Sie sind auf Seite 1von 16

RESOLUO N 52, DE 6 DE SETEMBRO DE 2013.

Aprova o Cdigo de tica e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), no exerccio das competncias e prerrogativas de que trata o art. 28, incisos I e II da Lei n 12.378, de 31 de dezembro de 2010, os artigos 2, incisos I e II, 3, incisos I e III e 9, inciso I do Regimento Geral aprovado pela Resoluo CAU/BR n 33, de 6 de setembro de 2012, e de acordo com a deliberao adotada da Reunio Plenria Ordinria n 22, realizada nos dias 5 e 6 de setembro de 2013;

RESOLVE:

Art. 1 Aprovar o Cdigo de tica e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), na forma do Anexo presente Resoluo. Art. 2 Os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF), aps a publicao desta Resoluo, devero organizar, desenvolver, promover e manter a divulgao do Cdigo de tica e Disciplina aos profissionais, s entidades de classe, s instituies de ensino superior, s sociedades civis e organizadas, ao poder pblico e ao pblico em geral. Art. 3 O CAU/BR promover estudos em mbito nacional, visando ao aperfeioamento sistemtico do Cdigo de tica e Disciplina aprovado por esta Resoluo. Art. 4 Os estudos, levantamentos e proposies realizados pelo CAU/BR para o aperfeioamento do Cdigo de tica e Disciplina aprovado por esta Resoluo sero publicados pelos meios telemticos disponveis. Art. 5 O Cdigo de tica e Disciplina dever ser revisado, podendo sofrer alteraes, aps 6 (seis) anos contados da data de sua publicao, e as revises subsequentes devero ocorrer a cada 3 (trs) anos, a partir da data de aprovao da primeira reviso. Art. 6 Por iniciativa da maioria absoluta dos conselheiros do CAU/BR, o Cdigo de tica e Disciplina poder receber emendas aditivas a qualquer tempo. Art. 7 A aplicao das sanes correspondentes s infraes das normas prescritas no Cdigo de tica e Disciplina dever ser estabelecida conforme metodologia prevista em resoluo especfica, a qual dever ser editada pelo CAU/BR em at 60 (sessenta) dias aps aprovao desta Resoluo.
1

Art. 8 O Cdigo de tica e Disciplina do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, aprovado por esta Resoluo, entrar em vigor a partir da data da sua publicao. Braslia, 6 de setembro de 2013.

HAROLDO PINHEIRO VILLAR DE QUEIROZ Presidente do CAU/BR

CDIGO DE TICA E DISCIPLINA DO CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL

SUMRIO

Prembulo Funes Deontolgicas do Cdigo Estrutura do Cdigo Obrigaes Gerais Obrigaes para com o Interesse Pblico Obrigaes para com o Contratante Obrigaes para com a Profisso Obrigaes para com os Colegas Obrigaes para com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)

