Sie sind auf Seite 1von 31

Meio Ambiente, Sustentabilidade e Desenvolvimento

Bruno Delvequio Zequin

Meio Ambiente
"Conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas...., o meio ambiente um patrimnio pblico a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo".
Poltica Nacional do Meio Ambiente, artigos 2 e 3 da Lei Federal 6.938/81 (Machado, 1995)

Meio Ambiente Natural X Meio Ambiente Cultual


Transformao do meio;
Impacto Ambiental:
Qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas, biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que afetem diretamente ou indiretamente.

Impactos Ambientais no Solo


Reduo de sua quantidade pelas aes naturais ou humanas; A escassez de recursos financeiros e as tcnicas arcaicas causam a perde de toneladas de solo frtil todos os anos.

Acelerao da eroso, com esgotamento dos solos: o plantio inadequado resulta na acelerao do processo erosivo, tornando as reas cultivveis praticamente estreis;
Lixiviao: Lavagem dos solos pluviais. Com as chuvas intensas, so levados pelas enxurradas penetram no subsolo, deixando superficiais muito pobres pelas guas os nutrientes ou, ento, as camadas

Laterizao: O processo de lixiviao pode causar um aumento da concentrao de hidrxido de ferro e alumnio no solo. Esse aumento da concentrao forma uma crosta dura de ferrugem chamada laterita, dificultando o manuseio da terra;

Voorocas: Causadas por longos processos erosivos, correspondem a profundos sulcos ou rasges, atingindo dezenas de metros de profundidade. As reas de voorocas tornamse estreis.

Assoreamento de rios e nascentes: Sem a cobertura natural (mata ciliar) as chuvas carregam maior quantidade de sedimentos, que so depositados em rios e reas de nascentes, diminuindo a vazo dos cursos fluviais.

Salinizao dos solos irrigados: Em regies muito quentes a evaporao da gua acontece de forma rpida e os sais vo se acumulando no solo endurecendo-o, pode torn-lo improdutivo.

Tcnicas de conservao do solo


Medidas podem prevenir ou reverter a degradao dos solos, por exemplo, a rotao de culturas, o terraceamento e as plantaes em curva de nvel.

Rotao de culturas:

Terraceamento

Plantao em curvas de nvel:

Impactos Ambientais no ar
Ilha de Calor;
Inverso Trmica; Chuva cida.

Ilhas de calor
Cidades com elevado grau de urbanizao;
Grande concentrao de concreto e asfalto elevam a temperatura, podendo chegar at mais 10C sobre as reas perifricas;

Inverso Trmica
Cidades com elevado grau de urbanizao;
Em situaes normais, a poluio dispersada em conjunto com o ar mais quente.

Quando ocorre inverso trmica esse ar mais quente sofre perda de temperatura causando um aprisionamento dessa poluio.

Chuva cida
Cidades com elevado grau de urbanizao;
Partculas de poluentes como dixido de enxofre, xido de nitrognio e dixido de carbono aumentam a acidez das partculas de gua que formam as nuvens; Podem danificar monumentos histricos e outras construes.

Condies de uso da gua


Consumo de gua:
Pases de alta renda
Uso Agrcola 31% Uso domstico 8%

Pases de baixa e mdia renda


Uso domstico 8%

Uso industrial 10%

Uso industrial 61%

Uso Agrcola 82%

Aquifero Guarani

Causas antrpicas da poluio de aquferos


Urbana;
Produo Industrial; Extrao Mineral.

Impactos ambientais nos Biomas

Corredores ecolgicos
Alternativa para preservao de biomas;
Elo de ligao entre reas fragmentadas; Mantm a circulao de espcies da fauna e permitir a sua reproduo, bem como a preservao das espcies vegetais.

Desenvolvimento X Meio Ambiente


Dcada de 60
Questo Ambiental ganha destaque na Mdia; Incluso de programas de conservao ambiental em seus programas nacionais; Desenvolvimento industrial Poluio e deteriorao ambiental.

Desenvolvimento Sustentvel
Apresentado por uma comisso da ONU em 1987; Sistema de desenvolvimento socioeconmico com justia social e em harmonia com os sistemas de suporte da vida na Terra; Reconhecimento da necessidade de manuteno do equilbrio ambiental e do alcance de justia social.

Referncias
Decifrando a Terra / Wilson Teixeira...[et. Al] . 2 ed. So Paulo : Companhia Editora Nacional, 2009.
http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/est udos_ambientais/ea02.html

Das könnte Ihnen auch gefallen