Sie sind auf Seite 1von 12

1

SUMRIO: 1 INTRODUO. 2 DISPOSIES GERAIS SOBRE PRISO E


MEDIDAS CAUTELARES. 2.1 PRISO EM FLAGRANTE. 2.2 PRISO PREVENTIVA. 2.3 PRISO DOMICILIAR. 2.4 PRISO TEMPORRIA. 2.5 OUTRAS MEDIDAS CAUTELARES. 3 PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DAS MEDIDAS CAUTELARES. 4 ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA LEI 12.403/2011. 5 CONSIDERAES FINAIS. 6 REFERNCIAS.

RESUMO
Com a entrada em vigor da Lei 12.403/2011, a chamada Nova Lei de Prises, o sistema criminal brasileiro passa a vivenciar uma nova fase. O Cdigo de Processo Penal sofreu vrias modificaes com a legislao, que contm novas regras para a priso e liberdade, merecedoras de algumas consideraes. O presente trabalho tem como objetivo discutir as inovaes da Lei em comento, que dispe sobre priso, medidas cautelares e liberdade provisria, estabelecendo uma srie de medidas alternativas priso preventiva. Ademais, visa a garantir destaque aos princpios da Presuno de Inocncia, do Devido Processo Legal, da Dignidade Humana e da Proporcionalidade, ampliando a esfera de proteo dos direitos e garantias individuais. Nesse contexto, a Lei merece toda ateno porque trata justamente das medidas cautelares pessoais no Processo Penal, enfatizando vantagens e pontos negativos e atendendo a um reclamo majoritrio da doutrina e jurisprudncia ptrias. Palavras-chave: Priso; Liberdade; Medidas Cautelares; Princpios; Garantias.

1 INTRODUO
As reformas processuais penais vm sendo feitas gradativamente, desde o advento das Leis 11.689/2008, 11.690/2008, 11.719.2008 e 11.900/2009, que cuidaram, respectivamente, de jris, provas, procedimentos, videoconferncia e outros temas, at atingir, hoje, a Lei 12.403/2011. Em breve sntese histrica, a proposta aprovada foi apresentada em conjunto com outras de reforma do Cdigo de Processo Penal (CPP), em janeiro de 2001, pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional. Os projetos foram elaborados por uma comisso formada por juristas, membros do Instituto Brasileiro de Direito Processual1, instituda em fevereiro de 2000, no mbito do Ministrio da Justia. Foi publicada no dia 04/05/2011 a Lei 12.403/2011, estabelecendo mecanismos alternativos que podero ser usados pelo juiz durante o processo, substituindo as prises cautelares para rus que atendam determinadas exigncias.

Ada Pellegrini Grinover, Petrnio Calmon Filho, Antonio Magalhes Gomes Filho, Antonio Scarance Fernandes, Luiz Flvio Gomes, Miguel Reale Jr., Nilzardo Carneiro Leo, Ren Ariel Dotti, Rui Stoco, Rogrio Lauria Tucci e Sidnei Benetti

O pas apresenta uma nova legislao que altera dispositivos do CPP, relativos priso processual, fiana, liberdade provisria e demais medidas cautelares, revelando importncia tanto na rea Civil tanto na Penal. A mudana prev a adoo de medidas cautelares como alternativas s prises processuais, entre elas o monitoramento eletrnico; recolhimento domiciliar no perodo noturno, a fim de garantir a aplicao da lei, a conduo da investigao criminal e a preservao da ordem pblica ou evitar a prtica de outros crimes; a suspenso do exerccio de funo pblica ou de atividade econmica, podendo tambm o juiz proibir o investigado de viajar, de freqentar lugares especficos e de manter contato com determinadas pessoas. Entretanto, apontam-se erros e acertos no rol das reformas processuais penais introduzidas pela Lei. Nota-se que o Sistema Processual Penal, com seus princpios constitucionais, est interligado ao Sistema Penal, que tambm apresenta princpios da mesma origem, devendo ser interpretados luz do princpio maior da Dignidade Humana, alm de todos convergirem para o Devido Processo Legal (Due Process of Law). Diante disso, a priso antes do trnsito em julgado vive em conflito com o princpio da Presuno de Inocncia e da Proporcionalidade, que so verdadeiros referenciais de justia buscando a harmonia entre o jus puniendi do Estado e o jus libertatis do indivduo.

