Sie sind auf Seite 1von 11

1 A PROPOSTA PEDAGGICA DE SANTO AGOSTINHO PARA A FORMAO DO INDIVDUO E DA SOCIEDADE

PEINADO, Maria Rita Sefrian de Souza (PPE/UEM) mritapss@hotmail.com

Palavras-chave: Histria da Educao; Proposta Pedaggica; Santo Agostinho.

Introduo
Pode-se reconhecer o valor dos grandes literatos, dos cientistas, dos governantes, dos lderes religiosos, dos artistas, mas as suas obras s devem merecer contemplao num estudo de Histria da Educao, se tiverem efetivamente contribudo para o patrimnio das idias pedaggicas ou se tiverem influenciado as instituies ou as atividades educacionais (NUNES, 1979, p. 1,2).

Neste artigo, nosso objetivo analisar em algumas obras de Santo Agostinho (354-430), especialmente em A Doutrina Crist, como se manifesta nelas a premissa metodolgica de que os projetos pedaggicos das diferentes pocas correspondem s diferentes necessidades sociais. Neste texto, pontuaremos como sua proposta para a formao do cristo delineia a educao da transio da Antiguidade para a Idade Mdia. Elegendo o Trivium e o Quadrivium como necessrios compreenso e divulgao das Escrituras, ele sistematizou e preservou o conhecimento clssico, que se apresentou como a base para a formao do cristo e da sociedade. Por meio do mtodo histrico-social, procuraremos analisar os aspectos fundamentais da proposta agostiniana para a formao do indivduo e para a organizao da sociedade medieval. Ao estabelecer a relao com o conhecimento do passado, teremos tambm condies para refletir sobre o papel social do educador atual. Entendemos que o conhecimento do passado nos oferece parmetros para situar historicamente tanto a prtica formativa atual quanto os contedos programticos formativos que preservam, difundem e produzem o conhecimento humano. Para compreendermos as proposies agostinianas como resposta s necessidades de um perodo de intensas transformaes sociais, primeiramente, com o subsdio da historiografia, situaremos o contexto social dos sculos IV e V, perodo que o autor viveu e fez sua proposio. Em seguida, analisamos a proposta contida em A Doutrina Crist, a qual delinearia a educao dos sculos vindouros e, ento, passaremos reflexo sobre a educao atual. Desenvolvimento Para nossa pesquisa, utilizamos fontes fidedignas, como assim as denomina Nunes, a partir das quais compreendemos que as proposies de Santo Agostinho correspondem s necessidades de uma sociedade com a qual esteve comprometido.

2 Levamos em considerao as diferenas entre os homens do nosso tempo e os da poca de nossa pesquisa. Para Nunes, ao estudioso da Histria cumpre combater os preconceitos e deles desprender para, ento, conhecer as diferenas de mentalidade prprias de cada tempo histrico.
[...] Ora, isso nos deve esclarecer quanto s diferenas de mentalidade entre os homens do nosso tempo e os de poca transactas. Por isso, ao se estudar a Histria, importa obter, atravs de informaes corretas, de fontes fidedignas, de documentos autnticos, o conhecimento da mentalidade e dos costumes vigentes nas pocas e regies consideradas. Alm disso, deve-se acionar a prpria fantasia para se poder imaginar os homens de outros tempos nas suas situaes peculiares de vida, nas circunstncias de sua existncia e, por fim, excitar em ns mesmos um sentimento de empatia histrica, para podermos conceber e apreciar as pessoas de outras sociedades passadas, com sua prpria alma, com as suas concepes e costumes. Isto fundamental para que se possa reconstruir mentalmente a vida passada das sociedades humanas que nos deixaram um legado de idias, crenas e tradies. Deste modo, ao mesmo tempo em que estudarmos a humanidade passada, idntica nossa por natureza, poderemos apreci-la, tambm, enquanto diferente acidentalmente de ns mesmos pela sua mentalidade e pela sua cultura. Nas vicissitudes histricas, o estudioso precisa saber discernir o Mesmo e o Outro, o Permanente e o Transitrio. S assim as suas investigaes sero produtivas e os conhecimentos crescero cada vez mais adequados e vlidos (NUNES, 1979, p. 14).

