Sie sind auf Seite 1von 5

Jesus Cristo

SUMRIO: 1. Introduo. 2. Etimologia. 3. O messias. 4. O Nascimento de Jesus Cristo. 5. A Infncia de Jesus. 6. Joo Batista e o Batismo. 7. A Pregao. 8. Jesus e o Estado. 9. A Perspectiva da Cruz. 10. A misso de Jesus. 11. Concluso. 12. Bibliografia Consultada. 1. INTRODUO O objetivo deste estudo analisar a vida e obra de Jesus Cristo, no sentido de melhor compreender a nobre misso desse eminente Esprito reencarnado entre ns. 2. ETIMOLOGIA Jesus Cristo (de Jesos, forma grega do hebraico Joxu, contrao de Jehoxu, isto , "Jeova ajuda ou salvador", e de Cristo, do grego Christs, corresponde ao hebraico Moxi, escolhido ou ungido). 3. O MESSIAS A idia de um messias geralmente atribuda ao Judasmo, historicamente anterior e encontra-se em outras crenas, entre vrios povos. Ela explicada, porm, com base na concepo de um passado remoto em que os homens teriam vivido situao melhor e que voltaria a existir pela mediao entre os homens e a divindade, de um Salvador. Emmanuel entretanto explica que os Capelinos, ao serem recebidos por Jesus, teriam guardado as reminiscncias de seu planeta de origem e das promessas do Cristo, que as fortalecera ao longo do tempo, "enviando-lhe periodicamente os seus missionrios e mensageiros. Os enviados do infinito falaram na china milenar, no Egito na Prsia etc. Entre os judeus a idia do Messias Salvador surge entre os sculos IV e III a. C. pela literatura proftica. o ungido, o enviado de Iav com a misso de instaurar o reino de Deus no mundo. (Curti, 1980, p. 35) 4. O NASCIMENTO DE JESUS CRISTO Jesus nasceu em Belm e morreu no ano 30 de nossa era. O ms e o ano do nascimento de Jesus Cristo so incertos. A era vulgar, chamada de Cristo, foi fixada no sc. VI por Frei Dionsio, que atribui o Natal ao ano de 754 da fundao de Roma.

O texto evanglico correspondente ao seu nascimento : "Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua me, prometida por esposa a Jos, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grvida pelo Esprito Santo. Mas Jos, seu esposo, sendo justo, e no a querendo infamar, resolveu deix-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: Jos, filho de Davi, no temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado do Esprito Santo. Ela dar luz um filho e lhe pors o nome de Jesus, porque ele salvar o seu povo dos pecados deles. Ora, tudo isto aconteceu, para que lhe cumprisse o que fora dito pelo senhor por intermdio do profeta: Eis que a virgem conceber e dar luz um filho, e ele ser chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). (Mateus, 1, 18 a 23) Comentrio: o nascimento de Jesus por uma virgem engravidada pelo Esprito Santo, Deus na terceira pessoa, figura mitolgica, que se prende a concepes filosficas sincreticamente associadas mais tarde interpretao da Revelao Crist. A idia de concepo por um Deus prende-se concepo aristotlica da substncia, em que qualquer substncia deve derivar dela mesma. Assim, o homem deve derivar do homem, a planta da planta e o animal do animal. Assim sendo, atribuindo a Jesus, substncia divina, por entenderem-no Deus, na pessoa do filho, encarnado, ele s poderia ter sido concebido por um Deus, o Esprito Santo, porque de um homem no poderia ter nascido Deus. (Curti, 1980, p. 38 e 39) 5. A INFNCIA DE JESUS A histria de Jesus, tal como se processou sua vida, muito difcil de se reconstituir hoje, porque os Evangelhos so praticamente a nica fonte existente a fornec-la, e eles descrevem muito mais o que Jesus vem a significar, aps a sua morte para a Igreja, do que os fatos tal como aconteceram. O Evangelho nos diz que para fugir matana das crianas, a Sagrada Famlia julgou conveniente fugir para o Egito. Depois da morte de Herodes regressou do exlio e estabeleceu-se em Nazar, na Galilia. A passou Jesus a infncia e a juventude, exaltando pelo exemplo, como operrio na oficina de Jos, a dignidade do trabalho, no qual a Antigidade vira unicamente a funo prpria do escravo. Alm disso, pouco ou nada se sabe acerca de sua infncia. Lucas limita-se a dizer que "...crescia e se fortalecia cheio de sabedoria; e a graa de Deus estava sobre Ele". (Lucas, 2, 40) Narra-se que certa vez, na Pscoa, quando contava 12 anos, seus pais o perderam, reencontrando-o s aps trs dias "...assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. E todos que o ouviam admiravam a Sua inteligncia e respostas". (Lucas, 2, 46 e 47)

