Sie sind auf Seite 1von 21

Melomel Tabela para

adio de frutas.
Boas pessoal! Gostaria de compartilhar com vocs uma tabela extraida do livro: The Complete MeadMaker do autor e produtor Ken Schramm, um dos mais conceituados pesquisadores e produtores de hidromel dos Estados Unidos. A tabela trata das recomendaes dele sobre a quantidade de diferentes frutas a serem adicionadas no mosto de acordo com o efeito pretendido. Fruta Leve Mdio Forte Maas (Cidra) 600ml/l 800ml/l 800ml/l + 1,6l secundria Mirtilo 120-168gr/l 168-240 gr/l mais de 265 gr/l Cerejas (Doces) 96-144gr/l 168-216 gr/l mais de 240 gr/l Cerejas (Azedas) 72-120gr/l 144-192gr/l mais de 216gr/l Ctricas - 72-120gr/l 144-192gr/l mais de 216gr/l (Menos para Limo que para Laranjas e GrapeFruit)

Groselha 48-96gr/l 120-168gr/l mais de 192gr/l Melo 72-120gr/l 144-192gr/l mais de 216gr/l Pssego 120-168gr/l 192-288 gr/l mais de 312 gr/l Pera 120-168gr/l 192-240gr/l mais de 265gr/l Ameixa (use a pele) 96-144gr/l 168-216gr/l mais de 240gr/l Framboesa 48-96gr/l 120-168gr/l mais de 192gr/l Morangos 120-168gr/l 192-288 gr/l mais de 312 gr/l Eu particularmente gosto desta tabela como referncia. Mas lembre-se sempre de que a sua intuio e gosto pessoal tambm devem pesar muito na hora de escolher quanta fruta voc vai colocar no seu Melomel. Algumas observaes:

O morango no uma fruta que empresta facilmente cor e aroma. Eu gosto de usar uma quantia na fermentao primria e depois mais um pouco na secundria, assim o morando fica mais presente!

Para o Mirtilo realmente emprestar cor para o seu melomel necessria dar uma quase fervida nele antes de produzir. Coloque o mirtilo em gua e leve ao fogo at que a gua atinja 60 C e mantenha nesta temperatura por 10 minutos. Depois use esta mesma gua para fazer o hidromel com os mirtilos j dentro.

A framboesa d uma cor espetacular no Melomel, mas cuidade com a acidez e com a adstringncia da mesma. Frutas ctricas tambm tem que ser usado com cuidado! Voc pode desequilibrar o Melomel final se no cuidar da acidez!

Pessoal por hoje isso! Sade!

Receita de Hidromel com Pimenta ou Receita de Capsicumel

No ltimo artigo que escrevi para vocs eu falei sobre como fazer um capsicumel, ou seja, um hidromel com pimenta. E prometi tambm apresentar uma receita de capsicumel para vocs. Aqui est. Esta na verdade uma variao de uma receita que encontrei em um forum estrangeiro e que adaptei apenas as pimentas pois no se encontravam as solicitadas aqui no Brasil. Vale a pena, alis, dar uma olhada no artigo se voc ainda no leu, pois vai te dar uma base mais slida para trabalhar com esta receita.

Capsicumel por ser rico, complexo e surpreendente. D uma chance a ele em uma receita de teste pelo menos e surpreenda-se. Crie, pensa no seu Capsicumel seco, meio seco e doce, viage. Segue a receita: Ingredientes:

6,8 kgs de Mel 5 Pimentas Dedo-de-Moa (fatiadas, sementes e cabinhos removidos) 5 Pimentas Jalapeo (fatiadas, sementes e cabinhos removidos) 6 gramas de nutrientes para leveduras Levedura Lalvin K1-V1116 gua suficiente para completar 20 litros (mineral de preferncia)

