Sie sind auf Seite 1von 56

Processos de Fundio

Definio:

O processo de fundio consiste em vazar (despejar) metal lquido num molde contendo uma cavidade na geometria desejada para a pea final.
Os processos podem ser classificados pelo tipo de molde e modelo e/ou pela fora ou presso usada para preencher o molde com o metal lquido. O processo de fundio permite obter, de modo econmico, peas de geometria complexa, sua principal vantagem em relao a outros processos. O processo de fundio aplica-se a vrios tipos de metais, tais como aos, ferros fundidos, alumnio, cobre, zinco, magnsio e respectivas ligas. Desvantagens. Os aos fundidos, por exemplo, podem apresentar elevadas tenses residuais, micro porosidade, zoneamento e variaes de tamanho de gro. Tais fatores resultam em menor resistncia e ductilidade, quando comparados aos aos obtidos por outros processos de fabricao como conformao a quente.

Processos de Fundio

Definies gerais: MOLDE o recipiente do material fundido. MODELO um elemento com a configurao do produto que se deseja e serve para gerar o molde.

MACHO o elemento que promove um vazio na pea.


CAIXA DE FUNDIO o elemento cuja funo consiste em alojar o molde de areia gerado com o concurso do modelo. CONTRAO a reduo volumtrica sofrida pelo produto ao passar da temperatura de vazamento para a temperatura ambiente

Processos de Fundio

b)- Como ser produzida a pea

- Processo e tipo de moldagem e de Macharia;


-Tipo de Forno; - Forma de vazamento; - Liga; - Sistema de Acabamento e rebarbao; -Controles Necessrios. Consegue-se melhor resultado quando h uma cooperao entre cliente e fornecedor.

Processos de Fundio

Exemplo de Moldes e Peas

Processos de Fundio

FUROS Em peas fundidas , os furos podem ser obtidos pelos mtodos abaixo : fundidos fundidos com acrscimo para posterior usinagem usinados com broca

aconselhvel obter-se um furo por fundio com ou sem acrscimo nas seguintes condies :
quando a preciso dimensional exigida para a pea , o permitir; quando se procura evitar ou diminuir a operao de usinagem; quando impossvel fazer uma posterior usinagem pea; quando se procura evitar concentrao de massa.

Processos de Fundio

FUROS

No aconselhvel obter um furo por fundio nas seguintes condies:


quando operaes de usinagem de outras parte da pea, ficam prejudicadas;
quando existem furos com distncias muito precisas entre si (difcil obter por fundio );

quando a rebarbao de um furo obtido por fundio, for mais onerosa do que sua usinagem;
quando o dimetro do furo, for inferior a 10 mm e sua profundidade maior que esta medida.

Processos de Fundio

Contrao
Contrao uma diminuio de volume que as peas fundidas sofrem ao solidificar-se, ou seja, no momento do vazamento, o metal ocupa toda a cavidade deixada pelo modelo, e este ao sofrer o resfriamento contrai-se diminuindo o volume final da pea fundida.

Processos de Fundio

No processo de fundio, esta contrao se realiza em trs estgios distintos:


1o- Contrao do metal no estado lquido: Essa contrao ocorre, a partir do momento do vazamento, at o momento em que comea a formao dos primeiros cristais, que seria o incio da solidificao.

2o- Contrao da solidificao: Ocorre desde o aparecimento dos primeiros cristais slidos at a solidificao da ltima gota de metal lquido.
3o- Contrao no estado slido: Ocorre a partir do fim da solidificao at a temperatura ambiente.

Processos de Fundio

Relao dos Materiais Ferro Fundido Cinzento Ferro Fundido Nodular no RecozidO Ferro Fundido Nodular Recozido Ao Fundido Ao Mangans Ferro Fundido Malevel Branco Ferro Fundido Malevel Preto Ligas Fundidas de Alumnio Ligas Fundidas de Magnsio Cobre Eletroltico Fundido Bronze Cu Sn Bronze Cu Sn Zn Ligas de Cu Zn Lato com Mn Fe Al Ligas de Zn Metal Branco Sn ou Pb Ligas de Cu Al Ni Fe Mn

Contrao Mdia % 1,0 1,2 0.5 2,0 2,3 1,6 0,5 1,2 1,2 1,9 1,5 1,3 1,2 2,0 1,3 0,5 2,0

Processos de Fundio

Acabamento Superficial
Ao confeccionar um modelo ou caixa de macho, seja qual material, o acabamento deve estar sempre em priorizao. No podemos esquecer que o acabamento superficial do modelo ou caixa de macho tambm um fator de vital importncia. O bom acabamento superficial desses, tambm facilita a extrao do modelo ou macho, o que em muitos casos evita a quebra do molde ou do macho, implicando na reduo de refugos.

