Sie sind auf Seite 1von 10

Insero da astronomia como disciplina curricular do ensino mdio

Astronomy as a subject in the secondary school curriculum


Claudio Andr C. M. Dias* Josu R. Santa Rita** A Astronomia considerada uma das primeiras cincias que o homem dominou, porm as competncias bsicas para a construo do conhecimento, relativo ao eixo temtico Terra e Universo, no vm sendo trabalhadas a contento com a maioria dos alunos que concluem o ensino mdio. Os alunos esto concluindo este nvel de ensino sem conhecimento de vrios temas na rea de Astronomia, que so obrigatrios nos Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Em virtude desta discrepncia, este trabalho vem evidenciar a necessidade da incorporao de uma disciplina especfica de Astronomia, no ensino mdio, em prol da promoo da reduo das distores entre o que ensinado e o que se deve ensinar. Palavras-chave: Astronomia no Ensino Mdio. Ensino de Astronomia no Ensino Mdio. Parmetros Curriculares Nacionais em Astronomia. Astronomy is regarded as one of the first sciences dominated by man; however, it has not been taught as a subject in secondary school programs. Students usually finish this level of education without knowing several topics in the field of Astronomy which are considered compulsory by the Brazilian National Curriculum Standards (PCNs). In view of such disagreement, this study demonstrates the need to incorporate Astronomy as a specific subject in secondary school aiming at reducing the gap between what is taught and what the student actually needs to learn.

Key words: Astronomy in secondary education. Teaching of Astronomy in secondary school. National Curriculum Standards.

Introduo
Os assuntos referentes Astronomia chamam a ateno das pessoas, em qualquer faixa etria e, alm disso, estes fazem parte da matriz curricular proposta pelos PCNs dos ensinos fundamental e mdio. Porm, constatado que grande parte dos alunos da rede pblica de ensino deixam o ciclo bsico de estudos sem conhecimento de assuntos de Astronomia que so pertinentes sua formao. Diversos trabalhos foram elaborados com nfase nesse tema, entre eles destacamse: as falhas encontradas em livros didticos (BOCZKO, 2003), concepes errneas
*

Professor das redes pblicas do Estado do Rio de Janeiro e do municpio de Campos dos Goytacazes/RJ. Mestre em Cincias de Engenharia de Materiais. Especialista em Ensino de Astronomia. ** Professor do CEFET Campos (RJ). Mestre em Cincias de Engenharia de Materiais.

CEFET. Campos dos Goytacazes - RJ

161

de professores de Cincias (LEITE, 2002), falta de recursos didticos para elaborao de experimentos em sala de aula (BUCCIARELLI, 2001) e, alm disso, o desinteresse pela carreira de professor auxiliam a elevar a distoro existente entre o que se ensina ao aluno e o que proposto pelos PCNs. A incluso de uma disciplina curricular de Astronomia no ensino mdio justificase, pois promoveria a reduo na lacuna existente, contribuindo para uma formao mais completa do aluno. Alm de resolver, em parte, um dos maiores problemas vivenciados pelos profissionais desta carreira, a falta de postos de trabalho (PERCY, 1998).