PREMBULO

O Cdigo de tica e Disciplina define os parmetros deontolgicos que devem orientar a conduta dos profissionais registrados nos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo. As normas reunidas no Cdigo de tica e Disciplina impem elevadas exigncias ticas aos arquitetos e urbanistas, as quais se traduzem em obrigaes para com a sociedade e para com a comunidade profissional, alm de alarem o dever geral de urbanidade. O conjunto normativo deste Cdigo tambm expressa e reafirma o compromisso dos arquitetos e urbanistas em assumir as responsabilidades a eles delegadas pela Nao e pelo Estado brasileiro de autogesto e controle do exerccio profissional responsabilidades estas reivindicadas h dcadas e consubstanciadas no processo de aprovao da Lei n 12.378, em 31 de dezembro de 2010. A Lei, em seus artigos 17 a 23, materializa a finalidade precpua do Cdigo de tica e Disciplina, orientando o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil a instaurar, defender e manter as normas de conduta dos profissionaisi. Essa conduta foi historicamente delineada a partir de um propsito humanista e preservacionista do patrimnio socioambiental e cultural, e encontra-se intrinsecamente relacionada com o direito cidadania e com o aperfeioamento institucional dos campos de atuao da Arquitetura e Urbanismo. No que concerne aos aspectos legais coercitivos, este Cdigo estabelece bases suficientes para proporcionar clareza na identificao circunstanciada dos fatos, na avaliao das infraes cometidas e na aplicao das respectivas sanes disciplinares. A aplicao harmnica das determinaes deontolgicas do Cdigo de tica e Disciplina ser realizada pelos CAU/BR e CAU/UF, conforme o disposto nas Resolues que especificam os procedimentos processuais respectivos s etapas de instaurao, instruo, defesa, relatrio, pedido de reconsiderao, recurso instruo, deciso final, aplicao das eventuais penalidades disciplinares e a verificao do seu cumprimento. A processualstica presumida nessas Resolues seguir, alm do que estabelece a Lei n 12.378, de 2010, as regras procedimentais constantes nas demais leis do Pasii, uma vez que os arquitetos e urbanistas, essenciais a qualquer sociedade democrtica, sempre estaro sujeitos Constituio, s leis e aos preceitos ticos e morais que delas emanamiii. Doravante, os profissionais, assim como as sociedades de prestao de servios com atuao no campo da Arquitetura e Urbanismo, devem orientar sua conduta no exerccio da profisso pelas normas definidas neste Cdigo de tica e Disciplina.

Funes Deontolgicas do Cdigo Os termos do Cdigo de tica e Disciplina devem ser integralmente acatados e obedecidos por todos os arquitetos e urbanistas, independentemente do modo de contratao de seus servios profissionais como autnomo, como empresrio ou gestor, como assalariado privado ou como servidor pblico, ou em qualquer situao administrativa em que exista dependncia hierrquica de responsabilidades, cargos ou funes. Portanto, as normas constantes neste Cdigo aplicam-se a todas as atividades profissionais e em todos os campos de atuao no territrio nacional. So duas as funes deontolgicas deste Cdigo de tica e Disciplina. A primeira, e precedente, a funo educacional preventiva, que tem por objetivo a informao pblica sobre a dignidade da Arquitetura e Urbanismo e os deveres de seus profissionais. A segunda funo, subordinada primeira, a coercitiva, que admoesta e reprime os desacertos procedimentais porventura praticados pelos indivduos sujeitos tica e disciplina da profisso.

Estrutura do Cdigo As normas prescritas neste Cdigo de tica e Disciplina, embora devam ser consideradas como um todo coordenado e harmnico, esto estruturadas em uma hierarquia de subordinao relativa, em 3 (trs) classes respectivamente distintas: princpios, regras e recomendaes. Os princpios so as normas de maior abrangncia, cujo carter terico abstrato referencia agrupamentos de normas subordinadas. As regras, que so derivadas dos princpios, devem ser seguidas de forma especfica e restrita s circunstncias objetivas e concretas. A transgresso s regras ser considerada infrao ticodisciplinar imputvel. As recomendaes, quando descumpridas, no pressupem cominao de sano, todavia, sua observncia ou inobservncia podero fundamentar argumento atenuante ou agravante para a aplicao das sanes disciplinares.