DISPOSIES

GERAIS

SOBRE

PRISES

MEDIDAS

CAUTELARES
Certo de que a Constituio Federal (CF) a maior norma de um ordenamento jurdico e que todas as outras retiram dela o seu fundamento de validade, a recente aprovao da Lei 12.403/2011 trouxe importantes alteraes no sistema de medidas cautelares pessoais no Processo Penal. O nmero e a natureza das medidas, sua forma de aplicao e instrumentos de controle sobre sua durao denotam importncia e reflexes sobre a nova Lei de priso, focando nos aspectos controvertidos. A nova redao do Cdigo apresenta uma gama de medidas cautelares diferentes da priso para assegurar a ordem processual. Contudo, no so medidas originais ou estranhas ao ordenamento jurdico. Parte delas j estava prevista na legislao penal ptria, seja como sano restritiva de direitos ou espcie peculiar de cumprimento de privao de liberdade.

As cautelares processuais penais sempre devem estar ligadas a um caso concreto no qual estejam presentes os pressupostos gerais. Segundo Cmara (2011, p. 117) esses pressupostos podem ser divididos em probatrios (indcios convincentes de autoria e prova do crime) e cautelares (interesse processual em sua imposio). Situa-se Luiz Flvio Gomes (2011, p. 33), apoiando-se diretamente na opinio de Aury Lopes Jnior:
A velha doutrina processual penal, seguindo as clssicas lies de Calamandrei2, afirma que toda medida cautelar tem que estar fundada em duas premissas fumus boni juris e periculum in mora. Essa terminologia adequada ao processo civil. No corresponde em nada com a finalidade do processo penal.

Uma anlise sobre novas medidas cautelares substitutivas da priso processual permite considerar que passaram a ser adotadas medidas extremas de cautela. Desse modo, em consonncia com o princpio constitucional da Presuno de Inocncia, a priso surge como a ltima cautelar posta disposio do Estado para salvaguardar a utilidade do processo, tornando-o eficaz e efetivo. 2.1 Priso em Flagrante (artigos 301 a 310, CPP) A reforma introduzida no alterou as linhas bsicas da priso em flagrante, permanecendo os artigos referentes s hipteses de flagrncia e o modo de formalizar o auto respectivo. Autorizada pela CF (art. 5, LXI), uma modalidade de medida cautelar de segregao provisria, de natureza administrativa, inicialmente podendo ser realizada por qualquer pessoa do povo ou por agentes policiais. A partir do momento em que o magistrado mantm a priso, torna-se medida cautelar de natureza judicial, de responsabilidade do Poder Judicirio, encontrando respaldo constitucional, j que somente o juiz pode manter a priso e, quando for vivel, fixar o valor da fiana, providenciando a libertao do indiciado. Houve apenas uma modificao no art. 306: a priso de qualquer pessoa ser comunicada ao juiz, famlia do preso ou a pessoa por ele indicada e ao Ministrio Pblico. Da mesma forma, operou-se a mudana do art. 322, no que tange possibilidade de arbitramento de fiana pela autoridade policial, que poder faz-lo em infraes cuja pena no seja superior a quatro anos. Nos demais
2

Piero Calamandrei (Florena 21 de abril de 1889/27 de setembro de 1956) foi um jornalista, poltico, jurista e docente universitrio italiano.

