Sie sind auf Seite 1von 20

1

1 Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XII Exame de Ordem Por Maurício Gieseler de Assis

Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XII Exame de Ordem

Por Maurício Gieseler de Assis

*Material de livre distribuição **Proibida a reprodução total ou parcial sem a devida citação da fonte

total ou parcial sem a devida citação da fonte Huón, huón, huón, huón, huón, huón, huón,

Huón, huón, huón, huón, huón, huón, huón, huón, huón, huón, huón, huón!!!!

sem a devida citação da fonte Huón, huón, huón, huón, huón, huón, huón, huón, huón, huón,

2

Você ainda NÃO começou a est udar para o XII Exame de Ordem? Então está feia a coisa para o seu lado ! Faltam apenas 2 MESES para a próxima prova da OAB e quem não começar AGORA a estudar, e com FORÇA , vai ter muita, mas muita dificuldade em ser aprovado! Vamos dar uma olhadinha nas datas mais relevantes do XII Exame de Ordem , recentemente modificadas pela OAB :

do XII Exame de Ordem , recentemente modificadas pela OAB : A p rova será no

A

p rova será no dia 15 de dezembro, ou seja, temos apenas dois meses daqui até lá.

E

por q ue isso é preocupante?

Na sexta - feira passada (11/10) escrevi um post sobre como, provavelmente, será o Exame de Ordem na era da repescagem. Em linhas gerais , por decorrência direta dos problemas e questionamentos ocorridos no X Unificado, a tendência é que a prova ganhe um p erfil mais estável, exatamente para a OAB evitar futuros questionamentos.

Mudanças já foram implementadas no XI Exame de Ordem, como a admissão, pela banca, do uso de jurisprudência pacificada dos tr ibunais superiores:

no XI Exame de Ordem, como a admissão, pela banca, do uso de jurisprudência pacificada dos
no XI Exame de Ordem, como a admissão, pela banca, do uso de jurisprudência pacificada dos

3

3 Criaram uma regra específica para a marcação das questões na folha de resposta, visando deixar

Criaram uma regra específica para a marcação das questões na folha de resposta, visando deixar muito claro quando houver falhas na marcação da folha de resposta:

quando houver falhas na marcação da folha de resposta: Trechos d e códigos proibidos passaram a

Trechos d e códigos proibidos passaram a implicar na vedação absoluta do material, não sendo mais permiti do o seu isolamento.

Quem comprar um código errado vai se complicar feio.

absoluta do material, não sendo mais permiti do o seu isolamento. Quem comprar um código errado

4

4 As alterações foram uma clara reação aos problemas e questionamentos feitos no X Exame de

As alterações foram uma clara reação aos problemas e questionamentos feitos no X Exame de Ordem. A OAB prestou atenção em tud o e agora está reagindo, e reagindo no sentido de comp licar a prova para os candidatos e facilitar para ela mesma.

E, agora no começo do mês, a repescagem e outras mudanças na prova foram implementadas e passarão a valer exatamente para o XII Exame:

1 - Publicação do padrão no dia da prova, tal como ocorreu na última 2ª fase;

2 - Mais poderes para o Coordenador Nacional do Exame de Ordem;

3 - Divulgação dos membros das bancas da OAB e da FGV e;

4 - A repescagem uma única vez e no Exame subsequente;

Ordem; 3 - Divulgação dos membros das bancas da OAB e da FGV e; 4 -

5

5 Essas foram mudanças estruturais e visíveis e farão parte d o futuro do Exame. Mas

Essas foram mudanças estruturais e visíveis e farão parte d o futuro do Exame.

Mas há um tipo de mudança invisível aos olhos e só passível de ser sentida na hora da verdade, na hora em que a prova é aplic ada. Essa mudança é silenciosa e NUNCA vai ser ventilada, mas tenho boas razões para crer que ela acontecerá, e de forma quase que inevitável.

E

vocês, que farão o XII Exame, serão as primeiras “ cobaias ” deste novo modelo de prova.

E

quais mudanças invisíveis vão acontecer?

