Sie sind auf Seite 1von 16

COLGIO DOS PLTANOS

WWW. COLEGIODOSPLATANOS.COM

Disciplina Nome Professor Observaes:

Cincias Naturais Cristina Moura Data: OUT2013

Ficha Informativa Nmero Enc. de Educao

Ano Letivo Turma A e B

2013/2014 Data: __ /__ /__

INFLUNCIA DOS FACTORES ABITICOS NOS SERES VIVOS


Num ecossistema, cada ser vivo permanentemente sujeito s condies do meio factores abiticos e aco dos outros seres vivos factores biticos. Estes factores influenciam o comportamento e a fisiologia dos organismos, o crescimento das populaes e a sua distribuio geogrfica. Os factores biticos foram j estudados. A tabela da ficha de trabalho nmero 5 resume essas relaes. Os factores abiticos so, como j se disse, os factores do meio que influenciam os organismos. A temperatura, a luz, a humidade, a disponibilidade ou composio da gua, as caractersticas fsico-qumicas do solo e o vento so alguns exemplos de factores abiticos. difcil determinar a influncia de cada dos factores abiticos isoladamente, uma vez que todos actuam conjuntamente. Vamos apenas analisar alguns. INFLUNCIA DA TEMPERATURA

Embora de formas diferentes, todos os seres vivos so influenciados pela temperatura, que condiciona a sua distribuio e est na origem de diversas adaptaes. Actividade L, atentamente, a informao que se apresenta abaixo e responda s questes, com base tambm na imagem da pgina seguinte. Informao:
- O pinguim imperador dos poucos animais que passa o Inverno na Antrtida. Os adultos podem atingir at 1,10m de altura e pesar at 30 kg. - O pinguim de Magalhes vive em guas temperadas, habitando em zonas costeiras da Argentina, Chile e ilhas Malvinas. Tem cerca de 70 cm de altura e 5 a 6 kg de peso.

ACTIVIDADE 1

- O pinguim das Galpagos corresponde nica espcie que vive junto do equador. Tem cerca de 50 cm de altura e um peso de 1,5 a 2,5 kg.


1 Relaciona a variao da latitude com o tamanho das espcies de pinguins. 2 Relaciona a variao da latitude com a variao da temperatura. 3 Formula uma hiptese que explique a sua resposta em (1). 4 Compara as caractersticas fsicas da raposa africana e da raposa do rtico. 4.1 Qual a vantagem destas caractersticas para cada uma das raposas? 5 Prope uma vantagem para a mudana de cor da lebre americana. 6 Procura encontrar uma justificao para o facto de o pinheiro possuir folhas aciculares (em forma de agulha), escuras e com pouca seiva. 7 Os pinheiros das regies nrdicas, para alm das caractersticas indicadas em (6) tm sempre uma forma cnica, com os ramos inclinados para o solo. Qual a vantagem?

Cada espcie apenas pode viver num determinado intervalo de temperatura intervalo de tolerncia. Abaixo desses limites de temperatura, as suas funes vitais so seriamente comprometidas e os seres morrem. Contudo, mesmo dentro do limite de tolerncia, para cada espcie existe um valor de temperaturapara a qual o seu desenvolvimento mximo temperatura ptima. Algumas espcies so capazes de resistir a grandes variaes de temperatura espcies euritrmicas -, enquanto que outras tm intervalos de tolerncia reduzidos espcies estenotrmicas.

Actividade

ACTIVIDADE 2

Observa o grfico seguinte, onde se encontram representadas as curvas que correspondem variao da actividade de duas espcies (A e B) em funo da temperatura.
1 Indica a temperatura ptima para a espcie A. 2 Refere as temperaturas mnima e mxima em que a espcie B pode viver. 3 Menciona o intervalo de temperaturas em que a espcie A pode viver. 4 Identifica a espcie que mais facilmente se pode adaptar a uma maior diversidade de ambientes. Justifica a tua resposta. 5 Classifica como euritrmica ou estenotrmica cada uma das espcies. Justifica.

