Sie sind auf Seite 1von 7

Conforme regulamentao (EC) No.

1907/2006 (REACH), Anexo II

FICHA INFORMATIVA RELATIVA SEGURANA


Jotamastic 80 Std Comp B

1.

Identificao da preparao e da empresa


: Jotamastic 80 Std Comp B : 5660 : Jotun Brasil Imp.Exp.e Industria de Tintas Ltda. Av. Santa Luzia, 2084 Santa Luzia - So Gonalo - RJ / CEP 24722-315 Brazil Phone; +55 (21) 3147 3850 Fax; +55 (21) 3147 3861 E-Mail Sales; sales.services@jotun.com.br SDSJotun@Jotun.com

Nome e/ou Cdigo do Produto Etiqueta No. Fornecedor/Fabricante

Telefone para emergncias Uso do produto

: Departemento de HSE&S +55 (21) 3147 3850 : Revestimentos: Endurecedor de resinas.

2.

Identificao de perigos

O produto classificado como perigoso de acordo com a Diretiva 1999/45/EC e suas emendas. Nocivo por inalao e ingesto. Provoca queimaduras. Pode causar sensibilizao em contacto com a pele. Txico para os organismos aquticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aqutico.
Corrosivo Perigoso para o ambiente

3.

Composio e informaes sobre os ingredientes


Classificao

Substncias que representam um risco para o meio ambiente ou para a sade de acordo com o mbito da Diretriz de Substncias Perigosas 67/548/EEC

Nome do Produto/Ingrediente aminepoxyadduct

N do CAS # 1075254-00-0

% 50-75

67/548/EEC Xn; R22 Xi; R41 R43 N; R51/53 Xn; R20/22 Xn; R21/22 C; R34 R43 R52/53

Regulamento (CE) No 1272/2008 [CLP] Acute Tox. 4, H302 Eye Dam. 1, H318 Skin Sens. 1, H317 Aquatic Chronic 2, H411 Acute Tox. 4, H302 Acute Tox. 4, H332 Acute Tox. 4, H302 Acute Tox. 4, H312 Skin Corr. 1B, H314 Eye Dam. 1, H318 Skin Sens. 1, H317 Aquatic Chronic 3, H412 Acute Tox. 4, H302 Acute Tox. 4, H332 Skin Corr. 1A, H314 Eye Dam. 1, H318 STOT RE 2, H373i

Tipo
[1]

Observaes

benzyl alcohol
trimethylcyclohexylamine

100-51-6

25-35 10-20

[1] [1]

3-aminomethyl-3,5,5- 2855-13-2

2-methylpentane-1,5- 15520-10-2 diamine

3-5

Xn; R20/22 C; R35

[1]

Data de lanamento

: 20.02.2013.

Pgina: 1/7

Jotamastic 80 Std Comp B Consulte a Seo 16 para obter o texto completo das Frases-R declaradas acima. Consulte a seo 16 para obter o texto completo das declaraes H acima mencionadas.

Tipo [1] Substncia classificada como perigosa para a sade ou para o meio ambiente [2] Substncia com limite de exposio em local de trabalho [3] A substncia atende aos critrios com relao ao PBT de acordo com o Regulamento (CE) No. 1907/2006, Anexo XIII [4] A substncia atende aos critrios com relao s substncias muito persistentes e bioacumulativas (vPvB) de acordo com o Regulamento (CE) No. 1907/2006, Anexo XIII Limites de exposio ocupacional, caso disponveis, encontram-se indicados na seco 8.

4.