Já pararam para pensar nas discrepâncias estatísticas entre o X e o XI Exames? São tão marcan tes que, somadas com as mudanças acima mostradas, conduzem à conclusão de que tudo é muito pensado e o acaso não faz parte dos eventos.

as mudanças acima mostradas, conduzem à conclusão de que tudo é muito pensado e o acaso

6

No X Exame, dentre os quase 125 mil inscritos, 54% (67.441) foram a provados na 1ª fase, sendo que 32 mil foram aprovados na 2ª etapa (25%). Os números superlativos do X Exame, entretanto, não encontraram espaço no XI Exame. Ao contrário!

Dos inscritos 101 mil inscritos na última edição, apenas 19,67% (19.866) dos candidatos lograram a aprovação na 1ª fase.

O que explica a queda tão abrupta entre uma 1ª fase (54%) e outra (19,67%)?

Vamos juntar os elementos: de um lado uma série de mudanças formais entre uma e outra edição, com mudanças relevantes no edit al, alteração no provimento e a adoção da inédita repescagem de provime nto. Por outro lado uma queda abrupta no percentual de aprovados entre o X e o XI Exames.

Coincidência?

Uns podem achar, mas há um terceiro elemento que ainda não mencionei que, para mim, fecha a equação: as provas da última 2ªfa se e a reação geral dos examinandos.

Perceberam como as provas da atual 2ª fase foram muito, mas muito mais tranquilas que a do Exame anterior (tirando aqui probl ema na identificação da peça na prova de Civil, apontado por alguns candidatos) e a quase ausência de questionamentos, em especial se comprarmos com a 2ª fase do X Exame?

A diferença é NOTÁVEL !

E ela, a diferença, não é resultado do acaso: a OAB deu uma apertada na FGV e o processo de elaboração das provas está sendo melhor supervisionado. Mas não é mera questão da qualid ade da prova, que passou por uma melhora, mas sim por um número menor de aprovados. E, como sabemos, quanto menos aprovados, mais fácil é tomar conta da prova e dos problemas pelo lado da OAB.

Visto o contexto geral, vamos a nossa conclusão: s omando a repe scagem, que assegurará a 2ª fase aos reprovados nas próximas 2ªs fases, com a percepção, por parte da Ordem (constatação REAL lá dentro), de que a 2ª fase é menos problemática se tiver menos aprovados, com todas as mud anças formais até agora adotadas tanto no edital como no provimento, é muito possível que as futuras edições da prova passem a ser uma reprodução do que está sendo o atual XI Exame de Ordem.

A equação, enfim, seria uma 1ª fase com um percentual baixo de aprovados, tal como a 1ª fase do XI Exam e, e provas de 2ª fase mais tranquilas, também como

está acontecendo agora, fazendo o devido desconto em relação a eventuais problemas pontuais que surgirem.

E agora?? Dá mesmo para passar na prova da 1ª fase???

desconto em relação a eventuais problemas pontuais que surgirem. E agora?? Dá mesmo para passar na

7

Sim!!!!

É possível, ainda, se preparar para a próxima prova objetiva!

Mas vamos ser honestos: é possível passar, mas isso exigirá MUITO de quem está começando agora. A preparação vai exigir, de agora até o dia da prova, uma boa dose de disciplina e sacrifício. Dedicação total e foco são elementos ES SENCIAIS rumo à aprovação na 1ª etapa.

Como eu afirmei mais acima, a situação de vocês agora é CRÍTICA!

mais acima, a situação de vocês agora é CRÍTICA! Bom dizem que em caso de emergência

Bom dizem que em caso de emergência quebrem o vidro, e o vidro de vocês agora tem cara, nome e sobrenome.

O Portal Exame de Ordem tem cursos ESPECÍ FICOS para este contexto, em que o candidato tem de estudar mas o tempo é curto, bem curto.

Pensando nisto, nós temos o Projeto UTI 60 Horas, o Super UTI, o Projeto Pilares OAB e o Curso de Resolução de Questões.

nisto, nós temos o Projeto UTI 60 Horas, o Super UTI, o Projeto Pilares OAB e

8

8 Vocês podem adquirir o Combo do Projeto UTI 60 com o Super UTI! O Projeto

Vocês podem adquirir o Combo do Projeto UTI 60 com o Super UTI!