Preparo: Como sempre, limpe, sanitize completamente todo o equipamento e superfcies de contato de tudo que usar para preparar seu mosto. Dvidas para sanitizao: Clique aqui. Aquea o mel para facilitar a mistura com a gua. Se quiser faa a pasteurizao do seu mel nesse ponto da receita. Lembre-se que isso totalmente opcional, eu por exemplo no fao. Misture o mel com a gua, coloque as pimentas, e prepare as leveduras conforme indicado pelo fabricante ou siga nosso guia de reidratao de leveduras: clique aqui.Agite o seu mosto para colocar oxignio no mesmo. Adicione tambm metade do nutriente para leveduras. Feche seu fermentador e instale seu Airlock. Nos trs primeiros dias , agite o mosto para oxigenar. Aps uma semana coloque o restante do nutriente. A partir de uma semana tambm legal monitorar o sensao de ardor das pimentas. Fique de olho e se ameaar ficar forte faa uma trasfega e remova a pimenta antes que seja tarde. Outra coisa importante a ideia de usar mais uma variedade de pimenta para elaborar a receita. Isso no vai deixar mais ou menos forte, vai deixar to forte quanto a pimenta mais forte usada no mosto, mas vai adicionar complexidade de sabor e aroma ao seu hidromel. O ideal, acredito, ganhar conhecimento sobre as variedades de pimenta e depois montar o seu mix ideal. Espero que gostem da receita pessoal. Sade a todos!

Postado por webmaster s 01:20 Nenhum comentrio:

14/01/2012

Hidromel fermentando ...


Postado por webmaster s 05:55 Nenhum comentrio: 08/09/2011

O QUE HIDROMEL ?

Hidromel uma bebida feita com mel, gua e fermento. Quando voc adicionar ingredientes diferentes para o mosto (mistura de mel/gua/fermento), nomes diferentes so aplicadas. Tipos de hidromel: Hidromel - Mel, gua, fermento aps a fermentao ocorrer. Sack - Trata-se de hidromel, que feito com mais mel do que normalmente usado. Pyment - Hidromel com uvas ou suco de uva. Cyser - Hidromel com maas, suco de ma ou cidra. Melomel - Hidromel com frutos que no seja de uva ou maa. Metheglim - Hidromel com especiarias. Braggot - Hidromel feito com gros ou de lpulo (ou cerveja feita com mel, dependendo quem est fazendo a cerveja. Hidromel espumante - Hidromel, quando uma fermentao secundria foi autorizada a ocorrer na garrafa. Hipocraz - No tecnicamente um variante de hidromel. Este o vinho adoado com mel ou aucar com adio de especiarias. (tambm conheida como ipocraz, ippocraz, ypocraz, Hippocraz). Bochet - Hidromel onde o mel caramelizado ou queimado separadamente antes de adicionar a gua. Acerglyn - Hidromel feito com mel e xarope de bordo. Black Hidromel - Um nome dado as vezes mistura de mel e groselha negra. Capsicumel - Hidromel aromatizado com pimenta. Morat - Mistura de mel e amoras. Oxymel - Outra receita de Hidromel histrica. Mistura de mel com vinagre de vinho. Rhodomel - Rhodomel feito de mel, rosa mosqueta, ptalas de rosa ou attar e gua. White Hidromel - Hidromel que de cor branca, feito a partir de ervas ou frutas, as vezes clara de ovo.

Postado por webmaster s 03:25 Nenhum comentrio: 30/12/2010

JAMAICA GINGER BEER

Aqui est a receita bsica. 1/2 xcara de raiz de gengibre 1/4 xcara de mel 1 1/2 colher (sopa) de limo 1 clara (batida em ponto de neve) 500g de acar (cristal) 1 colher (sopa) de fermento de po 2.200ml de gua mineral 1. Amassar o gengibre, misturando-o com o mel, o acar, o suco de limo e finalmente com a gua. Em seguida, acrescenta-se o fermento e logo depois clara batida, mexendo muito bem para ficar uma substncia homognea. 2. Fermentao - colocar a mistura num recipiente que permita o escape dos gases que se formaro durante a fermentao. Colocar o recipiente num lugar fresco e escuro. Aps umas horas, a formao de borbulhas no lquido ser ndicio de que comeou a fermentao. Quando, depois de alguns dias, cessar a formao de borbulhas sinal que a fermentao est terminada. 3. Coagem - utilizar coadores de pano dobrado e depois engarrafar.
Postado por webmaster s 04:32 2 comentrios: 14/06/2010

COMO FAZER O HIDROMEL


Ingredientes: 2 litros de gua mineral 500 gr de mel 10 gr fermento biolgico suco de meio limo suco de meia laranja canela cravo

noz-moscada

Coloque pra ferver 2 litros de gua com o suco de limo, suco de laranja, a canela, cravo e noz-moscada por 5 minutos. desligue e deixe esfriar.

