Sie sind auf Seite 1von 17

1

FAIR VALUE ACCOUNTING E SUAS APLICAES NAS ATIVIDADES AGROPECURIA 1. OBJETIVOS E OBJETO DA CONTABILIDADE 1.1. Conceitos introdutrios A Contabilidade constitui-se num sistema de informaes econmicas e financeiras vital nas entidades, e sua utilidade reside na identificao, mensurao e divulgao dos eventos econmicos que impactam o patrimnio das entidades, de forma que este processo auxilie os usurios das informaes contbeis no processo de tomada de decises. IUDCIBUS1 considera o objetivo da Contabilidade como sendo o "(...) fornecimento de informaes econmicas para os vrios usurios, de forma que propiciem decises racionais." O mesmo autor considera como sendo o objeto da Contabilidade o patrimnio das entidades, constituindo-se a mensurao desse da maior relevncia para que seja refletido o real valor das mesmas. Neste ponto cabem duas consideraes, uma relacionada noo de valor, e outra, relacionada mensurao correta do patrimnio das entidades. Quando se fala em valor de um componente patrimonial ou da entidade como um todo, o conceito mais relevante o de "valor econmico" dos mesmos. Este conceito um tanto quanto subjetivo, pois diz respeito s preferncias ou desejos que as pessoas tem por um item. Sob este aspecto, MATESSICH2 salienta que "o ponto de gravidade da avaliao (patrimonial destaque dos autores) mudou do aspecto psicolgico, direto de mensurao da utilidade para a deduo do valor a partir de um julgamento de valor, assumido como sendo dado. Portanto, a noo de 'clculo de avaliao' se tornou parte dominante da avaliao." Em relao correta mensurao do patrimnio das entidades, uma das discusses que surgem diz respeito avaliao de ativos com base nos vrios mtodos de avaliao de ativos. Essa discusso da maior relevncia, uma vez que receitas, despesas, passivos e o prprio patrimnio lquido decorrem da existncia de ativos. Numa generalizao, poder-se-ia demonstrar a seguinte estrutura de um balano: 3 Ativo (-) Passivo (Exigibilidades) (=) Patrimnio lquido sendo o patrimnio lquido impactado pelas receitas e despesas, ganhos e perdas Ou ainda, o mesmo esquema poderia ser visualizado da seguinte forma: Ativo (-) Interesse de credores em ativos (=) Ativos lquidos, ou ativos residuais, ou interesse de proprietrios sobre ativos sendo os interesses de proprietrios sobre ativos impactados pela mais valia de ativos e pelo consumo de ativos, e pela mais valia extraordinria de ativos e o consumo extraordinrio de ativos. Sob este ponto de vista s existem ativos. Dessa forma, a avaliao de ativos passa a ser uma das questes fundamentais na Contabilidade. Segundo SPROUSE & MOONITZ4, "ativos representam benefcios futuros esperados, direitos que foram adquiridos pela entidade como resultado de alguma transao corrente ou passada."
1 2 3

IUDCIBUS, Srgio de. Teoria da Contabilidade. 5 ed. So Paulo: Atlas, 1997, p. 23. MATESSICH, Richard apud KAM, Vernon. Accounting theory. 2nd ed. New York: John Wiley & Sons, 1986, p. 138. Os conceitos a seguir esto baseados em discusses e anotaes de sala de aula da disciplina de Teoria da Contabilidade, ministrada pelo Prof. Dr. L. Nelson Guedes de Carvalho, durante o 1 semestre de 2.000, no curso de PsGraduao em nvel de Mestrado em Controladoria e Contabilidade da Universidade de So Paulo.

SPROUSE, Robert T., MOONITZ, Maurice . A tentative set of broad accounting principles for business enterprises . New York: AICPA n. 03, 1962, p. 20.

A forma de materializao do valor dos benefcios futuros esperados dos ativos que dar origem s duas correntes para a precificao de ativos, os valores de entrada e os valores de sada. 1.2. Valores de entrada Para IUDCIBUS5, os valores de entrada so mais adequados para a avaliao de ativos "(...) pois podem representar o valor mximo para a empresa ou por que muitas vezes no existe um mercado para valores de venda." Ainda nessa linha, o autor afirma que " Considera-se os valores de entrada mais objetivos(..)", embora no permitam o reconhecimento da receita antes que seja realizada. Tambm so mais utilizados para a elaborao das demonstraes contbeis, dada a sua objetividade e verificabilidade. Representam o sacrifcio com que a entidade arcou, arca ou arcar para adquirir ativos. Sob esta tica, os valores de entrada englobam trs perspectivas temporais: a) c) passado => custos histricos; futuro => custos de reposio futura.

b) presente => custos correntes;

Os custos histricos representam quanto a entidade efetivamente pagou por determinado ativo, estando dessa forma intimamente ligado ao Fluxo de Caixa. Os defensores deste sistema argumentam que ele mais objetivo. Entretanto, o mesmo carrega grandes doses de subjetivismo quando das alocaes e rateios de custos indiretos de fabricao, ou ainda, quando da estimativa da vida til de certo imobilizado. Tambm no so reconhecidas mudanas no valor de um ativo em face de variaes gerais e especficas de preos, alteraes no potencial de servios ou ainda de obsolescncia. Ao adotar-se a correo dos custos histricos pela variao do poder aquisitivo da moeda em determinado perodo, utiliza-se o mtodo do Custo Histrico Corrigido. A metodologia dos Custos Correntes foi proposta pelos professores Edwards e Bell, em seu trabalho de 1961, The Theory and Measurement of Business Income . Trata-se dos custos de reposio de ativos, os quais representam o valor de mercado (de entrada) dos ativos da entidade. Neste caso, so reconhecidas as variaes gerais, inflao e deflao, e tambm as variaes especficas de preos ocorridas, isto , os holding gains and/or losses , os quais configuram ganhos ou perdas decorrentes da manuteno de ativos por parte da entidade. Este mtodo permite a comparao de receitas correntes com custos correntes, mais atualizados que os custos histricos. Uma das desvantagens do mtodo est na subjetividade para precificao de determinado ativo a valor de mercado, alm de que o custo corrente pode no ser um valor que a entidade esteja disposta a pagar pelo ativo em questo. Tambm em relao ao custo corrente existe a alternativa do custo corrente corrigido, o qual, conforme destaca IUDCIBUS6, " talvez o mais completo conceito de avaliao de ativos a valores de entrada, pois combina as vantagens do custo corrente com as do custo histrico corrigido." Os ativos so mensurados em uma data base pelos seus custos correntes. Em um momento futuro, so mensurados igualmente a valores correntes, porm da data base futura. Os eventuais ajustamentos nos nveis de preos se constituiro em lucros ou prejuzos decorrentes da manuteno desses ativos, os quais sero adicionados ao lucro operacional normal da entidade, sendo que tais lucros no so passveis de distribuio, uma vez que se referem manuteno das atividades normais da entidade. Os custos de reposio futura representam uma expectativa do custo corrente de determinado bem na data da sua reposio futura. 1.3. Valores de sada Representam quanto a entidade recebe, quando da troca ou converso de ativos por dinheiro ou outras unidades monetrias, ou ainda, por outros ativos. Se o item ativo for vendido em um mercado estvel e organizado, o preo corrente do mesmo nesse mercado poder ser utilizado como uma estimativa para a mensurao do valor do ativo, no caso de a venda ocorrer a curto prazo. Caso a mesma ocorra num prazo maior de tempo, o preo corrente de mercado dever ser trazido a valor presente.
5 6

IUDCIBUS, Srgio de. Op. cit. p. 132 e 133. IUDCIBUS, Srgio de. Op. cit. p. 135.