Medidas de primeiros-socorros

Medidas de primeiros-socorros Geral : Em caso de dvida ou persistncia dos sintomas, consulte um mdico. Nunca dar nada por via oral a uma pessoa inconsciente. Em caso de perda de conscincia, coloque o indivduo em posio de recuperao e consulte um mdico. Inalao : Procure ir para o ar livre. Manter a vtima aquecida e em repouso. Se ocorrer falta de respirao, respirao irregular ou parada respiratria, fazer respirao artificial ou fornecer oxignio por pessoal treinado. : Remova roupas e calados contaminados. Lave a pele cuidadosamente com gua e sabo ou utilize um produto de limpeza de pele reconhecido. No utilize solventes ou diluentes. : Verificar se esto sendo usadas lentes de contato e remov-las. Lavar IMEDIATAMENTE os olhos com gua corrente por pelo menos 15 minutos com as plpebras abertas. Procure imediatamente um mdico. : Em caso de ingesto, consultar imediatamente o mdico e mostrar-lhe a embalagem ou o rtulo. Manter a vtima aquecida e em repouso. NO induzir vmito.

Contato com a pele

Contato com os olhos

Ingesto

5.

Medidas de combate a incndio


: Recomendado: espuma resistente ao lcool, CO2, ps, borrifo de gua. : NO utilizar jato de gua. : O fogo pode originar um fumo negro e denso. A exposio aos produtos de decomposio pode resultar em perigo para a sade. Pode ser necessrio um aparelho protector das vias respiratrias adequado. Arrefea com gua os contentores fechados expostos ao fogo. No deixe que o escoamento do fogo entre em drenos ou cursos de gua.

Meios de extino Meio de extino que no pode ser usado Recomendaes

6.

Medidas de controle para derramamento ou vazamento


: Elimine as fontes de ignio e ventile a rea. Evitar inspirar vapor ou fumos. Consulte as medidas de proteco listadas nas seces 7 e 8. Os derramamentos devem ser recolhidos por meio de materiais absorventes no : combustveis, como por exemplo areia, terra, vermiculite ou terra diatomcea, e colocados no contentor para eliminao de acordo com a legislao local (consulte a seco 3). De preferncia, limpe com um detergente. Evite a utilizao de solventes.

Precaues pessoais Derramamento

Observao: consulte a seo 8 para obter informaes sobre equipamento de proteo individual e a seo 13 sobre eliminao de resduos.

Data de lanamento

: 20.02.2013.

Pgina: 2/7

Jotamastic 80 Std Comp B

7.

Manuseio e armazenamento
: Evite a formao no ar de concentraes de vapor inflamveis ou explosivos e a concentrao de vapores que exceda os limites de exposio profissional. Para alm disso, o produto deve apenas ser utilizado em reas livres de luzes sem proteco e outras fontes de ignio. O equipamento elctrico deve ser protegido segundo os padres adequados. Para dissipar a eletricidade esttica durante a transferncia, e conecte para receber container com o cilindro aterrado. Os operadores devem utilizar vesturio e calado antiesttico adequados e os pavimentos devem ser em material condutor. Manter longe do calor, fascas e chamas. No devem ser utilizadas ferramentas de ignio por fasca elctrica. Evitar o contacto com a pele e os olhos. Evite a inalao de poeira, partculas, borrifos ou nvoa resultantes da aplicao desta preparao. Evite a inalao de poeira resultante de areamento. Comer, beber e fumar deve ser proibido na rea onde o material manuseado, armazenado e processado. Utilizar equipamento de proteo pessoal adequado (consulte a Seo 8). Nunca utilize presso para esvaziar. O contentor no um recipiente de presso. Guarde sempre em contentores do mesmo material que o original. Em conformidade com a legislao de sade e segurana no trabalho. Informaes sobre a proteo contra incndios e exploses Os vapores so mais pesados que o ar e podem espalhar-se pelos pavimentos. Os vapores podem formar misturas explosivas com o ar. Quando os operadores, quer projectem quer no, tiverem que trabalhar no interior da cabine de projeco, no provvel que a ventilao seja suficiente para controlar as partculas e os vapores de solventes em todos os casos. Nessas circunstncias, os operadores devem utilizar um aparelho de proteco das vias respiratrias com entrada de ar no decorrer do processo de projeco e at que a concentrao de partculas e vapores de solventes tenha descido abaixo dos limites de exposio.

