Sie sind auf Seite 1von 5

Atividade 02 Direito Civil IV

1. CONSIDERANDO QUE SOMENTE AS PARTES ESTO ADSTRITAS AO CUMPRIMENTO DO PACTUADO, EST CORRETO DIZER QUE TAL AFIRMAO PODER SOFRER UMA RELATIVIZAO? Cabe, no caso de desequilbrio contratual, causado por onerosidade excessiva, uma reviso nos termos do contrato, que implica a atualizao dos valores nele consignados, para que no restem as partes contratantes fora da realidade de seu querer inicial ou quando ele totalmente alterado pela situao posterior. Assim, ante a impossibilidade de cumprimento obrigacional, pela onerosidade excessiva, deve a parte prejudicada requerer judicialmente a reviso do contrato, podendo a outra parte opor-se a esse pedido, pleiteando a resoluo contratual (extino do contrato, por motivo alheio vontade das partes; sem culpa, portanto, e sem qualquer indenizao). Desse modo, entendo, porque ningum pode sofrer interveno revisional em seu contrato, contra sua vontade. Isso implicaria alterao nas clusulas contratuais, por obra do Poder Judicirio (terceiro), no contratante, que estaria, assim, a criar obrigaes no pactuadas.

2. QUAIS SO OS LIMITES APRESENTADOS PELO NOVO CDIGO CIVIL EM RELAO LIBERDADE DE CONTRATAR? A liberdade de contratar s pode ser exercida em razo e nos limites da funo social do contrato, implicando os princpios definidos pelo artigo 422. O ofertante no pode privar o aderente de direito resultante da natureza do negcio ao qual este aderiu. Desse modo, a justia contratual impe a efetividade dos negcios jurdicos segundo os princpios da probidade e da boa-f. Por tais motivos, se ditas clusulas opressivas que esto presentes, notadamente, em contratos de trato sucessivo, complexo e de longa durao, acarretarem ao aderente ausncia de segurana contratual, elas sero consideradas abusivas e podero ser anuladas ou revistas.

A liberdade de contratar dever sempre ter como parametro os principios da probidade e da boa-f.

3.

QUAL O PRINCPIO QUE IMPLICA A OBSERVNCIA DOS CNONES DA LEALDADE E DO RESPEITO CONFIANA GERADA? Principio da boa-f, pois a essncia do prprio entendimento entre os seres humanos, a presena da tica nos contratos.

4. ELE INCIDE SOBRE TODO O ITER CONTRATUAL? Sim, pois ele assegura o acolhimento do que lcito e a repulsa ao ilcito. Ele est presente durante todo o iter contratual, do inicio ao fim.

5.

EST CORRETO DIZER QUE A FUNO SOCIAL LIMITE E NO RAZO DE SER DA LIBERDADE CONTRATUAL? A razo de ser da liberdade de contratar a realizao da funo social, pela qual tambm est limitada. A funo social sim a razo de ser da liberdade contratual. Face s transformaes poltico-sociais que ao longo do tempo passamos, no vislumbramos outra razo para existncia desta, seno a necessidade de realizar sua funo social. A funo social do contrato, de fato, limita a liberdade contratual, na medida em que condiciona o seu contedo observncia de preceitos de ordem pblica. Mas no s, o conceito mais amplo que isso. Integra a prpria estrutura desse direito, compe seu conceito e estabelece a sua razo de ser, de modo que no se pode falar em liberdade contratual e, consequentemente em contrato, se estes no realizam sua funo social. Nesta linha, pontifica Cludio Luiz Bueno de Godoy que: A funo social do contrato no simplesmente um limite negativo liberdade contratual, integrando-lhe mesmo o contedo e cumprindo, tal

qual vem de se asseverar, um papel afirmativo, positivo, de fomento de escolhas valorativas do sistema.

6.

