Sie sind auf Seite 1von 13

ORIGENS DAS ORGANIZAES CRIMINOSAS: ASPECTOS HISTRICOS E CRIMINOLGICOS Igor Koiti ENDO

Orientador: Prof. Mrio COIMBRA 1

Resumo: Percebe-se pela anlise histrico-evolutiva das organizaes criminosas que estas existem desde a antiguidade. No entanto o crime organizado segundo a concepo atual, tomou sua forma estrutural aps o sculo XIX, com o surgimento das mfias talo-americanas e o fortalecimento das mfias orientais, com a complexidade do seu modus operandi, sob a influncia do capitalismo, e agora, influenciado tambm pelo fenmeno da globalizao. Isto posto, o crime organizado tornou-se objeto de grande preocupao de diversos pases, inclusive o Brasil, pela necessidade de se desenvolver mecanismos eficazes de represso e a preveno. Para isso imprescindvel que se faam estudos atinentes aos aspectos criminolgicos, no sentido de se perquirir sobre a grande periculosidade dos criminosos que formam as organizaes criminosas. Nesse sentido se constata que os verdadeiros psicopatas podem ser grandes lderes criminosos e que a individualizao da pena se faz indispensvel para se combater o crime organizado. Palavras chaves: Crime organizado. Histria. Mfia italiana. Mfia oriental. Presena do crime organizado no Brasil. Criminologia. Periculosidade.

1 INTRODUO
O presente trabalho aborda as origens das organizaes criminosas, de forma a apontar a estruturao da mfia italiana, bem como apresentar as inmeras associaes de diversas regies do mundo voltadas para o cometimento de ilcitos, includo-se o Japo a China e principalmente o Brasil.

O autor graduando em Direito, aluno do 5 Ano B das Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo Faculdade de Direito de Presidente Prudente, sob orientao do professor Mrio COIMBRA. 1 Promotor de Justia. Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Maring. Professor das as Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo Faculdade de Direito de Presidente Prudente.

Tem-se como objetivo geral demonstrar o poderio, a complexidade dessas estruturas criminosas, e o prejuzo que o crime organizado causa economia mundial e aos cidados de forma geral. Abordar-se- a figura da mfia internacional e as atuaes do crime organizado no Brasil, bem como sero demonstrados alguns bons resultados das aes de combate a esta modalidade criminosa e tambm o revide inevitvel dos criminosos. Por fim, ser ressaltada a importncia de se estudar a periculosidade e a psicopatia dos agentes criminosos, a individualizao da pena e sua eficcia no combate ao crime organizado.

2 ORIGEM DAS AES CRIMINOSAS ORGANIZADAS


Sabe-se que o crime organizado atua de forma distinta em diversas regies, e que se desenvolveu por longos anos at tomar a estrutura na qual se encontra. O incio das primeiras associaes para o crime se deu h cerca de dois mil e trezentos anos atrs. Entrementes, agiam secretamente e no eram em nada parecidas com a mfia atual, seu escopo era opor-se tirania do imprio. Mais adiante, durante a Idade Mdia, j se constatava o interesse econmico dos criminosos, pelos atos de contrabando martimo e pirataria (assaltos a navios). Porm, de acordo com o conceito mais aceito pelos juristas brasileiros que tem como ponto fundamental a complexidade do seu modus operandi, a influncia do capitalismo, e o fenmeno da globalizao, de nada adianta analisar os meandros histricos da idade antiga ou da idade Mdia:
[...] o organized crime como tentativa de categorizao um fenmeno de nosso sculo e de pouco vale que os autores se percam em descobrir seus pretensos precedentes histricas, mesmo remotos, porque entram em contradio com as prprias premissas classificatrias. absolutamente intil buscar o crime organizado na Antigidade, na Idade Mdia, na sia ou na China, na pirataria etc., porque isso no faz mais que indicar que se h olvidado uma ou mais das caractersticas em que se pretende fundar essa categoria, como so a estrutura empresarial e, particularmente, o mercado ilcito (Zaffaroni apud Beck, 2004, p.59).

Considera-se, em melhor anlise, que as organizaes criminosas surgiram, conforme elucida Fernandes & Fernandes (2002), na Itlia, sob a modalidade mafiosa tambm conhecida como La cosa nostra na regio da Siclia, por volta de 1860, onde a burguesia local passou a ser enfrentada por rurais e por grupos de jovens que buscavam terras para si, formavam grupos de trs ou quatro pessoas e se denominavam homens de honra. Rodeados por servidores fiis, garantiam a justia onde a lei no alcanava. Aconteciam ataques ao patrimnio dos grandes latifundirios e, para que no tivessem suas propriedades destrudas e saqueadas, deveriam fazer um acordo com a mfia.

