Sie sind auf Seite 1von 54

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C.

Chaparro

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Apostila de Portugus

Assunto:

CURSO DE LNGUA PORTUGUESA

Autor:

Professora Ana Maria de Camargo Chaparro

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

DISCIPLINA:

LNGUA PORTUGUESA

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Professora Ana Maria de Camargo Chaparro ACENTUAO GRFICA

REGRA 1 Em portugus, toda palavra possui uma slaba tnica, exceo de alguns monosslabos e de raros disslabos tonos. Quando a palavra termina em A, E, O (acrescida ou no de S), EM, ENS ou AM, a tonicidade recai naturalmente sob re a penltima slaba da palavra. Todas as demais terminaes tendem a fixar a tonicidade na ltima slaba. Dessa forma, a acentuao grfica s ser necessria quando for preciso desviar a tonicidade natural da palavra. Veja: TERMINAES A E O EM OUTRAS TERMINAES TONICIDADE NATURAL esta fabrica breve analise camelo negocio Contem Caqui Caracter Xerox DESVIO DA TONICIDADE est fbrica brev anlise camel negcio contm cqui carter xrox

EXERCCIO I Acentue quando necessrio: 1. O comandante de aeronave que receber de rgo controlador de vo ordem para pousar, devera dirigir-se, imediatamente, para o aerodromo que lhe for indicado e nele efetuar o pouso. 2. Nenhuma aeronave militar ou civil a servio de Estado estrangeiro e por este diretamen te utilizada poder voar sem autorizao no espao aereo brasileiro ou aterrissar no territorio subjacente. 3. A prtica de esportes aereos tais como balonismo, volovelismo, asas voadoras e similares, assim como os vos de treinamento, far -se-o em areas delimitadas pela autoridade aeronautica . 4. Reconquistar o valor da vida atraves do trabalho: o desafio de buscar energia com o minimo de interferencia na natureza. 5. As informaes do formulario foram inseridas na ficha-sumario de treinamento individual. 6. O controle deve incluir procedimentos, equipamentos e manuteno, alem dos parametros do proprio processo. 7. Atualmente no Brasil a definio oficial de aeronave e a constante do art. 106 do Cdigo Brasileiro de Aeronautica , lei 7.565, de 19.12.86, e que dispe o seg uinte: Considera -se aeronave todo 3

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro aparelho manobravel em vo, que possa sustentar -se e circular no espao aereo, mediante reaes aerodinamicas , apto a transportar pessoas ou coisas. Dr. Hlio de Castro Farias 8. Nenhuma aeronave podera ser autorizada para o vo sem a previa expedio do correspondente certificado de aeronavegabilidade, que s sera valido durante o prazo estipulado e enquanto observadas as condies obrigatorias nele mencionadas.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

REGRA 2 FORMAS VERBAIS Acentuam-se ainda: PRA (mas no acentuada a preposio para) PR ( mas no acentuada a preposio por) ( ELE) PDE - passado (mas no acentuada a forma presente pode) (ELES) VM ( porm: ELE VEM) (ELES) TM ( porm: ELE TEM) (ELE) MANTM (ELES) MANTM ( e outros derivados de ter : deter, conter, etc.) (ELE) V (ELES) VEM ( o mesmo ocorre com LER/DAR/CRER e derivados)

EXERCCIO II Acentue as formas verbais destacadas nas frases abaixo, se necessrio: 1. Esta Norma contem apenas os requisitos que podem ser ob jetivamente auditados para fins de certificao/registro e/ou autodeclarao. (ISO 14001). 2. A norma contem disposies que constituem prescries desta Norma. 3. Estas Normas contem algumas definies e conceitos bsicos sobre Sistema da Qualidade. 4. As Normas Internacionais de gesto ambiental tem por objetivo prover s organizaes os elementos de um sistema de gesto ambiental eficaz, passvel de integrao com outros requisitos de gesto, de forma a auxili -las a alcanar seus objetivos econmicos e ambien tais. 5. Muitas organizaes tem efetuado anlises ou auditorias ambientais a fim de avaliar seu desempenho ambiental. (Idem) 6. necessrio por em ordem o arquivo. 7. As habilidades em relaes humanas consistem em por em pratica a capacidade de compreender a s outras pessoas e integrar com elas harmonicamente. 8. O bom carter advem de seguirmos nosso supremo senso de retido, de confiarmos nos ideais sem sequer estarmos certos de que daro certo. Um dos desafios de nossa aventura na Terra consiste em nos elevarmos acima de sistemas mortos... guerras, religies, naes, destruies... nos recusarmos a fazer parte deles, e em vez disso exprimirmos o que temos de melhor dentro de nos. (Richard Bach) 9. O comprometimento com a qualidade tem de ser espontaneo e vir do intimo das pessoas. 10.Planos so necessarios , mas no bastam. As pessoas tem de estar definitivamente decididas a melhorar a qualidade para que esses planos deem certo.

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

EXERCCIO III Qual a forma correta? 1. necessrio .................. em ordem estes documentos. ( por ou pr) 2. Convm .................... os nomes dos presentes na lista. ( por ou pr) 3. ................... alguns minutos ficaram no mais absoluto silncio. ( por ou pr) 4. ............. mais que nos esforssemos, era difcil completar o percur so no tempo determinado. ( por ou pr) 5. Todas as pessoas ....................... a natural necessidade de serem reconhecidas pelo que fazem e pelos resultados que conseguem atingir. ( tem ou tm) 6. Todo o mundo ................... assistido, nestes ltimos an os, a profundas transformaes sociais, polticas e econmicas. ( tem ou tm) 7. As medidas internas da qualidade so importantes, mas, acima de tudo, necessrio escutar o que os consumidores ................... a dizer. ( tem ou tm) 8. Nem todo trabalho em e quipe resulta em melhoria de qualidade, mas toda melhoria ........................... do trabalho em equipe. ( provem, provm ou provm) 9. A qualidade um alvo mvel. O que tido como bom hoje, ............. no s -lo amanh. ( pode ou pde) 10.Ontem ele no ................. viajar conosco, mas agora ............. . ( pode ou pde) 11.Eles no .................. mais trabalhar de nibus. ( vem ou vm) 12.Eles no ........................... nenhum problema no atendimento que do ao cliente. ( vem, vm ou vem)

REGRA 3 O HIATO Acentuam-se as vogais I e U, quando formam slaba sozinhas (ou acompanhada de S) no interior das palavras e so tnicas. Assim:, acentua - se: dis - tri - bu pronunciado separadamente, tnico, sozinho na slaba.

Mas no se acentuam: dis - tri bui no pronunciado separadamente dis - tri - bu ir pronunciado separadamente, mas no est sozinho na slaba atende a todas as exigncias mas vem antes de slaba iniciada por ba - i nha NH. Essa uma exceo. REGRA 4 Acentuam-se ainda: os monosslabos terminados em A, AS, E, ES, O OU OS, como P, P, P. os ditongos abertos I, I, U. Assim: A -PI-O acentuado mas A-POI-O no 5

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro algumas palavras que precisam ser diferenciadas. So elas: PRA (verbo) de PARA (preposio) PDE (pretrito) de PODE (presente) PLO (substantivo) e PLO (verbo) de pelo (preposio) PLO (extremidade, jogo) de POLO (gaviozinho) PRA (fruta) de PRA (pedra antigamente) e PERA (preposio per+a)

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

EXERCCIO IV Acentue o que for necessrio: 1. nossa responsabilidade remover os documentos em reviso e substitui -los pelos atualizados. 2. Sem prejuizo de suas atividades rotineiras, o pessoal envolveu -se na elaborao das normas internas. 3. O Conselho sera constituido pelas gerencias de primeiro nivel envolvidas com a normalizao, enquanto os Grupos de Trabalho sero formados por especialistas indicados pelos representantes do Comite. 4. Tomar como padro o absolutamente melhor e tentar supera-lo e o caminho para a excelencia . 5. O pior obstaculo que uma empresa tem de superar e o sucesso. ( Malcom Forbes) 6. Isso e muito importante: faa o que voce diz e diga o que voce faz. 7. A NB 9001 faz parte de um conjunto de tres normas que tratam de sistemas da qualidade. 8. O Vale do Paraiba um importante polo industrial brasileiro. 9. Aguas, aves, mares, matas, rios, ar, densas florestas. A natureza e o maior patrimonio da humanidade. Preserva-la e, sem dvida, preservar a vida! 10.Quem perdeu dinheiro, no perdeu nada; quem perdeu a saude, perdeu alguma coisa; quem perdeu o entusiasmo, perdeu tudo!

O TREMA
Ainda existe trema? Sim, existe e deve ser usado sempre que a letra U for pronunciada e vier depois das letras G e Q e antes de E ou I. Assim:

G Q

EXERCCIO V

E I

Leia as palavras abaixo e coloque trema se necessrio. 6

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro Adquirir Quorum Questo questionar Eqiltero liquidao extinguir liquefeito extorquir frequente sequestro linguia sequer equino quinqunio quatorze guerra quesito sequela equidade aguentar liquidificador quinquenal unguento quinzenal eloquente querosene guinada cinquenta aquoso

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

Observao: Se a letra U , alm de pronunciada, for tnica, receber acento agudo. Veja: averige, apazige.

EXERCCIO VI Acentue graficamente as palavras que exigire m acento: 1. O Centro de Lanamento de Alcntara no Maranho dotado de toda infra -estrutura: instalaes para inspeo, montagem e testes de componentes de foguetes e satlites, plataformas de lanamentos, centros de controle, rastreamento, tratamento d e dados, segurana de voo e meteorologia. Alta qualificao operacional Aeroporto proprio (pista de pouso com 2.600 m de comprimento por 45 m de largura) Excelente posio geografica (prximo linha do Equador 0218s). Preos em media 25% a 30% mais ba ixos, carga util 13% a 31% superior a de um engenho lanado de qualquer dos demais centros espaciais hoje existentes no planeta . 2. O sistema aeroportuario e constituido pelo conjunto de aerodromos brasileiros, com todas as pistas de pouso, pistas de taxi, pa tio de estacionamento de aeronaves, terminal de carga aerea, terminal de passageiros e as respectivas facilidades. 3. O sistema de sustentao do 737 usa flaps do tipo Fowler de tres partes no bordo de fuga, slats no bordo de ataque e um tipo simples de flap ao longo do bordo de ataque, entre as nacelles dos motores e a fuselagem. Com esses artificios, o 737 pode operar em pistas de apenas 1.200 metros. 4. Sobreaviso e o periodo de tempo no excedente a 12 (doze) horas, em que o aeronauta permanece em local de sua escolha, disposio do empregador, devendo apresentar -se no aeroporto ou outro local determinado, ate 90 (noventa) minutos apos receber comunicao para o inicio de nova tarefa. (Art. 25 , Lei 7183) 5. A finalidade basica da fraseologia padro e minimizar o tempo de transmisso de mensagens, para que no haja atraso de outras aeronaves, garantindo assim, a segurana de voo.

CRASE

A crase o encontro de dois fonemas idnticos (a+a) representado na escrita pelo acento grave (`). Veja: Quem obedece, obedece a algum. Se esse algum for a autoridade . Teremos: Obedea a a autoridade . 7

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro Ou seja: Obedea autoridade .

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

Observe que o verbo obedecer exige a preposio a e o substantivo autoridade aceita o artigo a. Temos a, portanto, um enco ntro de dois as. Para ter certeza da ocorrncia da crase, podemos nos valer de alguns artifcios. Veja:

REGRAS PRTICAS Ocorre crase: 1. Se for possvel substituir por PARA A : Veja: Comunicaremos os resultados da auditoria empresa. Comunicaremos os resultados da auditoria para a empresa. Entretanto: Concedeu-se a todos os funcionrios adiantamento salarial. Concedeu-se para todos os funcionrios adiantamento salari al. Exercitando... Acentue quando necessrio. Faa como no exemplo abaixo, se for possvel substituir mentalmente A por PARA A porque preciso acentuar: Forneceremos ( = PARA A) empresa o resultado da avaliao. 1. Helipontos so os aerdromo s destinados exclusivamente a helicpteros e heliportos so os helipontos pblicos, dotados de instalaes e facilidades para apoio de operaes de helicpteros e de embarques e de embarque e desembarque de pessoas e cargas. 2. Promover mudanas fundamental a liderana. 3. O comandante pode delegar a outro membro da tripulao as atribuies que lhe competem, menos as que se relacionem com a segurana de vo. 4. O homem d um grande passo a frente em seu desenvolvimento quando se convence de que os outros homens podem ser convocados para ajud -lo a realizar um trabalho melhor do que ele poderia fazer sozinho. 5. Precisamos enviar a carta a sucursal. 6. Atriburam-se responsabilidades as pessoas da equipe. 7. programa ser extensivo a todas as atividades empresariais. 8. Enfatizou-se a importncia da preveno de acidentes durante toda a palestra. 9. preciso levar o problema diretamente a seu superior imediato. 10.Leve o documento a sala de reunies.

2. Se, ao trocar a palavra posterior por uma masculina, resultar AO. 8

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro Veja: Recorreremos enfermeira de planto. Recorreremos ao enfermeiro de planto. Entretanto: Chamaremos a enfermeira. Chamaremos o enfermeiro.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

Exercitando... Acentue quando necessrio. Faa como no exemplo abaixo: Ex.: O sindicalista fez a proposta empresria. ( AO empresrio) 1. Os pousos e decolagens devem ser executados, de acordo com procedimentos estabelecidos, visando a segurana do trfego, das instalaes aeroporturias e vizinhas, bem como a segurana e bemestar da populao que, de alguma forma, possa ser atingida pelas operaes. 2. Paulatinamente as empresas brasileiras vo se acomodando a nova realidade de mercado e investindo em sua preparao para a competitividade. (Cleide Costa) 3. A funo remunerada a bordo de aeronaves nacionais privativa de titulares de licenas especficas e reservada a brasileiros nato ou naturalizados, podendo, mediante acordo de reciprocidade, haver intercmbio de tripulantes de outras nacionalidades. 4. Uma das melhores formas de persuadirmos as outras pessoas com os ouvidos... ouvindo -as simplesmente. ( Dean Rusch) 5. As pessoas tm fora suficiente para moldar o futuro na medida em que se soltem dos referencia is antigos e se projetem em direo a viso do que desejam construir. 6. Voc pode fazer qualquer coisa se tiver entusiasmo. O entusiasmo o fermento que faz suas esperanas atingirem a altura das estrelas. O entusiasmo a centelha em seus olhos, a ginga do seu andar, o aperto de sua mo, a onda irresistvel de sua vontade e de sua energia para levar a cabo as suas idias. Os entusiastas so lutadores. Esses possuem qualidades estveis. O entusiasmo o fundamento do progresso. Sem ele existem apenas libis. ( Henry Ford) 7. O consumidor precisa ser corretamente atendido, independentemente de seu status econmico ou social por telefonistas, balconistas, recrutadores, atendentes, profissionais ligados a sade, ao ensino, aos poderes pblicos e a rede bancria . 8. A palestra foi apresentada a uma platia atenta. 9. Qualidade no significa apenas um final feliz, mas todo um processo! So as pessoas, no as organizaes, que criam qualidade! 10.Quem define a qualidade o cliente!