As demonstraes contbeis mensuradas a preos de sada esto livres de alocaes ou critrios de rateio, contrariando a conveno do Conservadorismo ao antecipar-se o lucro pela utilizao dos preos de sada. As principais metodologias de avaliao de ativos com base em valores de sada so os valores realizveis lquidos, os equivalentes correntes de caixa, os valores de liquidao e os valores descontados das entradas lquidas de caixa futuras. Os valores realizveis lquidos tambm so denominados de preos correntes de venda. Apesar de serem mais informativos e de grande aceitao nos nveis administrativos, so de difcil implementao prtica, devido s dificuldades de mensurao e ao carter arbitrrio da alocao de valores. HENDRIKSEN & VAN BREDA7 conceituam o valor realizvel lquido como sendo (...) o preo corrente de sada menos o valor corrente de todos os custos e despesas incrementais esperados (excluindo efeitos fiscais), relacionados concluso, venda e entrega da mercadoria. . A dificuldade consiste justamente em prever o quanto ainda ser desembolsado para que o ativo seja concludo, vendido e entregue. Os equivalentes correntes de caixa foram propostos pelo professor australiano Raymond Chambers como sendo o nico mtodo aplicvel a todos os ativos. Nele, os ativos seriam mensurados pelo seu valor, em dinheiro, obtido num processo de liquidao ordenada em um mercado organizado, podendo os mesmos serem medidos pelos preos atuais de mercado de bens com caractersticas semelhantes. A empresa vista como uma entidade cuja misso consiste em comprar, e, principalmente, vender bens e servios, ou seja, seus ativos, de tal forma que todos seus ativos so destinados venda. Por isso da adoo de valores de mercado de sada. Assim, a empresa no obrigada a aderir a uma deciso passada. Por exemplo, ela s manter um ativo fixo se o valor presente do fluxo de caixa lquido futuro do uso do ativo for maior do que o valor presente do fluxo de caixa lquido esperado de um investimento alternativo do dinheiro originado da venda daquele ativo. Entretanto, este um conceito de custo de oportunidade que diz respeito ao preo de venda, e no ao preo de reposio do ativo. Na metodologia dos valores de liquidao presume-se que a entidade esteja adentrando um processo de descontinuidade, ou seja, a mesma ir suspender, dentro de um prazo pr-determinado de tempo, as suas atividades operacionais. Os ativos seriam vendidos por preos bem inferiores aos correntes de mercado, podendo ocorrer situaes em que o preo esteja abaixo do prprio custo de aquisio. Nesta situao, os ativos so reavaliados para valores inferiores, com o reconhecimento de perdas. Outra situao em que este mtodo passvel de aplicao no caso em que os ativos tornam-se obsoletos, ou seja, os estoques e imobilizado, perdem sua utilidade normal. Assim, para evitar uma baixa total do valor como perda, a entidade poder se desfazer dos mesmos por um valor bem inferior ao de mercado, e mesmo ao de custo, como forma de minimizar os efeitos do obsoletismo ocorrido. A metodologia dos valores descontados das entradas lquidas de caixa futuras tambm conhecida como fluxo de caixa descontado. A avaliao dos ativos se d pela soma dos fluxos futuros de caixa dos benefcios que se obtero pela utilizao dos mesmos, descontados a uma taxa pr determinada. Sua principal utilizao decorre da avaliao de ativos monetrios. Para ativos no monetrios existem alguns obstculos para a utilizao do mtodo, devido s dificuldades para se determinar as seguintes variveis, elencadas por TINOCO8: a) b) c) a importncia (caso recebida em uma nica vez) ou as importncias (caso recebidas em perodos distintos) que sero recebidas; fator de desconto (taxa de juros); perodo ou perodos compreendidos.

Outro aspecto deste mtodo que ele utilizado para avaliao da entidade como um todo. A mensurao de ativos da entidade de forma isolada torna-se um tanto quanto complexa, pois nem sempre possvel identificar quais os benefcios futuros que determinado ativo gera para a entidade. Normalmente ocorrem benefcios compartilhados. Dessa forma, nem sempre a soma dos fluxos de caixa individuais de cada ativo da entidade coincidir com o fluxo de caixa da entidade como um todo.
7

HENDRIKSEN, Eldon S. & BREDA, Michael T. Van, Teoria da contabilidade, traduzido da 5th ed. de Accounting theory por Antonio Zoratto Sanvicente. So Paulo: Atlas, 1999, p. 310. TINOCO, Joo Eduardo Prudncio. Avaliao patrimonial em contabilidade a valores de entrada e de sada. Caderno de Estudos, So Paulo, outubro/1992.

2. FAIR VALUE ACCOUNTING E SUAS IMPLICAES EM FACE DOS PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE 2.1. Conceitos relacionados ao Fair Value Como uma definio para o termo Fair Value poder-se-ia afirmar que se trata de um "valor justo" para determinada transao. Entretanto, a noo do que justo envolve juzo de valores, de tal forma que, o que justo para determinadas pessoas pode no ser para outras. Outro aspecto diz respeito noo de valor. Quando se discorre em Teoria da Contabilidade, afirma-se que " O custo de determinado ativo s ser igual ao valor do mesmo no momento da aquisio do ativo. A partir da, o custo no refletir mais o valor deste ativo,"9 cabendo, pois a seguinte pergunta: "Qual seria a medida mais eficaz para se mensurar o valor justo de determinado ativo?" Segundo o IASC, em seu Exposure Draft E65 - Agriculture, Fair Value "is the amount for wich an asset could be exchanged or a liability settled between knowledgeable, willing parties in an arm`s lenght transaction."10 Ou seja, Fair Value o resultado da avaliao das evidncias que estariam disponveis a duas partes interessadas em arm`s lenght11 desejando chegar a um montante pelo qual um ativo possa ser trocado. Assim, o Fair Value de determinado item ser o ponto de encontro de interesses do comprador e do vendedor em determinada transao, ou seja, o ponto de encontro da oferta com a procura. J o FASB, em seu SFAS n. 107, ao aplicar a definio a instrumentos financeiros, esclarece que "the Fair Value of a financial instrument is the amount at wich the instrument could be exchanged in a current transaction between willing parties, other than in a forced or liquidation sale (...) "12 Dessa forma, o FASB considera que uma transao s poder ser mensurada pelo seu Fair Value quando a mesma no tratar de uma liquidao ou venda forada, uma vez que nessas hipteses no h a ocorrncia de mercado livre e ativo, o que constitui um pr-requisito para que se possa mensurar as transaes especficas pelo seu Fair Value Ainda segundo o IASC, no documento anteriormente citado, " The purpose of a Fair valuation is to determine the most relevant and reliable measure of (in the case of assets) the expected future economic benefits."13 Desta forma, o IASC vem ao encontro da definio para ativos de Sprouse & Moonitz, anteriormente apresentadas. Ainda segundo esse documento, "a price determined in an active market will generally be the most relevant and reliable measure of expected future economic benefits." 14 Assumindo-se o valor de mercado como a medida mais justa e confivel para a mensurao do Fair Value de determinado ativo, resta determinar qual valor de mercado, se os de entrada ou os de sada. Entende-se que se trata dos valores de mercado de entrada 15, uma vez que as entidades visam a continuidade normal de seus negcios ao longo do tempo. Em vista disto, IUDCIBUS 16, destaca que "as entidades so consideradas como empreendimentos em andamento (going concern), at circunstncia esclarecedora em contrrio, e seus ativos devem ser avaliados de acordo com a potencialidade que tm
9

