Sie sind auf Seite 1von 4

3 Lista de Exerccios

4 bimestre

Cintica Qumica

1) Em uma reao, qual a funo do complexo ativado: 2) Por que o catalisador altera velocidade de uma reao? 3) (UnB) Assinale as opes corretas:

01. O catalisador afeta a velocidade de uma reao porque aumenta o nmero de molculas com energia cintica maior ou igual energia de ativao da reao. 02. A temperatura afeta a velocidade de uma reao porque muda a energia de ativao da reao. 04. A concentrao dos reagentes afeta a velocidade de uma reao porque h alterao no nmero de colises efetivas. 08. Uma reao ocorre quando h coliso efetiva entre as molculas reagentes, numa orientao apropriada. 4) Na coluna I esto relacionadas transformaes e, na coluna II, os principais fatores que alteram a velocidade dessas transformaes. COLUNA I 4. A transformao do acar, 1. A transformao do leite em contido na uva, em etanol iogurte rpida quando ocorre mais rapidamente na aquecida. presena de microorganismo. 2. Um comprimido efervescente COLUNA II reage mais rapidamente ( ) superfcie de contato quando dissolvido em gua do ( ) temperatura que acondicionado em lugares ( ) catalisador midos. ( ) concentrao dos 3. Grnulos de Mg reagem com reagentes HCl mais rapidamente do que em lminas. Relacionando-se as duas colunas obtm-se, de cima para baixo, os nmeros na seqncia: a) 2, 1, 4, 3 b) 2, 3, 4, 1 c) 3, 1, 4, 2 d) 3, 1, 2, 4 e) 4, 3, 1, 2 5) No diagrama a seguir esto representados os caminho de uma reao na presena e na ausncia de um catalisador. Com base neste diagrama, correto afirmar que:

3 Lista de Exerccios

4 bimestre

Cintica Qumica

a) A curva II refere-se reao catalisada e a curva I refere-se reao no catalisada. b) Se a reao se processar pelo caminho II, ela ser, mais rpida. c) A adio de um catalisador reao diminui seu valor de H. d) O complexo ativado da curva I apresenta a mesma energia do complexo ativado da curva II. e) A adio do catalisador transforma a reao endotrmica em exotrmica.

6) O carvo um combustvel constitudo de uma mistura de compostos ricos em carbono. A situao em que a forma de apresentao do combustvel, do comburente e a temperatura utilizada favorecero a combusto do carbono com maior velocidade : a) Combustvel - carvo em pedaos; Comburente ar atmosfrico; Temperatura 0C. b) Combustvel - carvo pulverizado; Comburente ar atmosfrico; Temperatura 30C. c) Combustvel - carvo em pedaos; Comburente - oxignio puro; Temperatura 20C. d) Combustvel - carvo pulverizado; Comburente - oxignio puro; Temperatura 100C. e) Combustvel - carvo em pedaos; Comburente - oxignio liquefeito; Temperatura 50C. 7) Observa-se que a velocidade de reao maior quando um comprimido efervescente, usado no combate azia, colocado: a) inteiro, em gua que est temperatura de 6C. b) pulverizado, em gua que est temperatura de 45C. c) inteiro, em gua que est temperatura de 45C. d) pulverizado, em gua que est temperatura de 6C. e) inteiro, em gua que est temperatura de 25C. 8) Reaes qumicas ocorrem, geralmente, como resultado de colises entre partculas reagentes. Toda reao requer um certo mnimo de energia, denominada energia de ativao. Os grficos a seguir representam diferentes reaes qumicas, sendo R = reagente e P = produto. Aquele que representa um

3 Lista de Exerccios

4 bimestre

Cintica Qumica

processo qumico exotrmico de maior energia de ativao o de nmero: Explique.

9) O grfico a seguir refere-se ao diagrama energtico de uma reao qumica reagentesprodutos), onde se vem destacados dois caminhos de reao: Aps uma analise das entalpias dos reagentes, dos produtos e dos valores a, b, c e d, podemos afirmar que:

a) reao endotrmica e a presena do catalisador diminuiu o H de a para b. b) reao endotrmica e a representa o H com a presena do catalisador.

3 Lista de Exerccios

4 bimestre

Cintica Qumica

c) reao exotrmica e a energia de ativao, sem a presena do catalisador, representada por c. d) presena do catalisador diminuiu o H da reao representada por c. e) presena do catalisador diminuiu a energia de ativao de a para b e mantm constante o H da reao representada por d. 10) Para responder questo, julgue as afirmativas abaixo. I. Uma reao com energia de ativao 40 kJ mais lenta que uma outra reao que apresenta energia de ativao igual a 130 kJ. II. A adio de um catalisador a uma reao qumica proporciona um novo "caminho" de reao, no qual a energia de ativao diminuda. III. Um aumento de temperatura geralmente provoca um aumento na energia de ativao da reao. IV. A associao dos reagentes com energia igual energia de ativao constitui o complexo ativado.

Das könnte Ihnen auch gefallen