Depois de esfriar, retire a canela, cravo e noz-moscada da gua e adicione o mel, e mexa com uma colher at a mistura ficar homognea, depois coloque 2 colheres de ch de fermento biolgico e mexa novamente.

Agora hora de colocar no fermentador, com o air lock ( um sistema que permite que o ar saia, mas no entre, veja abaixo como fazer), e deixar em um lugar escuro fermentando durante 1 ou 2 semanas.

Aps o perodo de fermentao, filtre o lquido com um coador de caf para retirar todo o fermento, e depois engarrafe, e guarde em um lugar escuro por 80 dias.

Como fazer um Airlock Basta fazer um furo na tampa do fermentador e acoplar uma mangueira atxica no furo, vedando bem. Para vedar, pode-se utilizar silicone atxico. Quando o Hidromel for colocado pra fermentar, s colocar a ponta da mangueira que fica de fora do fermentador dentro de um recepiente com agua e sal. medida que a fermentao gerar gs carbnico, este ser liberado atravs de bolhas na gua, mas o ar de fora no entrar no fermentador e impedir que seu hidromel contamine.

Fermentador com o Airlock

Postado por webmaster s 18:42 Um comentrio: 11/06/2010

UM POUCO SOBRE O HIDROMEL

Hidromel uma bebida alcolica fermentada base de mel e gua, sendo a proporo da produo de uma parte de mel e duas de gua. Consumida desde a antiguidade, sua fabricao anterior do vinho e seguramente da cerveja. Na Grcia clssica se chamava "melikraton" e pelos romanos era conhecida pelo nome "agua mulsum", ainda que esta possa ser uma variante feita com vinho de uva adocicado com mel. Plnio conta que foi Aristeu quem criou a primeira frmula do hidromel. Outras culturas antigas consumidoras desta bebida foram os celtas, os saxes e os vikings. Tambm era conhecido o consumo de uma bebida similar pelos maias. Existia a tradio de que os casais recm casados deveriam consumir esta bebida durante o primeiro ciclo lunar aps as bodas para nascer um filho varo. Da surgiu a tradio atual da lua de mel.[carece de fontes?] Na Mitologia Nrdica, o hidromel aparecia como a bebida favorita dos deuses. Nas obras de J.R.R.Tolkien, J.K.Rowling, C. S. Lewis, Bernard Cornwell,Christopher Paolini,entre outros se faz uma meno a esta bebida.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidromel

Postado por webmaster s 02:37 Nenhum comentrio: 10/06/2010

HIDROMEL

Entendendo como funciona:

Hidromel basicamente uma fermentado de mel e gua... valido adicionar ingredientes para dar mais sabor, aroma, conversao.

Para isso, criamos uma mistura de mel, gua, e especiarias. Essa mistura deve ficar doce para que a levedura (saccharomyces cerevisiae) possa se alimentar do aucar ali presente e

fermentar... Liberando lcool e gs carbnico.

Porm, para que a nossa bebida no vire um vinagre, a fermentao deve ocorrer em um recipiente fechado onde o gs carbnico possa sair e o oxignio no possa entrar.. Se o oxignio entrar, a bebida vira vinagre.

Na industria artesanal de vinhos por exemplo.. usada uma vlvula especial chamada de vlvula airlock.. Mas eu lhes ensinarei a fazer uma vlvula simples, sem que aja necessidade de comprar uma vlvula profissional.

Muito bem.. Vamos aos passos.

O primeiro passo ter um mel de boa qualidade... O que seria um mel de boa qualidade? Mel de boa qualidade aquele mel que dizem operculado, ou mel dos oprculos. Nada mais do que o mel PURO, sem adio de gua e extrado a mo.. O mel encontrado em mercados dentro de potes um mel centrifugado, ou seja, o favo passa por uma centrifuga de onde o mel extrado. Isso faz o mel perder sabor, vitaminas e minerais..

