Sie sind auf Seite 1von 3

PRETO E BRANCO, de Fernando Sabino Perdera emprego, chegara a passar fome, sem que ningum soubesse: por constrangimento

afastara-se da roda bomia que antes costumava frequentar escritores, jornalistas, um sambista de cor que vinha a ser seu mais velho companheiro de noitadas. De repente, a salvao lhe apareceu na forma de um americano, que lhe oferecia emprego numa agncia. Agarrou-se com unhas e dentes oportunidade, vale dizer, ao americano, para garantir na sua nova funo uma relativa estabilidade. E um belo dia vai seguindo com o chefe pela Rua Mxico, j distrados de seus passados tropeos, mas, tropeando obstinadamente no ingls com quem se entendiam - quando v do outro lado da rua um preto agitar a mo para ele. Era o sambista seu amigo. Ocorreu-lhe desde logo que ao americano poderia parecer estranha tal amizade, e mais tarde: incompatvel com a tica ianque a ser mantida nas funes que passara a exercer. Lembrou-se num timo que o americano em geral tem uma coisa muito sria chamada preconceito racial e seu critrio de julgamento da capacidade funcional dos subordinados talvez se deixasse influir por essa odiosa deformao. Por via das dvidas, correspondeu ao cumprimento de seu amigo da maneira mais discreta que lhe foi possvel, mas viu em pnico que ele atravessa a rua e vinha em sua direo, sorriso aberto e braos prontos para um abrao. Pensou rapidamente em se esquivar - no dava tempo: o americano tambm se detivera, vendo o preto aproximar-se. Era seu amigo, velho companheiro, um bom sujeito, dos melhores mesmo que j conhecera acaso jamais chegara sequer a se lembrar de que se tratava de um preto? Agora, com o gringo ali ao seu lado, todo branco e sardento, que percebia pela primeira vez: no podia ser mais preto. Sendo assim, tivesse pacincia: mais tarde lhe explicava tudo, haveria de compreender. Passar fome era muito bonito nos romances de Knut Hamsun, lidos depois do jantar, e sem credores porta. No teve mais dvidas: virou a cara quando o outro se aproximou e fingiu que no o via, que no era com ele. E no era mesmo com ele. Porque antes de cumpriment-lo, talvez ainda sem t-lo visto, o sambista abriu os braos para acolher o americano - tambm seu amigo.
SABINO, Fernando. A Mulher do vizinho. 7. ed. Rio de Janeiro, Record, 1962.p.163-4

EXERCCIOS 01. No primeiro pargrafo do texto, o narrador relata uma mudana de estado na vida do personagem central da narrativa. a) Identifique o estado anterior e o posterior. b) Qual a atitude desse personagem diante do novo estado? 02. O segundo pargrafo relata ainda uma nova mudana de estado referente personagem principal

a) Em que consiste essa mudana? b) Que personagem, basicamente, desencadeou essa mudana? 03. Considerando-se que o emprego na agncia era a sua salvao, que expediente adotou o novo empregado para garantir sua estabilidade? 04. Numa passagem posterior (3 pargrafo), j esquecido dos dias de desempregado, o protagonista sente-se ameaado. a) Em que consiste essa ameaa? b) Explique por que ele se sente ameaado. 05. Como o personagem central correspondeu ao cumprimento do sambista? 06. Quando pensou que o sambista vinha ao seu encontro para abra-lo: a) Qual a atitude que tomou? b) Transcreva, do texto, uma passagem em que o personagem procura justificar sua indiferena perante o negro. 07. O desfecho da narrativa inesperado. Se soubesse desse desfecho, o personagem teria tomado a atitude que tomou? 08. Como se sabe, por trs de fatos narrados, existe sempre um posicionamento crtico do narrador, que se manifesta por meio da seleo dos episdios que relata. Com base no sentido global dessa narrativa, podemos concluir que: (a) a insegurana e a condio de dependncia podem levar o homem a agir contra seus princpios. b) so prprias da natureza humana a ingratido e a traio dos amigos. (c) no corresponde verdade dos fatos dizer que os americanos tm preconceito de cor. (d) a diferena cultural entre os povos leva a desentendimentos desconcertantes. (e) os brancos so mais traioeiros que os pretos. Produo textual Voc acredita que ainda existe preconceito racial no Brasil?J vivenciou alguma situao parecida? COMPREENSO DO TEXTO Responda as questes abaixo com respostas completas e claras: 1- Por que o personagem afastou-se dos amigos? 2- Por que para o personagem, o americano poderia estranhar a amizade entre ele e o sambista? 3- Qual a reao do personagem frente ao cumprimento do amigo? 4- Por que o personagem entrou em pnico? 5- Por que o personagem achou seu amigo mais preto? 6-Voc acredita que exista preconceito racial no Brasil?J vivenciou alguma situao parecida? SUGESTES DE REDAO 1. Leia o texto seguinte, considerando o gnero textual: Preto e branco

