Sie sind auf Seite 1von 7

UNIVERSIDADE DE SO PAULO Pr-Reitoria de Cultura e Extenso Universitria

Fundo de Cultura e Extenso Universitria

Apresentao
O Fundo de Cultura e Extenso Universitria (FCEx), criado pela resoluo 4206/95 e regulamentado pela Resoluo 4259/96, tem como finalidade fomentar as atividades de cultura e extenso no mbito das Unidades, Museus e Institutos Especializados da Universidade de So Paulo, que explicitem sua indissociabilidade das atividades de ensino e pesquisa. Alm do disposto na resoluo 4206/95, foram estabelecidos pelo CoCEX, as diretrizes para utilizao dos recursos do FCEx, onde sero priorizados as seguintes reas temticas: Incluso e Coeso Social, Cooperao com o Ensino Fundamental e Mdio e Obteno de recursos externos para iniciativas artsticas, culturais e de extenso universitria . Com o intuito de difundir as atividades, regulamentos e atribuies do fundo, a PrReitoria de Cultura e Extenso Universitria preparou esse pequeno manual. Esperamos que, com essas informaes, possamos atender seletivamente um maior nmero de projetos e assim ampliar as atividades de cultura e extenso da Universidade.

Pgina 1 de 7

Algumas questes relevantes

1. Que projetos podem ser atendidos?


Os recursos financeiros do FCEx destinam-se a financiar, parcial ou totalmente, projetos de cultura e extenso de acordo com as diretrizes aprovadas anualmente pelo CoCEx. Deve ser ressaltado que como projetos de extenso entendem-se os que explicitem sua indissociabilidade das atividades de ensino e pesquisa e, alm disso, priorizam a ao da Universidade em suas relaes com a comunidade externa, objetivando o alcance de um pblico alvo amplo, com particular interesse para os diferentes setores do ensino fundamental e mdio.

2. Quais projetos so priorizados?


Sero priorizados, para efeito de apoio, projetos e iniciativas nas seguintes reas temticas: a) Incluso e Coeso Social : metodologias e iniciativas que enfrentem as causas da excluso social. Estes projetos devero almejar: a erradicao da misria; o combate ao desemprego; a melhoria das condies de vida dos deficientes; o bem estar dos idosos; a preservao dos direitos das minorias; a defesa da cidadania; eliminao do trabalho infantil e promoo social da infncia abandonada; entre outros. b) Cooperao com o Ensino Fundamental e Mdio : metodologias e experincias visando melhoria da qualidade do ensino pblico fundamental e mdio, atravs de atividades como: formao continuada para professores, tcnicos e supervisores de ensino; elaborao de propostas curriculares; desenvolvimento de material didtico e alternativo; assessoria e orientao para escolas, delegacias de ensino e Secretarias de Educao. Estas iniciativas devem contribuir na implementao de propostas curriculares ou na organizao pedaggica visando ampliar as oportunidades e a qualidade do ensino. Tambm devero contribuir para o desenvolvimento integral da criana e do adolescente, atravs da aproximao entre as escolas pblicas e a Universidade, por intermdio de suas unidades, museus, ncleos, rgos e projetos culturais. c) Obteno de recursos externos para iniciativas artsticas, culturais e de extenso universitria: recursos que possibilitem a elaborao de projetos visando obteno de financiamentos externos para iniciativas artsticas e culturais. Apoio para a concepo de projetos de educao continuada a distncia e de cooperao com o setor empresarial, objetivando a obteno de recursos externos para a sua viabilizao.

Pgina 2 de 7

3. O que pode ser apoiado nos projetos?


Os recursos disponibilizados pelo FCEx podero ser utilizados para concesso de bolsas anuais, ajudas de custo, aquisio de material de consumo, e servios de terceiros, inclusive viagens com finalidades claramente definidas na apresentao do projeto. vedada a contratao de pessoal, a assinatura de peridicos ou outros encargos de carter permanente. Face limitao de recursos, deve-se destacar ainda que no esto sendo atendidos pedidos de verbas para aquisio de materiais permanentes, de informtica e livros. A concesso de bolsas seguem as seguintes normas: i) s podero ser concedidas para alunos de graduao e ps-graduao regularmente matriculados nesta Universidade; ii) os limites mximos das bolsas sero decididos anualmente pelo Comit Executivo do FCEx; iii) no podero ser concedidas para alunos que possuam bolsas de iniciao cientfica, ps-graduao e aperfeioamento; iv) devero ser juntados os curricula dos alunos que participaro dos projetos. O Comit Executivo do FCEx tem procurado identificar, entre os projetos, aqueles que apresentam maior aderncia aos objetivos do Fundo, considerando esse apoio como uma contribuio inicial (seed money) para posterior consolidao do projeto.

4. Quem julga os projetos? Quais so os critrios?


A administrao do FCEx de responsabilidade de um Comit Executivo, integrado pelo Pr-Reitor de Cultura e Extenso Universitria da USP, que o seu Presidente, pelo Coordenador da Cmara de Ao Cultural e de Extenso Universitria, pelo Coordenador da Cmara de Cursos de Extenso, e por um representante do corpo discente, designado dentre os membros da sua representao no CoCEx. O Comit Executivo estabeleceu os seguintes critrios para julgamento dos projetos apresentados: i) ii) iii) iv) v) Coerncia em relao aos objetivos explicitados nas normas da USP relativas Cultura e Extenso; qualidade do projeto; nmero de pessoas beneficiadas (o pblico-alvo); credibilidade da equipe e dos orientadores; pedidos que j tiveram apoio do Fundo e os que podem ser financiados por outras fontes, s excepcionalmente sero atendidos.

