Sie sind auf Seite 1von 53

Valria Cristina Baslio Raimunda Abou Gebran

GUIA PARA ELABORAO DE TRABALHOS ACADMICOS

Monografias Trabalhos de Concluso de Curso

IEDA 2009

IEDA - Instituto Educacional de Assis

GUIA PARA ELABORAO DE TRABALHOS ACADMICOS

Monografias Trabalhos de Concluso de Curso

IEDA 2009
Ficha Catalogrfica
B318g Baslio, Valria Cristina

Gua para elaborao de Trabalhos acadmicos : monografias, dissertaes e teses / Valria Cristina Baslio, Raimunda Abou Gebran. - 1. Ed. - Assis: IEDA, 2004.

1. Normalizao bibliogrfica. 2. Trabalhos acadmicos - Manuais/ Guias. I. Gebran, Raimunda Abou. II. Ttulo.

CDD 001.42

APRESENTAO
Este material de apoio tem como finalidade orientar o aluno no seu trabalho acadmico, possibilitando a organizao do trabalho de pesquisa de forma concisa e sistemtica. Constitui-se num guia composto das mais relevantes formas de se referenciar materiais utilizados nas pesquisas, trazendo o modelo indicado pelas NBR 6023/02: referncias, seguido de um exemplo, NBR 10520/02: citaes em documentos e ABNT NBR 14724/05: trabalhos acadmicos.

Aps a leitura, certamente o aluno ter condies de uniformizar sua pesquisa de forma que facilite o acesso s informaes do texto.

As organizadoras

SUMRIO
Apresentao .....................................................................................05 Estrutura - Elementos do trabalho .......................................................09 1 - Elementos pr-textuais 1.1 Capa .............................................................................................10 1.2 Folha de rosto ...............................................................................11 1.3 Ficha catalogrfica ........................................................................13 1.4 Errata ...........................................................................................14 1.5 Folha de aprovao .......................................................................15 1.5 Dedicatria ...................................................................................16 1.6 Agradecimentos ............................................................................17 1.7 Epgrafe ........................................................................................18 1.8 Resumo ........................................................................................19 1.9 Sumrio ........................................................................................21 1.10 Listas ..........................................................................................23 2 - Elementos textuais 2.1 Introduo ....................................................................................25 2.2 Consideraes finais.......................................................................27 3 - Elementos ps-textuais Referncias ........................................................................................29 4 - Regras Gerais de Apresentao....................................................52 Paginao Diagramao

Estrutura
Elementos do trabalho
Estrutura Pr-Textuais Elemento Capa Folha de Rosto Errata Folha de Aprovao Dedicatria Agradecimentos Epgrafe Resumo na lngua verncula Lista de Ilustraes Lista de Tabelas Lista de Abreviaturas e Siglas Lista de Smbolos Sumrio Obrigatrio X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Opcional

Textuais

Introduo Desenvolvimento Consideraes Finais Ps-Textuais Referncias Glossrio Apndice Anexo ndice

1 ELEMENTOS PR-TEXTUAIS 1.1 Capa Alm de exercer a funo de proteger o trabalho. A capa deve conter as informaes essenciais para identificao de autoria e assunto. - Papel mais espesso, diferente do utilizado para o restante do trabalho. - Fonte 20 ou 16, letra Times New Roman

Autor (Nome seguido de Sobrenome)

Ttulo do trabalho
(e o subttulo se houver)

Cidade ano

1.2 Folha de rosto Deve conter as mesmas informaes da capa com o acrscimo da identificao da natureza do trabalho, seu objetivo acadmico e a instituio. Esta informao deve estar alinhada direita da folha. (mesma fonte da capa) Utilize o exemplo adequeado ao seu trabalho (utilizar fonte 10 e espao simples) - Para disciplinas nos cursos de graduao: Trabalho apresentado disciplina Metodologia do Trabalho Cientfico, do curso de Administrao do Instituto Educacional de Assis, sob a orientao do Prof. (nome completo do professor). - Monografia de Lato Sensu Monografia apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Administrao do Instituto Educacional de Assis, como parte dos requisitos para obteno do ttulo de Especialista em ......... Orientador: Nome completo do orientador com Titulao. -Trabalho de Concluso de Curso Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Curso de Educao Fsica do Instituto Educacional de Assis, como parte dos requisitos para obteno do ttulo de licenciado em ....................... Orientador: Nome completo do Orientador com Titulao.

Autor (Nome seguido de Sobrenome)

Ttulo do trabalho
(e o subttulo se houver)

Monografia apresentada ao Programa de Ps-Graduao Lato Sensu do Instituto Educacional de Assis como parte dos requisitos para obteno do ttulo de Especialista em Psicopedagogia Clnica e Institucional. Orientador: Nome completo do Orientador Com titulao

Cidade ano

1.2.1 Ficha Catalogrfica (verso da Folha de Rosto) No verso da Folha de Rosto acrescentada a Ficha Catalogrfica do trabalho. A principal funo da Catalogao proporcionar uma efetiva disseminao da informao e o intercmbio entre Bibliotecas. Ela confeccionada por Bibliotecrios que possuem a tcnica para tal.

Ficha catalogrfica preparada pela Biblioteca do Instituto Educacional de Assis

L618i

Lepre, Rita Melissa A Indisciplina na Escola e os estgios de desenvolvimento moral na teoria de Jean Piaget / Rita Melissa Lepre. Marlia, 2001. 182 p. il. ; 33 cm. Dissertao (Mestrado em Educao) Faculdade de Filosofia e Cincias, Universidade Estadual Paulista, 2001. 1. Educao. 2. Psicologia escolar. 3. Jean Piaget. I. Ttulo.

CDD 155.2

1.3 Errata (Se necessria, apresentar banca, por ocasio da defesa) Item no qual so relacionados os locais de eventuais erros cometidos no trabalho com as respectivas correes.

Pgina 10 20

Linha 5 7

Onde se l so Slvagem

Leia-se So Selvagem

1.4 Folha de Aprovao (Obrigatrio) Para o caso de Monografias e Trabalhos de Concluso de Curso reaverem apresentao diante de uma banca examinadora, este item se destina a documentar a avaliao obtida em seu trabalho. Nesta pgina dever vir impresso em caixa alta, em negrito e direita do papel a expresso Banca Examinadora. A seguir, 3 espaos duplos abaixo, devero ser impressas as linhas para a assinatura dos membros da Banca Examinadora, em nmero de trs. Abaixo das assinaturas, dever constar o local e a data da defesa da monografia/dissertao/tese.

Autor do Trabalho
Ttulo do trabalho

BANCA EXAMINADORA _______________________ Nome - Instituio

_______________________ Nome - Instituio

_______________________ Nome - Instituio

Assis: ____/____/____

1.5 Dedicatria O autor dedica sua produo queles que auxiliaram de alguma forma para a concluso de sua pesquisa ou ainda para prestar homenagem a algum. A dedicatria deve ficar no final da pgina, alinhada margem direita.

1.6 Agradecimento O autor agradece s pessoas que apoiaram a elaborao do trabalho, tais como colegas, orientadores, instituies e rgos financiadores.

AGRADECIMENTOS

Professora ______________________________ por me guiar com seu conhecimento seguro e prtico. Aos Professores _____________________ e _______________________ que enriqueceram este trabalho. Instituio _______________________ pelo financiamento de meus estudos. Aos meus colegas pelo incentivo.

1.7 Epgrafe O autor registra uma frase ou pensamento, de sua autoria ou no, que servir de abertura ao tema pesquisado. Deve ficar no final da pgina, alinhado direita. necessrio fazer a referncia completa.

Ouvir no apenas escutar passivamente. uma experincia ativa, em que voc presta verdadeira ateno quilo que outra pessoa est dizendo. (OSBORNE, 1993, p.48)

1.8 Resumo A definio da ABNT, NBR 6022/94 explica que o resumo o Pargrafo que sintetiza os objetivos pretendidos, a metodologia empregada e as concluses alcanadas. Consiste na apresentao concisa dos pontos relevantes de um texto. Ele deve permitir uma viso rpida e clara do contedo e das concluses do trabalho. Constitui-se em uma seqncia de frases concisas e objetivas e no uma simples enumerao de tpicos. Logo abaixo do resumo aparecem as palavras representativas do contedo do trabalho, isto , palavras-chave ou descritores. De acordo com a CAPES, rgo responsvel pelo cadastramento de dissertaes e teses aprovadas no pas, o resumo deve ter at 1.400 caracteres (250 palavras para monografias e 500 para teses e dissertaes). Na parte superior da folha deve constar primeiramente a referncia do trabalho: autor, ttulo, ano, quantidade de folhas do trabalho, especificao do tipo de trabalho (TCC, monografia de especializao) - IEDA, Assis, ano. Em seguida, dispe-se a palavra resumo ser grafada em caixa alta e centralizada no papel, dois espaos acima do texto, que dever ser grafado em espao simples, fonte Times New Roman 12. Sua elaborao deve atender ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa. Palavras-chave: de 5 a 8 palavras (podem ser separadas por hfen ou vrgula). Elas devem retratar o tema; aquele que ler deve saber qual o assunto.

COELHO FILHO, Joaquim Gonalves. Falha ambiental e paciente borderline sob o olhar winnicottiano. 1999.158f. Monografia/TCC (Especializao/Graduao em ..................) - Pontifcia Universidade Catlica de Campinas, Campinas, 1999.

RESUMO Investiga a falha ambiental, caracterizado pela falta de proviso emocional da me em relao ao seu beb, e a conseqente interrupo do desenvolvimento emocional primitivo da criana. Analisa processos psicoterpicos, gravados em udio, de 4 pacientes adultos, identificados, por consenso de 3 juzes independentes, como quadros de transtorno borderline, segundo o DSM-IV. Utiliza o referencial terico proposto por Winnicotti como novo paradigma da psicanlise. Utiliza, ainda, para a identificao da caracterstica deste tipo de paciente, o registro de verses de sentido como instrumento de apreenso do sentido de cada encontro psicoteraputico. A partir da verso de sentido, o material clnico detalhado e analisado de forma compreensiva, mediante adoo de carter similar ao de superviso de casos clnicos. Observa que os pacientes borderlines estudados recorrentemente vivenciam os sentimentos provocados pela falha ambiental original, quando os processos psicoteraputicos so conduzidos a partir da psicanlise clssica. Conclui que teorias voltadas s conseqncias da falha ambiental favorecem a compreenso da dinmica do paciente borderline e da prpria dinmica do processo psicoteraputico desse paciente que, insistentemente, desafia o profissional a cruzar os limites ticos de sua profisso. Palavras-chave: distrbio de personalidade; borderline; desenvolvimento emocional; superviso clnica; psicologia.

1.9 Sumrio Consiste na enumerao das principais divises, sees e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matria nele se sucede, acompanhado do respectivo nmero da pgina. Havendo mais de um volume, em cada um deve constar o sumrio completo do trabalho.

Elementos Pr-textuais Elementos Textuais Elementos Ps-Textuais

Contados a partir da pgina de rosto. Numerados s a partir da Introduo. Paginados por nmeros arbicos. Paginados por nmeros arbicos seguindo a numerao do texto principal.

Escala de numerao em arbico:

Primria 1 2 3

Secundria 1.1 2.1 3.1

Terciria 1.1.1 2.1.1 3.1.1

Podem ocorrer mais divises (quartenria, qinqenria etc.). aconselhado que no se subdivida demasiadamente o texto. Seguindo o padro da folha A4, dar mais dois espaos antes e depois dos grandes ttulos, negritrando e usando a fonte 14. Dar mais um espao antes e depois das sees e subsees, negritando e usando a fonte 12. O texto do trabalho escrito em fonte 12 - Times New Roman, espao 1,5.

SUMRIO INTRODUO ......................................................................................... 1 Captulo 1 A teoria de Piaget sobre a linguagem .......................................... 3 1.1 A criana e a linguagem ........................................................................18 Captulo 2 ..................................................................................................... 30 2.1 .................................................................................................................. 33 Consideraes Finais .................................................................................130 REFERNCIAS........................................................................................... APNDICE ................................................................................................. ANEXOS ................................................................................................... Anexo A .................................................................................................... Anexo B .....................................................................................................

1.10 Listas Devem-se numerar todas as tabelas que aparecem no trabalho, com respectivos ttulos e list-las de acordo com as pginas, o mesmo ocorrendo para as figuras. As abreviaes e siglas devem ser descritas na ntegra, em ordem alfabtica.

LISTA DE FIGURAS Figura 1- Grfico do nmero de alunos X nmero de vagas ..................................31 Figura 2 - Nmero de professores X nmero de alunos em 1998 ...........................51 Figura 3.-Nmero de professores X nmero de alunos em 1999 ...........................52 Figura 4.-Nmero de professores X nmero de alunos em 2000 ..........................53

LISTA DE TABELAS Tabela 1 - Nmero de alunos X nmero de vagas ..................................................... 30 Tabela 2 - Recolocao anual ................................................................................... 40 Tabela 3- Nmero de professores X nmero de alunos em 1998 ............................ 50 Tabela 4- Nmero de professores X nmero de alunos em 1999 ............................ 51 Tabela 5- Nmero de professores X nmero de alunos em 2000 ........................... 52

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas APA - American Psychological Association IEDA Instituto Educacional de Assis NBR - Norma Brasileira Registrada PUC - Campinas Pontifcia Universidade Catlica de Campinas SIBi - Sistema Integrado de Bibliotecas UNESP - Universidade Estadual Paulista UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas USM - Universidade So Marcos USP - Universidade de So Paulo

2 ELEMENTOS TEXTUAIS 2.1 Introduo H diferentes formas de conceber a Introduo e isto vai depender do tipo de trabalho a ser realizado (monografia, relatrio de pesquisa, trabalho de concluso de curso); do tipo de pesquisa (exploratria, quantitativa, terica, bibliogrfica, histrica etc.), assim como da rea do saber qual o trabalho pertence. A diviso mais tradicional quando se trata de uma monografia a de incluir na Introduo o problema de pesquisa, uma reviso da literatura na qual se fundamenta o trabalho e uma justificativa da importncia do mesmo. A Introduo do trabalho cientfico tem como objetivo informar o leitor sobre o tema trabalhado. A palavra introduo deve constar em letras maisculas, na parte superior da pgina no modo centralizado, fonte 12 e negrito: INTRODUO, sendo aceitvel acrscimo de uma epgrafe. Na introduo explica-se tambm a diviso do trabalho e o assunto de cada captulo.

