Sie sind auf Seite 1von 5

A ideologia no jornalismo: uma anlise do sensacionalismo no Aqui Agora e Brasil Urgente

Nayara Vasconcelos

Fala-se, hoje, em ideologia na comunicao. Sabe-se que os veculos tm linhas editorias distintas e que a imparcialidade um mito. Os fenmenos ideolgicos na imprensa so reflexos dos processos evolutivos da sociedade e, conseqentemente, dos fatores influentes na concepo e aplicao das ideologias. Por isso muitos se confundem quanto ao sentido verdico da palavra e s situaes a ela atribudas. Ento...

...o que ideologia?


O termo Ideologia foi criado no incio do sculo XIX pelo filsofo francs Destutt de Tracy. A publicao dos quatro volumes de Project dlements dIdologie (de 1801 a 1815), trouxe idologie com significado de cincia das idias, estudo sistemtico, crtico e teraputico dos fundamentos das idias 1 , tomando-se idias no sentido bem amplo de estados de conscincia 2 . Algum tempo depois a idologie sofreu uma rpida evoluo semntica: de cincia das idias passa a aspirao reformista envolvendo um programa poltico 3 , ou seja, uma conotao, eminentemente pejorativa 4 . J no pensamento Marxista (materialismo dialtico), a Ideologia

um conjunto de proposies elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe. A manuteno da ordem social requer dessa maneira menor uso da violncia atravs de fora explcita. Assim a ideologia torna-se um dos instrumentos da reproduo do status quo e da prpria sociedade. [...]. Exemplo: 'Todos so iguais perante a lei' (verdade, numa sociedade burguesa) sugere que todos so iguais no sentido de terem oportunidades iguais (o que falso, devido propriedade privada dos meios de produo) 5 . Disponvel em http://topicospoliticos.blogspot.com/2004/10/ideologia-o-que.html. Acesso em 24/04/2008. Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ideologia. Acesso em 24/04/2008. 3 Disponvel em http://topicospoliticos.blogspot.com/2004/10/ideologia-o-que.html. Acesso em 24/04/2008. 4 Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ideologia. Acesso em 24/04/2008. 5 Disponvel em http://www.usp.br/fau/docentes/depprojeto/c_deak/CD/4verb/ideolog/index.html. Acesso em 24/04/2008.
2 1

Aqui Agora e Brasil Urgente: ideologias sensacionalistas

Autores acreditam que o discurso tem uma dimenso ideolgica que relaciona as marcas deixadas no texto com as suas condies de produo ou seja, a dimenso ideolgica do discurso pode tanto transformar quanto reproduzir as relaes de dominao 6 . Diniz e Leal defendem que:

Os textos (orais, escritos ou contrudos com qualquer matria-prima de signos verbais ou no verbais), podem ser compreendidos em distintas camadas de significao. Por debaixo da regio mais superficial daquilo que est dito, os nveis mais profundos de interpretao podem revelar vises de mundo, perspectivas filosficas e, fundamentalmente, valores ideolgicos 7 .

A ideologia produzida na produo intelectual e acadmica, consolidada nas instituies e divulgada na imprensa especializada e diria 8 . Desta forma, a televiso utiliza os incontveis recursos que tem para manipular a informao, segundo seus princpios, e transmitila como deseja a populao, usufruindo do senso comum na propagao de seus interesses. Os programas jornalsticos, por exemplo, so moldados de acordo com os padres da emissora, o que contribui para a distoro ou omisso da informao. A escolha do pblico-alvo tambm relevante, pois exige a adaptao do discurso e o jornalista. As emissoras tm linhas editoriais e ideologias distintas, porm, em algumas atraes apresentam semelhanas. Por exemplo, o SBT (Sistema Brasileiro de Televiso) conhecido pelos programas de auditrio apresentados pelo proprietrio Slvio Santos, alm dos servios oferecidos pelo Ba da Felicidade e Banco Panamericano. A BAND (Rede Bandeirantes de Televiso) tem tradio na programao esportiva, vinda da poca urea do rdio. Porm, elas investem em programas semelhantes, com a mesma essncia ideolgica, como Aqui Agora e Brasil Urgente. A finalidade bvia: audincia. No SBT e na Band o telejornalismo no prioridade. Durante alguns perodos surgiram jornais que agradaram e garantiram importantes pontos de audincia, mas por imaturidade,
Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ideologia. Acesso em 24/04/2008. Artigo apresentado no XXX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao - Santos - 29 de agosto a 02 de setembro de 2007. 8 Disponvel em http://www.usp.br/fau/docentes/depprojeto/c_deak/CD/4verb/ideolog/index.html.
7 6

