Sie sind auf Seite 1von 3

Relatrio de leitura Dmades

Introduo Dmades nascera perto do ano 380 a. C., tendo como pai um ateniense dono de navio chamado de Dmeas de Pania. Apesar de ser considerado um dos principais polticos de sua poca, pode-se dizer que seu carter foi um dos mais criticados. Desde o inicio de sua carreira Dmades apoiava as polticas macednicas e sua pratica de aceitas subornos no era desconhecida em Atenas. Dmades tambm se gabava de no ter tido nenhum professor de retrica alm do palanque ateniense Sabe-se que se ops a Demstenes durante a Guerra Olntica (349), mas s aparecer no cenrio poltico depois da Batalha de Queronia em 338, quando aps ser capturado, enviado por Filipe a Atenas como embaixador. Arranjando sua volta ao monarca juntamente com squines e Fcio, tem como resultado dos debates o estabelecimento da paz que acabara levando seu nome. Apesar de ser claramente do partido macednico, apresenta-se indispensvel polis em dois episdios: em 336, quando Alexandre adentra a Tesslia, e em 335, aps o saque a Tebas, quando o novo monarca lana um ultimado pedindo a cabea de alguns dos principais opositores da macednia em Atenas. Com a ajuda de Fcio, Dmades consegue repelir a demanda de Alexandre e ganha uma estatua de bronze como agradecimento, passando por cima da oposio de Licurgo. Nestes anos do domnio macednico, desde 334, Dmades gozara de grande importncia nos tratos das relaes externas, participando de expedies com Licurgo e Demstenes. A partir do inicio do ultimo quartel do sculo IV, sua popularidade decai ruidosamente. Tambm condenado no caso de Hrpalo, e graas a algumas propostas de decretos ilegais chega a perder seus direitos de cidado, apesar de a proibio ser revogada posteriormente pela necessidade de que atuasse como mediador novamente. Aps o fim da Guerra Lmica, Dmades apia a oligarquia recm-formada e processa os lideres democrtico que haviam fugido com a rendio da cidade, pedindo sua execuo. Em 319, com seu filho Dmeas, vai para a Macednia com o intuito de pedir a desmobilizao da guarnio estabelecida em Munquia por Antpatro. No entanto, a carta que enviara a Prdicas trs

anos atrs descoberta, fazendo com que Dmades e seu filho fossem presos e enviados de volta para Atenas, onde julgado pelos oligarcas e condenado a morte.

Sobre os doze anos Esse discurso fora composto para defender os ltimos doze anos da carreira de Dmades, talvez proclamado em 326. Sendo a nica obra que restara do orador, torna-se um documento importantssimo para a compreenso da mentalidade de um dos poucos partidrios das polticas pr-macednicas. O intuito do discurso seria claramente o de mostrar como as palavras doces dirigiras aos macednicos por Dmades tivera melhor efeito que as polticas de guerra propostas pelos lderes antimacednicos, que agora o processavam por ter recebido suborno. Por todo o discurso, o orador evidencia como Atenas no teria a possibilidade de passar por uma guerra enquanto os macednicos eram acompanhados pela Fortuna (1.14). Dessa forma, ele procurara defender as fronteiras da tica com palavra doces, de modo que conseguira a libertao dos cativos atenienses sem o pagamento de nenhum resgate, a devoluo dos corpos dos cados na Batalha de Queronia, e a cidade de Oropus, sem mesmo terem enviado um arauto a Filipe (1.9); e nos anos seguintes, teria feito com que as tropas de Alexandre virassem em direo Prsia ao invs de a Atenas aps terem saqueado Tebas (1.57). Dmades, no entanto, causa certa confuso quando se refere aos macednicos. Logo no comeo do discurso, classifica Filipe como um rei generoso, que entrara na guerra como um inimigo e sara da mesma como um amigo, dando o prmio dos vitoriosos aos derrotados (1.10); afirmando em seguida que no seria o ato de oferecer suborno que irritaria os cidados, mas sim a aceitao do mesmo, algo que poderia remeter diretamente s criticas que Demstenes fazia ao monarca, considerando-o algum traioeiro ao invs de generoso. Tratando do perodo alexandrino, a caracterizao de Dmades muda. Alm de descrever o sofrimento dos tebanos com a guarnio estabelecida na Cadmia, que lhes atava os pulsos uns aos outros e lhes tirava a liberdade de discurso (1.13), faz referncias a episdios de oposio contra brbaros, primeiramente ao tratamento dado pelos atenienses e espartanos aos embaixadores persas (1.31) e posteriormente o sacrifcio

da filha de Erecteu na campanha de defesa contra os Trcios; e aps relatar em um fragmento como os brbaros tomaram um discurso de acordo com suas vontades no lugar de ouvirem a verdade, diz que foram com palavras doces que domara a fera que Alexandre representava. Estaria Dmades classificando o prprio Alexandre como brbaro, enquanto este marchava pela sia?

Concluso Dmades propagandeia uma viso bem patritica de suas aes, ao mesmo tempo em que parece elogiar Filipe e maldizer Alexandre. Tal opinio, apesar de parecer estranha, seria bem aceitvel, pois fora Filipe que, ao vencer Atenas e possu-la de joelhos, lhe dera bons termos e estabelecera a paz com toda a Hlade, enquanto fora Alexandre que devastara Tebas e pedira a cabea de cidados atenienses que se opuseram a ele ao praticar sua liberdade de discurso. Mas tais motivos teriam sido o suficiente para transformar os macednicos e seu rei em brbaros? Infelizmente as lacunas no nico discurso que Dmades deixara impedem uma opinio segura, mas mostra uma clara possibilidade de que a liberdade assegurada pela distncia que Alexandre colocara entre si e a Hlade construra uma brecha para que o orador ateniense expressasse sua verdadeira opinio, ou aquela que era necessria para que fosse ablsolvido.

Das könnte Ihnen auch gefallen