Sie sind auf Seite 1von 8

Abboras 02 Histria

A famlia das Cucurbitceas uma das famlias mais importantes no domnio alimentcio. As espcies do gnero Cucurbita foram domesticadas no Novo Mundo e cultivadas h milnios pelos povos Amerndios. Apesar da marginalizao atual de algumas dessas espcies, elas foram um componente essencial do regime alimentar de comunidades rurais e algumas comunidades urbanas do continente Americano e de outras partes do mundo.

Geralmente estima-se que Cucurbita maxima sada do centro de biodiversidade da Amrica do Sul. Quanto s outras quatro espcies comumente utilizadas pelo homem, isto , Cucurbita pepo, Cucurbita moschata, Cucurbita ficifolia e Cucurbita argyrosperma, supe-se terem sido domesticadas na Amrica Central sem que a certeza dessa origem seja absoluta. Por volta do final dos anos 1980, uma grande quantidade de informaes foi reunida sobre a origem e evoluo dessas quatro espcies. Os limites taxonmicos e genticos de Cucurbita pepo e Cucurbita argyrosperma foram redefinidos e as espcies selvagens que lhes so aparentadas foram classificadas em categorias intra-especficas apropriadas. As concluses de todas essas pesquisas lanaram uma dvida sobre a origem centro-americana de Cucurbita moschata e Cucurbita ficifolia.

Cucurbita Pepo.
Segundo as escavaes arqueolgicas, a espcie Cucurbita pepo uma das mais velhas espcies domesticadas. Os traos mais antigos foram descobertos no Mxico no

Vale de Oaxaca (8750 antes de Cristo a 700 depois de Cristo) e nas grutas de Ocampo em Tamaulipas (7000 antes de Cristo a 500 antes de Cristo). Sua presena nos EUA tambm muito antiga, pois remonta a 4000 antes de Cristo no Missouri e a 1400 antes de Cristo no Mississipi. possvel que Cucurbita pepo tenha sido domesticada ao mesmo tempo no Mxico com Cucurbita fraterna como ancestral selvagem, e na regio leste dos EUA com Cucurbita texana como ancestral selvagem.

"Mexican Ribbed". Cucurbita pepo

"Sweet Dumpling". Cucurbita pepo

Cucurbita moschata.

Os vestgios dessa espcie descobertos durante pesquisas arqueolgicas no permitem afirmar com certeza que essa espcie originria da Amrica Central ou da Amrica do Sul. Os vestgios mais antigos foram descobertos nas grutas de Ocampo, Tamaulipas no noroeste do Mxico. Eles datam de um perodo que vai de 4900 a 3500 antes de Cristo. Descobriu-se tambm em Huaca Prieta, no Peru (3000 antes de Cristo), no Guatemala (2000 antes de Cristo a 850 depois de Cristo). Essa espcie sendo extremamente varivel quanto morfologia de seus frutos e suas sementes, no se pode tirar nenhuma concluso quanto determinao de um centro de origem gentica. A diversidade gentica dessa espcie considervel quanto forma de seus frutos e de suas sementes, quanto aos ciclos de crescimento, quanto resistncia s doenas virais, quanto capacidade de conservao. Pode-se mencionar a existncia de variedades muito resistentes aos vrus cultivados pelos povos Maias ou de variedades a ciclos de crescimento muito diferentes cultivados na pennsula de Yucatan. So 2000 origens de Cucurbita moschata que foram repertoriadas pelos cientistas americanos.

"Butternut". Cucurbita moschata

"Yuxijang". Cucurbita moschata

Cucurbita Argyrosperma.
a espcie cultivada que mais foi objeto de pesquisas intensivas nesses ltimos anos. Segundo as descobertas arqueolgicas mais recentes, parece que a domesticao de Cucurbita argyrosperma, no sul do Mxico data de mais de 7000 anos. O grupo argyrosperma parece o menos especializado e mais primitivo enquanto o grupo callicarpa o grupo mais especializado e mais recente. O tamanho relativamente grande das sementes do grupo argyrosperma sugere que esse grupo foi principalmente selecionado pelas sementes. Em compensao, a diversidade das formas, das cores e do tamanho dos frutos dos grupos Stenosperma e Callicarpa sugere que a seleo era orientada ao mesmo tempo para a obteno de sementes e de carne. Na Amrica do Sul, a espcie Cucurbita argyrosperma cultivada no Peru e na Argentina. As variedades que a so cultivadas so manifestadamente uma introduo recente do grupo Callicarpa. Algumas variedades desse grupo so tambm presentes nos EUA, assim como uma variedade do grupo argyrosperma, comercializada como planta ornamental Silver Seed Gourd. No Mxico, os trs grupos cultivados de Cucurbita argyrosperma se encontram, cada um, em zonas bem especficas do pas numa altitude que varia entre 0 e 1800 metros. Eles prosperam de preferncia em climas quentes e secos ou ento com uma estao de chuvas bem determinada.