O Projeto UTI 60 Horas é só o MAIS EFICIENTE curso de dicas do mercado, pois apresenta a abordagem meticulosa preparada pelos professores do Portal Exame

de Ordem. Os temas são escolhidos com base naquilo que é mais prováve l de ser cobrado no dia da prova. Essa projeção é feita após a análise do histórico de questões cobradas em edições anteriores da prova. Compensa muito fazer!

Já o Projeto Super UTI é aquele curso de véspera, com uma dose especial de motivação e muitas, e muitas dicas extras para a prova.

Super UTI é aquele curso de véspera, com uma dose especial de motivação e muitas, e

9

9 Caso vocês adquira qualquer curso de 1ª fase do Portal Exame de Ordem, seja o

Caso vocês adquira qualquer curso de 1ª fase do Portal Exame de Ordem, seja o OAB 1ª fase regular, Cursos de Resolução de Que stões, Projeto UTI 60 Horas e Super UTI (presencial e Online), o Portal disponibilizará GRATUIT AMENTE para você o Projeto Pilares OAB, o nosso curso de aprofundamento para a 1ª fase do XII Exame de Ordem. A ideia aqui é ir um pouco além, e oferecer uma visão mais densa, com substância, daquilo que nossos professo res julgam ser os temas mais recorren tes na 1ª fase do Exame. Ideal para deixá - los ainda mais afiados para a prova objetiva.

Quem não é aluno pode adquirir somente o Pilares da OAB ou pode também, por exemplo, adquirir o Projeto Super UTI, que custa somente R$ 50,86 e levar junto o Pilares da OAB de GRAÇA !

Simples assim!!

adquirir o Projeto Super UTI, que custa somente R$ 50,86 e levar junto o Pilares da

10

10 O objetivo do Curso Online de Revisão de Questões é revisar através da resolução de

O objetivo do Curso Online de Revisão de Questões é revisar através da resolução de questões o conteúdo para o XII Unificado abordando o material da banca FGV (do Exame de Ordem e de concursos também!) proporcionando ao aluno a revisão de pontos relevantes do conteúdo programático e a familiarização com as provas da Fundação.

Este curso representa uma variação da abordagem geral dos estudos, juntando processos ativos e passivos de estudo. Ao ver uma aula ou le r o livro, o candidato toma contato com a informação, a resolver um exercício, ou compreender como uma questão deve ser respondida, ele utiliza uma outra abordagem, outra faceta, ao mesmo expositiva do conteúdo previamente estudado como também fixadora da matéria, sej a no acerto, manifestação de compressão do conteúdo, seja no erro, revelador das deficiências no aprendizado.

----------------

Bom, esses cursos podem, e muito ajuda - los na preparação para a prova. Alguns tomados de forma isolada ou todos juntos. Foram con cebidos para quem tem um tempo exíguo de preparação e vão na veia, no foco, onde interessa.

ou todos juntos. Foram con cebidos para quem tem um tempo exíguo de preparação e vão

11

Bom, vamos então ao nosso cronograma.

Como foi montado o cronograma de estudos?

Este é um ponto crucial dentro do processo de preparação: a escolha das melhores dis ciplinas para o estudo. Agora não é hora de "descobrir" uma ou outra matéria. Agora é hora de buscar um resultado baseado na eficiência do processo de aprendizagem.

Agora é hora de uma abordagem específica, focada naquilo que pode produzir um resultado prá tico EFICIENTE em termos de resultado

A escolha das disciplinas foi, evidentemente, arbitrária, e seguiu algumas percepções minhas sobre a prova e sobre o melhor caminho a ser seguido. Esco lhi um rl específico de disciplinas para que na hora da verdade, o estudante tenha condições de acertar ao menos os 50% da prova.

Não h ouve amor na escolha: foi uma escolha visando exclusivamente a eficiência.

Muito bem!

De um modo geral, e aqui entro no campo da orientação específica, as disciplinas mais relevantes, a fora Ética, seriam Direito Constitucional e Administrativo (ganharam importância com a redução do número de questões), e também Direito do Trabalho e Penal, porquanto o estudo do direi to material acaba convergindo com o estudo do respectivo direito process ual. Coloquei também Empresarial, ECA e Consumidor, disciplinas não tão grande e que couberam na grade.

