Sie sind auf Seite 1von 13

Capitalismo e Trabalho: Hegel prximo da crtica

Rodrigo Ismael Francisco Maia1

Resumo
No presente trabalho temos interesse de mostrar que alguns elementos de crtica s relaes de trabalho e de sociabilidade esto presentes nas obras de Hegel, principalmente em seu escrito de 1821. Para isso, dois textos so essenciais: Princpios da Filosofia do Direito, de Hegel (1821), e Manuscritos Econmico-Filosficos, de Marx (1844). Esses elementos esto postos nesse trabalho no contexto da sociedade de classes, no significando que essa era a apreenso hegeliana, mas marxiana, sendo de cunho poltico e dialtico; tanto a lgica dialtica como a poltica se fazem presentes nos dois autores, de forma distinta entre si. Quer-se aqui dar prosseguimento s discusses sobre a obra de Hegel, fazendo as referncias dos elementos pertinentes uma anlise em perspectiva crtica, assim como aqueles que limitam-se no perodo histrico de sua escrita. Sero vistos os momentos e movimentos das manifestaes do trabalho alienado, as relaes estranhadas da sociedade civil e as sadas e solues aos problemas abordados por Hegel. Palavras chave: Hegel, Marx, Trabalho, Sociedade Civil.

Filosofia de Hegel
A filosofia de Hegel se apresenta como um sistema racional, de difcil compreenso e polmico: a crtica realizada por Marx em 1843 e 1844 destacou um carter monarquista em Hegel, que buscava a conciliao do real com o racional, implicando que uma realidade contraditria havia sido concebida como momento suprassumido, porque o Estado j aparecia com o papel da realidade em ato que sabe e se reconhece, algo possivelmente j acabado e incorporado na figura do prncipe embora isso fosse para Hegel a verdade se manifestando (no sentido da categoria de conceito, ou seja, nesse caso a realidade em conformidade com a mais desenvolvida racionalidade). Alm disso, destaca-se o posicionamento de Hegel sobre o indivduo: no prefcio do livro Princpios da Filosofia do Direito, o tradutor (Orlando Vitorino) adverte para que a leitura do texto tenha sempre em vista o indivduo e, de fato, verifica-se o indivduo como o essencial nos momentos de resultados do processo de reconhecimento, nos fins do processo que passa pela via da materialidade e da vida objetiva humana que se encerra com o esprito, a conscincia-de-si. Disso resultam as
Graduando do 3 ano de Cincias Sociais pela UNESP/Marlia. Pesquisa de iniciao cientfica (FAPESP) em andamento com a orientao do Prof. Dr. Marcos Tadeu Del Roio, Depto de Cincias Polticas e Econmicas. e-mail: rodrigomaiacs@yahoo.com.br
1

crticas sobre o idealismo de Hegel. O texto de 1843, Crtica da Filosofia do Direito de Hegel, de Marx, encontra-se incompleto2 (perdido no tempo ou inacabado), mas os elementos trabalhados por Marx e sintetizados na obra so de grande importncia. Em vista disso, as ideias da Filosofia do Direito de 1821 que podem servir de base uma crtica do capitalismo e que no se encontram na obra de Marx, sero utilizadas no presente artigo, dando continuidade polmica em torno da obra de Hegel que j serviu de instrumento tanto para as aes revolucionrias, como para aquelas conservadoras e tambm reacionrias. Em alguns momentos ser apontado o quanto Hegel avana na poltica indicando vrias contradies da sociedade, mas que logo em seguida busca solues de carter conservador aos problemas, solues limitadas e insuficientes nas afirmativas do Estado3 e do estado de coisas. O avano de Hegel em relao aos autores clssicos anteriores pode ser visto, por exemplo, na sua concepo da separao entre sociedade civil e Estado. Para mostrar algumas contradies tanto de Hegel como do prprio modo de produo, ser exposto o carter dualstico de alguns momentos importantes, ou seja, a positividade e a negatividade que esto presentes em todo agir e pensar humanos.

A crtica ao trabalho
A sociedade capitalista possui como um de seus fundamentos a apologia ao trabalho, alis, ela se afirma e tem vida no trabalho dos seres humanos. Porm, o trabalho no somente a atividade fsica diria e o salrio como resultado, o processo do trabalho pressupe outras formas de relao entre o trabalhador e sua atividade e entre o trabalhador e os outros trabalhadores. Marx, em seu escrito de 1844, afirma que Hegel apreende acertadamente a essncia do trabalho como exteriorizao, transformao objetiva e esforo humano em seus escritos de 18064 e em 1821:
A mediao que, para a carncia particularizada, prepara e obtm um meio tambm particularizado o trabalho. Atravs dos mais diferentes processos, especifica a matria que a natureza imediatamente entrega para os diversos fins. Esta elaborao d ao meio o seu valor e a sua utilidade; (...) o que o homem encontra so sobretudo produtos humanos, como o que utiliza so esforos humanos (Hegel, 2009: 177).

O livro de Marx comea a crtica Hegel a partir do pargrafo 261 da obra de Hegel (Princpios da Filosofia do Direito) e termina no 313, isso corresponde, na edio brasileira da obra de Hegel utilizada aqui, s paginas 226 at 287. 3 Hegel vivia sob o reinado de Frederico Guilherme III, e era professor de filosofia da Universidade de Berlim, circunstncia que o deixava a merc do poder Estatal. 4 O escrito de 1806 a Fenomenologia do Esprito.

Nesse trecho o trabalho acontece quando h dispndio e disperso de ateno (atividade consciente) e de fora fsica, sendo que um meio entre a necessidade que prpria de cada ser particular (muitas das necessidades que esto para alm das biolgicas, so determinadas pelo conjunto das relaes pessoais) e a satisfao pessoal e social.
H uma tal mediao do particular pelo universal, um tal movimento dialtico, que cada um, ao ganhar e produzir para sua fruio ganha e produz tambm para fruio dos outros (Hegel, 2009: 178).

Quando uma carncia humana satisfeita deve-se remeter ao processo que possibilitou isso, e a carncia est concebida como algo particular ligado ao social, a satisfao da mesma forma (pelo trabalho de um e de muitos). Alm da concepo do trabalho enquanto transformao objetiva, Hegel elabora uma ideia da sociedade dividida em classes, sendo que a classe industrial aquela que realiza a transformao do produto natural, dando satisfao s carncias dos indivduos, da sociedade:
Um organismo formado por sistemas particulares de carncias, tcnicas e trabalhos, modos de satisfazer as carncias, cultura terica e prtica, sistemas entre os quais se repartem os indivduos, assim se estabelecendo as diferenas de classes (Hegel, 2009: 180).

Tanto em Marx como em Hegel, as necessidades constroem-se em sociedade e so satisfeitas por ela mesma atravs da atividade de cada um, caracterizando relaes de dependncias que a diviso do trabalho lhe d suporte. Mas o processo de satisfao contraditrio desde o princpio at o seu fim, h problemas nos momentos do fbrico, da apropriao dos produtos, na distribuio, etc.: nem todos os indivduos participam ativamente das etapas de produo, no so todos que encontram satisfao, pois essa uma circunstncia essencial pela qual a sociedade capitalista se reproduz: muitos se dedicando a construir as coisas e poucos usufruindo, este ltimo fato se refere a forma de distribuio dos produtos. A partir de Adam Smith, Hegel e Marx entenderam que outros fundamentos do capitalismo so a diviso social do trabalho como base da sociedade capitalista (Smith, 1996: 73), e a livre concorrncia. Em Hegel, a concorrncia aparece no mbito da sociedade civil como um campo de batalhas de interesses particulares, onde todos esto contra todos. Em Marx, a concorrncia 3

consequncia necessria e inevitvel do monoplio capitalista e tambm da propriedade feudal. possvel, nesse contexto, destacar a relao de negatividade do trabalho: o trabalho alienado. A alienao pode ser entendida como o momento de exteriorizao (Entusserung) e de estranhamento (Entfremdung). Exteriorizao ocorre quando se executa um processo de transferncia da intenso subjetiva para o mundo fora da pessoa, dando vontade uma forma material (a fabricao de uma mercadoria como algo palpvel, ou ento, numa forma no apreensvel pelas mos, mas pela prpria conscincia, por exemplo, um debate ou uma criao artstica). O Estranhamento caracterstico do trabalho deteriorante; o estranhar em relao ao prprio produtor, em relao ao gnero humano e em relao ao produto, significa que o processo no percebido em sua totalidade pelo trabalhador, significa que a pessoa que produz se limita a prpria atividade dada pela diviso do trabalho. O trabalho como objetivao feita pela pessoa na atividade que satisfaz as carncias uma exteriorizao da subjetividade, em que o criador pe para fora de si uma intencionalidade (pode ser uma obrigao) que agora objetivada e adquire contedo. Isso, em outras palavras, quer dizer que a atividade humana racional. No capitalismo o conjunto de operaes de produo ocorre na base da dominao, sendo mais um fator da forma estranhada, negativa e forada. O trabalho estranhado aquele que absorve a personalidade, assim como furta a vida humana; a atividade exterior, a vida, (...), enquanto existncia da personalidade, antes a alienao e o sacrifcio da vida (Hegel, 2009: 69), e Marx diz: a exteriorizao do trabalhador em seu produto tem o significado no somente de que seu trabalho se torna um objeto (...)mas, bem alm disso, [que se torna uma existncia] que existe fora dele, independente dele e estranha a ele (...) (Marx, 2004: 81). Relaes de produo objetivas se realizam na cidade, espao que inclui as indstrias e outras formas de produo conjunta como o comrcio, a vida familiar e a vida em sociedade, esta ltima o lugar da indstria burguesa (Hegel, 2009:215). Na cidade, o indivduo est perdido e no encontra espao para realizar suas potencialidades, mas por outro lado, o cidado vive a liberdade dada pelas formas legais de vida. Hegel tenta solucionar essa forma de estranhamento pela via das corporaes. Teoricamente, a corporao prpria de um determinado setor da sociedade e age nesse setor como uma segunda famlia ao restituir os laos rompidos e defender interesses particulares, quando os problemas passam para alm do alcance da atuao da corporao, transformando-se em problemas de ordem comum, o Estado age para solucionar. J para Marx, a soluo encontra-se para alm das relaes fundadas no capital. Ainda no contexto da indstria burguesa, preciso mencionar outro problema em relao ao trabalho que em Hegel aparece como o detrimento do trabalhador pela mquina: em suma, a abstrao da produo leva a mecanizar cada vez mais o trabalho e, por fim, possvel que o homem seja excludo e a 4

mquina o substitua (Hegel, 2009: 178) e, com Marx: (...) o trabalhador baixou condio de mquina, a mquina pode enfrent-lo como concorrente (Marx, 2004: 27). No seio da prpria classe trabalhadora existe a competio pela sobrevivncia atravs do trabalho (muitas vezes escravo), como a introduo das mquinas nas fbricas para aumentar a produo e aperfeioa-la, tem-se uma segunda competio: a dos indivduos com as mquinas, sendo que os primeiros perdem, porque as segundas no tm carncias de ordem social e biolgica. Enquanto o trabalhador sofre a negatividade do trabalho, o senhor (para Marx, o proprietrio dos meios de produo) goza da positividade da criao de outrem. Isso pode ser verificado em Hegel na dialtica do senhor e do escravo, presente na Fenomenologia do Esprito (Hegel, 1992: 130). O indivduo proprietrio utiliza mecanismos de dominao para usufruir do trabalho de outrem, e essa relao, se elevada generalidade social, indica a dominao de um grupo pelo outro, esses mecanismos esto presentes nas particularidades das relaes, por exemplo, quando o operrio tem que se submeter ao capitalista para se sustentar, h os desempregados que querem emprego isso tudo, entre outros fatores, geram uma circunstncia que age na pessoa e a obriga a se render aos desejos de uma outra. A partir disso, possvel verificar que para Hegel o homem est sujeito a ser submetido ao poder de outrem, acrescentando-se que essa submisso est associada prpria noo de classes, que para o filosofo esto divididas em: 1) classe substancial, 2) classe industrial e 3) classe universal. A primeira a camponesa, que sobrevive de seu prprio trabalho na terra; a segunda a classe operria da indstria e da cidade, que transforma a natureza; a terceira a burocracia estatal e a classe dominante, capaz de pensar a universalidade social incluso os problemas da ordem da sociabilidade. A universalidade acima citada, segundo Marx, uma universalidade falsa e cindida, na qual os interesses da classe dominante so defendidos de acordo com o geral, ou seja, o todo social serve para conservar essa classe dominante, falsa devido ao fato de que aparentemente essa classe pensa nos problemas das outras, do contrrio, Hegel d essa classe o papel de organizadora da sociedade com a funo de pensar o universal de forma conciliadora.

A sociedade civil e seus problemas


A sociedade civil entendida por Hegel como um mundo de particularidades em que cada um tem seu interesse prprio e egosta, o que denominado de sistema de carncias recprocas dos indivduos (Hegel, 2009: 173), sendo constituda de relaes comerciais burguesas, envolvendo o trabalho, a dominao, a diviso da sociedade em classes, os interesses particulares, a famlia rompida, o Estado que sobressai dessas relaes, etc.

A sociedade civil um meio entre a famlia e o Estado. A Famlia tem um carter limitado e limitante, pois nela a pessoa no se realiza por completo, consistindo apenas um membro com obrigaes morais. Quando o direito que pertence ao indivduo comea a ser reivindicado, isto , quando os limites da famlia so colocados ao lado das possibilidades do mundo comercial e de relaes burguesas, a famlia inicia sua decomposio, e a partir da, com a necessidade de constituir uma nova famlia, de ter a vida comercial livre, os membros se tornam pessoas independentes. Porm, a famlia no deixa de existir, pelo contrrio, a ruptura conserva a famlia do indivduo e forma uma outra, ou seja, uma famlia dividida gera vrias outras; a ruptura tambm possibilita que ele viva sua vida em busca de liberdade. Esse caso resultante do processo de educao dos filhos, em que os membros incorporam uma atitude ativa frente a limitao da famlia e querem a extruso desse mbito. A sociedade contm um conjunto de carncias e de pessoas conflitando pelos seus interesses, cada pessoa que quer realizar-se encontra outra com igual desejo: um desejo vai barrar o outro pelo motivo da limitao material da sociedade civil5. Contudo, como muitos no encontraram o que buscam, o Estado tenta conciliar os conflitos, na medida em que esta soluo encontra-se na esfera da coisa comum. H, portanto, uma dilacerao dos trs momentos do todo (famlia, sociedade civil e Estado): a famlia rompida e a sociedade civil se constitui, mas esta ltima, em princpio, a dissoluo da moral conciliadora e totalizante pretendida por Hegel. O Estado, resultado desses dois momentos, tem o elemento de suprassuno no que se refere classe universal, pois as demais classes prosseguem seu desenvolvimento agora na dependncia desta ltima. No h na realidade um primeiro, um segundo e um terceiro momento; o movimento concomitante, mas preciso ter em mente a processualidade das relaes. A classe industrial, que produz a satisfao de muitos desejos, de muitas carncias sociais, aquela que desce (mas que j est) (n) condio de misria, ela que funda a plebe, uma poro de indivduos que esto ainda mais sem condies de satisfazerem-se enquanto seres sociais.
Quando um grande nmero de indivduos desce alm do mnimo de subsistncia (...) assiste-se formao de uma plebe e, ao mesmo tempo, a uma maior facilidade para concentrar em poucas mos riquezas desproporcionadas (Hegel, 2009: 208).

Tem-se o aspecto contraditrio da sociedade de classes: para uma classe se constituir como rica, a outra tem de ser miservel. Os ricos se realizando enquanto tais atravs do trabalho de uma classe
5

A pessoa sabe da limitao da famlia, a sociedade civil algo novo, ainda desconhecido. A limitao da sociedade civil aparecer, e outros problemas decorrentes disso se manifestaro.

(a classe industrial de Hegel) e do empobrecimento de uma parte dessa ltima, constituindo assim uma dupla perda: a classe operaria continua na vida estranhada e forma tambm uma parte que est abaixo de si, os miserveis. Hegel demonstra influncia do liberalismo econmico, pois segundo o autor, caso a classe rica se responsabilizasse por assegurar a sobrevivncia dos pobres, sem os mesmos trabalharem para isso, seriam comprometidos o princpio da sociedade civil e o sentimento de independncia e honra. A melhor sada seria, ento, abandonar os pobres ao seu destino e entreg-los a mendicidade pblica (Hegel, 2009: 209). A justificativa para a permisso da morte progressiva e lenta dos pobres subsidiada por elementos morais, a vida material real que vai se reduzindo em morte material e espiritual justificada pelo sentimento moral. Atrela-se dessa maneira a misria ao bemestar, a satisfao de uns e o embrutecimento da vida de outros, numa relao de dependncia recproca. V-se que a classe universal - a burocracia estatal - no acaba com os problemas sociais, mas os suprassume em benefcio prprio: supera-os conservando-os, ou seja, d pobreza dos indivduos um carter que a ela faz bem (o sentido liberal), superando abstratamente a contradio6. Para que exista a classe universal em si e para si deve existir outra em detrimento e, de fato, os problemas que assolam as relaes sociais no so eliminados, pois garantem a vigncia da ordem e a motivao do Estado. Temos a finitude da sociedade de classes, da sociedade burguesa, uma vez que incapaz de solucionar as contradies. Hegel reconhece o problema da misria e da luxria, mas a sada encontrada est em um Estado conciliador, infinito, existindo ao lado da mesquinhez e da finitude da vida burguesa. Na vida perdida proporcionada e assistida pela burguesia (juntamente da classe universal) acontecem todos os trmites e os efeitos da devassido, da corrupo e da misria (Hegel, 2009: 169). Isso reforado pelo autor quando se refere ao luxo, consequncia do aumento da dependncia das pessoas (pois o burgus se efetiva como tal atravs do trabalho de outro ser humano) e da misria (que o resultado da dependncia e do luxo: o indivduo dependente ter somente o mnimo, ao passo que o mximo extrado justamente o subsidio do luxo). Essa misria carncia material e sua dinmica se manifesta (que representa na realidade a morte da pessoa miservel) perante a matria que lhe oferece resistncia, ou seja, no pode ser propriedade dos miserveis. Cada um perde seu valor perante o outro, seu concorrente, na sociedade burguesa e, assim, a sociedade como um todo rebaixa seu valor, sua moral no passa de uma falsa moral, sua vida real, de uma falsa vida real estranhada que vive em desefetivao.

Subjetivamente, pois em sua vida real objetiva as contradies so inevitveis.

Hegel prximo da crtica


Foram destacados elementos que possuem carter crtico em relao ao funcionamento das relaes burguesas, segundo Hegel e Marx. No obstante, foi preciso atribuir criticidade aos elementos retirados de Hegel (que so os que interessam num primeiro momento), com base na teoria de Marx. Neste tpico, alguns dos elementos de Hegel sero retomados, para serem verificadas em seguida as solues proposta pelo autor. A concepo do trabalho o primeiro tema a ser discorrido. Outros componentes fazem parte dessa apreenso, tais como a noo de contrato de trabalho, que a prescrio da submisso, a transferncia das potencialidades do trabalhador, etc. A pessoa que tem a posse de outra possui tambm a atividade e seus frutos. Nesse caso, Hegel admite que h perda na vida efetiva do dominado revelada na perda de foras fsicas e mentais, na perca do tempo de vida, mas podendo ele se realizar enquanto homem retirando a positividade dessa situao. Isso significa que na alienao de si aliena-se tambm o trabalho de produo ou de prestao de servio, enquanto alienvel, mas por um perodo limitado (Hegel, 2009:78), pois, caso tal fato no ocorresse e o tempo no fosse definido, o trabalhador estaria dando sua realidade inteira. Ento, a possesso do capitalista dupla: posse dos produtos e posse da pessoa enquanto ela exerce seu labor. Portanto, a positividade pode ser entendida como o momento em que a pessoa se cede outra, contribuindo construo apenas da vida alheia. Entretanto, isso tambm constitui o momento da negatividade que permite a fruio do dominado, uma vez que este, ao construir para o outro, constri tambm para si, mas isso s a positividade relatada de forma unilateral. O desenvolvimento abstrato do trabalho leva a uma maior mecanizao das atividades, tornando desnecessrio cada vez mais a presena do homem. No capitalismo, a mecanizao das atividades leva os trabalhadores a uma maior disputa entre si pelas atividades que ainda restam. Com isso, os salrios baixam para alm do mnimo. Sobre esse ponto, Hegel no expressa mais nada. Para ele, o sistema de produo constitui um todo, no qual cada um faz para si e para os outros, proporcionando uma riqueza geral, no sentido que Smith concebe o conceito (Hegel, 2009: 175). Entendemos que o que chamado de limitao, ou dado como modo unilateral em Hegel condiz essencialmente no s limitaes tericas do autor, mas ao nvel de desenvolvimento social que ele pode presenciar, pois se tratou de um perodo histrico em que as foras produtivas ainda caminhavam para seus primeiros momentos mais explosivos. Os trabalhadores, ou a classe industrial, compem parte do todo da sociedade civil e burguesa. 8

nesse modo de organizao que acontece a dominao e a negatividade (como perda de si) do trabalho. Se uma parcela da sociedade est debilitada no significa que a resoluo de carter particular. Hegel no erra ao conceber a sociedade como um todo em seu funcionamento, mas incerto separar o perodo de desgraa de uma classe do prprio existir dessa classe com as outras.

Em conformidade com o respectivo conceito, assim se podem dividir as classes em substancial ou imediata, reflexiva ou formal e, enfim, em classe universal (Hegel, 2009: 180).

E mais adiante afirma: A diviso do conjunto em classes, por si mesma, objetivamente, se realiza por que racional em si (Hegel, 2009: 183). O fato que a sociedade est dividida em trs classes, segundo Hegel: substancial, industrial e universal; entretanto, o autor no as concebe como contrrias entre si, nem mesmo aplicando sua dialtica a esse movimento, mas as classes que descreve fazem parte de um todo em que uma depende da outra para existir bem. Logo as trs classes esto se relacionando na sociedade civil, sendo que as duas primeiras, a substancial e a industrial, possuem importncia dentro da sociedade civil e a terceira, a universal, mais essencial e tem efetividade na esfera do Estado (ressalta-se que a classe universal se faz presente na sociedade civil como aquela que coordena as demais). Embora os fatores de misria social sejam abordados, no so tomados como prprios de um segmento social e como causa da oposio entre a frao da sociedade mais rica e a mais pobre; a no ser no momento em que a misria resultado do luxo em ascenso. A sociedade civil, no obstante, aparece como um todo contraditrio, sendo uma esfera egosta principalmente para a classe industrial, porque a classe substancial se encontra nos limites da famlia e da produo agrcola para subsistncia, portanto menos inserida nas contradies do espetculo das relaes burguesas. A contraditoriedade surge quando Hegel aborda a riqueza de uma classe e a misria de outra: quanto mais a plebe aumenta, mais a riqueza se concentra nas mos de poucos. Esse fato faz parte de um movimento que culmina num estado racional e tico, ou seja, que de identificao das contradies (as negativas e as positivas). Deste modo, o lado contraditrio no est entre as classes, mas entre os momentos da totalidade social. O estado racional resultado da superao dos limites da esfera da concorrncia burguesa, mas essa superao no suprime as contradies que continuam a existir para a maioria dos membros do todo. A soluo dada por Hegel para as contradies aparece em um aparato da vida social na forma da corporao, espao em que indivduos de qualidades semelhantes se renem aqueles com 9

qualidades referentes a aptides de trabalho. Nela o individuo reconhecido como um universal, pelo fato de muitas vezes ele no encontra isso explicitamente na sociedade civil e poder exercer suas potencialidades de forma racional. Seria ento um mecanismo de soluo das debilidades da esfera civil, como a misria, de forma que o receptor no seja humilhado. Nada mais que um mecanismo dbil: se a inteno de Hegel atingir o indivduo, a corporao pode dar conta, mas o individual s pode existir ao lado do universal e a pessoa s se efetiva como cidad quando se reconhece no todo social. Assim, a resoluo por meio da corporao no eficaz, e o prprio sistema de Hegel se limita. Nesse ponto Hegel chega prximo da crtica: ele assinala os problemas e busca as contradies da sociedade. Contudo, prope solues que no esto para alm da ordem vigente. Na forma de sua dialtica, o indivduo sai-fora-de-si vai para o social, l se reconhece, sendo que poderia ter encontrado substncia para sua realizao, mas como o todo social limitado e problemtico (embora no exista nenhuma pretenso de se excluir a contraditoriedade de qualquer processo) no retornar-a-si com a pretenso que partiu, os elementos capturados no podem ser consumidos como deveriam.

Consideraes: crtica ao capitalismo e Hegel


Buscando sintetizar e clarificar os resultados, temos que a crtica ao sistema capitalista s maneiras de relao estabelecidas entre as pessoas no consiste os objetivos que Hegel trs em seu livro7. Porm, muitos dos elementos tratados por Hegel vo alm desses objetivos e acabam por adentrar no campo da crtica, algo que inevitvel para aquele que tratar do campo das relaes pessoais. Na Fenomenologia do Esprito Hegel adverte para a elaborao e construo de sua obra, que deve ser vista em todo o seu processo, assim sendo, a Fenomenologia um escrito de 1806 e l se fazem presentes muitos temas em desenvolvimento que foram retomados de forma mais acabada no escrito de 1821. Marx, durante sua jornada intelectual e prtica, fez diversas crticas ao sistema de Hegel, e so algumas das crticas presentes na obra de 1844, Manuscritos Econmico-Filosficos, que foram abordadas muito brevemente aqui, como tambm aquelas que fazem referncia ao sistema de Hegel de maneira indireta. Em alguns momentos destacaram-se fatores que comprovam a crtica de Marx sobre Hegel e tambm ao sistema econmico. Conforme citado, o trabalho exteriorizao do ser humano, desefetivao e alienao, alm de dependncia na medida em que a diviso do trabalho progride e cada vez mais o trabalhador se
Os objetivos descritos nos Princpios da Filosofia do Direito visam: 1) estabelecer um fio condutor entre os estudantes e suas aulas e, 2) colocar em evidncia e em breves notas as ideias correntes sobre direito (Hegel, 2009: XXIII).
7

10

torna unilateral e especfico, algo que no ocorre somente no que diz respeito s atividades do trabalho, mas incluindo as relaes no mbito das artes, da relao consigo mesmo, tanto em sua vida animal quanto espiritual (vida amorosa, a vida que recorre a religio). Quanto mais as divises das atividades de produo aumentam, mais a tecnologia se desenvolve para substituir o trabalhador. A produo dessa tecnologia est no todo social que Hegel pretende, mas uma produo que voltada contra os trabalhadores e a favor dos senhores. No a pessoa que se volta contra a sociedade no jogo pela vida, a sociedade (enquanto um conjunto de diversas circunstncias) que se coloca como obstculo contra o indivduo. H uma inverso e confuso entre o que e o como deveria ser Enfim, sobre o trabalho, temos que o objeto fruto da exteriorizao ganha autonomia na vida social. Ao ser produzido, o produto escapa das mos de seu criador e vai parar na esfera das relaes comerciais, a sociedade civil de Hegel; processo que demonstra a movimentao da matria que, pelo trabalho, transformada em produto e finalmente em mercadoria. Na esfera da sociedade civil burguesa, o produto submete a pessoa porque sem o dinheiro no h como se servir da mercadoria. Segundo Marx:

A efetivao do trabalho sua objetivao. Esta efetivao do trabalho aparece ao estado nacional-econmico como desefetivao do trabalhador, a objetivao como perda do objeto e servido ao objeto, a apropriao como estranhamento, como alienao (Marx, 2004:80).

Quanto mais a pessoa produz, para Hegel (2009: 178) e Smith (1996: 344), a sociedade como um todo que enriquece. O resultado, porm, o contrrio disso: o todo absorve os resultados dessa produo, mas cada parte de maneira diferente. Maravilhas so elaboradas e criadas, mas ao criador efetivo a imbecilidade e o cretinismo sua recompensa. O resultado tambm a apoderao das riquezas nas mos de poucos, e isso um processo estranho, de oposio. V-se no seguinte trecho da Fenomenologia do Esprito um ciclo de dominao:
O senhor, porm, a potncia sobre esse ser, pois mostrou na luta que tal ser s vale pra ele como um negativo. O senhor a potncia que est por cima desse ser; ora, esse ser a potncia que est sobre o Outro; logo, o senhor tem esse Outro por baixo de si (...) (Hegel, 1992:130).