INTRODUO*
Em Chungking podamos estar todos juntos, nossas reunies eram divertidas e engraadas, especialmente noite, quando um de cada vez representava no centro da sala de visitas. Todos faziam apresentaes. Exceto minha me, que se recusava terminantemente a cantar, danar ou recitar um versinho, dizendo que se deixasse a platia, a noite ficaria incompleta . Era ela quem sempre ria mais, chorava com mais facilidade e aplaudia com mais calor. Juntos ramos uma pequena famlia feliz. (Trecho do livro Heranas: Um mosaico Chins de Bette Bao Lord)

O contato com mes, seja na vida diria ou em atividades clnicas, mostra facetas intrigantes dessas mulheres, quer estejam em cena quer apenas na platia. Com o intuito de construir os bastidores, pretendo compor uma retrospectiva de como o interesse por mulheres que so mes foi se consolidando at a elaborao deste trabalho. A escolha do tema maternidade no original e nem pouco comum, ao contrrio, constatamos que uma temtica em trabalhos de diferentes reas do conhecimento. Encontramos, assim, estudos sociolgicos e psicolgicos e observamos que a maternidade inspirao de produes nas artes plsticas, cincias e literrias. A imagem da me normalmente envolvida numa atmosfera de bondade e dedicao, apontando para uma certa idealizao que toma conta do imaginrio popular. Por sermos de inmeras formas marcados por nossa formao social, cultural e religiosa, que nos impele a conviver com muitos mitos sobre a maternidade, acabamos, muitas vezes, acreditando na naturalidade do ser me e, por isso, minimizamos a complexidade emocional que uma mulher vive com essa experincia. As mulheres que um dia se tornam mes foram formadas num determinado contexto sociocultural, representado principalmente pela tradio familiar, que se impe sobre essa experincia. Podemos discordar de algumas imposies culturais, mas no podemos negar sua influncia, mesmo que sutil, {...}

___________ * LEE, Lucia Cunha. A construo de um script: cenas da maternidade. So Paulo, 1997. Dissertao (Mestrado em Psicologia Clnica) Universidade So Marcos, So Paulo.

2.2 Consideraes Finais Aps a discusso e a interpretao dos resultados da pesquisa, devero ser feitas as consideraes finais. Neste item o autor vai sintetizar seu trabalho, unindo as idias principais, relacionando-as literatura e dando ao leitor a viso geral do que ocorreu na pesquisa, colocando as descobertas principais que responderam aos objetivos do projeto de pesquisa. As consideraes finais so o encerramento do que foi escrito na introduo, fechando, assim, as premissas bsicas para o desenvolvimento do trabalho. Elabora-se uma sntese do processo e dos conhecimentos construdos, considerando-se que os mesmos so especficos da situao pesquisada e sugerindo-se a ampliao para estudos posteriores. O termo CONSIDERAES FINAIS deve ser grafado em caixa-alta, centralizado, fonte 14 e negritado.

3 ELEMENTOS PR-TEXTUAIS 3.1 Referncias Segundo a ABNT (NBR 6023/2002) referncia um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permitem sua identificao individual. uma parte importante da pesquisa pois indica ao leitor onde buscar informao complementar sobre o assunto pesquisado. Na lista de Referncias s so descritos os materiais que foram citados no corpo do trabalho. As citaes devem remeter o leitor para a Lista de Referncias. Para referenciar materiais no citados deve-se fazer uma lista de Bibliografia consultada, ou seja, materiais que foram lidos e serviram para formulao de idias do autor. As listas de Referncias ou Referncias Consultadas devem ser apresentadas em ordem alfabtica, alinhadas esquerda com dois espaos entre uma referncia e outra, espao simples de entrelinhas. A seguir encontram-se alguns exemplos baseados nas normas da ABNT. DOCUMENTOS CONSIDERADOS NO TODO Livro, Folheto
AUTOR. Ttulo. Edio. Local de Publicao (cidade): Casa Publicadora, data. Nmero de pginas (opcional) ou volume. (Srie). Notas especiais. Outras Notas.

NASCIMENTO, C.V. do. Curso de direito financeiro. Rio de Janeiro: Forense, 1999.234p. ASSOCIAO Brasileira da indstria Produtora de Laminados de Alta Resistncia. Laminados decorativos de alta presso. - Com at trs autores MEGGINSON, Leon C.; Mosley, Donald C.; PIETRI JUNIOR , Paul H. Administrao : conceitos e aplicaes . 4.ed. So Paulo: Harbra, 1998.614p.

- Com mais de trs autores FAVERO, Hamilton Luiz, et. al. Contabilidade: teoria e prtica. So Paulo: Atlas, 1997. v.2. - Sem autoria Em caso de autoria desconhecida, a entrada feita pelo ttulo. O termo annimo no deve ser usado em substituio ao nome do autor desconhecido. CONTABILIDADE: teoria e prtica. So Paulo: Atlas, 1997. v. 2. Enciclopdia
TTULO. Local de Publicao (cidade): Casa publicadora, data. Volume.

ENCICLOPDIA Mirador Internacional. So Paulo: Encyclopdia Britnica, 1995. 20v. Tese, Dissertao e Trabalho de concluso de curso AUTOR, Ttulo. Ano da defesa, Nmero de folhas. Categoria (Grau e rea). Unidade da Instituio, Instituio. Cidade, Ano de publicao.

VALENTE, Paula Mercedes Becker. Operadores de reatores nucleares: um estudo sobre a identidade profissional. 1997. 108 f. Dissertao (Mestrado em Psicologia) Universidade So Marcos, So Paulo, 1997. BARCELOS, M. F. P. Ensaio tecnolgico, bioqumico e sensorial de soja e guadu enlatados no estgio verde e maturao de colheita. 1998. 160f. Tese (Doutorado em Nutrio) - Faculdade de Engenharia de alimentos, Universidade Estadual de Campinas, 1998.

ALMEIDA, Srgio Joaquim de. Fotografia publicitria: a realidade irreal. 2000. 44f. Trabalho de Concluso de Curso Graduao em Publicidade e Propaganda - Universidade So Marcos. So Paulo, 2000.
NOME DA INSTITUIO. Ttulo data: subttulo. Local, data.

COMPANHIA VALE DO RIO DOCE. Relatrio Anual 1996. Rio de Janeiro, 1997. - Tcnico Entrar pelo sobrenome do autor em letra maiscula. MOURA, M. F.; SOUZA R. M.; TERNES, S. Manuteno de software. Campinas: UNICAMP-FEE-DCA, 1989. 90p. Relatrio tcnico. Evento cientfico (Congresso, Conferncia) NOME DO CONGRESSO, n, ano, local de realizao (cidade). Ttulo...: subttulo. Local de publicao: Editora, data de publicao. Nmero de pginas ou volumes. - Evento no todo SIMPSIO SOBRE STRESS E SUAS IMPLICAES, 1, 1996, Campinas. Anais... Campinas, PUCCAMP, 1996. 130p.

Trabalho apresentado em evento


AUTOR. Ttulo do trabalho apresentado. In: Ttulo do evento, numerao do evento, ano, local. Ttulo do documento... local: editora, data de publicao. Pgina inicial-final da parte referenciada.

Norma Tcnica ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS NBR 6023: informao e documentao - referncias - elaborao. Rio de Janeiro, 2000. Patente
ENTIDADE RESPONSVEL. Autor. Ttulo. Nmero da patente e datas (do perodo de registro).

EMBRAPA. Unidade de Apoio, Pesquisa e Desenvolvimento de Instrumentao Agropecuria (So Carlos. Paulo Estevo Cruviel. Medidor digital multisensor para solos. BR n. PI 8903105-9, 26 jun. 1989, 30 maio 1995. Bblia
Bblia. Portugus. Ttulo. Traduo ou verso. Local: Edidor, data. n de pginas ou volumes. Notas

BBLIA. Portugus. Bblia Sagrada. Traduo por Centro Bblico de So Paulo: Ave Maria, 1966. 1602p. - Parte de Bblia BBLIA. Gnesis. Portugus. Bblia Sagrada. Traduo por Centro Bblico de So Paulo: Ave Maria, 1966. p. 53-103.

Entrevista
NOME DO ENTREVISTADO. Nome do entrevistado: ttulo da entrevista. Nome dos entrevistadores. Local: Editora, data. Notas.

SILVA, L. I. L. da Luiz Incio Lula da Silva: depoimento. Entrevistadores: V. Tremel e M. Garcia. So Paulo: SENAI-SP, 1991. Entrevista concedida ao projeto memria do SENAI-SP Documento Jurdico

- Constituio Federal BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: DF, Senado, 1988. - Emenda Constitucional BRASIL. Constituio (1998). Emenda constitucional n 9 de 9 de novembro de 1995. D nova redao ao art. 177 da Constituio Federal, alterando e inserindo pargrafos. Lex Coletnea de Legislao e jurisprudncia: Legislao Federal e marginalia. So Paulo, v. 59, p. 1966, out/dez. 1995. - Medida Provisria BRASIL. Medida provisria n 1.569-9 de 11 dezembro de 1997. Estabelece multa em operaes de importao, e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Braslia, DF, 14 dez. 1997. Seo1, p. 29514. - Decreto BRASIL. Decreto n 3.304, de 27 de abril de 1999. aprova a Estrutura regimental e o quadro demonstrativo dos cargos em comisso e funes gratificadas, do Fundo Nacional e Desenvolvimento da Educao FNDE,

e d outras providncias. Dirio oficial da Unio. Braslia, v. 123, n.8, p4-5, 28 abr. 1999. Seo1. - Resoluo de Senado BRASIL. Congresso. Senado. Resoluo n 17, de 1991. Autoriza o desbloqueio de Letras Financeiras do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, atravs de revogao do pargrafo 2, do artigo 1 da Resoluo n 72 de 1990. Coleo de leis da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, v. 183, p. 1156-1157, maio/jun. 1991 - Consolidao de Leis BRASIL. Consolidao da Leis do Trabalho. Decreto-lei n 5.452, de 1 de maio de 1943. Aprova a consolidao das leis do trabalho. Lex Coletnea de Legislao: edio federal, So Paulo, v. 7, 1943. Suplemento. - Cdigo BRASIL. Cdigo Civil. Organizao dos textos, notas remissivas e ndice por Juarez de Oliveira. 46.ed. So Paulo: Saraiva, 1995. - Apelao Cvel BRASIL. Tribunal Regional Federal. Regio 4. Administrativo. Escola Tcnica Federal. Pagamento de diferenas referente a enquadramento de servidor decorrente da implantao de Plano nico de Classificao e Cargos e Empregos, institudo pela Lei n 8.270/91. Predominncia da lei sobre a portaria. Apelao cvel n 42.441-PE (94.05.0162-6. apelante: Edilemos Mamede dos Santos e outros. Apelado: Escola Tcnica Federal de Pernambuco. Relator: Juiz Nereu Santos. Recife, 4 de maro de 1997. Lex - Jurisprudncia do STJ e Tribunais Regionais Federais. So Paulo, v. 10 n 103, p. 558-562, mar. 1998. - Habeas-Corpus BRASIL. Superior Tribunal de Justia. Processual Penal. Hbeas-Corpus. Constrangimento ilegal. Hbeas-Corpus n 181636-1 da 6 Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, Braslia, DF, 6 de dezembro de 1994. Lex Jurisprudncia do STJ e Tribunais Regionais Federais, So Paulo, v. 10, n. 103, p. 236240, mar. 1998. - Smula

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Smula n 14. No admissvel por ato administrativo restringir, em razo de idade, inscrio em concurso para cargo pblico. In: _____________. Smula. So Paulo: Associao dos Advogados do Brasil, 1994. p.16 - Acrdo, Deciso e Sentena das Cortes e Tribunais BRASIL. Tribunal Federal de Recursos. Decide no reconhecer o mandado de injuno e determinar a remessa dos autos ao Supremo Tribunal Federal. Mandado de injuno n 10. Paulo Costa Lima. 29 mar. 1989. Dirio de Justia. Braslia, v. 167, n 85, p. 5647, 28 fev. 1987. Seo 1. - Parecer, Resoluo, Indicao. BRASIL. Cmara de Educao Superior. Parecer n 349, de 7 de abr. 1999. Solicita aprovao das alteraes propostas para o Regimento da Faculdade de Cincias Contbeis e Administrativas de Rolndia. Relator: Lauro Ribas Zimmer. Documenta. Braslia, n. 451, p. 349-50, abr. 1999. Peridico

TTULO DO PERIDICO. Local de publicao (cidade). Editor, ano do primeiro volume - ano do ltimo volume (se for o caso). Periodicidade. Notas (mudana de ttulo ou publicador). ISSN

REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA. Rio de Janeiro: IBGE. ndice. Absorveu Boletim Geogrfico do IBGE. ndice acumulado, 1939-1983. ISSN 0034-723-X.