Processos de Fundio

PROCESSOS DE MOLDAGEM E MACHARIA

Processos de Fundio

PROCESSO AREIA VERDE

Processo de confeco de moldes utilizando mistura preparada com areia de retorno, areia base, argila e os aditivos necessrios, devidamente balanceados para atender s aplicaes especficas. Areia de Slica; Bentonita; P de Carvo; Amido, Dextrina, outros.

Processos de Fundio

COMPONENTES DA MISTURA DO PROCESSO AREIA VERDE

Areia base
Componente refratrio. A areia de slica a mais utilizada devido sua maior disponibilidade e menor custo (para casos especficos: zirconita, cromita, olivina e chamote).

Caracterticas da Areia de slica -mdulo de finura (ideal): 50-70 AFS -teor de finos (ideal): mx. 1,0 % -argila AFS: mx. 0,5 % -ponto de fuso: min. 1400C -umidade: mx. 0,5 % para areia seca -temperatura: mx. 50C

Processos de Fundio

Argila
um material lamelar, composto essencialmente de silicato de alumnio hidratado, utilizado como aglomerante da mistura, sendo mais utilizado o tipo montimorilontico. Caractersticas Gerais Da Bentonita Para Fundio - Boa moldabilidade - Boa desmoldabilidade - Elevada durabilidade - Baixa tendncia a defeitos de fundio

Processos de Fundio

Misturas Tipos Areia de sistema: a mistura bsica obtida a partir da areia de retorno, com suas propriedades devidamente corrigidas, utilizada para confeccionar o molde, sendo tambm chamada de areia de enchimento. Areia de faceamento: a mistura com propriedades especficas, utilizada na resoluo de determinados problemas, devendo ser empregada to somente quando a areia de sistema no oferece as propriedades necessrias para o obteno de um determinado fundido.

Processos de Fundio

Processo de Rebarbao: Tem por finalidade remover as rebarbas e excessos de protuberncias metlicas na pea fundida.

Processos de Fundio

Processos de Fundio

Processos de Fundio

Processos de Fundio

Processos de Fundio

Processos de Fundio

Processos de Fundio

Processos de Fundio

Processos de Fundio

Processos de Fundio

PROCESSO LIGADOS QUIMICAMENTE

Processos de Fundio

Tipos de Processos 1 CURA A FRIO um processo de obteno de machos e moldes, utilizando uma mistura constituda de areia base, resina (s) e catalisador, que cura a temperatura ambiente. Variveis de utilizao Tempo de cura. Tempo para extrao do modelo ou macho. Tempo para vazamento.

Processos de Fundio

PROCESSO CURA A FRIO

Vantagens Vrios tipos de areia base podem ser usadas. Baixo investimento em equipamentos Facilidade de confeco dos moldes e machos. Boa estabilidade dimensional do molde e machos. Bom acabamento superficial. Versatilidade para machos e moldes pequenos e grandes. Boa colapsibilidade. Facilidade na estocagem e manuseio. Necessita de poucos controles de laboratrio. Facilidade de limpeza da pea.

Processos de Fundio

PROCESSO CURA A FRIO

Desvantagens Gera resduo txico para o meio ambiente. Vida de bancada limitada. Tempo de cura para o vazamento longo. Maior custo da areia preparada.

Processos de Fundio

2 PROCESSO SHELL um processo de cura a quente para a fabricao de moldes e machos em casca. Utiliza areias misturadas ou revestidas com resina, conversor, lubrificante e aditivo, que em contato com o ferramental aquecido, promove a polimerizao da resina, proporcionando a aglomerao da areia. a)Tempo e presso de sopro. b)Temperatura do ferramental (180 a 300 C) Variveis de utilizao c)Tempo de investimento. d)Tempo de balano e)Tempo de cura.