Desse modo, entender o contexto social dos sculos IV e V nos permite adentrar o panorama cultural e moral de uma poca marcada pela ao da Igreja, em que a sociedade religiosa desempenhou a funo de transmitir a cultura aos povos. Influncia que se estendeu por sculos na Idade Mdia. Segundo Nunes (1979, p. 4), no medievo a religio impregna as instituies e caracteriza a cultura. Santo Agostinho viveu na transio da Antiguidade para a Idade Mdia, perodo marcado pela crise do Imprio Romano e pela decadncia do poder do Estado. Nesse contexto, o poder espiritual se sobreps ao estatal, expandindo suas fronteiras, inclusive para o campo educacional. Conforme Nunes (1979, p.102) Essa poca, todavia, era de transio e de mudana, pois os estabelecimentos escolares mais importantes ou eficientes eram cada vez mais raros e, medida que as instituies oficiais desapareciam, estavam a surgir, entre o fim do sculo IV e o comeo do sculo V, as escolas paroquiais, sob administrao exclusivamente eclesistica.
[...] quando os povos germnicos disseminados e fixados em vrios rinces do Ocidente desarticularam as estruturas da sociedade romana, arruinaram as cidades, talaram as propriedades rurais e destruram a rede escolar estabelecida pelo Imprio Romano do Ocidente. Nesses primeiros sculos medievais as tribos germnicas guerreiam umas com as outras, enquanto novas levas de brbaros, como os lombardos, despenham sobre a Itlia e novas invases, como as dos sarracenos, pem em polvorosa o litoral europeu do Mar Mediterrneo (NUNES, 1979, p. 17).

3 Nesse contexto de calamidade que modificava paisagens e costumes, alm da Igreja, os mosteiros tornaram-se referncia de difuso cultural, modelo de organizao de vida. Essa funo de organizar a vida dos homens, de preservar e difundir a cultura foi desempenhada tambm pelos mosteiros que se tornaram exemplo de conduta para a sociedade e, posteriormente, lugares preservados da pilhagem, pelo respeito que conquistaram. Conforme Nunes Nessa poca de profunda perturbao social os mosteiros beneditinos so as nicas ilhotas de cultura onde ainda se escreve, copiam-se manuscritos; onde se l, se estuda e se conserva o legado cultural dos romanos (1979, p. 17). Esta situao de insegurana produzida pelas migraes das hordas nmades desencadeou profundas mudanas, quer no mbito poltico, quer no social.
Os brbaros, h sculos, j se haviam infiltrado no Imprio como agricultores, funcionrios, soldados e generais. No sculo V d.C., as tribos germnicas, acossadas pelos hunos, comearam a despenhar no rumo do sul: vndalos, suevos, burgndios, alanos e visigodos. Estes ltimos, chefiados por Alarico, saquearam Roma em 410. A notcia dessa calamidade inspirou a Santo Agostinho o famoso sermo De Urbis excidio, A destruio da Cidade (Roma), no qual ele compara a devastao e a pilhagem de Roma destruio de Sodoma onde o Senhor Deus no achou cinqenta, nem quarenta, trinta, vinte nem sequer dez justos para poupar a cidade (NUNES, 1979, p. 37).