casos, a fiana ser requerida ao juiz, que decidir no prazo de 48 horas. Com a nova Lei, ao receber o auto de priso em flagrante, o juiz dever obrigatoriamente se manifestar sobre a necessidade ou no da manuteno da priso. Se houver os requisitos do art. 312, dever decretar a preventiva. Caso contrrio, dever relaxar a priso ou aplicar as medidas cautelares pessoais. 2.2 Priso Preventiva (artigos 311 a 316, CPP) A priso cautelar, por excelncia, a preventiva. Ningum dever ser preso ou mantido no crcere, se no estiverem presentes os elementos do art. 312. Segundo Nucci (p. 61), parte das alteraes diz respeito legitimidade e oportunidade para a sua decretao: a) o juiz somente pode decret-la, de ofcio, durante o processo (no pode mais faz-lo, como antes, durante a investigao); b) permite-se ao assistente de acusao requer-la, o que antes no ocorria. Manteve-se o instituto da priso preventiva praticamente intacto, sendo acrescentado o pargrafo nico para consolidar a sua viabilidade como fator intimidativo a quem est sob medida cautelar diversa. Por isso, para que se obtenha xito na aplicao de medidas provisrias alternativas ao crcere, torna-se essencial que o indiciado ou ru no despreze a chance que lhe conferida. No o fazendo, resta ao Estado a opo pela ultima ratio processual: a priso preventiva. Desse modo, restringem-se as hipteses admissveis da preventiva: crimes dolosos com pena privativa de liberdade mxima superior a quatro anos, reincidncia dolosa e violncia domstica e familiar. Para que a priso preventiva seja decretada pelo juiz, deve este verificar a presena de trs condies: a) existncia do crime; b) indcios suficientes de autoria; c) presena de uma das quatro situaes descritas no art. 312, todas referidas. (NUCCI, 2011, p. 563). 2.3 Priso Domiciliar A atual redao do art. 318 disciplina os casos admitidos para priso domiciliar, como medida cautelar, antes da condenao definitiva. Destaca-se que advm da decretao da priso preventiva. Em lugar de se manter o preso em presdio comum, diante de suas condies pessoais, pode transferi-lo para o recolhimento domiciliar, durante as 24 horas do dia. Cuida-se de uma faculdade do juiz (trata-se de direito subjetivo do preso), atendendo s peculiaridades do caso concreto, desde que respeitado algum dos seguintes requisitos: ser o agente maior de 80 anos; estar o agente extremamente debilitado por motivo de doena grave; ser o agente imprescindvel aos

cuidados especiais de pessoa menor de seis anos ou com deficincia; ser gestante a partir do stimo ms de gravidez ou sendo esta de alto risco. 2.4 Priso Temporria A manuteno da priso provisria, considerada inconstitucional pela maioria dos doutrinadores, no pode ser decretada de ofcio pelo juiz. Depende de representao da autoridade policial ou de requerimento do Ministrio Pblico. Para que um juiz determine a ordem de priso temporria, necessrio que a conteno do indiciado seja imprescindvel para as investigaes do inqurito policial ou no caso de o indiciado no ter residncia fixa ou no fornecer elementos necessrios ao esclarecimento de sua identidade. Esse tipo de priso dura cinco dias, podendo ser prorrogada por mais cinco. Caso trate de suspeito de crime hediondo, trfico ilcito de substncias entorpecentes e drogas afins ou de terrorismo, poder durar trinta dias, prorrogveis pelo mesmo prazo. 2.5 Outras Medidas Cautelares No h dvidas de que a Lei 12.403/2011, ao criar medidas cautelares alternativas priso, merece ateno. Entre as medidas adotadas de modo preferencial, pode-se destacar aquelas ensejadas no art. 319.3

3 PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DAS MEDIDAS CAUTELARES


Mximos esforos tm sido expendidos no sentido de garantir destaque aos princpios da Presuno de Inocncia, do Devido Processo Legal, da Dignidade Humana e da Proporcionalidade, que, sem dvida, so referenciais seguros de justia. O Processo Penal visa proteger bens jurdicos, tornando vivel a punio estatal daqueles que os violam, garantir os direitos e liberdades individuais, almejando equilbrio entre os princpios constitucionais processuais penais, que protegem o indivduo (investigado ou
3

O comparecimento peridico do acusado em juzo, no prazo e nas condies fixadas pelo juiz, para informar e justificar atividades (I); a proibio de acesso ou freqncia a determinados lugares (II); a proibio de manter contato com pessoa determinada quando, por circunstncias relacionadas ao fato (III); a proibio de ausentar-se da Comarca (IV); o recolhimento domiciliar no perodo noturno e nos dias de folga (V); a suspenso do exerccio de funo pblica ou de atividade de natureza econmica ou financeira (VI); a internao provisria do acusado nas hipteses de crimes praticados com violncia ou grave ameaa, quando os peritos conclurem ser inimputvel ou semi-imputvel e houver risco de reiterao (VII); a aplicao de fiana (VIII) e, por fim, a sujeio do acusado monitorao eletrnica (IX).

