Sie sind auf Seite 1von 130

1 S.O.S.

Dan Brasil

O Desaparecimento de Suzumiya Haruhi


Traduo: Jason Reviso: GardenAll

Prlogo Era uma manh fria, to fria, que parecia que todo o planeta poderia se quebrar em pequenos pedaos de gelo se fosse acertado por uma picareta. Melhor ainda, se possvel, gostaria de liderar o grupo para quebrar esse mundo glido. Entretanto, era natural estar frio; estvamos no inverno. Durante o Festival Cultural h apenas um ms, ainda estava terrivelmente quente. Porm, logo quando Dezembro chegou, esfriou to rpido, que deu a impresso de que a Me Natureza tivesse se lembrado repentinamente de algo que ela j estava esquecendo, e agora eu sinto profundamente com meu prprio corpo que o Japo no passou pelo Outono este ano. No me diga que algum confundiu um desejo de bons negcios com um feitio... essa massa de ar siberiana poderia muito bem mudar de curso. No havia a necessidade de aparecer todo ano dessa forma. Ser que a rotao da Terra enlouqueceu? Enquanto caminhava aflito com a sade da querida Me Natureza, ouvi Yo, Kyon! Um rapaz frvolo correu at mim para me dar um tapinha no ombro, com sua voz to area quanto hidrognio. Era irritante parar no meio do caminho, ento apenas virei minha cabea em sua direo. Yo, Taniguchi, respondi, me virando novamente para frente, encarando o topo daquela imensa colina. Ns subimos essa ladeira diariamente, ento por que no nos do um descanso durante nossas aulas de educao fsica? Todos os professores de educao fsica, inclusive Okabe, o responsvel pela nossa sala, poderiam se preocupar mais com essa maratona que os estudantes enfrentam para chegar escola. Eles vo de carro, se me permite observar. Que voz de pato essa? Caminhar a passos largos de forma animada, isso sim um bom exerccio, e ainda te aquece. Olhe para mim, eu nem mesmo estou usando um suter. O vero horrvel, mas esta estao simplesmente tima para mim. bom manter-se cheio de alegria, mas de onde isso tudo vem? Divida um pouco comigo. Os lbios de Taniguchi facilmente se transformaram num sorriso. As provas do semestre acabaram! Graas isso, chega de aprender este ano. Alm disso, tem um evento sensacional esperando por ns! O exame semestral caiu com igualdade sobre todos os estudantes desta escola, e igualmente acabou. As nicas coisas que no foram iguais, provavelmente, so as notas das provas em nossos boletins. Lembrei-me de minha me, que estava pensando em me matricular em um cursinho, e com isso meu humor despencou. Quando entrarmos no dcimo-primeiro perodo ano que vem, nossas salas sero decididas de acordo com a faculdade que iremos prestar: Artes liberais ou cincias? Pblicas ou particulares? Qual delas eu devo escolher? E quem se importa com isso? - Taniguchi riu brevemente - Tem algo mais importante do que isso. Voc sabe que dia hoje? 17 de Dezembro - respondi - O que que tem? Que resposta mais idiota! Voc nem mesmo se lembra do dia especial que h na semana que vem, aquele que far o seu corao disparar?

2 S.O.S. Dan Brasil

Ah, claro. - pensei ter a resposta certa desta vez - a cerimnia de fim de semestre. As frias de inverno definitivamente merecem ser esperadas. Porm, Taniguchi me lanou um olhar como de um animalzinho que havia se deparado com um incndio. No! Aquele dia semana que vm! Pense! Voc vai encontrar a resposta logo logo. Hmm... Eu bufei e expeli uma nuvem de fumaa branca. 24 de Dezembro. Eu sabia disso. J havia previsto que algum planejaria alguma conspirao ou plano maligno para a prxima semana. Mesmo que todos se esquecessem, eu no esqueceria nunca. A pessoa que poderia facilmente identificar um evento deste tipo antes que eu o fizesse estava sentada aqui, bem atrs de mim. Ela lamentava a chance perdida do Haloween no ms passado, e no havia dvida de que desta vez ela iria aprontar algo. Bem, para ser honesto, eu j tinha idia do que ela iria fazer. Ontem, na sala do clube, Suzumiya Haruhi disse exatamente o seguinte:

Algum tem planos para a vspera de Natal? Haruhi, que arremessou a mochila assim que fechou a porta, olhou para ns com seus olhos brilhando como as trs estrelas do Cinturo de Orion. A sua tonalidade de voz parecia dizer o seguinte: No possvel vocs terem feito planos. Isso claro como um cristal, certo? Ela poderia soltar uma nevasca caso algum admitisse que possua algum outro plano. Naquele momento, Koizumi e eu estvamos jogando TRPG [1]. Asahina-san, vestida com seu uniforme de Maid, que j estava se tornando seu traje comum, mantinha suas mos erguidas em frente ao forno eltrico. Nagato estava lendo seu novo livro de fico cientfica de capa dura, sem nenhum movimento a no ser o dos dedos e dos olhos.

1-[Nota do tradutor: Table-talk Role Playing Game (TRPG) um jogo de RPG misto com jogos de tticas e estratgia, jogvel em um tabuleiro].
Haruhi colocou uma grande sacola de mo, que ela trouxe junto com a mochila do colgio, no cho, e caminhou em minha direo. Erguendo seu peito, ela olhou para baixo. Kyon, eu sei que voc no tem planos, no ? No era necessrio perguntar, mas eu me sentiria culpada se no deixasse as coisas claras. Um sorriso como o do gato mais famoso do mundo [2] se desenhou em seu rosto. Eu dei o dado que eu estava prestes a arremessar para Koizumi, que sorria de forma suspeita, e me virei para Haruhi.

2-[Nota do tradutor: referncia aberta a interpretaes: Garfield, Felix ou Doraemon, personagem idolatrado no Japo].
E se eu tivesse planos? Pergunte-me antes. Isso quer dizer que voc no tem nenhum!

3 S.O.S. Dan Brasil

Concordando com seu prprio desejo, Haruhi tirou seus olhos de mim. Ei, espere um pouco! Eu ainda no respondi a sua pergunta...! bem, como se essa fosse a primeira vez que no tenho nenhum plano. Koizumi, voc vai sair com a sua namorada? Seria agradvel se este fosse o caso! Balanando o dado em sua mo, Koizumi soltou um suspiro dramtico. Eu consigo o ler como um livro; ele est representando. Que mestre na arte da trapaa! Seja isso considerado sorte ou no, minha agenda para antes e depois do Natal est completamente vazia. Eu tenho perambulado e rodado por a sozinho, preocupado em como eu deveria usar este meu tempo. Seu belo sorriso apenas soletrava MENTIROSO. Porm, Haruhi engoliu essa histria sem um pingo de dvida. Sem problema. Na verdade isso uma beno. Ento Haruhi zarpou at a senhorita empregada. Mikuru-chan, e quanto a voc? Algum te chamou para 'ver o momento em que a chuva se torna neve no meio da noite'? Enfim, se voc achar algum lhe dizendo esse monte de besteira com uma cara sria, d-lhe um bom soco! Encarando Haruhi com seus grandes olhos bem abertos, Asahina-san parecia perplexa com esse questionamento abrupto. Bem, eu acho que sim. Por hora eu no tenho nada planejado... eh... meio da noite? Oh... enfim, deixe-me servir um pouco de ch. Fervendo por favor! Eu provei uma vez o 'ch de ervas' e estava fabuloso. Com isso Haruhi terminou o seu pedido. Ah, sim! No ir levar nem um minuto. Asahina-san colocou a chaleira no forno a gs porttil com um rosto radiante. Fazer ch era realmente to divertido? Balanando a cabea com satisfao, Haruhi finalmente se virou para Nagato. Yuki Nada. Nagato deu uma resposta curta sem sequer mover a cabea das pginas. Ento voc vai. Encerrando a franca e animada conversa, Haruhi me olhou com um sorriso convencido. Eu olhei para o rosto plido de Nagato, com sua ateno voltada completamente para o livro, era como se a conversa que acabara de acontecer no tivesse nada a ver com ela. Pensei comigo mesmo se ela pode se salvar daquele ambiente cheio de respostas maliciosas. Pelo menos, perca algum tempo fingindo lembrar-se da sua agenda. Haruhi ergueu sua mo.