DOCUMENTOS CONSIDERADOS EM PARTE Captulo de livro

AUTOR DO CAPTULO. Ttulo do captulo. In: AUTOR DO LIVRO. Ttulo do livro. Edio. Local de publicao (cidade): Editor, data. Captulo, pgina inicial - final da parte.

VIEIRA, Camila. Em direo psicologia cognitiva. In: TONDO, Tatiana. Famlia, organizaes e aprendizagem. 3.ed. Porto Alegre: PUCRS, 1997. Cap. 3, p. 56-97. Verbete (Encliclopdia, Dicionrio)
AUTOR. Ttulo. In: AUTOR DO LIVRO. Ttulo do livro. Edio. Local de publicao (cidade): Editor, data. Captulo, pgina inicial - final da parte.

SAKAMATO, Takahiko. Dokusho. In: HARRIS, Theodore L. (Org.); HODGES, Richard E. (org). Dicionrio de alfabetizao: vocabulrio de leitura e escrita. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul. 1999. p. 263. Resenha ou recenso AUTOR da obra resenhada. Ttulo da obra resenhada. Edio. Local de publicao: Editor. Nmero de pginas. Resenhado por (AUTOR da resenha). Dados da publicao que trouxe a resenha (livro ou peridico).

VELOSO, Caetano. Verdade tropical. So Paulo: Cia das Letras. 524p. Resenhado por NUMANE, Jos. Caetano: lendo nas entrelinhas. Livro Aberto, So Paulo, v. 2, n. 10, p. 15-16. nov. 1998. Separata - Peridico
AUTORIA. Ttulo da separata. Separata de; Ttulo do Peridico, Local de publicao, nmero do volume, nmero do fascculo, pgina inicial - final do artigo, data.

GIACOMEL. F. Bionomia de HIPPOPSIS quinquelineata Aur. (Coleptera, Cerambycidae). Separata de: Acta Biolgica Paranense, Curitiba, v.18, n 1/4, p.63-72, 1989. - Livro
AUTORIA. Ttulo da separata. Separata de: AUTORIA. Ttulo do livro. Local de publicao: Editora, ano. Pgina inicial final.

LOBO, AM. Molculas da vida. Separata de: DIAS, A R.; RAMOS, J. J. M. (Ed.). Qumica e sociedade: a presena da qumica na atividade humana. Lisboa: Escobar, 1990. p. 49-62 Peridico

TTULO DO PERIDICO. Local de publicao (cidade): Editor, volume, nmero, ms. Pginas. Ano. Notas

- Fascculo com ttulo especfico VEJA. Veja vida digital. So Paulo: Abril, v. 133, n.33, ago. 2000. 114p. Nmero especial. - Fascculo sem ttulo especfico CINCIA HOJE. So Paulo: SBPC, v.8, n.24, jan./fev. 1985. 56p. - Suplemento sem numerao prpria CINCA HOJE. So Paulo: SBPC, 1985. Suplemento - Suplemento numerado ACTA BOTANICA BRASILICA. Rio de janeiro: Expresso e Cultura, v.11, suplemento 25, jul./dez. 2001. Artigo de Peridico
AUTOR DO ARTIGO. Ttulo do artigo. Ttulo do peridico. Local de publicao, volume, nmero, pgina inicial - final, ms ano de publicao.

- Revista CAVALCANTE, Sylvia. Pesquisa e mal-estar. Revista de Humanidade, Fortaleza, v.15, n.12, p. 117-131, fev. 2000. - Jornal PIZA, Daniel. Matisse e Picasso, uma conversa de linhas e cores. O Estado de So Paulo. So Paulo, 20 ago. 2000. Caderno 2, p. 11. - Artigo publicado em srie num mesmo fascculo ou em fascculos diferentes TOSSEL, T. P. Phagosytosis. N. Engl. J. Md., Boston, v. 290, p. 717-723, 774-780, 833-838, 1974. REY, L. Problemas de sade pblica: hidatidose humana. Rev. Roche, Rio de Janeiro, v.18, p. 298-301, 1958; v.10, p. 26-32, 58-64, 84-93, 120-127, 1959. - Artigo composto de partes com ttulos prprios devem ser

referenciados separadamente SOUZA, Joaquim Buarque de. Borges: senhor dos labirintos. O argentino. Livro Aberto, So Paulo, v. 2, n. 10. nov. 1998a. p.5. SOUZA, Joaquim Buarque de Borges: senhor dos labirintos. Temas borgianos. Livro Aberto, So Paulo, v. 2, n. 10. nov. 1998b. p.5. SOUZA, Joaquim Buarque de Borges: senhor dos labirintos. O cptico ficcional. Livro Aberto, So Paulo, v. 2, n. 10. nov. 1998c. p.5. REFERNCIAS COM NOTAS ESPECIAIS Traduo
AUTORIA DO DOCUMENTO ORIGINAL. Ttulo. Edio. Traduo de por: Nome do tradutor. Local: Editora, ano.

DRUCKER, Peter Ferdinand. As fronteiras da administrao: onde as decises de amanh esto sendo determinadas hoje. Traduo Antnio Zoratto Sonvicente. So Paulo: Pioneira, 1989. 374p. Ttulo original: The frontiers of management: where tomorrows decisions are being shaped today. Indicao de ndices FLAVELL, John H.; MILLER, Patricia H.; MILLER, Scott A. Desenvolvimento cognitivo. 3.ed. Porto Alegre: Editora Artes Mdicas Sul, 1999. 341p. Inclui ndice. Bibliografia FLAVELL, John H.; MILLER, Patrcia H.; MILLER, Scott A. Desenvolvimento cognitivo. 3. ed. Porto Alegre: Editora Artes Mdicas Sul, 1999. 341 p. Bibliografia: p. 288-323.

Bula de remdio

NOME COMERCIAL DO MEDICAMENTO: nome genrico. Responsvel tcnico. Local: Laboratrio Fabricante, ano. Nota indicativa de bula.

RESPRIN: comprimidos. Responsvel tcnico Delosmar R. Bastos. So Jos dos Campos: Johnson & Johnson, 1997. Bula.

Trabalho de aluno e notas de aula PEROTA, M. L. R. Representao descritiva. 1994. 55f. Notas de aula. GUIMARES, R. C. M. Projeto para organizao de partituras musicais da 1 Igreja Batista de Vitria. 1989. 9f. Trabalho de aluno. MULTIMEIOS Material cartogrfico (Mapa, globo, Atlas, fotografias areas)

AUTOR (PESSOA OU ENTIDADE). Ttulo. Local: Editor, data. Especificao do material em unidades, cor, dimenses. Escala. Notas

- Mapa INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Juru: carta internacional do mundo ao milionsimo. Rio de Janeiro, 1982. 1 mapa, color. 70cm x 50cm. Escala 1:250.000. - Atlas ATLAS Mirador Internacional. Rio de Janeiro: Enciclopdia Britnica do Brasil, 1995. - Globo BRUECKMANN, Gustav. Globo. Chicago: Repogle Globes, [19-]. 1 1.9 Sumrio

globo: color., 31cm de dim. Escala 1:41.849. - Fotografia area MINISTERIO DA AERONUTICA. Comando Costeiro. Base Area do Recife. 1/6 Grupo de Aviao. Saquarema. 1976. 71 fotografias areas, p&b, 25cm x 23cm. Escala 1:20.000. Projeto 04/FAB-D-M76. Vo de 13 jun. 1976. Imagem em movimento TTULO: subttulo (se houver). Crditos (diretor, produtos, roteirista, elenco relevante entre outros conforme mencionado no material). Local: Produtoras, data. Especificao em unidades, caractersticas de gravao, som, cor, dimenses. Notas.

- Vdeo DEUS e o diabo na terra do sol. Dirigido por Blauber Rocha. Rio de Janeiro: Copacabana Filmes, 1964. 13 bobinas (125min), son., p&b, 35mm. - Dvd BLADE Runner. Direo: Ridley Scott. Produo: Michael Deeley. Intrpretes: Harrison Ford; Rutger Hauer e outros. Roteiro: Hampton Brothers, c 1991. 1 DVD (117min), widescrren, color. Baseado na novella Do androids dream of electric sheep? de Philip K. Dick. Material iconogrfico (transparncia, diapositivo, diafilme, gravura, microfilme, microforma, carto postal, fotografia e obra de arte).

AUTOR (PESSOA OU ENTIDADE). Ttulo (quando no existir deve-se atribuir um ttulo citado entre colchetes). Local: Editor, data. Caractersticas fsicas.

- Diapositivo O DESCOBRIMENTO do Brasil. Fotografia de [Carmem Souza].

Gravao de Marcos Loureno. So Paulo: CERAV, 1985. 31 diapositivos: color. + 1 fita cassete sonora, 15 min. Mono. - Gravura SAM, Raphael. Vitria: 18:35h. 1977. 1 grav. serigr. Color., 46cm x 63 cm. Coleo Particular. - Carto Postal GUARAPARI: vista area. So Paulo: Mercator, [197-]. 1 Carto Postal: color. - Fotografia CAMPOS, Renato. Pico do Jaragu. 1999. 7 fotografias, color., 18cm x 21 cm. Cartaz
AUTOR. Ttulo. Local: Editor, data. Cor. dimenses

FARIA, N. A. M. O orgasmo da tribo. Roma: Galeria La Pigna, 1993. 1 cartaz, color. 70cmx45cm. Partitura

AUTOR. Ttulo: informaes como coro, orquestra. Local: editor, data. Caractersticas. Instrumento.

BARTK, B. O mandarim maravilhoso: op. 19. [S.1.: s.n.], 1952. 1 partitura (73p.). Orquestra. VILLA-LOBOS, H. Colees de quartetos modernos: coro. Rio de Janeiro: [s.n.], 1916. 1 partitura 923p.). Violoncelo.

Gravao Sonora COMPOSITOR/EXECUTOR. Ttulo. Outras indicaes de responsabilidade. Local: Gravadora, data. Especificao do material. Velocidade, nmero de canais sonoros, dimenses. Titulo da srie quando existir, e numerao.

- Compact Disc No todo: SIMONE. Face a face. [S.1.]: Emi-Odeon Brasil, 1977. 1 CD (ca. 40min.) Remasterizado em digital. Parte: SIMONE. Jura secreta. S. Costa, A. Silva (compositor). In: _________. Face a face. [S.1.]: Emi-Odeon Brasil, 1977. 1 CD 9ca. 40 min.). Faixa 7 (4min22s). Remasterizado em digital. - Entrevista Gravada SILVA, L. I. L. da. Luiz Incio Lula da Silva: depoimento. Entrevistadores: V. Tremel e M. Garcia. So Paulo: SENAI-SP, 1991. 2 fitas cassete. 3 pps, estreo. Entrevista concedida ao projeto memria do SENAI-SP. DOCUMENTOS ELETRNICOS Descrio de todos os tipos de arquivos de dados legveis por mquina, programas para processamentos eletrnico de dados, bem como da documentao que os acompanha. Para referenciar um documento equivalente ao impresso (como livro, monografia, folheto, enciclopdia) ou Material Especial (mapa, fotografia) deve-se seguir as orientaes do incio deste e acrescer as informaes do local disponvel na rede e a data do acesso.

- Rede eletrnica (Internet, Intranet) ALVES, Castro. Espumas flutuantes. Disponvel em:

http://bibvirt.futuro.usp.br/acervo/literatura/autores/castroalves/espumas/flutuantes. Acesso em: 12 set. 2000. DANIEL, R. T. The history of Western music. In: Britannica online: macropaedia. Disponvel em: <http://www.eb.com:180/cgi-bin/g:Docf=macro/5004/45/0.html>. Acesso em: 14 jun. 1995. REVISTA DE BIBLIOTECONOMIA E CINCIA DA INFORMAO DA UFSC. Semestral. Disponvel em <http://www.ced.ufsc.br/bibliote/encontro/ebend.html>. Acesso em: 12 set. 2000. MARCONDES, Carlos Henrique; GOMES, Sandra Lcia Rebel. O impacto da internet nas bibliotecas brasileiras. Transinformao. Campinas, v. 9, n. 2, 1997. Disponvel em: <http://www.puccamp.br/~biblio/marcondes92>. Acesso em: 05 set. 2000. MIRS, Denise; BRESSAN, Silvio. O inimigo do senhor dos anis. O Estado de So Paulo, So Paulo, 13 set. 2000. Esportes. Disponvel em: <htttp://www.estado.com.br/editoriais/00/09/13/esp857>. Acesso em: 13 set. 2000. DOCUMENTO DE ACESSO EXCLUSIVO EM FORMATO ELETRNICO Disquete

AUTORIA. Ttulo. Local: Editora, ano. Quantidade, caractersticas fsicas. Notas.

HIRSCHFELD, Henrique. Engenharia econmica e anlise de custos. So Paulo: Atlas, 1998. 1 disquete, 3 pol. Word for Windows 7.0. Programa de Computador MICROSOFT. Access 97 for Windows. So Paulo: Makron Books, 1997. 1 disquete 3 pol., 9 arquivos.

E-Mail (COMUNICAO PESSOAL)

AUTORIA. Ttulo da mensagem (quando houver). [tipo de mensagem]. Mensagem recebida por: <endereo eletrnico> em: data (dia, ms, ano).

MARCELINO, Aguinaldo. Simpsio multidisciplinar. [mensagem de trabalho]. Mensagem recebida por: marcial@server.smarcos.br em 25 ago. 1999. Lista de Discusso
AUTORIA. Ttulo da lista. Disponvel em: <endereo eletrnico> Acesso em: data (dia, ms, ano).

PRECOME. Top tem rules of film criticism. /discussion on All forms of Cinema. Disponvel em: listeserv@american.edu/getcinema-llog9504A. Acesso em: 01 abr. 1995. Banco de Dados
Ttulo. Local: Casa publicadora, perodo. Quantidade de CDs.

BIOLOGICAL ABSTRACTS: on compact disc. Philadelphia: Biosis, 1980 - 1997. 24 CDs - ROM Home page Institucional
INSTITUIO. Disponvel em <endereo>. Acesso em data: (data, ms, ano).

UNIVERSIDADE SO MARCOS. Disponvel em <http://www.smarcos.br>. Acesso em: 27 mar. 2001.

3.2 Citaes Quando houver a necessidade de indicar uma frase ou idia de outro autor que no o da pesquisa, deve-se citar a referncia da obra mencionada. Seja no texto, em nota de rodap ou em lista separada. A citao pode ser feita de duas formas. Utilizando-se de uma delas no incio do trabalho, esta deve permanecer consistentemente at o final. 1) Forma de sistema numrico: Neste sistema, a numerao deve ser nica e consecutiva. Esta indicao pode ser entre parnteses, entre colchetes ou situada um pouco acima do texto. Veja os exemplos abaixo: CRETELA JNIOR, J. Do impeachment do direito brasileiro. So Paulo: R. dos Tribunais, 1992. p. 107.
2 1

BOLETIM ESTATSTICO [da] Rede Ferroviria Federal. Rio de Janeiro, 1965. p.20.

NOTA: No texto, as chamadas das referncias so indicadas por algarismos: (...) de acordo com as novas tendncias da jurisprudncia brasileira (1), facultado ao magistrado decidir sobre a matria (...) (...) todos os ndices coletados para a regio escolhida foram analisados minuciosamente (2) (...) 2) Forma de sistema alfabtico: Referenciar logo aps a frase ou idia no corpo do trabalho, remetendo o leitor para a lista de Referncias e l encontrar a obra citada. Veja os exemplos abaixo: BOLETIM ESTATSTICO [da] Rede Ferroviria Federal. Rio de Janeiro, 1965. p. 20. CRETELA JNIOR, J. Do impeachment no direito brasileiro. [So Paulo]: R. dos Tribunais, 1992. p. 107. NOTA: No texto, as chamadas das referncias so indicadas como segue:

(...) de acordo com as novas tendncias da jurisprudncia brasileira (CRETELLA JNIOR, 1992, p. 107), facultado ao magistrado decidir sobre a matria (...) (...) todos os ndices coletados para a regio escolhida foram analisados minuciosamente. (BOLETIM ESTATSTICO, 1965, p. 20) (...) a) Nas citaes de sistema autor-data, as entradas pelo sobrenome do autor, Instituio responsvel ou ttulo devem ser em letras maisculas, seguidas da data e das pginas. EXEMPLO: Marx retoma de Hegel a concepo dialtica da realidade, ou seja, a afirmao de que a realidade vai se reproduzindo permanentemente mediante um processo de mudana determinado pela luta dos contrrios... (SEVERINO, 1986, p.5) b) Se usarmos o sobrenome do autor de forma direita, isto , fazendo parte da sentena, este ser em letras minsculas, indicando-se a data entre parnteses. EXEMPLO: A ironia seria assim uma forma implcita de heterogeneidade mostrada... conforme Authier Reiriz (1982). c) Quando houver mais de trs autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expresso et al. EXEMPLO: Urani, A et al. (1994). Constituio de uma matriz de contabilidade social para o Brasil... d) Transies de at trs linhas devem ser indicadas no corpo do texto com aspas duplas. EXEMPLO: portanto, o campo do eudemonismo estaria situado entre o do estoicismo e do maquiavelismo[...] (SCHOPENHAUER, 20001, p.5) e) Transies de mais de trs linhas devem ser destacadas do texto com margem de 4 cm da margem esquerda e com letra menor que a do corpo do texto e sem aspas.
EXEMPLO: Aqui so grandes mestres da arte da eloqncia, da poesia, do conhecimento da natureza, da cincia do tempo, dos astros; do conhecimento dos costumes e dos diferentes usos do mundo. So heris, homens de estado, embaixadores que instruem

sobre as operaes militares desenvolvidas em sua poca. (DINOUART, 2001, p. 27)

f) As citaes de diversos documentos de mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, tm os sobrenomes dos autores separados por ponto e vrgula e as datas por vrgula. EXEMPLO: (CRUZ; CORREA; COSTA; 1998, 1999, 2000) f1) Publicados em um mesmo ano, so distinguidos acrescentando-se letras minsculas aps a data, e sem espacejamento. EXEMPLO: (FERREIRA, 1970a) (FERREIRA, 1970b)

g) Quando houver coincidncia de autores com o mesmo sobrenome e data, acrescentamse as iniciais de seus prenomes; se mesmo assim existir coincidncia, colocam-se os prenomes por extenso. EXEMPLO: (PEREIRA, F., 1970) (PEREIRA, E., 1970) (PEREIRA, Fernando, 1980) PEREIRA, Fbio, 1980) h) Ao se tratar de dados obtidos por informao oral (entrevistas, palestras, debates...), indicar entre parnteses a expresso informao verbal. EXEMPLO: Tricat constatou que na bacia do Resende, no vale do Paraba, h indcios de cones de dejeo (informao verbal). Notas de rodap Quando o autor prefere o uso das notas de rodap, o que alis permite ao leitor um acesso mais rpido s informaes ao texto, elas devem apresentar-se na seguinte forma: a) indicadas na mesma pgina do texto em que ocorrem as chamadas notas;

b) digitadas em espao simples, inclusive utilizando-se de caracteres menores que os do texto, e separadas deste por um trao com 3 cm, a partir da margem esquerda; c) precedidas de um sinal, ao alto, ou ao lado entre parnteses, que, conforme o caso, pode ser algarismo arbico, letra, asterisco ou outro qualquer sinal, devendo corresponder exatamente ao utilizado no texto; d) utilizados algarismos arbicos para os diversos tipos de notas, a numerao dever obedecer a uma nica seqncia, independente do tipo das mesmas (bibliogrficas, explicativas, de remisso ou de traduo); e) utilizados algarismos arbicos, apenas para as notas bibliogrficas, dever usar-se asterisco ou outro sinal, para as demais notas EXEMPLO: (corpo do texto) Marx retoma de Hegel a concepo dialtica da realidade, ou seja, a afirmao de que a realidade vai se produzindo permanentemente mediante um processo de mudana determinado pela luta dos contrrios...1 (rodap) _____________ 3cm
1

SEVERINO, 1986, p.5

As subseqentes citaes da mesma obra podem ser referenciadas de forma abreviada, utilizando expresses latinas: - Apud. (citao de citao): quando o autor da obra consultada cita um segundo autor. _____________
1

PIAGET, 1999, p.40 apud ANDRADE, 1999, p33

- Ibidem ou ibid. (mesmo autor e obra): quando so feitas vrias citaes de um mesmo documento variando apenas o nmero da pgina.

