Sie sind auf Seite 1von 2

Formando: Rita Santos. N: 20. Turma: 1 EAC. Formador: Lus Crespo.

Reflexo Cidadania e Profissionalidade CP1


A UFCD Cidadania e Profissionalidade CP1 teve como tema principal Liberdade e Responsabilidades Democrticas, o qual estava dividido em quatro domnios de referncia (RA1, RA2, RA3, RA4).

O RA1 teve como subtema Liberdade, Responsabilidade e Democracia, este tinha como objectivo reconhecer o exerccio da liberdade como um acto de responsabilidade. Para tal identificamos situaes do quotidiano onde observamos o confronto entre liberdade e responsabilidade, reconhecemos as responsabilidades inerentes liberdade pessoal em democracia, abordamos os conceitos como o direito ao voto, liberdade, igualdade e cidadania. Neste contexto pude aperceber-me que a liberdade pessoal em democracia pode ser definida em vrios sentidos como: Liberdade fsica; Liberdade Civil; Liberdade de expresso; Liberdade Moral; Liberdade solidria. No RA2 abordamos o subtema Direitos, Liberdades e garantias dos trabalhadores, liberdade e garantias dos trabalhadores, este tinha como objectivo assumir direitos laborais e identificar deveres e responsabilidades. Neste domnio de referncia reflectimos sobre os direitos e liberdades dos cidados, os seus deveres e responsabilidades. Abordamos tambm a questo Quais os meus direitos e deveres enquanto trabalhador e/ou entidade patronal?. Por fim identificamos os mecanismos reguladores dos direitos laborais atravs do contrato de trabalho.

O RA3 teve como subtema Democracia Representativa e participativa e tinha como principal objectivo reconhecer a importncia de uma constituio. Neste RA3 pude aperceber-me da relao entre liberdades individuais e a democracia. A Democracia um regime de organizao social mais eficiente para se cultivar e se praticar a liberdade de aco e expresso. A prtica da liberdade estimula auto correces que ajudam a acelerar o desenvolvimento de uma nao. No entanto a democracia no a me da liberdade, ou seja, apenas uma ferramenta que bem usada facilita a preservao do estado de liberdade.

Por fim chegamos ao RA4, este tinha como tema Comunidade Global, ou seja, direitos e deveres em contextos globais. Este tema tinha como objectivo identificar diferentes situaes que violam os direitos humanos, para tal analisamos a declarao dos direitos humanos. Neste RA pude alargar os meus conhecimentos sobre a Unio europeia. Neste RA vi ainda como surgiu a Unio Europeia, os alargamentos e os principais tratados, o de Lisboa e o de Maastricht. Desta forma pude aperceber-me que os principais motivos que levaram formao da UE foram, a paz e a segurana entre os pases que fazem parte desta integrao econmica, uma maior solidariedade social e cooperao economicamente entre os pases, maiores possibilidades de crescimento econmico e a criao de um grande mercado, o que provoca aumento da produo e do emprego. Esta UFCD foi de grande importncia para mim, pois mostra como importante saber viver em sociedade. Tambm foi importante pois tomei conhecimento de alguns direitos que tenho na sociedade. As aulas deste mdulo foram muito agradveis e ao longo das mesmas, abordamos vrios temas interessantes do dia-a-dia e que sempre bom termos conhecimento, como os direitos laborais, os direitos do cidado, os rgos de soberania, os direitos humanos e a Unio Europeia. Aprendi algumas coisas novas, algumas leis, e relembrei outras que j tinha esquecido, como a histria da Unio Europeia.

Das könnte Ihnen auch gefallen