3. Se, ao trocarmos aquele, aquilo ou aquela por este, isto ou esta, resultar A ESTE, A ISTO ou A ESTA . Veja: Referiu-se quele procedimento. Referiu-se a este procedimento Entretanto: Voc seguiu aquele procedimento? 9

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro Voc seguiu este procedimento? Exercitando... Acentue se necessrio. Faa como no exemplo abaixo: Ex.: O sindicalista fez a proposta quela empresria. ( A ESTA empresria) 1. Recomenda-se aqueles que terminaram o curso que preencham a avaliao. 2. Referiram-se aqueles aspectos ambientais da atividade da empresa que possam ter impacto significativo sobre o ambiente. 3. Deve-se assegurar que os aspectos relacionados aquelas rotinas sejam reavaliados aps seis meses de sua implantao. 4. O acesso aquela conta bancria ser feito atravs do micro. 5. A visita aqueles fornecedores objetivou a inspeo de equipamentos. 6. O grupo de redatores elaborou os Procedimentos e Instrues de Trab alho referentes aquelas atividades. 7. Verificaremos pessoalmente aquelas no-conformidades. 8. Foi um acidente com danos materiais: um dos colaboradores foi de encontro aquela empilhadeira. 9. Ele fez referncia aqueles fornecedores que no se adequaram aqueles critrios e foram substitudos. 10. O povo brasileiro precisa ser respeitado, tendo a sua disposio produtos e servios idnticos aqueles que so exportados. ( R.P.Bolina)

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

5. Se, ao trocarmos a palavra feminina que antecede os relativos que, qual ou quais por uma masculina, resultar ao que, ao qual, aos quais . Veja: A mdica qual nos referimos est na empresa h alguns anos. O mdico ao qual nos referimos est na empresa h alguns anos. Entretanto: A mdica a qual nos atendeu est na empresa h alguns anos. O mdico o qual nos atendeu est na empresa h alguns anos. Exercitando... Acentue se necessrio. Faa como no exemplo abaixo: Ex.: O sindicalista fez a proposta qual referiu-se o empresrio. ( o pedido ao qual ...) 1. 2. 3. 4. As etapas as quais o documento se refere foram minuciosamente descritas. A avaliao , a qual confidencial, ser feita a critrio do Responsvel pelo Departamento auditado. Essa a nova norma a qual todos devem seguir. As pessoas as quais executam atividades que influem na qualidade recebem treinamento de acordo com suas necessidades. 5. O auditor pode, antes, percorrer a rea a qual estar auditando. 10

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro 6. Havia procedimentos para a execuo da assistncia tcnica , a qual foi especificada em contrato. 7. No era essa a recompensa a qual ele aspirava. 8. Essa ser a tarefa a qual me entregarei de corpo e alma.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

OUTRAS REGRAS

Alm dessas regras prticas que podem ajudar muito vamos rever outras:

CASOS PROIBIDOS:

REGRAS Antes de palavra masculina; Antes de verbo; Antes de pronomes Pessoais; Demonstrativo esta e essa; De tratamento. Nas expresses formadas por palavras repetidas; Diante de palavra no plural, se o A estiver no singular.

EXEMPLOS Ele est no Rio a servio . Comearam a discutir o novo plano de metas. Dirigi-me a ela apenas uma vez na reunio. O empregado aspira a essa posio h muito tempo. Informaremos isto a Sua Excelncia .1 Os dois candidatos ficaram frente a frente durante a discusso. Chegamos a concluses importantes neste encontro.

CASOS OBRIGATRIOS: Ocorre crase: Na indicao de horas; Exemplo: A visita fabrica dever iniciar uma hora . A visita fabrica dever iniciar s duas horas . Quando se subentende O restaurante da empresa servir bife milanesa ( moda milanesa) hoje. moda, maneira; Em expresses adverbiais s vezes , o relatrio informal no passa de uma pgina, mas no deve nunca passar de trs. femininas. CASOS FACULTATIVOS: Pode ocorrer crase: Exemplo: Diante de pronomes possessivos: Entregaram a encomenda a (ou ) sua secretria. Fizeram a mesma pergunta a (ou ) Patrcia. Diante de nomes de pessoas.

Os pronomes de tratamento senhora e senhorita admitem crase.

11

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro EXERCCIOS Acentue quando ocorrer crase, do contrrio explique por que no ocorre: 1. "Homeitis", termo (originalmente do ingls "home"= lar) muito usado nos seminrios de segurana de vo, e traduzido de forma livre como "pressa de chegar ao lar". As longas jornadas de trabalho longe de casa, trazem um enfraquecimento do convvio familiar e criam uma presso psicolgica para chegar o quanto antes ao destino e completar a jornada, desconsiderando, as vezes , uma analise mais fria da r eal viabilidade do vo ou da execuo do procedimento._________________________________________________________________ 2. A companhia pretende adquirir mais dois Boeing 767 -300ER, j encomendados, para atender a demanda existente e prevista. _______________ _____________________________________ 3. A Transbrasil est consciente das vantagens que o Mercosul tem a oferecer as companhias de transporte areo e est estruturando uma estratgia vivel de atuao neste mercado. _________________________________________ ____________________________________ 4. O passageiro tem direito ao reembolso do valor j pago do bilhete se o transportador vier a cancelar a viagem. _____________________________________________________________ 5. Muitas empresas pressentem a necessidade de se adequar a uma possvel guerra tarifria e de privilgios; algumas companhias optaram por comprar empresas areas em outros pases, adquirindo, assim, o direito de usufruir de suas rotas, de modo a evitar correr o risco de disputas governamentais. ________________________________________________________ 6. Transcrevemos o artigo 156, pargrafo primeiro, do Cdigo Brasileiro de Aeronutica (CBA): A funo remunerada a bordo de aeronaves nacionais privativa de titulares de licenas especficas, emitidas pelo Ministrio da Aeronutica e reservada a brasileiros natos ou naturalizados. _________________________________________________________________ 7. Navegador o auxiliar do comandante, encarregado da navegao da aeronave quando a rota e o equipamento o exigirem, a critrio do rgo competente do Ministrio da Aeronutica. ____________________________________________________________________________ 8. As empresas de transporte areo, nos prximos anos exigiro profissionais que apresentem, alm da competncia tcnica, outros atributos que manifestem maior autonomia, capacidade decisria e adaptao a situaes novas . ___________________________________________

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

CONCORDNCIA NOMINAL

REGRA GERAL : O artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam com o substantivo a que se referem em gnero, nmero e grau. Ex.: Estamos satisfeitos com os bons resultados obtidos por nossa equipe. OS BONS RESULTADOS 12

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro OBTIDOS Vejamos, agora, algumas regras es peciais que costumam trazer dvidas: Se houver: MENOS Regra: No varia Exemplo: Houve menos candidatas neste concurso. proibido entrada de estranhos

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

BOM, NECESSRIO, No variam, se no PROIBIDO h artigo BOM, NECESSRIO, Variam, se h PROIBIDO artigo ANEXO Varia PRPRIO INCLUSO OBRIGADO QUITE MEIO

MEIO

proibida a entrada de estranhos. Enviaremos anexos os documentos. Ela prpria entregou o cargo. Varia A hospedagem tambm est Varia inclusa. Ela disse obrigada e saiu. Varia Ela est quite com o FGTS. Varia Usei meia lata de tinta em uma Varia quando se refere a substantivo demo. Terminei meu trabalho ao meio dia e meia (hora) No varia quando A promotora do evento estava se refere a adjetivo meio aborrecida. ou advrbio

EXERCCIOS Complete com a palavra entre parntesis, observando a concordncia nominal: 1. Houve ................................ pessoas no grupo responsvel pela elaborao das normas. (menos) 2. Os painis encontram-se .................... sala do Controle de Qualidade. (prximo) 3. Nossa equipe est ................................ preocupada. necessrio disseminar os novos critrios de Gesto Ambiental. (meio) 4. Enviaremos os recibos ................................ ao docume nto. (anexo) 5. Os equipamentos chegaro ao meio -dia e ................................ (meio) 6. As fotografias seguem ................................ carta. (anexo) 7. ................................ visita s instalaes da fbrica. (proibido) 8. Bebida alcolica ................................ para menores. (proibido) 9. ................................ venda de medicamentos sem carteirinha. (proibido) 10. ................................ a venda de medicamentos sem carteirinha. (proibido) 11. O auditor escolheu lugar e hora ................................. (adequado) 12. O auditor escolheu lugar e hora ................................. (adequado)

13

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro 13. A Diretoria Executiva estava ................................ apreensiva com a futura certifica o internacional . (meio) 14. Deve-se deixar ................................ espaos em branco, pois uma pgina totalmente cheia de letras pode intimidar at os melhores leitores. (bastante) 15. Foi ............................... a equipe de Ao da Qualidade. (nomeado) 16. Ser ................................ a raiz do problema. (determinado) 17. Foi ................................ a ao corretiva (solicitado) 18. No nosso departamento, foi ............................... a causa -raiz do problema. (eliminado) 19. ................................ a causa -raiz do problema.(bvio) 20. Foi ................................ a situao no computador, at que o problema seja resolvido. (atualizado) 21. essencial que seja ................................ a qualidade. (assegura do) 22. ................... nfase preveno de problemas. (dado) 23. Ser ......................... uma descrio sucinta das atividades dos rgos diretamente influentes na Qualidade. ( feito) 24. , por exemplo, .......................... como padronizao a n orma que objetiva restringir a variedade de formulrios utilizados na empresa. (considerado)

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

CONCORDNCIA VERBAL
REGRA GERAL: O verbo concorda com o sujeito em nmero e pessoa. Veja:
sujeito ver bo verbo sujeito

Os procedimentos e instrues retratam a forma como so desenvolvidos os produtos e a atividade da empresa. Observe que os verbos retratar e ser esto no plural; concordando com os sujeitos. Quando a frase est na ordem indireta, comum cometer -se o erro de no concordar o sujeito com o verbo. Isso ocorre porque, em tal circunstncia, o sujeito confundido com complemento verbal . Veja: Errado: Correto: Chegou os documentos que espervamos. Chegaram os documentos que espervamos. (= Os documentos chegaram...) EXERCCIO I Preencha as lacunas com a forma verbal adequada, grife antes o sujeito: ................................ os ttulos conter, no mximo, oito palavras. (deve/devem) ................................ a vinte o nmero de faltas no ms passado. (Chegou/Chegaram) ................................ reunio de ontem muitas pessoas. (Faltou/Faltaram) ................................ no cho todos os parafusos. (Caiu/Caram) As precrias condies do prdio ................................ -nos. (preocupa/preocupam) 14

1. 2. 3. 4. 5.

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro 6. Aqui no ................................ os materiais que nos requisitaram. (existe/e xistem) 7. No ................................ acidentes com afastamento h mais de um ano. (acontece/ acontecem) 8. ................................ -lhe informaes agora. (Sobra/Sobram) 9. ................................, no arquivo, alguns documentos. ( Falta/Faltam) 10. ................................ os problemas (Ser resolvido/ Sero resolvidos) 11. ................................ os recursos. (Foi obtido/ Foram obtidos) 12. s 7h20min, ................................ a chegar os nibus. (comea/comeam) 13. ................................ faltando apenas algumas lmpadas. (Est/Esto) 14. ................................ faltando apenas instalar algumas lmpadas. (Est/Esto) 15. ................................ duas folhas de papel no cho. (Caiu/caram)

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

ALGUNS CASOS ESPECIAIS: EXEMPLOS Cem Reais pouco. Duzentos quilos suficiente. Assistiu -se a apresentaes inovadoras. Chega-se cedo ao trabalho. Entregam-se encomendas em domiclio. (=Encomendas so entregues em domiclio) Havia produtos que estavam fora das especificaes. PORM: Existiam produtos que estavam fora das especificaes. FAZ quatro anos que ele foi admitido REGRA O verbo SER fica no singular se vier antecedido de expresses que indicam quantidade, preo ou medida. Verbo transitivo indireto ou intransitivo acompanhado de SE mantm -se no singular. Verbo transitivo direto antecedido de pronome apassivador se concorda normalmente com o sujeito. Verbo haver significando existir impessoal.

J, o verbo existir pessoal. O verbo fazer indicando tempo decorrido fica sempre no singular. Costuma haver alguns empecilhos. Locues verbais com verbos haver e fazer, Vai fazer quatro anos de sua admisso. impessoais, mantm-se no singular. VOSSA EXCELNCIA comparecer O verbo concorda com a terceira pessoa se o entrevista? Ou VOSSAS EXCELNCIAS sujeito for pronome de tratamento. comparecero entrevista? Alguns de ns terminaro o estgio. O verbo concorda com o pronome indefini do Qual de vocs chegou primeiro? ou interrogativo. A multido reivindicava seus direitos. O verbo fica no singular se o sujeito for coletivo no especificado. As frias fazem muito bem sempre. Nomes que s se usam no plural precedidos Frias faz muito bem sempre .. de artigo o verbo vai para o plural; caso contrrio, fica no singular. Mais de sessenta candidatos concorreram O verbo concorda com o numeral nos quela vaga. sujeitos compostos pelas expresses MAIS DE, MENOS DE, PERTO DE, CERCA DE 15

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro + numerais acima de um. Se houver pronome relativo que, o verbo concorda com o seu antecedente. Se houver pronome relativo quem, o verbo concorda com o seu antecedente ou com a 3 pessoa do singular (ele). Com o verbo ser indicando hora ou distncia, a concordncia feita com o numeral.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

Fui eu que resolvi a questo. Fui eu quem resolvi a questo. Fui eu quem resolveu a questo. So duas horas. So dez quilmetros.