Anotaes de sala de aula da disciplina de Teoria da Contabilidade, ministrada pelo Prof. Dr. L. Nelson Guedes de Carvalho, durante o 1 semestre de 2.000, no curso de Ps-Graduao em nvel de Mestrado em Controladoria e Contabilidade da Universidade de So Paulo. O valor pelo qual um ativo poderia ser transacionado ou um passivo ser liquidado entre partes conhecedoras do assunto e dispostas a negociar numa transao sem favorecimentos. (traduo livre) Arm`s lenght transaction aquela ocorrida entre partes no relacionadas, cada uma atuando no sentido de satisfazer seus prprios interesses, porm, sem favorecimentos. O Fair Value de um instrumento financeiro o valor pelo qual esse instrumento poderia ser trocado em uma transao corrente entre partes interessadas, que no sejam em liquidaes e vendas foradas. (...) (traduo livre) O objetivo da avaliao justa (a Fair Value - destaque dos autores) determinar a medida mais relevante e confivel (no caso dos ativos) dos benefcios econmicos futuros. (traduo livre) Um preo determinado num mercado ativo geralmente a medida mais confivel e relevante dos benefcios econmicos futuros. (traduo livre) Para este trabalho, o qual tem por escopo a aplicao do Fair Value s entidades com atividades agropecurias. No caso de instrumentos financeiros, o valor de mercado a ser considerado pode ser o valor de sada. IUDCIBUS, Srgio de. Op. cit. p. 46.

10

11

12

13

14

15

16

de gerar benefcios futuros para a empresa, na continuidade de suas operaes, e no pelo valor que poderamos obter se fossem vendidos como esto." A partir do momento em que fossem considerados como medida de precificao de ativos os valores de mercado de sada, estar-se-ia considerando a descontinuidade dos negcios normais da empresa, aplicando-se a metodologia dos equivalentes correntes de caixa, proposta por Raymond Chambers, ou ainda a metodologia de valores de liquidao, o que fere a condio de arm`s lenght transaction necessria para o reconhecimento do Fair Value. O IASC, no Exposure Draft j citado, exemplificou outras alternativas de mensurao de Fair Value quando da inexistncia de mercado ativo para determinado bem, as quais sero vistas adiante, em ponto especfico. No caso de instrumentos financeiros, para as situaes em que no exista um mercado eficiente para se determinar o Fair Value de um ativo, o FASB, no SFAS n. 107 17, recomenda a adoo do valor presente ou Fluxo de Caixa Descontado para instrumentos financeiros que foram originados dentro da prpria instituio e no adquiridos no mercado, ou ainda, modelos de precificao de opes, como os modelos de Black & Scholes e o modelo binomial, e por fim, valor de reposio. Dessa forma, atualmente o Fair Value Accounting aplicvel a instrumentos financeiros, particularmente derivativos, e na agropecuria. Outro ponto que cabe discutir por que s se fala em Fair Value para ativos? Por que no aplicar o Fair Value aos passivos? Edmund Jenkins, Chairman do FASB, em uma entrevista concedida revista Global Finance quando justamente inquirido sobre o por que da dificuldade de atribuir Fair Values aos passivos, ele d o exemplo do risco de uma companhia ao mensurar suas prprias exigibilidades com base em Fair Value.18 Por exemplo, se determinada entidade contrai um emprstimo junto a determinada instituio financeira, com taxa de juros de 10% ao ano, sendo que esta taxa superior praticada no mercado, no caberia mesma mensurar essa exigibilidade pelo Fair Value, ou seja, um mesmo emprstimo tomado junto instituio que cobrasse a menor taxa de juros do mercado. 2.2. O Fair Value Accounting e suas implicaes diante dos Princpios Fundamentais de Contabilidade Adotando-se uma estrutura de contabilidade baseada em valores, quebra-se a estrutura tradicional dos Princpios Fundamentais de Contabilidade, no que tange objetividade e ao custo histrico como base de valor. Com a adoo do Fair Value, em determinadas situaes, pode-se obter uma informao que, conforme LOPES19, "(...) mesmo no sendo perfeitamente objetiva e verificvel, pode ser a mais relevante para o usurio." Conforme j foi citado, o prprio mecanismo bsico de mensurao a valores de mercado fere o princpio contbil do custo como base de valor. Assim, PEREIRA20 salienta que "apesar de seus valores (em relao ao Fair Value observao dos autores) no serem completamente verificveis, pois so obtidos por estimativas ou cotados a mercado, so a melhor forma no momento de se retratar a realidade econmica dos itens patrimoniais expostos nos balanos das empresas." Dessa forma, tanto o FASB, ao tratar do Fair Value para instrumentos financeiros, quanto o IASC, em sua proposta de Norma Internacional de Contabilidade aplicvel s entidades que exeram atividades agropecurias, esto contribuindo significativamente para a evoluo da Contabilidade, quebrando desta forma um modelo de contabilidade vigente h mais de 100 anos de tal forma que as demonstraes contbeis passem a contemplar informaes mais relevantes, qualitativa e quantitativamente, em relao estrutura tradicional da contabilidade baseada nos custos histricos.

17

STATEMENT OF FINANCIAL ACCOUNTING STANDARD SFAS. Disclosure about fair value of financial instruments, N. 107, 1991. JENKINS, Edmund. The Fair marking of derivatives. Global Finance. Septmber 1998, p. 21. LOPES, Alexsandro Broedel. Uma anlise crtica do arcabouo terico do SFAS 133: Accounting for derivative instruments and hedging activities. Caderno de Estudos. v.11, n. 22, p. 42-61, janeiro/abril 1999. PEREIRA, Carlos Daniel Schneider. Uma contribuio para o entendimento do Fair Value Accounting. Revista de Contabilidade do CRC-SP. ano VI, n. 11, p. 06-14, maro/2000.

18 19

20

3.