Processos de Fundio

Processos de Fundio

PROCESSO SHELL Vantagens Excelente acabamento superficial Excelente estabilidade dimensional Pouco sobremetal para usinagem Os machos e moldes podem ser estocados por longos perodos Menor custo de rebarbao Baixa relao areia/metal Reproduz peas com sees finas e geometria complexa Alta permeabilidade dos moldes e machos Elevada vida de banca da mistura Facilidade de limpeza das peas Facilidade de aquisio de areia preparada no mercado Facilidade de manuseio e transporte dos machos/moldes O vazamento pode ser logo aps a confeco Fluidez da mistura elevada

Processos de Fundio

PROCESSO SHELL

Desvantagens Alto custo do ferramental Limitao quanto ao tamanho das peas Custo no descarte

Processos de Fundio

PROCESSO CO2/SILICATO DE SDIO O processo consiste na mistura de areia base, silicato de sdio e aditivos que serve para a confeco de moldes e machos. Aps a preparao da mistura a mesma colocada no interior da caixa de macho ou molde e procede-se a passagem de gs CO2 que vai curar (endurecer) a mistura. O macho ou molde pode ser extrado e usado imediatamente na fundio. Composio base Areia base 55 a 85AFS Silicato de sdio C112......2,2 a 5,0% ( 3,5)

Processos de Fundio

2 Vantagens Baixo custo da matria-prima No produz odores desagradveis Boa preciso dimensional Boa produtividade Cura a temperatura ambiente A areia no precisa ser rigorosamente controlada Pode ser usado em alta e baixa produo

PROCESSO CO /SILICATO DE SDIO

Desvantagens Colapsibilidade Desmoldabilidade Estocagem Resistncia

Processos de Fundio

PROCESSO CAIXA FRIA um processo de moldagem e macharia que endurecido na temperatura ambiente atravs da gasagem de um catalisador gaseificado seguido de uma lavagem com ar seco.

Este processo est em crescimento , substituindo o processo shell.

Processos de Fundio

PROCESSO CAIXA FRIA

Vantagens Boa colapsibilidade Ferramental pode ser de vrios materiais Boa preciso dimensional Pelo processo ser a frio permite maior facilidade de manuseio e manuteno do ferramental Boa produtividade Possibilidade de utilizao imediata do macho em funo de j ter alta resistncia na extrao Bom acabamento superficial Menor consumo de energia Boa escoabilidade da mistura

Processos de Fundio

PROCESSO CAIXA FRIA

Desvantagens Ambiente de trabalho necessita da exausto Alto custo de aglomerantes e do catalisador Alto custo do equipamento Menor vida de banca Necessita maiores controles de temperatura e umidade no sistema

Processos de Fundio

DEFEITOS DE FUNDIO

Processos de Fundio

DEFEITOS DE MOLDAGEM Incluso de areia Causas: .eroso (lavagem) .exploso (fervura) .escamas .rabo-de-rato .quebra de cantos do molde. .fechamento inadequado do molde. .transporte inadequado do molde. .limpeza inadequada do molde.

Processos de Fundio

Solues: Em boa parte dos casos consegue-se solucionar ou atenuar o defeito mediante: .um aumento do grau de preparao da mistura .um aumento do grau de compactao do molde nos pontos crticos .a utilizao de areia base mais fina (rugosidade). .alterando o sistema de enchimento. .

Processos de Fundio

Quebra de partes do molde Causas: Normalmente a principal causa deste tipo de defeito a baixa plasticidade de areia, aliada, eventualmente, a uma baixa resistncia mecnica do molde, bem como a uma desregulagem do sistema de extrao de moldes da mquina. Solues: .aumento do grau de preparao da mistura, adequao do teor de bentonita, aditivo (amido de milho) e gua da mistura .socamento adequado do molde da mquina .melhora do sistema de extrao de moldes da mquina .cuidados na colocao de machos e chapelins nos moldes

Processos de Fundio

Penetrao metlica Causas: .falta de fluidez da mistura .grau de compactao deficiente. Solues: .aumentar o grau de preparao da mistura .aumentar o grau de compactao do molde.