Influncia da temperatura nas plantas A temperatura influencia o crescimento e o desenvolvimento de todas as plantas. A germinao, a florao e frutificao so processos que tambm so influenciados pela temperatura ambiental. Contudo, ainfluncia da temperatura nestes processos varia de espcie para espcie. Cada espcie tem uma temperatura ptima para a germinao, florao e frutificao. 3

Actividade

ACTIVIDADE 3

Colocaram-se em 3 caixas de Petri marcadas com as letras A, B e C, duas sementes de milho, duas sementes de feijoeiro e duas sementes de centeio. Colocou-se a caixa A no frigorfico, a caixa B numa estufa temperatura de 30 C e a caixa C em cima de uma bancada da sala de aula
1 Refere qual foi o factor abitico que se fez variar nesta experincia. 2 Quais os resultados esperados para a caixa A? 3 Na caixa B, as sementes tero todas o mesmo grau de desenvolvimento? Justifica. 4 Quais as sementes que espera se tenham desenvolvido melhor na caixa C? Justifica


Temperatura de germinao de algumas sementes

Algumas plantas esto bem adaptadas a temperaturas elevadas, como o caso do cacto, enquanto outras, como o musgo e algumas espcies de pinheiros so mais resistentes a temperaturas baixas. Para resistir a temperaturas baixas, as plantas tm vrias estratgias. Observa a figura que se segue, e procura sistematizar essas estratgias.
O milho resiste ao frio passando o Inverno na forma de sementes. A tulipa perde a parte area, ficando reduzida a bolbos nos meses frios. O pltano perde as folhas, reduzindo a actividade e a energia desperdiada. O pltano perde as folhas, reduzindo a actividade e a energia desperdiada.

Influncia da temperatura nos animais A influncia da temperatura nos animais depende em grande parte da forma como estes regulam a sua temperatura corporal. Assim, relativamente regulao da temperatura corporal, existem dois tipos de animais:
Poiquilotrmicos So animais cuja temperatura do corpo acompanha as variaes de temperatura do meio externo. o caso dos rpteis e dos peixes. So muitas vezes, erradamente, chamados animais de sangue frio. de Homeotrmicos So animais, como as aves e os mamferos, que mantm a sua temperatura do corpo constante, apesar das variaes de temperatura do meio externo. So tambm chamados, erradamente,de animais de sangue quente.

O controlo da temperatura interna d uma grande vantagem aos animais homeotrmicos, pois permite-lhes sobreviver numa grande variedade de ambientes, pois independentemente das variaes do meio o seu corpo manter a temperatura constante, enquanto que a influncia da temperatura nos animais poiquilotrmicos se far sentir com muito mais intensidade. Os grficos da figura que se segue traduzem a relao entre a temperatura corporal das iguanas marinhas e o seu batimento cardaco.
1 Determina o valor da temperatura corporal da iguana no momento em que sai e entra na gua. 2 Indica o valor do batimento cardaco do animal no momento em que sai e entra da gua. 3 Relaciona a variao da temperatura corporal com o batimento cardaco da iguana. 4 Explica a alterao da temperatura corporal: 4.1 entre os 0 e 40 minutos.

ACTIVIDADE 4

4.2 entre os 40 e 50 minutos. 5 Para uma temperatura corporal de 30 C, indique o valor do ritmo cardaco da iguana: 5.1 na gua. 5.2 na costa.

A temperatura influencia os animais quer no seu comportamento quer nas suas caractersticas fsicas, isto , na sua morfologia. Os animais das regies frias apresentam adaptaes morfolgicas que lhes permite reduzir as perdas de calor. Uma destas adaptaes possurem extremidades corporais (orelhas, focinhos e cauda) mais curtas do que as dos animais de espcies semelhantes que vivem em regies mais quentes, reduzindo deste modo as perdas de calor
Raposa do rtico (Vulpes lagopus) Raposa do Deserto Fennecus zerda Raposa comum Vulpes vulpes

Muitos animais acumulam espessas camadas de gordura debaixo da pele. o caso do urso polar ou dos lees marinhos. Outros aument am o nvel de plos e penas no Inverno.
Os lees marinhos acumulam grande quantidade de gordura debaixo da pele, o que ajuda a manter a temperatura corporal

Alguns animais, sobretudo as aves,migram, evitando assim o frio ou a escassez de alimentos. No Inverno, alguns peixes, como a carpa, permanecem junto dos fundos e quase no se mexem,diminuindo a sua actividade, o que lhes permite poupar energia. Outros produzem substncias que evitam que o seu corpo congele. 6