Ressalte-se que etimologia da palavra mfia duvidosa. Acredita-se que de acordo com o dialeto siciliano significa esperteza, bravata; para outros a palavra tem origem moura, de mahyas, que significa defender algum de alguma coisa; ainda cogita-se que seja derivao da palavra francesa meffler, de maufe, o deus do mal (Fernandes; Fernandes, 2002). Nesse sistema, os comandantes das famiglias recebiam a denominao capos" ou boss, quando estes grupos se uniam o chefe era chamado de capo de tuttii capi ou padrinhos; os caporegime por sua vez, intermediavam o alto e o baixo escalo e chefiavam as unidades de operao; os servidores e matadores eram os piciiotti; os menos qualificados eram soldadi; e por fim os consultores no nvel de sub-chefe eram os conseglieri ou underboss. No atacavam mulheres e crianas e poupavam, naquela poca, a polcia (os carabinieri) da morte, pois entendiam que estes apenas cumpriam com o seu dever. Todos esses somavam j em 1990, 3.564 mafiosos, na regio da Siclia Surgem ainda na Itlia outras organizaes como a Camorra das prises napolitanas, a Ndrangheta calabresa, e a Sacra corona pugliesa. Alguns anos depois nos Estados Unidos surge a Mano Nera, formada por imigrantes italianos. Na Rssia a mfia conhecida como Organizatsiya. No Japo destacam-se o Boryokudan e a Yakusa 2 com as ramificaes Yamaguchi-gumi da cidade de Kobe, Sumiyoshi-kai e Inagawa-kai de Tquio. Destacam-se ainda as principais trades chinesas denominadas Sun Yee On, Wo sing wo, Tai hung chai e 14K (Gomes; Cervini, 1997). Todas essas associaes asiticas datam de muitos sculos atrs, mas somente aps a metade do sculo XIX que podem ser enquadradas como organizaes criminosas, segundo a atual concepo 3 . Ainda o sculo XIX a mfia chega aos Estados Unidos onde conhecida como Sindicato do Crime e marca efetivamente a atuao do crime organizado na sociedade de consumo. Em 1929 o mafioso Al Capone, pouco antes de ser preso e recolhido na priso de Alcatraz, promove uma reunio que simboliza o comeo do crescimento exacerbado da mfia norte-americana, seguida das organizaes da Europa e da sia, quando passam a atuar como verdadeiras empresas. Aps as duas grandes guerras os lucros dos mafiosos passam a crescer desproporcionalmente, chegando a ponto de lev-los a aplicar seus lucros maciamente em negcios lcitos. Sabe-se que inmeras grandes cidades abrigam uma sede ou setor de organizao mafiosa, as principais so: Nova York, Detroit, Praga, Budapeste, Berlim, Madri, Seul, Roma, Milo, Paris, Amsterd, Moscou, Tquio, Kobe, Taiwan, Pequim, Hong Kong, Dakar, Bogot e So Paulo. Na Amrica Latina surgiram grupos como o Cartel de Medelim chefiado at 1993 por Pablo Escobar Gaviria, e o Cartel de Cali, todos protegidos atualmente pela FARC (Fora Armada Revolucionria Colombiana) e pelo EPL (Exrcito de Libertao Nacional). Segundo
2

Segundo Kaplan apud Mingardi (1998) o nome Yakusa [...] deriva do pior resultado possvel no jogo de cartas chamado hanafuda (cartas de flores). Essas cartas so dadas por jogador e o ltimo dgito de seu total conta como o nmero da mo. Por conseguinte, com a mo 20 o pior resultado o total do jogador zero. Entre as combinaes que perdem, a seqncia 8-9-3 forma 20 ou, em japons, ya-ku-sa. Continua Mingardi a esplanar sobre a origem da punio tpica da Yakusa que consiste em decepar a falange superior do dedo mnimo e que Isso tem a ver com a difIculdade de empunhar firmemente a espada, ou as cartas, por algum assim mutilado (1998, p.57).