4 S.O.S. Dan Brasil

A moo para a festa de Natal da Brigada SOS foi aprovada de forma unnime. Se algum tem alternativas ou objees, deixe-as para depois da festa. Se for necessrio l-las, eu as lerei. Em outras palavras, aquela situao de sempre: suas palavras no podem ser negadas, uma vez que j foram ditas, no importa o que acontea. Era literalmente como um gesto, impossvel de ser desfeito, mas se compararmos com meio ano atrs, ela perguntar os planos das outras pessoas antes das decises, pode ser considerado como um avano. Bem, seria melhor se ela perguntasse pelas opinies dos outros, ao invs dos seus planos. Com o rosto transbordando de satisfao por tudo ter ido conforme o esperado, Haruhi enfiou a mo na grande sacola que estava no cho. Afinal, ningum pode estar despreparado para uma poca como o Natal, no mesmo? Ento eu comprei algumas coisas. A melhor maneira de se aproveitar essa poca comea com algumas bugigangas para entrarmos no clima. Pularam da sacola: neve em spray, cordes dourados e prateados, bombinhas, uma rvore em miniatura, renas de pelcia, algodo, pisca-pisca, coroa de flores, faixas vermelhas e verdes, tapearia dos Alpes, uma miniatura de boneco de neve, um candelabro, e grandes meias de Natal que tinham tamanho suficiente para caber uma criana, CD's com canes natalinas... Com um sorriso brilhante no rosto como o de uma vizinha gente boa que d doces para as crianas, Haruhi colocou habilmente sobre a mesa os itens que ia tirando da sacola, um por um. Eu vou injetar um clima de festa nessa sala sem graa. O primeiro passo para aproveitar o Natal pr-ativamente e positivamente comea com a decorao. Vocs no faziam isso quando eram mais novos? No importa se eu fazia isso ou no, o quarto de minha irm definitivamente estar bem decorado daqui a alguns dias. Minha me provavelmente ir me forar a ajudar novamente na decorao esse ano. A propsito, minha irm, que est completando 11 anos e indo para a quinta srie este ano, de alguma forma ainda insiste em acreditar em Papai Noel. Ela no est ciente do trabalho oculto de meus pais, o que j havia descoberto faz muito tempo, logo no incio de minha vida. Aprenda com o corao puro da sua irm! Algum deve comear acreditando em um sonho. Caso contrrio, mesmo o possvel ser difcil de alcanar. Ningum ganha na loteria sem fazer uma aposta, voc sabe. Voc pode at desejar que algum lhe d um bilhete premiado que valha milhes de dlares, mas isso no vai acontecer! Haruhi, com um grande prazer e habilidade incomparvel, pegou um chapu de festa e colocou-o na cabea. Em Roma, faa como os romanos. Quando se est na cidade, siga as suas regras. O Natal tambm tem seu prprio protocolo a ser seguido. Isso explica porque ningum comemora um aniversrio de mal-humor. Ei, at mesmo o Sr. Cristo ir se alegrar vendo a gente se divertir! Existem vrias teorias relacionadas com o nascimento de Cristo, at mesmo o ano em que ele nasceu cercado de mistrio. Mas novamente, eu no sou idiota o suficiente para recitar todas essas teorias enquanto elas so ignoradas sumariamente. Alm disso, ao ouvir que existem muitas datas sugeridas para o nascimento de Cristo, Haruhi certamente diria: Ento faamos do Natal cada em uma dessas datas! e ns acabaramos trazendo a rvore muitas vezes a cada ano. Seria apenas um exagero se ns reescrevssemos o incio da era d.C.; no h sentido nisso. Seja o calendrio romano ou o antigo calendrio babilnico, so apenas coisas criadas para a convenincia humana. Para os corpos celestes que se movem no vasto universo afora, isso tudo no faz a mnima diferena, e eles vo continuar o que esto fazendo at o fim de suas vidas. Oh, deve ser excelente ser o universo!

5 S.O.S. Dan Brasil

Meu esprito juvenil se divertia instintivamente com os segredos do Grande Universo, mas Haruhi no dava a mnima para os meus sonhos. Como um panda entusiasmado aperfeioando a decorao do lugar, Haruhi andava depositando pequenos enfeites natalinos nos cantos da sala, colocando um chapu de festa at mesmo em Nagato, que lia, absorta a tudo aquilo, e desenhando a frase Feliz Natal na janela usando a neve em spray. Tudo bem, mas saiba que do lado de fora as letras vo aparecer ao contrrio. Enquanto Haruhi estava concentrada em suas atividades, Asahina-san vagava por entre ns como se fosse um quebra-nozes, carregando uma bandeja com xcaras de ch. Suzumiya-saaaan, o ch est pronto. A aparncia de Asahina-san, com seu sorriso de Maid, estava angelical como sempre, enviando um ar fresco e renovador para meu corao, no importa quantas vezes eu a olhe. Mesmo sabendo que seu trgico destino se aproxima cada vez que Haruhi diz algo, Asahinasan parece vontade com a festa de Natal dessa vez. Comparado a distribuir panfletos com roupa de coelhinha, ou aparecer em filmes vestindo roupas sexualmente atraentes, parecia um tipo muito mais refinado de diverso aproveitar uma festa de Natal onde o pessoal da Brigada pudesse se abraar e experimentar algum tipo de compreenso mtua. Mas, ser simples assim? Obrigada, Mikuru-chan. Haruhi pegou a xcara com vigor, e ficou ali engolindo o ch de ervas. Asahina-san assistia com seu sorriso inocente. Haruhi bebeu todo o lquido quente em poucos segundos, e o sorriso em seu rosto dobrou de tamanho. Era um mau pressgio. Esse o sorriso que ela faz quando est pensando em algo baixo e sujo. Aps conviver certo tempo com ela, at mesmo eu podia reparar nisso. O problema era... Sabor maravilhoso, Mikuru-chan. No sei se isso pode ser chamado de uma forma De gratido, mas eu gostaria de lhe dar um presente antecipado. Oh, verdade? A graciosa maid agitou suas plpebras. verdade. To verdadeira, que no h verdade alguma acima dessa. to verdade quanto a Lua que gira em torno da Terra, e a Terra que gira em torno do Sol. Voc pode at no acreditar em Galileu, mas acredite em mim! Uh... s-s-sim. Haruhi apanhou sua sacola novamente. Pressentindo algo, girei minha cabea ao redor, e encontrei com o olhar de Koizumi, que deu de ombros e forou um sorriso desvanecido. Eu queria dar uma bronca nele por ser to vago, mas acho que eu captei a idia. Ele no se juntou ao grupo de Haruhi por aproximadamente meio ano por nada, e seria estranho se ele no pudesse adivinhar o que viria logo em seguida. Sim, eu j havia adivinhado.