acusado) de excessos do Estado na persecuo penal, e a manuteno da paz social em consonncia com os objetivos fundamentais de construo de uma sociedade justa (art. 3 da CF). O Princpio da Presuno de Inocncia, tambm denominado Princpio da No-Culpabilidade, est previsto no art. 5, LVII, da CF, preceituando que ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado da sentena penal condenatria. J constava da Declarao Francesa, de 1789, no art. 9: "Todo acusado considerado inocente at ser declarado culpado. A Declarao Universal dos Direitos Humanos (DUDH), de 1948, assentou que "Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente, at que a culpabilidade tenha sido provada, em julgamento pblico, no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessrias sua defesa." (art. XI). A Presuno de Inocncia foi repetida no art. 8, 2, do Pacto de So Jos da Costa Rica e no art. 14, 2, do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Polticos, de 1966, reservando disposies sobre liberdade e as garantias atinentes aos presos. Inserido no art. 5, LIV, da CF, o Princpio do Devido Processo Legal determina que "Ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. A Declarao das Naes Unidas de 1948 prev em seu art. IX: "Ningum pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado. Est claro que tal liberdade pblica mantm ntima relao com o Princpio da Legalidade, reclamando a devida persecuo penal, limitada pela lei processual. Trata-se de proteo ao cidado contra sanes arbitrrias, em que no lhe seja garantido os Direitos do Contraditrio e Ampla Defesa. A DUDH assinala o Princpio da Dignidade Humana j em seu prembulo: "Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da famlia humana e de seus direitos iguais e inalienveis constitui o fundamento da liberdade, da justia e da paz no mundo. Resulta, portanto, clara a obrigao dos rgos de persecuo e julgamento de respeitar os direitos personalssimos do acusado no processo e durante sua tramitao. J a Conveno Americana sobre Direitos Humanos, de 1969, estabelece, em seu art. 11, 1, que: "Toda pessoa humana tem direito ao respeito de sua honra e ao reconhecimento de sua dignidade". Derivando de um dos fundamentos republicanos, constante do art. 1, III, da CF, o princpio extrai-se tambm do art. 5, III e XLIX, o Processo Penal no pode

assumir nem impor forma e tratamento desumanos ou degradantes (ARAS, 2001). Por fim, a compatibilizao entre as garantias da ampla defesa e da eficincia do processo deve ser construda luz do Princpio da Proporcionalidade, que atua como critrio solucionador dos conflitos entre valores constitucionais, sendo uma norma de conformao, que define a dimenso conceitual e o mbito de aplicao de cada liberdade pblica. Constitui, enfim, uma soluo de compromisso que procura realizar o primeiro mandamento bsico de um ordenamento: o respeito simultneo dos interesses individuais, coletivos e pblicos. Sua operacionalizao se perfaz por meio dos subprincpios da Adequao, Necessidade e Proporcionalidade Estrita. Nesse sentido, portanto, a participao distncia acarreta evidente mitigao do Princpio da Ampla Defesa, notadamente do direito de presena, mas no o inviabiliza, j que o ncleo essencial est preservado, diante da possibilidade do acusado intervir no ato processual por meio da tecnologia, mas no fisicamente, resguardado o contato com o defensor.

4 ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA LEI 12.403/2011


Ao criar medidas cautelares alternativas priso, a nova Lei ampliou a tutela cautelar no Processo Penal, reconfigurando, mas no com exclusividade, a priso e liberdade provisrias. A fim de elucidar o pblico acerca das implicaes surgidas, no pode ser enquadrada no que se convencionou chamar de Legislao de Emergncia, visto que fruto de profundos e acirrados debates que alteraram o sistema processual anterior. Gerou e, continua gerando, muitas discusses e crticas na doutrina. Alguns (defensores da poltica de Lei e Ordem) afirmam que o maior controle s restries aplicadas s prises provisrias representa um absurdo diante do aumento da criminalidade, enquanto outros, por outro lado, defendem, com clareza, que a Lei o ideal do garantismo e a soluo para o respeito ao Princpio da Presuno de Inocncia. Neste sentido, apontam-se acertos e erros da nova legislao, evidenciando seus aspectos positivos e negativos. As novas opes para garantir ao longo do processo a conduo da investigao criminal e a preservao da ordem pblica apresentam importncia no que diz respeito aos aspectos positivos da nova Lei, podendo o juiz utilizar mecanismos menos gravosos ao indivduo, j que em diversas situaes a adoo de outras medidas cautelares mais eficiente para o Estado, tendo o mesmo efeito na regularidade da tramitao do processo e proteo da ordem pblica da sociedade, evitando a prtica de outros crimes. A Lei prev, ainda, a criao de um