Fernandes & Fernandes (2002), registra-se que o Cartel de Medelim responsvel por aproximadamente trs mil e quinhentos assassinatos, dentre eles, cerca de mil policiais e promotores de justia, cem magistrados, dentre eles doze ministros da Suprema Corte, e quatro candidatos presidncia da Repblica. A reao vigorosa do Estado contra o crime organizado trouxe bons resultados, nas diversas operaes de combate, onde podemos destacar a famosa Operao Mos Limpas 4 da Itlia, a Operao Abscam do FBI, que visava investigar a corrupo de funcionrios estatais, e as aes conjuntas do exrcito brasileiro e dos pases vizinhos contra o trfico de drogas nas fronteiras, que resultou na e na morte de Pablo Escobar Gaviria (Dom Pablo), chefe do cartel de Cali e na priso do traficante Fernandinho Beira-Mar. Os italianos, por sua vez, conseguiram capturar vrios mafiosos como Luciano Liggio, Pippo Cali, Paolo Albamonte, Bernardo Provenzano, e Gustavo Delgado. Foram presos nos Estados Unidos pelo FBI, Antony Gaspipe, Gaetano Badalamenti, Tony Salerno, e no Brasil pela Polcia Federal, Fausto Pellegrinetti, Juliano Pellegrinetti, Franco Narduzzi, Julien Felippeddu, Franois Felippeddu e Tommaso Buscetta, todos procurados pela Interpol e com priso preventiva decretada pelo Supremo Tribunal Federal, dentre muitos outros, que perfazem mais de 1.000 condenados no continente americano aps 1980. De outra banda, nunca intimidado, no mpeto de se impor e mostrar seu poderio, o crime organizado desafia aqueles que se colocam a sua frente. Foram assassinados pelas associaes criminosas, o primeiro ministro Aldo Moro, o procurador chefe da Repblica Pietro Scaglione, os juizes Giangiacomo Ciaccio Montalvo, Roco Chinnici, Antonio Saetta, Giovanni Falcone, Paolo Boresellino, Giorgio Ambrosoli, o chefe de polcia Palermo Boria Gigliano, todos da Itlia, o ministro da justia colombiano Rodrigo Lara Bonilha, alm de muitos outros servidores pblicos, inclusive brasileiros. Acrescente-se que o modo de eliminar seus desafetos no tem nenhuma relao com o que mostrado corriqueiramente nos filmes sobre a mfia. O objetivo to somente matar e livrar-se dos corpos rapidamente, para isso, muitas vezes so dissolvidos em cidos e jogados em rios ou sistemas de esgoto. A vasta nomenclatura utilizada para se aludir s associaes criminosas de diversas regies do mundo, pouco vale para desvendar a complexidade e o poderio destas. Luiz Flvio Gomes (1997), evidencia a existncia de uma modalidade internacional, uma regional, e a modalidade mafiosa, marcada pela intimidao, pela violncia e pelo medo. So consideradas como as maiores, a mfia talo-americana, seguidas das trades chinesas e das associaes criminosas japonesas, dada as suas caractersticas empresariais; a quantidade de agentes pblicos corrompidos; o poder de persuaso; a estrutura e a hierarquia bem definidas; a existncia de normas 5 a serem seguidas; e os lucros obtidos na casa dos trilhes de dlares.
4 5

Na Itlia: mani pulite. O juiz assassinado Giovanni Falcone menciona os princpios seguidos pela Cosa Nostra, a saber: 1- somos sempre os mais fortes; 2- a Cosa Nostra tem uma memria de elefante (no esquece nunca); 3- numa sociedade estabelecida no protecionismo, clientelismo e corrupo, a Mfia torna-se legtima e necessria; 4- um homem da Cosa Nostra no rouba bancos; prefere apossar-se dos conselheiros administrativos; 5- a honrada Cosa Nostra no est abaixo do poder, como descrevem os jornalistas; 6- quem tem dinheiro e amizade manda a Justia s favas, pois ela para tolos e, se voc tem amigos e dinheiro a Justia estar sempre ao seu lado; 7- os homens da

Nesta esteira, os cartis sul-americanos utilizam-se basicamente das mesmas estratgias dos grandes mafiosos, no entanto, em propores consideravelmente menores, seus lucros chegam a 360 bilhes de dlares. Nesse mesmo contexto que podemos tratar as organizaes criminosas brasileiras.