Caso no seja possvel achar um mel de oprculos, pode-se usar mel centrifugado, basta adicionar sais minerais para que o fermento possa se alimentar. Mas como saber qual o melhor mel no mercado?

Uma dica simples: O mel bom o que cristaliza. Mas no o que fica somente com o fundo cristalizado e sim o que se cristaliza por inteiro.

Muito bem.. Escolhido o mel, vamos para a gua. A gua de extrema importncia.. No pode ser de torneira pois o cloro mato o fermento, no pode ser de poo (artesiano ou no) pois os metais dos canos geralmente deixam a bebida amarga.. A melhor gua mineral.. Ou a de chuva. Porm, se for usar de chuva, no v usar a da chuva que cai na sua cidade ou da chuva prxima a lavouras onde passado veneno. melhor comprar a mineral, garantido.

Escolhido o mel e a gua, falta escolher as epeciarias. Por exemplo: canela, cravo, folha de eucalipto, noz moscada, aniz estrelado, lupulo, gengibre, etc.

PREPARO:

Primeiro devemos ver que tipo de hidromel queremos produzir.. Seco? Muito seco? Meio seco? Doce? Muito doce?

Vou passar a receita para um hidromel Meio-seco. Quem quiser outros tipo depois pesa que eu dou as doses.

Para um hidromel Meio-seco usa-se 350g de mel para um litro de gua.

Nesse exemplo usarei ento 1 litro de gua e 350g de mel.. O que vai resultar no final em aproximadamente 1,3 litros de hidromel. Porm, a gua deve ferver por alguns minutos e para isso devemos usar mais gua do que planejamos.

Pegue um litro e meio de gua e coloque em uma panela.. Leve ao fogo. Adicione, canela, cravo, gengibre e lupulo.

Tampe a panela e espere comear a fervura. Quando comear a ferver, retire a tampa e marque aproximadamente 5 minutos.

Por que 5 minutos? Para que o lpulo solte o aroma. Caso voc no use lpulo, espere ferver e desligue o fogo. Caso voc queira que o lpulo solte o amargor (caracterstico da cerveja), deixe-o ferver por uma hora.

Muito bem.. Essa mistura a que chamamos de mosto. Quando o mosto estiver pronto, deixeo esfriar at abaixar mais que 40 graus.

Por que 40 graus? Porque ai que voc adiciona o mel. Temperaturas superiores a isso podem fazer as vitaminas do mel evaporarem.

Enquanto o mosto esfria. Ache uma garrafa para adicionar a bebida e para ela fermentar. importante que a garrafa seja um pouco maior do que a quantia usada para enche-la. Por exemplo.. Para a nossa receita de hidromel que vai resultar em 1,3 litros, importante ter uma

garrafa de aproximadamente 1,7 litros.

melhor que essa garrafa seja de vidro, mas pode ser de plstico tambm.

Muito bem.. Vamos fazer agora uma vlvula onde apenas saia gas carbonico e no entre oxignio..

simples... Pegue uma rolha que se adapte bem (que fique bem vedada) na garrafa e faa um furo no seu centro, atravessando-a. Passe uma mangueirinha pelo furo (pode ser essas mangueirinhas de aqurio) e garanta que ela ficou bem presa, que no v escapar. Caso o furo fique maior que a mangueira, use uma fita para aumentar a bitola da mangueira.

Essa mangueira pode ter aproximadamente um metro. Uma ponta dela deve estar presa na rolha que ir tampar a garrafa e a outra ponta deve estar em um copo com gua e sal.

Feito isso, voc est com sua vlvula pronta.

Devolta ao mosto.

Quando o mosto j estiver frio, separe um litro em uma outra vasilha (pois usamos mais que um litro de gua) e a esse um litro adicione o mel (350g). Mexa at aquilo tudo virar uma mistura homogenia. Prove e veja que delicia.