EXERCCIO II Escolha a forma correta de acordo com as regras de concordncia verbal: 1. Uma srie de sinais convencionais , entre um sinaleiro e a aeronave, ............................. de conhecimento de todos que manobram os avies, com o fim de evitar coliso em reas de manobras. ( deve ser ou devem ser?) 2. O piloto deve ser advertido sempre que ......................... aeronaves estacionadas ou obstculos ao longo ou prximos da pista de rolagem. (houver ou houverem?) 3. ................................, paralelamente, todas as disposies dos acordos de servios areos concludos entre os pases-membros que no sejam cont rrias a este acordo. (Ser aplicada ou Sero aplicadas?) 4. Exigidos sempre em condies extremas em pousos e decolagens e em manobras de taxiamento, os pneus utilizados na aviao comercial ......... vida muito curta. (tem ou tm?) 5. Outro ponto de conflito a eventual adoo do sistema de cabotagem, o qual permitiria que se ................................. novos passageiros no ponto de escala de um vo. ( embarque ou embarquem?) 6. Ainda no se ............................ as malhas areas. ( definiu ou definiram?) 7. Segundo o presidente da empresa area, ainda ...................... problemas no setor com o regime de competio controlada que o DAC impe no Brasil. (havia ou haviam) 8. A capital do Paraguai , desde 1 de setembro de 1996, o mais novo hub dessa empresa brasileira. Hub a palavra usada no setor de aviao para designar os centros estratgicos de distribuio de trfego, que .......................... a melhor combinao de economia e geografia. ( exprime ou exprimem?) 9. ........................... outros ganhos, alm da racionalizao de rotas. (Houve ou houveram?) 10.Os intensos programas de qualidade e o fato de possuir uma das frotas mais modernas do mundo .............................. segurana e confiabilidade aos seus servios. (confere ou c onferem?) 11.Um fator de entrave o fato de que as novas rotas sub -regionais s podero ser criadas onde ............................. aeroportos internacionais, necessitando aguardar a reformulao de novos aeroportos (um aeroporto domstico leva aproximada mente trs anos para ser elevado a internacional). ( existe ou existem) 12.Um grupo de empresas ....................... construir um aeroporto internacional sobre uma ilha artificial (sistema similar ao projeto japons) em Buenos Aires. (Pretende ou pretendem ?) 13.Naquele aeroporto, no ........................ fingers tubos de acesso direto ao avio. (havia ou haviam?) 14. .......................... anos que o programa para upgrade do Aeroporto Internacional estava na maquete, porque a rea desapropriada no er a paga. (Fazia ou faziam?) 16

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro 15. A maioria dos servios ................... ser feita pelas pessoas em terra. (Pode ou podem?) 16. Cinqenta por cento do nmero de comissrios ................................................ tripulao. ( Foi acrescido ou foram acrescidos?) 17. ........................ quinze anos que entrou em vigor a Lei de Regulamentao Profissional do Aeronauta. ( Faz ou Fazem?) 18. Sete assentos........................... ( muito ou so muitos)

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

EXERCCIO III Assinale a forma correta: 1. ( ) Forneceram-se os recursos apropriados para a implementao do projeto. ( ) Forneceu-se os recursos apropriados para a implementao do projeto. 2. ( ) Faz dois meses que o pessoal comeou o curso. ( ) Fazem dois meses que o pessoal comeou o curso. ( ) Fazem dois meses que o pessoal comearam o curso. 3. ( ) Comentou-se o caso na reunio faz alguns minutos. ( ) Comentou-se o caso na reunio fazem alguns minutos. 4. ( ) Implementou-se planos de carreira e desenvolvimento de pessoa l. ( ) Implementaram-se planos de carreira e desenvolvimento de pessoal. 5. ( ) Grande parte das propagandas da empresa boa. ( ) Grande parte das propagandas da empresa so boas. 6. ( ) Alguns de ns iro ao Centro de Treinamento amanh. ( ) Alguns de ns iremos ao Centro de Treinamento amanh. 7. ( ) A maioria dos requisitos j foram definidos. ( ) A maioria dos requisitos j foi definida. 8. ( ) O homem havia deixado o cargo fazia vrios dias. ( ) O homem havia deixado o cargo fa ziam vrios dias. 9. ( ) Somente 30% do efetivo tomou a vacina antigripal. ( ) Somente 30% do efetivo tomaram a vacina antigripal. 10. ( ) Considerou-se os custos de aquisio, operao, manuteno, paralisao, reparo e possvel disposio. ( ) Consideraram-se os custos de aquisio, operao, manuteno, paralisao, reparo e possvel disposio. 11. ( ) Os Estados Unidos no se pronunciaram acerca daquele assunto. ( ) Os Estados Unidos no se pronunciou acerca daquele assunto. 12. ( ) Sessenta litros de gasolina suficiente para encher o tanque do carro. ( ) Sessenta litros de gasolina so suficientes para encher o tanque do carro. 13. ( ) Haviam diferenas sensveis entre os dois produtos. ( ) Havia diferenas sensveis entre os dois produtos. 14. ( ) Precisa-se de autorizaes escritas para a realizao do trabalho. ( ) Precisam-se de autorizaes escritas para a realizao do trabalho. 15. ( ) Deve ser executado medies peridicas. ( ) Devem ser executadas medie s peridicas.

17

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
ORTOGRAFIA

Ortografia o nome dado parte da gramtica que trata da escrita correta das palavras. Embora a melhor maneira de aprender ortografia seja o exerccio e a leitura constantes, algumas regras podem ser teis. Consideraremos ne ste trabalho algumas questes dentre as muitas que costumam trazer dvidas. Algumas regras prticas: EMPREGA-SE Z: REGRA 1) No sufixo IZAR formador de verbo. 2) Nos sufixos -ez e -eza acrescentados a adjetivos. 3) Nas terminaes ZINHO dos diminutivos:

EXEMPLO HUMANO HUMAN IZAR


porm: pesquisa + ar = pesquisar

FRANCO FRANQU EZA TONEL TONELZINHO


Porm, acrescenta-se inho quando este j ocorre anteriormente. Veja: (parafuso parafusinho)

4) Nos verbos em -zer e -zir. 5) Nos derivados, mantm -se o z da palavra-base EMPREGA-SE S: REGRA 1) Nas formas verbais de PR e QUERER e seus derivados 2: 2) Nos adjetivos com sufixo OSO OSA. 3) Nas palavras derivadas de verbos que possuem D ou ND no final. 4) Nas palavras derivadas de verbos que Possuem terminao TIR ou RT.

TRAZER - PRODU ZIR BALIZA ABALIZADO

PUS QUIS BRILHO

EXEMPLO PUSEMOS QUISEMOS BRILH OSO

SUSPENDER SUSPENSO DEMITIR INVERTER DEMISSO INVERSO

IMPORTANTE: Emprego de R ou S com som forte: REGRA S ou R so usados entre vogal e consoante SS ou RR so usados somente entre duas
2

EXEMPLO subseo ensaio assegurar - associada

Observe-se, porm, que os verbos que possuem Z na forma infinitiva, tambm o tero nas formas conjugadas. Ex.: fazer : fiz, fizesse, fez...

18

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro vogais ocorrncia - honra

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

EXERCCIO I Complete as lacunas com S ou Z : 1. O aprendizado sempre tra.... o risco do fracasso. 2. O atra.....o a pior forma de negativa. 3. O ano tra...... 365 dias de oportunidades. 4. O primeiro escalo da empresa qui........ falar sobre as novas tendncias de evoluo da Gesto da Qualidade Total. 5. necessrio uniformi....ar a linguagem. 6. Produto defeituo...o tratado como produto no -conforme. 7. Fi...emos questo de enfati...ar que a qualidade deve levar em conta as caractersticas do produto que adicionam valor para o cliente, inten...ificando sua satisfao e determinando sua preferncia. 8. A empresa oferece produtos personali...ados e estimula a utili...ao dos canais de comunica o abertos ao cliente. 9. Qualidade centrada no cliente um conceito estratgico que exige rapide... e flexibilidade nas respostas aos requi...itos dos clientes e do mercado. 10. Atingir os mais altos nveis de desempenho requer mtodos e processos bem execu tados, voltados para o aprendi....ado. ( in Critrios de Excelncia do PNQ) 11. Aes pr-ativas enfati....am a preveno de problemas e de desperdcio. E OU I? REGRA Verbos terminados em -oar ou -uar recebem e no final das formas verbais. Verbos terminados em -uir recebem i no final das formas verbais. EXEMPLO Continuar: necessrio que a empresa continue o processo seletivo. Contribuir: Todos sabemos que voc contribui muito com a equipe.

EXERCCIO II Complete as frases, empregando os verbos indicado s. Vamos l? 1. O Congresso espera que o presidente ..................... em suas ltimas decises. (recuar) 2. Talvez esta medida ...................... as relaes entre os dois pases. ( atenuar) 3. necessrio retirar a barreira que ................. ..... a rodovia. ( obstruir) 4. A ascenso das mulheres dentro das empresas .......................... uma vitria sobre o preconceito. (constituir) 5. importante que voc ......................... junto direo da empresa. (atuar) 6. H muito no se ......................... ouro naquela regio. (extrair) 7. Hoje, o computador ........................... uma antiga gerao de mquinas. (substituir) 8. essencial que se ............................ a memria do nosso povo. (cultuar) 9. Aquele profissional, no raramente, ......................... o erro ao colega. (atribuir) 10. inevitvel que a empresa ............................ o pagamento em juzo. (efetuar) 11.Todos sabem que esse funcionrio .......................... as qualidade exigid as pelo cargo. (Possuir) 19

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro 12. No queremos que ningum se ............................. com a deciso. (magoar) 12. Todos querem que o engenheiro ..................... fazendo parte do quadro de funcionrios da empresa. ( continuar) 13. O aprendizado .....................a melhoria do desempenho da organizao no cumprimento de suas responsabilidade pblicas e no exerccio da cidadania. ( incluir) 14. Sempre ........................... graficamente as palavras proparoxtonas. ( acentuar) 15. A empresa que ............ as melhores prticas ou os melhores desempenhos ser premiada. ( possuir) HOMNIMOS E PARNIMOS HOMNIMOS so palavras que possuem a mesma pronncia ou a mesma grafia, mas sentido diferente. Veja: sesso (reunio) seo (diviso) cesso (ato de ceder sede () sede ()

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

pronncia igual

grafia igual

PARNIMOS so palavras parecidas na pronncia ou na grafia mas com significados diferentes. Veja: despercebido (no notado) desapercebido (desprovido) Freqentemente, essas palavras oferecem dificuldade quele que escreve. Por isso, separamos uma lista de homnimos e parnimos. Vejamos: acerca de = sobre, a respeito de cerca de = aproximadamente h cerca de = faz acento = a maior intensidade com que se emite uma sllaba assento = lugar em que se senta cerrar = fechar serrar = cortar conserto = reparo concerto = sesso musical demais = equivale a muito de mais = substituvel por a mais descrio = ato de descrever discrio = qualidade de quem discreto emergir = vir tona imergir = mergulhar acender = ascender = pr fogo subir, elevar-se

caar = ir atrs da caa cassar = anular comprimento = extenso cumprimento = saudao deferimento = concesso, permisso diferimento = adiamento delatar = denunciar dilatar = ampliar espiar = olhar expiar = sofrer castigo emigrar = imigrar = migrar = 20 deixar um pas entrar num pas mudar de regio

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro eminente = clebre iminente = prestes a acontecer estada = permanncia de pessoas estadia = permanncia de veculos inserto = includo incerto = que no certo mais = antnimo de menos ms = sinnimo de maldosas mas = equivalente a porm precedente = antecedente procedente = proveniente, oriundo previdncia = qualidade daquele que prev providncia = suprema sabedoria, medida prvia para alcanar um fim soar = emitir som suar = transpirar tacha = preguinho taxa = imposto, percentagem trfego = movimento, trnsito trfico = comrcio ilegal espectador = o que assiste expectador = o que tem esperana infligir = aplicar pena infringir = desrespeitar mandado = ordem judicial mandato = perodo de misso, procurao pleito = eleio preito = homenagem preeminente proeminente ratificar = retificar = sobrescrever subscrever tampouco to pouco vultoso = vultuoso = = nobre, distinto = saliente confirmar corrigir = enderear = assinar = tambm no = muito pouco de grande vulto, volumoso inchado

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

OBS.: Existem palavras que possuem diferentes significados, so chamadas de polissmicas.. Veja o caso da palavra sano, que pode significar aprovao ou punio: O projeto obteve a sano do presidente. (aprovao) A sano contra o grevista foi muito pesada. (pena)

EXERCCIO III Nas frases abaixo, os termos destacados podem estar corretos ou incor retos. Se estiverem corretos, limite-se a copi-los no espao apropriado; se estiverem incorretos, reescreva -os na forma correta. 1) O verbo pressurisar (_______________) derivado da palavra presso e analisar, (________________) de anlise? 2) Ele no quiz (____________) parecer pretencioso (_____________). 2) A comisso julgadora sempre atribue (_____________) mais pontos ao candidato que possue (____________) experincia mais recente. 3) Foi expressamente proibida a entrada de pessoas estranhas quela cesso (_______) secreta em que se discutiram as causas do acidente. 4) A aeronave no aterrissou no horrio, por que? (_______________) 5) A autoridade quis saber por que (_______________) no haviam resolvido o problema antes da aterrizagem (_______________). 6) Ocorrendo mal sbito (_____________) ou bito de pessoas, o comandante providenciar, na primeira escala, o comparecimento de mdicos ou da autoridade policial local, para que sejam tomadas as medidas cabveis. 21

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro 7) Voc no viajou porque (______________) estava doente? 8) No debate, discutiu-se muito a cerca (____________) da aceno (_____________) vertiginosa de alguns candidatos. 9) A multa foi infringida (___________) pela prtica de infraes (_________) referentes ao mau (______) uso das aeronaves. 10) Pista a rea retangular definida de um aerdromo terrestre preparada para o pouso ou decolagem ao longo do seu cumprimento (______________). 11) Os deficientes fsicos tem assentos (________________) preferenciais nos avies. 12) necessrio proteger-se do sol: ele pode provocar cncer de pele. O mau (_______) ameaa tambm os jovens. OUTRAS DIFICULDADES COMUNS

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

1) PORQUE, POR QUE , PORQU OU POR QU? REGRA PORQUE usado quando for possvel substitu-lo por pois POR QUE usado se no der para trocar por pois POR QU usado antes de pontuao PORQU usado sempre que vier precedido de determinante (o, um) EXEMPLO No compareceu reunio quadri mestral porque estava viajando a servio. ( = pois) Precisamos saber por que no foi enviada uma cpia do formulrio ao cliente. No foram enviadas as cpias ao clie nte. Por qu? Descobriram o porqu da no-conformidade?

EXERCCIO V Preencha as lacunas com o PORQUE adequado: 1. As pessoas trabalham em equipe.............................. podem re alizar mais em conjunto do que isoladamente. 2. .............................. voc agiu daquela forma? 3. Entendemos as razes .............................. voc agiu daquela forma. 4. A briga aconteceu .............................. o juiz da partida parecia es tar alcoolizado. 5. Qualidade Total reduz custos .............................. racionaliza processos, diminui o desperdcio, elimina o retrabalho e acaba com a burocracia. 6. Voc no compareceu .............................. ? 7. Ningum sabe ainda o .......... .................... do terrvel acidente. 8. Nada saiu como planejamos, no sabemos ............................... 9. Eu no lhe telefonei .............................. no pude e voc no me telefonou ..............................? 10. No sabemos.............................. houve atraso na chegada da comitiva presidencial.

