Sie sind auf Seite 1von 26

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Campus Alegrete Curso de Engenharia Eltrica Disciplina de Eletrnica Aplicada e Instrumentao Prof.

. Jumar Lus Russi

Amplificadores Operacionais Simulaes em Software

Cau Melgarejo Mendona Gleidson Neri Aguiar Gomes Maicon Venes Pereira

Alegrete, 07 de Junho de 2009

Resumo - Este artigo tem por objetivo analisar o comportamento de alguns circuitos bsicos que podem ser feitos com o Amplificador Operacional (Amp-Op), verificando e comprovando atravs de simulaes nos softwares Psim e Pspice, suas validades tericas. Palavras-Chave: Amplificador operacional, ganho, inversor, no-inversor, somador, integrador;

I. INTRODUO
Os amplificadores operacionais ou Amp-ops so dispositivos extremamente versteis com uma imensa gama de aplicaes em toda a eletrnica. Os amp-ops so amplificadores de acoplamento direto, de alto ganho, que usam realimentao para controle de suas caractersticas. Eles so hoje encarados como um bloco fundamental na construo de circuitos analgicos. Internamente, so constitudos de amplificadores transistorizados em conexo srie. Externamente, so geralmente representados pelo smbolo da figura 1, em que convencionalmente s entradas e sadas aparecem e no as conexes das fontes de alimentao.

Fig. 1. Smbolo de um amplificador operacional onde e1 a entra inversora , e2 a entrada no inversora e es a sida;

Os amplificadores operacionais so usados em amplificao, controle, gerao de formas de ondas senoidais ou no, em freqncias desde poucos at vrios Megahertz. Com emprego na realizao das funes matemticas como adio, subtrao, multiplicao, diviso, integrao e diferenciao, os amplificadores operacionais so os elementos bsicos dos computadores analgicos. So teis ainda em inmeras aplicaes em instrumentao, sistemas de controle, sistemas de regulao de tenso e corrente, processamento de sinais, etc.

II. AMPLIFICADOR OPERACIONAL


1)O AMP-OP IDEAL As propriedades de um circuito amplificador operacional ideal so: a) ganho de tenso diferencial infinito b) ganho de tenso de modo comum igual a zero c) tenso de sada nula para tenso de entrada igual a zero d) impedncia de entrada infinita e) impedncia de sada igual a zero f) faixa de passagem infinita g) deslocamento de fase igual a zero h) insensibilidade temperatura (drift nulo)

Na prtica, as limitaes dos amplificadores operacionais so muitas, ocorrendo, entretanto, um contnuo aperfeioa-mento das caractersticas dos mesmos pelos seus fabricantes.

2)HISTRIA DOS AMP-OPS Os amp-ops foram desenvolvidos na era das vlvulas terminicas, onde eles eram usados em computadores analgicos. Os amp-ops modernos so normalmente construdos em circuitos integrados, apesar de ocasionalmente serem feitos com transistores discretos, e geralmente possuem parmetros uniformes com encapsulamentos e necessidades de alimentao padronizadas, possuindo muitos usos na eletrnica. Historicamente, o primeiro amp-op integrado a tornar-se largamente disponvel foi o Fairchild UA-709, no final dos anos 60, porm isto foi rapidamente modificado pela performance superior do 741, que mais fcil de utilizar, e provavelmente o mais conhecido da eletrnica (todos os principais fabricantes produzem uma verso deste chip clssico). O 741 possui transistores bipolares, e segundo os padres modernos possui um desempenho considerado mdio. Projetos melhorados baseados no transistor FET surgiram no final dos anos 70, e as verses com MOSFET no incio dos anos 80. H ainda os chamados amp-ops Bi-FET, que combinam transistores bipolares e MOSFETs, e que aproveitam as melhores caractersticas de ambos. Bi-FETs tpicos so os CA3130 e CA3140 da RCA. Podemos ento classificar os amp-ops em funo das tecnologias usadas desde sua inveno na dcada de 40. Ento temos: 1945 Amp ops vlvulas; 1955 Amp ops a transistores; 1965 Amp ops monolticos bipolares; 1975 Amp ops monolticos bifet e bimos; 1985 Amp ops monolticos de potncia para aplicaes gerais: 1995 2009 muitas inovaes, mas sob aspecto comercial ainda no se tem uma tendncia tecnolgica definida para uma nova forma de Amp op;

3)PINAGEM DOS AMP-OPS Os Amp ops possuem pelo menos 8 terminais. Na figura 2 temos como exemplo a pinagem do modelo LM741.