Se o seu mel no for de oprculo, adicione um pouco de suco de limo a bebida e uma pitada de sal.

Agora est na hora de adicionar o fermento. Para isso, recomendo que voc use fermento biolgico (esse encontrado no mercado para fazer massas, que tem formato de floquinhos). Esse fermento contm saccharomyces cerevisiae, se voc ler no rtulo achara. Tambm pode usar levedo de cerveja, mas ai a fermentao muuuuuuuito mais lenta.

adicione uma colherzinha de ch raza de fermento para um litro de mosto. Como no nosso caso temos 1,35 litros (mel + agua), use uma colher no to rasa (de ch).

Misture bem.

A garrafa que voc for usar importante que esteja bem esterilizada, assim como o funil que voc ir usar.

Caso no esteja devidamente esterilizada, pode ocorrer que outros fungos se desenvolvam na substancia e estraguem a bebida.

Para esterilizar a garrafa voc pode usar gua quente (no caso de garrafa de vidro), lcool, agua oxigenada, tintura de iodo, etc.

Com a garrafa esterilizada, adicione toda a mistura l dentro (mosto com fermento). Tampe com a rolha e coloque a outra ponta da mangueirinha em um copo com gua e sal.

Muito bem, coloque a garrafa em um loca escuro (pode at cobrir com panos pretos) e espere.

A fermentao deve comear dentro de algumas horas (se for o caso de fermento biolgico), ou dentro de dias se for o caso do levedo de cerveja.

Voc ver que comeara a sair bolhas do copo com gua e sal aonde a mangueirinha est colocada.

O fermento trabalha boiando na superfcie, parecendo uma refrigerante borbulhando. E quando morre, desce para o fundo.

A fermentao deve durar aproximadamente 7 dias. Cada vez, menos bolhas vo sair da mangueira.

O fermento precisa de oxignio para sobreviver e ele retira o oxignio da gua e tambm do ar que est sobrando na garrafa. Posteriormente, quando o oxignio nesses meio acaba, ele retira da molcula de aucar, e ai acontece a fermentao, liberando lcool e gs carbonico.

A bebida fica seca quando o fermento comeu todo o aucar, morrendo de "fome" e fica doce quando o lcool o mata, sobrando assim aucar para deixar a bebida doce.

Depois que a fermentao parar, vem a fase de maturao. Ou seja, a fase em que voce deve esperar mais uma semana para que todas as substancias parem completamente de trabalhar e que tudo possa decantar no fundo.

Passado mais essa semana. hora de coar a bebida. Para isso, use um coador de caf com at dois ou trs papis.

Coada a bebida, troque-a de garrafa. Perceber que ela estar muito mas clara agora. E coloque na geladeira. deixe-a descansar ali por 24 horas.

Se ainda tiver fermento morto, voce ver, e ai coe novamente.

importante tirar todo o fermento morto para que a bebida no fique azeda.

Feito isso, engarrafe seu hidromel agora com uma rolha sem furo e deixe a garrafa guardada em um local escuro e espere 80 dias.

No guarde dentro de guarda-roupa, etc. Pois diz a lenda que a garrafa ainda pode explodir nesse perodo.

Em 80 dias, todo o gosto do fermento ter sumido e a bebida estar pronta para beber (pode beber antes se quiser, mas acredite, esperar vale muito mais a pena).

Em 80 dias a bebida outra coisa, em 100 dias, muito melhor.. em um ano... a bebida dos deuses..

Metheglin!
Boas pessoal! Bem vindos novamento ao Pompeia Hidromeis.

A um tempo atrs eu falei para vocs sobre a adio de frutas na produo do hidromel, o que coloca esse produto numa nova categoria: Melomel! Hoje eu gostaria de falar sobre outra categoria de Hidromeis e das mais importantes: Metheglin. Esta categoria se refere aos hidromeis que tem Especiarias ou Ervas na sua receita. Quem por acaso j leu o livro The Closet of Sir Kenelm Digby: Opened sabe do que estou falando. Alis 95% das receitas de hidromeis deste livre se referem a Metheglin. Mas antes importante dizer tambm a importncia das ervas na produo de bebidas durante toda a histria. Antigamente as ervas e especiarias eram colocadas em infuses, maceraes, emplastros e bebidas com o intuito medicinal, claro que tambm por questo de paladar, mas a busca por medicamentos de origem orgnica era incessante e uma das maneiras mais utilizada pelos antigos era, com certeza, a produo de bebidas.

