Sie sind auf Seite 1von 6

Sinopses das obras de

Allan Kardec

Organizao e divulgao:

Autores Espritas Clssicos www.autoresespiritasclassicos.com

ndice
Obras Bsicas
1 O Livro dos Espritos ..................................................................... 2 O Livro dos Mdiuns ..................................................................... 3 O Evangelho segundo o Espiritismo .............................................. 4 O Cu e o Inferno .......................................................................... 5 A Gnese ....................................................................................... 2 2 2 3 3 4 4 4 4 5 5 5 6 6 6

Obras Complementares
A Prece segundo o Evangelho .......................................................... Conselhos, reflexes e mximas de Allan Kardec ............................ Instrues Prticas sobre as Manifestaes Espritas ........................ O Espiritismo em sua mais simples Expresso ................................. O Principiante Esprita (parte da obra O que o Espiritismo) ...... O que o Espiritismo ....................................................................... Obras Pstumas ................................................................................ Resumo da Lei dos Fenmenos Espritas .......................................... Revista Esprita (doze volumes anuais 1858 a 1869) ..................... Viagem Esprita em 1862 .................................................................

OBRAS B SICAS
1 O Livro dos Espritos
Esta obra a pedra fundamental da Doutrina dos Espritos; o primeiro dos cinco livros bsicos que compem a Codificao do Espiritismo, reunindo os ensinos dos Espritos Superiores atravs de mdiuns de vrias partes do mundo. Ele o marco inicial de uma doutrina que trouxe uma profunda repercusso no pensamento e na viso de vida de considervel parcela da Humanidade, desde 1857, data da primeira edio francesa. Estruturado em quatro partes e contendo 1.019 perguntas formuladas pelo Codificador, aborda os ensinamentos espritas, de uma forma lgica e racional, sob os aspectos cientfico, filosfico e religioso. Independentemente de crena ou convico religiosa, a leitura de O Livro dos Espritos ser de imenso valor para todos, porque trata de Deus, da imortalidade da alma, da natureza dos Espritos, de suas relaes com os homens, das leis morais, da vida presente, da vida futura e do porvir da Humanidade, assuntos de interesse geral e de grande atualidade.

2 O Livro dos Mdiuns


Esta a segunda das cinco obras que constituem a Codificao da Doutrina Esprita. Rene o ensino especial dos Espritos sobre a teoria de todos os gneros de manifestaes, os meios de comunicao com o mundo invisvel, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeos que se podem encontrar na prtica do Espiritismo. Apresenta ainda, na parte final, precioso vocabulrio bsico esprita. De leitura e consulta indispensvel para os espritas, este livro ser sempre uma preciosa fonte de conhecimento tambm para qualquer pessoa indagadora e atenta ao fenmeno medinico, que se manifesta crescentemente no mundo inteiro, dentro ou fora das atividades espritas. Sendo os homens parte integrante do intercmbio entre os dois planos da vida, o material e o espiritual, o melhor que conheamos, e bem, os mecanismos desse relacionamento. O Livro dos Mdiuns o manual mais seguro para todos os que se dedicam s atividades de comunicao com o mundo espiritual.

3 O Evangelho segundo o Espiritismo


Terceira das cinco obras que constituem a base da Codificao Esprita, O Evangelho segundo o Espiritismo encerra um conjunto de ensinamentos de cunho moral transmitidos por Espritos Superiores, organizados e comentados por Allan Kardec. Esta obra encerra a essncia do ensino moral de Jesus e por isso constitui o abrigo onde os adeptos de todas as religies e mesmo os que no tm religio podem reunir-se, porquanto oferece um roteiro seguro para a nossa reforma ntima, objetivo apontado pelo Cristo como indispensvel para alcanarmos a felicidade vindoura, a paz interior, essa conquista que somente a observncia plena das leis divinas pode proporcionar ao Esprito na sua caminhada evolutiva para Deus. obra eminentemente consoladora, de cunho evanglico, que trar ao leitor a verdadeira e importante dimenso da figura de Jesus.

4 O Cu e o Inferno
Esta a quarta das cinco obras bsicas que compem a Codificao do Espiritismo. Seu principal escopo explicar a justia de Deus luz da Doutrina Esprita. Objetiva demonstrar a imortalidade do Esprito e a condio que ele usufruir no mundo espiritual, como conseqncia de seus prprios atos. Divide-se a obra em duas partes: A primeira parte estabelece um exame comparado das doutrinas religiosas sobre a vida aps a morte; mostra fatos como a morte de crianas, seres nascidos com deformaes, acidentes coletivos e uma gama de problemas que s a imortalidade da alma e a reencarnao explicam satisfatoriamente. Kardec procura elucidar temas como: anjos, cu, demnios, inferno, penas eternas, purgatrio, temor da morte, a proibio mosaica sobre a evocao dos mortos, etc. Apresenta tambm a explicao esprita contrria doutrina das penas eternas. A segunda parte, resultante de um trabalho prtico, rene exemplos acerca da situao da alma durante e aps a desencarnao. So depoimentos de criminosos arrependidos, de espritos endurecidos, de espritos felizes, medianos, sofredores, suicidas e em expiao terrestre.

