Sie sind auf Seite 1von 11

FACULDADE BATISTA BRASILEIRA Centro de Ps-Graduao, Pesquisa e extenso

JANDIRIA MAGALHES DE JESUS

MEMORIAL

Simes Filho-Ba 2013

JANDIRIA MAGALHES DE JESUS

MEMORIAL

Memorial apresentado a Faculdade Batista Brasileira - FBB, do Centro de Ps- graduao, Pesquisa e Extenso CEPPEX, no curso de Especializao em Gesto Educacional.

Simes Filho-Ba 2013

A Escola

"Escola ... O lugar onde se faz amigos no se trata s de prdios, salas, quadros, programas, horrios, conceitos... Escola , sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor gente, o coordenador gente, o professor gente,o aluno gente, cada funcionrio gente. E a escola ser cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmo. Nada de ilha cercada de gente por todos os lados. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que no tem amizade a ningum, nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, s. Importante na escola no s estudar, no s trabalhar, tambm criar laos de amizade, criar ambiente de camaradagem, conviver, se amarrar nela! Ora , lgico...numa escola assim vai ser fcil estudar, trabalhar, crescer,fazer amigos, educar-se, ser feliz."

(Pedagogia da Indignao: cartas pedaggicas e outros escritos Paulo Freire)

1. INTRODUO

O encerramento do curso de capacitao de gestores Progesto foi marcado por significados e crescimento profissional atravs da troca de experincias. Houve momentos de muita alegria e vrios cursistas manifestaram satisfao com o desenrolar do curso, sendo de grande aproveitamento para todos. Atravs do respectivo curso foi possvel participar da especializao em Gesto Educacional que aconteceu num perodo de trs meses pela Faculdade Batista Brasileira que junto com o Progesto enriqueceu o trabalho da equipe de gestores do municpio de Simes Filho-BA, que hoje buscam trabalhar numa nova abordagem. O resultado j pode ser sentido atravs de projetos onde toda comunidade escolar se envolve. Dentro destes projetos, inclui-se a gerencia dos recursos financeiros e didticos e a parceria eficaz com a SEDUC. Alm disso, o projeto Famlia na Escola vem ganhado notoriedade e como consequncia a cooperao e compromisso de todos os envolvidos com a escola. As atividades realizadas e as apresentaes das unidades por cada equipe escolar possibilitaram a discusso significativa para melhoria da qualidade da educao e atuao da equipe frente s questes mais complexas que enfrentamos no dia a dia da escola. Com relao ao aspecto profissional e pessoal, destaco como principal importncia do que aprendi em ambos os cursos, as experincias vivenciadas, que me ajudaram a mudar a rotina de trabalho e a desenvolver novas habilidades, agindo de forma mais coesa e planejada, favorecendo o desenvolvimento da autonomia para designar tarefas, partindo de uma motivao pessoal que faz com que o trabalho acontea sem pensar em recompensas. Certamente depois do Progesto e da Especializao em Gesto Educacional, a escola crescer em todas as suas vertentes, cumprindo o seu papel de espao de construo.

1.1.

Perfil geral da cursista

Eu Jandiria Magalhes de Jesus, nascida na cidade de Simes Filho em 1970, comecei a estudar aos 7 anos na Escola Hildrico Pinheiro, conclui o primrio nessa mesma escola onde tive a oportunidade de estudar com uma professora muito rgida na 2 srie, mas que me ensinou a ler e escrever. Vejo como hoje a educao mudou positivamente, modificou-se as bases que atualmente como pilares melhoram a relao professor e aluno, gestor e escola, comunidade e escola. Na poca em que estudei independente do comportamento e posio social no tinha a facilidade de hoje para se adquirir tanto conhecimento. Apesar de ser uma menina tranqila, tive muitas dificuldades na aprendizagem, no gostava de estudar, tudo era muito chato, talvez hoje saiba o porqu. Ao concluir o primrio fui cursar a 5 srie no Colgio Padre Luiz Palmeira, depois retornei a Escola Hildrico Pinheiro onde conclui o 1 grau. Cursei o 2 grau em Magistrio nessa mesma escola, escolhendo esse caminho por ser mais fcil conseguir emprego no municpio. Logo aps a minha formatura ingressei na rea como professora da Escola Hildrico Pinheiro, onde lecionei 14 anos. Durante esse perodo participei de vrios cursos que me ajudou muito, contribuindo para o meu crescimento profissional. Hoje, sou gestora da escola Severino Jos de Oliveira e Pedagoga formada pelo Programa UNEB 2000 nessa cidade. Participei num perodo de dois anos do Progesto e do Curso de Especializao com durao de trs meses, numa abordagem que incluiu contedos como: Polticas Pblicas e Gesto Escolar; Gesto Escolar e Diversidade; Estratgias Organizacionais e Educao; Recursos Humanos nas Organizaes Educacionais; Metodologia do Trabalho Cientfico e Orientao do Trabalho de Concluso de Cursos-Artigo..