Competncias requeridas pelos PCNs dos ensinos fundamental e mdio


O eixo temtico Terra e Universo, que aborda os assuntos relacionados Astronomia, situa-se na rea de Cincias da Natureza e suas tecnologias, onde os objetivos diferem de acordo com a maturidade do aluno. No ensino fundamental priorizada a compreenso da natureza, como um processo dinmico em relao sociedade, atuando como agente transformador, alm de um forte conhecimento histrico do processo. J no ensino mdio, valoriza-se mais o conhecimento abstrato, priorizando-se as rupturas no processo de desenvolvimento das cincias, alm da compreenso e da utilizao dos conhecimentos cientficos, para explicar o funcionamento do mundo, resolver problemas, planejar, avaliar as interaes homem-natureza e desenvolver modelos explicativos para sistemas tecnolgicos. Os contedos propostos nos PCNs, referentes ao terceiro e quarto ciclos, aos . 6, . e 8 . 7 . sries so bem definidos, enfatizando temas bastante quais correspondem a 5, interessantes de Astronomia, para os quais vrias competncias so requeridas dentro do processo ensino-aprendizagem, algumas delas citadas abaixo: histrico da Astronomia dos povos antigos, como a China, Babilnia e Egito; histricos mais recentes dos gregos at a Astronomia newtoniana, com nfase na dualidade dos modelos Heliocntrico e Geocntrico; sistema Sol-Terra: movimentos dos astros, eclipses, fases da Lua, estaes do ano, fenmeno das mars, entre outros; sistema Solar: estudo dos astros que o compem, avaliao do tamanho e distncia dos planetas em relao ao Sol; teoria das sombras: estudo do movimento aparente do Sol, construo de um relgio solar; noo de Galxias: posicionamento do Sol na Via- Lctea; introduo Cosmologia: Teoria do Big-Bang, a origem, expanso e tamanho do universo observvel.

162

VRTICES, v. 9, n. 1/3, jan./dez. 2007

requisito do PCN, do ensino mdio - Cincias da Natureza na rea de Fsica -, o efetivo aprendizado do tema estruturador Universo, Terra e Vida, que composto das seguintes unidades temticas: 1. Terra e sistema solar Conhecimento das relaes entre os movimentos da Terra, da Lua e do Sol para a descrio de fenmenos astronmicos (durao do dia e da noite, estaes do ano, fases da lua, eclipses etc.). Compreenso das interaes gravitacionais, identificando foras e relaes de conservao, para explicar aspectos do movimento do sistema planetrio, cometas, naves e satlites. 2. O Universo e sua origem Conhecimento das teorias e modelos propostos para a origem, evoluo e constituio do Universo, alm das formas atuais para sua investigao e os limites de seus resultados no sentido de ampliar sua viso de mundo. Reconhecimento de ordens de grandeza de medidas astronmicas para situar a vida (e vida humana), temporal e espacialmente, no Universo e discusso das hipteses de vida fora da Terra. 3. Compreenso humana do Universo Conhecimento de aspectos dos modelos explicativos da origem e constituio do Universo, segundo diferentes culturas, buscando semelhanas e diferenas em suas formulaes. Compreenso de aspectos da evoluo dos modelos da cincia para explicar a constituio do Universo (matria, radiao e interaes) atravs dos tempos, identificando especificidades do modelo atual. Identificao de diferentes formas pelas quais os modelos explicativos do Universo influenciaram a cultura e a vida humana ao longo da histria da humanidade e vice-versa.

A disciplina Astronomia no ensino mdio


A grande rea de Cincias da Natureza, Matemtica e suas tecnologias encontra-se dividida, no ensino mdio, em quatro reas do conhecimento. So elas: Fsica, Qumica, Biologia e Matemtica. Praticamente todas as reas de conhecimento de Astronomia esto inseridas na rea de Fsica. O professor de Fsica da rede pblica de ensino se v incapacitado para trabalhar tantos contedos tendo apenas duas aulas por semana, sabendo que a Fsica tambm trata de outros assuntos, no ligados Astronomia, que tambm so de alta relevncia para o aluno do ensino mdio.

CEFET. Campos dos Goytacazes - RJ

163

A continuao dos estudos tambm importante para o desenvolvimento do conhecimento. Muitos assuntos estudados em Cincias, no ensino fundamental, so revistos e aprofundados no ensino mdio, em Fsica, Qumica e Biologia. Porm, a Astronomia que tambm possui elevada importncia, juntamente com as demais disciplinas, no trabalhada no ensino mdio, demonstrando a existncia de uma lacuna na formao do aluno no ciclo bsico de ensino. Uma proposta de contedos mnimos a serem abordados em uma disciplina especfica de Astronomia no ensino mdio, segundo os PCNs, apresentada a seguir: localizao geogrfica, utilizando corpos celestes; Sistema Solar: reconhecimento da distncia e do tamanho relativo dos planetas, do Sol, satlites e asterides; movimentos Sol Terra Lua: rotao da Terra, fases da Lua, translao da Terra, eclipses solares e lunares; movimento diurno do Sol e noturno das estrelas para diferentes regies da Terra (plos, zonas tropicais e equatoriais), reconhecendo as diferentes zonas climticas do planeta, podendo utilizar, para este fim, a teoria das sombras; Astrofsica: processo de evoluo estelar, formao do sistema solar; Cosmologia: origem e expanso e apresentao de teorias sobre o final do universo, formao de galxias; Astrobiologia: possvel identificao da possibilidade de vida extraterrestre.