Na produo atual de hidromel do final da idade mdia para hoje, o uso das ervas e especiarias no metheglins passou a ter mais um cunho de imprimir a particularidade de cada produtor.

As especiarias principalmente tem uma importncia imensa na histria da humanidade, suas rotas de comrcia eram disputadas a tapa e seu preo chegou a ser maior que o do ouro em dado perodo. Existem registros de uso de ervas e especiarias desde e remota antiguidade. Gregos e Romanos tinham grande paladar para ervas, e os Romanos particularmente ajudaram a espalhar o uso das ervas por todo o mundo antigo.

No hidromel seu uso vasto e as criaes so quase ilimitadas. Muitas pessoas na europa cozinham com metheglin, e este tem uma grande reputao de ser excelente para cozinhas massas e frutos do mar. Beber apenas uma parte da utilidade do metheglin.

Porm quando produzindo um metheglin deve-se tomar cuidado com algumas ervas e especiarias, pois um punhadinho a mais e voc vai ter algo que passou do ponto. Alguns pontos devem ser observados: Para grandes metheglins deve-se usar grandes ervas e especiarias, frescas de preferncia. Conhea muito bem o que voc pretende usar, principalmente suas combinaes e quantidades. Eu particularmente gosto de testar as misturas fazendo ch, assim posso clarear mais minha mente sobre o que eu quero e como complementar ou deixar mais equilibrado.

Um Metheglin bem feito pode ser espetacular! E muito verstil, envelhece muito bem. Se voc gosta de cozinha, provavelmente vai adorar trabalhar com os Metheglins.

Segue uma receita antiga:

The Countess of BullingBrooks White Metheglin 1669

Ingredientes

8 gales de gua mel 1 ona de raiz de gengibre 4 claras de ovo Alecrim Fermento

Preparao:

Pegue 8 gales de gua e ferva muito bem e ento coloque mel suficiente para fazer flutuar um ovo e mexa tudo muito bem. Coloque novamente no fogo e coloque as 4 claras para clarificar, conforme a espuma for aparecendo remova. Coloque uma boa quantidade

de alecrim to rpido quanto puder e deixe ferver por um quarto de hora. Remova o alecrim e coloque em uma panela de barro para esfriar. Na manh seguinte coloque em um barril e coloque o fermento dentro, tambm uma ona de gengibre, cortado e amassado e deixe descansar por um ms ou seis semanas. Ento engarrafe e feche; No deixe entrar em contato com lato.

Original em ingls arcaico: The Closet of the Eminently Learned Sir Kenelme Digby Kt. Opened. Little Britain. London, 1669 Luis Felipe de Moraes Pompeia Hidromeis

Receita de Hidromel Metheglin de Noz Moscada


Sejam todos muito bem vindos!!!

Pessoal, esta uma receita do grande Ken Schramm, autor do livro The Complete Meadmaker. Achei a receita interessante poque simples na elaborao, mas demanda um longo, longo, longo tempo de envelhecimento para mostrar do que capaz. Isso ilustra muito bem o quanto o hidromel pode se beneficiar com o tempo e porque eu sempre digo que pacincia o principal ingrediente do hidromel. Vale a pena fazer esse hidromel pelo mesmo motivo que fazer um hidromel tradicional: simples e tem poucos igredientes, por isso precisa ser bem feito para ficar bom!