3 A PRESENA DO CRIME ORGANIZADO NO BRASIL


Especificamente no Brasil, o crime organizado atua principalmente nos morros e favelas, com destaque das cariocas, ao praticar trfico ilcito de entorpecentes, roubos e favorecimento prostituio. Est presente tambm no contrabando de produtos provenientes dos tigres asiticos, no trfico de seres humanos, no roubo de cargas e no desvio de verbas pblicas, estes ltimos controlados dentro dos grandes centros. Releve-se que as organizaes criminosas brasileiras no tm a proporo gigantesca como acontece na Itlia, nos Estados Unidos e nos pases da sia. Nesse sentido, percebe-se a atuao dos grupos organizados em diversos ncleos ou focos distintos e s vezes no co-relacionados entre si. No quer isso dizer que essa modalidade de crime desmerea a ateno das autoridades, ou que seja menos prejudicial sociedade. Segundo a doutrina:
grave a situao do crime organizado no Brasil, sobretudo no que diz respeito ao narcotrfico, industria dos seqestros, explorao de menores a aos denominados crimes de colarinho branco, com evidentes conexes internacionais, principalmente no que tange ao primeiro, que tambm envolve, com o ltimo, a lavagem de dinheiro (Grinover, 1995, p. 61).

Como esclarece Lavorenti & Silva (2000), as organizaes criminosas ganham ainda mais fora quando passam a tomar uma atitude paternalista ao oferecer prestaes sociais, de modo a aproveitar-se da ausncia do Estado, o que refora a idia da existncia de um verdadeiro anti-Estado ou Estado paralelo. Perceba-se que no se constata no Brasil a modalidade mafiosa propriamente dita, mas sim a organizao criminosa regional, a exemplo das faces criminosas intraprisionais, no Estado de So Paulo o PCC (Primeiro Comando da Capital) e no Estado do Rio de Janeiro, o Comando Vermelho. Assim como ensina Luiz Flvio Gomes (1997, p.73-74) a mfia:

mfia so uma necessidade da classe poltica, pois a honrada Cosa Nostra um poder econmico inserido no poder poltico; 8- a vingana no exteriorizada torna-se melado engasgado na garganta e que nunca vai embora; se uma pedra no sapato lhe impede o passo necessrio elimin-la (Maierovitch, 1995). Seu cdigo de honra reza que: os membros se ajudam mutuamente, qualquer que seja a natureza dessa ajuda; eles comprometem-se obedincia absoluta em relao aos superiores; toda ofensa a um membro da mfia, sob qualquer forma, um ataque a todos; aquele que, por qualquer razo, revelar os nomes dos membros da organizao, ser eliminado por qualquer um e a qualquer momento, ocorrendo que a vingana executada contra ele e toda a sua famlia. Este ltimo mandamento implica na omert, ou lei do silncio (Fernandes; Fernandes, 2002, p.523).

[...] caracteriza-se por uma organizao bastante rgida, uma certa continuidade dinstica, pelo af respeitabilidade de seus dirigentes, severa disciplina interna, lutas intensas pelo poder, mtodos pouco piedosos de castigo, extensa utilizao da corrupo poltica e policial, ocupao tanto em atividades ilcitas como lcitas, simpatia de alguns setores eleitorais, distribuio geogrfica por zonas, enormes lucros, etc.

Dessa forma, notrio que existem quadrilhas especializadas em variados tipos de injustos, a maioria com colaboradores infiltrados no Poder Pblico. Porm, no so todos os casos em que se encontra um nico grupo criminoso a atuar em diversos delitos independentes, como o exemplo dos morros e favelas onde o chefe do trfico comanda tambm o favorecimento prostituio, os assaltos e os jogos; e dos presdios, onde os criminosos planejam resgate de presos, alm de seqestros, trfico de drogas, roubos a bancos e a carros-fortes. Existem inmeros comandos independentes baseados em diversos pontos do pas. No se fala numa organizao, suficientemente grande a ponto de atuar em todas as regies e que desafie por si s o Estado Democrtico de Direito, como a Cosa Nostra talo-americana ou a japonesa Yakusa. No entanto, de acordo com Fernandes & Fernandes (2002), a Interpol tem notcias de que no Brasil esto abrigados dezenas de mafiosos italianos, japoneses e chineses, que se associam a brasileiros para o transporte de cocana e herona; para o aliciamento de mulheres para a prostituio no exterior, e para o controle de casas de jogos e prostituio. Essa grande quantidade de criminosos estrangeiros se d pela facilidade de lavagem de cidadania na expresso de Walter Maierovitch apud Fernandes & Fernandes (2002). Apesar de no ser grande produtor de drogas, o Brasil tem sido utilizado para o refinamento e distribuio aos maiores traficantes dos Estados Unidos e da Europa, dada a enorme zona fronteiria a diversos pases produtores desses entorpecentes, como Peru, Bolvia e Colmbia. Frise-se ainda, que o Brasil o terceiro maior consumidor de drogas do mundo, segundo informaes da ONU. O enorme crescimento dessas organizaes criminosas nos ltimos anos, favorecidas pelo desenvolvimento da tecnologia, fez aumentar na mesma proporo o prejuzo gerado ao Estado. Dessa forma, tornou-se necessrio, incontinenti, a criao de mecanismos de represso e preveno a tais delitos. nesse sentido que as autoridades brasileiras tem se debruado a estudar e a desvendar os segredos do crime organizado, para que atravs de diversas medidas consigam combat-lo com eficcia.

