Sie sind auf Seite 1von 4

Passos

1. Pegue a quantidade de fio necessria, e adicione mais um pouco para segurana. Se uma luva for colocada, faa-o antes de desemcapar o fio, e cerfitique-se de que a luva est do lado certo.

2. Remova a capa externa do cabo, expondo cerca de 3 cm dos fios torcidos. Tome cuidado para cortar somente a jaqueta externa, e nenhum fio. Depois de remover esta capa, vo haver oito fios torcidos em 4 pares. Cada par tem um fio de cor slida, e o outro branco com uma listra colorida marcando seu par. Algumas vezes um cordo branco tambm est presente.

3. Inspecione os fios para ver se algum deles foi partido ao cortar a jaqueta externa. Se algum deles estiver com o cobre exposto, corte todos os fios rente ao corte da jaqueta, e comece tudo de novo. Fios expostos vo causar linha cruzada, perda de performance ou simplesmente no conectar. importante manter a capa de todos os fios internos intacta.

4. Desenrole os pares deixando-os alinhados e achatados etre seus dedos. O cordo branco pode ser cortado e jogado fora (veja Avisos).

5. Arrume os fios baseado na especificao que est seguindo. Existem dois mtodos determinados pela TIA, 586A e 586B. 586B o mais comum para cabos de rede, usado amplamente por computadores e telefones digitais. o padro usado em nosta demonstrao (para o 586A, precisamos de uma ordenao diferente, veja nas Dicas). Coloque os fios na seguinte ordem, da esquerda para direita: 1. Branco/Laranja 2. Laranja 3. Branco/Verde 4. Azul 5. Branco/Azul 6. Verde 7. Branco/Marrom 8. Marrom 6. Acerte todos os fios para que fiquem paralelos entre seus dedos. Verifique se a ordem deles continua a mesma. Corte a capa de todos os fios alinhadas, a 19 mm da base da jaqueta. Os cortes devem deixar os fios intactos e alinhados. Este passo importante, pois fios tortos ou meio partidos no vo fazer contato dentro do plugue, e pode estragar todo o cabo.

7. Mantenha os fios alinhados enquanto os coloca dentro do RJ-45 com a parte chata para cima. O fio branco/laranja deve estar a esquerda, olhando para baixo no conector. Voc pode ver se todos os fios entraram em seus lugares olhando o conector de frente,

deve haver um fio em cada buraco, como visto ao lado. Voc pode ter que forar um pouco para empurrar os pares de fios no conector. Pelo menos 6 mm da capa do cabo deve entrar para dar firmeza ao cabo depois que o plugue for crimpado. Voc pode precisar esticar a capa para conseguir isto. Certifique-se uma ltima vez que os fios esto em ordem correta antes de crimpar o cabo.

8. Coloque o plugue com os fios no alicate de crimpar, aperte firme o cabo. Voc vai ouvir os sons caractersticos, e depois de ter terminado o cabo vai voltar para a posio de aberto. 9. Repita com o outro lado do cabo. O modo como vai prender o outro lado (586A ou 586B) depende se est fazendo um cabo comum ou um cabo cross-over (veja nas Dicas).

10. Teste o cabo para garantir seu funcionamento. Cabos incompletos e mal montados podem causar muita dor de cabea mais a frente. Com o advento do "Power-overEthernet" (eletricidade via ethernet), cabos mal presos podem danificar seriamente o equipamento. Um testador de cabos pode verificar esta informao com preciso para voc. Se tiver um, teste a conectividade pino-a-pino.

Dicas

Um ponto chave ao montar um cabo de rede que os fios enrolados devem ficar juntos o mximo possvel que ainda lhes permita chegar a sua ponta oposta no RJ-45. Os fios so enrolados assim para dar boa conectividade e reduzir ao mximo a interferncia. No separe os pares mais do que precisa. Um cabo comum usado para conectar dois componentes diferentes (um roteador e um PC). Para conectar dois equipamentos iguais (como dois computadores), necessrio um cabo cross-over. A diferena que no cabo comum, os fios terminam igual no conector, mas o cabo cross tem um lado no modo 586A e o outro no 586B.[1] A ordem do 586A a seguinte, da esquerda para a direita: branco/verde, verde, branco/laranja, azul, branco/azul, laranja, branco/marrom, marrom.

Avisos

Os cordes, se houverem, so muito resistentes. No tente arrebent-los, corte-os.

Materiais necessrios

Alicate de crimpagem - esta a ferramenta mais importante no processo. Se seu alicate no for bom, as conexes sero ruins. Alicates de baixa qualidade no vo conseguir (pelo menos sem muito esforo) fazer uma conexo firme entre os fios. Muitos alicates de alta qualidade tambm tm um controle para mais preciso. Testador (opcional) - Apesar de no ser necessrio, ter um bom testador de cabos pode evitar e resolver os problemas de configurao e instalao. A maioria dos testadores tm duas caixas que passam sinais uma para a outra, acendendo LEDs do outro lado. Eles tambm podem mostrar o resultado do teste. Porque testar os cabos? Cabos ligeiramente danificados podem causar intermitncia do sinal, perda de pacotes e corrupo de dados. Conectores RJ-45 (2 para cada cabo) Cabo de rede - ele pode ser encontrado em lojas de computadores, material eltrico, e home centers. Voc pode conseguir um cabo categoria 5, 5e ou 6, dependendo do que precisa. Para comprimentos menores que 15m use um cabo tranado, para mais de 15m use um cabo slido. Jaquetas (opcionais, mas desejveis). Protege o cabo a longo prazo e melhora a aparncia do servio. Cortador de cabos

Das könnte Ihnen auch gefallen