Ingredientes:

6,8 kg de mel de boa qualidade 28 gramas de noz-moscada ralada fresca (faa uma infuso com ela) 10 cm de canela em pau 2 colheres (sopa) de cido ascrbico (opcional) 2 colheres (sopa) de cido ctrico (opcional) 1/2 colher (caf) Nutrientes para leveduras 1/2 colher (sopa) Irish Moss gua suficiente para fazer 20 litros

Redstar Pasteur Champagne Preparo:

Aquea o mel para facilitar a dissoluo e misture com a gua. Se usa fervura para sanitizao do mosto, v em frente, seno, coloque o restante dos ingredientes, reidrate o fermento corretamente e siga as demais etapas de maneira padro. (Guia bsico aqui). Comentrios: use nz-moscada fresca sempre, a quantidade pequena e no justifica usar nz-moscada velha. Para chegar no seu melhor esse hidromel leva 2 anos no mnimo em envelhecimento. Vale a pena pelos comentrios do autor. Ele diz que depois de 2 anos este Metheglin fica Vinoso, meio-seco, amarelo palha, com um timo equilbrio. A canela aparece primeiro no nariz seguido pela nz-moscada. Um leve pegada ctrica no final. timo com carne brance e peixes. OG 1.104 FG 1.000 melhor servido entre 6 a 10C.

Bom proveito e boa diverso a todos!


Preparar Hidromel em qualquer das suas verses no difcil, requerendo to somente alguma pacincia. Deixamos, abaixo, algumas sugestes que lhe podero ser teis, tendo partido da hiptese de que ser mosto vnico para lanamento da fermentao. Se conseguir encontrar no mercado leveduras vnicas, ou - melhor ainda - prprias para hidromel, basta que siga as instrues do produtor. Aconselha-se a leitura sequencial da pgina, mas pode, usando as ligaes abaixo, saltar directamente para alguma seco que lhe interesse mais. 1. Hidromel Espumante 2. Hidromel Liso o 2.1 Hidromel Liso Seco o 2.2 Hidromel Liso Doce 2.2.1 Hidromel Liso Doce Aromatizado 3. Notas Finais

1. Hidromel Espumante
1. Esmagar uva como para fazer vinho (com pele, ps e grainha), em 2.
quantidade suficiente para se obter, pelo menos 2,5 dl de sumo. O arranque da fermentao deve ser muito rpido. Depois do arranque, deixar fermentar em frasco munido de "airlock", ou com a boca protegida por 4 camadas de gaze, durante 3 dias. Filtrar, por algodo, 2,5 dl do lquido fermentado. totalizando, aproximadamente, 3,5 dl de mosto. Depois de o mosto comear a ferver, deixar fermentar 2 dias. suficiente para totalizar 5 lt de mistura.

3. 4. Juntar aos 2,5 dl de mosto, 0,5 dl de mel dissolvido em 1 dl de gua, 5. 6. Filtrar os 3,5 dl de mosto por algodo, e junt-los a 2 dl de mel, e gua 7. Pr o mosto em garrafas de espumante, deixando s o espao necessrio
para a rolha, e tap-las com "airlocks", ou 4 camadas de gaze. Fazer esta operao cerca das 12 horas. s 12 horas do dia seguinte dever ter-se iniciado a fermentao, e s 24 horas desse dia, j deve ser franca.

8. Deixar ferver 4 dias, limpar os gargalos com gaze esterilizada, e rolhar

presso, usando rolhas e ferramenta prprias, e prendendo as rolhas com arame, ou garras prprias. Notas: o Preferir garrafas de vidro branco, para facilitar a observao da fermentao. o Os tempos de fermentao indicados dependem muito da temperatura ambiente, e da qualidade de uvas usada. Logo, o melhor mesmo ir observando a libertao de anidrido carbnico, e rolhar logo que ela comece a declinar significativamente. o No cair na tentao de rolhar enquanto a libertao de anidrido carbnico for franca, porque as garrafas ficaro autnticas "bombas". Mais vale errar por defeito que por excesso. o O Hidromel assim obtido ter uma graduao alcolica 3 - 4 GL.

2. Hidromel Liso
O Hidromel Liso - sem gs - pode conseguir-se na verso "seca" - com pouco, ou nenhum, acar residual no lquido -, ou na verso "doce" - com acar residual -, e, nesta ltima, nas subverses "simples" - sem qualquer sabor estranho ao mel - e "aromatizado" - com sabores de Ervas Aromticas, Especiarias, etc., adicionados.