Para suportar as condies adversas do Inverno,alguns animais, como os morcegos, as salamandras ou os ourios- cacheiros, procuram locais de abrigo e reduzem assuas actividades ao mnimo possvel, permanecendo numaespcie de sono profundo hibernao.
Arganaz em hibernao. A reduo do seu metabolismo corporal permite-lhe poupar energia e sobreviver com as reservas acumuladas antes da chegada do Inverno

Durante a hibernao, o ritmo da respirao e das batidas docorao dos animais diminui e a sua temperatura corporalbaixa at ficar prxima da temperatura ambiente. Nesteestado, os organismos necessitam de muito pouca energia,bastando-lhes apenas as reservas de gordura acumuladas antes da chegada do Inverno. Um fenmeno semelhante pode ocorrer durante o Vero, sendo neste caso chamado de estivao. Algumasespcies de caracis estivam durante a estao quente. Produzem uma pelcula que protege a abertura da concha para no dessecarem e reduzem a sua actividade ao mximo Actividade Observa atentamente o grfico seguinte, que representa a variao corporal do urso-castanho e da marmota, ao longo do ano. ACTIVIDADE 5


1 Indica a temperatura corporal do urso e da marmota em Janeiro. 2 Compara a variao ao longo do ano da temperatura corporal dos dois animais. 3 Indica qual dos animais hiberna durante o Inverno. 4 Explica qual a vantagem para a marmota da sua temperatura corporal diminuir nos meses de Inverno.

Alguns animais, como o urso-pardo, o texugo e vrios rpteis dormem durante o Inverno. Porm,esse sono hibernal no considerado uma verdadeira hibernao, uma vez que esses animais no s podem acordar para comer, como tambm a diminuio da sua temperatura corporal pouco acentuada. INFLUNCIA DA LUZ Sem luz do sol no seria possvel a vida na Terra. a partir da energia luminosa que as plantasproduzem a matria orgnica que constitui o seu corpo, bem como o oxignio necessrio a todos os animais.Como as plantas servem de alimento a outros organismos, estes, indirectamente, dependem tambm da luz. Os organismos so influenciados no s apenas pela intensidade luminosa, mas tambm pelo fotoperodo nmero de horas de luz por dia. Influncia da luz nas plantas Todas as plantas necessitam de luz para o seu crescimento. Dependem dela para fazer a fotossntese, por exemplo. No entanto, a quantidade de luz necessria varia de espcie para espcie:

A intensidade luminosa e o fotoperodo influenciam, ainda, outros processos vitais das plantas, como por exemplo:
Plantas como o de girassol muita Plantas como os fetos necessitam de pouca luminosidade so plantas de sombra ou umbrfilas necessitam helifilas

luminosidade so plantas

A germinao das sementes: algumas plantas apenas germinam na ausncia de luz, enquanto que outras, como a semente da alface, necessitam de uma quantidade mnima de luz para germinar. A florao: algumas plantas apenas florescem quando os dias so longos relativamente s noites plantas de dia longo. o caso do trigo ou do girassol. Outras, pelo contrrio, apenas florescem quando o fotoperodo curto plantas de dia curto. o caso dos crisntemos ou da soja. H aindaplantas cuja florao no depende do nmero de horas de luz por dia plantas indiferentes. o caso do tomateiro, por exemplo. O crescimento e maturao dos frutos. Os movimentos das plantas (fototropismo): em certos casos verifica-se que as plantas seguem os movimentos do sol ao longo do dia, orientando-se para ele. A abertura e fecho das flores. Actividade Colocaram-se trs plantas nas condies experimentais que a seguir se apresentam. Durante duas semanas foram colocadas no mesmo stio dentro da sala de aula e regadas com frequncia.
1 Qual o factor abitico que se fez variar? 2 Indica outros factores abiticos que se tenham mantido constantes.