Mediante as devastaes que ocorreram a Igreja buscou explicaes, exercendo o papel de consolar e ensinar. No ano 410, o episdio do saque de Roma tornou-se tema de sermo para Santo Agostinho. Temos acesso traduo, por Lauand, de um sermo agostiniano sobre a devastao de Roma. Depois que situamos o panorama do contexto em que Santo Agostinho estava inserido e a posio do autor, representante da Igreja, analisaremos excertos de seu livro A Doutrina Crist. Este livro que se tornou manual de educao para a sociedade medieval, uma vez que estabeleceu os fundamentos para as escolas paroquiais e para as escolas dos mosteiros. Os escritos dos padres e dos monges, posteriores ao sculo V, evidenciam o conhecimento da proposio agostiniana. Oliveira, em seu artigo Agostinho e a Educao Crist: um olhar da Histria da Educao, analisa a importncia do conhecimento para a formao do cristo, a partir de consideraes agostinianas presentes, especialmente na obra A Doutrina Crist.
Ao apresentar um roteiro de como se tornar cristo, Agostinho nos brinda com um verdadeiro programa de estudos, necessrios, em nosso entender, para qualquer aprendizagem e que independe da poca em que o estudo se realiza. O autor destaca a importncia da linguagem, do conhecimento da escrita, portanto, das letras, da necessidade do aprendizado do clculo, de se entender a msica, de se conhecer as instituies nas quais e para quais se realizam determinados estudos, de se conhecer a lngua na qual o estudo est sendo realizado. Dentro deste aspecto, destaca a precauo necessria em relao s tradues. Do ponto de vista agostiniano, saber a lngua no qual o texto foi escrito condio para o bom entendimento da mensagem contida no mesmo (mais adiante retomaremos esta questo). Na verdade, a preocupao de Agostinho perdura at os tempos atuais e constante no ensino e na leitura. Com efeito, a maioria dos nossos alunos no conhece as lnguas originais nas quais os autores apresentam suas formulaes, dependendo sempre dos

4
tradutores que, em ltima instncia, para verterem os escritos para nossa lngua tambm interpretam e modificam muitas vezes o significado das palavras. Acabamos por ler o que o tradutor interpretou e no, efetivamente, o que o autor escreveu (OLIVEIRA, 2008, p. 6).

O cuidado de Santo Agostinho para com a leitura e compreenso dos textos das Escrituras foi expresso na forma de uma proposio que aponta para questes atuais, como discute Oliveira. Passa, no s pelo conhecimento de leitura, pela compreenso, mas tambm pelo conhecimento de lnguas e pela precauo com as tradues. A seguir, destacaremos em nossa fonte as passagens que nos permitem compreender tanto a motivao do autor, quanto sua proposta de ensino. Em seu livro A Doutrina Crist, Santo Agostinho sistematiza as normas para que o estudioso das Escrituras as compreenda. Esse cuidado de estabelecer normas para a compreenso da mensagem crist tornou-se profcuo, em uma sociedade que carecia de ser instruda nas letras, na f e na civilizao. Resultou em livros e inmeros textos escritos com o objetivo de auxiliar os que sabiam menos. Assim, poderiam compreender as Escrituras e ensin-la.
A respeito da interpretao das Escrituras existem certas normas que me parecem poder ser ensinadas com proveito aos que se dedicam a esse estudo. Assim, podero eles prosseguir no apenas lendo as obras de outros que esclareceram as obscuridades dos Livros santos, mas ainda progredir, com os esclarecimentos que eles prprios podero dar a outros. Proponho-me a comunicar essas normas aos que desejam e so capazes de aprend-las, se o Senhor nosso Deus, que costuma inspirar-me tais idias quando reflito sobre elas, no me negar sua graa ao tentar p-las por escrito (AGOSTINHO, prlogo, 1).

Essa prudncia para com as causas da incompreenso das Escrituras motivou-o a expor como se proceder no estudo por meio de critrios que os antigos haviam produzido. Nesse sentido, o desconhecimento dos signos prprios, para Santo Agostinho, se constitua em fator de incompreenso, alm da preocupao com os signos figurados, muito utilizados nas Escrituras. Ora, h duas causas de incompreenso do texto da Escritura. A verdade encontra-se oculta por signos desconhecidos ou por signos de sentido figurado. Com efeito, os signos so ou prprios ou figurados (AGOSTINHO, Livro II, cap. 10, 15). Esses signos figurados consistiam em expresses da vida cotidiana utilizados para o ensino de outra significao. Para alcanar a condio de compreender o significado dessas passagens que deveriam ser entendidas no sentido alegrico, era necessrio, primeiramente, o conhecimento das palavras no sentido prprio. Outro remdio, no entender do autor, era o conhecimento de lnguas, j mencionado por Oliveira. Tornava-se necessrio ao estudioso latino conhecer o grego e o hebraico para aprofundar a compreenso das Escrituras.
Para combater a ignorncia dos signos prprios, o grande remdio o conhecimento das lnguas. Os conhecedores da lngua latina, a quem pretendemos instruir neste momento, necessitam, para chegar a conhecer a fundo as divinas Escrituras, de duas outras lnguas, a saber, o grego e o hebraico. Elas lhes permitiro recorrer aos exemplares