banco de dados nacional para o registro de todos os mandados de priso expedidos em territrio nacional, objetivando modernizar a gesto e o cumprimento das detenes, combatendo a impunidade. natural que o fenmeno da cautelarizao do processo tenha chamado ateno do legislador, que passou a alterar as regras atinentes questo. A novatio legis traz regras gerais aplicveis s cautelares, que sero decretadas com a observncia dos seguintes critrios (art. 282, CPP): necessidade para aplicao da lei penal, para a investigao ou a instruo criminal e, nos casos expressamente previstos, para evitar a prtica de infraes penais; adequao gravidade do crime, circunstncias de fato e condies pessoais do indiciado ou acusado. Sua aprovao e sano demonstram como a articulao entre poderes e a racionalidade pode produzir um processo mais eficaz e civilizado, que ajude na segurana e, ao mesmo tempo, respeite a dignidade humana e os princpios constitucionais dela decorrentes. Partindo desse pressuposto, a inteno de se adequar o texto de Lei Ordinria aos Princpios Constitucionais mostra-se explcita. Como bem descreve Canotilho (2003, p. 407): A primeira funo dos direitos fundamentais a defesa da pessoa humana e da sua dignidade perante os poderes do Estado. O reforo das garantias individuais dos investigados e processados, elencados na reforma, servir sociedade e, no apenas, aos acusados em geral, se utilizado com razoabilidade. Desse modo, em virtude do conflito entre a liberdade do acusado e a garantia da segurana pblica, somente se concretiza quando o legislador e o julgador balizam suas escolhas, de modo a dar mxima efetividade aos direitos individuais e aos sociais fundamentais, finalidade ratio essendi do Estado Democrtico de Direito. Verifica-se que a Lei traz interpretaes e princpios destacados pelo Supremo Tribunal Federal. De outra parte, amplia as possibilidades de interveno estatal no status libertatis, estabelecendo duas hipteses de priso preventiva: a autnoma e a subsidiria, representando avanos em muitos pontos. Alm dos acertos citados, serviu para regulamentar com clareza a converso da priso flagrancial em preventiva. No caso desta norma, por ser mais benfica, nenhum prejuzo advir da sua aplicao imediata aos acusados. Diante do exposto, o maior objetivo da Lei a positivao das nove medidas cautelares, que agora fornecem ao magistrado a possibilidade de uma medida adequada ao caso concreto, no ficando engessado a apenas duas opes: soltar ou prender.

Positivos tambm so a possibilidade de cumulao das cautelares e o renascimento da fiana, que somente se mantinha viva no ordenamento jurdico brasileiro para os casos de crimes contra a economia popular e de sonegao fiscal. O art., com a nova redao, aumentou o valor da fiana, possibilitando autoridade um arbitramento harmnico com a condio social do indivduo. A fiana agora, assim como a priso preventiva, medida cautelar, sendo que seu valor poder ser revertido para a vtima do processo (art. 336). Destaca-se ainda o art. 289-A, que visa criao da central de mandados de priso, facilitando a integrao entre as polcias estaduais e federais, bem como juzes. No h motivo para tantas crticas de favorecimento aos criminosos sobre a nova Lei, pois para os crimes graves e os agentes reincidentes no houve qualquer benefcio. As novas medidas no valem para aqueles crimes considerados graves, caracterizados pelo dolo, descumprimento da medida cautelar imposta ou violncia domstica e familiar contra mulher, criana, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficincia e pela previso de pena de recluso superior a quatro anos. Nesses casos, a priso preventiva continua a ser a medida cautelar aplicvel. Por outro lado, a Lei tambm apresenta aspectos negativos, na viso de alguns doutrinadores. Propaga-se a idia de que as inovaes destinam-se a reduzir a decretao de prises preventivas, substituindo essa medida por outras cautelares que lhe possam fazer, s vezes, em casos em que a restrio antecipada da liberdade no se mostre adequada nem necessria. Poucas leis tm sido duramente criticadas como essa, sendo sua recepo no mundo jurdico lamentada, sobretudo, por policiais e integrantes do Ministrio Pblico, sustentando-se que dificultar a decretao da priso preventiva, pois impe como alternativa a ser forosamente examinada pelo juiz, a decretao de outras medidas cautelares menos severas do que o encarceramento preventivo, medidas apontadas como de frgil eficcia ou difcil fiscalizao. Outrossim, objurga-se a reforma operada sob o argumento de que favorecer criminosos de colarinho branco, cujos crimes, no sendo normalmente praticados com violncia ou grave ameaa, e por se tratar, em geral, de indivduos primrios, dificilmente seriam presos. Nesse nterim, fez nascer o temor do aumento da sensao de insegurana da sociedade em face da maior dificuldade de decretao e manuteno de medidas extremas, visto que dificilmente ser fiscalizado pelas foras da segurana, o que pode acarretar o esvaziamento prtico das mesmas e a desmoralizao do Estado, crescendo, assim, a