1. OBRIGAES GERAIS 1.1. Princpios: 1.1.1. O arquiteto e urbanista um profissional liberal, nos termos da doutrina trabalhista brasileira, o qual exerce atividades intelectuais de interesse pblico e alcance social mediante diversas relaes de trabalho. Portanto, esse profissional deve deter, por formao, um conjunto sistematizado de conhecimentos das artes, das cincias e das tcnicas, assim como das teorias e prticas especficas da Arquitetura e Urbanismo. 1.1.2. O processo de formao do arquiteto e urbanista deve ser estruturado e desenvolvido com o objetivo de assegurar sua capacitao e habilitao para o desempenho pleno das atividades profissionais. 1.1.3. O arquiteto e urbanista deve reconhecer, respeitar e defender as realizaes arquitetnicas e urbansticas como parte do patrimnio socioambiental e cultural, devendo contribuir para o aprimoramento deste patrimnio. 1.1.4. O arquiteto e urbanista deve manter e desenvolver seus conhecimentos, preservando sua independncia de opinio, imparcialidade, integridade e competncia profissional, de modo a contribuir, por meio do desempenho de suas atribuies especficas, para o desenvolvimento do ambiente construdo. 1.1.5. O arquiteto e urbanista deve defender os direitos fundamentais da pessoa humana, conforme expressos na Constituio brasileira e em acordos internacionais. 1.2. Regras: 1.2.1. O arquiteto e urbanista deve responsabilizar-se pelas tarefas ou trabalhos executados por seus auxiliares, equipes, ou sociedades profissionais que estiverem sob sua administrao ou direo, e assegurar que atuem em conformidade com os melhores mtodos e tcnicas. 1.2.2. O arquiteto e urbanista deve exercer, manter e defender a autonomia prpria da profisso liberal, orientando suas decises profissionais pela prevalncia das suas consideraes artsticas, tcnicas e cientficas sobre quaisquer outras. 1.2.3. O arquiteto e urbanista deve defender sua opinio, em qualquer campo da atuao profissional, fundamentando-a na observncia do princpio da melhor qualidade, e rejeitando injunes, coeres, imposies, exigncias ou presses contrrias s suas convices profissionais que possam comprometer os valores tcnicos, ticos e a qualidade esttica do seu trabalho. 1.2.4. O arquiteto e urbanista deve recusar relaes de trabalho firmadas em pressupostos no condizentes com os termos deste Cdigo.
2

1.2.5. O arquiteto e urbanista deve declarar-se impedido de assumir responsabilidades profissionais que extrapolem os limites de suas atribuies, habilidades e competncias, em seus respectivos campos de atuao. 1.2.6. O arquiteto e urbanista responsvel por atividade docente das disciplinas de Arquitetura e Urbanismo deve, alm de deter conhecimento especfico sobre o contedo a ser ministrado, ter executado atividades profissionais referentes s respectivas disciplinas. 1.3. Recomendaes: 1.3.1. O arquiteto e urbanista deve aprimorar seus conhecimentos nas reas relevantes para a prtica profissional, por meio de capacitao continuada, visando elevao dos padres de excelncia da profisso. 1.3.2. O arquiteto e urbanista deve contribuir para o aperfeioamento e desenvolvimento das tecnologias referentes concepo e execuo das atividades apropriadas s etapas do ciclo de existncia das construes. 1.3.3. O arquiteto e urbanista deve colaborar para que seus auxiliares ou empregados envolvidos em atividades de sua responsabilidade profissional adquiram conhecimento e aperfeioem capacidades e habilidades necessrias ao desempenho de suas funes. 1.3.4. O arquiteto e urbanista deve defender o direito de crtica intelectual fundamentada sobre as artes, as cincias e as tcnicas da Arquitetura e Urbanismo, colaborando para o seu aperfeioamento e desenvolvimento. 1.3.5. O arquiteto e urbanista deve respeitar os cdigos de tica e disciplina da profisso vigentes nos pases e jurisdies estrangeiras nos quais prestar seus servios profissionais.

2. OBRIGAES PARA COM O INTERESSE PBLICO 2.1. Princpios: 2.1.1. O arquiteto e urbanista deve defender o interesse pblico e respeitar o teor das leis que regem o exerccio profissional, considerando as consequncias de suas atividades segundo os princpios de sustentabilidade socioambiental e contribuindo para a boa qualidade das cidades, das edificaes e sua insero harmoniosa na circunvizinhana, e do ordenamento territorial, em respeito s paisagens naturais, rurais e urbanas. 2.1.2. O arquiteto e urbanista deve defender o direito Arquitetura e Urbanismo, s polticas urbanas e ao desenvolvimento urbano, promoo da justia e incluso social nas cidades, soluo de conflitos fundirios, moradia, mobilidade, paisagem, ao ambiente sadio, memria arquitetnica e urbanstica e identidade cultural.