4 ASPECTOS CRIMINOLGICOS QUANTO PERICULOSIDADE DOS AGENTES RESPONSVEIS PELA FORMAO DO CRIME ORGANIZADO

Do ponto de vista criminolgico a origem do crime organizado no estudado de acordo com a historicidade e sim segundo fatores empricos, ao perquirir sobre a periculosidade dos criminosos que se organizam em grandes e complexos grupos. Esse estudo mostra um importante fator que pode ser considerado como precursor do crime organizado. Conforme dita Pinatel apud Fernandes & Fernandes (2002, p.353):
[...] a pesquisa da personalidade do criminoso pode conduzir mensurao da periculosidade ou estado perigoso, comportando, por isso mesmo, a apreciao criminolgica da periculosidade e a avaliao da capacidade criminal e da possibilidade de readaptao social do delinqente.

Nesse sentido, o exame criminolgico, composto por uma bateria de anlises psiquitricas, psico-evolutivas, histrico-sociais, jurdico-penais e reeducativas, visa estabelecer um diagnstico 6 e respectivo prognstico 7 para a devida e adequada aplicao da pena ou tratamento do agente criminoso (individualizao da pena). Embora na prtica este exame no seja minuciosamente aplicado no Brasil, pelos seus critrios de avaliao de indcios de periculosidade percebe-se que a participao de crianas e adolescentes em grupos sem atividades construtivas, assim como personalidades psicopatolgicas, contribuem para a formao do crime organizado.

4.1 Integrao precoce em grupos sem atividades construtivas


O exame criminolgico, de modo geral, perquire sobre a evoluo psquica desde a infncia, sobre as condies em que pratica o crime, e sobre o seu comportamento no sistema prisional, quando por ele o delinqente tenha passado. Um dos critrios analisados na avaliao psico-evolutiva justamente o da integrao precoce em grupos sem atividade construtiva. A famlia desagregada, a falta de escolas, a pobreza, a misria, a violncia domstica, dentre outros fatores que assolam principalmente os pases subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, afasta as crianas do lar e dos pais, cujo convvio indispensvel para a formao da estrutura moral do cidado. Nas palavras de Newton Fernandes & Valter Fernandes (2002, p.493), [...] as crianas necessitam, mais do que tudo, serem acinzeladas pelo amor, pela bondade, pela assistncia material, moral e espiritual. Devem ser escolarizadas regularmente e terem ocupao digna quando a idade autorizar. A distncia da famlia e da escola leva as crianas a participar de grupos de rua, inicialmente em busca de alguma identificao, para logo em seguida comear a praticar seus primeiros delitos em grupo:

6 7

Diferentemente da medicina, o diagnstico criminolgico um critrio geral e provisrio da ndole do agente. Nesta esteira, prognstico para a criminologia est relacionado possibilidade de recuperao do criminoso.

[...] passam a viver mais na rua, abandonados material e moralmente, com resultados desastrosos, tal qual torrente a arrast-los para a marginalizao. Sendo menina cair na prostituio (pois da ndole e da sensibilidade femininas preferir agredir-se a agredir); sendo menino partir para os atos anti-sociais contra o patrimnio, comeando pelo furto e terminando com o latrocnio. (Fernandes; Fernandes, 2002, P. 489).

Nota-se que surgem nesse contexto, traos do crime organizado. Segundo A.K.Cohen apud Albergaria (1999, p. 160):
[...] em razo de uma referncia viril e autntica. Os menores iriam identificar-se com outros adolescentes, para edificarem um micromeio ou meio escolhido: o bando. A carncia afetiva e o transtorno de identificao dariam uma motivao reivindicadora na delinqncia do grupo juvenil. Em face da insegurana do mundo adulto, o bando proporciona ao menor um clima e um ambiente de segurana. <grifo acrescido>.