5
mais antigos, no caso em que h infinita variedade de tradues latinas lhes traga alguma duvida (AGOSTINHO, Livro II, cap. 11, 16).

Esse conhecimento dos idiomas dos textos originais viabilizaria o acesso aos textos originais, pois, em diferentes idiomas, a mesma palavra pode ter significados diferentes, o que prejudicaria a compreenso do sentido originalmente proposto. Outro aspecto que o autor trata o estudo comparativo das diversas tradues latinas, que poderia auxiliar a compreenso do sentido. A diversidade de tradues, contudo, tem sido mais ajuda do que obstculo compreenso do texto, isso ao se tratar de leitores no negligentes. De fato, o exame de muitos cdices, com freqncia esclarece certas frases obscuras (AGOSTINHO, Livro II, cap. 12, 17). Assim, tambm em nosso tempo, o cuidado com as fontes de pesquisa so para ns motivao para estudarmos as lnguas originais dos cdices e sobre as quais nos debruamos, a fim de encontrar nelas o sentido que o autor lhes quis conferir e no nos limitarmos ao sentido que o tradutor conferiu ao traduzir o texto original. Tendo em vista que h palavras no traduzveis e outro caso, o de palavras que permanecem as mesmas, no entanto, conceitualmente adquirem um sentido diferente, dependendo do tempo histrico a que se refere. Para Santo Agostinho, a ignorncia da natureza das coisas dificulta a interpretao das expresses figuradas, quando estas se referem aos animais, pedras, plantas ou outros seres citados freqentemente nas Escrituras e servindo como objeto de comparaes (AGOSTINHO, Livro II, cap. 17, 24). Para o autor, a compreenso eficaz das Escrituras passava, necessariamente, pelo conhecimento das coisas, do Quadrivium, pelo conhecimento da cincia do raciocnio, ou seja, do Trivium e pelo conhecimento das instituies humanas. As disciplinas que compem o Quadrivium a geometria, a aritmtica, a astronomia e a msica abrangem um conjunto de conhecimentos relacionados realidades externas, que proporcionava a compreenso de expresses utilizadas nas Escrituras como objeto de comparaes a fim de alcanar o entendimento das coisas espirituais e, conseqentemente, a rejeio das fices supersticiosas. A astronomia estudava os astros, sua natureza e seu poder. Permitia fazer conjecturas exatas para o tempo futuro, calcular o curso dos astros ou da lua, dizer qual a fase dentro de um perodo passado ou futuro. No se devia, contudo, segundo Santo Agostinho, utilizar esse conhecimento para tirar prognstico de horscopos, como faziam os genetlacos, hoje chamados astrlogos. Assim como a ignorncia dos nmeros impedia a compreenso de expresses figuradas ou simblicas empregadas nas Escrituras, tambm a ignorncia das noes musicais impedia a compreenso de vrias passagens. Santo Agostinho afirmava que tanto a msica como os nmeros eram colocados em lugar de honra em muitas partes das Escrituras. A msica, nesse contexto, no deveria ser entendida como a arte do canto, mas como a disciplina que estabelecia as relaes da msica com a aritmtica, com a harmonia dos astros e com as leis da acstica. Segundo Oliveira
Assim, para santo Agostinho, a leitura, a matemtica, a natureza, a msica, o conhecimento das lnguas e a memria tornam-se condio primeira para a converso do cristo. O cristo deve ser antes de tudo um ser que consegue entender e interpretar os escritos sagrados pelo conhecimento e no somente pela f. O cristo tambm deve entender as relaes sociais de cada tempo presente vivido pelos homens, pois

6
so elas que imprimem os signos do conhecimento. exatamente por isso que o autor chama a ateno para as mudanas que ocorrem de uma dada sociedade para outra (OLIVEIRA, 2008, p. 6).

