Sie sind auf Seite 1von 6

1.

Teoria da Tectnica de Placas

A Teoria da Tectnica de Placas fornece um plano mestre para a dinmica da crosta da Terra - um quadro em que numerosas observaes a respeito da Terra so reunidas em um todo. O grande poder desta teoria que ela pode explicar, com a mesma facilidade, fenmenos geolgicos to diferentes como a formao das montanhas, a evoluo das bacias ocenicas, a qumica das lavas, as taxas de sedimentao, e a migrao e extino de plantas e animais. A Tectnica de Placas explica a dinmica da Terra - a maneira como ela funciona - e provavelmente o avano cientfico mais importante na histria da Geologia. Os elementos bsicos da Teoria da Tectnica de Placas so simples e podem ser facilmente entendidos estudando cuidadosamente o diagrama na fig. 18.1. A litosfera, que inclui a crosta da Terra e parte do manto superior, rgida, mas a astenosfera subjacente flui lentamente. A ideia fundamental da tectnica de placas que segmentos, ou placas, da litosfera rgida esto em constante movimento relativo e carregam consigo os continentes, que so mais leves. As placas litosfricas se formam quando material quente do manto ascende ao longo das dorsais mesoocenicas e so destrudas em zonas de subduco, onde uma das placas convergentes mergulha no manto quente. Sua descida marcada por fossas profundas. Onde as placas deslizam entre si ocorrem grandes sistemas de fraturas. O movimento e coliso de placas causam a maioria dos terremotos, vulces e cintures de montanhas da Terra, assim como pela deriva dos seus continentes. Limites de placas no necessariamente so coincidentes com limites continentais, embora alguns sejam. Existem sete placas muito grandes e uma dzia de placas um pouco menores. Cada placa tem cerca de 100 km de espessura. As placas geralmente se movem com taxas entre 1 e 10 cm/ano, embora taxas de interao entre placas possam exceder 20 cm/ano. Por serem internamente rgidas, as placas interagem principalmente ao longo de suas bordas. A Teoria da Tectnica de Placas cresceu a partir de nossas recm adquiridas habilidades para estudar a geologia do assoalho ocenico, medir o magnetismo das rochas e estudar a sismicidade da Terra em escala global. A grande quantidade de dados gerados nestes estudos foi registrada em vrios mapas. Desta forma, os dados podem ser sintetizados, analisados e interpretados. Um dos mapas mais teis para este fim o mapa fisiogrfico do mundo gerado por computador.

2. Limite de placas divergentes 2.1. Dorsais ocenicas

Uma das feies tectnicas mais remarcveis do nosso planeta a dorsal ocenica que circunda todo o globo e marca o limite onde placas tectnicas se dividem e se separam. medida em que as placas se separam, o manto quente abaixo da dorsal descomprimido, permitindo a sua fuso parcial e formao de magma basltico. Este magma extravasa continuamente ao longo do rifte para formar nova crosta ocenica. Como resultado, a dorsal ocenica o lugar da Terra com vulcanismo mais intenso e contnuo. Este fato s foi reconhecido recentemente, porque as erupes vulcnicas ocorrem sob o oceano. Durante a longa histria da Terra, os processos geolgicos que operam nos limites de placas divergentes esto entre os processos mais fundamentais que moldam nosso mundo. Na verdade, mais rochas so geradas em limites de placas divergentes do que por todos os outros processos geolgicos juntos. Portanto, importante para voc, como estudante de geologia, familiarizar-se com esta regio nica do nosso planeta e entender como ela resulta da energia interna da Terra. 2.2 Riftes continentais Riftes continentais esto intimamente relacionados com as dorsais ocenicas e fazem parte da contnua atividade tectnica do nosso planeta. Eles geralmente produzem impressionantes feies fisiogrficas, tais como enormes vales de rifte, intensa atividade vulcnica e zonas de elevada sismicidade. O estudo de riftes continentais importante pela oportunidade que oferecem para se investigar os processos de rifte em ao. Pela sua prpria natureza, riftes modernos do apenas uma viso momentnea do processo de rifteamento. Exemplos de rifteamento em vrios estgios so encontrados em vrias partes da Terra. A fase inicial representada pelo sistema de grandes vales de rifte do leste da frica. Os vales longos e lineares, parcialmente ocupados por lagos, so enormes blocos de falhas normais que resultam do stress distensivo inicial. Magma ascendente do manto na zona de rifte produz vulcanismo, exemplificado pelos grandes vulces dos montes Qunia e Kilimanjaro. O mar Vermelho ilustra um estgio de rifteamento mais avanado. A pennsula Arbica separou-se completamente da frica e uma nova bacia ocenica linear est iniciando o seu desenvolvimento. O oceano Atlntico representa um estgio ainda mais avanado de deriva continental e espalhamento do fundo ocenico. Os continentes americanos ficaram separados da Europa e da frica por milhares de quilmetros. A dorsal mesoatlntica o limite entre as placas divergentes, com as placas americanas se movendo para o oeste em relao frica e a Europa.