Segundo a criminologia, os delinqentes que participaram de tais grupos possuem, somados a outros critrios, alto ndice de periculosidade, e tero prognstico de recuperao desfavorvel quando baixa a capacidade de readaptao social, o que se denomina estado perigoso 8 .

4.2 Personalidades psicopticas


de sabena trivial que os desvios de personalidade podem influenciar no cometimento de diversas modalidades de crime. Segundo Gordon W. Allport apud Fernandes & Fernandes (2002, p. 201), a personalidade a organizao dinmica dos sistemas psicofsicos do indivduo que determinam a sua particular adaptao ao meio ambiente. Diante deste que um dos conceitos mais aprimorados do que seja a personalidade, tenta-se conceituar a personalidade psicoptica. Variadas posies apontam no sentido de, seguindo a expresso insanidade moral 9 , designar uma conduta anti-social, com ausncia senso tico, so fanticos, ansiosos, explosivos, insensveis, dissimulados, egostas, supervalorizados do eu, instveis, mentirosos, disputadores, lderes, inteligentes, ousados, que para Hlio Gomes apud Fernandes & Fernandes (2002, p.203), Tm grande dificuldade em assimilar noes ticas ou, assimilando-as, em observ-las. Seu defeito se manifesta na afetividade, no na inteligncia, que pode s vezes ser brilhante, e para Schneider apud Albergaria (1999), o psicopata conhece a moral mas no as sente, por isso no se subordina s regras, mas possuem, em todo caso, inteligncia elevada.
O que interessa para os penalistas a noo do estado perigoso que o delinqente representa pra a sociedade. Desde o momento que este estado se comprova, existe a necessidade de defender a comunidade social, j seja o ato livre ou determinado, j proceda de um responsvel ou de um incapaz. Mais tarde, quando se trate de determinar a classe de medida com que vai atuar a defesa, quando se dever ter em conta a peculiar condio do sujeito perigoso, a fim de individualizar o tratamento (Asa; Catoira, 1933, p.45). 9 moral insanity, expresso utilizada desde o sculo XIX.
8

Os traos da personalidade psicoptica, somados inteligncia elevada pode, estreme de dvidas, gerar lderes poderosos, ambiciosos, capazes de comandar com eficincia grandes esquemas delituosos, seja nos crimes intraprisionais, seja em favelas e morros ou em crimes do colarinho branco. Frise-se que a psicopatia no se confunde com a psicose (ligada principalmente a delrios e alucinaes), com a neurose (marcada por crises de insnia, fobias e angstias imotivadas), tampouco com a oligofrenia (distrbios da inteligncia e coordenao). O direito brasileiro considera os psicopatas, salvo posies isoladas, como responsveis pelos seus atos. Podem ter sua pena reduzida, pois, apesar de serem capazes de identificar as condutas socialmente reprovveis, no conseguem deixar de infringir tais regras. Enquadram-se, portanto, no pargrafo nico do artigo 26 do Cdigo Penal pela classificao de mentalmente perturbados. Percebe-se que a psicopatia contribui para a formao de grandes lideres de faces criminosas, com destaque ao sistema carcerrio, de onde comandam diversas investidas criminosas e insurgem contra o sistema prisional, sempre cercados de colaboradores por eles recrutados. Da surge a necessidade do estudo da periculosidade e da individualizao da pena.

5 CONSIDERAES FINAIS
O crime organizado est relacionado com a macrocriminalidade. Trata-se de crimes cuja prtica envolve meios conexos, bem estruturados, que so cometidos de forma disfarada e visam a obteno ilcita de grandes somas de valores. importante frisar que no se confunde a matria com os denominados fatores macrocriminolgicos mencionado pelos criminologistas, pois dizem respeito influncia do meio regional, diga-se das condies socioeconmicas, educativas, polticas e informativas (mdia), para o cometimento de variados crimes. Percebe-se, pela complexidade do seu modus operandi, que tais delitos no tm relao com os delitos corriqueiros, individuais, violentos, resultantes do consumismo, da desigualdade social, e da prpria violncia (microcriminalidade) numa poca em que a vida como bem mais importante a ser tutelado perde seu significado e pouco ou nada representa (Fernandes; Fernandes, 2002). Dessa forma, todo o esforo destinado ao estudo do crime organizado, inclusive sua conceituao, tem em vista o macrodireito penal, seja para a elaborao de meios preventivos, repressivos, investigativos, ou mesmo para pesquisas acadmicas. Encarar o crime organizado como microcrime seria forjar uma aparncia falsa de resposta jurdica (Lavorenti; Silva, 2000). Ainda nesta esteira, argumenta-se que para reagir contra esta modalidade criminosa no seria adequado o Direito Penal tradicional. Nada obstante, defende-se que o correto seria a preveno porque os meios repressivos do Direito Penal clssico seriam incompatveis ao combate de aes criminosas organizadas numa era ps-industrial ou digital, como bem trata Luiz Flvio Gomes (1997, p. 66-67) quanto aos modelos de reao estatal:

Argumenta-se que o Direito Penal clssico, assim, no seria o instrumento adequado para o controle do crime organizado. Colocam em relevo que ele tem por base a responsabilidade individual, que pouco adequada para conter a criminalidade de pessoas jurdicas; o Direito Penal da culpa incompatvel com a punio de organizaes; a individualizao da pena torna-se muito difcil diante de grandes associaes comandadas por planejadores que nunca aparecem; os crimes de perigo concreto ou de leso so refutados para a criminalidade organizada baseada em riscos abstratos a taxatividade dos tipos penais contestada como vlida para a moderna e complexa criminalidade [...].

Nesse diapaso, o absurdo direito de exceo ganha fora, no intuito de se criar um direito paralelo (que no enfatiza as garantias fundamentais e os princpios constitucionais), preocupado somente com o interesse de punir imediatamente e obter resultados ainda que simblicos. No se deve concordar, de igual modo, com o direito de interveno, segundo o qual no se penaliza com sanes privativas de liberdade, mas adota uma diminuio das garantias. Seria impossvel admitir tais propostas num Estado democrtico de direito (Gomes; Cervini, 1997). No Brasil h uma forte tendncia para poltica repressiva, ao penalizar determinadas condutas e restringir algumas garantias do acusado, se aposta na coao e na fora da lei penal, que , segundo Gomes (1997) a forma mais demaggica e popular, no entanto ilusria, de resposta aos problemas de criminalidade. A represso (post factum) deve ser inteligente, e a preveno (ante factum) deve ser eficiente, e essas duas medidas devem ser coordenadas. A preocupao da moderna poltica criminal reside na antecipao da interveno estatal, no sentido controlar 10 o crime no seu nascedouro, at porque, em alguns casos, possvel se observar o fracasso da poltica repressiva. Assim deve-se sempre ponderar sobre a real eficcia do meio repressivo, que arma o direito penal como mero meio agressivo de luta, enquanto que existe a preveno e modos de se controlar o crime organizado de uma forma justa e equilibrada. Para tanto se faz necessrio um adequado tipo penal bem como mtodos investigativos no puramente tradicionais, mas que respeitem as garantias fundamentais.

Referncias Bibliogrficas

ARAJO JNIOR, Joo Marcelo de. In: Penteado, Jaques de Camargo (coord). Justia Penal 3: crticas e sugestes: o crime organizado (Itlia e Brasil): a modernizao da lei penal. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1995.
10

Segundo o conhecido ensinamento de Durkehein, o crime acontecimento inerente sociedade, no h falar, portanto, em eliminao e sim em controle da criminalidade.

ARLACCHI, Pino; CATTNI, Roberto; WATAGHIN, Lcia. Adeus mfia: as confisses de Tommaso Buscetta. So Paulo: tica, 1997. ASA, Luis Jimnez de; CATOIRA, J (trad). O estado perigoso: nova frmula para o tratamento penal e preventivo. So Paulo: Edies e publicaes Brasil, 1933. BARROS, Marco Antonio de. Lavagem de Dinheiro: implicaes penais, processuais e administrativas: anlise sistemtica da lei n. 9.613, de 3 de maro de 1998. So Paulo: Oliveira Mendes, 1998. BECCARIA, Cesare; CRETELLA JUNIOR, Jos; CRETELLA, Agnes (trad). Dos delitos e das penas. 2 ed. rev. So Paulo: RT, 1999. BECK, Francis Rafael. Perspectivas de controle ao crime organizado e crtica flexibilizao das garantias. So Paulo: IBCCRIM, 2004. CARRARA, Francesco. Programma Firenza : Fratelli Cammelli, 1905. del corso di diritto criminale. 8.ed.