Direito Civil e Processo Civil, gigantes por natureza, FORAM DESCARTADOS por conta do volume de conteúdo a ser estudado . As demais disciplinas também foram descartadas.

Aqui a escolha convergiu com a busca pela eficiência, e ela prevalece sobre o gosto a depender das preferências. A prova da OAB guarda suas particularidades, entre elas o número de questões por disciplina. Assim sendo, o candidato pode e leger as matérias mais relevantes dentro do contexto da prova, e a importância está diretamente relacionada com o número de questões cobradas.

Vejamos como a FGV tem divi dido as questões por disciplina e como o cronograma foi estruturado. As minhas escolha s estão marcadas de vermelho:

Disciplina especial

Ética Profissional - 10

Disciplinas muito importantes

minhas escolha s estão marcadas de vermelho: Disciplina especial Ética Profissional - 10 Disciplinas muito importantes

12

Penal - 6

Processo Penal - 5

---

Trabalho - 6

Processo do Trabalho - 5

---

Civil - 7

Processo Civil – 6

Disciplinas importantes

Constitucional – 7

Administrativo - 6

Empresarial – 5

Disciplinas de importância mediana

Tributário - 4

Direitos Humanos - 3

Internacional - 2

ECA - 2

Consumidor - 2

Ambiental - 2

de importância mediana Tributário - 4 Direitos Humanos - 3 Internacional - 2 ECA - 2

13

Filosofia – 2

Observem que tentei buscar 54 questões na primeira fase com esse conteúdo prog ramático. Isso representa 67,5% do total da prova.

E porque não 40 questões, ou seja, 50%?

Porque vocês vão precisar de uma “gordurinha” para queimar na hora da prova. Ninguém pode estudar achando que vai acertar 100 % das disciplinas estudadas. É preciso projetar uma margem de erro para compensar os futuros e inevitáveis erros.

O ideal, evidente, seria poder estudar tudo, mas como o tempo é exíguo, nós estamos trabalhando com um plano de emergência.

Tudo contingencial!

Muito bem! A grade abaixo foi constru ída sobre o conteúdo programático do nosso Curso Preparatório Regular para a 1ª fase do XII Exame de Ordem :

constru ída sobre o conteúdo programático do nosso Curso Preparatório Regular para a 1ª fase do

14

14 Hoje esse curso seria muito extenso para vocês, exceto se o tempo disponível for imenso.

Hoje esse curso seria muito extenso para vocês, exceto se o tempo disponível for imenso. Ainda assim, seria puxado. Mas, mesmo assim, ele seria uma opção muito interessante, pois aborda tudo com a devida profundidade. Ele, em conjunto com o cronograma abaixo, representaria a

solução ideal de estudo. Considerem essa possibilidade. Vamos ao cronograma!

com o cronograma abaixo, representaria a solução ideal de estudo. Considerem essa possibilidade. Vamos ao cronograma!

15

Mês de outubro de 2013

15 Mês de outubro de 2013 4 horas (2 horas para cada matéria) Administrativo Regime Jurídico
15 Mês de outubro de 2013 4 horas (2 horas para cada matéria) Administrativo Regime Jurídico
15 Mês de outubro de 2013 4 horas (2 horas para cada matéria) Administrativo Regime Jurídico
15 Mês de outubro de 2013 4 horas (2 horas para cada matéria) Administrativo Regime Jurídico
15 Mês de outubro de 2013 4 horas (2 horas para cada matéria) Administrativo Regime Jurídico
15 Mês de outubro de 2013 4 horas (2 horas para cada matéria) Administrativo Regime Jurídico
15 Mês de outubro de 2013 4 horas (2 horas para cada matéria) Administrativo Regime Jurídico
15 Mês de outubro de 2013 4 horas (2 horas para cada matéria) Administrativo Regime Jurídico

4

horas

(2 horas

para

cada

matéria)

Administrativo Regime Jurídico Administrativo Constitucional Estrutura da Constituição, poder reformador

Trabalho Princípios do DT, fontes do direito do trabalho Processo do Trabalho Organização da Justiça do Trabalho - competência da Justiça do Trabalho

Empresarial Empresário Consumidor CDC características e elementos

Penal Princípios do Direito Penal Processo Penal Princípios Processuais Penais

Administrativo

Poderes

administrativos

Constitucional

Poder

reformador

Complementação Do conteúdo e revisão dos estudos da semana

21
21
22
22
23
23
24
24
25
25
26
26
27
27

4

horas

(2 horas

para

cada

matéria)

Trabalho Relação de trabalho e emprego, requisitos da relação de emprego, sujeitos do ct, grupo econômico e características do ct Processo do Trabalho Competência da Justiça do Trabalho

Empresarial Capacidade Consumidor CDC direitos básicos

Penal Conflito aparente de normas penais Processo Penal Princípios

Administrativo Organização administrativa Constitucional Poder reformador, mutação constitucional e eficácia e aplicabilidade das normas

Trabalho Classificação dos contratos de trabalho e contrato por prazo determinado da CLT Processo do Trabalho Conflito de competência - Competência territorial - Princípios

mpresarial

E

Registro

Consumidor

CDC direitos

básicos

Complementação Do conteúdo e revisão dos estudos da semana

28
28
29
29
30
30
31
31
Do conteúdo e revisão dos estudos da semana 28 29 30 31 4 horas (2 horas
Do conteúdo e revisão dos estudos da semana 28 29 30 31 4 horas (2 horas
Do conteúdo e revisão dos estudos da semana 28 29 30 31 4 horas (2 horas

4

horas

(2 horas

para

cada

matéria)

Penal Norma penal em branco Processo Penal

Administrativo Responsabilidade civil do Estado Constitucional

Trabalho Contrato de trabalho temporário lei 6019/74

Empresarial Estabelecimento Consumidor CDC resp. civil pelo

Trabalho Contrato de trabalho temporário lei 6019/74 Empresarial Estabelecimento Consumidor CDC resp. civil pelo

16

Princípios Súmula vinculante Processo do Trabalho Nulidades - Atos, prazos e termos processuais vício

Princípios

Súmula vinculante

Processo do Trabalho Nulidades - Atos, prazos e termos processuais

vício

Princípios Súmula vinculante Processo do Trabalho Nulidades - Atos, prazos e termos processuais vício
Princípios Súmula vinculante Processo do Trabalho Nulidades - Atos, prazos e termos processuais vício
Princípios Súmula vinculante Processo do Trabalho Nulidades - Atos, prazos e termos processuais vício

Mês de novembro de 2013

Penal Sujeitos do crime Processo Penal Inquérito Complementação Do conteúdo e revisão dos estudos da
Penal
Sujeitos do crime
Processo Penal
Inquérito
Complementação
Do conteúdo e
revisão dos
estudos da
semana
Complementação
Do conteúdo e
revisão dos
estudos da
semana
Administrativo
Responsabilidade
civil do Estado.
Bens públicos
Constitucional
Nacionalidade
Trabalho
Terceirização,
dono da obra e
subempreitada.
Alteração do ct
Processo do
Trabalho
reclamação
trabalhista -
pedido de
revisã o -
perempção -
procedimentos
Empresarial
Ação
Renovatória
Consumidor
Resp Civil CDC
Penal
Administrativo
Sujeito passivo
Bens públicos
dos principais
Constitucional
crimes
Direitos Políticos
Processo Penal
Complementação
Do conteúdo e
revisão dos
estudos da
semana
Inquérito
Trabalho
Alteração do ct e
interrupção do ct
Processo do
Empresarial
Penal
Administrativo
É feriado, menos para você!!!
Empresarial
Nome
Crimes
Intervenção na
Classificação das
empresarial
consumados e
propriedade
Trabalho
Suspensão do ct
Sociedades
Consumidor
tentados
privada
Empresárias
Complementação
Do conteúdo e
revisão dos
estudos da
do ct Sociedades Consumidor tentados privada Empresárias Complementação Do conteúdo e revisão dos estudos da

17

Trabalho

Desc. Da Pers. Jurídica

Processo Penal

Constitucional

Processo do Trabalho Conciliação - contestação - compensação/retenção/dedução

Consumidor

semana

Audiências

Inquérito

Remédios

Oferta; cobrança

 

