Sie sind auf Seite 1von 5

FACULDADE DE TAQUARITINGA GRUPO EDUCACIONAL UNIESP UNIO DAS INSTITUIES EDUCACIONAIS DO ESTADO DE SO PAULO SISTEMAS DE INFORMAO

Anderson P. Cavalcanti Eder Sala

ARQUITETURA DE COMPUTADORES CAP. 5 - DMA E BDE

Taquaritinga/SP 2011

1- Como funciona a transferncia de dados por DMA? Um controlador de DMA gerencia vrios canais de DMA, cada canal pode ser programado para realizar uma seqncia de transferncias. Dispositivos, normalmente perifricos de E/S, que necessitam enviar ou receber dados sinalizam para o controlador de DMA enviando um sinal de requisio de DMA (DRQX, com X igual ao nmero do canal). Um sinal de DRQX para cada canal roteado para o controlador. Este sinal monitorado e respondido da mesma forma que o processador gerencia interrupes. Quando o controlador de DMA recebe o sinal de requisio de DMA (DRQX), o controlador responde realizando uma ou mais transferncias do dispositivo de E/S para a memria ou vice versa. Os canais do DMA precisam ser habilitados pelo processador para que o controlador de DMA responda aos sinais de DRQX. O nmero de operaes efetuadas, modos de transferncias usados, e locaes de memria possveis dependem de como os canais de DMA so programados.

Um controlador de DMA tipicamente compartilha a memria do sistema com a CPU e pode operar como mestre ou escravo. Operando como mestre, o controlador assume o comando do barramento do sistema (linhas de endereo, dados e controle) para realizar as transferncias.

Operando como escravo, o controlador de DMA acessado pela CPU, que programa os registradores internos ao controlador para configurar a transferncia. Estes consistem dos registradores de endereo fonte e destino e contador de transferncias, para cada canal de DMA, assim como um registrador de status para configurao e monitoramento da operao do controlador.

2- Explique o ciclo B.D.E e a participao das arquiteturas CISC e RISC. Ciclo de Instruo B.D.E A busca acontece da seguinte forma: O PC armazena o endereo de memria que contm a prxima instruo a ser executada. A UCP busca na memria esse contedo para decodificar e executar posteriormente. O valor do PC incrementado para a prxima instruo a ser executada. Quando a UCP busca o contedo de memria, armazena-o no IR Registrador de Instrues. A interpretao da instruo acontece e, finalmente, sua execuo Execuo de Instruo Para interpretar a instruo fundamental reconhecer o cdigo que a identifica, chamado de opcode. . Esse cdigo reconhecido por um programa presente nos microprocessadores CISC chamado de microprograma, que executa em lao infinito desde que o computador ligado at o corte da energia que o alimenta. A funo principal desse microprograma verificar cada dgito que identifica a instruo e descobrir de qual instruo se trata para fazer a devida busca de operandos se for o caso. Por exemplo, se a instruo descoberta for ADD,que significa SOMA, ser necessrio buscar quais parcelas sero somadas, os chamados operandos, bem como saber onde ser armazenado o resultado de tal somatrio. As instrues podem envolver operaes diversas do computador tais como: Aritmtica; Controle (laos, desvios condicionais, e outros);[ Entradas e sadas (de e para perifricos); Operaes envolvendo a memria e Outras. Interrupes O trabalho da UCP executado em lao infinito conforme j foi afirmado, porm, os perifricos precisam de ateno da UCP de vez em quando. Para chamar a ateno da UCP para si, um perifrico usa um cdigo prprio chamado de cdigo de interrupo, este gera na UCP uma operao de interrupo. Ao ser interrompida, a UCP precisa salvar todo o seu contedo em alguma rea de memria para atender ao perifrico. Aps realizar o

atendimento do perifrico, a UCP retoma os valores armazenados na memria ao receber a interrupo e continua o processamento normalmente. A esse processo d-se o nome de TROCADE CONTEXTO. Uma interrupo tambm pode acontecer devido execuo normal de um programa. O prprio sistema operacional gera interrupes constantemente para a UCP. No passado, muitos perifricos recm-adicionados ao PC no funcionavam a contento, pois usavam a mesma interrupo j usada por outros j instalados no sistema. Esse fenmeno era conhecido como conflito de hardware . Para solucionar esse problema, com o lanamento do PENTIUM, chegou o barramento PCI, que j estudamos anteriormente, junto com os Sistemas Operacionais lanados a esta poca e que implementaram uma tecnologia conhecida como plug-and-play, algo como ligue-e-use. fato que a princpio essa tecnologia funcionou muito mal.Ocorriam mais conflitos que antes, mas com o passar dos anos aperfeioamentos foram feitos e a tecnologia hoje funciona a contento.Da, quando novas placas so adicionadas aos computadores no se tem mais a preocupao de resolver problemas de conflitos de interrupes oude endereos-base para identificao do perifrico, tudo atribudo pelo BIOS que suporta plug-and-play e configura automaticamente.

3- Referencia Eletronica.org. Eletrnica digital e sistemas embarcados; interrupes e DMA, Disponvel em: http://www2.eletronica.org/artigos/eletronica-digital/interrupcoes-e-dma. Acessado em 23 Abril de 2012.
scribd. Apostila Completa; Arquitetura de Computadores, Disponvel em: http://pt.scribd.com/doc/52750163/16148458-Arquitetura-de-Computadores-Apostila-Completa. Acessado em 23 Abril de 2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen