Sie sind auf Seite 1von 43

8

INTRODUO J estou crucificado com Cristo; e vivo, no mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na f no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim Glatas 2:20

A converso verdadeira se d por meio da mudana de vida, e entrega total ao comando de Cristo. Nada por mrito humano, tudo pela graa de Deus. O ato de converso a maior prova da fidelidade de Deus para com a humanidade.

Esse texto, tem como finalidade mostrar um pouco daquilo que significa a converso, para isso toma-se como base a converso de Paulo, que uma grande referncia de vida crist para todos aqueles que se convertem ao cristianismo.

Mas, infelizmente, nos dias atuais o que v-se, so pessoas cada vez menos se convertendo verdadeiramente, e simplesmente aderindo a um grupo religioso, o que pode ser chamado de adeso religiosa. Sem dvidas, essa adeso, o maior movimento que tem-se na contemporaneidade, uma vez que ela no gera nenhum tipo de mudana na vida do indivduo, dessa forma, no causa nenhuma responsabilidade ou at mesmo compromisso com a f no evangelho.

Portanto, propem-se uma anlise da converso nos dias atuais, fazendo um paralelo com o propsito de Cristo para aqueles que se convertessem a Ele. Pode-se perceber que h algo distorcido, mas isso ainda no claramente evidenciado.

Desse modo, esse texto busca apresentar o problema da converso na contemporaneidade. A ideia fazer uma referncia a esse problema, de modo que revele a forma como tem sido feita a interpretao das Escrituras e tambm da vida crist, que atualmente tem sido pregadas dentro das igrejas evanglicas.

O trabalho se divide em trs captulos principais, sendo que o primeiro trata dos conceitos de converso na etimologia da palavra, na teologia sistemtica e na psicologia da religio. Ambos os conceitos, implicam no mesmo significado: aquele em que h uma mudana na vida do indivduo radicalmente, sendo essa racional e espiritual.

O segundo captulo visa mais profundamente a vida de Paulo, mostrando o seu contexto histrico, um pouco de sua biografia, o relato de sua converso e as implicaes de sua converso na comunidade crist da poca at chegar aos dias de hoje.

No terceiro captulo, encontra-se o assunto proposto desde o inicio do trabalho, esse se revela na converso existente na contemporaneidade, que tenta mostrar a importncia da volta ao conhecimento verdadeiro como fonte de converso genuna. Ainda pode-se ver o paralelo entre a converso e a adeso religiosa proposta nesses tempos.

Dessa forma, o trabalho utilizar de vrios autores, para tratar de diferentes temas dentro de um mesmo assunto. Os principais so os autores de livros da Teologia Sistemtica, estudos sobre o Novo Testamento e a vida de Paulo, e tambm revistas e artigos que tratam da religio e converso na contemporaneidade dos tempos.

Portanto, tenta-se esclarecer, o que e como se d a verdadeira converso, o que ela implica na vida do indivduo que decide se transformar em uma nova criatura. Alm disso, visa tambm a real situao da igreja evanglica no Brasil, e a onda de adeso ao grupo evanglico, que tem se dado atravs dos novos modelos de evangelizao.

Assim, pode-se adentrar no campo da converso religiosa contido nesse texto, e ir alm, trazendo para o dia-a-dia de cada um, a busca por uma evangelizao que gera a real converso.

10

1 CONVERSO Muito se tem escrito a respeito de converso, h de ver seus significados, elementos necessrios para que ela ocorra, se verdadeira ou no. Mas para entender melhor essa palavra, a qual todos os crentes vivenciaram em pelo menos um momento, devemos partir do pressuposto que a base da converso a Escritura, sem ela o cristo no se converteria. Na verdade cada crente tem sua prpria experincia de converso, sendo essa nica e sem explicaes racionais. De acordo com alguns autores,1 encontram-se quatro tipos de converses. Aquelas que so Nacionais, encontradas basicamente no Antigo Testamento, que tratava-se da converso de naes inteiras, podendo ser considerada como superficial, pois no atingia verdadeiramente cada indivduo. O segundo tipo que pode-se observar so as converses temporrias, que no ocorre nenhum tipo de arrependimento e mudana de corao.

H tambm a converso verdadeira, chamada de conversis actualis prima (BERKHOF,1949, p.446), sendo essa a que nasce no corao de Deus, havendo no ser humano uma total regenerao e mudana de conduta tica e moral. E por fim o quarto tipo que a converso repetida, [...]significa simplesmente volta, cada vez que o cristo se volta do pecado, aps a primeira vez, pode, em sentido subordinado, denominar-se converso[...](STRONG,2003, p.551).

A partir dos tipos de converso existentes, volta-se os estudos desde ponto em diante, para o terceiro tipo, que a converso verdadeira. Nela encontram-se caractersticas nicas, tais como regenerao do ser humano, arrependimento de pecados e f. Este conjunto de elemento leva a entender o processo salvfico da converso.

De acordo com Schaeffer, a verdade vem antes da converso, ou seja:

GERD, Theissem. GRUDEM, Wayne. STRONG, Augustus Hopkins. BERKHOF, Louis.

11

Antes que algum se torne cristo, deve ter um entendimento adequado de verdade [...]. A frase aceitar a cristo como salvador pode significar qualquer coisa quando no se conhece a verdade.(SHAEFFER, 1981,p. 219-220).

Dessa maneira percebe-se que quando o indivduo no conhece a verdade, ele no se converte verdadeiramente, pois ele no sabe qual o significado, as mudanas e o seu papel a partir de tal deciso.

Alm da converso necessariamente ter de vir depois do conhecimento da verdade, entende-se tambm, que a medida que a esse conhecimento de verdade aumenta, a f do novo convertido tambm acompanha tal desenvolvimento, pode-se confirmar com a ajuda do autor: A f no enfraquecida pelo conhecimento, mas deve aumentar com mais conhecimento verdadeiro (GRUDEN, 1999, p.595). Assim, entende -se que o verdadeiro conhecimento, que nos faz crescer em f, o da prpria Escritura Sagrada.

A Escritura, o livro que faz com que todos os crentes, aprendam o padro necessrio para seguir a Cristo. Atravs dela, pode-se compreender qual a sua misso a partir de sua converso, pois quando Deus chama a cada um, Ele tem um propsito especfico para desenvolver atravs do indivduo. 1.1 Significados da palavra Converso

Informalmente, compreende-se converso como uma mudana de religio, uma converso de uma unidade para outra e em alguns casos como uma transformao de vida.

Biblicamente, a converso tem um significado muito mais amplo e radical. Como pode-se observar:
Mudana inicial de atitude e vontade que conduz uma pessoa ao relacionamento correto com Deus. [...] A converso envolve voltar-se das obras do mal e da falsa adorao, e dirigir-se ao servio e adorao a Deus. A converso assinala um novo relacionamento entre Deus e a pessoa, o perdo de pecados e nova vida como parte da comunho do povo de Deus.

12

Estreitamente relacionadas a converso esto a f e o arrependimento. Este primeiro significa voltar-se do pecado, a f voltar-se para Deus. [...] O novo nascimento refere-se a uma mudana to radical, que significa a metfora do surgimento de uma nova vida.( YOUNGBLOOD, 2004,p.322-323).

Sobretudo, entende-se converso como uma transformao, uma mudana de atitudes em prol de um no estado de vida, ou ainda uma regenerao do individuo, como pode-se ver tambm o conceito de converso para Strong:

Converso aquela mudana voluntria na mente do pecador em que ele se vira do pecado, por um lado, e para Cristo, doutro lado. O elemento primrio e negativo da converso, nomeadamente, virar-se do pecado, denominamos arrependimento. O elemento da converso, ltimo e positivo, nomeadamente virar-se para Cristo, denominamos f. E outra vez: Converso o lado humano ou aspecto daquela mudana espiritual fundamental, que, vista do lado divino, chamamos regenerao.(STRONG, 2003, p. 460)

importante ressaltar que a converso no simplesmente um ato de aceitar uma filosofia ou at mesmo religio, mas sim um processo que continua ao longo de toda a caminhada crist, um processo de regenerao e mudana.

1.2 Significados de converso no Antigo e Novo Testamentos

De acordo com leituras realizadas, encontram-se termos de diferentes significados para a palavra converso, isso se faz presente tanto no Antigo Testamento, escrito basicamente em hebraico, como tambm no Novo Testamento, que foi escrito em Grego.

No Antigo Testamento, encontra-se dois vocbulos que podem ser identificados como converso, so eles :

1-Nacham, que expressa um profundo sentimento, ou de tristeza (niphal) ou de alvio (piel), no niphal significa arrepender-se, e este arrependimento com freqncia acompanhado por uma mudana de plano ou de ao, ao passo que no piel significa consolar se. [...] 2- Shubh, que a palavra mais comum para

13

converso, significa volver, voltar-se, virar e retornar.(BERKHOF, 1949, p.443)

Apesar de existiram essas duas maneiras da palavra converso no Antigo Testamento, pode-se perceber que Shubh possui maior relao na converso do homem a Deus, muitas vezes foi utilizada em um sentido literal, expressando a relao entre o homem e Deus, alm de adquirir significados religioso e tico.

J no Novo Testamento bblico, encontram-se trs palavras para serem analisadas como converso, podendo assim serem caracterizadas:
1 Metanoia (forma verbal, metaneo). Esta a palavra mais comum para converso no Novo Testamento, e tambm o mais fundamental dos termos empregados. A palavra composta de meta e nous, que por sua vez relacionada ao verbo ginosko (latim noscere; portugus, conhecer), tudo referente a vida consciente do homem. [...] No Novo testamento, o seu sentido aprofundado, e denota primariamente uma mudana do entendimento, passando a ter uma viso mais sbia do passado, incluindo o pesar pelo mal praticado e levando a uma mudana da vida para melhor. 2 Epistrophe (forma verbal, epistrepho). Essa palavra a segunda em importncia a metanoia. Enquanto na Septuaginta metanoia uma das tradues de nacham, as palavras epistrophe servem para traduzir as palavras hebraicas teshubhah e shubh. S]ao usadas constantemente no sentindo de retornar ou voltar.[...] Tem significao um tanto mais ampla que metaneo, e realmente indica ao ato final da converso. Denota, no apenas uma mudana de da nous (da mente), mas acentua o fato de que uma nova relao estabelecida, que a vida ativa levada a mover em outra direo. 3 Metameleia (forma verbal, metamelomai). Somente a forma verbal usada no Novo Testamento, e significa literalmente vir a afligir-se depois.[...] a palavra faz sobressair o elemento de arrependimento, embora no seja necessariamente o arrependimento verdadeiro. (BERKHOF, 1949, p.443-445).