Esta passagem chamada por Hegel de Silogismo da Dominao. O ser o produto do trabalhador (o outro), produto que est acima dele. O senhor se apropria do trabalhador e de seus 11

frutos, est acima de tudo e todos. O estranhamento gera ainda mais resultados: a pessoa no pode apreender sua criao, porque esta pertence um outro; o operrio est em oposio ao outro e isso, elevado ao todo social, significa um estranhamento duplo: a pessoa que cria no reconhece o outro pois seu inimigo, e no reconhecendo o outro no pode se encontrar como ser social. a perda de si mesmo na generalidade das relaes. Na Fenomenologia do Espirito, Hegel descreve o movimento de construo social do indivduo, o autor parte de um conceito puro, o conceito de reconhecimento, em busca de estabelecer a verdade, melhor dizendo, a partir do conceito de reconhecimento que Hegel quer chegar num momento em que haja concordncia entre a vida subjetiva e a objetiva. Para isso, faz um esforo percorrendo um caminho que vai do puro reconhecer eficcia do conceito na realidade. Embora seja apreendido um movimento que parte do indivduo e termina na conscincia, em relao a desefetivao da vida alienada, possvel perceber que o reconhecimento que acontece unilateral, no efetivo. E, enquanto o produto destinado nas mos de outro, esse outro tem a posse e pode usufruir a coisa. Nesse contexto, para Hegel na posse e no uso da coisa que a vontade de uma pessoa e a necessidade pode ganhar realizao e liberdade. Enfim, para Marx, a propriedade privada deixou o homem unilateral, uma vez que a coisa s existe se possuda e consumida, isto , se for usada. Essa relao em Marx negativa e no so percebidas as necessidades do outro, que tambm no reconhece. A coisa deixa de existir imediatamente aps ser produzida e s volta a ter vida quando conquistada no mercado somente uma parcela mnima de todas as coisas que so feitas pelos homens trabalhadores podem lhes retornar e ser usadas. O processo antagnico j em seu princpio: o trabalho serve para satisfazer as necessidades das pessoas, mas essas necessidades so impostas pela ordem. A satisfao vem na forma intermediria de salrio, que tem o limite de satisfazer a vida fsica nas mnimas condies. A pessoa perdida de si tem que levar sua vida fazendo renncias e despojamentos. Portanto, diante do contexto de conformao das relaes de produo capitalistas, baseadas na diviso do trabalho, trabalho industrial voltado para a criao de mercadorias, e com as degeneraes causadas pela perda da vida criativa, Hegel concebe acertadamente o homem efetivo como resultado de seu prprio trabalho:
A grandeza da Fenomenologia hegeliana e de seu resultado final (...) que Hegel toma, por um lado, a autoproduo do homem como um processo (...) o que, por sua vez, s em princpio possvel na forma do estranhamento (Marx, 2004: 123).

12

Como efeito de uma atividade estranhada, s pode haver um ser estranhado e a sua deteriorao. Hegel concebeu a estranheza do trabalho: mas s em princpio - essa circunstncia deve ser superada pelo indivduo atravs da positividade. Por fim, a questo que em Hegel os problemas reais so superados pelo agir da razo no pensamento; mas, o pensamento no pode se ver livre se a realidade no estiver em igual medida. Logo, chega-se atravs do pensamento somente a uma situao confortvel mente que quer a satisfao na ordem da dominao, papel conciliador desempenhado pelo Estado como esfera oposta sociedade civil, mas no como viso das contradies das prprias classes.

Bibliografia
HEGEL, G.W.F. Fenomenologia do Esprito. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1992. ______Princpios da Filosofia do Direito. Martins Fontes, So Paulo: 2009. MARX, K. Crtica da Filosofia do Direito de Hegel. So Paulo: Editora Boitempo, 2005. ______ Manuscritos Econmico-Filosficos. So Paulo: Boitempo editorial, 2004. SMITH, A. A Riqueza das Naes. Coleo Os Economistas. Abril Cultural, So Paulo: 1996

13

Das könnte Ihnen auch gefallen