Sie sind auf Seite 1von 5

Enganar-se neste sentido achar que algo de ruim que estamos fazendo bom.

m. Um homem que trabalhava numa loja de produtos agropecurios recebeu uma encomenda de soro antiofdico

Texto Base Is 5.20

Introduo. Muitas pessoas vivem no mundo enganadas, achando que esto fazendo o certo, quando na verdade esto fazendo o mal. Outras vezes estas pessoas no querem enchergar a verdade. Na bblia existem vrias passagens que falam sobre este assunto. Voltemo-no, ento para a Palavra de Deus para saber as formas de engano mais comuns Ilustrao: Enganado por si prprio.

Tema: 7 formas de engano comum entre os cristos.

I Achar que no pecador Devemor, portanto, Se dissermos que no temos pecado nenhum, a ns mesmos nos enganamos, e a verdade no est em ns. (1 Jo 1.8)

II Achar que mesmo estando praticando o pecado herdar o reino de Deus Ou no sabeis que os injustos no herdaro o reino de Deus? No vos enganeis: nem impuros, nem idlatras, nem adlteros, nem efeminados, nem sodomitas,

nem ladres, nem avarentos, nem bbados, nem maldizentes, nem roubadores herdaro o reino de Deus. (1 Co 6.9,10) Se algum supe ser religioso, deixando de refrear a lngua, antes, enganando o prprio corao, a sua religio v. (Tg 1.26)

III Menosprezar os que tropeam e achar que est livre de cair.

Irmos, se algum for surpreendido nalguma falta, vs, que sois espirituais, corrigi-o com esprito de brandura; e guarda-te para que no sejas tambm tentado. Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. Porque, se algum julga ser alguma coisa, no sendo nada, a si mesmo se engana.

Aquele, pois, que pensa estar em p veja que no caia. 1 Corntios 10:12 porm com aquele que, hoje, aqui, est conosco perante o SENHOR, nosso Deus, e tambm com aquele que no est aqui, hoje, conosco. Deuteronmio 29:15

III Comear a dar ouvidos para falsos profetas que semeiam heresias que do origem s seitas

(Lucas 21:8) - Disse ento ele: Vede no vos enganem, porque viro muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo est prximo. No vades, portanto, aps eles. No vos enganeis: as ms conversaes corrompem os bons costumes. 1 Corntios 15:33 (Efsios 4:14) - Para que no sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astcia enganam fraudulosamente.

IV Pensar que a Palavra de Deus no vai se cumprir

Assim diz o SENHOR: No vos enganeis a vs mesmos, dizendo: Sem dvida, se iro os caldeus de ns; pois, de fato, no se retiraro. Jeremias 37:9

V Achar que somente ouvir a palavra sem praticar ir gerar algo de bom na nossa vida

Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e no somente ouvintes, enganandovos a vs mesmos. Porque, se algum ouvinte da palavra e no praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparncia

Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, no sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse ser bem-aventurado no que realizar. (Tg 1.22-25)

III Achar que no vai colher o mal que semeou No vos enganeis: de Deus no se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso tambm ceifar. Glatas 6:7

Muitos praticam estas coisas na ignorncia, outros por negligncia e outros agem de m f. Em todos os casos todos ns devemos atentar para tudo o que foi falado para que no vivemos enganando a ns mesmos. Ningum gosta de ser enganado pelos outros, imagine por si mesmo. Depende de ns mesmos.

1. Reconhecer que somos pecadores 2. Fugir da prtica do pecado para herdarmos, o reino de Deus 3. Auxiliar os que tropearam, reconhecendo que tambm somos passiveis de cair (no somos melhores do que os outros) 4. Conhecer a Palavra para podermos nos defender dos falsos profetas, das seitas e das heresias 5. Termos a convico de que a Palavra de Deus vai se cumprir plenamente 6. No somente ouvir, mas, principalmente praticar a Palavra de Deus, ento seremos bem sucedidos naquilo que empreendermos 7. Semear coisas boas, para colher coisas boas depois. .

Em suma, as trs primeiras formas de engano referem-se ao pecado, as trs seguintes referem-se ao compromisso com a palavra e a ltima forma de engano tem a ver com a prtica de boas aes.

Das könnte Ihnen auch gefallen