10

impunidade. Com a modificao do Ttulo IX, do Livro I, do CPP, h algumas situaes pouco condizentes com o texto constitucional. As crticas tambm apontam que a Lei supracitada apresenta carter depreciativo, uma vez que, foi chamada, at mesmo, de Estatuto do Criminoso, por conceder, na viso negativista, benefcios exagerados aos presos, aumentando o sentimento de impunidade no seio social. Considera-se que o mais grave dos erros diz respeito priso preventiva do agente de maus antecedentes. No art. 313, II, do CPP, o legislador determina que ser admitida a decretao da priso preventiva no caso de agentes no primrios. Nada obstante, esqueceu-se o legislador do agente de maus antecedentes. Portanto, o agente contumaz no poder ter sua priso preventiva decretada. Quanto ao renascimento da fiana para crimes graves, o art. 5, XLII, XLIII, XLIV, da CF, determinou o que seriam crimes inafianveis, procurando fazer o mesmo no art. 323, antes das alteraes. Outro aspecto negativo a estrutura que exige para a fiscalizao das medidas, devendo o Estado criar mecanismos de controle. Para que isso seja cumprido, necessrio que haja uma estruturao (aparelhamento) para que mais estragos no sejam gerados ao Poder Judicirio e populao, a fim de que se construam novos presdios que possibilitem o mnimo de dignidade para o cumprimento da pena. No se entende vivel a ressocializao, como deseja o ordenamento nas atuais condies do sistema carcerrio. Assim, a impresso que se passa que est se querendo evitar novas prises. Disto se infere, estabelecendo uma premissa preliminar, que o Judicirio e a Corte Interamericana reconhecem e condenam o Estado brasileiro, que no vem apresentando solues razoveis ao problema, que se agrava, resultando em constantes motins, com perdas de patrimnio e vidas de reclusos e servidores pblicos, como violadores do Princpio da Dignidade Humana. No h dvida de que as revoltas acontecem em funo do tratamento desumano e indigno dispensado pelos estabelecimentos penais aos reclusos. A falta de espao nas celas e sanitrios adequados viola o direito vida, intimidade e prpria honra da pessoa. A par das discusses que envolvem o tema, a nsia social pela soluo das demandas, a angstia dos magistrados em tornar efetivas as decises tomadas, e a constatao de que a lentido desprestigia os mecanismos formais de resoluo de litgios, valorizou a figura da cautelar, com conseqncias positivas e negativas para o sistema judicial e para os jurisdicionados.