2.1 Hidromel Liso Seco


O Hidromel Liso Seco faz-se a partir de mostos com uma concentrao da ordem dos 300 - 400 gr de mel / litro, o que conduz, finda a fermentao, a um Hidromel com uma graduao entre os 12,8 - 17 graus GL. A quantidade de Mosto Vnico a usar depender da quantidade que se pretende produzir, mas fcil ser determin-la por proporo, a partir dos conselhos acima dados para o Hidromel Espumante. Aqui, a fermentao pode ser feita em garrafas, ou num s recipiente, e deve ser levada at ao fim. Ateno, que a quantidade de ar acima do Hidromel deve ser mnima. Terminada a fermentao, o Hidromel deve ser mantido num local fresco, rolhado sem ser presso, durante um ms Depois, engarrafa-se por sifonagem se tiver sido preparado num s recipiente. Em qualquer dos casos, rolha-se presso, e, pelo sim pelo no, fixam-se as rolhas com garras. Ver, tambm, Hidromel Espumante.

2.2 Hidromel Liso Doce Simples


O Hidromel Liso Doce faz-se a partir de mostos com uma concentrao de, pelo menos 500 gr de mel / litro. De facto, as leveduras morrem quando se atingem concentraes de lcool da ordem dos 16 %, que corresponde a um mosto com uma concentrao de 463 gr de mel / litro. o acar em excesso, que no ser fermentado, que confere ao Hidromel o gosto doce. Quanto maior a quantidade de Mel acima dos 463 gr/lt, mais doce ele ficar. Por curiosidade, aqui fica uma receita tirada de uma Enciclopdia do princpio do sculo XX, com ortografia da poca. Obviamente, o autor estava a pensar nas leveduras selvagens, sempre presentes no ar, como agente de fermentao. 1. O hidromel prepara-se juntando a 100 litros de gua quente, 50 kilogramas de mel. 2. Faz-se ferver a mistura, agitando e escumando.

3. Quando o lquido tenha diminudo um quarto, deixa-se esfriar. 4. Envasilha-se em barris, deixa-se fermentar, para o trasfegar quando a
fermentao tenha terminado.

Ver, tambm, Hidromel Espumante e Hidromel Liso Seco.

2.2.1 Hidromel Liso Doce Aromatizado


O Hidromel Aromatizado - tradicionalmente - sempre um Hidromel Liso Doce, em cuja gua de preparao foram fervidas ervas aromticas ou especiarias ao gosto do preparador. Aqui ficam duas sugestes para aromatizao de 5 litros de gua: ferver, durante 20 minutos, 1 haste de alecrim, 1 haste de erva cidreira, 15 gramas de gengibre, pele de 1/2 limo. Filtrar antes de juntar ao Mel; ferver, 5 minutos, 1,5 kg de frutos de rosa canina. Esmagar e espremer os frutos e a gua atravs de um pano, completando os 5 litros com mais gua, se necessrio, antes de juntar ao Mel. No esquecer que a mistura deve estar apenas morna quando se junta o mosto de arranque. Ver, tambm, Hidromel Espumante, Hidromel Liso Seco e Hidromel Liso Doce Simples.

3. Notas Finais
1. possvel fazer Hidromel Espumante com maior graduao alcolica. Basta
preparar previamente um Hidromel Liso com a graduao pretendida, e trat-lo como se gua fosse. Para o clculo do teor final de lcool, h, obviamente, que contar com o j existente nesse hidromel de base. As garrafas de Hidromel devem ser conservadas deitadas. No Hidromel Espumante, porque no h "dgorgement", formar-se- p. Nos outros, por serem produtos no clarificados artificialmente, pode, ou no, formar-se p. Antes de servir, pr as garrafas na vertical durante uma noite. Se, por razes meramente visuais, quiser eliminar o p, evitar servir a parte final, no caso do Hidromel Espumante, e decantar, no caso dos outros hidromis. Quando se fermentarem quantidades de Hidromel superiores a 5 litros, o mosto de arranque deve ser previamente adicionado a 0,5 lt, ou mais, do mosto a fermentar. Quando a fermentao for franca, juntar ao resto do mosto.

2.

3.

Das könnte Ihnen auch gefallen