Ao analisar os trs vocbulos para designar a Converso no Novo Testamento, percebe-se que alm das formas serem diferentes, h tambm uma diferena em seus significados, cada um deles, trata de arrependimento atravs de uma lente diferente. Mas, tambm, uma no contradiz a outra. Todos eles indicam que a converso parte necessariamente do arrependimento.

14

1.3 - Conceito de converso na Teologia Sistemtica

Como o prprio nome j diz, a Teologia Sistemtica, sistematiza a converso dividindo-a em alguns elementos principais, sendo eles a F e o Arrependimento. Para que a verdadeira converso ocorra, os dois elementos principais devem estar na mente do indivduo, no existe converso com apenas um desses elementos. Segundo Augustus Hopkins a converso significa:

A mudana voluntria na mente do pecador, na qual, por um lado, ele d as costas para o pecado, por outro, se volta para Cristo. Aquele elemento negativo na converso, a saber, voltar as costas para o pecado, denomina-se arrependimento. Este elemento positivo na converso, isto , o encaminhamento para Cristo chamamos de f. ( HOPKINS, 2003, p.548).

Atravs dessa definio, percebe-se que o arrependimento leva a f, ou at mesmo o contrrio, a f leva ao arrependimento. Mas, o importante mesmo que uma no completa a verdadeira converso sem que haja a presena do outro.

Pode-se tambm, analisar o conceito sistemtico de Wayne Gruden, ao definir a converso como: volta - aqui ela representa uma volta espiritual, voltar-se do pecado para Cristo. O voltar-se do pecado chamado arrependimento, e o voltarse para Cristo chamado f. (GRUDEN, 1999, p.592). Dessa maneira pode-se compreender que para a converso se concretizar, o indivduo necessita de ambos os elementos, arrependimento e f.

Como pode-se perceber, que na Teologia Sistemtica a definio de Converso baseia-se nos elementos da F e do Arrependimento. O primeiro desses, a f, est inteiramente relacionado ao processo de Justificao. E o segundo, o arrependimento, ligado diretamente com a Santificao. 1.3.1 O elemento do Arrependimento na converso

O arrependimento, por estar restritamente ligado ao prprio indivduo, trata da questo retrospectiva, ou seja, o indivduo olhando para o seu passado e se

15

arrependendo. Dessa forma a converso com base no arrependimento, quando h uma mudana voluntria na mente do pecador, que passa ento a rejeitar o pecado. Assim, pode analisar o Arrependimento atravs de trs elementos diferentes:

a. Um elemento intelectual. H uma mudana de conceito, um reconhecimento de que o pecado envolve culpa pessoal, contaminao e desamparo. Este elemento designado da Escritura como epignosis hamartias (conhecimento do pecado), Rm 3.29, cf.1.32. Se este no for acompanhado pelos elementos subseqentes, poder manifestar-se como temor do castigo, sem dio ao pecado. b. Um elemento emocional. H mudana de sentimento que se manifesta em tristeza pelo pecado contra Deus santo e justo, Sl 51.2,10,14. Este elemento do arrependimento indicado pelo verbo metamelomai. Quando acompanhado pelo elemento subseqente, lupe kata theou (tristeza segundo Deus), mas se for acompanahdo por ele, ser lupe tou kosmou (tristeza do mundo), que se manifesta em remorso e desespero [...]. c. Um elemento volitivo. H tambm um elemento volitivo, que consiste numa mudana de propsito, num abandono interior do pecado e numa disposio para a busca do perdo e da purificao. (BERKHOF, 1949, p.448).

Para um melhor entendimento, o elemento Intelectual pode ser considerado como uma mudana de ponto de vista, a considerar o reconhecimento pessoal de culpabilidade, para que este elemento seja compreendido como algo bom, ele precisa do complemento dos demais. O segundo elemento, tambm pode ser chamado de emotivo, pois lida com as emoes e sentimentos do indivduo, este, por sua vez envolve tristeza e arrependimento pelo pecado cometido, mas da mesma maneira que o primeiro, precisa do prximo elemento para uma melhor compreenso. E por fim o terceiro elemento, que um elemento tambm chamado na Teologia Sistemtica de Vontade, ou seja, uma mudana de propsito, por realmente entender e querer mudar.

O elemento volitivo, ou de vontade, pode ser considerado o mais importante dos elementos relacionados ao arrependimento, nele pode ser encontrado o verdadeiro arrependimento, aquele que ocorre na mente do indivduo, gerando uma reflexo e mudana de sua vida. O arrependimento consiste na mudana: s

16

arrependeu o indivduo que decidiu mudar. Esse elemento do arrependimento, implica na livre vontade do ser humano, que foi dada por Deus.

Tambm de acordo com a citao acima, Wayne Gruden, busca definir o Arrependimento como: [...] uma sincera tristeza por causa do pecado, renunci-lo e comprometer-se sinceramente abandon-lo, e prosseguir obedecendo a Cristo. (GRUDEN, 1999, p.596). Assim, pode -se entender que o arrependimento uma deciso do prprio indivduo, e no algo que ocorre apenas em um nico momento visvel, mas sim na transformao diria das aes do indivduo. Gruden tambm afirma que:

O arrependimento assim como a f, um entendimento intelectual (de que o pecado errado), uma aprovao emocional dos ensinos das Escrituras concernentes ao pecado ( uma tristeza por causa do pecado e uma averso a ele), e uma deciso pessoal de afastar-se dele (um renunciar ao pecado e uma deciso resoluta de abandon-lo e de levar uma vida de obedincia a Cristo).(GRUDEN, 1999, p.596)

1.3.2 O elemento da F na converso

A F tambm uma mudana voluntria na mente do pecador, atravs dela que o indivduo se volta para Cristo. Ao contrrio do Arrependimento, a F pode ser considerada prospectiva, ou seja, tem uma viso ao longe, ao futuro. Mas, assim como pode ser visto no elemento do Arrependimento, a F tambm se divide em trs elementos principais, sendo eles segundo Augustus Hopkins:

a. Intelectual (notitia, credere Deum): reconhecimento da verdade da revelao de Deus, ou realidade objetiva da salvao providenciada por Cristo. Esse elemento inclui, no s uma crena histrica nos fatos da Escritura, mas uma crena intelectual na doutrina ensinada relativa pecaminosidade relativa dependncia de Cristo.[...] b. Emotivo (assensus, credere Deo), - assentimento revelao do poder de Deus e graa de Cristo Jesus, aplicvel s necessidades da alma. Aqueles em quem este despertar da sensibilidade se faz acompanhar da fundamental deciso da vontade, que constitui o elemento conseqente da f, pode parecer a eles mesmos e, por algum tempo, aos outros, ter aceitado a Cristo.[...]

17

c. Um elemento voluntrio (fidcia, credere in Deum): confiana em Cristo como Senhor e Salvador; ou, em outras palavras para distinguir seus dois aspectos: a) Rendio da alma, culpada e contaminada, ao governo de Cristo.b) Recebimento e apropriao de Cristo como fonte de perdo e vida espiritual. [...] ( HOPKINS, 2003, p.559-563).

Dessa maneira, pode-se considerar a F em trs fases consecutivas. Primeiramente, como uma ao meramente natural e intelectual, compreendida pela razo humana. A seguir, adere o elemento emocional, que j inclui as emoes, a razo no pode explicar nem realizar todas as coisas, mas ainda est presente. A terceira fase, trabalha a total dependncia do ser humano a Deus, um elemento de vontade e deciso pessoal de entregar a Cristo o comando de sua vida. 1.3.3 A finalidade da F e do Arrependimento

Atravs do que j foi escrito anteriormente, pode-se concluir que a verdadeira converso gerada atravs do Arrependimento e da F no mbito pessoal, ou seja, ela somente ocorre quando o prprio individuo decide se entregar

totalmente a Cristo. Isso ocorre quando as suas vontades deixam de falar mais alto, para dar lugar aos desgnios de Cristo para a vida dos que se entregam totalmente a ele.

Ainda pensando nesses elementos fundamentais da Converso, pode-se perceber que a F e o Arrependimento, no so de maneira alguma, elementos presentes apenas no ato inicial de converso, eles devem permanecer durante todo o processo de vida Crist. Para melhor compreender veja a definio de Wayne Grudem:

Embora consideramos a f e o arrependimento iniciais como os dois aspectos da converso no comeo da vida crist, importante compreender que eles no se limitam ao comeo da vida crist. Ao contrrio, so atitudes do corao que continuam por toda a nossa vida como cristos. [...] Com respeito a f, Paulo nos diz: Agora,pois, permanecem a f, a esperana e o amor, estes trs; porm o maior destes o amor.(1Co 13.13). Ele certamente quer dizer que esses trs permanecem por todo o

18

curso desta vida, mas provavelmente tambm quer dizer que eles permanecem por toda a eternidade: se f confiar em Deus quanto ao cumprimento de todas as nossas necessidades, ento essa atitude nunca cessar, nem mesmo na era do porvir. (GRUDEM, 1999, p.600).

Portanto, os cristo devem se atentar para que a F e o Arrependimento nunca cessem em suas vidas, apesar de que a verdadeira f salvfica e o arrependimento iniciais ocorrem apenas no inicio da caminhada crist, dever de todo cristo manter a sua f nas coisas que vem do alto, e arrepender se dia aps dia dos pecados cometidos. 1.4 O conceito de Converso na Psicologia da Religio.

Pode-se perceber que os estudos psicolgicos a respeito da converso, coincidem historicamente com os grandes movimentos de avivamento religioso e grande influncia do evangelho na vida das pessoas. Ao comearem esses estudos, os estudos psicolgicos estavam exclusivamente voltados para o momento da converso, e no como um estudo de toda a religiosidade humana. Alm dessa delimitao apenas converso, definindo-a como um fenmeno da adolescncia. (ROSA, 1971, p.120). Por causa desse erro na definio e entendimento da converso, poucos estudos psicolgicos podem ser encontrados sobre converso.