CASTANHEIRA, Beatriz Rizzo.Organizaes criminosas no direito penal brasileiro: o estado de preveno e princpio da legalidade estrita. Revista Brasileira de Cincias Criminais, So Paulo: RT, v.6, n. 24 p. 99-124, out.-dez.1998. FERNANDES, Newton; FERNADES, Valter. Criminologia integrada. 2. ed. rev. atual. E ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. FERNANDES, Antnio Scarance. In: Penteado, Jaques de Camargo (coord). Justia Penal 3: crticas e sugestes: o crime organizado (Itlia e Brasil): a modernizao da lei penal. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1995. GOMES, Hlio; HRCULES, Higino (atual) Medicina legal. 33. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2003. GOMES, Luiz Flvio; CERVINI, Ral. Crime organizado: enfoques criminolgico, jurdico (lei 9034/95) e poltico criminal. 2. ed. rev. atual e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1997. GRINOVER, Ada Pellegrini. In: Penteado, Jaques de Camargo (coord). Justia Penal 3: crticas e sugestes: o crime organizado (Itlia e Brasil): a modernizao da lei penal. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1995. JESUS, Damsio Evangelista de. Direito penal. 25. ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2002. v.1. LAVORENTI, Wilson; GERALDO DA SILVA, Jos. Crime organizado na atualidade. Campinas: Bookseller, 2000.

LIPINSKI, Antonio Carlos. Crime organizado & a prova penal.Curitiba: Juru, 2004. LOPES, Maurcio Antnio Ribeiro Lopes. In: Penteado, Jaques de Camargo (coord). Justia Penal 3: crticas e sugestes: o crime organizado (Itlia e Brasil): a modernizao da lei penal. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1995. MAIA, Carlos Rodolfo Fonseca Tigre. Lavagem de dinheiro: (lavagem de ativos provenientes de crime) anotaes s disposies criminais da lei n. 9.613/98. So Paulo: Malheiros, 1999. MAIEROVITCH, Walter Fanganiello. In: Penteado, Jaques de Camargo (coord). Justia Penal 3: crticas e sugestes: o crime organizado (Itlia e Brasil): a modernizao da lei penal. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1995. MENDRONI, Marcelo Batlouni. Crime organizado: aspectos gerais e mecanismos legais. 1. ed. So Paulo: Juarez de Oliveira, 2002. MINGARDI, Guaracy. O Estado e o crime organizado. So Paulo: IBCCRIM, 1998. MIRABETE, Julio Fabrini. Manual de direito penal. 19. ed. So Paulo: Atlas, 2003.v.1. MONTEIRO, Antonio Lopes. Crimes hediondos : texto, comentrios e aspectos polmicos. 7. ed., rev., atual. e ampl. So Paulo: Saraiva, 2002. PRADO, Luiz Regis. Curso de direito penal brasileiro. 3. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002-2004. v. 1. ______. Curso de direito penal brasileiro. 3. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002-2004. v. 3. REALE JNIOR, Miguel. Crime organizado e crime econmico. Revista Brasileira de Cincias Criminais, So Paulo: RT, v.4, n. 13, p.182-190, jan.-mar.1996. ROSSEAU, Jean Jaques; MACHADO, Antnio de Paula (trad); BERTAGNOLI, Afonso (estudo crtico). O contrato social: princpios de direito poltico. 20. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. SILVA, Jos Geraldo da; LAVORENTI, Wilson; GENOFRE, Fabiano. Leis especiais anotadas. 4. ed. Campinas: Millennium Editora, 2003. SIQUEIRA FILHO, lio Wanderley de. Represso ao crime organizado: inovaes da lei n. 9.034/95. Curitiba: Juru, 1995. SMANIO, Gianpaolo Poggio. A Responsabilidade Penal da Pessoa Jurdica. So Paulo: Complexo Jurdico Damsio de Jesus, ago. 2004. Disponvel em: <www.damasio.com.br/novo/html/frame_artigos.htm>. acesso em: 08 mar. 2006.

TENRIO, Igor; LOPES, Incio Carlos Dias. Crime Organizado: o novo direito penal at a lei 9.034/95. 1. ed. So Paulo: Consulex, 1995. TOURINHO, Jos Lafaieti Barbosa. Crime de quadrilha ou bando & associaes criminosas. Curitiba: Juru, 2003.

Das könnte Ihnen auch gefallen