. Resposta [D] da questo 3:

Peixes cartilaginosos concentram ureia no sangue para regular a presso osmtica em ambientes marinhos. Resposta [B] da questo 4:

A ocorrncia de tubares na rea de arrebentao pode ser atribuda a diversos fatores, entre eles a falta de alimento e a presena de esgoto domstico. O olfato um recurso muito desenvolvido em tubares. Resposta [B] da questo 5:

Exoesqueleto quitinoso uma caracterstica de todos os artrpodes, inclusive de crustceos; cefalpodes, como lulas, possuem desenvolvimento direto, sem estgios larvais; somente peixes sseos possuem bexiga natatria; moluscos bivalves, como mexilhes, filtram partculas de alimento diretamente da gua. Alimentam-se de partculas orgnicas em suspenso na gua. Nesses moluscos a gua penetra no interior da concha, na cavidade do manto, atravs do sifo inalante, uma abertura situada na regio posterior do corpo. Resposta da questo 6: a) Caractersticas exclusivas dos moluscos: presena de rdula (ausente nos mexilhes e lulas), corpo mole, viscoso e no segmentado recoberto por concha calcria. Corpo dividido em cabea, p e massa visceral. Na maioria dos moluscos a massa visceral recoberta cor uma prega epidrmica carnosa chamada manto ou plio, responsvel pela produo da concha calcria. b) quadro comparativo entre peixes cartilaginosos (Chondrichthyes) e peixes sseos (Osteichthyes): Peixes cartilaginosos ventral sem oprculo ausente presente Peixes sseos anterior com oprculo presente ausente

Boca Brnquias bexiga natatria Cloaca

Resposta [A]

da

questo

7: Pgina 10 de 12

Curso Wellington- Biologia- Cordados- Peixes Prof Hilton Franco

Resposta [A] Resposta [C] Resposta [E] Resposta [E] Resposta [B] Resposta [B] Resposta [A]

da

questo

8:

da

questo

9:

da

questo

10:

da

questo

11:

da

questo

12:

da

questo

13:

da

questo

14:

Resposta da questo 15: Ambientes recifais foram modelando, em um processo dinmico, microhabitats ao longo do tempo evolutivo, oportunizando refgios e outras condies de sobrevivncia para as espcies. Interaes interespecficas agregam novos contextos s condies pr-existentes, favorecendo a especiao e a preservao dessa diversidade. Resposta [A] Resposta F-V-F-V-V Resposta [D] da questo 16:

da

questo

17:

da

questo

18:

Resposta da questo a) Grupo dos condricties (peixes cartilaginosos). Possuem endoesqueleto cartilaginoso.

19:

b) O sapo pertence classe dos anfbios, e os lagartos, a dos rpteis. Os anfbios realizam a fecundao externa e produzem ovos sem casca calcria. Apresentam desenvolvimento indireto e no possuem mnion, crion e alantoide. Os rpteis realizam a fecundao interna. Possuem ovos com casca calcria, apresentam desenvolvimento direto, mnion, crion e alantoide. c) As aranhas utilizam as quelceras, estruturas localizadas no cefalotrax. Os escorpies utilizam o aguilho inoculador de veneno do telso, localizado na parte final do ps-abdmen. Resposta [B] da questo 20:

Pgina 11 de 12

Curso Wellington- Biologia- Cordados- Peixes Prof Hilton Franco

Resumo das questes selecionadas nesta atividade


Data de elaborao: Nome do arquivo: 18/09/2011 s 23:51 Peixes

Legenda: Q/Prova = nmero da questo na prova Q/DB = nmero da questo no banco de dados do SuperPro Q/prova Q/DB Matria Fonte Tipo

1..................101158.............Biologia...............Udesc/2011.............................Mltipla escolha 2..................105439.............Biologia...............Ufrs/2011................................Mltipla escolha 3..................90037...............Biologia...............Uerj/2010................................Mltipla escolha 4..................98457...............Biologia...............Ufpr/2010................................Mltipla escolha 5..................91106...............Biologia...............Ufrgs/2010..............................Mltipla escolha 6..................93554...............Biologia...............Unicamp/2010.........................Analtica 7..................79644...............Biologia...............G1 - cftmg/2008......................Mltipla escolha 8..................71942...............Biologia...............Puc-rio/2007...........................Mltipla escolha 9..................74058...............Biologia...............Ufrs/2007................................Mltipla escolha 10................74467...............Biologia...............Fatec/2007..............................Mltipla escolha 11................75242...............Biologia...............Ufjf/2007.................................Mltipla escolha 12................75405...............Biologia...............Ufu/2007.................................Mltipla escolha 13................75973...............Biologia...............G1 - cps/2007.........................Mltipla escolha 14................68947...............Biologia...............Ufjf/2006.................................Mltipla escolha 15................80025...............Biologia...............Ufba/2006...............................Analtica 16................63835...............Biologia...............Pucmg/2006............................Mltipla escolha 17................64310...............Biologia...............Ufpe/2006...............................Verdadeiro/Falso 18................54545...............Biologia...............Ufpe/2005...............................Mltipla escolha 19................54546...............Biologia...............Unicamp/2005.........................Analtica 20................61589...............Biologia...............Ufpel/2005..............................Mltipla escolha

Pgina 12 de 12

Das könnte Ihnen auch gefallen