H tambm, estudiosos que entenderam a converso religiosa, como apenas um carter momentneo, ou seja, uma deciso em um determinado momento, sem levar em considerao as mudanas que ela gera na vida de um individuo.

George Albert Coe, um dos primeiros estudiosos do campo da psicologia da religio, define a converso em pelo menos seis significados:
1)Ato voluntrio de mudana de atitude para com Deus sentido neotestamentrio do termo; 2) renncia de uma religio e aderncia doutrinria ou institucional a outra como no caso de mudana de um ramo do cristianismo para outro; 3) experincia pessoal de salvao, conforme o plano de salvao, com nfase sobre arrependimento, f, perdo, regenerao e certeza; 4) ato consciente e voluntrio pelo qual

19

o homem se torna religioso, em oposio a mera conformao com a famlia ou grupo social do indivduo; 5) qualidade crist de vida contrastada com uma qualidade no crist, isto , um homem que nasceu de novo; e 6) mudana brusca na vida de um homem, de um baixo para um alto nvel de existncia. (COE, 1916, p.152).

Pode-se analisar tambm, a definio dada por William James citado por Rosa, que assim definiu a converso religiosa:
O processo gradual ou momentneo pelo qual o eu, at ento dividido e conscientemente errado, inferior e infeliz, torna-se unificado e conscientemente certo, superior e feliz, em consequncia a sua apreenso mais firme das realidades religiosas. (ROSA, 1971, p.122)

Compreende-se ento, que se observar o sexto ponto de Coe, com a definio dada por James, elas se referem a mesma coisa, ambos referem o ser humano em um nvel mais baixo, de desespero, que ao se converterem passam para uma posio conscientemente melhor de vida.

Ainda pode-se observar, que a converso religiosa, dada de maneira natural, em um processo de evoluo, ou seja, a cada dia o indivduo sobe um degrau, que o leva mais prximo de Deus. George Albert Coe, tambm se refere a converso como um processo de evoluo, assim como o processo de vida religiosa (COE, 1916, p.122).

Portanto, a converso religiosa no pode ser analisada e definida como um momento exclusivo de aceitao, seja ele a uma determinada instituio ou doutrina, a converso religiosa permanece durante toda a caminhada crist, ele est presente em todo o desenvolvimento de uma vida religiosa.

A partir desse captulo, pode-se ento partir para uma nova etapa, onde poder se observar as caractersticas de uma verdadeira converso, as atitudes que a converso gera no indivduo e os frutos que a converso pode gerar, isso atravs de um estudo da vida e obras do Apstolo Paulo.

20

2 UMA ANLISE DA CONVERSO DE PAULO

Paulo uma figura extremamente importante no Novo Testamento e na histria do cristianismo. Alguns telogos2, o consideram como a pessoa mais importante na proclamao e desenvolvimento da igreja crist. Com certeza, alm de Paulo outros homens tambm influenciaram muito nesse crescimento cristo, como Pedro, Joo e Lucas.

Mas, focando-se em Paulo, percebe-se que ele desempenhou um papel fundamental na concepo e formao da igreja crist. Suas viagens missionrias e suas cartas destinadas aos cristos perseguidos da poca, foram de suma importncia para que o cristianismo se estabelecesse.

Tudo o que falar-se de Paulo, ainda ser pouco, para expressar o tamanho da sua contribuio para o cristianismo. Mas, nada disso ocorreria sem a sua converso. Paulo teve uma experincia nica de converso, e isso fez a diferena no s em sua vida, mas tambm na vida de todos os cristos da terra, at os dias atuais.

Paulo considerado Apstolo, e isso era fundamental para o seu ministrio, o prprio Senhor o chamou de apstolo, o que confirma sua autoridade. Carson afirma e fortalece a idia de Paulo como apstolo escrevendo:

Paulo escreve cada uma de suas cartas com conscincia dessa autoridade apostlica. verdade que as vezes Paulo capaz de fazer distino entre o seu ensino e o ensino do Senhor (e.g., 1 Co 7.6, 10, 12; 2 Co 11.17), e em nenhum momento Paulo deixa de transparecer que achava que suas cartas eram Escrituras inspiradas. Apesar disso, ao fazer a diferena entre seu ensino e o do Senhor, Paulo no sugere que o seu ensino tenha menos autoridade. E, embora talvez no tenha conscincia de estar escrevendo Escritura inspirada, a condio apostlica de Paulo permiti-lhe interpretar as Escrituras do Antigo Testamento com liberdade soberana e fazer a seu povo exigncias que considerava to obrigatrias como qualquer parte da Escritura. (CARSON, 1997, p.246)

CARSON, A. D. MOO, Douglas J. MORRIS, Leon. PACKER, J. I. TENNY, Merril C.

21

Com essa concepo de autoridade apostlica, que pode adentrar-se na vida e no contexto em que Paulo viveu, se converteu e estabeleceu o seu ministrio cristo. 2.1 Esboo histrico-cultural da vida de Paulo

Paulo de Tarso, como bastante chamado, j induz a cidade de seu nascimento, Tarso uma das principais cidades da Cilcia, em uma regio do sudeste da sia Menor. Nos dias de Paulo, Tarso era a capital da provncia romana da SriaCilcia, uma cidade rica, privilegiada pelos tributos romanos e culta por causa de suas escolas. importante ressaltar, que Paulo no somente nasceu em Tarso mas era cidado dessa cidade.

Nascido de famlia romana, Paulo era um cidado romano, e como tal tinha direitos, privilgios e proteo destes. Em sua formao cultural e educacional, como uma criana judia alm de educao no lar, teve tambm ensino nas escolas de sinagoga. Possivelmente em Tarso tambm teve estudos mais avanados, sabe-se que ele falava trs idiomas, sendo eles o hebraico, aramaico e grego, alm de conhecer tambm a filosofia grega e a jurisprudncia romana.

Deve-se considerar tambm a descendncia judaica de Paulo e a importncia da f religiosa em sua famlia. Segundo o autor Packer, pode-se encontrar Paulo se referindo a ele como:
Da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus, quanto a lei, fariseu (Filipenses 3.5). Noutra ocasio ele chamou a si prprio de israelita da descendncia de Abrao, da tribo de Benjamim ( Romanos 11.1). Dessa forma Paulo pertencia a uma linhagem que remontava ao pai de seu povo, Abrao. Da tribo de Benjamim sara o primeiro rei de Israel, Saul, em considerao ao qual o menino de Tarso fora chamado de Saulo. (PACKER, 2006, p.163-164).

Paulo passou a maior parte de sua juventude em Jerusalm, onde estudou aos ps de Gamaliel, como pode ser observado em Atos 22.3 . Foi instrudo segundo a exatido da lei... Segundo Packer: Gamaliel era neto de Hillel, u m dos maiores

22

rabinos judeus. A escola de Hillel era a mais liberal das duas principais escolas de pensamento entre os fariseus. (PACKER, 2006, p.165).

No que diz respeito a religio de Paulo, ele era judeu e seguia o judasmo com seriedade e zelo. Dentro do judasmo, ele era um fariseu, portanto dava extrema importncia e ateno a lei oral e as tradies dos ancios. Segundo Carson, este era um dos motivos pelo qual Paulo passou a perseguir os cristos primitivos, ele afirma: Paulo repetidas vezes reconhece, que seu zelo pelo judasmo levou-o a perseguir o movimento cristo primitivo. (e.g. At 22.4A; 26.911; Gl 1.13; Fp3.6). ( CARSON, 1997, p.244).

Pode-se perceber a partir de ento, que o contexto da poca era de total perseguio aos cristos, isso partiu inicialmente dos prprios judeus, que consideravam como uma heresia ou seita, a aceitao do Jesus crucificado como Messias. A perseguio comea ento a ser difundida, chegando at ao Imprio Romano, onde de fato ela se estabeleceu como regra.

No livro de Atos, Paulo aparece pela primeira vez na ocasio da morte de Estevo, e pode considerar que foi o zelo farizaico de Paulo sobre as tradies dos pais, que o levou a perseguir os cristos, seguidore s de Jesus. Ainda podese ver que Paulo era um dos lderes, e o mais afinco na sua misso. Quando os crentes fogem de Jerusalm, Paulo pede permisso para ir atrs deles e os prenderem para que tal f no se promulgasse.

Mas um fato importante acorre quando Paulo est indo em direo a perseguio dos cristos, ele transformado no mais importante pregador do evangelho de Cristo. Isso se d pela sua experincia extraordinria de converso a caminho de Damasco. 2.2 A converso de Paulo

A experincia da converso de Paulo citada na Escritura Sagrada por Lucas em Atos 9.3-6, tambm citada duas vezes por Paulo em Atos 22.6-11 e 26.12-15, e

23

ainda mais uma vez citada por Paulo em Glatas 1.15-16, sem dvidas, alm dessas citaes claras, Paulo tambm faz aluses desse acontecimento nas suas demais cartas.

A converso de Paulo pode ser datada entre os anos de 31 e 36 pela referncia que ele fez em uma de suas epstolas . De acordo com os "Atos dos Apstolos", sua converso (metanoia) ocorreu na "estrada para Damasco", onde ele afirmou ter tido uma viso de Jesus ressuscitado que o deixou temporariamente cego.

Ainda pode-se observar o que a converso de Paulo, fez com que ele fizesse: ...o fez orar, ter uma viso, receber o Esprito Santo, proclamar a Jesus como sendo o filho de Deus e o Cristo e sofrer o tipo de perseguio que ele antes infligia aos outros. (BENTES, 2008, p.386). Essa frase remete que ao aceitar Cristo, Paulo assumiu a ao messinica do Jesus crucificado, e tambm que ele tomou para si, a perseguio que outrora cometia para com todos os cristos da poca.