Constitucionais;

de dividas

Partidos Políticos

 
Constitucionais; de dividas Partidos Políticos   Penal Consumação dos Administrativo Licitações
Constitucionais; de dividas Partidos Políticos   Penal Consumação dos Administrativo Licitações
Constitucionais; de dividas Partidos Políticos   Penal Consumação dos Administrativo Licitações
Constitucionais; de dividas Partidos Políticos   Penal Consumação dos Administrativo Licitações
Constitucionais; de dividas Partidos Políticos   Penal Consumação dos Administrativo Licitações
Constitucionais; de dividas Partidos Políticos   Penal Consumação dos Administrativo Licitações
Constitucionais; de dividas Partidos Políticos   Penal Consumação dos Administrativo Licitações

Penal Consumação dos

Administrativo Licitações Constitucional Teoria dos Poderes; Visão Geral do Legislativo e do Executivo

Trabalho Férias e Jornada de Trabalho Processo do Trabalho Respostas do réu: exceções e reconvenção

Empresarial Desconsideração

Penal

Estatuto da Criança e do Adolescente Situações de risco; Medidas de proteção; Distinção ente medidas de proteção e medidas socioeducativas Apresentação, indicação bibliográfica, doutrina da proteção integral, conceito de criança e adolescente, absoluta prioridade, regras de interpretação do ECA

Complementação Do conteúdo e

Estelionato

   

Processo Penal

 

crimes em espécie Processo Penal Inquérito

da PJ Consumidor Banco de dados, proteção contratual

Ação Penal

revisão dos estudos da semana

contratual Ação Penal revisão dos estudos da semana Administrativo Trabalho Empresarial Penal
contratual Ação Penal revisão dos estudos da semana Administrativo Trabalho Empresarial Penal
contratual Ação Penal revisão dos estudos da semana Administrativo Trabalho Empresarial Penal
contratual Ação Penal revisão dos estudos da semana Administrativo Trabalho Empresarial Penal
contratual Ação Penal revisão dos estudos da semana Administrativo Trabalho Empresarial Penal
contratual Ação Penal revisão dos estudos da semana Administrativo Trabalho Empresarial Penal
contratual Ação Penal revisão dos estudos da semana Administrativo Trabalho Empresarial Penal

Administrativo

Trabalho

Empresarial

Penal

Administrativo Serviços públicos. Agentes públicos. Constitucional

Trabalho

 

Contratos

Salário e

Sociedades não

Crimes sexuais,

Extinção do

administrativos.

remuneração

personificadas

Falsificação de

contrato de

Serviços públicos

Processo do

Estatuto da

moeda

trabalho

Falsificação de contrato de Serviços públicos Processo do Estatuto da moeda trabalho

18

Constitucional Imunidades

Trabalho Respostas do

Criança e do Adolescente Medidas de proteção; Acolhimento; Modalidades de família; Família natural, extensa ou ampliada e substituta:

Guarda e tutela Autoridades que aplicam as medidas; Conselho tutelar e as alterações promovidas pela Lei

Processo Penal Ação penal Ação civil ex delicto

Processo legislativo

Processo do

Trabalho

Legislati vo e Executivo

réu – reconvenção (cont.) - Provas

Provas

 

12696/12;

Competência da justiça da Infâ ncia e Juventude – em razão da matéria, territorial e administrativa

Mês de dezembro de 2013

da justiça da Infâ ncia e Juventude – em razão da matéria, territorial e administrativa Mês
da justiça da Infâ ncia e Juventude – em razão da matéria, territorial e administrativa Mês

19

           

Complem

entação

Do

conteúdo

e revisão

dos

estudos

da

semana

entação Do conteúdo e revisão dos estudos da semana Penal Crimes funcionais, Crime tentado Processo Penal
entação Do conteúdo e revisão dos estudos da semana Penal Crimes funcionais, Crime tentado Processo Penal
entação Do conteúdo e revisão dos estudos da semana Penal Crimes funcionais, Crime tentado Processo Penal
entação Do conteúdo e revisão dos estudos da semana Penal Crimes funcionais, Crime tentado Processo Penal
entação Do conteúdo e revisão dos estudos da semana Penal Crimes funcionais, Crime tentado Processo Penal
entação Do conteúdo e revisão dos estudos da semana Penal Crimes funcionais, Crime tentado Processo Penal
entação Do conteúdo e revisão dos estudos da semana Penal Crimes funcionais, Crime tentado Processo Penal