Manuseamento

Armazenamento

: Armazenar de acordo com a legislao local. Observaes sobre o armazenagem de juntas Mantenha-se fora do alcance de: agentes oxidantes, substncias alcalinas fortes, substncias cidas fortes. Informaes adicionais sobre as condies de armazenagem Siga as precaues do rtulo. Armazenar em local seco, fresco e bem ventilado. Manter longe do calor e da luz direta do sol. Manter longe de fontes de ignio. Proibido fumar. Evite o acesso no autorizado. Os recipientes que forem abertos devem ser selados cuidadosamente e mantidos em posio vertical para evitar vazamentos.

8.

Controle de exposio e proteo individual


: Fornea ventilao adequada. Sempre que possvel, esta situao deve ser alcanada atravs da utilizao de ventilao exaustora local e boa extraco geral do ar. Se estas medidas no forem suficientes para manter as concentraes de partculas e vapores de solventes abaixo dos limites de exposio profissional (OEL - Ocuppational Exposure Limits), deve ser utilizada proteco das vias respiratrias adequada. Limites de exposio ocupacional

Medidas de concepo

Equipamento de proteco pessoal Aparelho respiratrio : Se os trabalhadores forem expostos a concentraes acima do limite de exposio, devem utilizar aparelhos filtrantes das vias respiratrias certificados apropriados. Usar mscara respiratria com filtro de carvo e anti-poeiras quando aplicar este produto por spray.(como combinao de aparelho filtrante A2-P2). Em espaos confinados, use ar comprimido ou equipamento respirador de ar fresco. Quando aplicar com rolo ou trincha aconselha-se o uso de mscara com filtro de carvo. Pele e corpo : O pessoal deve utilizar vesturio antiesttico de fibras naturais ou sintticas resistentes a altas temperaturas.

Data de lanamento

: 20.02.2013.

Pgina: 3/7

Jotamastic 80 Std Comp B Mos : Para manuseio repetido ou prolongado, utilize os seguintes tipos de luvas: luvas: nitrilo. As reas expostas da pele podem ser protegidas com um creme, mas este no deve ser aplicado aps a exposio. Para uma escolha correta do material das luvas no que respeita sua resistncia quimica e tempo de penetrao, aconselhar-se junto do fornecedor das luvas. O usurio deve verificar se o tipo de luva selecionado o mais indicado para as condies especficas de manuseio do produto, conforme descrito na avaliao de risco do usurio. : Utilize culos de segurana para se proteger de borrifos de lquidos.

Olhos

9.

Propriedades fsicas e qumicas


: : : : : : : Lquido. Caractersitco. Marrom amarelado. Taa fechada: 80C (176F) 1.04 g/cm3 1.2 - 13% Insolvel nos seguintes materiais: gua fria e gua quente.

Estado fsico Odor Cor Ponto de fulgor Densidade Limites de exploso Solubilidade

10. Estabilidade e reatividade


Estvel nas condies de armazenamento e manipulao recomendadas (consulte a seco 7). Produtos perigosos da decomposio: monxido de carbono, dixido de carbono, fumo, xidos de nitrognio. Mantenha-se fora do alcance dos seguintes materiais, de modo a evitar reaces exotrmicas fortes: agentes oxidantes, substncias alcalinas fortes, substncias cidas fortes.