6 S.O.S. Dan Brasil

O problema que no existe uma pessoa ou remdio neste mundo que possa curar os caprichos de Haruhi. Eu gostaria de dar as maiores honras para qualquer um que inventasse algo assim, e pessoalmente. Ta-dahhhh!" Com um efeito sonoro infantil, Haruhi pegou o ultimo item natalino do fundo da sacola. E era... Isto... isto ... Asahina-san recuou instintivamente, e Haruhi proclamou com a expresso de velho mago que est passando seu cajado adorado para um aprendiz. Noel, isso! Noel! No que coube como uma luva! No diga mais nada; voc no pode se destacar nessa poca sem uma roupa apropriada para tal! Ento voc vai vesti-la! Eu te ajudo nisso! Cercando gradualmente uma Asahina-san acuada, Haruhi desdobrou a roupa em suas mos - uma fantasia de Papai Noel, sem dvida. Ento, Koizumi e eu fomos arremessados para fora da sala, e apenas podamos imaginar Haruhi conduzindo a cena de mudana de roupa de Asahina-san em vo. "Eh" "Ah" "Ughh" O fraco choro deplorvel me bombardeou com estas imagens indesejadas, me fazendo imaginar que de alguma forma eu poderia ver atravs da porta. Certo, a hora de eu ficar completamente louco provavelmente j havia chego. Aps ficar um pequeno instante imerso num conto imaginrio, Koizumi iniciou uma conversa, talvez apenas para passar o tempo: Tenho pena de Asahina-san. O rapaz com boa aparncia e boas maneiras encostou-se na parede com suas mos juntas. Ainda que meu corao se conforte quando eu vejo Suzumiya-san se divertindo. Di-me muito quando Suzumiya-san parece aborrecida. Por que ela produz aquele espao esquisito toda vez que se irrita? Levantando sua franja usando um de seus dedos indicadores, ele respondeu: Sim, por causa disso mesmo. Nada assusta mais a mim a aos meus companheiros do que a existncia dos Espaos Restritos e dos Celestiais. Pode parecer uma tarefa fcil, mas na verdade um trabalho rduo. Eu agradeo as minhas estrelas da sorte, pois desde a primavera, a frequncia de ocorrncia vem diminuindo pouco a pouco. O que significa que ainda hoje, isso continua acontecendo, no ? Raramente. Tem acontecido apenas entre a meia-noite at o amanhecer, quando Suzumiya-san est dormindo. Parece que enquanto ela tem pesadelos, ela cria Espaos Restritos em seu subconsciente. Ela problemtica, esteja acordada ou dormindo! Do que voc est falando?! Era uma maneira afiada de falar para Koizumi, e para ser sincero, eu estava um pouco chocado. Koizumi deixou de lado o sorriso e me lanou um olhar penetrante:

7 S.O.S. Dan Brasil

Eu acho que voc no sabe como Suzumiya-san era antes de entrar no 2 grau. H trs anos, quando comeamos a observ-la, e at ela entrar no 2 grau, era inimaginvel que ela poderia se sentir to feliz diariamente. Tudo comeou quando ela te conheceu - no, para ser mais exato, de quando vocs voltaram daquele Espao Restrito. A psiqu de Suzumiya-san se estabilizou muito, sem comparao ao que era no Ginsio. Sem dizer mais nada, retornei meu olhar a Koizumi, como se eu fosse admitir minha derrota caso meu olhar se desviasse. Suzumiya-san est obviamente mudando. Para melhor, posso dizer. Nosso desejo manter essa situao estvel, e acredito que voc ache o mesmo. Para ela agora, a Brigada SOS uma reunio indispensvel. Aqui ela pode encontrar voc, Asahina-san, e para ela, at Nagato-san essencial, e, perdoe minha falta de modstia, mas acredito que eu seja essencial tambm. Estamos prximos de nos tornarmos apenas um corpo e um corao. Essa apenas a lgica do seu pessoal. verdade. Porm, isso no soa de todo o mal, no ? Voc gostaria de ver Haruhi despertando os Celestiais a todo momento? Desculpe-me, mas para mim isso no parece um bom hobby. Esse no o meu hobby, e eu nem o considero como um, s para deixar claro! Koizumi mudou sua expresso, voltando ao sorriso ambguo usual. Estou aliviado em ouvir isso. Falando de mudanas, elas no esto limitadas a Suzumiya; estamos todos mudando. Isso inclui voc, Asahina-san, e eu. Talvez Nagato-san tambm. Alm de Suzumiya, todos esto mais ou menos mudando nossa forma de pensar. Eu recuei. No por ter sido atingido por aquilo. No levei nada daquilo pessoalmente, ento no tinha como ser atingido. O que me surpreendeu foi que aquele cara tambm notou algum tipo de mudana em Nagato, pouco a pouco. O jogo roubado de beisebol, o Tanabata de trs anos atrs, a erradicao do kamadouma, o drama do assassinato naquela ilha isolada, as frias de vero em loop infinito... enquanto amos aqui e ali fazendo essas coisas, as aes e atitudes limitadas de Nagato tiveram pequenas, mas definitivas, mudanas. Muito distante do nosso primeiro encontro no Clube de Literatura, que foi o incio de tudo. No era uma iluso. Eu observei com um olhar telescpico. Agora que eu estava pensando nisso, aquela garota sempre pareceu um pouco estranha, mesmo na ilha isolada. Mesmo na piscina pblica. Mesmo no Festival de Dana Obon. Ela mostrou comportamentos estranhos, at mesmo quando foi forada a fazer papel de maga no filme, e o jogo de guerra virtual contra o Clube de Computao... Mas, isso no bom? As mudanas de Haruhi so grandiosas, mas acho que as de Nagato so ainda mais importantes! Pelo amor da paz mundial, - Koizumi disse com um sorriso - organizar uma festa de Natal um pequeno preo a se pagar. Alm disso, se isso acabar se tornando divertido, eu no tenho motivos para me queixar. Assim que eu fiquei de alguma forma ofendido, de modo que no conseguia achar um jeito de replicar, a porta repentinamente se abriu. A esto vocs! A porta abriu para dentro, e naturalmente, eu, que estava colocando meu peso na porta, ca desajeitadamente com minhas costas com um baque seco. "Hiehh!?"

8 S.O.S. Dan Brasil

A voz no era minha nem de Haruhi, mas de Asahina-san, e ela vinha de cima. Em outras palavras, minhas costas estavam no cho, e eu estava olhando para cima, mas no estava vendo o teto, mas sim outra coisa. Ei, Kyon! No espie! - essa era Haruhi. "Hwa, ahh..." e essa era Asahina-san, que estava completamente desguarnecida, enquanto chorava e pulava para trs. Eu juro por todos os deuses, eu s vi as pernas dela! O que vocs esto esperando? Levante-se logo! Agarrado pelo colarinho por Haruhi, logo eu fui posto de p. Voc est espiando Kyon! Tentando espiar as roupas de baixo de Mikuru-chan? Voc est dois-milhes-cinco-mil e seiscentos anos atrasado. Isso foi intencional, certo? CERTO? Foi sua culpa, abrindo a porta sem sequer sinalizar. Foi um acidente. Um acidente, Asahina-san! - as palavras estavam em minha boca, mas ento meus olhos foram puxados para outro lugar. Quem est perguntando algo de novo? Wawa... No havia nada nos meus olhos, a no ser Asahina-san, parada com as suas bochechas rosadas. Roupa vermelha com forro branco. Um chapu vermelho com uma bola fofa na ponta... vestindo apenas isso, Asahina-san esticou para baixo sua pequena saia com ambas as mos, e olhou atentamente para mim de forma chorosa, cheia de vergonha. Aquele era para ser Noel, perfeito de todos os ngulos, impecvel e sem falhas. Aquela deveria ser a real identidade de Asahina-san naquele momento a neta de um senil Noel que havia secretamente passado seu status familiar para ela. Falando dessa forma, 80% das pessoas iriam cair nessa. Minha irm certamente estaria entre esses 80%. Sem dvida. Simplesmente fantstico. - era Koizumi expressando suas opinies - Desculpe-me, mas eu s consigo pensar nesses tipos de expresses banais e desgastadas. Sim, caiu muito bem em voc. Definitivamente. Eu sabia! Haruhi abraou Asahina-san pelos ombros, e esfregou sua bochecha contra a face de Asahina-san. Ela no super graciosa e adorvel? Mikuru-chan, tenha mais confiana em si mesma! De agora at a festa de Natal, voc ser o Papai Noel da Brigada SOS! Voc tem todas as qualificaes para isso! Asahina-san ofegou lamentando. Porm, dessa vez Haruhi estava certa. E ningum iria retrucar, pensei comigo mesmo. Quando me virei para Nagato, previsivelmente, a pequena e silenciosa garota de cabelos curtos continuava sua leitura. E ela ainda usava o chapu de festa.

Aps isso, Haruhi nos posicionou em linha, e se colocou diante de ns.

9 S.O.S. Dan Brasil

Entendido? Nessa poca, no legal que vocs sigam distraidamente qualquer Papai Noel que virem nas ruas. Eles so falsos. O real existe em alguns lugares especiais no mundo. Mikuru-chan, voc precisa ter ateno redobrada! No aceite nada de um Noel que voc no conhece. No ceda independente do que ele diga. No um bom aviso, depois de voc ter coagido Asahina-san a se tornar um falso Noel. No me diga que essa garota, na idade dela, assim como a minha irm, acredita naquele cara velho cujo negcio caridade internacional. Bem, a mesma garota que manda desejos para Orihime e Hikoboshi, ento isso no impossvel. De todo modo, eu guardo minhas dvidas apenas para mim. Quer dizer, ei, Asahina-Noel se revelou aqui nessa sala! uma cpia que supera o original. O que mais voc poderia querer? Se algum desejar algo, alm disto, iro chover reclamaes de qualquer um dos trs pases escandinavos. Eu estava ponderando sobre a fonte de recursos desse velho sombrio preguioso, para que ele trabalhe apenas uma vez ao ano. Ei, Kyon. A idia de fazer uma grande festa de Natal boa, de fato. Esse ano a idia veio muito tarde, ento ser feita apenas para o aniversrio de Cristo. Mas ano que vem faremos festas para os aniversrios de Buddha e Maom tambm. No seria justo de outra forma! Por que no celebrar tambm os aniversrios dos fundadores do Zoroastrismo e do Maniquesmo? Observando esse grupo de sujeitos inacreditveis comemorando, essas pessoas, que devem estar acima das nuvens agora, no podem fazer nada a no dar um riso forado. Bem, acredito que ela no esteja fazendo tudo isso para festejar o nascimento destas ilustres figuras, na verdade acredito que isso tudo seja apenas um pretexto para que Haruhi faa baguna. No entanto, se algum for receber a punio divina, por favor, coloquem toda a culpa apenas em Haruhi. Meu papel como cmplice foi bem pequeno, vocs sabem. Nessa situao, eu deveria me desculpar com qual divindade? Eu ponderava sobre isso enquanto Haruhi se acomodou na cadeira do lder da brigada e me lanou um olhar de desprezo. O que seria bom? Fondue chins? Sukiyaki [3] ? Caranguejo de jeito nenhum. Eu no suporto. Tirar a carne de dentro da casca me enlouquece. Por que os caranguejos no nasceram com as suas cascas comestveis? Como eles no fizeram nada a respeito disso durante o seu processo de evoluo, eu posso saber?

3-[Nota do tradutor: o prato Sukiyaki tem origem camponesa e datada na era medieval japonesa. A palavra Sukiyaki uma palavra composta onde Suki significa rastelo e Yaki significa assar, deste modo, sukiyaki significa assar com rastelo].
exatamente por isso que eles desenvolveram cascas! Eles no sofreram com a seleo natural nas profundezas do oceano apenas para o bem do seu estmago! Koizumi levantou a mo e comeou a falar. Ento devemos reservar um lugar para ir. O feriado est se aproximando, e se no nos apressarmos, todos os lugares estaro reservados. Bem, no acho que eu esteja muito disposto a ir em lugares recomendados por ele. Talvez o dono da loja aparea subitamente durante o jantar e encene outra comdia de assassinato alm de todas as expectativas. Ah, no precisa se preocupar com isso. Como se ela tivesse a mesma impresso que eu tive, Haruhi balanou a cabea com um rosto sorridente. Mas isto foi o que ela disse a seguir:

10 S.O.S. Dan Brasil

Vamos faz-la aqui. A estrutura necessria j em nossas mos. A nica coisa que falta a comida. Vejamos... melhor trazer algo para cozinhar o arroz. No entanto, lcool estritamente proibido, j que eu jurei para mim mesma, do fundo do meu corao, que nunca mais irei beber em minha vida. Eu gostaria que voc jurasse outra coisa... mas um outro ponto vem primeiro, e no posso deix-lo de lado sem considerao. Fazer a festa aqui? Olhei ento ao nosso redor. A sala j possua uma panela e um forno porttil, e at mesmo um refrigerador. Haruhi trouxe tudo no incio da Brigada SOS, mas no me diga que eles eram todos pelo bem deste dia! At agora, o forno porttil foi til para ajudar Asahina-san a servir o ch Real. Mas na escola, e dentro deste bloco sujo e ordinrio onde ficavam as salas dos clubes, era uma boa idia cozinhar? No seria esperto ignorar isso. Uma chama acesa era proibida nesse prdio! Vai ficar tudo bem. Destemida, Haruhi radiava como um prodgio culinrio que tinha boas habilidades mesmo sem ter uma licena para cozinhar. Neste caso, ser mais divertido se esconder. Se o Conselho Estudantil ou um dos professores descobrirem, eu irei mostrar a eles minha preparao espetacular de fondue chins. Esse o plano: esperar por eles, e eles ficaro to atnitos com a iguaria que iro nos dar chorando uma autorizao especial para a festa! Sem falhas! Perfeito! Apesar de ser desdenhosa para qualquer coisa entediante, Haruhi poderia fazer qualquer coisa bem se ela quisesse. Ento achei que seu conhecimento culinrio fazia jus s suas palavras. Mas um fondue chins? Quando isso foi decidido? O dilogo foi interrompido no ponto onde foi decidido que caranguejo no seria bom, mas ela pretende coletar opinies e repentinamente chegar a concluso ela mesma - bem, no como se fosse a primeira vez que isso acontecesse. Perdoe, e esquea...

E ento, foi isso que aconteceu ontem. Enquanto eu contava a Taniguchi uma verso resumida disso, ns chegamos escola. Festa de Natal... Enquanto passvamos pelo porto da escola, Taniguchi ainda estava tendo problemas para esconder seu riso. Essas so atitudes com a marca registrada da Suzumiya. Uma festa de fondue chins na sala do clube. Bem, tenham certeza que os professores no vo descobrir! Vocs novamente teriam problemas se isso acontecesse. Voc vem, ento? Devido ao que conversamos mais cedo, eu tentei convid-lo. Se for Taniguchi, mesmo Haruhi no ia se importar. Ele, Kunikida e Tsuruya-san formam o Trio Filler [4] sempre que temos problemas em achar pessoas.

4-[Nota do tradutor: traduzido literalmente como que enche, significa que os trs somente so chamados quando existe alguma necessidade].
Porm, Taniguchi sacudiu a cabea. Desculpe-me Kyon. Nesse dia, eu no tenho tempo sobrando para ficar vadiando comendo um fondue idiota! Wua-haha! Que diabos essa risada desagradvel quer dizer?

11 S.O.S. Dan Brasil

Oua: apenas para esquisitos no-populares reunir um grupo de pessoas estranhas e realizar um fondue chins na Vspera de Natal. Eu lamento, mas eu devo me despedir do seu grupo. No me diga que? Bem, como talvez voc tenha pensado mesmo. Eu j tenho uma marca de corao no dia 24 da minha agenda! Minhas desculpas. Minhas SINCERAS desculpas. Sinceras, sinceras desculpas! O que diabos est acontecendo? Como um tapado como Taniguchi pode ter uma namorada enquanto estou fazendo joguinhos com Haruhi e os outros na Brigada SOS? Quem ela? Eu perguntei, tentando o mximo possvel no parecer cnico. Uma aluna do dcimo perodo da Kouyouen. Uma garota de nvel, no ? Academia Kouyouen. A escola s de garotas prxima a estao, colina abaixo. Ela est localizada exatamente no incio da nossa penosa escalada, ento uma cena comum pela manh ver o Desfile Daimyo [5] de garotas vestindo blazers pretos como uniforme. A escola famosa por suas garotas elegantes, mas muito mais invejvel o fato delas no precisarem escalar essa ladeira mortal. No, eu no estou com inveja de Taniguchi afinal.

5-[Nota do tradutor: os daimy (em japons: , daimy?), daimi, daimio ou dimio eram os senhores feudais mais poderosos do perodo compreendido entre os sculos XII e XIX da histria do Japo].
Qual o problema? Voc j tem Haruhi! Fondue chins... e ela vai faz-lo, certo? Fondue chins uma culinria caseira, e que soa um pouco idiota e barata para mim, mas tenho certeza que isso vai lhe satisfazer. Eu te invejo, Kyon! Maldito. Ele aproveitou a chegada da Vspera de Natal para satisfazer seu desejo de se exibir. Hmm, acho que hora de elaborar os primeiros planos de onde e como eu vou gastar meu tempo. Estou encrencado! Eu j estava perdendo meu esprito, ento no disse nada.

Depois da escola, nada de especial aconteceu. Koizumi e eu fomos trancafiados e perseguidos pela sala do clube, forados a colocar os novos enfeites que Haruhi trouxe. Haruhi dava ordens e apontava com o dedo os lugares designados. Enquanto Asahina-san, vestida de Noel, era ao mesmo tempo mascote e garonete. E hoje, sem muita surpresa, Nagato estava lendo um livro de capa dura... no entanto, novamente, estava usando o mesmo chapu de festa. E ento veio o fim do dia. Os ingredientes do fondue ainda no estavam decididos. A nica deciso tomada nesse meio tempo foi que eu fui nomeado como carregador e fui enviado ao shopping. O que esse fondue deveria ser? Eu gostaria que isso no fosse apenas um improviso culinrio, pois isso j estava me cheirando a alguma coisa sinistra. Isto grande demais para um prlogo. Porm, o que est acima realmente apenas um prlogo, nada alm disso. A ao de verdade comea a partir desse ponto, comeando pelo prximo dia. Pode ter comeado essa noite, mas isso realmente no importa.

12 S.O.S. Dan Brasil

O prximo dia 18 de dezembro, quando at mesmo o vento das montanhas congelou. Naquele dia, eu fui arremessado subitamente no abismo do medo. E deixe-me dar um aviso: no h motivo algum para rir.

13 S.O.S. Dan Brasil

O Desaparecimento de Suzumiya Haruhi


Traduo: kwijibo Captulo 1: Naquela manh, acordei com o recorrente golpe da minha irm que arrancava meu travesseiro, juntamente com o gato tricolor que se aninhara no cobertor em que eu estava. Era esta realmente a minha irm, a assassina matutina que seguia friamente as ordens da minha me. Mame disse que voc deveria tomar o seu caf da manh direito. Sorrindo, ela segurava o gato vingativo com ambas as mos e o levantava da cama, esfregando a ponta de seu nariz em suas orelhas peludas. Voc tambm Shami! Hora de comer! Shamisen, que se tornara nossa mascote aps o fatdico Festival Cultural, bocejou com uma cara vazia e lambeu as patas indolentemente. Aquele gato que antes falava, agora perdera completamente a sua voz, estabelecendo o seu status como mera mascote da casa. Tornando-se um gato comum que poderia ser visto em qualquer lugar era como se eu pudesse alucinar que ele nunca havia falado na linguagem humana. Pensando bem, parecia que esse gato havia esquecido at mesmo da linguagem felina junto da humana, pois ele era quieto, e seus ronronados eram quase inexistentes. De algum modo, ele tinha feito de minha cama o seu lar, e se acostumado com as frequentes intromisses da minha irm, que se esforava continuamente para cuidar de Shamisen. Reviso: GardenAll

Shaaamiiii, Shamiiii. Hora de comer! Cantando uma cano que de forma alguma batia com o ritmo, minha irmzinha saiu do quarto abraada ao gato, com um esforo aparente. Arrepiei-me com a brisa gelada matutina enquanto olhava rapidamente para o relgio ao meu lado. Logo depois, lutei contra a afeio doentia que sentia pela minha cama quente. Vesti-me, lavei o rosto, e fui at a sala, onde comi meu caf da manh em rpidos cinco minutos, saindo pela porta muito antes da minha irm. O dia, como esperado, estava frio, e parecia que isso tendia apenas a piorar. At ai, tudo parecia estar acontecendo como de costume.

Eu subia a ladeira, quando a cabea de sempre entrou no meu campo de viso. A figura h dez metros de mim era, sem sombra de dvida, Taniguchi. Usualmente esse sujeito saltava alegremente pelo caminho, porm hoje ele estava definitivamente andando devagar. Em pouco tempo eu havia o alcanado. Ei, Taniguchi! Seria bom tomar a iniciativa de dar um tapinha em suas costas de vez em quando. Pensando nisso, foi exatamente o que eu fiz. ... hmmm, Kyon? A voz parecia abafada. claro, Taniguchi estava usando uma mscara branca. O que foi, pegou uma gripe?

14 S.O.S. Dan Brasil

Eh...? - Taniguchi parecia acabado - Um resfriado, como pode ver. Para ser honesto, preferia matar aula, mas o meu pai no ficou muito contente com a idia. Ele estava to cheio de energia ontem, como foi pegar uma gripe to de repente. Disse. Como assim? J estava me sentindo mal ontem! tossiu Taniguchi. Ok, no mexa demais com o meu raciocnio, afinal, no estou acostumado a v-lo tossindo e com cara de quem est realmente fraco. Mas voc estava doente ontem? S consegui ver o palerma de sempre. Hmmm... srio? No tinha a inteno de parecer especialmente bem. Taniguchi chacoalhou a cabea e me deu um sorriso amargo. Voc estava to animado com o seu encontro na Vspera de Natal, no ? Bem, melhore logo, antes que voc perca o encontro. Esse tipo de chance rara, sabia!? Mesmo assim, a cabea de Taniguchi pareceu virar ainda mais. Encontro? Mas que diabos? Idiota. No tenho planos para o Natal! Aquela interjeio poderia muito bem ter sido dita por mim. O que havia acontecido com a pretensa namorada de Taniguchi da Academia Feminina Kouyouen? Ele levou um fora ontem a noite? Ei Kyon, do que voc est falando? No sei nada sobre isso! Taniguchi fechou a sua boca com irritao, e continuou a caminhar para frente. Todos os sintomas de gripe pareciam estar em vigor, e a sua fragilidade no era fingida. Porm, julgando pela sua condio, seus planos romnticos foram para o limbo e ele deve ter ficado exausto, tanto por dentro quando por fora. Depois de ter contado seus planos com tamanha empolgao, ele deve estar se sentindo pssimo por me encontrar cara a cara. Entendo, entendo... No fique assim to desanimado! Empurrei as costas de Taniguchi. Porque no vem para a festa de Fondue? Nos ainda podemos contar com voc! Que festa? Do que voc est falando, no me lembro de ter ouvido nada disso... Srio? Acho que o choque da rejeio foi to grande que tudo que eu disse caiu no profundo esquecimento de sua mente, acho que isso. Dessa vez, sou eu quem tem que lhe guiar. Acredite, tudo ser resolvido pelo impiedoso e inescapvel fluxo do tempo. No vou mais tocar nesse assunto, prometo. Taniguchi continuou a se arrastar para cima, enquanto permaneci em minha escalada ao seu lado. Naquele momento ainda era impossvel perceber qualquer coisa.

Fui pego de guarda baixa. A gripe se tornara uma epidemia em nossa sala, sem que eu sequer percebesse isso se aproximando. Entrei na sala logo antes do sinal tocar mas, mesmo assim, havia cadeiras vazias, e um quinto de toda a sala se escondia atrs de

15 S.O.S. Dan Brasil

mascaras mdicas. A nica explicao para aquilo era que os vrus fizeram hora extra e dobraram a velocidade da sua incubao e propagao. Fiquei ainda mais surpreso ao perceber que o assento atrs de mim havia estado vago desde a primeira aula. Inacreditvel...

Haruhi realmente se ausentara por causa de alguma doena? Foi aquela epidemia repentina de gripe? No acredito que existam patognios o suficientemente corajosos para invadir o seu corpo, sem mencionar como surpreendente pensar que Haruhi pode ser parada por meros germes e vrus. A explicao mais convincente de que Haruhi estava preparando outro de seus planos malignos. Ser que ela tinha outra coisa em mente alm da festa? O ambiente da sala estava estril, no apenas pela total falta de aquecimento, mas com o repentino aumento dos ausentes. Parecia-me que a populao total da sala havia despencado. Era verdade que no conseguia sentir a presena devastadora de Haruhi atrs de mim. Mas, ao mesmo tempo, sentia que a atmosfera havia se alterado inexplicavelmente. Ento, as aulas se passaram com tranquilidade, seguidas por um intervalo para almoo igualmente calmo. Tirava a minha marmita congelada da mala. Kunikida se aproximou com seu lanche nas mos e sentou-se atrs de mim. Acho que voc est dando uma pausa. Posso sentar aqui? Kunikida falava enquanto desembrulhava seu Tupperware [1] de um guardanapo. Depois de me tornar colega desse sujeito no ensino mdio, meio que se tornara um hbito lanchar com esse cara. Procurei meu outro colega de almoo, Taniguchi, mas ele no estava em sala, talvez estivesse na cantina.

1-[Nota do tradutor: Tupperware o nome de uma empresa estadunidense da indstria dos plsticos e, simultaneamente, o nome do produto plstico produzido e vendido pela empresa].
Virei minha cadeira de lado. , a gripe certamente se tornou uma doena popular, e muito repentinamente! Graas Deus no fui infectado. Hmm? Kunikida colocara sua marmita sobre o guardanapo com cuidado e analisava o seu contedo, retornando um olhar surpreso para mim. Movendo seus hashis como garras de caranguejo, ele disse. Os sintomas desse resfriado j estavam bastante claros uma semana atrs! No se parece como uma daquelas gripes esquisitas, mas at seria melhor que fosse, j que temos remdios especficos hoje em dia. Uma semana? Parei de cortar minha omelete, e repeti a pergunta.

16 S.O.S. Dan Brasil

No conseguia me lembrar de ningum espalhando esses germes durante a semana passada. Ningum se ausentou, ningum tossiu ou espirrou durante as aulas. Toda a classe parecia saudvel. Ser que o demnio da peste estava operando secretamente ao meu lado? Como assim? Haviam algumas pessoas que no vieram nos ltimos dias, no percebeu? Como assim, est falando srio? Claro. Ficou cada vez pior com o passar do tempo... s espero que no coloquem todas as salas em quarentena ou algo assim. Nossas frias de inverno seriam destroadas com uma coisa dessas. Kunikida colocou mais um pouco de arroz em sua boca. Taniguchi tambm parecia pssimo nos ltimos dias. Na famlia dele, dizem que a melhor cura para as doenas a animao, e ele no poderia ficar em casa se estivesse com menos de quarenta graus de febre. Espero que ele esteja fazendo algo, antes que fique pior. Parei subitamente com os meus hashis. Kunikida, desculpe interromper, mas achei que o Taniguchi s comeou a parecer pssimo assim hoje... Oh no, sem chances. Ele esteve assim desde o inicio da semana, no? At deu um tempo e faltou na aula de Educao Fsica ontem. Eu ficava cada vez mais confuso. Espere ai. Do que diabos voc est falando? Se me lembro bem, ontem ele estava bem durante a aula de Educao Fsica. Taniguchi jogou uma partida de futebol com tanto vigor que dava para pensar que ele estava cheio de esterides, no estou enganado, estava no tive adversrio e levei inmeras trombadas dele. No que estivesse ressentido por ele ter uma namorada, mas se soubesse que algo assim aconteceria hoje teria pensado um pouco mais antes de revidar! Tem certeza? Srio? Que esquisito! Kunikida chacoalhou sua cabea enquanto pegava as cenouras do seu prato de Kinpiragobou. Ser que eu me enganei? Ele disse em um tom relaxado. Hmm, veremos quando Taniguchi voltar. O que diabos havia acontecido hoje? Taniguchi e Kunikida esto falando como se estivessem detrs de uma nvoa pesada, e Haruhi nem sequer apareceu! No me diga que isso um pressagio para acontecimentos que abalaro todos da espcie humana, com clara exceo de Haruhi. Meu quase inexistente sexto sentido comeou a apitar furiosamente, e estranhos arrepios subitamente subiam pela minha espinha.

Eu estava certo. Meus pressentimentos no podiam ser subestimados. No havia dvida que fosse um mal pressgio. Aquele sentimento que corria pelas minhas entranhas s podia significar encrenca. Toda a raa humana, com exceo de Haruhi... bem, no era exatamente assim.

17 S.O.S. Dan Brasil

Surpreendentemente apenas uma pessoa se surpreendeu e se importou com estes acontecimentos, pois o resto da humanidade parecia no ligar. Afinal, no conseguiram perceber o inicio deste incidente por si s. Afinal, no h como perceber algo totalmente fora da sua percepo. Para eles, nada havia mudado. Ento quem era a pessoa em estado de desespero e confuso? A resposta era to obvia. Eu! Fiquei pasmo com a confuso, me sentindo abandonado pelo mundo. Finalmente eu havia percebido. Na hora do almoo do dia 18 de dezembro. Aquele pressgio havia adquirido forma fsica, e entrado em nossa sala.

Wow! Um grupo de garotas que estava perto da porta de nossa sala explodiu em risos. Seus aparentes gritinhos de alegria vieram em reconhecimento a colega que havia acabado de entrar. Pelas frestas do grupo uniformizado, consegui ver de relance aquela que era o centro das atenes. Com uma bolsa balanando nas mos, ela deu um sorriso as amigas ao seu redor. Sim, estou bem agora. Sinto-me muito melhor depois de ter ido ao hospital pela manh. No tinha nada para fazer em casa, ento resolvi vir escola, mesmo que s para assistir as aulas da tarde. Um sorriso gentil respondeu a pergunta sobre a sua j curada doena. Com aquela vivida conversa terminada, a garota de cabelos longos veio gradualmente... andando em nossa direo. Oops, tenho que ir. Kunikida mordeu os seus hashis e se levantou. Quanto a mim, era como se as minhas habilidades de fala tivessem sido inteiramente confiscadas, na verdade, at havia me esquecido que precisava continuar respirando. Apenas fiquei ali olhando para aquela pessoa. O fluxo do tempo parecia ter congelado, mas de fato, ela s teve de dar alguns passos. Quando terminou, ela estava bem ao meu lado. O que aconteceu? Ela olhava para a minha expresso de surpresa com curiosidade. Parece que voc viu um fantasma! Tem alguma coisa no meu rosto? A garota se virou para Kunikida, que tentava desesperadamente fechar a sua marmita. No se preocupe, s deixe-me colocar a minha bolsa aqui. Podem continuar comendo, j almocei antes de vir para c. Ento pelo menos durante o almoo, eu posso emprestar minha mesa para voc. Como havia dito, ela deixou a bolsa pendurada ao lado da mesa, e virou graciosamente o seu corpo em direo a sua roda de amigos.

18 S.O.S. Dan Brasil

Espere. Acho que nesse momento minha voz estava em frangalhos. Por que voc est aqui? Essa pessoa se virou para mim, me atingindo com um olhar glido. O que voc quer dizer com isso? Por acaso estranho que eu esteja aqui? Ou voc acha que seria melhor se eu estivesse doente ainda mais tempo? O que, exatamente, voc est querendo dizer com isso? No isso. No ligo se voc est gripada ou no, o problema que... Kyon. Kunikida cutucou meu ombro com preocupao. Voc est muito estranho hoje! O Kyon vem dizendo coisas esquisitas o dia inteiro. Kunikida, voc no pensa em nada de diferente quando olha para essa pessoa? Incapaz de me controlar, levantei e apontei para ela, que me observava como um enigma complexo. Voc deveria saber disso tambm, no? Essa pessoa no deveria nem estar aqui! ... Kyon, que rude da sua parte esquecer do rosto de uma colega s porque ela se ausentou um pouco! O que voc quer dizer com: no deveria estar aqui? Ns sempre estivemos na mesma classe. Como eu poderia me esquecer!? Fora uma tentativa de assassinato! Mesmo que pudesse me esquecer do rosto de algum que tentou me matar, meio ano muito pouco. Entendo. Ela sorriu como se estivesse presenciando uma imensa brincadeira. Voc cochilou depois do almoo, no? Tem certeza de que no est sonhando? Deve ser isso. Vamos, acorde! No concorda? - com um grande sorriso estampado na sua amvel face, ela se virou para Kunikida, como se esperasse um sinal de aprovao. Ela tomou a aparncia daquela garota cuja imagem se alojara em meu crebro e ali criara razes. Vises de varias imagens do passado. Uma sala ao entardecer sombras se arrastando no cho paredes sem janelas um espao distorcido uma faca afiada um sorriso tnue cristais que caiam no cho como uma cascata de areia... Aniquilada depois do combate contra Nagato, a verdadeira representante de classe, que depois de certas complicaes partira sem aviso para o Canad. Ali, em minha frente, estava Asakura Ryouko

Voc vai se sentir melhor se lavar um pouco esse rosto. Quer um leno emprestado? Tome...

19 S.O.S. Dan Brasil

Asakura colocou as mos no bolso, e eu prontamente a impedi. Sabe-se l o que ela poderia tirar dali.

No, obrigado, s quero que me expliquem o que est acontecendo. Tudo mesmo. Em particular o porqu de voc estar deixando a sua bolsa a em cima. Afinal, esse lugar no seu, da Haruhi. Haruhi? Asakura levantou as sobrancelhas com espanto, e perguntou para Kunikida. Quem Haruhi? Tem algum aqui com esse apelido? O estudante disse a resposta que acabou com todas as minhas esperanas. No estou entendendo. Haruhi-san... como voc escreve isso? A Haruhi a Haruhi! Deixei escapar um murmrio inconsistente em meio a minha confuso. Vocs esqueceram de Suzumiya Haruhi!? Como diabos algum pode esquecer de uma pessoa assim!? Suzumiya Haruhi, no?... bem Kyon. Com uma voz reconfortante, Kunikida explicou. Essa pessoa no est na nossa sala! Alm disso, desde a mudana de mesas no semestre passado, esse lugar pertence Asakura-san. Voc no est falando de outra sala? Hmm, nunca ouvi falar de nenhuma Suzumiya antes, ela no est do segundo ano ou algo assim? Tambm no fao idia de quem seja. Com a voz de um gato gentil, Asakura falava como se eu tivesse de ser urgentemente internado. Kunikida-kun, voc pode pegar uma coisa na minha mesa? Dentro dela devemos ter o dirio de classe. Surrupiei o caderno que Kunikida pegou. Abri rapidamente na pgina de nossa sala e passei o dedo sobre a lista de chamada das garotas. Saeki, Sakanaka, Suzuki, Seno Nenhum nico nome entre Suzuki e Seno. A identidade de Suzumiya Haruhi havia evaporado da lista de nomes de nossa sala. O que voc est procurando? Essa garota nem existe, para comear! Era o que o livro parecia me dizer, ento, fechei o caderno, assim como os meus olhos. ... Kunikida, tenho um pedido a fazer. Sim? Belisque-me, eu quero acordar.

20 S.O.S. Dan Brasil

Tem certeza? Ele ps toda sua fora naquilo. Foi doloroso, porm eu no acordei. Ao abrir meus olhos, ainda pude ver Asakura ali, curvando seus lbios em um arco. O que diabos est acontecendo aqui!? Repentinamente, percebi que eu havia me tornado o centro das atenes. Seus olhos haviam se focado em mim como se eu fosse um cachorro sofrendo de alguma doena contagiosa. Droga! Por qu!? Eu no disse nada de errado! Droga! Repeti aquelas duas perguntas insistentemente para as pessoas ao meu redor. Onde est Suzumiya Haruhi? Asakura Ryouko no havia sido transferida? No sei. claro que no foi! As respostas que havia conseguido ainda soavam mal. Elas me golpeavam to fortemente que eu sentia uma crescente onda de enjo e tontura. S conseguia ficar de p apoiando minhas mos sobre a mesa. De alguma forma, alguma parte da minha sanidade parecia ter se despedaado. Asakura colocou suas mos no meu pulso, me encarando com preocupao. O cheiro doce do cabelo dela era como um narctico para mim. Acho que seria melhor se voc fosse ver a enfermeira. Esse tipo de coisa pode acontecer se voc no estiver se sentindo muito bem. Deve ser isso! Ser que voc est ficando gripado? Sem chance! Queria gritar. No sou estranho! a situao por si s que absurda! Tire as mos de mim! Empurrei as mos dela para longe, e corri para a sada. Aquela sensao desagradvel na minha pele parecia escoar at o crebro. A sbita onde de gripe, o espao estranho na minha conversa com Taniguchi, o desaparecimento de Haruhi dos registros da sala, o reaparecimento de Asakura... o qu? Haruhi sumiu? Ningum se lembra dela? No pode ser! Afinal, esse mundo no gira em torno daquela garota? No ela a pessoa que mais chama ateno dentro da escala universal? Quase desmaiando, forcei as minhas pernas a funcionar, e fui para o corredor quase engatinhando. A primeira coisa que me veio a mente era consultar Nagato, certamente ela saberia me explicar a situao. Afinal, ela era a onipotente andride aliengena. Todas as vezes que coisas assim acontecem, ela quem acaba consertando tudo. Sem exageros, posso afirmar que s sobrevivi at hoje por causa dela. Eu tenho a Nagato ao meu lado! E, com certeza, ela a pessoa certa para me resgatar dessa situao aberrante!

21 S.O.S. Dan Brasil

A sala de Nagato estava prxima. Sem precisar correr, cheguei l poucos segundos depois. Incapaz de pensar em algo, abri a porta a procura da pequena figura de cabelos curtos. No est aqui. Mas ainda era cedo para desistir. No horrio de almoo era provvel que ela estivesse na sala do clube, lendo. Mesmo que no estivesse em sala, era uma concluso precipitada achar que Nagato havia desaparecido tambm. O prximo da lista era Koizumi. A sala do clube, localizada no prdio velho, era muito longe daqui. A construo era ainda mais afastada do bloco do segundo ano, onde Asahinasan estudava. A deciso mais sbia era ir para a sala 1-9 no andar de baixo. Koizumi Itsuki, esteja ai! No existe outra situao no mundo onde eu gostaria de ver o seu rosto sorridente. Corri a passos largos at o corredor, pulando os degraus da escada com velocidade, indo em direo a sala 1-9, que ficava na ponta do prdio da escola, enquanto rezava para que o garoto sobrenatural estar bem onde eu esperava que estivesse. Passei pela sala 1-7, assim como a sala 1-8, e agora deveramos ter a sala 1-9... Mas como? Parei, finalmente comeando a voltar para os meus sentidos, checando novamente as placas que pendiam da parede. Ao lado da sala 1-7 estava a sala 1-8, e ao lado da sala 1-8, estava... Nada, no havia sequer o rastro de coisa alguma. De todas as coisas, quem podia imaginar...? Sem mencionar, nenhum rastro de Koizumi. Toda a sala 1-9 havia sumido.

Realmente, agora estou com as mos atadas... Quem poderia imaginar que uma sala inteira, que estava ali at ontem, poderia sumir dessa maneira? No foi apenas uma pessoa que desapareceu, mas uma turma inteira foi apagada da existncia, e at mesmo o prdio havia encolhido. No importa o quo rpido o trabalho fosse, era impossvel ter feito isso em uma s noite. Para onde as pessoas da sala 19 haviam ido? O choque havia distorcido a minha percepo de tempo. S Deus sabe quanto tempo fiquei ali, parado, esperando a minha conscincia voltar, o que s aconteceu quando o professor de Biologia, que se parecia com um marshmellow gigantesco carregando uma pilha de livros, me deu um soco nas costas. O que voc est fazendo aqui? As aulas comearam! Volte para sua sala! Devo ter perdido o sinal do final do intervalo. O corredor j estava deserto, e apenas a voz de um professor da sala 1-7 ecoava pelo edifcio. Eu comecei a me mover forosamente. O tempo que tinha para interpretar aqueles sinais havia chego. As coisas haviam voltado a se mover. Os que no deveriam existir

22 S.O.S. Dan Brasil

apareceram, e aqueles que deveriam estar aqui se foram. Trocar Haruhi, Koizumi e toda a sala 1-9 por Asakura simplesmente no estava dentro de nenhuma proporo. Mas que diabos? Se eu no estava enlouquecendo, o mundo inteiro estava. Quem fez isso? Foi voc, Haruhi?

