Sie sind auf Seite 1von 3

ESTADO DO PAR DEFENSORIA PBLICA EXMA. SRA. JUIZA DE DIREITO .......................................

DA COMARCA DE

Processo Crime n .................... Autora: Justia Pblica Acusados: .....................................................

ALEGAES FINAIS DA DEFESA

(NOMES ACUSADOS), ambos j identificados e qualificados nos autos do processo crime que respondem nesta Comarca por infrao ao artigo 121 c/c art. 14, II do Cdigo Penal Brasileiro, vm, respeitosamente, perante V. Exa, em cumprimento ao que determina o artigo 406 do CPP, apresentar, atravs da Defensora Pblica signatria, as ALEGAES FINAIS, sustentando suas defesas nos fatos e fundamentos de direito abaixo descritos:

No dia 22 de janeiro de 2004, a ilustre Promotora de Justia desta Comarca, tomando por base o inqurito policial incluso, onde foi apurado a tentativa de homicdio contra (NOME) denunciou o 1 acusado como incurso no art. 121 c/c art. 14, II do CPB, e no dia 29 de janeiro de 2004 ofereceu aditamento a referida denuncia imputando tambm ao 2 acusado como autor do referido crime. Para prova do alegado, o digno promotor arrolou para serem ouvidas em juzo as testemunhas, (NOMES TESTEMUNHAS), todos qualificados na pea vestibular. Somente o denunciado Firmino ao ser interrogado em Juzo confessou ter lesionado a vtima, porm, justificou no ter tido a inteno de matar a mesma, enquanto que o Acusado Roberto negou ter praticado qualquer crime contra a vitima, seno vejamos o que disse referido acusado ao ser interrogado por este Juzo que: No so verdadeiros os fatos narrados na denuncia. Que, no dia dos fatos delituosos foi ao bar da vtima comprar bebida;QUE no estava armado, apenas Firmino estava; Que a vtima entregou l garrafa de bebida para os acusados no entanto acredita que a vtima pesou que no iriam pagar pela mesma e passou

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

ESTADO DO PAR DEFENSORIA PBLICA a discutir com Firmino; Que a vtima pulou em cima de Firmino para tirar a garrafa; Que Firmino ento cortou a vtima com a faca...etc Tanto as testemunhas arroladas pela Promotoria como pela defesa foram inquiridas por este Juzo, porm, nenhuma delas presenciou os desentendimentos entre os acusados e a vtima. Prevalecendo, desta forma, apenas a verso dos mesmos que so antagnicas, pois a vtima alega que ambos, sem qualquer motivo, lhes cortaram com a faca, enquanto que, somente o acusado Firmino confirma a agresso em face da provocao da vtima. Em alegaes finais, a promotoria requer a pronncia dos acusados pela prtica do crime de tentativa de homicdio, a fim de que sejam julgados pelo egrgio Tribunal do Jri Popular. No entanto, como abaixo demonstraremos, o acusado Roberto no praticou nenhum crime contra a vtima e o Acusado Firmino agiu sem o dolo de mata-la. Inobstante a denncia ministerial capitular os acusados como incursos no art. 121 c/c art. 14, II do CPB, estes no cometeram referido crime. O acusado Firmino inocenta o Acusado Roberto de qualquer conduta delituosa, pois confirmou que somente ele lesionou a vtima aps esta ter lhe agarrado.Tal confisso Exa, deve ser considerada, j que inexiste nos autos provas de terem os denunciados praticados o crime capitulado na denuncia. Para a ocorrncia de um crime, mister que exista o dolo de pratic-lo. No caso em anlise, os denunciados no tinham o dolo de matar a vtima, posto que as leses ocorreram por conta dos desentendimentos havidos, e que os ferimentos sofridos pela vtima foram de natureza leve, conforme do laudo de exame de corpo de delito juntado as fls. 54 dos autos, onde as respostas aos quesitos da lei, os peritos responderam que os ferimentos no resultou perigo de vida a vtima. Nesse sentido, o mestre Damsio de Jesus leciona que o dolo, como elemento subjetivo do tipo, possui trs elementos, a saber: conscincia da conduta e do resultado; conscincia da relao causal objetiva entre a conduta e o resultado; vontade de realizar a conduta e produzir o resultado. Se realmente os acusados tivessem a inteno de matar teriam alcanado seus objetivos, pois tinham os meios ao seus alcances, se assim no fizeram foi porque no tinham esta inteno, tanto que, o acusado Firmino como prprio confessa chegou a ferir a vtima com a faca causando na mesma as leses descritas no laudo, porm a natureza da leso j descaracteriza por si s a conduta tipificada na denncia, posto que estas foram de natureza leve.

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

ESTADO DO PAR DEFENSORIA PBLICA Por todo o exposto, e tudo mais que consta nos autos, a Defesa requer a DESCLASSIFICAO do crime imputado aos acusados na Denncia (art. 121, c/c art. 14, II do CPB) para o do tipo penal previsto no art.129 do CPB,, prosseguindo se a ao nos termos do artigo 410 do Cdigo de Processo Penal.

Nestes termos Pede Justia. Local e Data

Defensor Pblico

Create PDF files without this message by purchasing novaPDF printer (http://www.novapdf.com)

Das könnte Ihnen auch gefallen