Assim como pode ser visto nos conceitos de converso, percebe-se tambm, que Paulo ao se converter partiu necessariamente de dois pontos chave: o arrependimento por sua vida progressa e de perseguidor, e a f, que o levou a crer que Jesus verdadeiramente era o Messias cruscificado, tais pontos: Arrependimento e F, o levou a ter duas atitudes diante da sua experincia de converso.

Certamente, que Paulo ao se converter, e ter tal experincia com o prprio Jesus, teve duas atitudes necessrias e importantes, a primeira delas a humilhao, ou seja, reconhecer que ele estava errado em suas concepes e aes perseguidores. E a segunda delas a submisso, onde imediatamente aps recuperar sua viso, inicia a misso que o prprio Cristo lhe designou. Gutemberg Rodrigues Silva, classificou tal acontecimento como:
Humilhao pois o arrogante e temvel lder perseguidor , agora, um vencido, um incapaz de guiar-se a si mesmo, dependendo dos seus liderados a fim de poder completar a

24

jornada. Submisso sua sinceridade manifestada na sua submisso total a Cristo, que passara a conhecer, por experincia pessoal, como o Cristo de Deus. ( SILVA, 1963,p. 155.)

importante ressaltar que a revelao de Cristo a Paulo, no era algo esperado por ele, nem to pouco tinha ele dvidas acerca do seu trabalho de perseguio aos cristos. O que pode-se ter certeza, que Paulo teve uma transformao de vida repentina, de um perseguidor a um seguidor do Cristo ressurreto. De acordo com Carson, a sua experincia de converso o transformou em muito mais do que um simples seguidor de Jesus, veja-se:

O encontro na estrada de Damasco, transformou Paulo em mais do que um seguidor de Jesus, transformou-o num pregador de Jesus. Embora o relacionamento entre os dois papis no seja expresso da mesma maneira em todos os relatos, cada um deles deixa claro que a converso de Paulo foi tambm um chamado para o ministrio (At 9.15; 22.15; 26.1518; e Gl 1.16). Alguns, na verdade, tem chegado ao ponto de sustentar que essa revelao foi propriamente uma experincia de chamado e de modo algum uma experincia de converso. (CARSON, 1997, p.246)

A partir dessa frase de Carson, compreende-se que a converso de Paulo foi justamente o seu chamado para a proclamao do evangelho de Cristo para todos os povos. No momento de sua converso, Deus tinha um propsito nico e maravilhoso para realizar atravs da vida e obra de Paulo. Assim sendo, mais fcil de se entender a complexidade da revelao de Jesus, dada a Paulo no ato de sua converso. O fator revelao, foi extremamente necessrio para que no houvesse dvidas de qual era o chamado de Deus para Paulo. Carson, caracteriza esse chamado como: A misso de levar o evangelho aos gentios foi bsica no chamado de Paulo e em ser escolhido como instrumento para ser usado por Deus.(CARSON, 1997, p.246).

25

H de ter em mente, que o encontro de Paulo com Cristo tambm no foi uma experincia meramente psicolgica nem mesmo uma viso da parte de Deus. Para que pudesse ser provado, Carson nos afirma que:

Os companheiros de Paulo viro o claro forte, embora no tenham visto o prprio Jesus (veja At 9.7 comparado com 22.9). Paulo deixa claro que esse aparecimento do Jesus ressurreto em nada era diferente dos aparecimentos a Pedro e aos outros nos dias entre a ressurreio e a ascenso de Jesus (1Co 15.58; veja tambm 9.1). (CARSON, 1997, p. 245).

O que mais impressiona na converso paulina a mudana na forma de pensar que teve necessariamente que ocorrer, ele teve que mudar seu conceito sobre quem o Messias era, particularmente, aceitar a ideia, ento absurda, de um Messias crucificado e ainda aceitar a mudana de seus conceitos sobre a superioridade dos judeus.

Com certeza, todos os escritos de Paulo devem levar em considerao a sua experincia revelatria de converso. Carson cita que:

Paulo deixa claro que o evangelho que havia ensinado aos glatas viera dessa maneira, no por intermdio de qualquer ser humano. O evangelho de Paulo era sobrenatural, e jamais deveremos nos esquecer dessa afirmao. Paulo indica, no que diz respeito ao seu ensino, a sua dvida com os cristo que precederam. (CARSON, 1997, p.247).

Alm disso, alguns resultados do encontro na estrada para Damasco , foram extremamente relevantes para que Paulo entende-se e realiza-se com exatido o seu chamado. Assim podem ser identificados:

Resultados do encontro: 1). Cheio do Esprito; 2). Vista recuperada; 3). Batizado; 4). Fra renovadora da veracidade do episdio da estrada. - O conhecimento pormenorizado do acontecimento que Ananias revelou possuir um poderoso elemento psicolgico e de persuaso na consolidao das impresses do episdio da estrada no esprito de Paulo. 5). Prega a divindade de Jesus, sub suspeita dos irmos, e vai a Arbia Atos 9: 19-22; 26:20 Gl. 1:17. (SILVA, 1963, p.156).

26

Para finalizar, percebe-se que a converso de Paulo, no foi um simples ato de aceitao como pode-se ver muitas vezes nas igrejas crists atuais. Deus, o escolheu, e por sua graa o salvou de uma vida pecaminosa. Por outro lado tambm pode-se perceber que a revelao dada a Paulo no deixou dvidas quanto ao seu ministrio, e imediatamente ele mudou o curso de suas aes, passando de um perseguidor de cristos, a um seguidor fiel de Jesus, que buscou da melhor maneira possvel, fazer com que o Cristianismo crescesse e se fortalecesse.

2.3 O resultado da converso de Paulo

A converso de Paulo e sua vida, so as testemunhas claras do poder salvador de Deus para com os homens. A converso de Paulo revela que Deus tem o poder da transformao do ser humano para viver uma vida de plenitude com Ele. Sua converso foi a sua chamada para ser um ministro e testemunha aos povos da terra, para proclamar as boas novas anunciadas por Jesus. A Paulo foi revelado o Cristo, para que aos gentios ele pregasse, e esses se convertessem.

Seguramente, o resultado da converso de Paulo foi a proliferao do cristianismo sobre a sociedade da poca. Alm disso por influncia dele, a igreja primitiva comeou a se estabelecer nos lares. Paulo era o apstolo que escrevia aos cristos, incentivando-os a no desanimar na f por causa das muitas perseguies existentes e tambm ensinava como viver uma vida crist nas questes fundamentais e dirias.

Sem a sua converso, no teria boa parte do Novo Testamento, que so cartas e epstolas de ensinamento aos cristos. Esses escritos que at nos dias de hoje ensinam o cristo a como viver uma vida de imitao ao mestre Jesus.

O fundamental legado da converso de Paulo, so seus escritos inspirados por Deus, para instruir a todos os cristos. So de sua autoria: I e II Tessalonicenses;

27

I e II Corntios; I e II Timteo; Glatas; Romanos; Filipenses; Colossenses; Efsios; Filemon; e Tito;

Ainda pode-se observar, que Paulo tinha tanta convico de sua misso, que ele sabia que o seu ministrio iria muito alm do que podiam imaginar. Para constatar essa idia, Theissen, argumenta que:
O encontro com o Ressuscitado ativou em Pulo uma crtica latente lei, que passou a ser o ponto central de sua teologia. Sua converso transformou um fundamentalista judeu no chefe de um movimento de abertura. O crente autoritrio se transformou no defensor de um judasmo liberal, que de incio no pensava em fundar uma nova religio. Mas desde o incio Paulo queria ser mais do que apenas um simples membro dos cristos. Logo depois de convertido tornou-se missionrio na Arbia (cerca de 32-35d.C.). [...] No perodo seguinte Paulo missionou na Sria e na Cilcia (gl1,21), e mais tarde em Chipre e na sia Menor (At 13-14). ( THEISSEN, 2007, p.41-42)

Atravs desse trecho citado acima, pode-se constatar a terceira contribuio de Paulo para o cristianismo, suas viagens missionrias e a proclamao do evangelho do Jesus crucificado. Assim, pode-se ver adiante cada uma de suas contribuies separadamente. 2.3.1 Suas cartas e a contribuio para a formao da doutrina crist

Sem dvidas, Paulo foi um pregador que levou a srio aquilo que Cristo lhe designou a fazer. Em suas cartas Paulo escreve com muita sabedoria, o que remete seus estudos aos ps de Gamaliel, e a eficcia de tais estudos na f judaica e crist. Tal afirmao pode ser feita de acordo com a citao de Packer:

Paulo foi um pregador persuasivo. Os estudos de sua meninice aos ps de Gamaliel haviam fortalecido sua ortodoxia hebraica. Redirecionado por Jesus Cristo, Paulo exortava seus ouvintes a crer e ser salvos. Paulo apontava para sua prpria vida e obra como prova de sua mensagem (2 Corntios 12:12). (PACKER, 2006, p.162)

Alm de sua mensagem escrita, pode-se observar neste trecho citado acima, que Paulo tambm pregava para que as pessoas aceitassem a Cristo e se

28

convertessem, sua experincia de converso, sem dvidas era o apoio necessrio para que outras pessoas tambm viessem a conhecer o Cristo crucificado.

Percebe-se que o nico objetivo claro de Paulo, tanto em suas cartas, como em sua vida e pregao, era o de ganhar almas para Cristo, ele possui um modo de evangelizao que era de exortao e advertncia, mas ao mesmo tempo calorosa e emocional.

Outra caracterstica muito encontrada nas obras de Paulo, que estas, eram escritas com base nos ensinamentos de Jesus, e sua teologia fundamentada na vida do Cristo que ressuscitou, v-se tal fato:

Paulo refletia os ensinamentos de Jesus, embora raramente citasse o Mestre. Ele pregava com amor e compaixo pastorais. Sua mensagem fez muitos amigos e alguns inimigos, mas permitiu que fossem poucas as pessoas acomodatcias. Sua teologia tinha por centro a pessoa e obra de Cristo. Ele cria que as exigncias ticas da lei judaica deviam ser cumpridas; mas tambm cria que o novo homem, cheio do Esprito devia executar em virtude de motivao interior aquilo que as exigncias da lei deixaram de realizar pela fora.(PACKER, 2006, p.162)

Sendo assim, a contribuio de Paulo, extrapolou seus escritos, e auxiliou na formao da doutrina crist, ou seja, o modo como o cristo deveria agir diante do mundo da poca, e tambm diante do judasmo e da Lei.