22

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro 2 MAL OU MAU? MAU = ADJETIVO REGRA 1. seu antnimo BOM . 2. varivel: possui a forma feminina M e o plural MAUS . MAL = SUBSTANTIVO REGRA 1. seu antnimo BEM . 2. varivel. Possui o plural MALES . EXEMPLO Esse um mal pelo qual no espervamos. (Esse um bem pelo qual no espervamos.) (Esses so males pelos quais no espervamos.) EXEMPLO Ele mau redator. (Ele bom redator. ) (Ela m redatora. ) (Eles so maus redatores.)

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

MAL = ADVRBIO REGRA 1. Seu antnimo BEM. 2. invarivel. No possui plural nem feminino. MAL = CONJUNO REGRA EXEMPLO 1. sinnimo de LOGO QUE . Mal comeou a falar, foi interrompido. 2. invarivel, no possui PLURAL nem (Logo que comeou a falar, foi interrompido.) FEMININO; Mal comearam a falar ... EXEMPLO O objetivo est mal redigido. (O objetivo est bem redigido.) (Os objetivos esto mal redigidos.)

EXERCCIO VI
COMPLETE COM MAU OU MAL: 1. Ele foi ................. informado sobre o resultado dos exames. 2. Uma redao .......... escrita pode ser apenas o resultado de um ............... planejamento. 3. H pessoas que tm o .............................. costume de fazer .............................. juzo de pessoas que .............................. conhecem. 4. O .................... tempo impediu a decolagem. 5. .................. chegou ao aeroporto e o passageiro sentiu -se ................... 23

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro 6. Sua apresentao estava .............................. estruturada. 7. O time jogou .............................. mas venceu o campeonato. 8. Passei .............................. durante o dia por ter dormido .............................. noite. 9. .............................. podamos crer naquilo que vamos. 10. Todo o ...... ........................ do Brasil que a poltica uma profisso, mas os polticos no so profissionais. (Pe. Jlio Maria)

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

3. H OU A? H = VERBO REGRA PRTICA EXEMPLO 1. Pode ser substitudo por FAZ. H (faz) seis meses, o setor de Treinamento Usado sempre para tempo passado; recebeu uma nova estagiria. 2. Pode ser substitudo por EXISTE Na organizao, h (=existem) procedimentos OU EXISTEM . para identificar o potencial e atender a acidentes e situaes de emergncia.

A = AR TIGO FEMININO/ PREPOSIO/PRONOME OBLQUO REGRA 1. Acompanha nomes femininos EXEMPLO A alta administrao deve analisar o sistema de gesto ambiental. (Artigo) 2. Estabelece relao entre dois termos O acidente ocorreu a dois quilmetros da base. na frase. (Preposio = relao de distncia) O avio deixar o aeroporto daqui a dez minutos. (Preposio = tempo futuro) 3. Equivale ao pronome ela. O pessoal responsvel pela implementao da poltica ambiental a orientou adequadamente.

EXERCCIO VII Agora preen cha as lacunas com A ou H: 1. O interesse pela Melhoria da Qualidade (MQ) tem crescido regularmente ............ alguns anos. 2. Respeite quem vem trabalhando ............ meses para elaborar a rotina. 3. Nosso programa iniciou ............ pouco. 4. O programa iniciar daqui ............ pouco. 5. Agora ............ pouco, ocorreu um acidente na Dutra. 6. ............ poucas chances de fecharmos o negcio. 7. Daqui ............ poucos dias fecharemos o negcio. 8. O sinal soou ............ alguns minutos. 9. Estou esperando ............ dias a entrega da encomenda! 10. ............ dois homens suspeitos, ............ dez minutos , conversando no estacionamento. 11. O acidente ocorreu ............ alguns metros daqui, ............ uns vinte minutos. 24

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro 12. .......... seis anos, o programa 5 S foi implantado na empresa.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

4. ONDE OU AONDE? SIGNIFICADO EXEMPLO 1. AONDE equivale a para onde e Aonde levaram o equipamento? ( Para onde usado com verbos de movimento. levaram o equipamento?) 2. ONDE usado com verbos que no Onde est o grupo de trabalho? indicam movimento. OBS.: Somente use o pronome relativo onde (sinnimo de no qual, em que) depois de palavras que indicam lugar. Veja: Certo: Esta a sala onde realizamos nossas reunies de departamento. ( = na qual, em que) Certo: Esse o momento em que todos se dirigem para o restaurante. Errado: Esse o momento onde todos se dirigem para o restaurante. 5. SENO OU SE NO? SIGNIFICADO 1. SENO = caso contrrio 2. SENO = defeito 3. SE NO = Caso no EXEMPLO Venha logo seno iniciaremos os trabalhos sem voc. No havia um seno no Manual? Se no chegar em cinco minutos, cancelaremos a reunio. ( Caso no chegue...

6. AO INVS DE OU EM VEZ DE? SIGNIFICADO 1. Em vez de = no lugar de EXEMPLO Em vez de terminar o trabalho, ficou conversando na internet. 2. Ao invs de = ao contrrio Ao invs de subir, como todos esperavam, o dlar caiu. de ( necessrio que haja idia de contrariedade) 7. IR AO ENCONTRO DE OU IR DE ENCONTRO A? SIGNIFICADO 1. IR AO ENCONTRO DE = estar a favor 2. IR DE ENCONTRO A = ir contra 8. DIA-A-DIA OU DIA A DIA? 25 EXEMPLO Felizmente, esses so valores que vo ao encontro da filosofia da empresa. Suas atitudes iam de encontro filosofia da empresa: foi demitido.

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro SIGNIFICADO DIA-A-DIA = cotidiano EXEMPLO O dia-a-dia em nosso departamento sempre foi muito calmo Dia a dia, aumentavam nossas responsabilidades.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

1.

2. DIA A DIA = dia aps dia

9. AGENTE, A GENTE OU H GENTE? SIGNIFICADO 1. AGENTE = aquele que age 2. A GENTE = ns ( no coloquial) 3. H GENTE = existem pessoas H gente com vida sob os escombros. EXERCCIO VIII Escolha a forma correta: 1. A aeronave decolou .............. alguns minutos. ( h, a ou ?) 2. Cabe ao Comandante informar aos comissrios quando da ........................... de turbulncias e aps a fase, para que interrompam o servio de bordo. (eminncia ou iminncia?) 3. O avio deveria decolar s 16h45min, .................. as ................... condies do tempo no permitiram. ( mas, mais ou ms?) 4. O pacote turstico inclui translado e ............................ em hotel de classe turstica. (estadia ou estada?) 5. ............................ as recomendaes quanto aos cuidados com o uniforme. Esperamos que no aconteam casos de desateno. ( ratificamos ou retificamos?) 6. O passageiro foi acometido por um ....... sbito. (mau ou mal?) 7. Nosso colega foi acometido por um ....... sbito. (mau ou mal?) 8. O nibus partiu .............. alguns minutos. ( h, a ou ?) 9. A .............................. de um acidente deixou a todos preocupados. ( eminncia ou iminncia?) 10. ............................ as recomendaes quanto aos cuidados com o uniforme. Era necessria essa confirmao. (ratificamos ou retificamos?) 11. Deveramos partir s 16h45min, .................. as ................... condies do tempo no permitiram. ( mas, mais ou ms?) 12. A ......................... da aeronave ficou avariada. (cauda ou calda?) 13. Na cabine de comando ............. dois ................. .... para os tripulantes tcnicos e dois para os tripulantes extras. ( h, a ou ?) ( acentos ou assentos?) 14. O Centro possui um aeroporto com pista de 2.600 metros de ............................ (cumprimento ou comprimento?) 15. Foram feitos investimentos .. ........................ na construo do aeroporto internacional. ( vultosos ou vultuosos?) EXEMPLO O agente secreto foi preso. Dia a dia, a responsabilidades. gente recebia nossas

26

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
PONTUAO
A VRGULA ENTRE OS TERMOS DA ORAO

O uso da vrgula geralmente desnecessrio se a orao est na ORDEM DIRETA. Veja:


Todas as Normas sujeito tero verbo a designao do ano com quatro algarismos complemento verbal a partir do ano 2000. adjunto adverbial

PORM: Quando essa ordem quebrada por inverses ou intercalaes, a vrgula marcar essa quebra. Veja : A partir do ano 2000 , todas as Normas tero a designao do ano com quatro algarismos.
adjunto adverbial sujeito verbo complemento verbal

Todas as Normas sujeito

tero, verbo

a partir do ano 2000 , a designao do ano com quatro algarismos adjunto adverbial complemento verbal

Observe-se que a vrgula foi usada para marcar a inverso ou a intercalao do adjunto adverbial.

PORTANTO, NUNCA USE VRGULA QUE SEPARE O SUJEITO DO VERBO OU O VERBO DO SEU COMPLEMENTO.

Veja:
sujeito verbo

Os verbos empregados ao longo do texto de uma norma devem estar no presente do indicativo ou no infinitivo, no caso da descrio de etapas de um ensaio.

USE VRGULA PARA SEPARAR ELEMENTOS INTRUSOS COLOCADOS ENTRE O SUJEITO E O VERBO OU O VER BO E SEU COMPLEMENTO.

27

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro Veja: Todas as normas , desde a fase de projeto , devem ser identificadas pela letra N.
sujeito verbo

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

EXERCCIO I Use vrgula quando for necessrio. Antes, encontre o sujeito e grife -o: 1. Em sua essncia o ser humano quer desafios e aprimoramentos pessoais e profissionais. 2. O comandante poder se necessrio adiar ou suspender a partida da aeronave. 3. O novo cenrio econmico mundial e a crescente conscientizao do povo brasileiro tm motivado nossas organizaes a reverem seu papel diante dos seus clientes e da sociedade em geral. (Costa, R.M.C.) 4. Organizaes de sucesso so em geral as que apresentam uma firme disposio para agir. 5. A comisso procedeu ao levantamento de dados em uma segunda etapa. 6. Em uma segunda etapa a comisso procedeu ao levantamento de dados 7. No dia 20 de julho de 1969 o homem deu os primeiros passos na Lua. 8. O homem no dia 20 de julho de 1969 deu os primeiros passos na Lua. 9. O Comit 5S nas suas reunies analisa e compara os dados contidos nos relatrios setoriais. 10.Ao longo do texto a palavra norma quando se referir prpria deve ser grafada com a inicial maiscula. 11.Na mudana de estrutura da organizao o sistema de comunicao interna deve merecer uma ateno especial. 12. Nas organizaes bem administradas o surgimento das lideranas estimulado sempre. 13.Em um ambiente de trabalho saudvel cada um procura ajudar o outro no aprimoramento pessoal e profissional. 14.A direo deve demonstrar a todo tempo o seu interesse no andamento do proc esso de qualidade que instalou na organizao. 15.As pessoas tm no seu ntimo um desejo fervoroso do melhorar a qualidade do trabalho que realizam. Ajude-as a concretizar esse desejo. 16.Muitas vezes os conflitos so gerados por problemas de m comunicao seja por linguagem inadequada seja por informaes ambguas e incompletas. 17.Contrariamente crendice popular as normas ISO 9000 foram desenvolvidas e publicadas em 1987 pela ISO e no pela Comunidade Europia. 18.No Brasil as normas ISO recebem o ttulo normativo NB - 9000 a 9004. 19.Sem um envolvimento em todos os nveis um programa de qualidade estar sujeito a no ser aprovado conforme a ISO 9000. OUTRAS REGRAS... Empregue vrgula para: isolar o vocativo ( chamamento); Ex. Senhor, no h realmente quaisquer e mpecilhos para a realizao da reunio. separar o aposto termo que explica o anterior; Ex.: A ISO, International Standard Organization , uma organizao internacional de padronizao com sede em Genebra na Sua. 28

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro destacar expresses explicativas, retificativas ou continuativas, tais como: ou melhor, por exemplo, isto , alis, ento, quer dizer, etc. Ex.: Dentro da alnea s podem ser usadas vrgulas, isto , a alnea s pode ter uma frase. Separar elementos dispostos em enumerao; Ex.: Relatrio a exposio objetiva de atividades , fatos, pesquisas inquritos e sindicncias .

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

cientficas ,

Aps as conjunes entretanto, todavia, no entanto, porm , portanto, alm disso iniciando frase. Ex.: No entanto , para que todo esse potencial possa ser bem aproveitado, empresas e pessoas precisam ser treinadas e desenvolvidas. (Cleide Costa) EXERCCIO II Coloque vrgulas nas frases abaixo, depois assinale -as com para uso obrigatrio para uso opcional

1. A utilizao da fraseologia padronizada visa dar maior preciso s mensagens no menor tempo, contribuindo assim para a segurana dos vos e descongestionamento das freqncias. (Porto, Maureen Leone) 2. A indstria aeronutica constituda de empresas de fabricao reviso reparo e manuteno de produto aeronutico ou relativo proteo ao vo depende de registro e de homologao. 3. Na rea nacional os idiomas utilizados sero o portugus e o ingls que o idioma internacional para o trfego areo. 4. Deve-se por exemplo manter a bagagem corretamente identificada e de preferencia trancada conservando-a sob seus cuidados sempre. 5. Enviaremos podem ter certeza o documento em anexo. 6. A partir de 16/806/98 o Aeroporto Internacional de Salvador mudou d e nome. Passou a ser denominado Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luiz Eduardo Magalhes. 7. Visando ao conforto do passageiro a temperatura a bordo mantida em 24 0C com variao de mais ou menos dois graus dependendo da necessidade. 8. Senhores tripulantes dirijam-se aos seus postos. 9. Hipxia que a baixa de oxignio no organismo existe em diversos nveis com diferentes classificaes. Pode ter relao com problemas fsicos anemia obstruo de vias areas intoxicao e baixa de presso atmosfrica. 10. Os sintomas da hipxia hipobrica so falta de ar confuso mental ofuscamento da viso perda da percepo e do julgamento dores de cabea cianose. 11. Para combater a hipxia utiliza -se oxigenao complementar atravs de mscaras e a descida da aeronave a um nvel de altitude em que o O 2 menos rarefeito. 12. Em paralelo s medidas recomendadas s empresas e seus representantes legais a fim de coibir o trfico de drogas nas aeronaves seja na cabine seja nos compartimentos de carga h importantes procedimentos que devem ser observados para a prpria segurana. 13. Faa uma chamada inicial quando iniciar as comunicaes com um rgo ATS 3 e quando tiver dvidas de que o controlador est pronto para receber sua mensagem.
3