ACTIVIDADE 6


3 Que resultados esperas para cada um dos vasos? 4 Qual a concluso que se pode tirar?

Influncia da luz nos animais A luz influencia o comportamento dos animais que, de acordo com a altura do dia em que esto mais activos, se podem classificar em diurnos, crepusculares e nocturnos. 9

O fotoperodo influencia nos animais alguns fenmenos como: A reprod u o a luz actua directamente sobre o desenvolvimento dos ovos dos peixes; a falta de luz retarda o desenvolvimento de larvas de certos insectos; alguns animais apenas se reproduzem quando o fotoperodo ultrapassa um determinado valor, outros apenas se reproduzem quando os dias so curtos. A formao de vitamina D ao nvel da pele os raios ultra-violeta so responsveis pela produo devitamina D na pele dos vertebrados. No entanto, quando em excesso, esses mesmos raios podem ter efeitos muito prejudiciais na sade dos organismos. O incio das migraes e da mudana de pelagem e plumagem animais como a lebre dos Alpes ou a raposa do rtico tm pelagem cinzenta ou acastanhada no Vero mas no Inverno so brancos. O grfico que se segue apresenta a actividade de duas espcies animais (A e B) durante o dia. ACTIVIDADE 7
Os animais diurnos so mais activos durante o dia Os animais nocturnos so mais activos durante a noite Os animais crepusculares so mais activos ao pr-doSol.

10


1 Indica em que perodo do dia cada uma das espcies mais activa. 2 Classifica cada uma das espcies quanto ao seu perodo de actividade. 3 D exemplos de animais que possam ser representados, respectivamente, pelas curvas A e B. 4 Prope algumas formas de avaliar a actividade dos animais.

A desova das trutas Por forma a condicionar a desova das trutas foi efectuada em laboratrio uma experincia. Recorrendo luz artificial aumentou-se a durao do perodo diurno (como acontece na Primavera), e depois, pretendendo simular as condies prprias do Outono, provocou-se a diminuio do perodo diurno.
1. Qual o objectivo desta actividade? 2. Em que ms ocorre habitualmente a desova das trutas? 3. Qual a influncia do nmero de horas de luz na desova das trutas? 4. Se os piscicultores pretendem que a desova das trutas ocorra mais cedo, que mtodo devem utilizar?

ACTIVIDADE 8

O plo do arminho do rtico

ACTIVIDADE 9

O arminho do rtico apresenta pelagem de cor branca no inverno e castanha no Vero. Na tentativa de descobrir qual o factor abitico responsvel por esta alterao de cor fizeram-se as seguintes experincias: 11


1 Refere quais foram os factores abiticos investigados nesta experincia. 2 De acordo com os resultados da investigao, indica qual dos factores abiticos responsvel pela alterao da cor da pelagem do arminho do rtico. Justifica a tua resposta. 3 Qual a vantagem para os animais desta mudana de cor?

INFLUNCIA DA GUA A gua serve de habitat para muitos seres e um dos principais constituintes dos organismos, sendo indispensvel a todas as suas funes vitais. Por isso, os organismos terrestres tm de ser capazes deresolver dois problemas: a sua obten o e a diminuio de possveis perdas (atravs da respirao, transpirao e excreo). Apesar das necessidades variarem de espcie para espcie, todas as espcies precisam de gua para a sua vida. As sementes das plantas, por exemplo necessitam de uma determinada quantidade de gua para germinar, consoante a espcie. Se a quantidade de gua for excessiva as sementes apodrecem, se for insuficiente no se iniciam os processos metablicos da germinao. De acordo com a maior ou menor necessidade de gua, os seres vivos podem ser classificados em: aquticos, hidrfilos, mesofilos e xerfilos.


Os seres mesfilos tm necessidades moderadas de gua. Os seres xerfilos habitam locais secos.. Os seres aqutico vivem permanentemente na gua. Os seres hidrfilos vivem em ambientes hmidos

12

Adaptaes das plantas falta de gua As plantas caractersticas das regies secas apresentam diversas adaptaes para captarem gua e para diminurem a sua perda. Por exemplo, os pinheiros que crescem em solos arenosostm razes muito profundas, para poderem captar a gua que se infiltra para grandes profundidades. Nos desertos, onde chove abundantemente durante pouco tempo, algumas plantas possuem razes pouco profundas, que se estendem por uma grande rea de modo a que, quando chove, possam captar rapidamente a maior quantidade de gua possvel. Outras ainda so capazes de aproveitar gua do orvalho. Para diminurem a perda de gua, algumas plantas como os cactos possuem as folhas transformadas em espinhos, o que diminui a rea exposta e, consequentemente a perda de gua por transpirao. Estas plantas tm ainda caules carnudos, capazes de armazenar gua. Outra adaptao das plantas secura o revestimento por ceras impermeveis ou por plos, o que diminui a transpirao. Nos desertos, muitas espcies de plantas vivem a maior parte do tempo sob a forma de sement es, que apenas germinam aps a queda de chuva, desenvolvendo-se ento muito rapidamente. Adaptaes dos animais falta de gua Tambm os animais que habitam locais onde a gua escassa apresentam adaptaes que lhes permitem sobreviver. 13