Metodologia, resultados e discusses


Para se verificar a aquisio de determinadas competncias na rea de Astronomia, foi feita uma pesquisa de campo utilizando-se o questionrio anexo com noventa e dois alunos na faixa etria mdia de 16 a 21 anos, cursando a ltima srie do ensino mdio em trs colgios estaduais do municpio de Campos dos Goytacazes-RJ, sendo dois de grande porte (com mais de 3.000 alunos) e um de mdio porte (entre 1.000 e 2.000 alunos). Esses colgios possuem aulas regulares de todas as disciplinas que compem o ensino mdio, inclusive de Fsica e Geografia, disciplinas que se encontram mais interligadas ao ensino de Astronomia. Os alunos tm acesso a computadores, principalmente para fazer os trabalhos escolares, porm o acervo sobre o contedo limitado, contando com poucos exemplares. O assunto mais bem tratado em revistas de conhecimento geral que as escolas recebem. As questes propostas procuram avaliar um conhecimento mais amplo da Astronomia, pois os alunos nesse estgio j deveriam ter desenvolvido determinadas competncias/ habilidades inerentes s propostas dos PCNs.

164

VRTICES, v. 9, n. 1/3, jan./dez. 2007

As respostas corretas do questionrio em anexo so apresentadas a seguir: 1-a 2- d 3- a 4- d 5- a

Foi avisado aos alunos que, caso no soubessem a resposta, ou jamais tivessem ouvido falar em tal assunto, deveriam deixar a resposta em branco. A tabela a seguir apresenta o percentual de respostas dos alunos da ltima srie do ensino mdio na rede pblica de ensino. Tabela 1 ndice percentual das respostas dos alunos nas questes de 1 a 5

De acordo com as respostas, as questes dois e quatro foram as que apresentaram resultado mais satisfatrio, porm situaram-se abaixo das somas das respostas erradas e em branco (Figuras 1 e 2). possvel identificar que esses assuntos j so discutidos, ou ento a aquisio destes pode ter ocorrido por meio de experincias cotidianas.

Figura 1: ndice percentual das . questo respostas encontradas na 2

Figura 2: ndice percentual das respostas . questo encontradas na 4

As questes um, trs e cinco apresentaram resultados insatisfatrios (Figuras 3, 4 e 5), demonstrando a no aquisio das competncias/habilidades por parte dos alunos relativas aos conhecimentos bsicos de Astronomia. A questo um apresenta o desconhecimento do aluno referente culminncia das estaes do ano com as datas de solstcios e equincios, ou seja, 78,30% desconhecem que os solstcios e equincios demarcam o incio das estaes do ano, e que os mesmos representam a posio do planeta em relao sua rbita.
CEFET. Campos dos Goytacazes - RJ

165

Figura 3: ndice percentual das respostas . questo encontradas na 1

A questo trs prope examinar a percepo do aluno compreenso do modelo de origem do universo mais aceito atualmente, a teoria do Big-Bang. Fica evidenciado, pelas respostas, que o percentual de acertos muito pequeno em relao aos objetivos da pergunta, indicando um desconhecimento geral da teoria mais aceita para o surgimento do universo que habitamos atualmente, indicando, desta maneira, a necessidade de se trabalhar este assunto de forma mais aprofundada com alunos.

Figura 4: ndice percentual das respostas . questo encontradas na 3

A questo cinco pretende identificar se os alunos reconhecem a terceira lei de Kepler, que afirma a existncia de uma proporcionalidade direta entre o quadrado do perodo do planeta e a distncia mdia do planeta estrela, elevada ao cubo. Identificase que a maioria dos alunos entrevistada (70.40%) no conhece a terceira lei de Kepler, ou seja, nunca ouviram falar em tema parecido. Poucos alunos acertaram a resposta demonstrando que esta rea deve ser mais estudada, fortalecendo, cada vez mais, a incluso de uma disciplina especfica para este fim.