Pgina 3 de 7

5. Como so distribudos os recursos do Fundo? Existe um limite para o valor pedido?


Nos termos da Resoluo 4206/95 a utilizao de recursos do Fundo ocorrer nas seguintes propores e situaes: i) 80% (oitenta por cento) para o financiamento de projetos de cultura e extenso universitria; ii) 10% (dez por cento) para atender situaes emergenciais nesta rea; iii) 10% (dez por cento) para esforos institucionais visando captao de recursos externos com idntica finalidade. Neste ltimo caso, obtidos os recursos externos, o Fundo ser ressarcido do valor liberado. Cada montante liberado pelo FCEx ter um teto mximo de R$20.000,00. Os projetos que estiverem acima desse valor sero analisados, em carter excepcional, e para tal, devero contar com pareceres tcnicos de assessores "ad hoc", preferencialmente no pertencentes USP.

6. Como propor os projetos?


Os projetos devero ser apresentados junto com o formulrio para encaminhamento de projetos ao Fundo de Cultura e Extenso Universitria, de forma sumria, contemplando os seguintes itens: i) ii) iii) iv) v) vi) vii) objetivos; resultados esperados; relao com atividades de ensino e pesquisa; atividades principais; cronograma; oramento e recursos pleiteados; equipe responsvel com respectivos currculos resumidos.

Os projetos originrios das Unidades, Museus e Institutos Especializados, ou encaminhados individualmente por docentes ativos, grupos de docentes ou alunos da Universidade de So Paulo, devero ser submetidos previamente s respectivas Comisses de Cultura e Extenso Universitria ou rgos equivalentes. Quando submetidos por alunos tambm dever ser identificado um professor-orientador que assumir a responsabilidade pela alocao dos recursos e pela prestao de contas. Os projetos encaminhados ao FCEx devero, necessariamente , estabelecer o seu pblico-alvo e quantific-lo.
Pgina 4 de 7

As Comisses de Cultura e Extenso, ou rgo equivalente, de cada Unidade devero, quando julgarem necessrio, solicitar aos Conselhos de Departamento ou instncia equivalente, avaliao do projeto a ser submetido ao FCEx . As Comisses de Cultura e Extenso, ou rgo equivalente, devero encaminhar ao FCEx, em ordem de prioridade, os projetos que a elas forem submetidos . Para tal procedimento, os processos sero mantidos nas Unidades, Museus ou Institutos Especializados e enviados Pr-Reitoria de Cultura e Extenso Universitria dentro dos prazos estabelecidos. Os projetos podero ser desenvolvidos em parceria com organizaes governamentais e/ou no governamentais. Deve-se enfatizar a necessidade do encaminhamento dos projetos de cada Unidade, Museu ou Instituto Especializado de maneira conjunta, com um ofcio indicando a ordem de prioridade dos mesmos. indispensvel, tambm, que todos os campos do formulrio sejam preenchidos.

7. O que fazer depois do projeto ser contemplado?


As seguintes normas administrativas devem ser observadas quando da aprovao de recursos do Fundo de Cultura e Extenso Universitria: 1. quando da aprovao total ou parcial do projeto, as despesas devero ser realizadas dentro dos critrios financeiros observados pela Universidade, devendo o seu responsvel orientar-se junto ao Departamento Financeiro da sua Unidade; 2. o pagamento de servios de terceiros s pode ocorrer de forma espordica, no podendo ter continuidade pois caracterizam vnculo empregatcio, o que pode ocasionar problemas para a USP, alm de estar em desacordo com o pargrafo nico do art. 12 da Resoluo 4206, de 27/10/95. 3. os coordenadores devero providenciar, junto Unidade onde o projeto est sendo desenvolvido, o Termo de Compromisso para cada bolsista, nos moldes dos utilizados pela COSEAS, para no ocasionar futuros problemas para a Universidade.

A utilizao dos recursos financeiros recebidos do FCEx ser objeto de prestao de contas para o Comit Executivo, no prazo de 30 (trinta) dias aps o trmino dos trabalhos, de acordo com as peculiaridades de cada projeto. Para tanto, dever o interessado apresentar, ao Comit Executivo do FCEx, relatrio sucinto das atividades desenvolvidas e da aplicao dos recursos recebidos, nos termos do art. 13 e pargrafos da Resoluo 4206/95. A gerncia financeira dos recursos ficar a cargo da Unidade, Museu ou Instituto Especializado, onde o projeto ocorrer, devendo a prestao de contas incluir eventuais rendimentos de aplicao dos mesmos.
Pgina 5 de 7

A prestao de contas dever explicitar a natureza dos gastos, fazendo referncias especficas aos correspondentes itens do projeto.

8. Tenho alguma outra obrigao ao receber o projeto?

Projetos realizados com recursos do Fundo de Cultura e Extenso Universitria devero mencionar expressamente este apoio em todas as formas de divulgao.

PRCEU.

Pgina 6 de 7

Material disponvel na PRCEU


1. Resolues 4206/95 e 4259/96. 2. Diretrizes para utilizao dos recursos do Fundo de Cultura e Extenso Universitria. 3. Normas do Comit Executivo do Fundo de Cultura e Extenso Universitria. 4. Formulrio para encaminhamento de projetos ao Fundo de Cultura e Extenso Universitria. 5. Formulrio para encaminhamento do Relatrio de Atividades e Aplicao de Recursos. 6. Termo de Compromisso.

Maiores informaes podem ser obtidas junto PRCEU ou com os representantes da CCEx de sua Unidade. Pgina 7 de 7

Das könnte Ihnen auch gefallen