Outra questo muito importante a ser observada, a maneira como Paulo conseguia diferenciar entre aquilo que ele considerava bom, e aquilo que era mandamento de Deus, Packer esclarece assim:
Paulo sabia diferenciar entre a sua prpria opinio e o mandamento do Senhor (1 Corntios 7:25). Era humilde bastante para dizer segundo a minha opinio sobre alguns assuntos (1 Corntios 7:40). Ele estava bem cnscio da urgncia de sua comisso (1 Corntios 9:16-17), e do fato de no estar fora do perigo de ser desqualificado por sucumbir tentao (1 Corntios 9:27). Ele se recorda com pesar de que

29

outrora perseguiu a Igreja de Deus (1 Corntios 15:9). (PACKER, 2006, p.176).

Paulo encontrou em suas epstolas, o meio de se comunicar com as comunidades crists da poca. Atravs delas, Paulo exorta os cristos a viverem uma vida temente a Deus, tambm a respeito das doutrinas crists, e principalmente sobre a perseguio, para que os irmos no desistissem do evangelho de Cristo.

Apesar de realmente ter sido um antigo perseguidor dos cristos, seu passado sombrio, no tira o brilho da execuo de sua grande misso na criao e fortalecimento das doutrinas crists, alm da importante contribuio na formao do cnon bblico. 2.3.2. A proclamao do evangelho atravs de suas viagens missionrias e a fundao de comunidades crists por onde passara.

Com certeza, a misso de Paulo no era de tarefa fcil. Desde de sua converso, Paulo comeou a dar testemunho na sinagoga de Damasco de sua f recm descoberta. Sem dvidas, pelo fato de ter visto o prprio Jesus ressurreto, seu discurso era totalmente voltado a Ele, chamando-o de Este o Filho de Deus em Atos 9:20.

Durante todo o incio de seu ministrio, no era fcil para Paulo se consagrar como tal, uma vez que as pessoas no esqueciam facilmente de seu passado de perseguidor dos cristos. Aps sair de Damasco, foi para a Arbia e aps um tempo voltou para Damasco, para novamente tentar pregar o evangelho, sem grande xito.

Aps trs anos, Paulo vai para Jerusalm, onde tambm no bem aceito, sendo necessrio ficar foragido durante um longo tempo, fato que certamente fez com que ele amadurecesse sua f crist e suas convices.

Aps esse tempo, inicia-se a Primeira viagem missionria de Paulo, juntamente com Barnab. A igreja de Antioquia foi a responsvel pela emisso de Paulo e

30

Barnab como missionrios. Nessa primeira viagem, Paulo segue por Antioquia da Sria, Chipre, Perge e Panflia, Icnio, Listra e Derbe, e da mesma maneira voltando at novamente chegar em Antioquia da Sria.

Em sua segunda viagem missionria, Paulo parte de Antioquia da Sria para Derbe, Listra, Icnio, Antioquia da Pisdia, Trade, Filipos, Tessalnica, Baria, Atenas, Corinto, Cencria, Cesaria, Jerusalm e Antioquia da Sria.

Na terceira viagem missionria, Paulo novamente parte de Antioquia da Sria para a Galcia e Frigia, feso, Macednia, Grcia, Trade, Mileto, Tiro, Cesaria, Jerusalm e Cesaria.

Ainda pode-se falar sobre sua viagem a Roma, onde ele parte de Cesaria para Creta, Malta e Roma.

Durante suas viagens missionrias, Paulo no s proclama o evangelho de Cristo aonde ele chega, mas tambm funda comunidades crists, e instrui tais comunidades e seus lderes a viver uma vida de coerncia com os ensinamentos de Jesus. Paulo tambm durante estes longos anos e percursos, escreve suas cartas para auxiliar os cristos da poca. Veja-se um esboo de sua vida segundo Packer:
46/48 d.C. Paulo, como enviado a comunidade de Antioquia ao conclio dos apstolos, consegue que se aprove a renuncia a circunciso dos pagos. Em contra partida, promete coletar donativos para Jerusalm. 49 d.C. Na visita de Pedro a Antioquia ele no consegue fazer com que seja aprovada a renncia as normas alimentares. D incio a uma misso independente na sia Menor e na Grcia. Entrementes o cristianismo levado a Roma, ocasionando ali perturbaes entre os judeus, perturbaes que levam a expulso dos lderes pelo assim chamado edito de Cludio. 49/50 d.C. Paulo funda comunidades na Galcia. Na Europa seu ponto de apoio passa a ser Filipos. A partir daqui ele missiona Tessalnica. Os cristos passam a encontrar dificuldades em toda parte (inclusive em Roma), como causadores de perturbaes. Paulo obrigado a fugir. 50/52 d.C. Paulo chega a Corinto e funda ali uma comunidade (At 18). Ali encontra o casal quila e Priscila, expulsos de Roma, e escrevi em 50/51 a primeira epstola aos Tessalonicenses (1Ts). Ocorrem perturbaes tambm em

31

Corinto. Mas o Proconsul Galio, na primavera de 52 rejeita abrir um processo contra Paulo. 52/55 d.C. Paulo transfere para Efsio o centro de sua atuao (At 19). De l ele viaja para Corinto (A visita intermediria, de lamentveis resultados) e para Jerusalm e Antioquia (At 18, 22s). Em feso ele escreve a maioria de suas cartas. Entre 1 Cor e 2 Cor ocorre uma grave crise: Paulo preso e conta com a possibilidade da morte, mas absorvido. Ao mesmo tempo ocorre um conflito entre ele e a comunidade de Corinto. Na priso surge a Epstola aos Filipenses e a Epstola a Filemom. A Epstola aos Glatas, escrita durante sua temporada em feso no pode ser facilmente datada com preciso. 55/56 d.C. Aps a reconciliao ele visita novamente a comunidade dos Corntios. Entrementes morre o imperador Cludio (54 d.C.); O caminho para Roma agora esta desimpedido. A partir de Roma ele pretende missionar a Espanha. Como o preparativo para essa visita a Roma e para a misso da Espanha, ele escreve sua carta a comunidade de Roma. Referindo-se a uma viagem a Jerusalm, ele manifesta na carta que teme por sua vida. De Corinto viaja com uma delegao a Jerusalm, afim de entregar a coleta. A viagem transforma-se numa catstrofe, pois Paulo preso como violador da Lei, sendo mantido pelos romanos na priso por cerca de dois anos em Cesaria, e em seguida transferido para a capital do imprio. 58/60 d.C. Como prisioneiro em Roma ele pode atuar na comunidade crist. Alguns datam a Epstola aos Filipenses e a Epstola a Filemom dessa priso romana. Certo que em Roma ele sofre o martrio, como sabemos de 1 Clem. 5, 4s. (PACKER, 2006, p. 45-46)

A partir desse esboo, pode-se compreender a dimenso do trabalho exaustivo de Paulo, tanto na proclamao do evangelho como na fundao de comunidades crists.

Suas viagens no s levaram o cristianismo a outros povos gentlicos como tambm promulgou as suas bases, seus princpios e fundamentos. Contudo,

Paulo sempre demonstrou ser um grande conhecedor da lei judaica, e conseguiu conciliar o cristianismo e judasmo, sem ferir os princpios de ambos. Um exemplo claro dessa afirmativa acima, quando em Roma, Paulo mantinha encontros constantes com a comunidade judaica para discutir e esclarecer, que no haviam dificuldades em assumir a viso crist mesmo sendo este um judeu.

32

Paulo traz Cristo e seus ensinamentos a luz da Lei judaica, demonstrando que ao assumir o cristianismo, o judeu estaria de forma efetiva to somente assumindo uma nova aliana com Deus, ou seja, um novo concerto, em que eles no estariam mais sob as penas da lei mosaica, mas sob a graa de Jesus.

Por fim conclui-se que sem a figura central de Paulo e de sua incessante e maravilhosa misso, as chances do evangelho ter viajado no tempo chegando at aos nossos dias seriam mnimas. Dessa maneira pode-se entender um pouco a importncia de sua converso, que foi sem dvidas a base de tudo.

A partir desse estudo sobre a converso do Apstolo Paulo e a suas implicaes, pode-se entender o propsito de Deus para os homens no momento que ocorre a mudana na mente do pecador. Assim sendo, no prximo captulo, pode-se analisar a converso na contemporaneidade dos tempos, e como ela tem sido pregada e tratada.

33

3 A CONVERSO NA CONTEMPORANEIDADE

O que se pode ser observado como religio, e entretanto converso nos tempos contemporneos, so pessoas que aderem a uma certa religio, ou por estatus, ou em busca de respostas e tambm de resoluo de problemas. Infelizmente no se tem visto mais uma verdadeira converso, uma mudana radical no modo de vida moral e tica. Esta cada vez sendo mais difundida a pregao de

converso no sentido de aderir a uma instituio, e dessa forma se beneficiar da mesma.

Sem dvidas, essa contemporaneidade dos tempos, traz caractersticas que levam a esse pensamento, como o individualismo, o relativismo e principalmente a viso de viver o presente intensamente. Dessa maneira, criou-se nas pessoas um sentimento novo, onde cada um cuida de sua prpria vida para viver o hoje como se fosse o ltimo dia, nada pecado, tudo relativo.

Todo esse modo vivente do presente sculo, leva a secularizao tambm da religio e das pessoas nela inserida, um sentimento de que Deus no mais relevante nas questes dirias, mas sim na resoluo dos problemas e na satisfao do prprio indivduo.

Pode-se ver muitos grupos, de diferentes doutrinas entre os evanglicos, cada um traz uma definio para Deus, alguns desses novos movimentos evanglicos, tratam Deus como um negociador, e no mais um Deus vivo, amoroso e trino, que se doou pela salvao da humanidade. Como pode ser visto:

A instituio religiosa se tornou uma possibilidade de buscar respostas para as dvidas, as angstias, os problemas cotidianos e experimentar emoes, porque no censura a quem expresse sentimentos como tristeza, dor, alegria. (SILVA, p. 87, 2012).