166

VRTICES, v. 9, n. 1/3, jan./dez. 2007

Figura 5: ndice percentual das respostas . questo encontradas na 5

De acordo com o resultado, pode-se afirmar que uma grande parcela de alunos do ensino pblico da rede estadual, deixam a sala de aula sem o prvio conhecimento de assuntos na rea de Astronomia, contedos que fazem parte do eixo temtico Terra e Universo. Confirma-se, assim, a existncia da distoro que tem sido indicada em vrios momentos neste artigo: o que se ensina no o proposto pelos PCNs.

Concluso
O estudo da Astronomia se faz necessrio pois, alm de proporcionar um grande espao para interdisciplinaridade, principalmente com a Fsica, Qumica, Matemtica, Geologia, Meteorologia e Biologia, pode ser utilizado como eixo norteador para que o professor chame a ateno do aluno, pois um dos temas que mais os atrai. Ficou evidenciado neste trabalho que a inexistncia de uma disciplina especfica de Astronomia causa uma forte distoro no que deve ser ensinado e o que realmente se ensina, em nvel de ensino mdio. Os alunos no tem acesso a conhecimentos bsicos que deveriam ser trabalhados desde o ensino fundamental. Porm, devido precariedade de professores aptos para ministrar esse contedo, os alunos trazem esta deficincia at a srie final do ensino mdio. A introduo de uma disciplina Astronomia no ensino mdio, em nosso ponto de vista, viria corrigir muitos desses problemas.

Referncias
BOCZKO, Roberto. Erros comumente encontrados nos livros didticos do ensino fundamental. Revista Cincia Hoje, Rio de Janeiro, ano II, n. 6, 2003.

CEFET. Campos dos Goytacazes - RJ

167

BRASIL. Secretaria de Educao Mdia e Tecnologia. Parmetros Curriculares Nacionais: . sries). Braslia, DF: Secretaria de Educao Fundamental. . a 8 cincias naturais (5 MEC/SEF, 1998. 138 p. BRASIL. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. Parmetros Curriculares Nacionais: ensino mdio. Braslia, DF: Ministrio da Educao, 1999. 364 p. BRASIL. Secretaria de Educao Mdia e Tecnologia. Parmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Introduo aos Parmetros Curriculares Nacionais. Braslia, DF: Secretaria de Educao Fundamental. MEC/SEF, 1998. 174 p. BRASIL. Secretaria de Educao Mdia e Tecnologia. Parmetros Curriculares Nacionais: Ensino mdio: orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais: Cincias da Natureza, Matemtica e suas tecnologias. Braslia, DF: MEC, SEMTEC, 2002. 144 p. BUCCIARELLI, Pablo. Recursos didticos de Astronomia para o ensino mdio e fundamental. So Paulo, 2001. 57p. Monografia (Licenciatura em Fsica) - Universidade de So Paulo, 2001. DIAS, Cludio Andr C. M. Insero da Astronomia como disciplina curricular no ensino mdio. Campos dos Goytacazes, RJ, 2005. 39p. Monografia (Ps-graduao lato sensu em Ensino de Astronomia) - CEFET Campos, 2005. KAWAMURA, Maria Regina D. Disciplinaridade sim. Revista Cincia e Ensino, Campinas, SP, v. 2, n.1, 1997. LANGHI, R.; NARDI, R. Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relao ao ensino de Astronomia. Revista Latino-Americana de Educao em Astronomia - RELEA, v. 2, p. 75-91, 2005. LEITE, Cristina. Os professores de cincias e suas formas de pensar Astronomia. So Paulo, 2002. 160p. Dissertao (Mestrado em Educao) - Instituto de Fsica e Faculdade de Educao, Universidade de So Paulo, 2002. PERCY, J. R. Astronomy Education: an international perspective. Astrophisics and Space Science, v. 258, 1998, p. 347-355. PIETROCOLA, Maurcio; ALVES FILHO, Jos de Pinho; PINHEIRO, Terezinha de Ftima. Prtica interdisciplinar na formao disciplinar de professores de cincias. Investigaes em ensino de Cincias. Porto Alegre/RS. v. 8, n. 2, 2004. Disponvel em: http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol8/n2.html. . verso: SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO. Reorientao Curricular - 2 livro II Cincias da Natureza e Matemtica. Rio de Janeiro, 2005, 196p. SOBREIRA, Paulo H. Astronomia no ensino de Geografia. So Paulo, 2002. Dissertao (Mestrado em Geografia Fsica) - Departamento de Geografia, Universidade de So Paulo, 2002.