5 A Gnese
Quinta e ltima das obras bsicas da Codificao do Espiritismo, A Gnese os Milagres e as Predies segundo o Espiritismo um livro que, conhecido e estudado, proporciona uma oportunidade excepcional de imerso em grandes temas de interesse universal, abordados de forma lgica, racional e reveladora. Divide-se a obra em trs partes: na primeira parte analisa a origem do planeta Terra, de forma coerente, fugindo s interpretaes misteriosas e mgicas sobre a criao do mundo; na segunda parte aborda a questo dos milagres, explicando a natureza dos fluidos e os fatos extraordinrios contidos no Evangelho; na terceira parte enfoca as predies do Evangelho, os sinais dos tempos e a gerao nova, que marcar um novo tempo no mundo com a prtica da justia, da paz e da fraternidade. Os assuntos apresentados nos dezoito captulos desta obra tm como base a imutabilidade das grandiosas Leis Divinas.

OBRAS COMPLEMENTARES
A Prece segundo o Evangelho
Mais do que uma simples coletnea de preces, este livro rene o contedo dos captulos 25 a 28 de O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, analisando e detalhando a prece em seus diversos aspectos: qualidade, eficcia, ao e inteligibilidade, bem como a felicidade, a paz de esprito e a serenidade que a orao s criaturas que buscam contato com o Criados. A prece uma invocao, mediante a qual o homem entra, pelo pensamento, em comunicao com Deus. O Espiritismo torna inteligveis os seus efeitos, demonstrando a sua ao direta e efetiva. Contm, ainda, instrues medinicas do prprio Kardec, ditadas em 1889, sob o ttulo "Instrues de Allan Kardec aos espritas do Brasil".

Conselhos, reflexes e mximas de Allan Kardec


Esta pequena obra a reunio de algumas das passagens mais significativas dos numerosos artigos que Allan Kardec publicou na Revista Esprita de 1858 a 1869; esse trabalho, divulgado pelo Centro Esprita Lionnais Allan Kardec, na Frana, tem o objetivo de nos recordar alguns dos princpios filosficos que freqentemente o mestre gostava de frisar.

Instrues Prticas sobre as Manifestaes Espritas


Esta , possivelmente, a obra menos conhecida de Kardec: um manual dedicado aos mdiuns. Lanada em 1858, ela serviu como uma espcie de verso prvia da obra definitiva O Livro dos Mdiuns, que a substituiria, segundo as palavras de Kardec. Todavia, o francs Jean Meyer publicou novamente estas Instrues em 1923. E no mesmo ano Cairbar Schutel traduziu-as para o leitor brasileiro. Ambos, Meyer e Cairbar, perceberam no s o grande valor histrico deste pequeno livro, mas tambm a importncia do seu compacto e precioso vocabulrio esprita cerca de 160 verbetes , que foi, nos parece, a primeira tentativa nesse sentido, realizada pelo prprio Codificador. Instrues Prticas deve, portanto, ser conhecida pelo leitor esprita, por ser um dos importantes documentos histricos que marcaram o incio do Movimento Esprita, alm de ser de grande utilidade o seu vocabulrio esprita como fonte de consulta.

O Espiritismo em sua mais simples Expresso


Com o intuito de popularizar o Espiritismo e tomar mais fcil e gil a sua divulgao, Allan Kardec, sem prejuzo das obras bsicas da Doutrina Esprita, redigiu uma srie de folhetos e os distribuiu por toda a Frana, em valores bastante acessveis populao interessada. Alguns deles tiveram vrias edies e alcanaram expressivo sucesso, continuando a ser reeditados mesmo aps a desencarnao do Codificador.

Dentre os mais conhecidos figuram: O Espiritismo em sua mais simples Expresso e Resumo da Lei dos Fenmenos Espritas. Em resumo, esses opsculos tiveram o objetivo de fornecer aos interessados alguns dos conceitos fundamentais do Espiritismo, de forma compacta, de leitura simples e objetiva.