Tal texto, remete a pensar que dentro das comunidades religiosas, as pessoas podem expressar seus sentimentos, e colocar para fora suas emoes, coisas incabveis para o mundo moderno, onde o ser humano deve estar sempre bem.

34

Agora, atentando-se nas religies evanglicas, e na converso a elas, pode-se perceber o crescimento quantitativo de adeptos e a ploriferao das igrejas evanglicas. Tal aumento quantitativo do grupo evanglico, como pode-se observar no Censo 2010 do IBGE, no retratam o aumento qualitativo, ou seja, embora em nmeros seja cada vez maior o grupo de evanglicos no Brasil, a qualidade dos mesmos est sendo cada vez menor.

Isso se d no ato da converso, uma vez que ela verdadeiramente no est acontecendo, e sim, o que pode-se ver so grandes nmeros de pessoas aderindo ao grupo evanglico, sem ter a mnima informao e conhecimento das atitudes e mudanas que implicaram tal adeso.

Quando uma pessoa adere a um grupo religioso, ela deve estar ciente de suas ao, de maneira alguma pode ser conduzida pela emoo radical, ao ponto de no saber a que est aderindo. Assim, importante ressaltar que a verdadeira converso aquela que gera a mudana de vida, a mudana da mente e do comportamento, e est converso que as igrejas necessitam retornar, para que seus membros sejam verdadeiramente salvos e libertos desse sentimento contemporneo, e tambm conhecedores da verdade, que Cristo. 3.1. Esboo da religio evanglica atual

Desde os tempos da Reforma Protestante, o que os evanglicos tradicionais tem buscado, o conhecimento atravs das Escrituras, era extremamente importante e relevante que as pessoas obtivessem o conhecimento.

O tempo foi passando, e com ele muitos tipos de religiosidades foram surgindo, de acordo com as tendncias e sentimentos de cada poca. Apesar de muitas mudanas, as religies de tradio crists mantiveram seus pilares, em prol da proclamao do evangelho atravs das misses, e da ploriferao do conhecimento a respeito de Deus.

35

Um dos principais pilares dessas religies de tradio crist, esta presente no culto e em sua doutrina, como pode-se ver:

A pregao, central no culto, transmitia uma doutrina e apelava principalmente a razo. Buscava-se tambm a divulgao de um estilo de vida atravs do discurso. Discurso a pregao, as orientaes das escolas dominicais, os estudos bblicos, os contedos dos hinos que, regra geral, so escritos, as revistas, os jornais. No processo de transmisso operava-se uma intelectuao da f, resultante da adaptao dos contedos em doutrinas. A verdade religiosa estava escrita e transmitia-se tambm na vida cotidiana, por exemplo, de pais para filhos. Mas a referncia principal desse estilo de vida era sempre a Bblia. O efeito da religio na vida das pessoas envolvia necessariamente o trabalho racional com a verdade escrita. (RIVERA, p.228, 2001).

Tal religiosidade, tinha fundos duradouros, uma vez que as pessoas eram convertidas a tais costumes, tradies, princpios e doutrinas. O ideal, era que a pessoa consciente de suas aes, racionalmente escolhesse viver uma vida no estilo em que a Bblia instrui.

Ainda nos dias de hoje, mas com pouco crescimento, pode-se encontrar igrejas que tenham o foco na razo, nas Escrituras e nas doutrinas, uma vez que os convertidos a essa maneira de viver, devem continuamente buscar alcanar os ideais propostos a ele.

Mas, na contemporaneidade, o que pode-se ver em maior concentrao, so tais tradies crists, cada vez mais abandonadas, uma vez que um novo estilo de vida, sem compromisso e com muitos benefcios, est sendo proposto em larga escala atravs dos mais diversos canais de comunicao.

Como j foi escrito nesse texto, a religio est cada vez mais sendo influenciada por um sentimento contemporneo de modo vivente. Tais sentimentos alcanam a todos, e tambm aos evanglicos, o que traz para dentro das igrejas algumas caractersticas nicas desse tempo, ocorrem portanto, mudanas nos

pensamentos e nos pilares da igreja. Como pode-se ver:

36

Se, no primeiro caso, a verdade transmitida era um corpo de doutrinas, no segundo, insere-se a experincia religiosa. O objetivo passa a ser a experincia extraordinria que coloca a doutrina num lugar secundrio. O plpito utilizado principalmente para mobilizar as emoes.[...] Tal plpito continuou ocupando um lugar central, mas com inteno de converter as pessoas.[...] O trabalho de formao na doutrina no mais fundamental, sendo substitudo pelas experincias espirituais. (RIVERA, p.229, 2001).

Dessa

maneira,

pode-se

mais

uma

vez

reconhecer

um

sentimento

contemporneo dentro das igrejas evanglicas atuais. Quando fala-se de experincia religiosa, emocional, est inteiramente tratando da individualidade de cada ser humano, ou seja, cada um tem uma prpria convico atravs de sua experincia.

O grande problema dessa individualidade religiosa, que a igreja evanglica tem perdido a sua comunho, uma vez que cada membro sente Deus a sua maneira. As convices no so mais retiradas da Palavra de Deus que a Bblia, mas sim do prprio indivduo, a maneira que ele considerar melhor.

Dentro dos grupos evanglicos existentes no Brasil, pode-se encontrar os mais variados tipos de religiosidades, e de grupos que exercem o cristianismo da maneira que melhor lhes convm. Um exemplo disso pode-se encontrar nos

grupos pentecostais, que esto em grande ascenso, e que levam os adeptos a se sentirem livres de tradies e de um modo de vida passado. Como pode-se ver no texto:

H religiosidades, como as pentecostais, por exemplo, que so capazes de dissolver antigas pertenas, fazendo com que os indivduos abandonem identidades religiosas herdadas rumo a novas formas de pertencimento. (ROSAS, p.1, 2012).

Isso retrata como tem sido o sentimento da maioria das pessoas que se aderem ao grupo evanglico no Brasil, a religio tem sido um amparo nos momentos de dificuldades, mas de maneira alguma, pode impor ou questionar as atitudes humanas dentro e fora da igreja. A religio para o prprio indivduo encontrar suas respostas, mas no deve ditar mais a maneira como este indivduo deve conduzir suas aes.

37

Assim, o plpito das igrejas, no mais ensinam aquilo que Deus quer ensinar atravs de sua escritura, mas sim aquilo que as pessoas querem ouvir. Nos dias atuais, tambm importante que a pregao, gere nas pessoas uma experincia nica e exclusiva, de maneira que a converso no se d mais pela razo e pelo conhecimento, mas agora, pela emoo do momento vivido. Pode constatar que:

Nesse protestantismo, a pregao preparada para convencer e no para instruir, apelando-se mais para a emoo que a razo. Essa origem das tcnicas precrias de venda religiosa ou marketing religioso. A eficcia do sermo e do pregador medida por sua capacidade de promover converses e seu discurso elaborado conforme tcnicas de conhecimento. ( RIVERA, p.229, 2001)

Infelizmente, apesar de ser criticado por muitas tradies religiosas crists, esse novo modelo de evanglico, o que tem prevalecido no meio, e tambm o que cresce com maior rapidez. Com certeza, as pessoas esto cada vez mais buscando algo que preencha o vazio que os sentimentos do mundo atual gera no indivduo, sentimentos dos quais, colocam as pessoas cada vez mais sozinhas, individualistas, com depresses, exaustas. Buscando ento uma experincia religiosa que no gera um sentimento de culpabilidade.

Pois, quando volta-se para as Escrituras, o individuo, reconhece a sua culpa, e isso no est sendo bem visto pelas pessoas, assim, tais pessoas, preferem aderir a instituies que satisfaa o prprio eu, sem questionar o que este indivduo tem feito diariamente, qual a sua conduta de moral e tica, o que tem feito para que outros alcancem a Cristo, e etc.

Essas novas ramificaes do grupo evanglico, tem gerado nas pessoas, um sentimento que apenas a contribuio financeira, os livra de quaisquer outras responsabilidades como cristos. E os discursos pregados dentro dessas instituies, vem satisfazendo o sentimento de culpabilidade de muitos que ali aderiram, simplesmente para se sentirem melhor.

38

Pode-se compreender que tais adeptos, fazem dessa religio um escape para a prpria justificao, e dessa maneira, constroem e desconstroem sua

religiosidade,

a partir do seu estilo de vida, de pensar, de ser e de agir,

fundamentados na sua prpria experincia emocional e subjetiva. Assim, a religio tradicional crist no Brasil, tem enfraquecido cada vez mais as suas bases, uma vez que no mais conseguem alcanar as pessoas atravs do interesse pelo conhecimento e pela verdade. Portanto, tem perdido muito espao para as novas concepes, onde muito mais prazeroso e sem compromisso ser evanglico no mundo atual. 3.2. Converso X Adeso

Embora j tenha sido escrito sobre adeptos e convertidos, nesse captulo ter a distino entre a converso e a adeso, e como isso tem se dado no campo religioso evanglico do Brasil. Basicamente, a adeso representa qualquer forma de participao em um movimento, seja ele religioso ou no, sem nenhuma alterao do estilo de vida. Sendo assim, pode-se entender que quando o indivduo adere a uma religio, sua proposta no de maneira alguma mudar seu estilo de vida, mas sim pertencer a este grupo. Ao contrrio, a converso necessariamente, gera no indivduo uma mudana radical, tanto em seus sistema de princpios e valores, como tambm em uma viso de mundo. A converso no uma mudana fsica, mas sim de conscincia, onde ocorre a mudana da mente. O autor Paulo Barrera Rivera definiu a converso como:

A converso o encontro com o sagrado que transforma radicalmente a vida do convertido. A pessoa, convencida e constrangida por sua situao de pecado, passa por uma experincia marcada por fortes emoes e que determina o incio de uma vida distinta, formando parte da igreja. Esta a comunidade dos convertidos. (RIVERA, p.231, 2001).

39

Atravs desse conceito, percebe-se a importncia de uma verdadeira converso, e no apenas de adeso. Uma vez que a converso faz com que realmente as pessoas se tornem um grupo seleto de verdadeiros seguidores de Cristo.