Fig. 2. Pinagem de um LM741;

4)GANHO DE TENSO EM UM AMP-OP Para que a amplificao seja vivel, inclusive para sinais de baixa amplitude como, por exemplo, sinais de transdutores ou sensores, necessrio que o amplificador possua um alto ganho de tenso. Este ganho de tenso expresso por (1), onde Ei o sinal de entrada, Eo o sinal de sada e Av o ganho de tenso. Av = Eo/Ei (1)

5)CIRCUITOS LINEARES BSICOS A anlise de circuitos lineares com Amp ops muito simplificada quando se supe um amp op ideal.Nesse caso, e considerando o fato de o circuito ser linear, na anlise podem se aplicar os teoremas como as leis de Kirchhoff, o teorema da superposio, o teorema de Thvenin, etc. 5.1)CIRCUITO INVERSOR O circuito amplificador inversor (figura 3) denominado assim pelo fato de que seu sinal de sada estar defasado 180 em relao ao sinal de entrada, ou seja, ele inverte o sinal de entrada.

Fig. 3. Circuito Inversor;

O ganho em um circuito inversor expresso por (2). Av = - Rf / R1 (2)

Para comprovar as afirmaes tericas sobre o circuito amplificador inversor foi simulado em dois softwares, Psim e Pspice, o circuito inversor da figura 4 e da figura 5 onde : Vi = 2v; R1= 100K ohms; Rf = 500K ohms; R3 = 1K ohm;

Fig. 4. Circuito Inversor de fonte CC feito no Psim;

Fig. 5. Circuito Inversor de fonte CC feito no Pspice;

No grfico 1 e 2 podemos ver que a tenso CC de sada -5 vezes maior que a tenso de entrada e o sinal de entrada invertido.

Tenso x Tempo

Graf. 1 . Tenso de sada Vo do circuito inversor da figura 4 com fonte de tenso CC simulado no Psim;

Tenso x Tempo
2V

0V

-2V

-4V

-6V

-8V

-10V

-12V 0s 0.1us 0.2us V(U1A:OUT) V(V1:+) 0.3us 0.4us 0.5us Time 0.6us 0.7us 0.8us 0.9us 1.0us

Graf. 2 . Tenso de sada Vo do circuito inversor da figura 5 com fonte de tenso CC simulado no PSpice;

Agora repetiremos os mesmos procedimentos de simulaes para um circuito amplificador inversor s que para uma fonte de tenso alternada com 600hz de frequncia, como vemos nas figuras 6 e 7.

Fig. 6. Circuito Inversor de fonte CA feito no Psim;

Fig. 7. Circuito Inversor de fonte CA feito no Pspice;

No grfico 3 e 4 podemos ver que a tenso CA de sada -5 vezes maior que a tenso de entrada e o sinal invertido.

Tenso x Tempo

Graf. 3 . Tenso de sada Vo do circuito inversor da figura 6 com fonte de tenso CA simulado no Psim;

Tenso x Tempo
12V

8V

4V

0V

-4V

-8V

-12V 0s V(V5:+) 1ms 2ms V(U1A:OUT) 3ms 4ms 5ms Time 6ms 7ms 8ms 9ms 10ms

Graf. 4 . Tenso de sada Vo do circuito inversor da figura 7 com fonte de tenso CA simulado no PSpice;

Ser feito agora uma varredura CA com freqncia final de 10Mhz do circuito da figura 7.1.

Fig. 7.1. Circuito Inversor de fonte CA feito no Pspice;

No grfico 4.1 vemos a varredura CA com freqncia final 10Mhz, do circuito da figura 7.1. Tenso x Freqncia
6.0V

4.0V

2.0V

0V 10Hz 100Hz V(U1A:OUT) V(V5:+)

1.0KHz

10KHz Frequency

100KHz

1.0MHz

10MHz

Graf. 4.1 . Varredura CA do circuito da figura 7.1;

Agora veremos como ser a varredura CA aps colocarmos um capacitor de 10 nF em paralelo com R2 (Figura 7.2).

Fig. 7.2. Circuito da figura 7.1 com um capacitor em paralelo a R2;

Vemos no grfico 4.2 que aps colocar o capacitor, a faixa de freqncia a 5v segue contnua at 1Khz e decresce at 100Khz at quase zerar. J no circuito inicial (figura 7.1) a tenso continua at 100Khz e decresce at 10Mhz at quase zerar, ou seja, dependendo do capacitor usado em paralelo a Rf, determinamos uma faixa de frequencia na sada do Amp-Op. o princpio bsico de um filtro de freqncias.
6.0V

4.0V

2.0V

0V 10Hz 100Hz V(U1A:OUT) V(V5:+)

1.0KHz

10KHz Frequency

100KHz

1.0MHz

10MHz

Graf. 4.2 . Varredura CA do circuito da figura 7.2;

5.2)CIRCUITO NO-INVERSOR O circuito amplificador no-inversor ( Figura 8) no apresenta defasagem do sinal de sada, portanto o sinal de sada no invertido em relao ao sinal de entrada.