Perdera o emprego, chegara a passar fome, sem que ningum soubesse; por constrangimento, afastara-se da roda bomia que antes costumava freqentar - escritores, jornalistas, um sambista de cor que vinha a ser seu mais velho companheiro de noitadas. De repente, a salvao lhe apareceu na forma de um americano, que lhe oferecia emprego numa agncia. Agarrou-se com unhas e dentes oportunidade, vale dizer, ao americano, para garantir na sua nova funo uma relativa estabilidade. E um belo dia vai seguindo com o chefe pela Rua Mxico, j distrado de seus passados tropeos, mas, tropeando obstinadamente no ingls com que se entendiam - quando v do outro lado da rua um preto agitar a mo para ele. Era o sambista seu amigo.
Crditos: Professora Eliana de Oliveira Franclio

As aparncias enganam muitas pessoas, principalmente as ingnuas. A partir dessa assertiva, desenvolva um texto argumentativo centrado nessa temtica. Tente elaborar uma narrativa que relate as seguintes transformaes de estado: - um personagem muito pobre; - ganha na loteria; - quando rico, visitado por um amigo dos tempos em que era pobre.
Observao: Knut Hamsun BIOGRAFIA Knut Hamsun (1859-1952), Prmio Nobel de Literatura em 1920, nasceu em Gudbrandsdalen e cresceu na pobreza em Hamary, na Noruega. Aos dezassete anos tornou-se aprendiz de sapateiro e, quase na mesma altura, comeou a escrever. Passou alguns anos da sua vida nos Estados Unidos da Amrica, viajando e exercendo vrias profisses. Em 1899, publicaria as suas impresses sobre este perodo da sua vida no volume, Fra det mederne Amerikas Aandsliv. Regressado Noruega publica o seu muito aclamado romance Fome (1890). Esta obra, devido ao uso iconoclasta que faz do monlogo interior e ruptura com a tradicional lgica interna do romance considerada pela crtica como um marco da literatura moderna, antecedendo obras de escritores como Franz Kafka. PRMIO NOBEL DE LITERATURA A ao de Fome, um romance marcante e considerado um clssico da literatura mundial, decorre nos finais do sculo xix. O narrador, um jovem escritor, um homem solitrio, deambula pelas ruas de Kristiania (actual Oslo) numa misria extrema, enregelado pelo frio e tolhido pela fome. Essa misria em que vive, provoca-lhe momentos de delrio e violentas variaes de humor. Mas cedo nos apercebemos de que a fome desse sonhador no apenas fsica. H a procura de uma identidade e de um reconhecimento dentro das suas prprias alucinaes. REFERNCIAS SABINO, Fernando. in FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. 11 ed. p. 293. __________ A Mulher do vizinho. 7. ed. Rio de Janeiro, Record, 1962.p.163-4 Disponvel em: http://www.cefetce.br/Ensino/Vestibular/Arquivos/EnsinoTecnico_20091_prova.pdf ehttp://falandodonegro.vilabol.uol.com.br/pretoebranco.htm e acesso em 03 ago. 2010. Disponvel em: http://fastsoftz.tripod.com/Curiosidades/secretaria.htmh e http://www.exactaexpress.com.br/h 03 ago. 2010. Disponvel em: http://www.cavalodeferro.com/index.php?action=manufacturer_info&manufacturers_id=95 e acesso: 30 ago. 2010.

Das könnte Ihnen auch gefallen