Alm dessa definio de converso, no captulo um deste texto, encontram-se vrias definies de converso, que remete a mudana total de vida, escolhendo viver uma nova vida. Mas, nos dias atuais v-se muito mais a adeso a certa instituio, do que uma verdadeira mudana de vida. mais fcil aderir pois isso no gera nenhuma implicao na vida cotidiana de cada indivduo.

Mas por outro lado, no tem como converter sem aderir, sendo assim, a adeso algo extremamente necessrio para que a verdadeira converso ocorra, desde de que ela seja interpretada apenas como a porta de entrada para a converso, e no como converso.

Os evanglicos pentecostais, no vem a converso como ponto chave, uma vez que ela requer compromissos e responsabilidade, o que pode-se perceber um grande apelo para a adeso, que traz para a igreja um recurso financeiro importante. Como pode ser confirmado:

Nas religies pentecostais, a converso no mais o primeiro passo dos crentes. A primeira experincia o milagre de cura ou de exorcismo, que soluciona problemas e necessidades do cliente. O beneficiado torna-se um aderente, cujo contato extraordinrio com o sagrado pode repetir-se nos prximos cultos. Isso no significa que chegar a ser um membro de carteirinha. Nessas igrejas, as lideranas no se preocupam com a converso e quando ela acontece, no determinam o antes e um depois na vida do cliente. O que se contabiliza o nmero de batizados. Mas, o nmero de aderentes sempre maior.(RIVERA, p.231, 2001)

Assim, pode-se analisar, que a maior parte de adeptos religiosos, esto presentes dentro das igrejas pentecostais, pois a prpria preocupao das mesmas, no a converso, mas sim o crescimento numrico de seus adeptos.

40

Ainda pode-se retratar , que os movimentos neo pentecostais geram nas pessoas um sentimento satisfatrio, no que se diz respeito a prpria vida e suas atitudes. Em momento algum so tratados assuntos de mudana de vida, pois o que mais interessa a boa colocao do indivduo diante da sociedade, sem levar em considerao aquilo que ele tem como prtica de vida e de moral.

Alm de tais movimentos pentecostais, e de sua grande influencia na adeso religiosa, outro fator que tambm influencia muito essa adeso religiosa, a facilidade que ela pode ocorrer, geralmente por no estar ligada com a conscincia do ser humano. Como pode ser comprovado por Prandi:

Talvez uma das coisas mais chocantes a respeito da religio hoje em dia, est na facilidade como qualquer um pode mudar de uma para outra sem que o mundo caia. A prpria noo de converso religiosa vai se tornando um conceito fraco: houve tempo em que converter-se a uma outra religio significava romper dramaticamente com a prpria biografia, mudar radicalmente de vida. No fundo ningum esta mais muito interessado em defender nenhum status quo religioso. (PRANDI, p.67, 1996).

Portanto, pode-se considerar, que a adeso religioso gera no indivduo um sentimento de liberdade, que pode transitar facilmente de uma religio para a outra, sem que isso gere nele nenhum constrangimento, e to pouco lhe exija alguma mudana de vida.

Dessa maneira percebe-se, que o que mais se tem dentro das igrejas so adeptos, chamados pelos autores Nina Rosas e Glauber Loures de Assis, como peregrinos religiosos, segundo eles:
Como nos dias de hoje a religio evidenciada na tendncia geral individualizao e subjetivao das crenas, o indivduo ganha sua liberdade para construir um sistema de f individual, circunstncias que podem fazer com que crenas e prticas no sejam necessariamente coincidentes. Abre-se uma diversidade de combinaes que resultam em diferentes bricolagens de f. Os indivduos esto mais livres para crer sem pertencer, e pertencer sem crer. Embora isso no implique o completo abandono das identidades religiosas constitudas, vem-se mudanas importantes na antigas modalidades de adeso. Se h destotalizao da experincia

41

humana rompeu com a antiga transmisso obrigatria da f, e hoje a crena muito mais pessoal e no necessariamente substantiva e definitiva, preciso olhar para os novos arranjos que se constituem. (ROSAS, p.4-5, 2012)

Tal definio de peregrino, mais uma vez relata a liberdade que a adeso religioso gera no indivduo, fazendo com que essa possa transmitir-se de uma religio para outra sem alterar sua identidade religiosa. Tal transmisso peregrina entre as religies alm de ser uma adeso, pode ser considerada tambm como um adeso temporria.

Apesar do contexto atual esta repleto de adeptos aos grupos evanglicos, a igreja evanglica no deve desanimar, pois a Bblia certamente revela que eles que crerem e se converterem de todo o corao sero salvos. E a misso da igreja crist essa, levar a salvao aos perdidos, mesmo que estes perdidos estejam bem prximos, como os adeptos aos movimentos evanglicos, que ainda no conheceram o verdadeiro resultado da converso, ou seja, a mudana radical da mente,da conduta tica e moral, dos valores, e em geral uma mudana significativa de vida. 3.3. A converso das massas

O que se constata na contemporaneidade, que existe uma nova maneira de evangelizao. Mas essa conscincia no significativamente suficiente para distinguir entre o modo de evangelizao passado e o que pode ser visto nos dias atuais.

Com certeza, o que pode ser comprovado por pesquisas e censos, que numericamente, o novo modelo de evangelizao, alcana muito mais pessoas do que o utilizado pelos protestantes histricos. Mas o que tambm pode ser percebido segundo a autora Mariana Gino que: houve um aumento significativo do nmero de evanglicos no Brasil, tem tambm aumentado assim como a tendncia crescente para o pluralismo e a diversidade religiosa (GINO, p.86-87, 2012). Isso remete, que em nmeros, o brasileiro alm de evanglico se torna

42

cada vez mais plural no que diz respeito a uma vida religiosa, sem nenhum tipo de converso, mas sim de adeso.

Um fator importante que deve ser considerado a esse crescimento do grupo evanglico, sem dvida a globalizao de conhecimentos e informaes, e claro os vrios canais miditicos, que se forem bem utilizados, conseguem alcanar um grande nmero de pessoas num mesmo tempo.

No se pode discutir sobre a eficcia desse novo modelo de evangelizao, mas certo saber que ele gera muito mais adeptos ao grupo evanglico, dos verdadeiros convertidos. E tambm, aceita muito mais facilmente a idia de que o indivduo pode ser um pouco de cada religio, da maneira que melhor lhe beneficiar.

Diferentemente da evangelizao utilizado no passado, que era de ensino, comunho e obedincia, o novo modelo de evangelizao gera no indivduo, um sentimento de liberdade, conforto e segurana, uma vez que ele no precisa se compromissar a viver uma vida de acordo com a verdade moral e tica da religio. Os novos convertidos, ou seja, adeptos no tm o ensino necessrio para compreender sua nova forma de vida, para eles lhes foi feita uma oferta de aceitar ou no a Cristo, sem que isso lhe remetesse qualquer mudana. No Brasil, pode-se constatar a converso das massas, ou seja, cruzadas evangelsticas, grandes cultos de cura e libertao, oraes pela televiso e rdio, o que gera nas pessoas emoo, fazendo dessa forma com que muitos aderem ao grupo evanglico.

Mas, o que se ver por de trs de todas essas pregaes para as multides, que no ocorre o ensino e o caminhar juntos, dessa maneira, muitos novos convertidos se perdem pelo caminho, ou apenas se tornam adeptos a instituio, financiando os novos trabalhos. Essa idia de ensino, foi ensinada por Jesus ao

43

instruir seus discpulos a fazerem outros discpulos, em Mateus 28:19-20 esta escrito que:

Portanto ide, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; Ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, at a consumao dos sculos. (ALMEIDA, 1986, p.45)

Ento, como entender esse novo modelo evangelstico a luz das Escrituras? Seguramente, ele no pode ser compreendido assim, pois a viso desse novo modelo de ganhar nmeros para Deus, sem se preocupar com as necessidades e questes individuais e dirias dos novos adeptos. Segundo o modelo de Cristo, todos os discpulos dEle devem ir, e pregar o evangelho para que todo aquele que cr, se converta verdadeiramente de todo o corao, gerando nele um sentimento de gratido a Deus. Tal sentimento o leva a ir a outros, e da mesma maneira, ensinar e proclamar a verdade da salvao.

Embora o novo modelo de evangelizao, principalmente usado por igrejas de um contexto pentecostal alcance muitas pessoas, profundamente eles no

conseguem alcanar a converso verdadeira, e muito menos so capazes de caminhar com esse grande nmero de adeptos, apesar deles freqentarem os cultos. De acordo com Paulo Barrera Rivera, o pblico de tais instituies :
[...] uma clientela passageira e flutuante. Nesse caso, o perodo de pertena resumido na seguinte seqncia: a pessoa atrada quando a oferta dos milagres coincidem com as suas necessidades primrias; observa os cultos e experimenta fatos extraordinrios; desenvolve sentimentos afetivos de gratido pelo benefcio recebido; mostra sua identificao com a igreja travs de contribuies financeiras e de freqncia nos cultos em busca do extraordinrio. A fragilidade da catequese leva a identidade a apoiar-se na afetividade. (RIVERA, p.233, 2001).

Mais uma vez, se constata a ausncia de catequese, ou seja de ensino. O novo convertido, necessita de ensinamentos a respeito de sua nova vida, no mais como o velho homem, mas como um novo homem alcanado por Deus, que agora em agradecimento, se arrepende e torna uma nova criatura.

44

Mas, na converso das massas, onde as reunies alcanam multides, o que se pode ver cada novo adepto, cuidando de sua prpria salvao, buscando por si s encontrar o caminho correto, a medida que o evangelho, j lhe foi revelado. Mas, na verdade, ele nem sequer compreendeu o que estava aderindo, uma vez que o ponto forte de tais reunies, a emoo ao mximo, de maneira que a pessoas ao invs de se converterem, simplesmente se convencem.

O que pode ser compreendido atravs dessa nova viso de adeso religiosa, que o crente no precisa mais ser um conhecedor e praticante das doutrinas bblicas, segundo Rivera: Os novos crentes no precisam ser doutrinados, mas convencidos. (RIVERA, p.245, 2001). Isso implica o convencimento atravs das experincias emocionais individuais.