As disciplinas que compem o conjunto de conhecimentos propostos por Santo Agostinho se constituem em pr-requisitos formao do cristo. Para Durkheim, em sua anlise sobre os campos de conhecimento, o Quadrivium era um conjunto de conhecimentos relacionados com as coisas. Seu papel era tornar conhecidas as realidades externas e suas leis, leis dos nmeros, leis do espao, leis dos astros, leis dos sons. Assim, as artes que abraava eram chamadas artes reales ou physica (1995, p. 52). importante destacar que, s quatro disciplinas, atribua-se um sentido alegrico. Procurava-se um significado oculto nos nmeros, nos astros. Desse modo, as disciplinas do Quadrivium ofereciam um conjunto de conhecimentos externos, necessrios compreenso das ilustraes ou de expresses figuradas dos Livros Santos.
O objetivo da educao, tal como era conhecido j nessa poca, era o de formar a mente no que ela tem de mais geral, em seu princpio essencial e fundamental, independente das aplicaes, mltiplas e concretas, que pudessem ser realizadas; pareceu que o nico meio de alcanar essa meta era levar o homem a pensar sobre si, a entender-se, a tomar conscincia de si. No que as cincias da natureza no possam servir para esse mesmo fim. Mas, por motivos que havemos de procurar, muito devagar conseguir-se perceber os servios que as cincias podiam prestar a esse respeito. Durante sculos, pareceu evidentemente que somente os estudos relativos ao homem podiam servir para formar o homem. Chegamos a esse importante resultado de que havia uma necessidade lgica para que o ensino fosse inicialmente todo formal (DURKHEIM, 1995, p. 54).

Como explicita Durkheim em sua anlise sobre o ensino cristo, no seu aspecto formal. A educao tem por objetivo formar o homem e o levar a pensar sobre si. Para isso, alm das artes liberais, bastante apropriadas ao uso da verdade e ainda alguns preceitos morais muito teis (AGOSTINHO, Livro II, cap. 41, 60), o conhecimento do Trivium dialtica, gramtica e retrica muito valorizado por Santo Agostinho, na medida em que constitui a formao do pensamento.
Resta discorrermos sobre os conhecimentos relativos no aos sentidos do corpo, mas razo ou potncia intelectiva da alma, entre as quais reina a cincia do raciocnio. A cincia do raciocnio de muitssimo valor para penetrar e resolver toda espcie de dificuldades que se apresentam nos Livros santos. S se h de evitar o desejo de discusses (libido rixandi) e certa ostentao pueril de enganar o adversrio (AGOSTINHO, Livro II, cap. 32, 48).

As regras da lgica compem a instruo formal que deveria ter o estudioso das Escrituras, no com o objetivo de articular discusses apenas para enganar o adversrio, mas o silogismo torna-se instrumento de convencimento da verdade, que para Santo Agostinho, era o ensino contido nas Escrituras.
Uma coisa conhecer as regras do silogismo e outra conhecer a veracidade das sentenas. Pelas primeiras, aprende-se o que deduzido logicamente, o que deduzido ilogicamente e o que repugna

7
razo. A deduo lgica esta: Se ele orador, homem. A deduo ilgica: Se ele homem, orador. E a deduo que repugna razo: Se ele homem, quadrpede (AGOSTINHO, Livro II, cap. 35, 52).

As disciplinas do Trivium, portanto constituam, na perspectiva do autor, em instrumento para o convencimento que poderia ser utilizado para se chegar a concluses lgicas ou ilgicas, verdadeiras ou falsas. Assim, para o autor, esse conhecimento poderia ser utilizado para o ensino das Escrituras.
E quando cada um tiver encontrado tudo o que aprendeu de proveitoso em outros livros, descobrir muito mais abundantemente a. E o que mais, o que no aprendeu em nenhuma outra parte, somente encontrar na admirvel superioridade e profundidade destas Escrituras. [...] Bem munido por essa formao e no estando mais paralisado por signos desconhecidos, o leitor manso e humilde de corao, submisso ao jugo de Cristo, carregado com um fardo leve, fundado, enraizado e edificado na caridade, poder lanar-se ao exame e discusso dos signos ambguos das Escrituras, sobre os quais, no prximo livro, eu me preparo a discorrer, conforme o Senhor se dignar me inspirar (AGOSTINHO, Livro II, cap. 43, 63).

Em sua anlise sobre os campos de conhecimento do Trivium na educao medieval, Durkheim afirma que:
O trivium tinha por objetivo ensinar a prpria mente, isto , as leis s quais obedece ao pensar e expressar seu pensamento, e, reciprocamente, as regras s quais deve sujeitar-se para pensar e expressar-se corretamente. Tal , com efeito, a meta da gramtica, da retrica e da dialtica. Esse triplo ensino , pois, totalmente formal. Manipula unicamente as formas gerais do raciocnio, abstrao feita de sua aplicao s coisas, ou com o que ainda mais formal do que o pensamento, ou seja, a linguagem (DURKHEIM, 1995, p. 52).

Nesse sentido, o ensino do Trivium desempenhava a funo de formador do pensamento e da linguagem do cristo. Conforme Oliveira, essa utilizao da linguagem assume parte no ensino e na aprendizagem do cristo
Assim, quanto maior for a capacidade das pessoas de usarem a linguagem, melhores suas condies de se apropriar dos sentidos e ensinamentos contidos nos textos bblicos. Por conseguinte, as converses ocorrero de maneira mais consciente. Na verdade, Agostinho apresenta diversos aspectos que julga serem elementos essenciais para se compreender as palavras contidas nas Escrituras. A nosso ver, apresenta, de fato, um roteiro de como se deve proceder para ser cristo. Do seu ponto de vista, a converso um processo de aprendizagem. No seu tempo, em geral, no se nascia cristo, mas se tornava, pela aceitao da doutrina. (OLIVEIRA, 2008, p. 6).

Outro aspecto que Santo Agostinho destaca so as instituies humanas, que, para ele, se referem ao conhecimento histrico, literrio produzido pela humanidade. A primeira vista, poderamos pensar no acesso restrito a essas obras. No entanto, elas no foram desprezadas, antes se tornaram em fundamentos tericos para os cristos

8 chegarem a uma compreenso mais aprofundada do ensino contido nas Escrituras. Deveriam, inclusive, segundo o autor, ser aprendidas de memria. Toda essa parte de instituies humanas que so convenientes para as necessidades da vida, os cristos no tm razo nenhuma para evit-la. Eles devem, bem ao contrrio, medida de suas precises, dedicar-se a seu cumprimento e aprende-las de memria (AGOSTINHO, Livro II, cap. 26, 40). Para Santo Agostinho, todos os informes que a cincia chamada histria nos oferece sobre o sucedido nos tempos passados nos so de grande ajuda para compreendermos os Livros santos, ainda quando forem aprendidos fora da Igreja, em v erudio (AGOSTINHO, Livro II, cap. 29, 42). Assim, a responsabilidade do pregador no ensino e na formao assume relevncia, na medida em que ensina, mas tambm deve conquistar os ouvintes e isso com sabedoria. Instruir mediante um conhecimento que advm do estudo, da compreenso era trabalho rduo e que requeria um preparo.
O pregador o que interpreta e ensina as divinas Escrituras. Como defensor da f verdadeira e adversrio do erro, deve mediante o discurso ensinar o bem e refutar o mal. Nesta tarefa, o mestre deve tratar de conquistar o hostil, motivar o indiferente e informar o ignorante sobre o que deve ser feito ou esperado. Mas ao encontrar ouvintes benvolos, atentos, dispostos a aprender ou que os tenha assim conquistado, dever prosseguir seu discurso como pedem as circunstncias (AGOSTINHO, Livro IV, cap. 4, 6).