Expresso genrica que se aplica, segundo o caso, a um rgo de controle de trfego areo ou a um rgo de informao

29

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro 14. Quando iniciar as comunicaes com um rgo ATS e quando tiver dvidas de que o controlador est pronto para receber sua mensagem faa uma chamada inicial. 15. Quando houver necessidade de soletrar nomes prprios abreviaturas e palavras de pronncia duvidosa assim como para se referir ao indicativo de chamada de sua aeronave o piloto dever utilizar o alfabeto fontico internacional. . (Porto, M. L.) 16. O ICAO organizao da Aviao Civil Internacional um organismo tcnico filiado ONU sediado em Montreal que se incumbe da regulamentao intergovername ntal das atividades da aviao comercial e assuntos tcnicos referentes aviao. 17. O transponder um transmissor receptor de radar secundrio de bordo que recebe sinais de rdio com interrogadores de solo e responde seletivamente com um pulso ou um grupo de pulso somente quelas interrogaes realizadas no MODO e CDIGO para os quais estiver ajustado. Assim por exemplo uma aeronave voando num espao areo com cobertura radar secundrio com o cdigo transponder acionado nos modo A e C ter o seu alvo na tela radar do rgo ATS, correlacionado ao indicativo de chamada com informaes de altitude e velocidade. (Porto, M. L.) 18. "Take-off data" uma mensagem que contm as informaes necessrias para a decolagem. 19. Gerncia de Trfego Areo a administrao d e toda a movimentao dos avies de sada e chegada nos aeroportos , e de vo em todas as rotas mantendo sempre as melhores condies possveis para o fluxo seguro e ordenado do trfego com mxima eficincia. 20. artigo 169 afirma que quando julgar segura na do vo o comandante sob sua responsabilidade poder adiar ou suspender a partida da aeronave. 21. A fim de facilitar o embarque importante no permitir a troca de assentos dos passageiros em trnsito.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

A VRGULA ENTRE AS ORAES Usa-se vrgula para: separar as oraes subordinadas adverbiais, sobretudo quando vm antes da principal. Ex.: A NBR ISO 14001 estabelece procedimentos para planejar e executar uma auditoria em SGA, a O. Subord. fim de determinar sua conformidade com os critrios de auditoria do S GA.
Adverbial

O. Subord. Adverbial

A fim de determinar sua conformidade com os critrios de auditoria do SGA, a NBR ISO 14001 estabelece procedimentos para planejar e executar uma auditoria em SGA . separar oraes reduzidas.
Or. reduzida

Ex.: Dado o sinal , todos deixaram seus locais de trabalho. ( = Quando deu o sinal) A auditoria verifica e registra se os processos esto de acordo com os procedimentos estabelecidos, apontando os erros , quando necessrio.
Or. reduzida

pr-

de vo.

30

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro separar as oraes intercaladas: Ex.: Outra medida importante para se obter homogeneidade na descrio de processos, afirmou o especialista , estabelecer um consenso na equipe. Isolar as oraes adjetivas explicativas: Ex.: As reivindicaes, que so justas , sero atendidas. (todas so justas) Observe porm que, se a orao for restritiva as vrgulas no sero usadas. As reivindicaes que so justas sero atendidas. (S as que so justas)

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

EXERCCIO III Assinale as frases mal pontuadas: ( ) Toda nova atividade humana que cria interesses e gera contr ovrsias deve ter sua regulamentao jurdica eqitativa e racional, sob pena de confuso e anarquia. ( ) O Direito Espacial Internacional (DEI), que o ramo do Direito Internacional Pblico que regula as atividades dos Estados, de suas empresas p blicas e privadas, bem como das organizaes internacionais intergovernamentais, na explorao e uso do espao exterior, estabelece o regime jurdico do espao exterior e dos corpos celestes. ( ) O principal documento do DEI, que mais conhecido como o Tratado do Espao, intitula -se Tratado sobre Princpios Reguladores das Atividades dos Estados na Explorao e Uso do Espao Csmico, inclusive a Lua e demais Co rpos Celestes foi assinado e entrou em vigor em 1967. ( ) As naes do terceiro mundo, cujas economias esto constantemente enfrentando problemas, deveriam solidarizar-se. ( ) Os homens que conhecem a si mesmos entendem melhor os outros homens. ( ) Os homens, que buscam sempre conhecer a si mesmos, pouco sabem sobre o ser humano. ( ) O homem que um ser social tem sido isolado pela ambio. ( ) Os livros que so pouco valorizados pelos homens contm, muitas vezes, importantes solues para os problemas humanos.

EXERCCIO IV Qual a diferena de sentido entre os perodos abaixo? 1. As reivindicaes dos trabalhadores que so justas sero atendidas. As reivindicaes dos trabalhadores, que so justas, sero atendidas. 2. O maquinrio que novo est com problema . O maquinrio, que novo, est com problema .

31

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro OBSERVE O USO DOS DOIS PONTOS EM ENUMERAES: Para o xito de um programa de qualidade, so essenciais trs elementos : um sistema de instrues escritas que definam como cada atividade na organizao deve ser realizada; a integridade pessoal dos elementos respons veis pela tarefa de fazer o sistema funcionar; uma equipe de gerncia que acredite que o zero defeitos constitui o nico padro vivel de desempenho.
(Turnball, D.M. adaptado)

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

A tecnologia dominada por dois tipos de pessoas: as que entendem o que no fa zem; as que fazem o que no entendem . SOBRE O PONTO ... USE: 1. Como sinal divisrio em nmeros. 2.Em indicativos na numerao de partes de um documentos e em codificaes em geral. NO USE: 1. na escrita indicativa de ano. 2. em datas abreviadas. Prefira o hfen. EXEMPLO temperatura de 18.6 graus... 4.1 5.2.1 EXEMPLO Ex.: 1998 e no 1.998 Ex.: So Jos dos Campos, 13 -9-1998.

Ateno: Se o ponto final coincidir com com o ponto abreviativo, apenas um deles usado. Aps etc., no se usam reticncias (etc...)

PRONOMES

Assinale as formas corretas: A) Eu ou mim ( ) Ningum ir sem eu. ( ) Ningum ir sem mim . ( ) O livro para mim ler. ( ) o livro para eu ler. 32

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro B) Pronomes demonstrativos: Isto, Esta , Este - emissor = perto de quem fala (me, mim, comigo - expresses que revelam proximidade ou tempo presente) Isso, Essa, Esse - receptor = perto de quem ouve (te, ti, contigo, voc, vocs - revelam tempo passado ou proximidade com o receptor). Aquilo/a, Aquele/a - longe do emissor e do receptor. (devem ser usados com expresses ou palavras que indiquem lugar). Isto aqui a ltima novidade em propaganda. (emissor) Esse o resultado do seu teste. (para o receptor) Aquela sala l a de reunies? (longe do emissor e re ceptor) D) Pronomes de tratamento - precedidos de vossa quando nos dirigimos diretamente pessoa representada pelo pronome. precedidos de sua quando falamos dessa pessoa. Ao encontrar o governador, perguntou -lhe: - Vossa Excelncia j aprovou os projetos? Sua Excelncia, o governador, disse que j aprovou os projetos. Veja a seguir alguns desses pronomes: PRONOME Vossa Eminncia Vossa Excelncia Vossa Magnificncia vossa Reverendssima Vossa Santidade Vossa Senhoria ABREVIATURA V.Ema. V.Exa. V.Maga. V.Revma. V.S. V.Sa. EMPREGO Cardeais altas autoridades em geral reitores de universidades sacerdotes em geral Papa funcionrios graduados

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

so tambm pronomes de tratamento: o senhor, a senhora, voc, vocs.

CONOSCO, CONVOSCO - Essas formas oblquas podem ser substitudas, respectivamente, por "com ns" e "com vs", quando seguidas de palavras que reforcem como: prprios, mesmos, todos, outros, ambos, ou qualquer numeral. 33

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro Ex.: O diretor falar conosco. O diretor falar com ns dois. Observe o quadro: FORMAS VERBAIS TERMINADAS EM: R S Z M O E VARIANTES DOS PRONOMES O/A/OS/AS lo, la los, las no, na nos, nas

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

EXEMPLOS faz(r)-la qui(s)-lo fi(z)-lo Fazem-nas Do-nas pe-nas

EXERCCIO I Qual a forma correta? 1. ................... relatrio que voc tem nas mos est perfeito. ( este, esse ou aquele) 2. .................. erro, aqui no cardpio, precisa ser corrigido. ( este, esse ou aquele) 3. As certides, ............. incluso foi decidida em reunio, esto sobre a sua mesa. ( cuja ou em cuja) 4. A sala ..................... mesa encontram -se os papis, est trancada. ( cuja ou em cuja) 5. Deixaram tudo para .................... fazer. Sem ............... este projeto no sairia do papel. ( eu ou mim) 6. Vossa Excelncia e ................... esp osa compareceram ao coquetel. ( sua ou vossa) 7. Eu ............. vi mas no .............. paguei o que devia. ( lhe ou o) 8. Quero agradecer-......... por sua colaborao. ( lhe ou te)

EXERCCIO II Preencha com o que falta: 1. Aquela senhora, ..................... marido advogado, conhece o mundo todo. 2. Confessou-se culpado ao amigo, perante .......................... chorou. 3. Esse um momento ......................... todos devero se pronunciar. 4. A linguagem especial, .................... emprego se ope o uso da comunidade, constitui um meio ................ os indivduos de determinado grupo dispem para satisfazer o desejo de auto -afirmao. 5. O controle biolgico de pragas, .................. o texto faz referncia, certamente o mais eficiente e adequado recurso ................, os lavradores dispem para proteger a lavoura sem prejudicar o solo. 6. Devemos ler os livros .............................. pginas h lies de vida. 7. Observemos as aes ......................... podemos nos orgulhar. 8. Essa uma afirmao .............................. ningum pode duvidar. 9. O relatrio ...................... lhe falei est sobre a mesa. EXERCCIO III Complete as frases abaixo: 34

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro 1. O QAV (Querosene de Aviao) com que _____________________________________ _________________________________________________________________________ 2. No interior dos hangares em que ____________________________________________ _________________________________________________________________________ 3. O Aeroporto Internacional Guararapes, em Recife, que ___________________________ _________________________________________________________________________ 4. O instrutor cujo parecer ___________________________________________________ ___________________________________________________________ _____________

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

COLOCAO PRONOMINAL
Coloque o pronome depois do verbo se: 1. o verbo iniciar a frase; 2. a frase for imperativa afirmativa; 3. o verbo estiver no gerndio; 4. o verbo estiver no infinitivo impessoal.

Ex.: Do-se aulas particulares aqui. Ex.: Desejem-me boas frias. Ex.: Saiu, deixando-nos por instantes. Ex.: Era necessrio ajudar-te.

Coloque o pronome no meio do verbo se esse verbo estiver: 1. no futuro do presente; Ex.: Expedir-se-o os mandados de segurana. 2. no futuro do pretrito. Ex.: Expedir-se-iam os mandados de segurana. Coloque o pronome antes do verbo se houver palavras atrativas, tais como: 1. palavra negativa; Ex.: No nos habitaremos a isso. 2. advrbios; Ex.: Sempre o prevenimos dos privilgios de l. 3. pronomes demonstrativos; Ex.: Isto me pertence. 4. pronomes indefinidos; Ex.: Algum me informou os verdadeiros motivos. 5. pronomes relativos; Ex.: O lugar onde nos encontraremos este. 6. conjunes subordinativas; Ex.: Ele interveio quando lhe pedimos ajuda. 7. gerndio precedido de preposio. Ex.: Em se tratando desse prefeito, tudo possvel.

EXERCCIO IV Reescreva as frases abaixo, corrigindo -as se o pronome estiver mal colocado: 1. Me traga um novo formulrio, por gentileza. 2. No diga-lhe nada, por enquanto. 3. O chamem agora para que possamos conversar. 4. Nunca lhe disse para vir at minha sala. 35

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro 5. Este o supervisor que pediu -lhe um relatrio detalhado sobre o acidente. 6. Em tratando-se deste trabalho, prefiro eu mesmo faz -lo. 7. Me informaram as causas de sua demisso. 8. Custa-me entender isso! 9. Jamais enganar-te-ia. 10. Aquilo convenceu-me definitivamente. 11. Devolveriam-te rapidamente os teus documentos. 12.Senhores funcionrios, se dirijam ao auditrio. 13. Era importantssimo te ajudar. 14. Devolver-te-o os documentos. 15. No compreendi os motivos que alegou -nos.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

REGNCIA VERBAL

A regncia verbal estuda a relao que se estabelece entre o verbo e seu complemento. Veja: A Norma contm conceitos bsicos sobre Sistema de Gesto ( sem preposio)
verbo complemento

O desempenho agradou
verbo

ao cliente interno. (com preposio)


complemento

Algumas vezes, usar uma preposio em lugar de outra ou no us -la pode resultar em mudana no sentido do verbo. Veja a diferena entre: agradar o cliente ( sem preposio) = fazer agrado agradar ao cliente (com preposio a) = satisfazer, aprazer (Agradar o chefe diferente de agradar ao chefe, no?) lavar a mquina ( sem preposio) = o que foi lavado lavar mquina ( com preposio a) = como foi lavado 36

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro Tomar parte na reunio (com preposio em) = participar dela tomar parte da reunio (com preposio de) = usar um tempo dela sentar mesa ( com preposio a) = prximo a ela sentar na mesa ( com preposio em) = sobre ela bater a mquina ( sem preposio) = dar pancada bater na mquina (com preposio em) = ir de encontro a bater maquina ( com preposio a) = datilografar

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

A) Outros verbos que apresentam mais de uma regncia com mudana de sentido: VERBO / SENTIDO ASPIRAR 1. inspirar 2. almejar ASSISTIR 1. prestar assistncia 2. presenciar, ver 3. caber, pertencer 4. morar PROCEDER 1. ter fundamento 2. vir de 3. executar 4. agir VISAR 1. dar visto 2. ter em vista PRECISAR 1. indicar com preciso 2. ter necessidade DISPOR 1. colocar em ordem 2. ter disposio CUSTAR 1. ser difcil REGNCIA 1. sem preposio 2. com A 1. sem preposio 2. com A 3. com A 4. com EM EXEMPLO 1. Todos aspiram o ar poludo. 2. Ele aspira a um cargo mais elevado. 1. O Setor Mdico assiste os funcionrios. 2. Assistiram a um bom filme no Centro de Treinamento. 3. um direito que assiste a todos. 4. Assistiam em Campos do Jordo. 1. Essa regra no procede. 2. Estes resultados procedem de seu departamento. 3. Procedero s investigaes. 4. Procederam bem durante a auditoria. 1. O funcionrio visou o cheque. 2. Visamos a um s bem: a felicidade do nosso povo. 1. No souberam precisar a hora do acidente. 2. Precisaremos de sua colaborao. 1. Dispuseram os livros na estante. 2. Dispunham de vultosa quantia para a realizao do evento. 1. Custou ao operrio entender o problema. 37