11. Informaes toxicolgicas


No existem dados disponveis acerca do preparado em si. O preparado foi avaliado de acordo com o mtodo convencional da Directiva de Preparados Perigosos 1999/45/CE e, de acordo com o mesmo, classificado com riscos toxicolgicos. Consulte as sees 2 e 15 para obter mais informaes. A exposio concentrao de vapores de solventes de componentes, que exceda o limite de exposio profissional estabelecido, pode resultar em efeitos adversos para a sade, tais como irritao de membranas mucosas e do sistema respiratrio e efeitos adversos para os rins, fgado e sistema nervoso central. Os solventes podem provocar alguns dos efeitos acima descritos atravs da absoro cutnea. Os sintomas e sinais incluem dores de cabea, tonturas, fadiga, fraqueza muscular, sonolncia e, em casos extremos, perda de conscincia. O contacto repetido ou prolongado com o preparado pode provocar a eliminao de gorduras naturais cutneas, o que resulta em dermatite de contacto no alrgica e absoro cutnea. O contacto do lquido com os olhos pode provocar irritao e danos reversveis. Contm aminepoxyadduct, 3-aminomethyl-3,5,5-trimethylcyclohexylamine. Pode produzir reao alrgica. Corrosivo para os olhos e a pele.O vapor poder irritar os olhos e o sistema respiratrio.Prejudicial se ingerido.O material corrosivo para as mucosas.

12. Informaes ecolgicas


No existem dados disponveis acerca do preparado em si. No permita o contacto com canos ou cursos de gua. A preparao foi avaliada seguindo o mtodo convencional da Diretriz para Preparaes Perigosas 1999/45/EC e classificada de acordo com as propriedades ecotoxicolgicas em conformidade com a mesma diretriz. Veja os detalhes nas sees 3 e 15. Ecotoxicidade aqutica Nome do Produto/Ingrediente Exame Resultado Espcie Esposio

Data de lanamento

: 20.02.2013.

Pgina: 4/7

Jotamastic 80 Std Comp B aminepoxyadduct Agudo. EC50 8,1 mg/l Agudo. EC50 5,7 mg/l Algas Pseudokirchneriella

72 horas 48 horas 96 horas

3-aminomethyl-3,5,5trimethylcyclohexylamine

Intoxicao

Informaes ecolgicas Biodegradabilidade Nome do Produto/Ingrediente aminepoxyadduct

subcapitata Daphnia Daphnia magna Agudo. LC50 7,9 mg/l Peixe - Truta Oncorhynchus Mykiss Agudo. EC50 17,4 a 21,5 Daphnia mg/L gua fresca Water flea Daphnia magna - <24 horas Agudo. IC50 37 mg/L Algas

48 horas

72 horas

Exame -

Resultado 0 % - No facilmente - 28 dias Fotlise -

Dose -

Inoculante -

Nome do Produto/Ingrediente aminepoxyadduct benzyl alcohol 3-aminomethyl-3,5,5trimethylcyclohexylamine Potencial bioacumulativo Nome do Produto/Ingrediente benzyl alcohol

Meia-vida aqutica -

Biodegradabilidade No facilmente Facilmente No facilmente

LogKow 1,1

BCF <100

Potencial baixa

13. Consideraes sobre tratamento e disposio


No permita o contacto com canos ou cursos de gua. Material e/ou contedo devem ser descartados como detritos perigosos. Catlogo de Resduos : 08 01 11* Resduos de tintas e vernizes, contendo solventes orgnicos ou outras substncias perigosas. Caso o produto for misturado a outros resduos esse cdigo Europeu (EWC) pode no mais ser vlido. Se for misturado com outros resduos, procurar o cdigo correto. Para maiores informaes consulte ao rgo local responsvel por resduos

14. Informaes sobre transporte


Transporte nas dependncias do usurio: transporte sempre em recipientes fechados, seguros e mantidos na vertical. Assegurar que as pessoas transportando o produto esto cientes dos procedimentos em caso de acidente ou vazamento. Regulamentos internacionais para o transporte Nome de expedio : Polyamines, liquid, corrosive, n.o.s. (3-aminometil-3,5,5-trimetilciclohexilamina) adequado Substncias de poluentes : aminepoxyadduct marinhos UN Nmero : 2735 Classe : 8 Grupo de embalagem : III : Etiqueta

Sinal Informaes adicionais ADR / RID Data de lanamento

: O sinal de perigoso para o ambiente / poluente marinho aplicvel apenas para embalagens contendo 5 Lts e 5 Kgs para os slidos. : Cdigo de restrio em tneis: (E) Nmero de identificao de perigo: 80 : 20.02.2013. Pgina: 5/7

Jotamastic 80 Std Comp B IMDG : Programas de Emergncia ("EmS"): F-A, S-B Poluente martimo: Sim.