6. JOO BATISTA E O BATISMO "Joo, de fato, partiu primeiro, a fim de executar as operaes iniciais para a grandiosa conquista. Vestido de peles e alimentando-se de mel selvagem, esclarecendo com energia e deixando-se degolar em testemunho Verdade, ele precedeu a lio da misericrdia e da bondade". (Xavier, 1977, p. 24) Dizia s pessoas que deviam se arrepender porque estava prximo o reino dos cus. E todos dirigiam-se ao rio Jordo para ser batizado por ele. Dizia tambm: "Eu vos batizo com gua, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim mais poderoso do que eu, cujas sandlias no sou digno de levar. Ele vos batizar com o Esprito Santo e com o fogo" (Mateus, 3, 11) Lemos em Mateus, 2, 13 a 17; em Marcos, 1, 9 a11; em Lucas, 3, 21 e 22, que Jesus foi batizado por Joo Batista. A respeito do batismo, o Esprito Emmanuel, na pergunta 298 do livro O Consolador, comenta que o espiritista deve entender o batismo como o apelo do seu corao ao Pai de misericrdia para a cristianizao dos filhos, no apostolado do trabalho e da dedicao. 7. A PREGAO Contava trinta anos quando comeou a pregar a "Boa Nova". Compreende a sua vida pblica um pouco mais de trs anos (27 a 30 da era crist). Utilizou-se, na sua pregao, o apelo combinado razo e ao sentimento, por meio de parbolas ilustrativas das verdades morais. As duas regies de sua pregao: 1) Galilia (Nazar) - as cercanias do lago de Genesar e as cidades por ele banhadas, e principalmente Cafarnaum, centro a atividade messinica de Jesus; 2) Jerusalm - que visitou durante quatro vezes durante o seu apostolado e sempre por ocasio da Pscoa. Na Galilia, percorrendo os campos, as aldeias e as cidades, Jesus anunciava s turbas que o seguem o Reino de Deus; a, tambm, que recruta os seus doze apstolos e os prepara para serem as suas testemunhas. Ao mesmo tempo, vai realizando milagres. Em Jerusalm, continuamente perseguido pela hostilidade dos fariseus (seita muito considerada e muito influente, que constitua a casta douta e ortodoxa do judasmo), ataca a hipocrisia deles e esquiva-se s suas ciladas. Como prova de sua misso divina, apresenta-lhes a cura de um cego de nascena e a ressurreio de Lzaro. (Grande Enciclopdia Portuguesa e Brasileira) 8. JESUS E O ESTADO

Rejeitando transformar-se em chefe poltico, conforme o desejo de muitos dos seus seguidores, Jesus, desde o incio do seu ministrio, teve de enfrentar a ordem estabelecida, pois o Estado contrariava as suas prdicas do Sermo do Monte. A execuo de Jesus pelos romanos, sob o letreiro Rei dos Judeus, indicava que fora legalmente condenado morte como rebelde contra o Estado romano, isto , como se fora um zelota. Certas afirmaes suas ("no vim trazer a paz, mas a espada"), a expulso dos vendilhes do templo, as crticas violentas corte em geral e a Herodes pessoalmente, a que chama "raposa", pareciam colocar Jesus na linha do radicalismo poltico. A esfinge da moeda no nega a realidade do poder constitudo; mas o que reala, a preeminncia de Deus na vida humana. Dai "a Csar o que de Csar e a Deus o que de Deus" significa, antes de tudo, a recusa de dar a Csar o que de Deus. Jesus parece defender no a separao das esferas de poder, mas a submisso de todos os poderes vontade de Deus, a que tambm Csar deveria submeter-se. (Enciclopdia Mirador Internacional) 9. A PERSPECTIVA DA CRUZ Se quisermos adotar, na perspectiva da crtica histrica atual, o ponto de partida mais slido, para o conhecimento de Jesus Cristo, teremos de escolher os acontecimentos ligados sua priso, julgamento e execuo na cruz. Da, tiramos concluses hermenuticas para a sua correta interpretao. Por que aquele desfecho e no outro? A terceira razo, a execuo na cruz, recomenda uma cristologia da cruz: a cruz permitenos entender como o significado e ministrio de Jesus Cristo salvao deste mundo atravs de um julgamento que abrange todos os responsveis pela sua morte e se exerce, no pela fora das armas que matam, mas pelo testemunho da verdade e do amor que leva doao da prpria vida (martyria). (Enciclopdia Verbo de Sociedade e Cultura) 10. A MISSO DE JESUS Moiss trouxe a 1. revelao; Jesus a segunda. A primeira revelao d relevncia ao olho por olho e dente por dente; a segunda fala do amor incondicional, estendendo-o at ao amor ao inimigo. "Jesus no veio destruir a lei, quer dizer, a lei de Deus; ele veio cumpri-la, quer dizer, desenvolv-la, dar-lhe seu verdadeiro sentido, e apropri-la ao grau de adiantamento dos homens; por isso, se encontra nessa lei o princpio dos deveres para com Deus e para com o prximo, que constituem a base de sua doutrina. Quanto s leis de Moiss propriamente ditas, ao contrrio, ele as modificou profundamente, seja no fundo, seja na forma; combateu constantemente o abuso das prticas exteriores e as falsas interpretaes, e no poderia faz-las sofrer uma reforma mais radical do que as reduzindo a estas palavras: "Amar a Deus acima de todas as coisas, e ao prximo como a si mesmo". E dizendo: est a toda a lei e os profetas. (Kardec, 1984, p. 35)

11. CONCLUSO Jesus, embora no tenha deixado nada escrito, o modelo enviado por Deus para nos ensinar a lei do amor. A sua vida de obedincia ao Pai, renunciando a prpria vida, deve constituir-se, para todos os cristos, um estmulo constante prtica do bem na Terra. 12. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA CURTI, R. Monotesmo e Jesus. So Paulo, FEESP, 1980. Enciclopdia Mirador Internacional. So Paulo, Encyclopaedia Britannica, 1987. Grande Enciclopdia Portuguesa e Brasileira. Lisboa/Rio de Janeiro, Editorial Enciclopdia, s.d. p. KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 39. ed., So Paulo, IDE, 1984. Polis - Enciclopdia Verbo da Sociedade e do Estado. XAVIER, F. C. Boa Nova, pelo Esprito Humberto de Campos. 11. ed., Rio de Janeiro, FEB, 1977.

So Paulo, abril de 2000

Das könnte Ihnen auch gefallen