3. Limite de placas transformantes

Limites de placas transformantes so falhas direcionais ao longa das quais placas tectnicas deslizam horizontalmente uma em relao outra. A direo da transformante comumente paralela ao movimento da placa, e o plano de falha essencialmente vertical, cortando toda a litosfera. Falhas transformantes ocorrem ao longo de toda a dorsal mesoocenica e tambm cortam continentes, conectando outros tipos de limites de placas. Assim, so uma feio tectnica presente em toda a Terra. Falhas transformantes tipicamente ocasionam terremotos rasos, na medida em que as placas deslizam uma em relao outra, mas a atividade vulcnica neste tipo de limite de placas de menor importncia. Falhas transformantes so um tipo especial de falha que transforma um tipo de movimento de placas em outro. Por exemplo, o movimento divergente de placas entre segmentos adjacentes da dorsal ocenica pode ser modificado (transformado) de uma direo para outra, ou o movimento divergente entre placas na dorsal pode ser transformado em movimento convergente entre placas na zona de subduco. Existem trs tipos principais de falhas transformantes: (1) transformante dorsal - dorsal, que conecta dois segmentos de um limite de placas divergente; (2) transformante dorsal - fossa, que conecta uma dorsal a uma fossa; e (3) transformante fossa - fossa, que conecta fossas em dois limites de placas diferentes. A falha transformante a fratura ativa ao longo da qual os movimentos ocorrem. As flechas mostrando o movimento relativo adjacente falha esto em posies opostas. Outras flechas atravs da dorsal esto orientadas na mesma direo. No ocorrem movimentos relativos ao longo da zona de fratura. 3.1 Falhas transformantes dorsal - dorsal So de longe as mais abundantes. Elas ocorrem em intervalos de aproximadamente 100 km ao longo de todo o sistema de dorsais e, junto com suas zonas de fraturas associadas, formam uma das mais remarcveis tramas estruturais do nosso planeta. importante relembrar que falhas transformantes dorsal - dorsal ativas ocorrem apenas entre segmentos da dorsal. Entretanto, suas zonas de fraturas associadas podem se estender por mais de 10.000 km. A estrutura e topografia das zonas de fratura depende essencialmente de duas coisas: (1) da temperatura e, portanto, da diferena de idade entre as rochas de cada lado da zona de fratura, e (2) da taxa de espalhamento da dorsal ocenica. A crosta ocenica mais jovem mais quente do que a crosta ocenica mais velha e assim expandida e afinada. Como resultado, onde crosta jovem quente deslocada contra crosta fria mais velha, um penhasco forma-se no lado da fratura com a rocha mais jovem expandida quente.

Transformantes com cisalhamento lento produzem vales estreitos bem definidos com paredes ngremes. Cisalhamento rpido produz uma ampla zona de deformao, com mais de 100 km de largura, onde pequenos segmentos da dorsal podem ser incorporados zona de falha. 3.2 Falhas transformantes dorsal - fossa So muito menos comuns. Mas formam uma importante conexo entre placas divergentes e convergentes. As falhas transformantes mais longas so todas deste tipo. Um tipo de transformante dorsal - fossa conecta a dorsal com o lado cavalgante de um limite convergente, como a que est no leste no extremo sul da Amrica do Sul. L, duas longas falhas transformantes conectam uma curta dorsal com a fossa ao longo do arco Esccia. Juntos, estes limites de placas formam uma enorme curva. Outro tipo de transformante dorsal - fossa conecta a dorsal com o lado subductante de uma fossa. Um exemplo a falha Ilha Rainha Charlotte, da costa oeste do Canad. 3.3 Falhas transformantes fossa - fossa Tambm so raras, mas existem vrios bons exemplos. Uma a falha Alpina na Nova Zelndia, que parece conectar duas fossas no Pacfico sul. A direo de subduco muda atravs da falha transformante. Outro exemplo conecta a fossa do oeste das Aleutas e a fossa Kamchatka da costa oeste da Rssia. 3.4 Falhas transformantes continentais So similares quelas do assoalho ocenico, mas atravessam litosfera continental, mais complexa e expessa, e sua expresso topogrfica consideravelmente modificada por eroso fluvial. Elas so muito menos comuns porque falhas transformantes so associadas com margens de placas divergentes que, quando se desenvolvem sobre continentes logo evoluem para novas bacias ocenicas.

4. Limite de placas convergentes Estudos de campo em cintures de montanhas e arcos de ilhas, combinados com mensuraes geofsicas e levantamentos oceanogrficos, nos do a compreenso das caractersticas fundamentais dos limites de placas convergentes e dos processos que ocorrem ao longo deles. Trs tipos diferentes de convergncia so reconhecidos: (1) oceano - oceano, (2) oceano - continente, e (3) continente - continente.