1. sem complemento 2. com DE 3. com A 4. sem preposio 1. sem preposio 2. com A

1. sem preposio 2. com DE 1. sem preposio 2. com DE

1. com A

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro 2. acarretar 2. um sem, outro com preposio A 2. A falta de emprego custa sacrifcio ao povo.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

Outras vezes, a mudana de regncia diferencia a forma culta de se exp ressar da coloquial. Veja estes casos: Coloquial : Encomendaram o equipamento que tanto precisavam. (sem preposio) Culto: Encomendaram o equipamento de que tanto precisavam. (com preposio)

B. Outros verbos que apresentam desacordo de regnci a entre o registro culto e o coloquial: VERBO CHEGAR RESIDIR (E MORAR) IMPLICAR OBEDECER PREFERIR IR SER ARRASAR HABITUAR-SE AGRADECER PREPOSIO 1. Culto 2. Coloquial C. Culto 2. Coloquial C. Culto 2. Coloquial C. Culto 2. Coloquial C. Culto 2. Coloquial C. Culto 2. Coloquial 1. Culto 2. Coloquial C. Culto 2. Coloquial C. Culto 2. Coloquial 1. Culto 2. Coloquial EXEMPLO 1. A ambulncia chegou ao local. 2. A ambulncia chegou no local. C. O assessor reside na Rua das Flores. 2. O assessor reside Rua das Flores. 1. Criatividade implica mudana. 2. Criatividade implica em mudana. 1. Obedea aos sinais de trnsito. 2. Obedea os sinais de trnsito. 1. Preferiu trabalhar a estudar. 2. Preferiu trabalhar do que estudar. 1. O presidente ir ao sindicato hoje. 2. O presidente ir no sindicato hoje. 1. Somos trinta nesta equipe. 2. Somos em trinta nesta equipe. 1. A bomba arrasou o edifcio. 2. A bomba arrasou com o edifcio. 1. Ele se habituou nova rotina. 2. Ele se habituou com a nova rotina. C. Agradeceu ao colega pela colaborao. 2. Agradeceu ao colega a colaborao.

H ainda um terceiro grupo de verbos que admitem mais de uma regncia, sem que, entretanto, haja mudana de sentido. Veja: responder o questionrio ( algo ) responder ao telegrama (a algo) responder-lhe que no tinha certeza (algo a algum)
(= a ele)

C) Outros verbos que admitem mais de uma regncia sem mudana de sentido: 38

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro VERBOS AVISAR
(CERTIFICAR E CIENTIFICAR )

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
COMPLEMENTOS EXEMPLOS 1. algo a algum 1. Avise-lhe que chegamos 2. algum de algo 1. algo a algum 2. algum de algo 2. Avise-o de que chegamos. 1. O jornal informava as fraudes ao povo O jornal informava -lhe as fraudes. 3. Informava o povo das fraudes. Informava -o das fraudes. 1. Esqueci -me dos documentos 2. Esqueci os documentos. 1. Ele lembrou -se de tudo. 2. Ele lembrou tudo. 1. Atendi ao telefone 2. Atendi o cliente. 3. Atendi ao cliente. 1. Dignou-se de expedir as ordens. 2. Dignou -se expedir as ordens. 1. Pagou a conta da luz. 2. Pagou ao cobrador. 3. Pagou a conta ao cobrador. 1. A prefeitura perdoou a dvida dos inadimplentes. 2. A prefeitura perdoou os inadimplentes. 3. A prefeitura perdoou a dvida aos inadimplentes. 1. Cumpriremos nossa palavra. 2. Cumpriremos com nossa palavra. 1. O analista presidir o Congresso. 2. O analista presidir ao Congresso. 1. Procuraram uma Instruo de Trabalho. 2. Procuraram por uma Instruo de trabalho.

INFORMAR

ESQUECER LEMBRAR ATENDER

DIGNAR-SE PAGAR

PERDOAR

1. se de algo 2. algo 1. se de algo 2. algo 1. a algo 2. algum 3. a algum 1. de algo 2. algo 1. algo 2. a algum 3. Algo a algum. 1. algo 2. algum 3. algo a algum

CUMPRIR PRESIDIR PROCURAR

1. Algo 2. Com algo 1. algo 2. a algo 1. Algo 2. Por algo

EXERCCIO I Corrija os erros contra a regncia que encontrar: 1. Os benefcios potenciais associados a um SGA ( Sistema de Gesto Ambiental) incluem (...) reduzir acidentes que impliquem responsabilidade civil. (NBR ISO 14004) 2. Os programas de normalizao e padronizao chegam na empresa para consolidar seu know how. 3. As inspees so realizadas visando a correo e/ou aceitao do produto. 4. A empresa que melhor compreender e primeiro atender as necessidades de seus clientes, obter vantagem competitiva em relao a seus concorrentes. 39

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro 5. Ao atender os requisitos estabelecidos pela norma, a empresa est organiza ndo seus processos e atividades, transmitindo aos clientes a confiana que suas necessidades sero atendidas. 6. Um manual da qualidade consiste de procedimentos documentados do sistema da qualidade. 7. O sistema de normas deve obedecer a um esquema padronizado e sistemtico, constituindo uma conjunto compacto, que facilite a consulta, a leitura e a guarda. 8. O sistema de gesto pela Qualidade Total, como proposto pelos japoneses, visa a transformar as organizaes em um formigueiro competente e dedicado onde ca da pessoa, sentindo-se feliz em seu local de trabalho, usa de to o seu potencial mental para o benefcio da sociedade, garantindo assim a sobrevivncia da empresa. ( Falconi, V.) 9. Os registros atendem os mnimos do padro ISO? 10.Um profissional valioso para a organizao aquele que tem desejo de servir s pessoas, ouvindoas e ajudando-as no seu desenvolvimento. 11. Se voc no quer tomar parte nas decises de mudana na organizao, prepare -se para ajustar-se a elas. 12.Nem toda mudana implica gastos. 13.Nem todo trabalho em equipe resulta em melhoria de qualidade, mas toda melhoria provm do trabalho em equipe. 14.O livro lhe ajudar a identificar os pontos especficos que impedem o seu funcionamento. 15.Prefiro ficar hoje at mais tarde do que vir trabalhar no sbado, pois moro Rua Almirante Barroso, que fica muito longe daqui. 16.As mudanas levaram utilizao de um novo indicador de produtividade. 17.Isso se refere aos objetivos que uma organizao deve ter em relao Qualidade. 18.A cultura influi diretamente na produtividade e na competitividade da organizao, sendo fator determinante na sua sobrevivncia. Observao conveniente usar o pronome lhe como complemento de verbos que exigem complemento com preposio. Assim teremos: Enviou para o chefe do departamento o relatrio = Enviou-lhe o relatrio. Porm: Encontrou o chefe do departamento no restaurante. = Encontrou-o no restaurante. EXERCCIO II Assinale as frases em que o pronome foi usado adequadamente: ( ) O livro lhe ajudar a identificar os pontos especf icos que impedem o funcionamento. ( ) O livro o ajudar a identificar os pontos especficos que impedem o funcionamento. ( ) Demonstrou-lhes a importncia da conformidade com os requisitos da Norma. ( ) Demonstrou-os a importncia da conformidade com os requisitos da Norma. ( ) Assegurou-lhe que a certificao por uma organizao externa era importante. ( ) Assegurou-lhe de que a certificao por uma organizao externa era importante. 40

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro ( ) Mostrou-lhe o campo de aplicao claramente ide ntificado. ( ) Mostrou-o o campo de aplicao claramente identificado. ( ) Informou-lhes os resultados da auditoria. ( ) Informou-lhes dos resultados da auditoria.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

2. Deve-se evitar unir dois verbos de regncias diferentes com um mesmo comple mento. Assim, temos: Correto: A auditoria verificou e informou a no-conformidade. verificou a no-conformidade. e informou a no-conformidade. Incorreto : Verifica e se certifica de que o padro de Qualidade foi alcanado. Verifica de que o padro de Qualidade foi alcanado ( ? ) e certifica-se de que o padro de Qualidade foi alcanado.

EXERCCIO IV Assinale as frases em que h, inadequadamente, a unio de verbos com regncias diferentes: ( ( ( ( ) A empresa que melhor compreender e primeiro atender s necessidades de seus clientes obter vantagem competitiva em relao a seus concorrentes. ) necessrio estabelecer , documentar , implementar e comunicar a todos os empregados a poltica ambiental. ) A empresa precisa e realiza a inspeo de recebimento dos materiais, matrias -primas e equipamentos, controlando a sua documentao de compra. ) Desenvolve e implementa o Sistema da Qualidade para alcanar os objetivos determinados pela poltica da Empresa e suas Normas. ) Para estimular a participao, demonstre que voc precisa e conta com a participao de seus colaboradores. Alm disso, elogie um trabalho bem feito, estimule as atividades em equipe e esteja sempre aberto ao dilogo.

( ) A implantao do Sistema de Qualidade reduz ou acaba com as perdas operacionais. (

TEXTOS PARA ANLISE

41

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro Texto 1: A CPI adverte: preo de remdio faz mal sade Os laboratrios cometem aqui o que no cometem l

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

Os fabricantes de armas usam a desculpa de que as vendem para a defesa da vida e no para a morte; os narcotraficantes alegam que compra seu produto quem quer, ningum o obriga. So pretextos no mnimo cnicos, embora se possa ao menos discuti -los. Mas e a mfia dos medic amentos, esses laboratrios e essas farmcias que cartelizam preos, fazem propaganda enganosa, falsificam remdios e empurram pelo corpo do paciente o que querem, no o que ele precisa - qual o libi deles? Deixar uma pessoa morrer por no poder pagar preos exorbitantes e abusivos ou impingir uma substncia inqua como se fosse um medicamento deveria ser to criminoso quanto vender drogas - ou pior, porque o traficante ainda enfrenta o risco da ilegalidade; os outros, no, fazem tudo impunemente, dentro da legalidade. Ao falar na CPI dos Medicamentos - no no botequim da esquina -, o presidente da Associao Brasileira de Redes de Farmcias e Drogarias (Abrafarma), Aparecido Camargo, confessou entre risos de deboche que as fa rmcias vendem normalmente produtos conhecidos como B.O.: "Bom para Otrio". Na gria marginal da bandidagem, otrio o oposto de bandido. Este vive daquele, em geral um cidado honrado. Trata -se, portanto, de uma linguagem apropriada para o representante das farmcias. Como disse o ministro Jos Serra, Camargo "conhece bem a malandragem porque faz parte dessa turma". O Ministrio da Sade resolveu mudar os fornecedores de 11 hospitais no Rio: trocou os laboratrios privados pel os oficiais. Na semana passada constatou que os preos cobrados pelos particulares eram em mdia 747% mais elevados. A economia em seis meses foi de mais de R$ 3 milhes. Em alguns casos, o aumento atingia 3.012%. Em So Paulo, os genricos chegaram no in cio da semana at 55% mais baratos em relao aos de marca. No s da tica humanitria, mas mesmo pela lgica do mercado, a distoro um acinte. No se est falando em moral, at porque nessa rea o produto est em falta, mas em abuso do poder econmico. O que esses laboratrios fazem e ganham aqui no ousam fazer l, na matriz. Em 12 anos, o faturamento deles cresceu seis vezes, sem que tivesse crescido o volume de vendas: s com aumento de preos. Se no cartel, no se sabe que nome tem. E tudo isso ocorre no quinto mercado de remdios do mundo, na oitava economia do Ocidente, no pas detentor de uma das mais ricas e variadas floras medicinais da Terra. "Eles fazem o que querem", denunciou o presidente da CPI, deputado Ne lson Marchezan. "Estavam esfolando descaradamente a populao." A populao j no tem muitas razes para confiana em geral, mas no poder acreditar nem no que receitado como cura um absurdo criminoso. A confisso do presidente da Abra farma teve o mrito de revelar ao pas que, se existem remdios B.O., existem tambm laboratrios BB: bom para bandido. Quebra do sigilo fiscal, rigorosa devassa na contabilidade das empresas, tudo deve realmente ser feito para que a CPI no termine em pizza. Em seguida, se no se puder mandar para a cadeia a mfia dos remdios, coisa improvvel no pas, que pelo menos se mande para a ilegalidade.

TEXTO 2: DECLARAO DOS DIREITOS DA CRIANA 20 de novembro de 1959 42

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro Prembulo VISTO que os povos da Naes Unidas, na Carta, reafirmaram sua fe nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano, e resolveram promover o progresso social e melhores condies de vida dentro de uma liberdade mais ampla, VISTO que as Naes Unidas, na Declaraco Universal dos Direitos Humanos, proclamaram que todo homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades nela estabelecidos, sem distino de qualquer espcie, seja de raa, cor, sexo, lngua, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condio, VISTO que a criana, em decorrncia de sua imaturidade fisica e mental, precisa de proteo e cuidados especiais, inclusive proteo legal apropriada, antes e depois do nascimento, VISTO que a necessidade de tal proteo foi enunciada na Declarao dos Direitos da Criana em Genebra, de 1924, e reconhecida na Declarao Universal dos Direitos Humanos e nos estatutos das agncias especializadas e organiz aes internacionais interessadas no bem -estar da criana, Visto que a humanidade deve criana o melhor de seus esforos, ASSIM, A ASSEMBLIA GERAL PROCLAMA esta Declarao dos Direitos da Criana, visando que a criana tenha uma infncia feliz e possa gozar, em seu prprio benefcio e no da sociedade, os direitos e as liberdades aqui enunciados e apela a que os pais, os homens e as mulheres em sua qualidade de indivduos, e as organizaes voluntrias, as autoridades locais e os Governos nacionais reconh eam este direitos e se empenhem pela sua observncia mediante medidas legislativas e de outra natureza, progressivamente institudas, de conformidade com os seguintes princpios: PRINCPIO 1 - A criana gozar todos os direitos enunciados ne sta Declarao. Todas as crianas, absolutamente sem qualquer exceo, sero credoras destes direitos, sem distino ou discriminao por motivo de raa, cor, sexo, lngua, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza , nascimento ou qualquer outra condio, quer sua ou de sua famlia. PRINCPIO 2 - A criana gozar proteo especial e ser -lhe-o proporcionadas oportunidade e facilidades, por lei e por outros meios, a fim de lhe facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condies de liberdade e dignidade. Na instituio das leis visando este objetivo levar -se-o em conta sobretudo, os melhores interesses da criana. PRINCPIO 3 - Desde o nascimento, toda criana ter direito a um nome e a uma nacionalidade. PRINCPIO 4 - A criana gozar os benefcios da previdncia social. Ter direito a crescer e criar-se com sade; para isto, tanto criana como me, sero propor cionados cuidados e proteo especiais, inclusive adequados cuidados pr e ps -natais. A criana ter direito a alimentao, recreao e assistncia mdica adequadas. (...) TEXTO 3 - INTERNET, MENTE E SOCIEDADE A Internet chegou. Desde j, sria candidata a smbolo da passagem do sculo. Eta Brasil rico de contrastes: pouca gente tem telefone, computador e "modem, mas a rede est ai pra virar o jogo: cinco sculos em cinco anos e, na virada do milnio, quem sabe temos pinta de nao? Enquanto tem gente morrendo de diarria por falta de educao, j podemos mapear doenas raras via satlite. As massas excludas da histria podem ser libertadas pela informao: ou definitivamente sepultadas. Sem "modem" e sem endereo eletrnico, o que dizer do coitado que, antes excludo porque analfabeto, agora tem um fliperama ps -cultural frente sem ter passado pelo estgio da cultura tradicional? Que no seja clip -tecnolgico, efmero, que arrasa e aliena. Quem ante s era dominado 43