2.2. Regras: 2.2.1. O arquiteto e urbanista deve considerar o impacto social e ambiental de suas atividades profissionais na execuo de obras sob sua responsabilidade. 2.2.2. O arquiteto e urbanista deve respeitar os valores e a herana natural e cultural da comunidade na qual esteja prestando seus servios profissionais. 2.2.3. O arquiteto e urbanista deve, no exerccio das atividades profissionais, zelar pela conservao e preservao do patrimnio pblico. 2.2.4. O arquiteto e urbanista deve respeitar o conjunto das realizaes arquitetnicas e urbansticas do patrimnio histrico e artstico nacional, estadual, municipal, ou de reconhecido interesse local. 2.2.5. O arquiteto e urbanista deve considerar, na execuo de seus servios profissionais, a harmonia com os recursos e ambientes naturais. 2.2.6. O arquiteto e urbanista deve prescindir de utilizar o saber profissional para emitir opinies que deturpem conscientemente a verdade, persuadindo leigos, a fim de obter resultados que convenham a si ou a grupos para os quais preste servio ou os quais represente. 2.2.7. O arquiteto e urbanista deve adotar solues que garantam a qualidade da construo, o bem-estar e a segurana das pessoas, nos servios de sua autoria e responsabilidade. 2.2.8. O arquiteto e urbanista, autor de projeto ou responsvel pela execuo de servio ou obra, deve manter informao pblica e visvel, frente da edificao objeto da atividade realizada, conforme o especificado no art. 14 da Lei n 12.378, de 2010.
4

2.3. Recomendaes: 2.3.1. O arquiteto e urbanista deve ter conscincia do carter essencial de sua atividade como intrprete e servidor da cultura e da sociedade da qual faz parte. 2.3.2. O arquiteto e urbanista deve considerar e interpretar as necessidades das pessoas, da coletividade e dos grupos sociais, relativas ao ordenamento do espao, concepo e execuo das construes, preservao e valorizao do patrimnio arquitetnico, urbanstico, paisagstico e natural. 2.3.3. O arquiteto e urbanista deve envidar esforos para assegurar o atendimento das necessidades humanas referentes funcionalidade, economicidade, durabilidade, ao conforto, higiene e acessibilidade dos ambientes construdos. 2.3.4. O arquiteto e urbanista deve subordinar suas decises tcnicas e opes estticas aos valores ticos inerentes profisso. 2.3.5. O arquiteto e urbanista deve promover e divulgar a Arquitetura e Urbanismo colaborando para o desenvolvimento cultural e para a formao da conscincia pblica sobre os valores ticos, tcnicos e estticos da atividade profissional. 2.3.6. O arquiteto e urbanista deve respeitar a legislao urbanstica e ambiental e colaborar para o seu aperfeioamento.

3. OBRIGAES PARA COM O CONTRATANTE 3.1. Princpios: 3.1.1. O arquiteto e urbanista, nas relaes com seus contratantes, deve exercer suas atividades profissionais de maneira consciente, competente, imparcial e sem preconceitos, com habilidade, ateno e diligncia, respeitando as leis, os contratos e as normas tcnicas reconhecidas. 3.1.2. O arquiteto e urbanista deve orientar sua conduta profissional e prestar servios profissionais a seus contratantes em conformidade com os princpios ticos e morais do decoro, da honestidade, da imparcialidade, da lealdade, da prudncia, do respeito e da tolerncia, assim como os demais princpios discriminados neste Cdigo. 3.2. Regras: 3.2.1. O arquiteto e urbanista deve assumir servios profissionais somente quando estiver de posse das habilidades e dos conhecimentos artsticos, tcnicos e cientficos necessrios satisfao dos compromissos especficos a firmar com o contratante. 3.2.2. O arquiteto e urbanista deve oferecer propostas para a prestao de servios somente aps obter informaes necessrias e suficientes sobre a natureza e extenso dos servios profissionais solicitados por seu contratante. 3.2.3. O arquiteto e urbanista deve orientar seus contratantes quanto a valorizaes enganosas referentes aos meios ou recursos humanos, materiais e financeiros destinados concepo e execuo de servios profissionais. 3.2.4. O arquiteto e urbanista deve discriminar, nas propostas para contratao de seus servios profissionais, as informaes e especificaes necessrias sobre sua natureza e extenso, de maneira a informar corretamente os contratantes sobre o objeto do servio, resguardando-os contra estimativas de honorrios inadequadas. 3.2.5. O arquiteto e urbanista deve assumir servios profissionais somente quando considerar que os recursos materiais e financeiros necessrios esto adequadamente definidos e disponveis para o cumprimento dos compromissos a firmar com o contratante. 3.2.6. O arquiteto e urbanista deve prestar seus servios profissionais considerando os prazos julgados razoveis e proporcionais extenso e complexidade do objeto ou escopo da atividade. 3.2.7. O arquiteto e urbanista deve prestar seus servios profissionais levando em considerao sua capacidade de atendimento em funo da complexidade dos servios. 3.2.8. O arquiteto e urbanista deve, ao comunicar, publicar, divulgar ou promover seu trabalho, considerar a veracidade das informaes e o respeito reputao da Arquitetura e Urbanismo.
6