2. DESENVOLVIMENTO 2.1.Tema: Polticas Pblicas e Gesto Escolar

Num

perodo

de

grandes

transformaes

impulsionado

pelo

crescimento

tecnolgico, especialmente pelo domnio dos meios de comunicao se sobrepe a isso a incessante busca pelo ingresso no mercado de trabalho e no aperfeioamento e qualificao da mo de obra, o que certamente vai se deslanchando frente a uma enorme insegurana e instabilidade entre os futuros profissionais, incluindo tambm os que j esto em atividade laboral. Sobretudo, nota-se que a vida das pessoas vai sendo modificada alterando-se a estrutura familiar e decorrente disso, a escola. Da, a prxis do educador torna-se uma atividade desafiadora, implicando em consolidar os saberes s eminentes transformaes que so aliadas a complexidade social existente. Quando se trata de gesto escolar agrega-se nessa dimenso a gesto do espao, gesto do tempo, gesto de materiais, gesto da equipe, gesto financeira, gesto de processos e gesto da comunidade. Contudo, no somente o papel do professor desafiante e complexo, mas de todos que fazem a escola acontecer: diretores, coordenadores, pessoal de apoio, comunidade, secretrios e auxiliares. Um outro ponto observado com base no que foi estudado a partir dessa temtica, a importncia da gesto do tempo pedaggico e administrativo que para serem bem equilibrados dependem de uma gesto escolar eficiente e comprometida, voltada a valorizao dos profissionais da escola e da comunidade local. Entretanto, imprescindvel ressignificar as prticas educativas para um novo entendimento sobre a educao que se deseja concretizar para ento se chegar a Gesto Democrtica da Escola, viabilizando a participao de todos os atores educacionais a fim de que o processo educativo alcance seus objetivos previstos no Projeto Poltico Pedaggico e Gesto Escolar (PPGE). Aos gestores cabe a preocupao com a atuao da escola nessa sociedade, da a importncia da participao dos envolvidos no processo escolar embasada nas Polticas Pblicas existentes que vo nortear esse processo independente do nvel, quer seja Educao Infantil, Ensino Fundamental I ou II, Ou Ensino Mdio. Embora

seja ainda necessria uma adaptao realidade da escola e da comunidade a que se destina o processo ensino-aprendizagem.

2.2. Tema: Gesto Escolar e Diversidade

Os conflitos fazem parte do cotidiano escolar, sendo inerente a todos os seres humanos. Contudo, devem ser trabalhados numa perspectiva de converso dos fatores negativos em positivos, trazendo reflexes realizadas a partir da realidade escolar, a necessidade de se promover a paz e a tica na escola, tendo observncia na tolerncia dos indivduos. A partir desse tema a Gesto Escolar precisa estimular intervenes individuais e coletivas contra atitudes preconceituosas; onde a equipe diretiva e a coordenao pedaggica Criem condies necessrias para que as aes sejam realizadas atravs da autonomia dos professores para definir contedos, atividades e abordagens metodolgicas que tratem a cultura geral e a cultura negra de modo transdisciplinar. Desse modo, o processo deve permitir que os alunos Compreendam a diversidade tnico-racial e que porque devem respeit-la. Enquanto que os funcionrios devem participar de aes educativas que visam melhorar o comportamento de todos com relao diversidade. No obstantes os pais tem um papel fundamental nesse trabalho de forma que colaborem com as aes propostas pela escola e, assim, desenvolvam atitudes de respeito diversidade em toda a sua complexidade. A escola para a atual sociedade precisa apresentar estratgias e aes globais neste sentido. Criando projetos que tenham como principais objetivos promover a gesto democrtica na escola, valorizando a participao da comunidade escolar e local, assegurando o ingresso, permanncia e o sucesso do aluno na escola, evitando a excluso e possibilitando-lhe a apropriao e a produo do conhecimento significativamente. A alegria no chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender no pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da

alegria (1996 p 16). Portanto, a todos os profissionais da educao cabe persistir na busca de maior qualidade em nossas relaes pessoais e profissionais.

2.3. Tema: Estratgias Organizacionais e Educao

Ao tocar no respectivo tema deve-se entender a diferena entre administrao e gesto. Segundo (Ferreira et al, 2002), ambas as palavras tm origem latina, gerere e administrare, sendo que gerere signica dirigir, conduzir ou governar. Administrare tem aplicao especca no sentido de gerir um bem, defendendo os interesses dos que o possuem. Administrar seria, portanto, a rigor, uma aplicao de gerir. No modelo de gesto organizacional todos ganham. E o maior ganho para as pessoas envolvidas a possibilidade de participao em decises dentro das organizaes. A formulao de estratgia e a reviso sempre que necessria levam dirigentes e equipes a um trabalho compartilhado para estabelecer a misso organizacional da unidade, denir prioridades e uso de recursos, divulgar a viso e misso pela exigncia da prpria realidade, discutindo valores e crenas percebidas, bem como elaborar planos de gerenciamento num nvel de excelncia para estabelecer objetivos e metas, sendo que a administrao por objetivos torna-se o alvo das escolas pblicas que como uma organizao busca resultados. As estratgias so os aportes numa gesto escolar que busca promover uma educao igualitria: Gesto de pessoas - consiste na conduo do espao escolar como se organiza para gerenciar e orientar o comportamento humano. Para tanto se estrutura pela definio de princpios, estratgias, polticas e prticas ou processos de gesto. Atravs desses mecanismos, implementam diretrizes e orienta os estilos de atuao dos gestores em sua relao com aqueles que nela trabalham. Gesto dos recursos e tecnologia disponvel - dependendo da conduo do espao escolar vo surgindo novas necessidades. Da a importncia do gerenciamento dos recursos e equipamentos disponibilizados na escola, fazendo o controle de uso e manejo.