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro porque desconhecia, pode continuar dominado porque incapaz de escolher entre tanta informao que lhe chega. A Internet merece uma grande discusso: no porque seja uma revoluo tecnolgica, mas porque um smbolo amb guo. A memria antes estava no crebro e na circunstncia. A ela uniu -se a memria coletiva amplificada pelo chip e agora globalizada via satlite. A cincia supe que funes psquicas surjam da interao do crebro com o meio. Quando esse meio deixar de ser o vizinho e a igreja da praa, permitindo a cada um ter sua Notre Dame virtual, haver tambm uma outra mente. A liberdade de navegar pela rede e discutir qualquer frum pode emancipar os cidados. Se, no entanto, for o preldio de um tempo sem poltica, sem Estado e sem identidade histrica, ento a utopia emancipadora far o ideal voltar para trs. Pulverizar a conscincia biolgica, distribuindo -a pelo planeta, criar uma mente diversa da que conhecemos. A memria e a identidade, privadas e coletivas, exigiro novos conceitos. No se tente entender essa mente e seus desvios com a mesma psicologia intuitiva e sincrtica usada por alguns para explicar a atual. Uma nova cincia da mente, uma antropologia do novo home m e de suas relaes sociais e polticas devem analisar o tempo que est chegando. A conscincia virtual que brota da rede pode unir povos e credos. Porm, sem conceitos e valores claros, pode reunir, numa lista annima, psicopatia que, sem os limite s do tempo, do espao e do segredo, esfacele nosso ideal de civilizao, instaurando a barbrie "high -tech".
Henrique Schutzer Del Nero, mdico psiquiatra. Folha de S. Paulo, 30/5/95.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

TEXTO 4 - A TICA E O FAZER CIENTFICO E TECNOLGICO


Adolfo Moreno Vallcorba

No complexo cenrio mundial, configura -se o acelerado desenvolvimento da tecnologia e seus efeitos sobre a organizao interna de um pas e de suas relaes com o sistema internacional. Com seus avanos, em todos os campos do conhecimento humano, as novas tecnologias produzem reflexos imediatos sobre as sociedades e seus valores. A capacidade que cada pas ter de fazer -se representar no contexto do novo ordenamento mundial, estar implicitamente ligada sua potencialidade em gerar, absorver e a plicar tecnologias novas e mais avanadas. O binmio cincia/tecnologia est na base do que j se convencionou denominar "Terceira Revoluo Industrial". O sculo XXI ser moldado em suas feies e suas relaes pelos rpidos avanos nas tecnologias que respaldam-se na utilizao de energia, biotecnologia e informtica, caracterizando as estruturas mundiais de poder, em funo dos dinamismos de construo tecnolgica de cada pas. Tais feies j tm hoje fortes alinhavos a partir de vantagens comparativa s no mercado, representadas pelo domnio, adaptao e aplicao de novas tecnologias que em muito superam os condicionantes naturais (recursos minerais, solo, clima, etc.) e os custos de mo -de-obra. Assiste-se, ao domnio das tecnologias de ponta por par te dos pases desenvolvidos, aumentando o abismo existente entre pases hegemnicos e os pases emergentes (como o Brasil). Tal diferena configura-se em conseqncias perversas no campo poltico, econmico ou social para os pases que, por serem menos de senvolvidos, reforam esse hiato tecnolgico. As naes mais poderosas, no hesitam em assumir posies e atitudes, que muitas vezes no esto respaldadas na

44

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro tica, para fortalecerem sua posio em detrimento das naes mais pobres, s quais impem suas capacidades de deciso e ao. Temas polmicos como os discutidos na Rodada Uruguaia do GATT (biotecnologia, informtica, qumica fina, servios, propriedade intelectual, regulamentao restritiva sobre bens de alta tecnologia) devem ser atrelados, no ape nas aos interesses econmicos dos pases envolvidos. Tais temas necessitam de grandes reflexes no contexto da tica, na busca de um consenso sobre sua utilizao em benefcio do homem, qualquer que seja sua nacionalidade. As novas tecnologias constituem, uma infindvel fonte de poder que, em excesso ou insuficincia de concentrao, pode resultar em fonte de caos social. Desta forma, pode -se julgar o poder que se concentra em determinadas mos, face ao domnio das tecnologias? As respostas a tal questionam ento implicam em uma anlise profunda das normas de convivncia social, dos problemas referentes s relaes sociais responsveis e s percepes ticas do mundo poltico, sobretudo em suas configuraes no campo do conhecimento e da prxis. A reflexo tica tem presena implcita na agenda dos mega problemas da humanidade. A esto embutidos os valores, como os da responsabilidade e liberdade, a partir dos quais se colocam em jogo, nas relaes intra e entre naes, todas as instncias do poder e de suas conseqncias para o ser humano. TEXTO 5 - CRIATIVO QUEM PROVOCA MUDANAS "Ns vamos precisar de muita criatividade para enfrentar as turbulncias da economia". "Nosso pessoal de venda precisa ser mais "criativo". Estas e outras frases, ouvidas em noss os contatos com empresas de diversos setores, exemplificam a preocupao com algo em que ns acreditamos e que todos, igualmente, no sabemos muito bem como praticar: a criatividade. Cantada em verso e prosa como a grande sada para dificuldades de qualq uer ordem, a criatividade difcil de ser objetivada, mesmo porque quem a pratica de fato no tem necessidade nem pacincia para explicar ou justificar sua origem. De qualquer forma, uma coisa certa: a criatividade irm siamesa da mudana: uma no sobrevive sem a outra. O "motor de arranque" da criatividade a disposio natural para alterar: o inconformismo, a propenso para o novo e o gosto pelo indito . Por esse raciocnio possvel comear a responder questo colocada no incio deste artigo . difcil ser criativo porque as pessoas tendem a no provocar mudanas. E s criativo quem provoca mudanas. Roger von Oech, no seu livro "Um toc na Cuca", j diz que s quem gosta de mudana beb molhado. Isso explica, em parte, a dificuldade de as pessoas explorarem seu potencial criativo: antes necessrio no ter medo de mudar. Em seguida vm os usos e costumes que esto arraigados em nossa educao e que criam verdadeiros antolhos em nossa percepo. Para ser criativo necessrio desaprender tudo que est armazenado em nosso poro de verdades definitivas e passar a olhar as coisas ao nosso redor com culos de uma criana que est perguntando o porqu de tudo. Perceber a realidade de uma forma no usual outro alimento fundamental de potenc ial criativo. Um livro alemo do comeo do sculo conta que h muito tempo um adolescente procurou um rabino querendo converter-se em judeu, j que havia descoberto que todos os judeus eram inteligentes, bons empresrios e grandes negociantes. O rabino ten ta explicar que no bem assim, mas, diante da insistncia do garoto, diz que se respondesse corretamente a uma das quatro perguntas que faria, a sim, poderia ensinar-lhe o Talmud. "Dois operrios judeus comea o rabino esto limpando uma chamin e caem dentro dela. Um sai limpo e o outro sujo. Qual dos dois ir se lavar?" O garoto responde que, naturalmente, ir se lavar o que est sujo. O rabino diz que est errado, j que, do ponto de vista da realidade, o que ocorre 45

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro que o que est sujo olha o q ue est limpo e pensa que ele tambm no se sujou, ao passo que o que est limpo olha o que est sujo, vendo seu companheiro sujo, imagina que ele tambm se sujou e vai lavar se. Em seguida o rabino faz a mesma pergunta: "qual deles vai se lavar?". "O q ue est limpo", diz rapidamente o garoto. "Errou outra vez responde o rabino porque , do ponto de vista da verdade, o que est sujo olha a si mesmo, e, ao ver -se sujo, vai se lavar". Pela terceira vez o rabino faz a mesma pergunta e o garoto, j descon certado, tenta uma resposta: "De uma vez ir se lavar o que est limpo, e da outra vez o que est sujo". Equivocou -se novamente diz o rabino porque do ponto de vista metafsico impossvel que os dois caiam dentro de uma chamin e apenas um fique sujo . Logo a pergunta absurda." Na quarta e ltima repetio da pergunta o garoto, um tanto irritado, responde que, do ponto de vista da realidade, ir lavar -se um; do ponto de vista da verdade, o outro; e do ponto de vista da metafsica, a pergunta absur da. O rabino olha para o menino e diz que no pode ensinar -lhe o Talmud, porque ele no havia entendido absolutamente nada. "O que voc nunca ver afirmou so dois judeus operrios..." Isto criatividade: diante de um problema, fugir do bvio e procur ar respostas no usuais. Por isso, to difcil ser criativo. TEXTO 6 Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, 11 de maio de 1997. O Boeing 737 -300 da Varig, alinha na cabeceira 10 pronto para decolar. o incio do vo 324 para Recife com escala em S alvador. Durante a corrida e antes da V1, o momento em que o piloto ainda pode abortar a subida, o comandante Luciano Mangoni sente uma forte vibrao no motor esquerdo, seguida por uma sbita desacelerao. A decolagem abortada, o motor cortado e o avi o levado para o hangar de manuteno da companhia. as nove palhetas retorcidas denunciam que um pssaro, provavelmente um urubu havia sido tragado pelo motor. Este seria somente mais um incidente envolvendo coliso com pssaros a engrossar as estatsticas de segurana de vo do centro de Investigao e Preveno de Acidentes Aeronuticos (CENIPA), do Ministrio da Aeronutica, no fosse um detalhe prosaico 4. Entre os passageiros do Boeing estava a cantora baiana Gal Costa, que decidiu, a partir do susto, desencadear uma campanha para remoo do aterro sanitrio do Gramacho, localizado a oito quilmetros do aeroporto e apontado como o responsvel pela presena das indesejadas aves nas redondezas. Depois de muita "grita" , o governador Marcelo Alencar baixou um decreto banindo os "lixes" de um raio de 15 km dos aeroportos do Estado - uma lei simplesmente redundante, j que uma resoluo anterior do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) j determinava a proibio numa rea ainda maior: 20 km dos aeroportos com movimento IFR e 3 km daqueles que s operam vos visuais. No de hoje que os pssaros representam um perigo para a aviao. De 1982 a 1996, o CENIPA catalogou 1312 incidentes do gnero. (...) O perigo torna -se ainda maior quando se sabe que cerca de 70% dos choques ocorrem entre o solo e 150 metros de altitude, quando o avio acabou de decolar, encontra-se na aproximao final ou est prestes a poisar fases do vo em que a aeronave est operando em condies muito crticas. Segundo os especia listas, uma ave de dois quilos produz um impacto de sete toneladas ao se chocar com um avio que se desloca a 300km/h. O resultado pode ser fatal. (Aero Magazine/ Fev./98).

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

Comum, banal

46

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
ALGUMAS QUALIDADES DESEJVEIS NO SEU TEXTO

1. Impessoalidade Todo o trabalho redacional deve ter carter impessoal. Para tanto, deve -se escrever em terceira pessoa, evitando referncias pessoais, como " meu trabalho", "meus estudos". Em tais casos, utilizam se expresses como "o presente trabalho", "o presente estudo". comum usar-se ainda a primeira pessoa do plural: "chegamos concluso...", "julgamos...". Evite-se ainda o uso de "a gente" e de "voc " no texto. 2. Objetividade Grande nmero de expresses e vocbulos do margem a interpretaes subjetivas, comprometendo o valor do trabalho. Em vez de escrever que a sala era grande e espaosa, por exemplo, deve-se dizer: " a sala media 12 m de comprimento por 8m de largura". A linguagem deve, portanto, ser objetiva, precisa e isenta de qualquer ambigidade. 3. A funo informativa A linguagem enquanto instrumento de comunicao, pode desempenhar funes distintas, convm indicar aqui pelo menos as principais, a fim de que se tenha presente a funo caracterstica da linguagem cientfica. Enquanto a linguagem literria tem funo e xpressiva, adequada comunicao de emoes, tendo em vista objetivos estticos, a linguagem cientfica e a tecnolgica so essencialmente informativas, visando transmisso de conhecimentos, tcnica, de ordem cognoscitiva e racional, firmada em dados concretos, a partir dos quais analisa e sintetiza, argumenta e conclui. Enquanto a primeira deve impressionar, agradando pela elegncia e evocao de valores estticos, a segunda deve esclarecer pela fora dos argumentos. 4. A clareza, caracterstica primor dial Toda e qualquer questo deve, portanto, ser enunciada com absoluta clareza e preciso, j que deve-se buscar o mximo de inteligibilidade. As palavras so o revestimento das idias. Para haver clareza de expresso preciso haver clareza de idias, p ois esta condio primeira e indispensvel de uma boa redao cientfica. Devem ser evitadas, por exemplo, palavras inespecficas, nominalizaes, adjetivos e advrbios. 5. A simplicidade A simplicidade no escrever sinal de clareza de pensamento. D eve-se escrever de modo direto, sbrio, sem uso de jargo, livre de outros enfeites que s fazem distrair. muito comum encontrar textos escritos quase que totalmente na ordem inversa, tornando complexos a leitura e o processamento das informaes. Para e vitar isso, importante certificar -se sempre: o sujeito, o verbo e seu complemento aparecem nesta ordem na frase? Alm disso, evitem -se perodos longos, com 47

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro inmeras oraes intercaladas, pois tornam a leitura pesada: no se diga tudo num nico perodo. P elo contrrio, multipliquem-se as frases. Isso facilita e torna o estilo mais gil. O pargrafo pode at ser longo (10/15 linhas, por exemplo) mas deve ser constitudo de perodos menores. Assim, teremos dois ou trs pontos finais no meio dele, sem mudar, porm de linha. Deve-se fazer todo esforo para que o texto seja simples. E essa no tarefa fcil.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