1 2 3

ANDRADE, 1999, p. 33 Ibidem, p.60 Ibidem, p.100

- Idem ou Id.: substitui o sobrenome do autor da citao imediatamente anterior porm com ttulos diferentes. _____________
1 2 3

PIAGET, 1999, p. 40 Idem, 1977, p.70 Idem, 1977, p.100

- Opus citatum (na obra citada): quando uma obra, em pginas diferentes, citada mais de uma vez na mesma pgina do trabalho porm entre estas citaes existem outras de outros autores. _____________
1 2 3

ANDRADE, 1999, p. 33 PIAGET, 1997, p. 60 ANDRADE, op. cit. p. 70

- Loc. Cit. (no lugar citado): quando a mesma pgina da obra citada mais de uma vez na mesma pgina do trabalho porm entre estas citaes existem outras de outros autores. _____________
1 2 3

ANDRADE, 1999, p. 33 PIAGET, 1997, p. 60 ANDRADE, loc. cit.

- Et seq. (seguinte ou que se segue): quando no se quer mencionar todas as pginas da obra referenciada _____________
1

ANDRADE, 1999, p. 50 et. seq.

- passim (aqui e ali): quando se quer indicar um intervalo de pginas de onde foram tiradas as idias sem descrever uma a uma. _____________
1

ANDRADE, 1999, p. 43-70 passim.

Cf. (confira): utilizada para fazer referncia a trabalhos de outros autores ou a notas do mesmo autor. _____________
1 2 3

Cf. SALVADOR, 1980, p. 30-31 Cf. nota 3 deste captulo O homem considerado como animal e como cidado. Cf. AZEVEDO, 1933, p. 299, nota 51

- Sic: usada em caso de erros ortogrficos ou de outra natureza, para informar que estava da mesma forma na obra citada. ... todo aquele devedor que for renitente em pagar sua divida e que buscar algo subterfgio (sic) para... (FERREIRA, 1986, p. 245) Obs.: as notas podem tambm ser usadas para explicar alguma frase do corpo do texto. 3.3 Anexos e Apndices Partes do trabalho nas quais so inseridas informaes que agregam ou complementam dados do trabalho. Podem ser listas, cartas de autorizao, grficos, textos gerais, questionrios. Os anexos devem ser apresentados com uma pgina precedente na qual deve constar o nmero e o ttulo. A numerao deve ser contnua e de acordo com o que aparece no texto. EXEMPLOS: ANEXO 01 - Questionrio aos professores ANEXO 02 - Questionrio aos alunos

Definio Anexo: fundamenta, comprova ou ilustra. essencial para compreenso do texto. Agrupa documentos, dados reunidos pelo autor mas que no so da autoria do mesmo. Apndice: elucida e ilustra, tambm importante para a compreenso do texto elaborado pelo autor.

GLOSSRIO Parte do trabalho destinado a definir termos tcnicos; no essencial. apresentado, em ordem alfabtica NDICE Indica em quais pginas esto localizados os assuntos especficos da pesquisa; no essencial. apresentado em ordem alfabtica seguida da pgina. 4. Regras Gerais de Apresentao (ABNT NBR 14724:2005) A fase de editorao representa para a comunidade cientfica a viso de organizao do pesquisador para transmitir o conhecimento. O trabalho deve ser digitado e encadernado com espiral e capa transparente para visualizao da identificao do trabalho. Geralmente usa-se folha sulfite branca em formato A4 e somente o anverso deve ser impresso na cor preta. Recomenda-se para digitao, a utilizao de fonte tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para citaes longas e notas de rodap. A impresso em cores somente utilizada nas ilustraes. PAGINAO Deve seguir os seguintes padres: - No contar a capa; - Iniciar a contagem a partir da pgina de rosto, porm no numer-la; - Numerar a partir da primeira folha da parte textual, em algarismo arbico; - Nmero da pgina deve aparecer no canto superior do trabalho, sempre a direita, a 2 cm da borda superior, ficando o ltimo algarismo a 2 cm da borda direita da folha. DIAGRAMAO Geralmente usa-se folha sulfite A4. Deve-se configurar a folha com alinhamento justificado e 3 cm na margem superior e na margem

esquerda, 2 cm na margem direita e na parte inferior da pgina. - A digitao do texto deve ser feita com espaamento de 1,5 entre linhas com exceo das citaes longas que devem ser recuadas a 4 cm da margem esquerda e com espao entre linhas simples; - Os ttulos devem ter dois espaos de 1,5 em relao s linhas do texto que o sucede ou precede; - As notas de rodap devem estar separadas do texto por trao com 3 cm e com espao simples entre linhas e fonte menor que a do texto. - Os ttulos quando numerados devem estar alinhados a margem esquerda e os no numerados como listas, referncias, sumrio, centralizados; - O ttulo e o subttulo devem ser diferenciados utilizando-se recursos de destaque; - Siglas e Abreviaturas, quando aparecem pela primeira vez, devem ser escritas por extenso seguidas da abreviao entre parnteses; - Equaes e frmulas devem estar destacadas do texto ou com um espao entre linhas maior ou fora do pargrafo de forma centralizada; - Figuras e Tabelas tm numerao seqencial, conforme a ocorrncia e sua legenda, precedida das palavras: FIGURA ou TABELA. - As referncias citadas ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por dois espaos simples.

54 REFERNCIAS ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo metodologia do trabalho cientfico. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1999. 153p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS.NBR 6023: informao e documentao: referncia: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. 24p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: informao e documentao: apresentao de citaes em documentos: Rio de Janeiro, 2002. 7p. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, 2000. 6p. CHIZZOTTI, Antnio. Pesquisa em cincias humanas e sociais. 4. ed. So Paulo: Cortez, 2000. 164 p. CRUZ, Anamaria da Costa. Representao descritiva de documentos: estudo de iniciao. Rio de Janeiro: FEBAB, 1994. 162p. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 15. ed. So Paulo: Perspectiva, 1999. 170 p. FACHIN, Odlia. Fundamentos de Metodologia. 5: ed. rev. So Paulo: Saraiva, 2006. MATOS, Mauro Gomes et al. Teoria e Prtica da Metodologia da Pesquisa em Educao Fsica. So Paulo: Phorte, 2004. SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 21. ed. So Paulo: Cortez, 2000. 279p. UNIVERSIDADE DE SO PAULO. Diretrizes para a elaborao de dissertaes e teses. So Paulo: USP, 1998. 42p.

Das könnte Ihnen auch gefallen