Processos de Fundio

Superfcie spera Causas: .uso de areia base muito grossa .elevada temperatura da areia preparada. Muita gua. . uso excessivo de bentonita e de amido de milho. Solues: Inverso das causas

Processos de Fundio

Eroso Causas: . falta de plasticidade da areia . resistncia mecnica insuficiente do molde . uso de areia base muito grossa . elevada temperatura da areia Solues: Areia fria e um sistema de alimentao tal que permita um enchimento suave da cavidade do molde, melhorar o grau de preparao da mistura.

Processos de Fundio

Sinterizao de areia: Causas: Embora este defeito tambm possa ser provocado pr uma forte penetrao metlica nos vazios intergranulares, do molde, na maioria das vezes ocorre pr meio de reaes metal-molde.

Solues: .melhora do grau de preparao da mistura .aumento da adio de geradores de carbono vtreo mistura.

Processos de Fundio

Escamas
Causas: .baixa resistncia trao a mido da mistura. .excesso de tenses de compresso do molde. Solues: .melhora do grau de preparao da mistura .uso de bentonita com estabilidade trmica e resistncia trao a mido mais elevadas. .aumento do teor de argila ativa (se j no estiver muito elevado) .uso de gua industrial com o menor teor de sais possvel .reduo do grau de compactao do molde.

Processos de Fundio

Rabo-de-rato Causa: expanso da slica Solues: Geralmente, tambm neste caso so vlidas as mesmas sugestes recomendadas para combater escamas.

Processos de Fundio

Veiamento Causa: elevadas tenses do molde, diferindo apenas em termos de aspecto, ou seja, o veiamento saliente e o rabo-de-rato reentrante na pea. Solues: .Falta de Raio de Arredondamento interno ou insuficiente; .aumento da adio de geradores de carbono vtreo.

Processos de Fundio

Inchamento da pea Causas: Baixa resistncia do molde, aliada a uma excessiva formao de zona de condensao de umidade no molde durante o vazamento do metal. Solues: .melhora do grau de preparao da mistura .melhora da composio da mistura .aumento do grau de compactao do molde.

Processos de Fundio

Pseudo-Rechupe Causa: Normalmente ocorre em funo do inchamento da pea. Solues: Tambm neste caso so vlidas as mesmas solues recomendadas para evitar o inchamento.

Processos de Fundio

Bolhas de Gs Causas: .excessiva umidade e/ou baixa permeabilidade da mistura .elevada temperatura da areia .grau de compactao do molde inadequado .composio da mistura inadequada .sistema de alimentao mal projetado Solues: .um aumento do grau de preparao da mistura .otimizao da composio da mistura .maior eliminao de finos inertes do sistema .utilizao de areia de retorno o mais fria possvel. . Reavaliar o sistema de canais

Processos de Fundio

Processos de Fundio

Pinholes de hidrognio Causas: Embora tambm possa ser proveniente de problemas existentes com a carga metlica, na maioria das vezes sua origem reside na areia, sendo proveniente principalmente de elevada temperatura da areia. Solues: .melhora do grau de preparao da mistura .otimizao da composio da mistura .utilizao de areia de retorno o mais fria possvel.

Processos de Fundio

Penetrao por exploso Causas: .excesso de umidade na mistura, tornando-se ainda mais crtico quando h um excesso de geradores de carbono vtreo na mesma .grau de compactao e/ou mdulo de finura da areia inadequadas (em alguns casos o defeito ocorre quando os valores desses fatores esto muito elevados e, em outros casos, quando se verifica o contrrio) sistema de alimentao inadequado. Solues: .melhorar o grau de preparao da mistura .otimizar a composio da mistura.

Processos de Fundio

PINHOLES DE NITROGNIO
Identificao Geralmente esto prximos de machos com resina contendo nitrognio. No exame microscpico revela um aspecto mais alongado e irregular que os pinholing de hidrognio e as cavidades so revestidas parcialmente por um filme de grafita Causas: Carga metlica contaminada; Resina ; Areia recuperada; Inoculante; Pintura com tinta a base da gua.

Das könnte Ihnen auch gefallen