6. O uso do vocabulrio comum importante que se escolham os termos mais adequados s idias que se quer exprimir e determinar sua significao exata. O redator deve conhecer em primeiro lugar a significao exata do termo empregado. Enquanto para o botnico, por exemplo, o termo rosa designa a flor da roseira, planta da famlia das rosceas, o poeta poder utilizar o mesmo termo para designar mulher bonita. Embora o vocabulrio deva ser simples, evitem -se as expresses coloquiais e as figuradas. 7. A correo gramatical Por fim, no se pode descuidar das normas gramaticais. As regras de acentuao, pontuao, crase, concordncia, especialmente, precisam ser respeitadas. Do contrrio, passam uma imagem de desleixo do autor ou de incompetncia. Esse um verdadeiro requisito para que autor e texto sejam respeitados

TCNICAS ESPECIAIS 1. A estrutura do pargrafo O pargrafo, segundo Othon Moacir Garcia, a unidade de composio em que se desenvolve determinada idia central ( tpico frasal), a que se agregam outras, secundrias, intimamente relacionadas a ela pelo sentido e logicamente decorrentes dela. Assim, tem -se, sempre, na estrutura clssica do pargrafo, uma introduo (o tpico frasal), em que h uma sntese, um desenvolvimento, em que se apresentam os detalhes do que foi introduzido (uma anlise) e por fim uma concluso. Esta ltima pode ficar implcita. A redao de tpicos frasais orie nta a leitura, facilitando a compreenso do leitor enquanto auxilia o autor na contruo textual, pois permite que se tenha um plano de idias antes de desenvolv las. 2. A coeso textual importante, ao construir textos, estabelecer relao entre os term os que formam as oraes, entre as oraes que formam os perodos, entre os perodos que formam os pargrafos e, por fim, entre os pargrafos que formam o texto. Essa relao, denominada coeso, se d atravs do uso dos recursos coesivos ou conectivos, auxiliando a leitura, pois torna os textos mais claros . Os principais mecanismos coesivos so a coeso referencial e a coeso seqencial. A primeira d conta da manuteno da referncia, permitindo a retomada do que j foi dito sem precisar repetir palavras e expresses, enquanto simultaneamente se constroem os significados pertinentes ao assunto. J a segunda permite que o texto progrida, garantindo que no haja oposio frontal entre idias. A 48

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro ausncia de elementos coesivos deixa lacunas no texto que po ssibilitam diferentes interpretaes. Embora na literatura isso seja uma qualidade textual, no texto cientfico, isso um defeito a ser evitado. 3. A coerncia textual A coerncia pode ser definida como a totalidade de sentido que o texto representa. Dep reende-se a coerncia textual atravs da construo e organizao dos elementos que compem o texto e de sua adequao a uma situao externa a que ele se vincula. Para ser coerente, necessrio que cada parte esteja em harmonia com o restante do que foi escrito. Assim, por exemplo, no se pode chegar a concluses que no se relacionam com o que se discutiu anteriormente. 4. Unidade textual O principal atributo de um texto para ele ser considerado como tal a unidade, que se define , em princpio, pela sua completude. Um texto tem unidade, quando suas diversas partes se juntam e se articulam formando um todo nico, que pode ser identificado em sua totalidade e em suas partes. A ausncia de qualquer uma das partes constitutivas do texto pode comprometer o sentido de sua mensagem.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

EXERCCIOS EXTRAS

1. Reescreva o pargrafo abaixo empregando linguagem mais formal: A sade do piloto um bem superimportante. Isso no s por permitir que a gente continue exercendo a nossa atividade, mas tambm por ser uma coisa importante para a segurana do vo. A preocupao com a sade tem que ser parte integrante do estilo de vida do piloto, principalmente em funo do ambiente adverso (fsico e psicolgico) ao qual est submetido. O bem -estar imediato afeta a segurana do vo a curto prazo. P, imagine como importante uma alimentao compatvel e uma boa noite de sono antes do incio da jornada. Sem isso, o piloto deve ter capacidade e maturidade para reconhecer que no t muito legal e at mes mo recusar-se a assumir o vo. Como voc pode ver, o cuidado com a sade deve ser encarado como um compromisso tico. 2. Leia os trechos abaixo e procure expresses equivalentes que possam substituir as grifadas, pois so muito informais: 1. O avio da American Airlines pousara havia 30 minutos em Guarulhos. Todos os passageiros desembarcaram, e eu sobrei ( ...............................) l dentro. Funcionrios do aeroporto e da empresa area inspecionavam se nada havia sido esquecido. Haviam esquecido de mim. Todos me observavam com um ponto de interrogao. O que esse cara (...........................) est fazendo aqui dentro ainda?, perguntavam -se. At que uma aeromoa, em tom de piada, disparou: Voc est esperando alguma coisa? Eu esperava uma cad eira de rodas para poder sair. S ento eles perceberam que, se eu havia entrado sobre rodas, assim haveria de sair. Permanecer por mais de oito horas nas poltronas apertadas da classe econmica de um avio considerado um tormento 49

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro para muita gente. Para o deficiente fsico, que no tem a opo de se levantar para dar uma esticada nas pernas (..........................) viagem area no exatamente sinnimo de conforto. recomendvel ao usurio de cadeira de rodas reservar um lugar no corredor e, de pre ferncia, na primeira fila. Quanto mais prximo da porta de entrada, melhor. (Folha de SP) 2. Uma "mancada " (..............................) do piloto durante o vo pode desencadear uma sucesso fatal de erros que causa a maioria dos acidentes aeronuticos. ( Richard Collons) 3. "Era uma beleza de avio( ....................................): a segurana era praticamente absoluta, graas aos sistemas avanadssimos para a poca. O Caravelle foi talvez o melhor entre todos os avies j produzidos."

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

3. Organize os pargrafos abaixo, numerando -os de acordo com a ordem em que devem aparecer no texto: Texto A ( ) Finalmente, sendo o vo um processo extremamente dinmico, podem ocorrer situaes no previstas pela padronizao. dever do piloto, nessas circunstnc ias, ter a capacidade de discernimento e bom-senso, e adaptar-se situao adversa para preservar a segurana do vo. ( ) Alm disso, a prpria caracterstica de arrojo do aviador oferece a tentao de "criar" os seus prprios padres, podendo vir a c olocar em risco a sua vida e, geralmente, a de terceiros. A obedincia s normas operacionais deve, assim, ser encarada como uma obrigao moral para a preservao da vida. ( ) A atividade area deve grande parte da sua segurana existncia de regula mentos que regem as operaes e aes particulares de um piloto. O desconhecimento dos regulamentos e normas operacionais jamais poder ser usado pelo mesmo como justificativa para isent -lo de responsabilidade por incidentes ou acidentes que tenham ocorri do devido a essa falha. ( ) Essa disciplina, no entanto, no pode eximir o piloto de adotar uma postura de crtica construtiva s normas operacionais e regulamentos vigentes. Uma postura positiva nesse aspecto consiste em respeitar os padres operacion ais, reconhecendo-os como fruto de elaborada pesquisa, ao mesmo tempo em que se busca perante a empresa ou organismos competentes uma discusso sobre eventuais falhas na padronizao ou regulamento e seus decorrentes aperfeioamentos. Texto B ( ) Assim sendo, com o xito dessa experincia, o kit foi usado na frica, onde a performance do 737 em campos de pouso pequenos e elevados, mesmo em dias quentes, era inigualvel. ( ) Esse defletor foi primeiramente desenvolvido para o 727 a pedido da Alaska Airlines. ( ) A Boeing desenvolveu um kit com um defletor montado na roda do nariz, para proteger os motores do 737 da ingesto de sujeira, areia e cascalho que ricocheteiam dos pneus para dentro destes. ( ) Tudo isso para fazer com que esse avio fosse atrativo s empresas areas que servem reas remotas onde as pistas dos aeroportos podem no ser pavimentadas, ( ) Ele voou para o Alaska, inspecionou algumas das primitivas pistas que a empresa usava, voltou para Seattle e colocou uma equi pe para trabalhar na soluo do problema. ( ) Quando essa empresa disse Boeing que queria pousar seus 727s em pistas de cascalho, quase todos na Engenharia riram da idia, exceto Mark Gregoire, chefe de aerodinmica do 727 -100. Texto C 50

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro ( ) O trem de pouso do nariz as tinha, porm as rodas principais simplesmente se recolhiam em dois cubculos debaixo da fuselagem. ( ) Contudo, os testes no tnel de vento provaram o contrrio, e a ausncia das portas tornava o avio mais leve. ( ) Uma caracterstica no 737 causava algum espanto - ele era o nico jato de transporte construdo sem as portas do trem de pouso principal. ( ) Quase todos os funcionrios das empresas areas que viam o arranjo questionavam sua eficincia aerodinmica, alegando que criaria arrasto desnecessrio. 4. Reescreva os perodos abaixo, formando um nico pargrafo. Lembre -se de utilizar palavras ou expresses que estabeleam conexo entre as idias veiculadas. 1. O Mercosul chegou para ficar. 2. A globalizao mesmo um processo irreversvel. 3. Grandes mudanas j aconteceram e certamente outras maiores ainda se instalaro em um futuro prximo. 4. Todos governos, empresas e trabalhadores esto adaptando-se integrao dos mercados, a fim de expandirem os seus limites de atuao para no desaparecerem. 5. As companhias areas revelam um grande otimismo com o aumento da demanda de passageiros turistas e executivos circulantes no bloco, e j iniciaram a corrida aos novos mercados, evidenciando uma promissora poca comercial, na qual competncia e economia se intensificam.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

REQUERIMENTO
Requerimento um documento encaminhado a uma autoridade ou a um rgo pblico para solicitar algo a que se julga ter direito legal. um canal de comunicao usual utilizado para requerer inscrio em concurso pblico, matrcula ou transferncia em escolas, vistorias e aprovao de prdios, registros de contratos, entre outros. O requerimento usado tambm para muitos casos de solicitao a entidades privadas, como, por exemplo, escolas part iculares ( principalmente cursos superiores). Veja a forma e contedo do requerimento:

Invocao ( Senhor Diretor da Faculdade ... ou Exmo. Sr. Prefeito de ...)

(deixar 8 espaos duplos para que se coloque a deciso - deferido ou indeferido e outras providncias)

Nome do requerente, nacionalidade , estado civil, profisso , nmero de RG, CPF e outros (dependendo da finalidade do documento), endereo e o pedido (requer ...)

51

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro (3 espaos) Fecho ( Ex.: Nestes termos, pede deferimento/ Aguarda deferimento/) Local e data

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

Assinatura

EXERCCIO Redija um requerimento ao Coordenador do curso solicitando dispensa de uma disciplina j cursada anteriormente.

52

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
OFCIO

Embora teoricamente carta comercial e ofcio sejam tratados como tipos de textos diferentes, na prtica, os limites entre esses documentos no se fazem muito claros. Historicamente, ofcio o documento enviado a rgos oficiais e se caracteriza como correspondncia destinada a superior hierrquico. Na prtica, o ofcio mantm esses traos originais. Em contrapartida, a carta comercial no pressupe distines hierrquicas e atende a diferentes graus de formalismo. A definio da quantidade de informao que deve conter uma carta ou um ofcio tarefa muito importante do emissor. De qualquer forma, o que importa valer -se da palavra justa: nem mais nem menos que o necessrio para informar. A qualidade da informao diz respeito pertinncia dos informes contidos no texto. Evidentemente, o emissor do documento, pelo conhecimento do assunto, capaz de definir a pertinncia das informaes frente ao contexto situacional. Convm observar que emissor e receptor compartilham conhecimentos de mundo, razo pela qual algumas informaes podem ser suprimidas sem nenhum problema. O princpio que comanda a explicitao ou no da informao o princpio de cooperao, presente na interlocuo. As partes do ofcio so as seguintes: cabealho; nmero de ordem com local e data; as iniciais do autor e de quem datilografou; destinatrio; corpo; fecho; assinatura e cargo do remetente; destinatrio, cargo. Veja o exemplo:
DIRETRIO ACADMICO SACADURA CABRAL Presidncia N 02/96 CA/JB Mogi das Cruzes, 10 de maro de 2000. Sr. Diretor: De acordo com as conversaes que mantivemos com esta Diretoria, cuja deciso a respeito de uma srie de conferncias que programamos nos foi favorvel, solicitamos sejam suspensas as aulas nos dias 12 e 13 de corrente, para os alunos que se interessarem por palestras que versam sobre Ecologia e Meio Ambiente. 2. Durante esses dias, o D.A. Sacadura Cabral promover tais conferncias, proferidas pelos mais renomados especialistas no assunto. 3. As palestras se realizaro no anfiteatro da faculdade, com incio previsto para as 21 horas. Agradecemos a ateno dispensada Cordiais saudaes Alfredo Camargo Presidente Ao Sr. Dimas da Cruz Penteado DD Diretor da Faculdade de Agronomia. Em mos

53

Apostila: Curso Lngua Portuguesa por Prof Ana Maria C. Chaparro REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

www.ResumosConcursos.hpg.com.br

BELTRO, Odacir. Correspondncia, linguagem e comunicao: oficial, comercial, bancria, particular . 16 ed. So Paulo: Atals,1986. BLIKSTEIN, Izidoro. Tcnicas de comunicao escrita . 7 ed. So Paulo: Ed. tica, 1989. FEITOSA, Vera Cristina. Comunicao na Tecnologia, manual de redao cientfica . So Paulo: Brasiliense, 1987. FERREIRA, Mauro. Redao comercial e administrativa: gram tica aplicada, modelos, atividades prticas . So Paulo: FTD, 1996. FERREIRA, Reinaldo Mathias. Correspondncia Comercial e Oficial, com tcnicas de redao , 4 ed. So Paulo: Ed. tica, 1989. GARCIA, Othon M. Comunicao em Prosa Moderna . LUFT, Celso Pedro. Grande manual de ortografia Globo, 2 ed. Rio de Janeiro: Globo,1987. MESQUITA, Roberto Melo. Gramtica da Lngua Portuguesa . So Paulo: Saraiva, 1994 O ESTADO DE SO PAULO. Manual de redao e estilo , organizado e editado por Eduardo Martins. So Paulo: O Estado de So Paulo,1990. PELLEGRINI, Tnia & FERREIRA, Marina. Palavra e arte: 2 grau . So Paulo: Atual, 1997. REIS, Otelo. Brevirio da conjugao de verbos, 48 ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Ed. S/A, 1989. SANTOS, Ailton. Redao sem medo nem segredos . SAVIOLLI, Domingos Plato. Portugus em 44 Lies . TERRA, Ernani. Guia prtico de ortografia: livro do professor . So Paulo: Scipione, 1996.

54

Das könnte Ihnen auch gefallen