O Principiante Esprita (parte da obra O que o Espiritismo)


Este livro, publicado pela Editora Pensamento, uma reproduo parcial (captulos II e III) da obra O que o Espiritismo. Seu contedo, portanto, j se acha integralmente contido nesta ltima obra, no que se refere aos textos de Allan Kardec (vide sinopse da obra O que o Espiritismo). No obstante a importncia do esclarecimento, nenhuma informao fornecida pela editora nesse sentido. Como texto adicional, a obra contm uma biografia de Allan Kardec, elaborada por Jlio Abreu Filho.

O que o Espiritismo
Esta obra encerra, de forma compacta, uma introduo aos conceitos do Espiritismo e ao conhecimento do mundo invisvel, um resumo da Doutrina Esprita, alm de esclarecimentos em relao s principais dvidas e objees mais comuns que se levantam em relao Doutrina Esprita. Divide-se em 3 captulos: o primeiro, sob a forma de dilogos com um crtico, um cptico e um padre, traz respostas queles que desconhecem os princpios bsicos da Doutrina, bem como apropriadas refutaes aos seus contraditores; o segundo captulo expe partes da cincia prtica e experimental, caracterizando-se como um resumo de O Livro dos Mdiuns; no terceiro captulo publicado o resumo de O Livro dos Espritos, com a soluo, apontada pela Doutrina Esprita, de problemas de ordem psicolgica, moral e filosfica. O volume inclui tambm a biografia de Allan Kardec, por Henri Sausse.

Obras Pstumas
Obra publicada aps a desencarnao de Allan Kardec, apresenta, inicialmente, uma biografia do Codificador, seguida do discurso pronunciado por Camille Flammarion junto ao tmulo de Kardec quando do sepultamento do seu corpo fsico. Reunindo importantes registros deixados por Allan Kardec, acerca de pontos doutrinrios e fundamentais do Espiritismo, divide-se este trabalho em duas grandes partes: a primeira aborda assuntos como: carter e conseqncias religiosas das manifestaes dos Espritos, as cinco alternativas da Humanidade, questes e problemas, as expiaes coletivas, liberdade, igualdade e fraternidade, msica esprita, a morte espiritual, a vida futura; a segunda parte inclui apontamentos em torno da iniciao esprita e o roteiro missionrio de Kardec, assim como uma exposio de motivos, apresentada na Constituio do Espiritismo, como precioso legado do mestre lions s sociedades espritas do futuro.

Resumo da Lei dos Fenmenos Espritas


Vide O Espiritismo em sua mais simples Expresso.

Revista Esprita (doze volumes anuais 1858 a 1869)


Peridico mensal, a Revista Esprita - Jornal de Estudos Psicolgicos foi publicada, sob a responsabilidade direta de Allan Kardec, no perodo de janeiro de 1858 a maro de 1869, ano de sua desencarnao, passando, a partir de ento, a ser administrada pelos seus continuadores at os nossos dias. Os exemplares referentes aos anos de 1858 a 1869 foram editados em lngua portuguesa, agrupados em doze volumes anuais. Esta importante revista foi utilizada por Allan Kardec como uma espcie de tribuna livre, na qual sondava a reao dos homens e a impresso dos Espritos acerca de determinados assuntos, ainda hipotticos ou mal compreendidos, enquanto lhes aguardava a confirmao, atravs do critrio da concordncia e da universalidade do ensino dos Espritos. Inmeros captulos dos livros bsicos da Codificao, na ntegra ou com pequenas modificaes, vieram luz por meio da Revista Esprita. Atravs de suas pginas admirveis desfilam os assuntos mais diversos, desde a fenomenologia medinica nos seus variados matizes, at as dissertaes da mais pura moral evanglica, a vida no mundo espiritual, a sorte futura reservada aos que praticam e aos que no praticam o bem, a justia da reencarnao, a bondade e a misericrdia divinas, enfim, os princpios fundamentais em que se assenta o Espiritismo.

Viagem Esprita em 1862


Esta obra o relato da viagem realizada pelo Codificador no ano de 1862, que o levou a mais de vinte cidades, nas quais presidiu aproximadamente 50 reunies organizadas pelas entidades espritas das localidades visitadas. Para Kardec essa viagem teve a finalidade de avaliar a situao em que se encontrava a Doutrina Esprita e levar ao conhecimento geral as orientaes necessrias aos organizadores dos diferentes Centros. Nos trs discursos pronunciados por Kardec, em Lyon e Bordeaux, foram feitas valiosas consideraes sobre a conduta dos espritas, as atividades dos grupos e importantes temas que envolvem os adeptos. O Codificador oferece tambm instrues particulares aos grupos em resposta a diversas questes propostas e, por fim, um Projeto de Regulamento para o uso de grupos e pequenas Sociedades Espritas.

Das könnte Ihnen auch gefallen