PREMISSAS BSICAS DA PROPOSTA DE NORMA INTERNACIONAL CONTABILIDADE DO IASC APLICVEL AGROPECURIA

DE

3.1. Aspectos introdutrios Esta norma surgir aps as discusses sobre o contedo constante do Exposure Draft E65 Agriculture por parte dos membros do grupo consultivo do IASC, alm de profissionais contbeis e outros interessados. Como consequncia, sero elaboradas novas normas aplicveis s entidades que exeram atividades agropecurias, as quais basicamente recomendaro a aplicao do Fair Value Accounting para avaliao de ativos biolgicos, produo agropecuria e terras agrcolas. Os comentrios ao Exposure Draft que dar origem norma tiveram prazo para encaminhamento ao Board do IASC at 31 de janeiro de 2.000. Na reunio do IASC realizada em So Paulo em maro de 2.000, foram discutidos aspectos preliminares dos comentrios referente o Exposure Draft encaminhados ao IASC. Ficou estabelecido pelo Board que um "teste de campo" de mensuraes a Fair Value deveria ser completado antes da reunio do IASC de Junho/2.000. Espera-se que a respectiva Norma Internacional de Contabilidade esteja pronta at o final do ano de 2.000, sendo que sua aplicao est prevista para a partir de 1 de janeiro de 2.002. Informaes adicionais podero ser obtidas no seguinte endereo da Internet: www.iasc.org.uk/frame/cen3_15.htm. Essa norma ser aplicvel a todas as entidades que possuam atividades agropecurias, no se aplicando s atividades agro-industriais. Assim, o IASC considera atividade agropecuria, por exemplo, o plantio e a colheita de laranjas, a criao de gado leiteiro, bem como a venda do leite in natura. No so consideradas atividades agropecurias a extrao do suco da laranja, e nem fabricao de derivados do leite, mesmo quando efetuadas pela mesma entidade. Nesse caso, aplicam-se as normas vigentes. O IASC prope a aplicao do Fair Value s atividades agropecurias pelo fato de o valor proporcionar uma informao de melhor qualidade a respeito do desempenho da entidade agropecuria do que aquela que poderia ser obtida pela utilizao de custos histricos, devido ao grande nmero de alocaes e rateios que ocorrem nessas atividades. O Fair Value de determinado ativo biolgico, produo agropecuria e terras agropecurias pode sempre ser determinado. Mesmo o custo pode ser um bom indicador de Fair Value em determinadas situaes, quando no existirem outras formas de mensurao possveis. 3.2. Definies bsicas O Exposure Draft E65 - Agriculture define alguns termos, os quais so adotados ao longo de todo o documento: a) ativos biolgicos => so animais vivos e plantas, controlados por determinada entidade, como resultado de eventos passados, os quais so mantidos pela mesma com o propsito de transform-los biologicamente, atravs de crescimento, degenerao, produo e procriao, as quais causam mudanas qualitativas e quantitativas nesses ativos biolgicos; terras agropecurias => no so por si prprias consideradas como ativos biolgicos, apesar de estarem diretamente relacionadas com os mesmos. Consideram-se terras agropecurias aquelas utilizadas em plantaes permanentes e temporrias, bem como as utilizadas como pastagens para criao de rebanhos; produo agropecuria => produtos no vivos decorrentes de ativos biolgicos da entidade espera de venda, processamento ou consumo; ativos biolgicos temporrios => nesse caso necessria a ocorrncia de colheita/abate dos mesmos para que passem ao estgio de produo agropecuria. Por exemplo, plantaes de soja e rebanho bovino voltado para o abate; ativos biolgicos permanentes => so ativos biolgicos em que os prprios no se constituem em produo agropecuria, mas sim, os produtos decorrentes dos mesmos. Por exemplo, plantaes de laranjeiras, rebanho bovino voltado produo de leite; ativos biolgicos maturos => so ativos biolgicos em ponto de gerarem produo agropecuria, os quais estaro maturos quando estiverem prontos para colheita ou abate. J

b)

c) d)

e)

f)

os ativos biolgicos permanentes estaro maturos quando estiverem prontos para sustentar colheitas/produo contnua; g) ativos biolgicos imaturos => quando os ativos biolgicos ainda esto em fase de formao.

3.3. Ativos biolgicos A transformao biolgica o que distingue a agropecuria das demais atividades produtivas. Esta transformao biolgica resulta de mudanas nos ativos decorrentes de crescimento, degenerao e procriao. Pelas transformaes biolgicas tambm podem surgir produtos decorrentes dos ativos biolgicos, os quais so classificados inicialmente como produo agropecuria. Por exemplo, ltex (seringueira), leite (pecuria leiteira), l (ovinocultura), laranja (laranjeira), etc. Os ativos biolgicos so geralmente administrados pela entidade sob a forma de grupos de plantas (a plantao de soja como um todo) ou animais (o rebanho de vacas leiteiras). Essa administrao em grupo apresenta algumas caractersticas: a) mltiplas geraes de indivduos dentro de um mesmo grupo. Assim, em uma plantao de laranjeiras podem ocorrer rvores com idades biolgicas diferentes. Esta caracterstica fica ainda melhor visualizada em rebanhos; apropriado ndice de machos/fmeas, visando uma maior produtividade do grupo como um todo; programas de reposio regular. necessrio que sejam repostos os indivduos mortos, consumidos ou vendidos do grupo.

b) c)

Os Ativos biolgicos devem ser reconhecidos quando seja possvel mensurar o fluxo de benefcios econmicos futuros do ativo, ou ainda, quando o Fair Value do ativo puder ser confiavelmente mensurado. Os benefcios futuros decorrentes de ativos biolgicos esto relacionados s caractersticas fsicas dos mesmos de forma bem clara. Os mercados utilizam-se de padres de mensurao de atributos fsicos para determinar o preo dos ativos biolgicos. Por isso possvel determinar com um certo grau de objetividade o Fair Value de certos ativos biolgicos em maturao com base em seu fluxo de benefcios futuros, pois possvel saber qual o valor de mercado dos mesmos quando maturo. Em algumas culturas permanentes, como por exemplo um cafezal, as rvores componentes das plantaes no podem ser mensuradas separadamente da terra em que se encontram. A terra e a plantao so consideradas em conjunto como um grupo de ativos biolgicos. Caso o ativo biolgico tenha sido adquirido de terceiros, o Fair Value inicial o custo de aquisio. Existindo um mercado para ativos biolgicos na localidade em que se situa a entidade, o valor de mercado a medida de mensurao mais confivel para o Fair Value desse ativo. Entretanto, o mercado pode no ser o melhor indicador para tal fim quando: a) nenhum mercado existe na data de encerramento das demonstraes contbeis. Por exemplo, se as demonstraes contbeis de determinada entidade so encerradas em junho, e seu principal produto colhido em dezembro, pode no existir um mercado para este produto em junho; um mercado existe, porm o mesmo no demonstra caracterstica de mercado, em funo de falta de neutralidade no preo de troca entre comprador e vendedor, contrariando assim a condio da arm`s lenght transaction, o aceso ao mercado ser limitado, e, o mercado ser influenciado por cartis, oligoplios e monoplios.

b)

No existindo um mercado ativo, a determinao do Fair Value poder ser efetuada por meio das seguintes bases de mensurao:

a)

preo de mercado mais recente para aquela classe de ativos, desde que no tenha havido nenhuma mudana significativa nas circunstncias econmicas entre a data na qual o preo de mercado foi observado e a data das demonstraes contbeis; preos de mercado para ativos similares. Por exemplo, o Fair Value de laranjeiras dentro de um pomar contendo cultivares de espcies e/ou variedades no convencionais pode ser derivado dos preos de mercado de um pomar que contenha espcies e/ou variedades convencionais, todavia similares quela em outros aspectos; benchmarks setoriais. Benchmarks geralmente so medidas de valor unitrio da capacidade produtiva, tais como o valor de uma plantao expresso em caixas, sacas, arrobas, ou o valor de uma fazenda de laticnios expresso por quilogramas de leite ou de gordura lctea; valor presente lquido dos fluxos de caixa dos ativos biolgicos descontados a uma taxa que se adeque aos riscos associados quela classe de ativos; valor realizvel lquido, particularmente em sistemas agropecurios com ciclos de produo nos quais o prprio ativo ser colhido ou abatido (ou seja, ativos temporrios), e a maior parte do crescimento biolgico j tenha ocorrido, como por exemplo, frango para corte; custo, particularmente no caso de ativos biolgicos em que: tenha ocorrido pouca transformao biolgica desde a incorrncia do custo inicial. Esta hiptese mais comum em pases onde h a ocorrncia de neve, mas tambm pode-se citar o caso de pastagens de inverno, no sul do pas, ou de pastagens no Nordeste brasileiro, em reas sujeitas a seca; o impacto da transformao biolgica sobre o preo no ser material, como por exemplo, no caso do crescimento inicial de uma floresta com ciclo de produo previsto para 30 anos.