3.2.9. O arquiteto e urbanista deve declarar-se impedido de assumir a autoria de trabalho que no tenha realizado, bem como de representar ou ser representado por outrem de modo falso ou enganoso. 3.2.10. O arquiteto e urbanista deve assumir servios profissionais somente quando aqueles que lhe prestarem consultorias estiverem qualificados pela formao, treinamento ou experincia nas reas tcnicas especficas envolvidas e de sua responsabilidade. 3.2.11. O arquiteto e urbanista deve manter seus contratantes informados sobre o progresso da prestao dos servios profissionais executados em seu benefcio, periodicamente ou quando solicitado. 3.2.12. O arquiteto e urbanista deve manter seus contratantes informados sobre quaisquer questes ou decises que possam afetar a qualidade, os prazos e custos de seus servios profissionais. 3.2.13. O arquiteto e urbanista deve manter seus contratantes informados sobre quaisquer fatos ou conflitos de interesses que possam alterar, perturbar ou impedir a prestao de seus servios profissionais. 3.2.14. O arquiteto e urbanista deve assumir a responsabilidade pela orientao transmitida a seus contratantes. 3.2.15. O arquiteto e urbanista deve manter sigilo sobre os negcios confidenciais de seus contratantes, relativos prestao de servios profissionais contratados, a menos que tenha consentimento prvio formal do contratante ou mandado de autoridade judicial. 3.2.16. O arquiteto e urbanista deve recusar-se a receber, sob qualquer pretexto, qualquer honorrio, provento, remunerao, comisso, gratificao, vantagem, retribuio ou presente de qualquer natureza seja na forma de consultoria, produto, mercadoria ou mo de obra oferecidos pelos fornecedores de insumos de seus contratantes, conforme o que determina o inciso VI do art. 18 da Lei n 12.378, de 2010. 3.2.17. O arquiteto e urbanista proprietrio ou representante de qualquer marca ou empresa de material de construo, componente, equipamento ou patente que venha a ter aplicao em determinada obra, no poder prestar, em virtude desta qualidade, servios de Arquitetura e Urbanismo a ttulo gratuito ou manifestamente sub-remunerados. 3.2.18. O arquiteto e urbanista deve recusar-se a receber honorrios, pagamentos, ou vantagens de duas partes de um mesmo contrato vigente. 3.3. Recomendao: 3.3.1. O arquiteto e urbanista deve exigir dos contratantes ou empregadores uma conduta recproca conforme a que lhe imposta por este Cdigo.
7