Ainda encontra-se a idia, de que as pessoas que geralmente se convertem atravs de grandes eventos, no se tornam praticantes do evangelho, justamente por no terem sido ensinadas. Dessa forma, tomam para si a figura de peregrinos religiosos, que esto sempre em busca de uma nova experincia para dar sentido ao que cr.

Sem dvidas, o que pode ser constatado, que certo ou errado, os movimentos pentecostais, e essa nova viso de evangelizao tem surtido efeito na sociedade contempornea, de acordo com Rivera:

Os pentecostalismos contemporneos alcanam os mesmos fins sem o trabalho rduo de sistematizao da catequese. O diferencial est na desvalorizao da permanncia do fiel pelas religies pentecostais contemporneas. (RIVERA, p.246, 2001).

Mesmo no alcanando a verdadeira converso, que tem, necessariamente uma mudana radical de vida, os novos modelos evangelizao no podem ser, de maneira nenhuma subjugados ou at mesmo excludos por completo. Pois, sem dvidas, atravs deles muitas pessoas acabam buscando a verdade e o conhecimento sobre Cristo em outras igrejas.

45

Por esse motivo, nos dias de hoje, pode-se encontrar tantas pessoas, verdadeiramente convertidas, dentro das igrejas protestantes histricas, que vieram de uma adeso atravs de movimentos pentecostais. No se sabe quando, mas em um determinado tempo, a experincia mstica e emocional, no se torna mais suficiente para explicar a vida crist. Assim, mesmo que um ou outro grupo evanglico, no concorde com esse novo modelo de evangelizao, que pode ser chamado de evangelizao das massas, todos os grupos evanglicos usufruem de tal movimento, quando recebem em suas igrejas, pessoas em busca de algo mais, em busca do verdadeiro conhecimento, da realidade de um verdadeiro cristo, e porque no, em busca de uma mudana radical de vida, a CONVERSO.

46

CONCLUSO

Esse trabalho, buscou de maneira simples e objetiva, identificar as caractersticas de uma verdadeira converso, traando um paralelo com aquilo que se tem visto acontecer, em grande escala, dentro das igrejas evanglicas atuais. Para concluir, pode-se entender a converso verdadeira como metania, ou seja, quando h uma real mudana de mente, o que certamente leva a uma mudana radical de vida, tanto nas questes religiosas, como ticas e morais.

Um indivduo verdadeiramente convertido, entende o propsito de Deus na sua vida, e busca dia aps dia, alcanar esse propsito, vivendo uma vida de santificao e busca pela verdade, ou seja, busca do conhecimento de Deus, que esta expresso nas Escrituras.

Sem dvidas, o conhecimento leva a verdadeira converso, que baseada na F em Cristo, como nico salvador da humanidade, que por amor se entregou, e por graa nos salvou, e baseada no Arrependimento, que o prprio homem esvaziando-se de si mesmo, convertendo de seus pecados e si dispondo para uma nova vida em Cristo.

Dessa maneira, encontra-se em Paulo, um caro exemplo de renncia e de chamado. Dentre os homens da poca ele era o menos propcio a se tornar uma nova criatura, mas Deus em sua soberania e sabedoria, o escolheu para testemunhar aos povos as Boas Novas de Cristo.

importante ressaltar, que Paulo no se sentia capaz para tal misso, mas a sua experincia revelatria de converso, o levou a crer imediatamente no Cristo crucificado, e o transformou no mais importante pregador do evangelho.

Na concepo de Paulo, tudo que ele merecia era julgamento e condenao, por tantos cristos ter matado, por isso em diversas cartas ele fala da graa de Deus, que no dada conforme as obras, mais conforme a misericrdia de Deus para

47

com os homens. Paulo no se limitou ao tempo, ao espao e muito menos as circunstncias. Ele viveu intensamente o evangelho de Cristo, levando-o aos povos da terra.

Sendo assim, pode-se concluir que Paulo no s pregou o evangelho, mas viveuo radicalmente. No ato de sua converso, ele creu no Deus trino e verdadeiro, dessa maneira sua vida e suas aes mudaram intensamente. Sua

responsabilidade para com a sua misso era to grande, que as adversidades no o prenderam, muito menos o calou.

Quando ocorre a verdadeira converso, no importa o lugar, nem as pessoas que esto ao redor, muito menos a posio que ocupa. O esprito santo convence, e as mudanas no pensamento, nas aes, e na vida so naturalmente exercidas pela Nova Criatura.

Mas, infelizmente, no est sendo essa a posio das pessoas que tem agregado ao meio evanglico brasileiro, na maioria das vezes, o que temos dentro das igrejas, so pessoas sem convico e conhecimento do que realmente crem e tm como princpios.

A sociedade atual tem distorcido os princpios bons do ser humano, de maneira que o certo tem parecido errado, e o errado o certo a fazer. Assim, famlias e instituies religiosas, vem sendo confrontadas com um mundo moderno, de pensamentos modernos, que no acompanham os princpios bblicos.

Percebe-se que a maioria dos sentimentos contemporneos, vo contra o pensamento cristo de ser, ou seja, o pensamento do viver como Cristo, praticando o bem ao prximo, vivendo uma vida de humildade e renncia, estando sempre em amor, algo impensvel, e para a maioria da sociedade, tambm ridculo e ultrapassado.

48

Dessa maneira, no mais pode ser encontrados verdadeiros convertidos a f crist, pois isso traria muito trabalho e esforo. O que v-se, so pessoas aderindo ao movimento evanglico pois isso lhe trar algum benefcio.

Adeptos, no so convertidos, no h mudana de vida, eles simplesmente passam a fazer parte de uma instituio religiosa que satisfaa seus desejos, os motive para conquistar coisas e solucionar problemas.

O grande problema desses movimentos evanglicos, que incentivam e proclamam a adeso religiosa, que de maneira alguma preocupam com o ser, com as questes existenciais, e principalmente com o compromisso de ensinar e proclamar a vida de Cristo. mais fcil manter o adepto, se no lhe constranger com as verdades bblicas.

Muitas vezes, as igrejas evanglicas esto superlotadas em nmeros, mais a qualidade e a responsabilidade crist dos que esto dentro dela, simplesmente no existem. Os freqentadores de igrejas, chamadas nesse texto de peregrinos, no tm convico do que esto seguindo, nem to pouco querem tomar conscincia de suas responsabilidades.

O fator que muito tem contribudo para essa lotao inflada no meio evanglico, so os canais miditicos que tem alcanado emocionalmente muitos adeptos. Tais canais fazem com que as pessoas se convenam emocionalmente dos benefcios que ao fazer parte do grupo ele alcanara, isso faz com que os novos evanglicos, tenham uma concepo errnea de Deus, o considerando no mais pela sua essncia, mas por aquilo que pode lhe dar como recompensa.

Tais movimentos evanglicos, principalmente os pentecostais, lidam com os seus adeptos, como fantoches, que no precisam de esclarecimento da verdade de Deus contida nas Escrituras, mas sim, que precisam de solues rpidas e pagas para solucionar os seus problemas.

49

Dessa maneira, no se fazem novos convertidos, porque a converso parte de um princpio extremamente importante, o reconhecimento de Cristo como Salvador, e no como um negociador. Cristo j pagou o preo pela humanidade, Deus no mais precisa provar a sua fidelidade para com os homens, em Cristo Ele entregou o melhor pelos homens pecadores. O que necessariamente precisa ocorrer, a volta, a volta para a conscincia religiosa crist, de conhecimento, de catequese com base bblica, retorno as doutrinas que basearam o Cristianismo. necessrio, que os verdadeiros convertidos busquem uma vida como a de Paulo, onde a converso verdadeiramente faa efeito e gere frutos, que a converso verdadeira de outras pessoas. Contudo, Cristo instrui a sua igreja: no mundo tereis aflies, mas tende bom nimo porque eu venci o mundo. Deus em sua soberania, j sabia da crise que a religio e a f crist enfrentariam nesse mundo contemporneo, onde o ideal degradar o evangelho, vivendo uma vida desregrada e sem lei. Mas em sua misericrdia Ele salva queles que verdadeiramente crem e se convertem.

50

REFERNCIAS

ALMEIDA, Joo Ferreira. A Bblia Sagrada. Rio de Janeiro: Imprensa Bblica Brasileira, 1986. BERKHOF, Louis. Teologia Sistemtica. So Paulo: 1949. CARSON, A. D. MOO, Douglas J.. MORRIS, Leon. Introduo ao Novo Testamento. So Paulo: Vida Nova, 1997. COE, George Albert. The Psychology of Religion. Chicago: The University Chicago Press, 1916. CENSO DEMOGRFICO 2010. Resultados Gerais da Amostra. IBGE. Disponvel em ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/Resultados_Gerais_da_A mostra/resultados_gerais_amostra.pdf. Acesso em 25/ maio/2013. GINO, Mariana. Congresso Continental de Teologia. Rio Grande do Sul: Doble Clic, 2012. GERD, Theissen. O novo Testamento. Petrpolis: Vozes, 2007. GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemtica. So Paulo: Vida Nova, 1999. GUNDRY, Robert H. Panorama do Novo Testamento. So Paulo: Vida Nova, 2008. MERVAL, Rosa. Psicologia da Religio. Rio de janeiro: Casa Publicadora Batista, 1971. PACKER, J. I., TENNEY, Merril C., WHITE, William. O mundo do Novo Testamento.So Paulo: Editora Vida, 2006. PRANDI, Reginaldo. Religio pag, converso e servio. So Paulo: Novos Estudos CEBRAP, 1996. RIVERA, Paulo Barrera. Tradio, transmisso e emoo religiosa. So Paulo: Olho dgua, 2001. ROSAS, Nina. ASSIS, Glauber Loures. Converso religiosa na contemporaneidade: o caso da Igreja Batista e do Santo Daime. Disponvel em www.neip.info/upd_blob/0001/1229.pdf. Acesso em 31/ maio/2013. SILVA, Gutemberg Rodrigues. Sinopse da vida de Cristo e de Paulo. Rio de janeiro: Casa Publicadora Batista, 1963. STRONG, Hopkins Augustus. Teologia Sistemtica. Vol. II. So Paulo: Hagnos, 2003.

Das könnte Ihnen auch gefallen