5 CONSIDERAES FINAIS

11

A Lei 12.403/2011 modificou a disciplina da priso preventiva no ordenamento jurdico, alterando dispositivos do Cdigo de Processo Penal relativos priso processual, fiana, liberdade provisria e demais medidas cautelares. A anlise de tais medidas tem gerado discusses que apontam os possveis erros e acertos das reformas processuais penais introduzidas. Percebe-se, a partir dessa anlise geral, que o tema, com todas as suas facetas, deveras importante, visando uma melhor compreenso de suas nuances. As medidas cautelares, que j esto sendo executadas, servem para garantir sua aplicao, a conduo da investigao criminal e a preservao da ordem pblica, a segurana da sociedade e evitar a prtica de outros crimes. A implantao de medidas cautelares alternativas ao encarceramento, tendo como objetivo modernizar a gesto e o cumprimento das detenes, dando efetividade ao processo penal, no significa, todavia, que a impunidade ir aumentar de maneira absoluta, principalmente, porque a inovao legislativa veio para dar uma viso mais constitucional persecuo penal. As medidas alternativas priso preventiva so fundamentais e j apresentam eficcia, j que com elas o juiz pode utilizar mecanismos diversos. Assim, a priso preventiva tornou-se medida de exceo, devendo ser decretada em casos extremos. A nova Lei valoriza princpios fundamentais, como Presuno de Inocncia, Devido Processo Legal, Dignidade Humana e Proporcionalidade. No h como desconsider-los para a boa aplicao do Direito no pas, pois s assim ser possvel alcanar, na prtica, um verdadeiro Estado Democrtico de Direito. Pode-se extrair dos princpios fundamentais da Lei Constitucional a noo de um direito penal mnimo, visto que o direito penal deve ser utilizado apenas como ultima ratio, aps o esgotamento de todos os outros meios de controle social. Desse modo, as medidas menos gravosas aludem meios de defesa que no inviabilizem o homem, tornando eficazes a norma e o procedimento, ampliando a esfera de proteo dos direitos e garantias individuais. de extrema importncia a adequao constitucional da priso preventiva face Lei 12.403/2011 s medidas cautelares e ao Cdigo de Processo Penal, objetivando a necessidade de fundamentao por parte dos juzes para a decretao da priso. Portanto, para que a eficcia das medidas cautelares seja garantida, preciso que haja forte controle por parte dos rgos responsveis pela segurana pblica, uma

12

vez que o seu descumprimento pode causar srio risco ao direito de punir do Estado. O desenvolvimento de uma nova poltica criminal processual depende da coragem dos operadores do Direito, preservando a ordem e a valorizao da dignidade, afetando menos possvel o cidado. A Lei evidencia a convergncia entre Constituio, Cdigo Penal e Cdigo de Processo Penal, apresentando novas medidas cautelares como ferramentas para a jurisdio, determinando a liberdade como regra e a priso como exceo, repercutindo no cotidiano das delegacias e fruns brasileiros.

6 REFERNCIAS
ARAS, Vladimir. Princpios do Processo Penal. Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 52, 01 nov. 2001. Disponvel em <http://jus.com.br/revista/texto/2416>. Acesso em: 17 jan. 2012. CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. 7. ed. Coimbra: Almedina, 2003 CMARA, Luiz Antnio. Medidas cautelares pessoais, priso e liberdade provisria. 2. ed. Curitiba: Juru, 2011. DELMANTO JNIOR, Roberto. As modalidades de priso provisria e seu prazo de durao. 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2001. GOMES, Luiz Flvio; MARQUES, Ivan Lus. (coord.). Priso e medidas cautelares. 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2011. ISHIDA, Valter Kenji. Medidas cautelares pessoais e a Lei n 12.403, de 04 de maio de 2011, uma abordagem prtica. Disponvel em: www.eduardo-viana.com. Acesso em: 15. jan. 2012. LOPES JNIOR, Aury. O novo regime jurdico da priso processual, liberdade provisria e medidas cautelares diversas. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011. NEVES, Eduardo Viana Portela. Lei 12.403/11 e vedao concesso de liberdade provisria aos crimes hediondos. Disponvel em: http://www.ibccrim.org.br. Acesso em 10. jan. 2012 NEVES, Eduardo Viana Portela. Dispositivos processuais oportunizam priso antecipada. Disponvel em http://www.conjur.com.br. Acesso em 10. jan. 2012 NUCCI, Guilherme de Souza. Priso e liberdade: as reformas processuais penais introduzidas pela Lei 12.403, de 04 de maio de 2011. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011. OLIVEIRA, Eugnio Pacelli de. Atualizao do Processo Penal. Separata juntada aos exemplares da 14 ed. dos Comentrios ao Cdigo de Processo Penal. Belo Horizonte: Lumen Juris, 2011

Das könnte Ihnen auch gefallen