b)

c)

d) e)

f)

3.4. Produo agropecuria A produo agropecuria deve ser reconhecida e mensurada pelo seu Fair Value na data de safra ou abate, sendo que a variao lquida decorrente da diferena entre o Fair Value da produo agropecuria e o dos ativos biolgicos que deram origem a essa produo (nos casos de ativos biolgicos temporrios) dever ser includa na Demonstrao de Resultado como proveniente das atividades operacionais. 3.5. Terras agropecurias Geralmente as culturas permanentes so mensuradas pelo seu Fair Value juntamente com as terras nas quais as mesmas se encontram, de modo que o Fair Value dessas terras deve compor o da cultura como um todo. Terras agropecurias no relacionadas s culturas permanentes devem ser contabilizadas pelo Fair Value em separado das culturas temporrias. As variaes no Fair Value de terras agropecurias so consideradas como decorrentes das atividades operacionais. As terras agropecurias sero classificadas no Balano Patrimonial como ativos no correntes. 3.6. Ativos intangveis As entidades podem adquirir ativos intangveis juntamente com ativos decorrentes de suas atividades agropecurias. Muitos ativos intangveis surgem inicialmente pela formalizao de direitos, como por exemplo, quotas de fornecimento de produtos especficos, mediante contrato firmado entre cooperativas e seus associados. O registro inicial do ativo intangvel pode ocorrer pela compra, pelo recebimento de subsdios governamentais, ou ainda de terceiros, por outras formas. Raramente ativos intangveis so gerados internamente em decorrncia de atividades agropecurias. Sendo um ativo intangvel um componente significativo de Fair Value de terras agropecurias (direitos de irrigao, quotas de produo, etc.), o mesmo dever ser incluso no Fair Value dessas terras.

3.7. Subsdios governamentais No caso de uma entidade receber subsdios governamentais relacionados a ativos biolgicos, e sendo estes subsdios incondicionais, a mesma dever reconhecer os subsdios como receita no momento de recebimento dos mesmos. No caso dos subsdios serem condicionais, a entidade dever reconhecer os mesmos como receita quando as condies para o recebimento forem cumpridas. O IAS 20, Accounting for Government Grants and Disclosure of Government Assistance determina que os subsdios relacionados a ativos sejam contabilizados como Receita Diferida, trazendo para resultado do exerccio em proporcionalidade vida til do ativo, ou ainda, deduzindo-se o valor dos subsdios do custo contbil do ativo quando do recebimento dos mesmos, reduzindo-se assim o custo base para depreciao ou amortizao do ativo. Ambos os mtodos esto relacionados a modelos de contabilidade baseados em custos histricos, sendo portanto inadequados ao contexto de Fair Value aplicado s atividades agropecurias. 3.8. Disclosure Os ativos biolgicos devem ser demonstrados no balano patrimonial em separado dos ativos correntes, sendo classificados no grupo de ativos no correntes. A entidade dever divulgar em suas notas explicativas quais e qual a natureza dos grupos de ativos biolgicos que possui, sendo que devero ser divulgadas as seguintes informaes: a) b) c) base de mensurao utilizada para determinar o Fair Value; no caso de ter sido utilizado avaliador externo entidade, o nome do mesmo e suas qualificaes; valor presente lquido utilizado para determinar o Fair Value, situao em que se dever indicar a metodologia de clculo, destacando-se a taxa de desconto, o perodo de tempo para o qual o fluxo de caixa foi estimado e uma anlise de sensibilidade do fluxo de benefcios futuros, em decorrncia de mudanas macroeconmicas ou mercadolgicas; a existncia de ativos biolgicos oferecidos em garantias sobre passivos exigveis, bem como provises para contingncias, riscos ambientais, provises de quebras de produo, etc.

d)

Adicionalmente, dever ser dada a devida divulgao no Balano Patrimonial, ou em notas explicativas, do valor contbil de ativos biolgicos referentes a culturas e/ou rebanhos permanentes e a culturas e/ou rebanhos temporrios, demonstrando em separado a parcela referente a culturas e/ou rebanhos maturos e da referente a culturas e/ou rebanhos imaturos. Esta diviso entre maturos e imaturos importante para a distino dos ativos biolgicos que contribuem para o fluxo de benefcios presente da entidade daqueles que contribuiro para o fluxo de benefcios futuros. Na Demonstrao de Resultado dever ser divulgada a variao de Fair Value de todos os ativos biolgicos, produo agropecuria e terras agropecurias, sendo que nesta ou, opcionalmente, em notas explicativas, dever ser divulgada a variao de cada um dos grupos de ativos biolgicos, produo agropecuria ou terras agropecurias em separado. O Fair Value de ativos biolgicos pode variar em funo de transformaes fsicas decorrentes de mutaes biolgicas, crescimento, degenerao, produo ou procriao, sendo que cada um desses fenmenos perfeitamente observvel e mensurvel, guardando relao direta com os benefcios econmicos futuros. A compra ou venda de ativos semelhantes tambm considerada como agente causador de mudanas fsicas no grupo de ativos biolgicos como um todo. Geralmente as mudanas de preos em determinados ativos biolgicos esto ligadas a variaes nos padres fsicos dos ativos biolgicos, decorrentes principalmente do crescimento dos mesmos. Entretanto, podem ocorrer mudanas na unidade monetria de Fair Value em decorrncia de fatores econmicos e/ou mercadolgicos. A variao total do Fair Value considerada como decorrente das atividades operacionais da entidade. Durante a discusso do Exposure Draft E65 - Agriculture, o Board do IASC recomendou a diviso dessa variao em funo de mudanas fsicas e/ou biolgicas nos ativos e em funo de mudanas econmicas e/ou mercadolgicas. Para ciclos operacionais superiores a um ano o IASC