4. OBRIGAES PARA COM A PROFISSO 4.1. Princpios: 4.1.1. O arquiteto e urbanista deve considerar a profisso como uma contribuio para o desenvolvimento da sociedade. 4.1.2. O respeito e defesa da profisso devem ser compreendidos como relevante promoo da justia social e importante contribuio para a cultura da humanidade. 4.2. Regras: 4.2.1. O arquiteto e urbanista deve declarar-se impedido de contratar, representar ou associar-se a pessoas que estejam sob sano disciplinar, excludas ou suspensas por seus respectivos conselhos profissionais. 4.2.2. O arquiteto e urbanista deve empenhar-se para que seus associados, representantes e subordinados conduzam seus servios profissionais, realizados em comum, em conformidade com o mesmo padro tico e disciplinar da profisso. 4.2.3. O arquiteto e urbanista, ao exercer a docncia profissional, deve contribuir para a formao acadmica, tendo em vista a aquisio de competncias e habilidades plenas para o exerccio da Arquitetura e Urbanismo. 4.2.4. O arquiteto e urbanista, ao exercer a docncia profissional, deve cumprir as ementas e os contedos programticos das disciplinas de Arquitetura e Urbanismo constantes no projeto pedaggico. 4.2.5. O arquiteto e urbanista, ao exercer a docncia profissional, deve divulgar os princpios deste Cdigo, entre os profissionais em formao. 4.2.6. O arquiteto e urbanista deve denunciar fato de seu conhecimento que transgrida a tica profissional e as obrigaes deste Cdigo. 4.2.7. O arquiteto e urbanista deve evitar assumir simultaneamente diferentes responsabilidades tcnicas, que sejam incompatveis quanto a sua extenso, contedos, distncias e jornadas de trabalho sobrepostas. 4.2.8. O arquiteto e urbanista, quando chamado a cumprir tarefas de fiscalizao, controle ou gerenciamento tcnico de contratos de servios de Arquitetura e Urbanismo, deve abster-se de qualquer atitude motivada por interesses privados que comprometam seus deveres profissionais, devendo sempre fundamentar claramente suas decises e pareceres em critrios estritamente tcnicos e funcionais.

4.2.9. O arquiteto e urbanista, em qualquer situao em que deva emitir parecer tcnico, nomeadamente no caso de litgio entre projetista, dono de obra, construtor ou entidade pblica, deve agir sempre com imparcialidade, interpretando com rigor tcnico estrito e inteira justia as condies dos contratos, os fatos tcnicos pertinentes e os documentos normativos existentes. 4.2.10. O arquiteto e urbanista deve condicionar todo compromisso profissional formulao e apresentao de proposta tcnica que inclua com detalhe os produtos tcnicos a serem produzidos, sua natureza e mbito, as etapas e prazos, a remunerao proposta e sua forma de pagamento. A proposta deve ser objeto de contrato escrito entre o profissional e o seu contratante, o qual deve ter tambm em conta as demais disposies deste Cdigo. 4.3. Recomendaes: 4.3.1. O arquiteto e urbanista deve apresentar propostas de custos de servios de acordo com as tabelas indicativas de honorrios aprovadas pelo CAU/BR, conforme o inciso XIV do art. 28 da Lei n 12.378, de 2010. 4.3.2. O arquiteto e urbanista deve empenhar-se na promoo pblica da profisso. 4.3.3. O arquiteto e urbanista deve contribuir para o desenvolvimento do conhecimento, da cultura e do ensino relativos profisso. 4.3.4. O arquiteto e urbanista deve colaborar para o aperfeioamento e atualizao das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduao em Arquitetura e Urbanismo. 4.3.5. O arquiteto e urbanista deve empenhar-se em participar e contribuir em fruns culturais, tcnicos, artsticos e cientficos referentes atividade profissional. 4.3.6. O arquiteto e urbanista deve, em concurso com o CAU, empenhar-se na preservao da documentao de projetos, obras e outros servios de Arquitetura e Urbanismo, visando garantir o acesso da sociedade e das novas geraes de profissionais histria da profisso. 4.3.7. O arquiteto e urbanista deve manter-se informado sobre as normas que regulamentam o exerccio da profisso, obrigando-se a seguir os procedimentos nelas contidos. 4.3.8. O arquiteto e urbanista deve contribuir para aes de interesse geral no domnio da Arquitetura e Urbanismo, participando na discusso pblica de problemas relevantes nesse mbito. 4.3.9. O arquiteto e urbanista deve favorecer a integrao social estimulando a participao dos cidados no debate arquitetnico e urbanstico e no processo decisrio sobre a cidade, em tudo o que diz respeito ao ambiente, ao urbanismo e edificao.