Transportar de acordo com ADR/RID, IMDG/IMO e ICAO/IATA e regulamentos nacionais.

15. Regulamentaes
Regulamentos da UE Smbolo(s) de perigo : O produto classificado e rotulado para fornecimento conforme a Norma 1999/45/EC como segue: :

Corrosivo

Perigoso para o ambiente

Frases relativas ao risco

: R20/22- Nocivo por inalao e ingesto. R34- Provoca queimaduras. R43- Pode causar sensibilizao em contacto com a pele. R51/53- Txico para os organismos aquticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aqutico. : S23- No respire os vapores ou spray. S26- Em caso de contacto com os olhos, lavar imediata e abundamente com gua e consultar um especialista. S36/37/39- Usar vesturio de proteco, luvas e equipemento protector para a vista/face adequados. S45- Em caso de acidente ou de indisposo, consulte imediatamente o mdico (mostrar o rtulo sempre que possvel). S51- Utilizar somente em locais bem ventilados. : aminepoxyadduct benzyl alcohol 3-aminomethyl-3,5,5-trimethylcyclohexylamine 2-metilpentano-1,5-diamina : Os dados constantes nesse MSDS no representam uma avaliao dos riscos nas condies de trabalho do usurio, conforme exigido pela legislao sanitria e de segurana de trabalho. As exigncias das autoridades de sade e a legislao sobre segurana do trabalho se aplicam ao manuseio desse produto pelo usurio.

Frases relativas segurana

Contm

Uso industrial

16. Outras informaes


Classificao CEPE Texto completo das declaraes H abreviadas Nocivo se ingerido. Nocivo em contato com a pele. Causa queimadura severa pele e dano aos olhos. Pode causar reaes alrgicas na pele. Causa danos oculares graves. Nocivo se inalado. Pode causar dano aos rgos atravs da exposio repetida ou prolongada se inalado. H411 Txico para a vida aqutica, com efeitos prolongados. H412 Perigosos para a vida aqutica com efeitos prolongados. Texto completo das frases R : R22- Nocivo por ingesto. R20/22- Nocivo por inalao e ingesto. abreviadas R21/22- Nocivo em contacto com a pele e por ingesto. R34- Provoca queimaduras. R35- Provoca queimaduras graves. R41- Risco de graves leses oculares. R43- Pode causar sensibilizao em contacto com a pele. R51/53- Txico para os organismos aquticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aqutico. R52/53- Nocivo para os organismos aquticos, podendo causar efeitos nefastos a longo prazo no ambiente aqutico. : 1 : H302 H312 H314 H317 H318 H332 H373i

Esta ficha de informaes de segurana preparada de acordo com o Anexo II da regulamentao (EC) N 1907/2006.

Data de lanamento Data de lanamento

: 20.02.2013. : 20.02.2013. Pgina: 6/7

Jotamastic 80 Std Comp B Verso Observao ao Leitor : 3

As informaes constantes desta FISPQ so baseadas no nosso estado do conhecimento e na legislao atual. O produto no deve ser utilizado para outros fins que no os especificados na seco 1 sem primeiro se obter instrues de manuseio por escrito. Cabe sempre ao usurio a responsabilidade de tomar todas as medidas necessrias de forma a cumprir as exigncias expressas nos regulamentos e legislao locais. A informao constante desta FISPQ tem o propsito de ser uma descrio dos requisitos de segurana do nosso produto. Ela no deve ser considerada uma garantia das propriedades do produto.

Data de lanamento

: 20.02.2013.

Pgina: 7/7

Das könnte Ihnen auch gefallen