A TEORIA DA IMPREVISO FOI ACOLHIDA PELO NOVO CDIGO CIVIL? Esclarece Paulo Carneiro Maia10 que nosso Cdigo Civil no acolheu a teoria da impreviso, de modo expresso, como regra geral da reviso dos contratos, apresentando, entretanto, alguns casos particulares de aplicao dessa teoria, em dispositivos isolados, e, depois de 1930, em legislao especial. A clusula rebus sic stantibus surgiu na Idade Mdia, da frase seguinte: Os contratos que tm trato sucessivo e dependncia futura devem ser entendidos estando as coisas assim, ou seja, como se encontram no momento da contratao (contractus qui habent tractum sucessivum et dependentiam de futuro, rebus sic stantibus intelliguntur). Ela apresenta-se com roupagem moderna, sob o nome de teoria da impreviso, tendo sido construda pela Doutrina, com o intuito de abrandar a aplicao do princpio pacta sunt servanda (os pactos devem ser cumpridos), quando da alterao brusca das situaes existentes no momento da contratao. Ressaltou a 5 Turma do Tribunal Federal de Recursos, em que foi Relator o Ministro Pedro Aciolli15, que o Supremo Tribunal Federal admite a aplicao da teoria da impreviso somente em casos especialssimos.

7. PODEM OS PAIS, POR ATO INTER VIVOS, PARTILHAR BENS ENTRE OS DESCENDENTES?

A lei probe a estipulao de pacto sucessrio, ou seja, o contrato no pode ter como objeto a herana de pessoa viva, no se permitindo cogitar de sucesso futura. No existe, por ditame legal, a sucesso contratual. Uma exceo apontada pela doutrina era a do art. 314 do CC de 1916, dispondo sobre a doao antenupcial

causa mortis. Na forma do Art. 1.655 do CC de 2002 nula a conveno antenupcial ou clusula dela que contravenha disposio absoluta de lei. Outra exceo a do Art. 1.776 do CC de 1916, repetida pelo Art. 2.018 do NCC, acerca da partilha de bens feita pelo ascendente, por ato inter vivos aos descendentes, alcanando parcial ou integralmente o acervo e constituindo a partilha-doao Um adiantamento da legtima.

8. COMENTE E FUNDAMENTE. O QUE SO CLUSULAS LEONINAS? Clusula leonina um item inserido unilateralmente num contrato que lesa os direitos da outra parte, aproveitando-se normalmente de uma situao desigual entre os pactuantes. Tais clusulas abusivas lesam a boa f, causando um grave desequilbrio nos direitos e obrigaes das partes em prejuzo do elo mais fraco. A legislao as considera nulas, no implicando, todavia, na nulidade do contrato como um todo. As clusulas abusivas encontram-se tipificadas no artigo 51 do CDC. "Art.51 "So nulas de pleno direito, entre outras, as clusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e servios que: (...) IV estabeleam obrigaes consideradas inquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatveis com a boa f ou a equidade;.". Clusulas abusivas, no conceito de Nelson Nery Junior: "so aquelas notoriamente desfavorveis parte mais fraca na relao contratual de consumo. So sinnimas de clusulas abusivas as expresses clusulas opressivas, onerosas,

vexatrias ou, ainda, excessivas...". Segundo Hlio Zagheto Gama: "As clusulas abusivas so aquelas que, inseridas num contrato, possam contaminar o necessrio equilbrio ou possam, se

utilizadas, causar uma leso contratual parte a quem desfavoream".

As clusulas abusivas so aquelas que estabelecem obrigaes inquas, acarretando desequilbrio contratual entre as partes e ferindo os princpios da boa-f e da equidade.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

- As aulas disponveis pelo professor; - GODOY, Cludio Luiz Bueno de. Funo Social do Contrato. So Paulo: Saraiva, 2004. p. 120; - CHAVES, Antonio. Responsabilidade pr-contratual. 2. ed. So Paulo : Lejus, 1997. p. 9; - CAVALCANTE, Karla Karnina Andrade Carlos. As clusulas abusivas luz da doutrina e da jurisprudncia. Jus Navigandi, Teresina, ano 7, n. 60, 1 nov. 2002 . Disponvel em: <http://jus.com.br/artigos/3387>. Acesso em: 30 ago. 2013.

Das könnte Ihnen auch gefallen