Gesto dos fatores internos que podem influenciar ou prejudicar o bom andamento da escola - os fatores externos organizao devem ser observados e segundo sua origem classificados, em duas categorias: os advindos da sociedade e os que tm origem pelo efeito dos conflitos gerados pela prpria famlia que vo se reproduzir na escola.

2.4. Tema: Recursos Humanos nas Organizaes Educacionais

As prticas pedaggicas vivenciadas nas escolas: estudos, trabalhos, testes, avaliaes, dramatizao, resoluo de problemas, produo de texto, jogos, montagem, oficinas, seminrios e outras oferecem contribuies para a formao do aspecto intelectual dos alunos. Enquanto que tanto educadores como gestores e coordenadores se configuram tambm como aprendizes dentro do processo de construo, sendo ferramentas na prtica de Gesto. Quando se fala de recursos humanos, de antemo, entende-se que se quer tratar simplesmente, a escola como empresa que se move na direo de atender a exigncia do mercado de trabalho, redirecionando o seu foco educacional. Entretanto, esse tema traz como objeto de interesse a escola, acreditando que com cautela pode-se e deve aplicar ferramentas empresariais para melhorar a escola e, consequentemente, a educao. A orientao para atuao do profissional ou sua formao continuada em uma instituio escolar pode servir-se de ferramentas de RH de uma empresa com bastante xito. Assim, nosso objetivo defender a possibilidade de utilizar tais recursos no processo da Gesto Escolar para melhorar a qualidade na educao.

No processo da Gesto Escolar por ser este o responsvel pela administrao do espao acadmico. Para tanto, conceituou-se RH, destacando a importncia das interaes entre indivduo e a organizao. No espao escolar, onde a preocupao pedaggica a principal mas no sustenta uma gesto sem outras aes percebe-se que h tambm possibilidade de

aplicao dos princpios administrativos, uma vez que a nova organizao

acadmica exige maior participao e inovao. Se a empresa contempornea quer que os seus colaboradores tenham uma educao profissional que comece pela formao o inicial e continue no desenvolvimento profissional com treinamentos especficos para atender aos objetivos da organizao, a escola que uma instituio educacional no deve se contentar apenas com a formao inicial de quem participa desse processo. Ela deve criar condies para o desenvolvimento das pessoas e numa gesto participativa deve definir os objetivos a serem atingidos. Objetivos definidos, no haver contradio ente educao e treinamento porque eles existiro para um objetivo comum. Sendo assim, nada impede que o novo conceito de gesto da educao se interesse para o estudo das novas organizaes sociais e seus conflitos, da aplicao de atividades que despertem a motivao ao ser humano, de um conhecimento maior sobre as prticas de RH nas empresas e contribuir de forma eficaz para um novo fazer pedaggico e uma ousada gesto escolar, com novos desafios e novas propostas sem abandonar os princpios educacionais e a concepo da escola como espao educacional.

2.5. Tema: Metodologia do Trabalho Cientfico e Orientao do Trabalho de Concluso de curso Promove saberes voltados a elaborao cientfica de um estudo, sendo indispensvel ao profissional da educao que maneja com o mundo letrado o tempo todo.

CONCLUSO

A partir do Progesto e da Especializao em Gesto Educacional compreende-se que a escola uma organizao viva e dinmica, e em constante crescimento. um lugar onde se compartilha uma totalidade social que exige afinidades e interesses comuns. Sendo o seu projeto poltico-pedaggico algo tambm vivo e dinmico, uma base norteadora de todo movimento escolar,

incluindo-se nisso o seu plano anual ou global, seu plano de ensino, seu plano de aes em torno das disciplinas e, inclusive seu plano de aula. A proposta de ambos os cursos permitiu abraar a incumbncia da reformulao da proposta pedaggica da escola e que esta, atrelada ao PPP tambm foi reformulado para nortear efetivamente todas as aes da escola. Sabe-se que h muito tempo emergiu a necessidade de reparar as prticas da educao, sendo isso essencial para que se alcance xito e as novas geraes possam desfrutar de uma escola que atenda suas expectativas e necessidades. Assim, avaliar o fazer pedaggico e os fatores nele envolvidos; rever os instrumentos diretos de ensinar e aprender percebendo as atuais exigncias do mundo e seus contextos requerem de todos os envolvidos na educao disposio para buscar outra viso de qualidade, outro e novo entendimento da realidade que h tempos vem se apresentando, elevando ainda o desempenho individual e coletivo.

Das könnte Ihnen auch gefallen