10

recomenda a diviso dessa variao total em funo de fatores fsicos e/ou biolgicos e fatores econmicos e/ou mercadolgicos. O valor atribudo variao no Fair Value decorrente de fatores fsicos e/ou biolgicos mensurado pela diferena entre o valor contbil do ativo biolgico no incio do perodo, ajustado ao final do perodo pelo Fair Value unitrio de ativos biolgicos com as mesmas caractersticas fsicas daqueles possudos no incio do perodo e o valor contbil ( Fair Value) no final do perodo, ajustada pelas compras e vendas de ativos biolgicos que alteraram o tamanho do grupo durante o perodo. O valor da variao no Fair Value atribudo mudana no preo individual dos ativos biolgicos em decorrncia de fatores econmicos e/ou mercadolgicos a diferena entre o valor contbil no incio do perodo e o valor contbil no incio do perodo ajustado ao final do perodo pelo Fair Value unitrio de ativos biolgicos com as mesmas caractersticas fsicas daqueles possudos no incio do perodo, ajustado pelas compras e vendas de ativos biolgicos que alteraram o tamanho do grupo durante o perodo. Por exemplo, supondo um rebanho bovino de 10 cabeas, mantidas durante um ano pela entidade, sendo que a nica mudana fsica ocorrida no grupo foi o crescimento das reses, que passaram da idade biolgica de 1 para 2 anos, e assumindo-se o valor de mercado como medida de Fair Value, temos: a) b) c) valor de mercado de uma rs de 1 ano em 01/01/X1 valor de mercado de uma rs de 2 anos em 31/12/X1 valor de mercado de uma rs de 1 ano em 31/12/X1 valor contbil (Fair Value) do rebanho em 01/01/X1 (10 x 150) 2.500,00 1.800,00 300,00 150,00 250,00 180,00 1.500,00 700,00

variao do Fair Value em decorrncia de crescimento fsico 10 x 250,00 (-) 10 x 180,00

variao do Fair Value em decorrncia de flutuaes do mercado 10 x 180,00 1.800,00 (-) 10 x 150,00 1.500,00 valor contbil (Fair Value) do rebanho em 31/12/X1 (10 x 250)

2.500,00

Esta diferena de $ 1.000,00 ser levada ao Resultado do Exerccio como Receita Operacional. As atividades agropecurias so geralmente expostas a condies climticas adversas, as quais so consideradas como parte do ambiente operacional em que as entidades com tais atividades atuam. Se um evento dessa natureza ocorrer, e sendo o mesmo relevante para a compreenso de mudanas no Fair Value de determinado ativo biolgico da entidade, o IAS 8, Net Profit or Loss for the Period, Fundamental Errors and Changes in Accounting Policies, exige a divulgao. Como exemplos temos geadas, secas, pragas de insetos, etc. A divulgao exigida pelo IAS 8 deve contemplar os efeitos desses eventos como um componente separado do valor contbil desses ativos, acompanhado de nota explicativa apropriada. A entidade dever apresentar uma reconciliao das mudanas no valor contbil de cada grupo de ativos biolgicos entre o incio do perodo e o final do perodo a que se referem as demonstraes contbeis. Essa reconciliao dever incluir: a) mudanas atribudas a variaes fsicas e/ou biolgicas nos ativos biolgicos e mudanas atribudas a variaes econmicas e/ou mercadolgicas no Fair Value individual de cada ativo biolgico; perdas ou ganhos extraordinrios em decorrncia de fenmenos naturais fora do controle da administrao da entidade; variaes cambiais decorrentes da converso das demonstraes contbeis de entidades estrangeiras; outras mudanas ocorridas no valor contbil.

b) c) d)

11

3.9. Anlise de despesas A divulgao das despesas gerais para manuteno das atividades agropecurias dever ser feita preferencialmente de acordo com a natureza das mesmas, como por exemplo, insumos e fertilizantes, mo de obra, depreciao de maquinrio agrcola (cost based), etc. 3.10. Transio do Cost-based para Fair Value Accounting No incio do perodo em que se aplicar a Norma Internacional de Contabilidade s entidades que exeram atividades agropecurias, aquelas que se enquadrarem na nova norma devero identificar seus grupos de ativos biolgicos, produo agropecuria, terras agropecurias e ativos intangveis que possam ser reavaliados pelo seu Fair Value . Os ajustes que possam ocorrer no valor desses ativos devero ser reconhecidos como ajustes contra Resultados Acumulados no incio do perodo em que a norma for inicialmente aplicada. 4 EXEMPLO DE APLICAO DA METODOLOGIA DE FAIR VALUE S ENTIDADES AGROPECURIAS A Leite Agropecuria S.A. uma empresa cuja atividade a produo de leite. Para tanto, cria suas rezes de forma intensiva, com o emprego de alta tecnologia. Em 31.12/X0, apresentou o seguinte balano patrimonial, com base nos custos histricos: LEITE AGROPECURIA S.A. BALANO PATRIMONIAL EM 31/12/X0 (EM $)
ATIVO CIRCULANTE Caixa/Bancos ESTOQUES Insumos Leite p/ comercializao PERMANENTE Terras Construes Mquinas e equipamentos Rebanhos maturos Rebanhos em formao Reprodutores TOTAL ATIVO 100.000 20.000 80.000 20.000 60.000 1.200.000 600.000 100.000 100.000 200.000 100.000 100.000 1.300.000 PASSIVO CIRCULANTE Salrios a pagar Impostos a pagar Financiamentos bancrios Outras contas a pagar PATRIMNIO LQUIDO Capital social Lucros acumulados 300.000 10.000 10.000 250.000 30.000 1.000.000 800.000 200.000

TOTAL PASSIVO + PL

1.300.000

A empresa possua 100 alqueires de terras, sendo 95 ocupados por pastagens. Os outros 5 alqueires so ocupados por instalaes, represa de gua e outros. O custo mdio de cada alqueire, registrado na contabilidade de $ 6.000,00 Os seus rebanhos eram assim compostos: POSIO DOS REBANHOS EM 31/12/X0
Discriminao Rebanho maturo ( 04 anos ) Rebanho em formao ( 03 anos ) Reprodutores Quantidade 200 200 10 Custo Unitrio($) 1.000 500 10.000 Custo Total ($) 200.000 100.000 100.000

12

Para o exerccio de 20X1, a empresa resolve avaliar seus ativos biolgicos, produo agropecuria e terras agropecurias baseados no Fair Value das mesmas. Supondo-se que para este exemplo haja mercado para todos ativos aos quais o Fair Value se aplica, a empresa dever registrar em 01/01/X1 seus ativos biolgicos, produo agropecuria e terras agropecurias com base no valor de mercado dos mesmos. Os eventuais ajustes que possam ocorrer, decorrentes da nova avaliao, devero ser lanados contra Resultados Acumulados. Assim, tem-se o seguinte quadro de ajustes: AJUSTE PARA FAIR VALUE
ITEM CUSTO CONTBIL Quant. Custo Unitrio ($) Custo Total ($) 80.000 20.000 60.000 1.200.000 570.000 30.000 100.000 100.000 200.000 100.000 100.000 1.280.000 Quant. FAIR VALUE Valor Unitrio ($) Valor Total ($) 80.000 20.000 60.000 1.292.000 532.000 30.000 100.000 100.000 280.000 140.000 110.000 1.372.000 92.000 (38.000) AJUSTE ($)

ESTOQUES Insumos Leite PERMANENTE Terras em pastagens Terras de uso Construes Mq. e equiptos Rebanhos maturos Rebanhos formao Reprodutores TOTAL