168

VRTICES, v. 9, n. 1/3, jan./dez. 2007

Anexo
Questionrio: Ensino Mdio 1- Como se sabe, o eixo de rotao da Terra no perpendicular ao seu plano de translao. Isto traz, como conseqncia, as estaes do ano. Quais so as caractersticas destas, em relao ao percurso percorrido pela Terra? a) ( ) Nos Solstcios so caracterizadas as estaes Vero e Inverno, e nos Equincios, Outono e Primavera.

Figura 1: Movimento da Terra durante o ano

b) ( ) Nos Solstcios so caracterizadas as estaes Outono e Primavera e nos Equincios, Vero e Inverno. c) ( ) Nos Solstcios so caracterizadas as estaes Vero e Primavera e nos Equincios, Inverno e Outono. d) ( ) Nos solstcios so caracterizadas as estaes Inverno e Outono e nos Equincios, Vero e Primavera. 2- As rbitas dos planetas so elpticas. Obedecendo primeira Lei de Kepler, quanto mais achatada esta elipse, maior sua excentricidade. Identifique o caso que represente melhor a rbita da Terra (e=0,02) e do cometa Halley (e=0, 967).

CEFET. Campos dos Goytacazes - RJ

169

3- Muitos estudantes ouvem falar em Big-Bang, modelo que explica o surgimento do Universo. O que vem a ser o Big-Bang? a) ( ) Modelo de histria do Universo que afirma que este se iniciou infinitamente compacto e vem se expandindo, fato ocorrido de 13 a 20 bilhes de anos atrs. b) ( ) Modelo explicativo do surgimento do Universo, baseado em questes teolgicas (de ordem divina). c) ( ) Modelo de histria do Universo baseado na contrao e expanso de vrias galxias, originando vrios tipos de Universo. d) ( ) Modelo explicativo do surgimento do Universo baseado em colises de galxias, originando universos paralelos. 4- O Sol a estrela que aquece nosso planeta. O que ocorre no Sol para produzir tanta quantidade de calor? a) ( ) O Sol uma bola em processo de combusto muito intenso, por isso consegue aquecer a Terra. b) ( ) O Sol um reator nuclear baseado na fisso de tomos pesados, gerando grande quantidade de calor no processo de reao. c) ( ) O Sol feito de fogo, por isso aquece a Terra. Figura 2: O Sol d) ( ) O Sol um reator nuclear, funcionando pelo processo de fuso nuclear, na qual converte Hidrognio em Hlio, produzindo grande quantidade de luz e calor. 5- A terceira lei de Kepler informa-nos que o quadrado do perodo do planeta igual ao cubo do raio mdio de sua rbita (T 2 = k .R 3). Em um sistema com vrios planetas girando ao redor de uma estrela, como o Sistema Solar, como se d o perodo dos planetas, partindo do mais prximo planeta em relao estrela para o mais distante? a) ( ) O perodo dos planetas aumenta conforme a distncia da estrela. b) ( ) Os perodos dos planetas diminuem conforme a distncia da estrela. c) ( ) O perodo depender da massa do planeta: se for elevada ser mais rpido, se for pequena, ser lento. d) ( ) Os perodos so os mesmos independentes de suas distncias.
Figura 3: Johannes Kepler

170

VRTICES, v. 9, n. 1/3, jan./dez. 2007

Das könnte Ihnen auch gefallen