Penal Crimes funcionais, Crime tentado Processo Penal Ação civil ex delicto Competência

Administrativo Agentes públicos Constitucional Controle de constitucionalidade

Trabalho Garantia de emprego Processo do Trabalho Recursos

Empresarial LTDA Estatuto da Criança e do Adolescente Procedimento de apuração do ato infracional; Medidas socioeducativas; Recursos; infrações Prevenção especial; Ato infracional

de apuração do ato infracional; Medidas socioeducativas; Recursos; infrações Prevenção especial; Ato infracional

Penal Dolo e culpa, Excludentes de ilicitude Processo Penal Competência

Penal Dolo e culpa, Excludentes de ilicitude Processo Penal Competência
Prevenção especial; Ato infracional Penal Dolo e culpa, Excludentes de ilicitude Processo Penal Competência
Prevenção especial; Ato infracional Penal Dolo e culpa, Excludentes de ilicitude Processo Penal Competência
Excludentes de ilicitude Processo Penal Competência       Administrativo Improbidade administrat
     
ilicitude Processo Penal Competência       Administrativo Improbidade administrat iva Atos
ilicitude Processo Penal Competência       Administrativo Improbidade administrat iva Atos
ilicitude Processo Penal Competência       Administrativo Improbidade administrat iva Atos
ilicitude Processo Penal Competência       Administrativo Improbidade administrat iva Atos
ilicitude Processo Penal Competência       Administrativo Improbidade administrat iva Atos
ilicitude Processo Penal Competência       Administrativo Improbidade administrat iva Atos
ilicitude Processo Penal Competência       Administrativo Improbidade administrat iva Atos

Administrativo Improbidade administrat iva Atos administrativos

Empresarial S/A Estatuto da Criança e do Adolescente Adoção

Penal

Improbidade administrat iva Atos administrativos Empresarial S/A Estatuto da Criança e do Adolescente Adoção Penal
Improbidade administrat iva Atos administrativos Empresarial S/A Estatuto da Criança e do Adolescente Adoção Penal
Improbidade administrat iva Atos administrativos Empresarial S/A Estatuto da Criança e do Adolescente Adoção Penal
Improbidade administrat iva Atos administrativos Empresarial S/A Estatuto da Criança e do Adolescente Adoção Penal

Inimputabilidade

Inimputabilidade

Constitucional Organização do Estado Poder Judiciário

Constitucional Organização do Estado Poder Judiciário
Constitucional Organização do Estado Poder Judiciário        
       

Não existe um tempo projetado específico para cada jornada de estudos: o examinando deve esgotar o conteúdo dentro do projetado. Caso o conteúdo de um dia não seja esgotado, sua reposição deve ser feita dentro do lapso de tempo mais curto possível, para não comprometer a programação.

Separei os domingos com esse propósito

do lapso de tempo mais curto possível, para não comprometer a programação. Separei os domingos com

20

Não estabeleci uma margem de tempo para os estudos. ESGOTEM o conteúdo independente de qualquer coisa. Vocês precisam partir para o sacrifício a partir de agora. Não há alternativa!

A prova, meus amigos, não está nem aí para as dificuldades pessoais de cada um. Ou vocês dão o que ela quer ou

IMPORTANTE: caso o candidato REALMENTE entenda que não conseguirá esgotar o plano de estudo em tempo, ele pode (e deve), fazer pequenas alterações no planejamento, incluindo a dispensa do estudo de uma ou outra disciplina que ele tenha mais dificuldade para estudar.

Comecem a estudar a partir de amanhã e sejam fiéis ao cronograma. Atrasar uma ou duas semanas será desastroso para o planejamento.

Tempo é, sem sombra de dúvidas, o grande artigo de luxo quando se fala em Exame de Ordem. De uma forma ou de outra, a noção do passar do tempo tem de estar associada a uma determinação interna básica para qualquer empreendimento: disciplina!

Sem disciplina não há gestão do tempo.

E sem fé não há aprovação!

Acreditem, perseverem, entreguem - se de corpo e alma ao projeto de conseguirem a a provação. Só depende de vocês!

Bons estudos!

perseverem, entreguem - se de corpo e alma ao projeto de conseguirem a a provação. Só