60.000 95 5

1,00 6.000 6.000

60.000 95

1,00 5.600

200 200 10

1.000 500 10.000

200 200 10

1.400 700 11.000

80.000 40.000 10.000 92.000

Os insumos agropecurios, construes, mquinas e equipamentos, e terras de uso permanecem avaliadas ao custo histrico, uma vez que no se trata da classe de ativos considerados como ativos biolgicos, produo agropecuria e terras agropecurias. O valor de $ 92.000 decorrente do ajuste ao Fair Value ser lanado contra Lucros/Prejuzos Acumulados. Dessa forma, em 01/01/X1, a Leite Agropecuria S.A. levantou o seguinte balano patrimonial, aps os ajustes: LEITE AGROPECURIA S.A. BALANO PATRIMONIAL EM 01/01/X1 (EM $)
ATIVO CORRENTES Caixa/Bancos Insumos BIOLGICOS Leite para comercializao Rebanhos maturos Rebanhos em formao Reprodutores NO CORRENTES Terras em pastagens Terras de uso Construes Mquinas e equipamentos TOTAL ATIVO 40.000 20.000 20.000 590.000 60.000 280.000 140.000 110.000 762.000 532.000 30.000 100.000 100.000 1.392.000 PASSIVO CORRENTE Salrios e encargos a pagar Impostos a pagar Financiamentos bancrios Outras contas a pagar 300.000 10.000 10.000 250.000 30.000

PATRIMNIO LQUIDO Capital social Lucros acumulados

1.092.000 800.000 292.000

TOTAL PASSIVO + PL

1.392.000

13

Aps as operaes do ano X1, a Leite Agropecuria apresentou as seguintes demonstraes contbeis: LEITE AGROPECURIA S.A. BALANO PATRIMONIAL EM 31/12/X1 (EM $)
ATIVO CORRENTES Caixa/Bancos Insumos BIOLGICOS Leite para comercializao Rebanhos maturos Rebanhos em formao Reprodutores NO CORRENTES Terras em pastagens Terras de uso Construes Mquinas e equipamentos TOTAL ATIVO 50.000 25.000 25.000 755.000 50.000 560.000 40.000 105.000 761.000 551.000 30.000 90.000 90.000 1.566.000 PASSIVO CORRENTE Salrios e encargos a pagar Impostos a pagar Financiamentos bancrios Outras contas a pagar 315.800 35.000 38.800 182.000 60.000

PATRIMNIO LQUIDO Capital social Lucros acumulados Lucro exerccio

1.250.200 800.000 295.000 155.200

TOTAL PASSIVO + PL

1.566.000

LEITE AGROPECURIA S.A. DEMONSTRAO DE RESULTADO DO EXERCCIO REF. 20X1 (EM $)


RECEITAS OPERACIONAIS Venda de mercadorias Variao Fair Value em decorrncia de fatores fsicos/biolgicos Variao Fair Value em decorrncia de fatores econmicos/mercadolgicos Variao Fair Value das terras em pastagem TOTAL RECEITAS OPERACIONAIS DESPESAS OPERACIONAIS Insumos Salrios e encargos sociais Depreciao bens custo histrico Outras despesas operacionais TOTAL DESPESAS OPERACIONAIS LUCRO OPERACIONAL RESULTADO FINANCEIRO LQUIDO RESULTADO ANTES DE IR Proviso IR (20,00%) LUCRO LQUIDO EXERCCIO 120.000 150.000 20.000 60.000 350.000 244.000 50.000 194.000 38.800 155.200 400.000 40.000 135.000 19.000 594.000

Com base no Balano Patrimonial e Demonstrao de Resultado do Exerccio, o passo seguinte demonstrar as variaes no Fair Value dos ativos biolgicos, produo agropecuria e terras agropecurias. Em relao produo agropecuria, foi estabelecido para o exemplo de que no ocorreria variao no Fair Value do leite destinado comercializao. A variao no Fair Value das terras agropecurias encontra-se nos quadros abaixo:

14

LEITE AGROPECURIA S.A. CLCULO DO VALOR CONTBIL (EM $)


INCIO PERODO Grupo Terras em pastagem Quant. 95 Fair Value unitrio 5.600 Valor Contbil 532.000 FINAL DO PERODO Quant. 95 Fair Value unitrio 5.800 Valor Contbil 551.000

LEITE AGROPECURIA S.A. RECONCILIAO DO VLR. CONTBIL DE TERRAS AGROPECURIAS REF.20X1 (EM $)
Valor contbil no incio do perodo Variao do valor de mercado (Fair Value) das terras em pastagem Valor contbil no final do perodo 532.000 19.000 551.000

Esta variao ocorrida entre 01/01/X1 e 31/12/X1 levada para resultado do exerccio como Receita Operacional. A seguir encontram-se os quadros que demonstram a variao do Fair Value dos ativos biolgicos: LEITE AGROPECURIA S.A. CLCULO DO VALOR CONTBIL (EM $)
INCIO PERODO Grupo Quant. Fair Value unitrio 1.400 700 Valor Contbil Valor Variao Contbil Fair RemenValue surado unitrio 300.000 260.000 105.000 665.000 20.000 120.000 (5.000) 135.000 FINAL DO PERODO Quant. Fair Value unitrio 1.500 1.300 400 10.500 Valor Contbil

Rebanho maturo (05 anos) Rebanho maturo novo (04 anos) Rebanho em formao (01 ano) Reprodutores Total

200 200

280.000 140.000 -

200 200 100 10 510

300.000 260.000 40.000 105.000 705.000

10 410

11.000

110.000 530.000

LEITE AGROPECURIA S.A. RECONCILIAO DO VALOR CONTBIL DE ATIVOS BIOLGICOS REF.20X1


Valor contbil no incio do perodo Variao Fair Value em decorrncia de fatores fsicos/biolgicos Variao Fair Value em decorrncia de fatores econmicos/mercadolgicos Valor contbil no final do perodo 530.000 40.000 135.000 705.000

A variao no Fair Value em decorrncia de fatores econmicos e/ou mercadolgicos, no valor de $ 135.000 obtida pela diferena entre o Fair Value dos rebanhos existentes em 01/01X1, avaliados ao Fair Value de 31/12/X1, e do mesmo rebanho em 01/01/X1. Esta variao levada para o resultado do exerccio como Receita Operacional. A variao no Fair Value em decorrncia de fatores fsicos e/ou biolgicos, no valor de $ 40.000 obtida pela diferena entre o Fair Value dos rebanhos existentes em 31/12/X1 e o dos rebanhos existentes em 01/01X1, avaliados pelo Fair Value unitrio de 31/12/X1. Esta variao levada para o resultado do exerccio como Receita Operacional.