Fig. 8. Circuito No-Inversor;

O ganho de um circuito no-inversor dado por (3). Av = 1 + Rf / R1 (3)

Para comprovar as afirmaes tericas sobre o circuito amplificador no-inversor foram simulados os circuitos no-inversores da figura 9 e 10 onde : Vi = 2v; R1= 100K ohms; Rf = 500K ohms; R3 = 1K ohm;

Fig. 9. Circuito No-Inversor de fonte CC feito no Psim;

Fig. 10. Circuito No-Inversor de fonte CC feito no Pspice;

No grfico 5 e 6 podemos ver que a tenso CC de sada 6 vezes maior que a tenso de entrada.

Tenso x Tempo

Graf. 5 . Tenso de sada Vo do circuito no-inversor da figura 9 com fonte de tenso CC simulado no Psim;

Tenso x Tempo
12V

10V

8V

6V

4V

2V 0s 1us V(U1A:OUT) 2us V(V1:+) Time 3us 4us 5us 6us 7us 8us 9us 10us

Graf. 6 . Tenso de sada Vo do circuito no-inversor da figura 10 com fonte de tenso CC simulado no PSpice;

Agora repetiremos os mesmos procedimentos de simulaes para um circuito amplificador no-inversor s que para uma fonte de tenso alternada de 600 hz de frequncia, como vemos nas figuras 11 e 12.

Fig. 11. Circuito No-Inversor de fonte CA feito no Psim;

Fig. 12. Circuito No-Inversor de fonte CA feito no Pspice;

No grfico 4 podemos ver que a tenso CA de sada 6 vezes maior que a tenso de entrada.

Tenso x Tempo

Graf. 7. Tenso de sada Vo do circuito no-inversor da figura 11 com fonte de tenso CA simulado no Psim;

Tenso x Tempo
12V

8V

4V

0V

-4V

-8V

-12V

-16V 0s V(Vi:+) 1ms 2ms V(U1A:OUT) 3ms 4ms 5ms Time 6ms 7ms 8ms 9ms 10ms

Graf. 8. Tenso de sada Vo do circuito no-inversor da figura 12 com fonte de tenso CA simulado no PSpice;

5.3)CIRCUITO SOMADOR O circuito da figura 13 exemplo de um circuito amplificador somador com trs entradas, mas o numero de entradas pode variar.

Fig. 13. Circuito Somador;

A tenso de sada ( Vo ) em um circuito amplificador somador calculado por (4). Vo = - Rf ( V1/R1 + V2/R2 + V3/R3 ) (4)

Para comprovar as afirmaes tericas sobre o circuito amplificador somador foram simulados os circuitos somadores da figura 14 e 15 onde: Vin1c = 2 v; Vin2c = 3 v; Vin3c = 1 v; R1c = 200k ohms; R2c = 500k ohms; R3c = 1M ohm; R4c = 1M ohm;

Fig. 14. Circuito somador de fonte CC feito no Psim;

Fig. 15. Circuito somador de fonte CC feito no Pspice;

Nos grficos 9 e 10 vemos que de trs fontes com tenses diferentes ( 2,3 e 1 v ) geram uma tenso maior, mas com sinal negativo( - 17 v ). Tenso x Tempo

Graf. 9. Tenso de sada Vo do circuito somador da figura 14 com fonte de tenso CC simulado no Psim;

Tenso x Tempo
4V

0V

-4V

-8V

-12V

-16V

-20V 0s V(V3:+) 10us V(V2:+) 20us V(V1:+) 30us V(U1A:OUT) 40us 50us Time 60us 70us 80us 90us 100us

Graf. 10. Tenso de sada Vo do circuito somador da figura 15 com fonte de tenso CC simulado no PSpice;

Agora repetiremos os mesmos procedimentos de simulaes para um circuito amplificador somador s que para uma fonte de tenso alternada de 600hz de frequncia, como vemos nas figuras 16 e 17.