Como pregador, alm de ensinar com conhecimento, tambm deveria falar com sabedoria, esta decorrendo daquele.
Um homem fala com tanto maior sabedoria, quanto maior ou menor progresso faz na cincia das santas Escrituras. E eu no me refiro ao progresso que consiste em ler bastante as escrituras ou aprend-las de cor, mas do progresso que consiste em compreend-las bem e procurar diligentemente o seu sentido (AGOSTINHO, Livro IV, cap. 5, 7).

Assim, percebemos que a proposio agostiniana para a difuso do cristianismo passa por um conhecimento de totalidade, na medida em que decorre do conhecimento do Quadrivium, do Trivium e da Histria. Nesse sentido, para Bloch, o cristianismo uma religio de historiadores. Os prprios monumentos esto repletos de histria e de conhecimento do passado. Trata-se de algum cujo conhecimento do passado constitui no s a possibilidade de conhecimento do passado, mas a compreenso do presente e, ainda mais, a prpria atuao no presente.
O cristianismo uma religio de historiadores. Outros sistemas religiosos puderam assentar suas crenas e seus ritos numa mitologia pouco mais ou menos exterior ao tempo humano. Os cristos tiveram por Livros Sagrados livros de histria, e suas liturgias comemoram, com os episdios da vida terrestre de um Deus, os fastos da Igreja e dos santos. O cristianismo ainda histrico de uma outra maneira, talvez mais profunda: colocado entre a Queda e o Juzo Final, o destino da humanidade simboliza, a seus olhos, uma longa aventura, de que cada destino, cada peregrinao individual, , por sua vez, o reflexo; na durao, portanto na histria, que se desenrola o grande

9
drama do Pecado e da Redeno, eixo central de toda a meditao crist. A nossa arte, os nossos monumentos literrios, esto cheios dos ecos do passado; os nossos homens de aco tm a boca cheia das lies do passado, reais ou imaginrias (BLOCH, 1965, p. 11,12).

Nesse sentido, o conhecimento histrico torna-se um instrumento para a compreenso do homem: saber quem foi, o que fez, quem , o que faz. No podemos deixar de estabelecer estas relaes. Pois, segundo Bloch, a ignorncia do passado no se limita a prejudicar o conhecimento do presente; compromete no presente a prpria aco (1965, p. 40).
tal a fora da solidariedade das pocas que os laos da inteligibilidade entre elas se tecem verdadeiramente nos dois sentidos. A incompreenso do presente nasce fatalmente da ignorncia do passado. Mas talvez no seja mais til esforarmo-nos por compreender o passado, se nada sabemos do presente (BLOCH, 1965, p. 42).

Na medida em que conhecemos o passado com a sua rica produo cultural, entendemos o homem na sua totalidade quem foi e o que ele fez, quem e o que capaz de fazer. O historiador ama a vida. Nesta faculdade de apreenso do que vivo que reside, efectivamente, a qualidade fundamental de um historiador (BLOCH, 1965, p. 43). Portanto, o conhecimento histrico oferece melhores condies ao educador no seu trabalho de formar o homem. Consideraes finais Percebemos que a proposio de Santo Agostinho foi elaborada em um momento histrico cujas relaes sociais convergiam para uma nova proposio, na medida em que as relaes sociais e polticas decadentes do Imprio Romano no respondiam mais s novas necessidades que se colocavam, em virtude da presena dos nmades. Le Goff diz que Este mundo medieval resulta do encontro e da fuso de dois mundos que iam evoluindo um para o outro, de uma convergncia de estruturas romanas e de estruturas brbaras em transformao (1993, p. 48). Nesse contexto de fuso de culturas, na proposta de formao do cristo que sistematizou, Santo Agostinho elegeu um conjunto de saberes que deveriam compor a formao do cristo. Ao estabelecer como necessrias as disciplinas do Quadrivium, do Trivium e da Histria, ele prope a preservao da cultura clssica, no apenas no aspecto do discurso de seus escritos como tambm em sua proposta, que fortemente marcada pelo ensino da cultura clssica, pois para ele sem esse conhecimento no seria possvel a compreenso das Escrituras. Assim, em virtude do cuidado para com a formao do cristo, Santo Agostinho elabora sua proposta eminentemente crist fundamentada no conhecimento clssico. Pois, para ele, o estudioso das Escrituras deveria ser formado com amplo conhecimento, a fim de promover a difuso da doutrina crist. Sua proposta delineou a educao da transio da Antiguidade, influenciando tambm, posteriormente, a educao medieval.