5. OBRIGAES PARA COM OS COLEGAS 5.1. Princpios: 5.1.1. O arquiteto e urbanista deve considerar os colegas como seus pares, detentores dos mesmos direitos e dignidade profissionais e, portanto, deve trat-los com respeito, enquanto pessoas e enquanto produtores de relevante atividade profissional. 5.1.2. O arquiteto e urbanista deve construir sua reputao to somente com base na qualidade dos servios profissionais que prestar. 5.2. Regras: 5.2.1. O arquiteto e urbanista deve repudiar a prtica de plgio e de qualquer apropriao parcial ou integral de propriedade intelectual de outrem. 5.2.2. O arquiteto e urbanista deve declarar-se impedido de oferecer vantagem ou incentivo material ou pecunirio a outrem, visando favorecer indicao de eventuais futuros contratantes. 5.2.3. O arquiteto e urbanista deve estipular os honorrios ou quaisquer remuneraes apenas quando solicitado a oferecer servios profissionais. 5.2.4. O arquiteto e urbanista deve declarar-se impedido de propor honorrios ou quaisquer remuneraes por servios profissionais visando obter vantagem sobre propostas conhecidas, j apresentadas por colegas concorrentes para os mesmos objetivos. 5.2.5. O arquiteto e urbanista deve declarar-se impedido de realizar trabalhos de avaliao crtica, percia, anlise, julgamento, mediao ou aprovao de projetos ou trabalhos do qual seja autor ou de cuja equipe realizadora faa parte. 5.2.6. O arquiteto e urbanista deve abster-se de emitir referncias depreciativas, maliciosas, desrespeitosas, ou de tentar subtrair o crdito do servio profissional de colegas. 5.2.7. O arquiteto e urbanista, ao tomar conhecimento da existncia de colegas que tenham sido convidados pelo contratante para apresentar proposta tcnica e financeira referente ao mesmo servio profissional, deve inform-los imediatamente sobre o fato. 5.2.8. O arquiteto e urbanista, quando convidado a emitir parecer ou reformular os servios profissionais de colegas, deve inform-los previamente sobre o fato. 5.2.9. O arquiteto e urbanista empregador deve cumprir o disposto na Lei n 4.950-A, de 22 de abril de 1966, conferindo a remunerao mnima prevista nessa Lei aos arquitetos e urbanistas empregados por ele.

10

5.2.10. O arquiteto e urbanista deve declarar-se impedido de associar seu nome a pessoas, firmas, organizaes ou empresas executoras de servios profissionais sem a sua real participao nos servios por elas prestados. 5.2.11. O arquiteto e urbanista deve declarar-se impedido de exercer a atividade de crtica da Arquitetura e Urbanismo a fim de obter vantagens concorrenciais sobre os colegas. 5.2.12. O arquiteto e urbanista deve reconhecer e registrar, em cada projeto, obra ou servio de que seja o autor, as situaes de coautoria e outras participaes, relativamente ao conjunto ou parte do trabalho em realizao ou realizado. 5.2.13. O arquiteto e urbanista que desempenhar atividades nos rgos tcnicos dos poderes pblicos deve restringir suas decises e pareceres ao cumprimento das leis e regulamentos em vigor, com iseno e em tempo til, no podendo, nos processos em que atue como agente pblico, ser parte em qualquer um deles, nem exercer sua influncia para favorecer ou indicar terceiros a fim de dirimir eventuais impasses nos respectivos processos, tampouco prestar a colegas informaes privilegiadas, que detm em razo de seu cargo. 5.2.14. O arquiteto e urbanista encarregado da direo, fiscalizao ou assistncia tcnica execuo de obra projetada por outro colega deve declarar-se impedido de fazer e de permitir que se faam modificaes nas dimenses, configuraes e especificaes e outras caractersticas, sem a prvia concordncia do autor. 5.2.15. O arquiteto e urbanista deve rejeitar qualquer servio associado prtica de reproduo ou cpia de projetos de Arquitetura e Urbanismo de outrem, devendo contribuir para evitar prticas ofensivas aos direitos dos autores e das obras intelectuais. 5.2.16. O arquiteto e urbanista, enquanto membro de equipe ou de quadro tcnico de empresa ou de rgo pblico, deve colaborar para o legtimo acesso de seus colegas e colaboradores s devidas promoes e ao desenvolvimento profissional, evitando o uso de artifcios ou expedientes enganosos que possam prejudic-los. 5.3. Recomendaes: 5.3.1. O arquiteto e urbanista deve defender e divulgar a legislao referente ao Direito Autoral em suas atividades profissionais e setores de atuao. 5.3.2. O arquiteto e urbanista deve promover e apoiar a crtica intelectual fundamentada da Arquitetura e Urbanismo, como prtica necessria ao desenvolvimento da profisso. 5.3.3. O arquiteto e urbanista deve proporcionar bom ambiente de trabalho aos colegas associados ou empregados, e contribuir para o aperfeioamento profissional destes.