Fig. 16. Circuito somador de fonte CA feito no Psim;

Fig. 17. Circuito somador de fonte CA feito no Pspice;

Nos grficos 11 e 12 vemos que de trs fontes com tenses diferentes ( 2,3 e 1 v ) geram uma tenso maior, mas com sinal negativo( - 17 v ). Tenso x Tempo

Graf. 11. Tenso de sada Vo do circuito somador da figura 16 com fonte de tenso CA simulado no Psim;

Tenso x Tempo
20V

10V

0V

-10V

-20V 0s V(R3:1) 1ms V(R2:1) 2ms V(R1:1) 3ms V(U1A:OUT) 4ms 5ms Time 6ms 7ms 8ms 9ms 10ms

Graf. 12. Tenso de sada Vo do circuito somador da figura 17 com fonte de tenso CA simulado no PSpice;

Agora ser simulado um circuito amplificador somador (Figuras 18 e 19) com os seguintes valores de componentes: V1 = V2 = V3 = 2v; f1 = 100hz; f2 = 300hz; f3 = 500hz; R1 = R2 =R3 = 200k ohms; Rf = 1M ohm;

Fig. 18. Circuito somador de fonte CA com mltiplas freqncias feito no Psim;

Fig. 19. Circuito somador de fonte CA com mltiplas freqncias feito no PSpice;

Nos grficos 13 e 14 vemos que de trs fontes com tenses com freqncias diferentes ( 100,300 e 500 hz ) geram uma tenso com picos diferentes em determinados intervalos de tempo.No seu ciclo negativo a onda alcana dois vales de -22v e um de -10v. No seu ciclo positivo alcana dois picos de +22v e um de +10v. Tenso x Tempo

Graf. 13. Tenso de sada Vo do circuito somador da figura 18 com fonte de tenso CA simulado no Psim;

Tenso x Tempo
30V

20V

10V

0V

-10V

-20V

-30V 0s V(R3:1) 1ms V(R2:1) 2ms V(R1:1) 3ms V(U1A:OUT) 4ms 5ms Time 6ms 7ms 8ms 9ms 10ms

Graf. 14. Tenso de sada Vo do circuito somador da figura 19 com fonte de tenso CA simulado no PSpice;

O FFT do circuito somador da figura 19 visto no grfico 15. Tenso x Freqncia


10V

8V

6V

4V

2V

0V 0Hz V(U1A:OUT)

0.4KHz V(R3:1)

0.8KHz V(R2:1) V(R1:1)

1.2KHz Frequency

1.6KHz

2.0KHz

2.4KHz

2.8KHz

Graf. 15. FFT do circuito da figura 19;

Para o circuito somador com fonte de tenso quadrada(Figura 20) foram usados os seguintes componentes: V1 = V2 = V3 = 1v; f1 = 100hz; f2 = 200hz; f3 = 400hz; R1 = 100 ohms; R2 = 200 ohms; R3 = 400 ohms; Rf = 200 ohms;

Fig. 20. Circuito somador Squarewave;

No grfico 16 vemos que trs fontes com tenso quadrada com freqncias diferentes (100,200 e 400 hz) geram uma tenso negativa que varia por perodo de -3,5v at zero volts. Tenso x Tempo

Graf. 16. Tenso de sada Vo do circuito somador da figura 20 com fonte de tenso quadrada simulado no Psim;

5.4)CIRCUITO INTEGRADOR O circuito integrador (figura 21) denominado assim pelo fato de que seu sinal de sada integrado (operao matemtica) em relao ao sinal de entrada.

Fig. 21. Circuito Integrador;

A tenso de sada de um circuito integrador expresso por (5). Vo(t) = 1 - Vi(t) dt RC (5)

Para comprovar as afirmaes tericas sobre o circuito integrador foi simulado no software Psim, o circuito da figura 22 onde : Vi(squarewave) = 2v; R1 = 500k; C1 = 1nF;

Fig. 22. Circuito Integrador de fonte de tenso quadrada simulado no Psim;

No grfico 17 vemos que o sinal de entrada que era quadrado integrado e se transforma em um sinal triangular na sada.

Graf. 17. Tenso de sada do circuito da figura 22 simulado no Psim;

III. CONCLUSES
Se levarmos em considerao todas as anlises apresentadas, percebemos que o amplificador operacional um componente importantssimo na eletrnica moderna por ser extremamente verstil, sendo um bloco fundamental na construo de circuitos analgicos. A partir de diversas combinaes de resistores e capacitores podemos criar qualquer circuito bsico com Amp-op como : inversores, no inversores, somadores, integradores, etc, que possuem sempre um ganho,dependendo da configurao, na tenso de sada em relao a tenso de entrada. Por possurem essas caractersticas so usados em amplificao, controle, gerao de formas de onda, em baixas freqncias ate vrios Megahertz, alem de dependendo de sua configurao executar operaes matemticas como a soma, subtrao, integrao, derivao, etc. So tambm teis em aplicaes em instrumentao, sistemas de controle, sistemas de regulao de tenso e corrente, processamento de sinais, etc.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS [1] - http://pt.wikipedia.org/wiki/Amplificador_operacional [2] - Eletrnica Experimental (Captulo 7 - Amplificadores Operacionais)

Das könnte Ihnen auch gefallen