4.1 Convergncia oceano - oceano Onde duas placas ocenicas colidem, uma cavalga sobre a outra, formando uma zona de subduco. A placa descendente aquecida, acionando a gerao de magma, o qual flutuante (menos denso que a rocha hospedeira). O magma ascende superfcie e irrompe para formar um arco de ilha. Vrias feies topogrficas e estruturais importantes comumente se formam em muitas zonas de subduco: (1) uma ampla dorsal, conhecida como um outer swell, desenvolve-se logo depois que a placa descendente mergulha no manto, (2) uma fossa de mar profundo, (3) uma cunha de acreso composta de rochas sedimentares e metamrficas altamente deformadas, (4) um arco magmtico, e (5) uma bacia de retro arco. 4.2 Convergncia oceano - continente Onde uma placa ocenica colide com uma placa continental, sempre a placa continental, menos densa, resiste subduco e sobrepe-se placa ocenica que mais densa e descende. Na placa cavalgante a margem continental deformada em um cinturo de montanhas dobrado, e o magma erupciona para formar uma cadeia de vulces andesticos a riolticos com basalto subordinado. Alm das feies topogrficas e estruturais formadas em convergncia oceano - oceano e oceano - continente, terremotos ocorrem em uma zona inclinada que mergulha por baixo do arco de ilha ou continente e delineia a superfcie da placa descendente. Podem ocorrer terremotos a at 600 km de profundidade. 4.3 Convergncia continente - continente Onde duas placas continentais colidem, ambas resistem subduco porque a crosta continental tende a flutuar, e no a afundar no manto. Por isso, uma placa tenta cavalgar a outra por alguma distncia para formar uma massa continental excepcionalmente espessa. Em consequncia, no h o abaulamento externo, fossa ou cunha antearco. Em vez disso, as crostas continentais das duas placas so amalgamadas, comumente aprisionando segmentos da crosta continental entre elas. 5. Plumas e hotspots Embora a atividade tectnica mais intensa na Terra ocorra ao longo das margens de placas, localmente ocorre atividade vulcnica isolada, onde material proveniente do manto profundo sobe em colunas longas e estreitas denominadas plumas do manto. Onde as plumas alcanam a superfcie, elas formam hotspots - reas que tm fluxo trmico muito alto, atividade vulcnica, e amplos soerguimentos

crustais. A altitude do relevo consequncia de dilatao termal e extruso de grande volume de basalto. Alguns gelogos pensam que as plumas do manto se originam em profundidades de, pelo menos, 700 km, e talvez de at 2700 km, no limite manto - ncleo. Uma caracterstica importante que a posio de uma pluma relativamente estacionria, sendo assim independente do movimento das placas litosfricas que a recobrem. Plumas do manto podem se manifestar na superfcie de diversas maneiras: (1) como plats ocenicos, (2) como cadeias de ilhas e montes submarinos, (3) como plats baslticos continentais, e (4) como cadeias de centros gneos silcico/mficos. Experimentos em laboratrios sugerem que uma nova pluma se inicia a partir do manto com uma grande cabea em forma de bulbo, alimentada por um longo duto estreito, ou cauda, que prolonga-se a ma grande profundidade. medida em que a pluma ascende atravs do manto, a resistncia ao fluxo faz com que a cabea ascenda mais lentamente que o material da cauda. Em consequncia, a cabea da pluma aumenta, sendo alimentada pelo material que flui pelo longo conduto da cauda; a cabea da pluma que est subindo infla como um balo. Aumento no tamanho da cabea tambm ocorre porque material do manto circundante, mais frio, englobado pela pluma. Como a cabea da pluma cresce medida em que ela se movimenta atravs do manto, uma cabea de pluma grande s se desenvolve se a pluma atravessar uma grande distncia. Usando esta relao, pode-se estimar que plumas devem ascender milhares de quilmetros, provavelmente desde o limite manto - ncleo at superfcie - uma distncia de 2700 km. Se uma pluma se forma embaixo de crosta ocenica, formas de relevo caractersticas so produzidas. Fuso por descompresso ocorre na medida em que a cabea de pluma aumentada desloca-se para cima, e o magma quente extrudido rapidamente, como um espasmo de atividade vulcnica, resultando em grandes plats de basalto que extravasa em fissuras. A extruso rpida constri um amplo plat que pode atingir milhares de metros acima do assoalho marinho circundante. O resultado um segmento de crosta ocenica com 20 a 45 km de espessura - cerca de cinco vezes a espessura normal da crosta ocenica normal. Em algumas reas mais de 35 milhes de km3 de basalto podem ser extrudidos - suficiente para cobrir uma rea como a dos EUA com uma camada com 5 m de espessura.

Das könnte Ihnen auch gefallen