A gazela perde pouca gua atravs das excrees produzindo urina muito concentrada. Animais como o camelo e o dromedio utilizam a gordura corporal para produzir gua. O rRevestimento impermevel dos rpteis impede a sada de gua do corpo por transpirao. O rato canguru no transpira pois no tem glndulas sudorparas, alm disso apresenta hbitos nocturnos.

Algumas estratgias comportamentais so extremamente eficazes no que toca economia de gua. Um bom exemplo so os h bitos nocturno s, como acontece com o rato-canguru. Outras so mais invulgares. Por exemplo, uma carocha-preta que existe no deserto da Nambia, apresenta uma adaptao curiosa. Quando h nevoeiro, a carocha desloca-se at crista de uma duna e pe-se de cabea para baixo com as asas e as patas traseiras voltadas para a brisa. A gua condensa e escorre pelo corpo inclinado do insecto at sua boca. Outra forma de resistir secura e estivao. Esta estratgia utilizada, por exemplo, por algumas tartarugas e pelos caracis. INFLUNCIA DO SOLO GUA O solo uma camada superficial da crosta terrestre, formada apartir dos detritos originados, por um lado, pela alterao das rochas e, por outro, pela decomposio 14

dos seres vivos. constitudo por matria mineral, matria orgnica, gua e tambm apresenta seres vivos, como mostra o diagrama de composio do solo. Uma vez que sobre ele que se desenvolve toda a vida, as suas caractersticas, tais como a porosidade e a composio qumica, influenciam o modo de vida dos seres que nele se encontram. A matria orgnica do solo originada a partir dos seres vivos que o habitam ou que dele dependem. Por exemplo, os restos vegetais so matria orgnica. O hmus constitudo por matria orgnica em decomposio. A composio qumica e o teor em gua so os factores que maior influncia exercem sobre os seres vivosque dependem do solo para a sua sobrevivncia. Actividade No laboratrio de uma escola realizou-se a actividade que a seguir se descreve: 1 - Em diversos copos puseram-se a germinar, em algodo hmido, diversos feijes e escolheram-se 3 feijes com igual grau de desenvolvimento. 2 - De seguida, preparam-se duas solues nutritivas: Soluo 1: 1l de gua destilada e 0,5 gramas dos seguintes sais: nitrato de potssio; fsforo; clcio; sulfato de magnsio, de clcio e de ferro; cloreto de sdio. Soluo 2: semelhante soluo 1 mas sem nitrato de potssio. 3 - Marcaram-se os 3 copos com as letras A, B e C. 4 - Mantiveram-se os algodes hmidos, regando o copo A com a soluo 1, o copo B com a soluo 2 e o copo C com gua destilada. 5 - Ao fim de uma semana verificou-se o desenvolvimento dos feijes, que se encontra representado na figura seguinte. ACTIVIDADE 10


Questes: 1 Compara os resultados obtidos em funo das solues utilizadas para regar as plantas. 2 Explica porque motivo a planta do vaso C quase morreu. 3 Explica a diferena no desenvolvimento das plantas dos vasos A e B. 4 O que se pode concluir da actividade?

15

Na Natureza, a disponibilidade de gua e a composio qumica dos solos fundamental para a distribuio da vegetao. Nem os solos muito pobres em gua e/ou sais minerais, nem os solos em que aquantidade de gua ou de um determinado elemento seja muito elevada, so favorveis ao desenvolvimentodas plantas. Tambm a porosidade dos solos influencia a distribuio dos seres vivos. A maior parte das plantasdesenvolve-se em solos muito coesos e pouco permeveis (isto , que permitem reter gua). Os animaisencontram-se em solos de porosidade muito diferente.

As navalheiras so moluscos que se encontram em zonas onde o substracto arenoso pouco compacto, enquanto que outros bivalves preferem zonas onde o substracto compacto

16

Das könnte Ihnen auch gefallen