saram do ar. Aqueles que permaneceram esto sempre passando por reformulaes, numa tentativa desesperada de atrair o telespectador. Em 2008, o SBT reestreou o Aqui Agora, visando reconquistar o pblico fiel dos anos 90. A primeira verso era apresentada por Gil Gomes e atingia altos ndices de audincia. A preferncia por reportagens policias, enfocando mortes, acidentes, crimes, ganhava mais tenso na voz do jornalista. Mesmo com as vrias acusaes de sensasionalismo, o programa permaneceu no ar at 1997. Em trs de maro de 2008, entrou no ar a nova verso do Aqui Agora, com quatro apresentadores: Luiz Bacci, Herberth de Souza, Christina Rocha e Joyce Ribeiro 9 . Na mesma linha sensasionalista, as matrias eram apresentadas e questionadas pelos jornalistas. Com manchetes como Co sai chamuscado de incncidio, o jornal lembrou os discursos do jornal impresso Notcias Populares, onde a linguagem coloquial chega a ser cmica. Sem sucesso nas mudanas, em 11 de Abril de 2008, sem aviso prvio, Slvio Santos excluiu o Aqui Agora da grade de programao e demitiu 40 profissionais. Segundo o site Comunique-se, o empresrio estava insatisfeito com os nmeros de audincia e j havia avisado a direo que se no melhorassem, o programa mudaria de horrio ou sairia do ar. Foi o que aconteceu. Quando os jornalistas e produtores chegaram ao trabalho, receberam a notcia 10 . O Brasil Urgente, da Band, est no ar desde primeiro de dezembro de 2001. A princpio era apresentado por Roberto Cabrini, e foi criado com a finalidade de substituir o Band Cidade 11 . Em 2003 Cabrini foi para o Jornal da Noite, deixando a vaga de ncora para Jos Luiz Datena, ex-apresentador do Cidade Alerta (Rede Record). A pgina Na Telinha, do UOL, trouxe uma matria que ilustra bem as atitudes de Datena no comando de um programa sensasionalista.
[...]Datena apresentou o Brasil Urgente usando camisetas que estampavam, entre outros, os dizeres: "No Fui Eu!", "Cad o Meu?", "Sou Vtima". E, desde o programa de ontem (22/03/2008), as camisetas esto expostas no estdio do programa, penduradas em um varal. As manifestaes inusitadas de Datena j ficaram conhecidas. Como forma de protestar, o apresentador j comeu pizza ao vivo e comandou um bloco do programa com os olhos vendados 12 .

Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Aqui_agora. Disponvel em http://www.comuniquese.com.br. Acesso em 24/04/2008. 11 Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_urgente. Acesso em 24/04/2008. 12 Disponvel em http://natelinha.uol.com.br/2007/08/23/not_6691.php. Acesso em 24/04/2008.
10

interessante acrescentar que o discurso da Band quando se fala de Brasil Urgente bem mais pacfico que as atitudes do apresentador. Segundo a pgina oficial do programa, [...] Datena d prioridade aos temas locais e est muito perto do cidado e de seus problemas, com assuntos como segurana, sade, trabalho e comportamento. E destaca, ainda, que com uma linguagem coloquial e opinativa, o Brasil Urgente dispensa os formatos tradicionais, assumindo a flexibilidade e o dinamismo, justificada por Fernando Mitre , diretor nacional de jornalismo, como uma nova linguagem do telejornalismo deixando de lado a camisa de fora que se v por a 13 . Enfim, Aqui Agora e Brasil Urgente so programas de ideologias sensasionalistas, que mesmo pertencendo a emissoras diferenentes, possuem a mesma essncia. O sensacionalismo um recurso utilizado pela imprensa para transmitir a informao de maneira espetacular, utilizando a linguagem coloquial para aproximar das classes mais baixas, causando a impresso de uma conversa informal.

(A imprensa sensasionalista) no se presta a informar, muito menos a formar. Presta-se bsica e fundamentalmente a satisfazer as necessidades instintivas do pblico, por meio de formas sdica, caluniadora e ridicularizadora das pessoas. Por isso, a imprensa sensasionalista, como a televiso, o papo no bar, o jogo de futebol, servem mais para desviar o pblico de sua realidade imediata do que para voltar-se a ela, mesmo que fosse para faz-lo adaptar-se a ela (MARCONDES FILHO, C. apud ANGRIMANI, D., 1995, p. 15).

Cabe ao pblico especializado e leigo impor os limites desse tipo de programao por meio de uma postura sbria e crtica em relao ao seu contedo.

Referncias:
ANGRIMANI, D. Espreme que sai sangue: um estudo do sensacionalismo na imprensa. So Paulo: Summus, 1995. DINIZ, V.W.B.; LEAL, P.R.F. Ideologia e discurso no TV o horrio eleitoral gratuito nas eleies municipais de 2004 em Juiz de Fora. Disponvel Acesso em em

http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0346-2.pdf. 24/04/2008.
13

Disponvel em http://www.band.com.br/brasilurgente/sobre.asp?ID=14. Acesso em 24/04/2008.

MARCONDES FILHO, C. O Capital da Notcia. So Paulo: tica, 1986.

Sites consultados:

http://www.usp.br/fau/docentes/depprojeto/c_deak/CD/4verb/ideolog/index.html. 24/04/2008. http://www.comuniquese.com.br. Acesso em 24/04/2008.

Acesso em

http://topicospoliticos.blogspot.com/2004/10/ideologia-o-que.html. Acesso em 24/04/2008. http://www.olavodecarvalho.org/apostilas/gramsci2.htm. Acesso em 24/04/2008. http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0346-2.pdf. Acesso em 24/04/2008. http://www.band.com.br/brasilurgente/sobre.asp?ID=14. Acesso em 24/04/2008. http://natelinha.uol.com.br/2007/08/23/not_6691.php. Acesso em 24/04/2008. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ideologia. Acesso em 24/04/2008. http://pt.wikipedia.org/wiki/Aqui_agora. Acesso em 24/04/2008. http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_urgente. Acesso em 24/04/2008.

Das könnte Ihnen auch gefallen