15

5. NORMAS DE CONTABILIDADE APLICVEIS S ATIVIDADES AGROPECURIAS VIGENTES NO BRASIL As normas de contabilidade aplicveis s atividades agropecurias vigentes no pas encontram-se ligadas aos Princpios Fundamentais de Contabilidade emanados do Conselho Federal de Contabilidade. Desta forma, a premissa bsica a utilizao dos custos histricos para todos ativos, inclusive aqueles classificados como agropecurios pelo IASC. Consequentemente so aplicveis todos os mecanismos inerentes a essa metodologia, como por exemplo, a depreciao. Conforme foi visto no exemplo de aplicao do Fair Value, no existe depreciao sobre os ativos aos quais se aplica a metodologia, uma vez que os mesmos so avaliados pelo mercado. Logo, a diferena entre o valor de mercado em duas datas distintas adicionada ou subtrada do grupo de Receitas Operacionais. Outro aspecto diz respeito aos custos e despesas. Pela metodologia do Fair Value, todos os gastos incorridos num determinado perodo so classificados como despesa desse perodo. No h a ativao de gastos, ou seja, a formao de estoques pela ocorrncia dos custos. Nas atividades pecurias, as matrizes e os reprodutores so considerados como Imobilizados, sendo que o seu valor igual ao custo de aquisio dos mesmos, ou ainda, no caso de os mesmos terem sido formados pela prpria entidade, todos os custos incorridos para a sua manuteno desde o momento do nascimento at que venham a passar condio de reprodutores. As culturas e rebanhos permanentes so considerados como Imobilizados, sendo que o seu valor igual ao custo de aquisio ou formao dos mesmos. O valor de sua depreciao um dos componentes do custo da produo agropecuria. Por exemplo, no caso de um rebanho leiteiro, a depreciao desse rebanho ser um dos componentes do custo da produo de leite do perodo, juntamente com os demais custos incorridos para que se obtenha essa produo. As culturas e rebanhos permanentes em formao so considerados como Imobilizaes em Andamento. J as culturas e rebanhos temporrios, ou seja, destinados colheita ou abate, so considerados como Estoques, de tal forma que o custo de formao dos mesmos, desde o plantio, aquisio ou nascimento at o momento imediatamente anterior colheita e/ou abate, ser um dos componentes do custo da produo agropecuria. A produo agropecuria considerada como um Estoque. No caso de esta ser derivada de culturas e rebanhos permanentes, o seu custo ser composto dos gastos incorridos para a manuteno dessas culturas ou rebanhos no perodo, acrescida da depreciao dos mesmos, e dos gastos incorridos na safra ou extrao das culturas e/ou rebanhos permanentes. A produo agropecuria derivada de culturas e rebanhos temporrios tem seu valor constitudo pelo custo de formao das culturas e/ou rebanhos temporrios, acrescidos dos gastos para a colheita e/ou abate dos mesmos. Eventualmente, gastos incorridos aps a colheita e/ou abate podero ser includos no custo da produo agropecuria. Em relao s terras agropecurias, as mesmas tm seu valor baseado no custo de aquisio. Sobre os bens do Ativo Imobilizado, inclusive os ativos agropecurios, podem ocorrer Reavaliaes. Caso essas ocorram de perodo em perodo, basicamente haveria uma avaliao de ativos com base no valor de mercado e, consequentemente, prxima metodologia do Fair Value. Entretanto, as Reavaliaes de bens no ocorrem nessa frequncia, e sim em perodos de tempo maiores. Conforme visto, na metodologia do Fair Value, as variaes ocorridas nos ativos biolgicos so levadas para a Receita Operacional. J na estrutura tradicional de contabilidade baseada nos custos histricos, a contrapartida da variao no valor dos ativos, em decorrncia de Reavaliaes, constitui Reserva de Reavaliao, no Patrimnio Lquido, sendo que a mesma ser realizada pela baixa ou depreciao dos bens reavaliados.

16

6. CONCLUSO Este trabalho visou apresentar e analisar as principais premissas do Exposure Draft E65 Agriculture, o qual dar origem Norma Internacional de Contabilidade do IASC aplicvel s entidades que exeram atividades agropecurias. Essa norma est prevista para entrar em vigor a partir de 2002, produzindo os efeitos sobre as demonstraes e procedimentos contbeis vistos nesse trabalho. Inicialmente apresentou-se os principais conceitos relacionados avaliao de ativos, bem como as premissas gerais acerca a avaliao de ativos com base no Fair Value, admitindo-se a hiptese de valores de mercado de entrada como a medida mais justa e confivel para tal propsito, levando-se em conta a continuidade normal em que as entidades operam. Adotou-se esse procedimento pelo fato de os ativos serem, conforme visto, um ponto fundamental na Contabilidade, de tal forma que passivos, receitas, despesas e o patrimnio lquido decorrem da existncia de ativos. A seguir apresentou-se os principais pontos do Exposure Draft E65 - Agriculture, sendo que as disposies desse documento so aplicveis aos ativos biolgicos, produo agropecuria e terras utilizadas em atividades agropecurias. Tambm foram apresentados aspectos referentes divulgao dos efeitos da avaliao pelo Fair Value nas Demonstraes Contbeis. Visando facilitar o entendimento dos conceitos apresentados neste trabalho, foi desenvolvido um exemplo da aplicao do Fair Value s atividades agropecurias, no caso, uma entidade que se dedica criao de rebanhos bovinos voltados pecuria leiteira. Por fim, foram demonstradas quais as normas atualmente vigentes no Brasil, de forma a permitir visualizar e analisar as diferenas em relao proposta do IASC. Assim, espera-se que este trabalho auxilie no processo de entendimento da futura Norma Internacional de Contabilidade, a qual trar grandes inovaes em relao estrutura tradicional da Contabilidade, contemplando, assim, informaes de carter qualitativa e quantitativa mais relevantes para os usurios das Demonstraes Contbeis em face das particularidades que englobam as atividades agropecurias.

17

BIBLIOGRAFIA:

CARVALHO, Luiz Nelson G. & LOPES, Alexsandro Broedel. Contabilizao de operaes com derivativos: uma comparao entre o SFAS n. 133 e o arcabouo emanada pelo COSIF . Caderno de Estudos, So Paulo, v.11, n. 20, p. 42-61, janeiro/abril 1999. CHAMBERS, Raymond J. Towards a general theory of accounting. The australian society of accountants annual lecture. Australia, 1961. EDWARDS, Edgard O, BELL, Philip W. The theory and measurement of business income . Berkeley: University of California Press, 1961. FASB FINANCIAL ACCOUNTING STANDARDS BOARD. Statement of Financial Accounting Standards SFAS 107: Disclosure about derivative financial instruments and fair value of financial instruments. Connecticut: FASB, 1991. HENDRIKSEN, Eldon S., BREDA, Michael T. Van . Teoria da contabilidade; traduzido da 5th ed. de Accounting theory por Antonio Zoratto Sanvicente. So Paulo: Atlas, 1999. IASC INTERNATIONAL ACCOUNTING STANDARDS COMMITTEE. Exposure draft E65 Agriculture, 1999. IUDCIBUS, Srgio de. Teoria da Contabilidade. 5 ed. So Paulo: Atlas, 1997. JENKINS, Edmund. The Fair Marking of Derivatives. Global Finance. September 1998. KAM, Vernon. Accounting theory. 2nd ed. New York: John Wiley & Sons, 1986. LOPES, Alexsandro Broedel. Uma anlise crtica do arcabouo terico do SFAS 133: A ccounting for derivative instruments and hedging activities . Caderno de Estudos, So Paulo, v.11, n. 22, p. 16-29, setembro/dezembro 1999. MARION, Jos Carlos. Contabilidade Rural. 4 ed. So Paulo: Atlas, 1996. PEREIRA, Carlos Daniel Schneider. Uma contribuio para o entendimento do Fair Value Accounting. Revista de Contabilidade do CRC-SP, So Paulo, ano VI, n. 11, p. 06-14, maro/2000. SPROUSE, Robert T., MOONITZ, Maurice . A tentative set of broad accounting principles for business enterprises. An Accounting Research Study. New York: AICPA n. 03, 1962. TINOCO, Joo Eduardo Prudncio. Avaliao patrimonial em contabilidade a valores de entrada e de sada. Caderno de Estudos, So Paulo, outubro/1992.

Das könnte Ihnen auch gefallen