"Pepita Veracruz". Cucurbita argyrosperma

Cucrbita ficifolia.
O centro de origem e domesticao dessa espcie ainda desconhecido. Ele se situa na Amrica Central ou na Amrica do Sul. Os vestgios mais antigos foram descobertos no Peru. Essa espcie se caracteriza por uma grande produtividade e comum encontrar por volta de cinqenta frutos em uma planta. Cada fruto pode conter at 500 sementes ou mais.

Cucurbita ficifolia

Nutrio

H milnios, os usos alimentares das abboras so os mais variados: pode-se fazer cremes gelados ou secar a carne em fatias finas no deserto para um consumo de inverno. Assinalamos a obra de Nicole e Jean-Baptiste Prades, da Rstica, La cuisine des courges.

Cucurbita moschata
A planta toda consumida: os caules, as flores, os frutos imaturos e os frutos maduros. Os frutos maduros dessa espcie contm muita vitamina A. Assim, um fruto de Butternut contm 30% a mais que um fruto de Hubbard (Maxima) e 80% a mais que uma abbora-glande (Pepo).

Cucrbita argyrosperma.
As flores, os jovens caules, os frutos imaturos e maduros dessa espcie so consumidos como legumes. O fruto maduro s vezes utilizado para preparar sobremesas. Ela tambm muito utilizada para alimentar as galinhas e o gado. As sementes so consumidas cruas, grelhadas ou modas e constituem o ingrediente principal dos molhos que servem para preparar pratos base de carne, de pimentas e de tomates. As sementes contm 39% de lipdios e 44% de protenas. Em algumas regies do Mxico, consome-se as sementes e os frutos imaturos de populaes espontneas dessa espcie; as sementes so consumidas tais quais, enquanto os frutos imaturos so lavados e cozidos muitas vezes a fim de se livrar das cucurbitinas. Na pennsula de Yucatan, os camponeses utilizam a carne das variedades cultivadas para curar as queimaduras e as erupes cutneas. Eles tambm utilizam as sementes preparadas em gua como anestsico e para estimular a lactao das mulheres que amamentam.

Cucurbita pepo.
uma espcie que foi desenvolvida em numerosas variedades cujos frutos imaturos ou maduros so utilizados.

Cucurbita maxima
uma espcie que foi desenvolvida em numerosas variedades cujos frutos maduros so principalmente utilizados.

"Tri Star". Cucurbita maxima

"Hubbard Bleu". Cucurbita maxima

Cucurbita ficifolia
Os frutos imaturos so consumidos cozidos enquanto os frutos maduros so utilizados para preparar doces ou bebidas levemente alcoolizadas. As sementes so tambm muito apreciadas nos Chiapas no Mxico; a elas so utilizadas com mel para confeccionar uma sobremesa conhecida pelo nome de palanquetas. Em outras regies, consome-se as flores e os caules amarelos. Os frutos so tambm dados como alimento ao gado. As sementes constituem uma fonte muito apreciada de leo e protenas.
Conselhos de jardinagem

As abboras tendo um desenvolvimento muito rpido, deve-se tomar cuidado para no seme-los em copos muito cedo na estao. Geralmente, basta seme-los assim de 2

a 3 semanas antes da transplantao (sobretudo para as Cucurbita pepo e Cucurbita maxima). As Cucurbita moschata podem se beneficiar de uma semana, ou duas, a mais no copo, pois seu crescimento um pouco mais lento. Quando uma abbora semeada muito cedo na estao, em copo, seu sistema de razes se torna muito fibroso e na hora da transplantao, a planta tem muita dificuldade de retomar seu crescimento que no mais harmonioso. Em regra geral, prefervel fazer a semeadura das abboras em copos com atraso do que com avano. A transplantao se efetua depois dos ltimos riscos de geadas, nos bolses preparados fazendo-se buracos de 30 cm de profundidade e dimetro, cheios de adubo e recobertos de terra retirada do buraco.

Das könnte Ihnen auch gefallen