10
Entre as escolhas culturais essenciais que o cristianismo medieval fez, em primeiro lugar, e sobretudo est a das classificaes cientficas e dos mtodos de ensino. Transmitida por um retrico latino cristo do sculo V, Marciano Capella, a classificao e a prtica das artes liberais dominam o ensino medieval. Divididas em dois ciclos, o do trivium, ou artes da palavra (gramtica, retrica e dialtica) e o do quadrivium, ou artes dos nmeros (aritmtica, geometria, msica e astronomia), estas artes recomendadas por Santo Agostinho vo, nos sculos XII e XIII, fornecer o fundamento do ensino universitrio na faculdade propedutica dita faculdade de artes. (LE GOFF, 2007, p.26)

Le Goff nos elucida sobre a influncia dos postulados cristos para a educao medieval, para o desenvolvimento e encaminhamento que forneceria fundamento ao surgimento do ensino universitrio. Portanto, conhecer um autor como Santo Agostinho, o seu tempo histrico e sua proposio diante da sociedade, nos permite refletir sobre a sociedade em que estamos inseridos. Em nossa sociedade, marcada por profundas transformaes sociais, desencadeadas, dentre outros fatores, pelo crescente desenvolvimento tecnolgico, o desafio est para os intelectuais da educao: elaborar proposies que correspondam s novas exigncias sociais por meio de uma educao humanizadora, que promova acesso ao conhecimento cientfico, possibilitando o convvio e a insero social. Nesse sentido, a proposio de educao atual, a nosso ver, cumpriria sua funo, no somente no que diz respeito preservao do conhecimento produzido pela humanidade, mas desenvolvendo as possibilidades e as condies para a produo do conhecimento cientfico pelas prximas geraes. Tendo em vista que educamos para o futuro. Referncias AGOSTINHO, Santo. A Doutrina Crist. Traduzido por: Ir. Nair de Assis Oliveira. So Paulo: Paulus, 2002. BLOCH, Marc. Introduo Histria. Traduzido por Maria Manuel Miguel e Rui Grcio. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, 1965. LAUAND, Jean. Nota Introdutria ao sermo sobre a devastao de Roma. Cultura e educao na Idade Mdia.Sao Paulo, Martins Fontes, 1998. Disponvel em: <http://www.hottopos.com/mp5/agostinho1.htm> Acesso em:05 jun.2008 LE GOFF, Jacques. A instalao dos Brbaros. A Civilizao do Ocidente Medieval. Lisboa: Editorial Estampa, 1993, p. 27, 63. LE GOFF, Jacques. As razes medievais da Europa. Traduzido por Jaime A. Clasen. Petrpolis, RJ: Vozes, 2007. NUNES, Rui Afonso da Costa. Histria da educao na Idade Mdia. So Paulo: EPU: Ed. Da Universidade de So Paulo, 1979.

11 OLIVEIRA, Terezinha. Agostinho e a Educao Crist: um olhar da Histria da Educao. Notandum 17 jul-dez. ESDC / CEMOrOC-Feusp / IJI-Universidade do Porto, 2008. Disponvel em: < http://www.hottopos.com/notand17/terezinha.pdf> Acesso em 05 ago. 2008

Das könnte Ihnen auch gefallen