11

6. OBRIGAES PARA COM O CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO CAU 6.1. Princpio: 6.1.1. O arquiteto e urbanista deve reconhecer e respeitar o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) como rgo de regulao e fiscalizao do exerccio da Arquitetura e Urbanismo, e colaborar no aperfeioamento do desempenho do Conselho nas atividades concernentes s suas funes e prerrogativas legais. 6.2. Regras: 6.2.1. O arquiteto e urbanista deve colaborar com o CAU em suas atividades de orientao, disciplina e fiscalizao do exerccio profissional. 6.2.2. O arquiteto e urbanista deve colaborar com o CAU para o aperfeioamento da prtica regular da profisso. 6.2.3. O arquiteto e urbanista que se comprometer a assumir cargo de conselheiro do CAU deve conhecer as suas responsabilidades legais e morais. 6.3. Recomendaes: 6.3.1. O arquiteto e urbanista deve colaborar com o CAU e empenhar-se para o aperfeioamento da legislao que regulamenta o exerccio da Arquitetura e Urbanismo. 6.3.2. O arquiteto e urbanista deve colaborar com o CAU para o aperfeioamento da legislao pertinente s atividades da Arquitetura e Urbanismo e as correlatas nos nveis da Unio, dos Estados e dos Municpios. 6.3.3. O arquiteto e urbanista deve empenhar-se no conhecimento, na aplicao, no aperfeioamento, na atualizao e na divulgao deste Cdigo de tica e Disciplina, reportando ao CAU e s entidades profissionais as eventuais dificuldades relativas a sua compreenso e a sua aplicabilidade cotidiana.
O art. 17 estatui que, no exerccio da profisso, o arquiteto e urbanista deve pautar sua conduta pelos parmetros a serem definidos no Cdigo de tica e Disciplina do CAU/BR. E que, conforme diz o respectivo pargrafo nico, O Cdigo de tica e Disciplina dever regular tambm os deveres do arquiteto e urbanista para com a comunidade, a sua relao com os demais profissionais, o dever geral de urbanidade e, ainda, os respectivos procedimentos disciplinares, observados o disposto na Lei. O art. 24, 1, estatui que o CAU tem como funo promover, orientar, disciplinar e fiscalizar o exerccio da profisso, zelar pela fiel observncia dos princpios de tica e disciplina da classe em todo o territrio nacional, bem como pugnar pelo seu aperfeioamento. O art. 28, inciso I, estatui que compete ao CAU/BR zelar pela dignidade, independncia, prerrogativas e valorizao da Arquitetura e Urbanismo. ii Lei n 9.784, de 29 de janeiro de 1999 (Regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal); Resoluo do CAU/BR n 34, de 6 de setembro de 2012; e Resolues do CAU em geral. iii Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002, que institui o Cdigo Civil; Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990, que Dispe sobre a proteo do consumidor e d outras providncias; Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940, que aprova o Cdigo Penal; Lei n 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que Altera, atualiza e consolida a legislao sobre direitos autorais e d outras providncias; e, outras leis.
i

12

Das könnte Ihnen auch gefallen