Sie sind auf Seite 1von 4

EM BUSCA DA CENTSIMA OVELHA

TEXTO BASE: LUCAS 15:3-6

E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles. E ele lhes props esta parbola, dizendo: Que homem dentre vs, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, no deixa no deserto as noventa e nove, e vai aps a perdida at que venha a ach-la? E achando-a, a pe sobre os seus ombros, jubiloso; E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque j achei a minha ovelha perdida. (Lucas 15:1-6)

INTRODUO
1. Jesus contou trs parbolas em Lucas 15 para falar-nos do corao amoroso do Pai, que no desiste de amar e de procurar os seus filhos. a. Cada parbola tem uma lio principal, que enfatiza uma faceta do amor de Deus. 2. Vamos considerar neste texto a parbola da ovelha perdida. a. A ovelha no foi perdida, ela desgarrou-se do rebanho. b. Ela foi atrada por novos horizontes, novas pastagens, novas aventuras e afastou-se do convvio das outras ovelhas. c. Certamente no notara o risco de cair no abismo, nem de perder o rumo nos desertos, nem mesmo a possibilidade de ser apanhada por um animal predador. d. A ovelha um animal frgil, teimoso, indefeso, mope e que no consegue defenderse. e. Para estar segura precisa do cuidado do pastor e da companhia das outras ovelhas. 3. Jesus nos conta como a centsima ovelha desgarrou-se e perdeu-se. a. O pastor, entretanto, no desistiu dela. b. Nem a culpou por sua fuga inconsequente. c. Antes, deixou as demais em segurana, procurou-a pelas montanhas escarpadas e valados profundos e encontrou-a em situao desesperadora. d. No podendo ela andar, o pastor a tomou no colo.

e. Em vez de sacrific-la, o pastor alegrou-se em encontr-la e festejou a sua reintegrao no meio do rebanho. 4. assim que Deus faz conosco. a. Ele no desiste de nos amar. b. Ele no abre mo da nossa vida. c. Ele no abdica do direito que tem de nos tomar para si e nos manter na sua presena.
DESENVOLVIMENTO

Vemos nesta parbola algumas atitudes de Jesus:


DEUS NOS VALORIZA (LC 15:4);

1. O pastor poderia ter se contentado com as noventa e nove que estavam seguras e desistido da ovelha peralta que rebeldemente desgarrou-se. a. Mas o pastor no desistiu de buscar a ovelha, ainda que fosse uma ovelha rebelde. 2. Jamais esquea em sua vida que: a. Deus no abre mo de voc. b. Ele no abdica do Seu direito de ter voc. c. Voc precioso para Deus. d. Voc tem um valor infinito para Ele. e. Sua vida vale mais que o mundo inteiro aos olhos dEle.

DEUS NOS PROCURA (LC 15:4).

1. O pastor saiu em busca da ovelha perdida. a. Ele veio buscar e salvar o perdido. b. Ele veio para os doentes. c. Ele veio salvar pecadores. d. Ele move os cus e a terra para conquistar-nos e atrair-nos para si. e. Seu amor eterno, sua compaixo infinita, seu prazer ter-nos na sua presena. 2. Cada mensagem que voc ouve, cada exortao que voc recebe, cada livro que voc l: a. uma trombeta de Deus falando ao seu corao;

b. uma manifestao do interesse de Deus por sua vida; c. Deus utiliza vrios meios e muitas providencias para procurar voc. d. Ele enviou seus obreiros para cham-lo, pois jamais ele desistir de am-lo e procur-lo.
DEUS DESCE AOS MAIS PROFUNDO ABISMO PARA NOS BUSCAR (LC 15:5).

1. O pastor correu riscos para encontrar a ovelha perdida. a. Jesus desceu da glria. b. Fez-se carne. c. Sofreu, foi perseguido, humilhado, cuspido, pregado na cruz. d. Ele desceu ao inferno e suportou na sua carne o flagelo dos nossos pecados. e. Ele bebeu sozinho o clice da ira de Deus contra o pecado e morreu por ns para nos resgatar da morte. f. bendito amor, sublime amor, incomensurvel amor! 2. Ainda que voc tenha: a. Cado nos abismos mais escuros, b. Nos despenhadeiros mais perigosos c. E esteja preso no cipoal dos vcios d. Ou at mesmo na masmorra mais aviltante do pecado. e. O Senhor descer para resgat-lo. 3. Grave isto em seu corao: a. No h poo to profundo que a graa de Deus que a graa de Deus no seja to profunda; b. No h casos irrecuperveis para Deus; c. No h desistncia no projeto de resgate divino.

DEUS NOS TOMA NOS BRAOS E NOS LEVA PARA O APRISCO (LC 15: 56).

1. Jesus evidencia seu imenso amor a ponto de nos carregar no colo. a. Ele nos toma em seus braos eternos. b. Ele nos toma pela sua mo direita e nos conduz glria. 2. Ele no sente nojo da ovelha que caiu no abismo a. Mas desce os despenhadeiros mais perigosos para arranca-la das entranhas da morte; b. Quando encontra a que estava perdida, toma-a amorosamente nos braos e a leva para o aprisco. 3. No existe a possibilidade de uma ovelha viver isolada do rebanho. a. A igreja um rebanho, uma famlia, um corpo. b. Precisamos uns dos outros; c. Fazemos parte uns dos outros; d. Precisamos nos congregar e nos estimularmos mutuamente.

DEUS CELEBRA COM ALEGRIA A VOLTA DA OVELHA DESGARRADA (LC 15: 6-7).

1. A Bblia diz que h festa no cu por um pecador que se arrepende. a. Os anjos exultam de alegria ao verem uma ovelha sendo resgatada das garras da morte. b. Deus tem prazer na misericrdia e ele festeja nossa volta para ele. c. Que bendito evangelho, que graa maravilhosa, que Deus bendito, que nos ama com amor eterno apesar de sermos pecadores! CONCLUSO 1. Enfim semelhantemente, Jesus no nos esmaga nem nos acusa, mas nos restaura. 2. No nos trata conforme nossos pecados, mas consoante suas muitas misericrdias.

Das könnte Ihnen auch gefallen