Graas esses acontecimentos, no consegui ouvir absolutamente nada das aulas da tarde. Todas as vozes passavam voando pela minha mente, e qualquer informao falhava completamente em se agregar aos meus neurnios. Sem que eu sequer percebesse, a aula j havia acabado e eu continuava ali, parado, esperando. Estava assustado no tanto com Asakura, que escrevia com sua lapiseira atrs de mim, mas sim em relao ao destino de Haruhi e de Koizumi, que no estavam na escola. At mesmo buscar informaes sobre eles j me irritava a nveis inimaginveis. No me lembro disso. Toda vez que ouvia essa frase, afundava mais em um pntano sem fundo. No tinha nem energia para me levantar da cadeira. Taniguchi voltou para casa com Kunikida, que estava um pouco ansioso por minha causa. Asakura deixou a sala com uma risada alegre e um grupo de amigas. Ela me meu uma olhada antes de sair, que parecia ser uma demonstrao sincera de preocupao com um colega deprimido, mas no podia ter certeza, tudo era muito suspeito, j estava ficando zonzo s de pensar nisso. Fui quase arrastado por alguns colegas de classe para ajudar na limpeza da sala. Quando finalmente sai para o corredor, com minha mala pendurada em minha mo. Afinal, no era aqui que eu fico depois das aulas. Com o corao pesado corri pelas escadas em direo ao primeiro andar. E ali, um brilhante raio de luz aparecera em minha frente, tive de correr at ele. Asahina-san! Poderia existir uma viso mais alegre do que essa? Vindo em minha direo estava a nossa deusa, meu remdio contra todos os males. A felicidade ficava ainda mais completa ao ver a animada figura de Tsuruya-san ao lado daquela beldade com rosto juvenil. Aquela felicidade tremenda havia destrudo meu bom senso e sensibilidade. penso que talvez pudesse ter sido um pouco mais prudente. Corri para as duas veteranas com toda a fora de minhas pernas, e segurei forte o ombro de Asahina-san, que arregalou os olhos ao me ver. He-eh! O choque era aparente em seu rosto, mas a minha boca se movia sozinha. Haruhi desapareceu! A sala do Koizumi simplesmente evaporou! Ainda no encontrei Nagato, mas a Asakura est aqui, e toda a escola se tornou um local bizarro! Voc ainda a Asahina-san de sempre, no ? Bang! Era o som da bolsa e do conjunto de caligrafia de Asahina-san se espatifando no cho.

23 S.O.S. Dan Brasil

Eh? Ah, eh... eh. Bem... mas... Ento, voc a Asahina-san do futuro? ... futuro? O que voc quer dizer? Por favor... solte-me. Meu estomago revirou. Asahina-san me olhou como um dcil cervo domesticado encarando um jaguar selvagem. Seus olhos estavam cheios de medo, e isso era o que eu mais temia. Enquanto eu observava boquiaberto, senti meu brao girando no ar. E um desagradvel som de algo se quebrando saindo das minhas juntas. Ai! Espere um pouco, rapazinho! Tsuruya-san segurou meu brao usando tcnicas marciais antigas e, decididamente, dolorosas. Pare de pular nas pessoas assim! Olha isso, a Mikuru est tremendo dos ps cabea! Sua voz era risonha, mas seu olhar era afiado com uma faca. Olhei para Asahina-san, que se retraia com os olhos em lgrimas. Voc mais um calouro do f clube da Mikuru? Sabe, existe um protocolo para tudo, jovenzinho. Ser apressado assim no me impressiona. Aquele arrepio psicolgico que tantas vezes presenciara hoje desceu pela minha espinha. Tsuruya-san... - ainda preso em uma posio de uderagami, gemi o meu apelo. Ela me olhou confusamente, como se eu fosse um completo estranho. Voc tambm, Tsuruya-san...? Ei, como voc me conhece? Falando nisso, quem voc? Um conhecido da Mikuruchan? Pelo menos eu havia visto algo que estava em seu lugar. Acuada atrs de Tsuruyasan, Asahina-san me encarou detalhadamente e balanou a cabea com fria. N...N...No sei quem ele . E... eh. Ele deve ter me confundido com outra pessoa. Sentindo que havia recebido o certificado que atestava meu completo fracasso no ano inteiro, justamente quando ele chegava ao seu fim, minha viso escureceu. Poderia observar em silncio qualquer um me acusando, mas essas palavras de Asahina-san foram as que tiveram o maior impacto em mim desde que minha prima, a qual eu tinha uma pequena queda quando mais novo, comeou a sair com outro cara. Certamente no a confundi com ningum chamando Asahina-san de Asahina-san, a no ser que essa Asahina fosse de algum outro tempo... oh, entendi! Tem um jeito de saber se essa Asahina-san a que eu realmente conheo, no ? Apontei a minha mo para o peito. Acho que posso dizer que fiquei louco. Minha boca despejou a seguinte frase de maneira autnoma.

24 S.O.S. Dan Brasil

Existe uma marca de estrela em algum lugar por aqui em seu peito. No verdade? Se voc aceitar eu posso che Fui atingido por um soco forte.

25 S.O.S. Dan Brasil

Dado pela prpria Asahina-san. Ela me olhava, claramente surpresa com a frase que eu dissera, ficando mais vermelha a cada segundo. Lgrimas surgiram em seu rosto, e ela me deu outro soco lento e desajeitado no rosto. ... urgh um som soluante saia de sua garganta enquanto ela corria.

Ei Mikuru! Ah, droga, tanto faz. E voc rapaz, fique atento! A Mikuru-chan muito tmida, voc sabe! Se chegar perto dela de novo, pode ter certeza que vai sentir a minha fria! Dando-me um desagradvel e forte aperto no pulso antes de me soltar, Tsuruya-san pegou a mala e os instrumentos de caligrafia espalhados pelo cho, apertou-os contra o peito e correu atrs de Asahina-san. Ei, espera um pouco Mikuru! ... Olhando para elas, estupefato, senti o vento gelado de inverso soprar rente ao meu rosto. Era o fim, sem dvidas. Como poderia sobreviver ao dia seguinte? Se as noticias de que fiz Asahina-san chorar se espalhassem pela escola, haveria mais do que alguns alunos loucos para me atacar. E acredito que se a situao fosse a inversa, eu faria o mesmo. Acredito que seja melhor eu ir me preparando.

Fui gradualmente empurrado para o fim de minhas foras. Liguei para o celular de Haruhi, mas s ouvia a mensagem esse numero que voc ligou no se encontra mais disponvel. No tinha registro algum do telefone de sua casa, assim somo o seu nome havia sido completamente apagado da minha agenda. Considerei em ir at a casa dela, mas no sei se deveria ir, visto que nunca tinha ido at l. Fato bastante injusto, pensando que ela j foi at a minha casa dezenas de vezes, mas acho que tarde demais para pensar nisso. Ignorando o desaparecimento da sala 1-9, fui at a secretaria para perguntar se algum dos dois estava doente ou algo assim. O resultado fora negativo. No havia ningum em sala alguma com o nome de Suzumiya Haruhi. Assim como no existia nenhum estudante transferido ou para se transferir com o nome de Koizumi Itsuki. Pelo menos o que me disseram. Havia chego a um beco sem sada. O que isso poderia significar? Ser que era um jogo de onde est a Haruhi, organizado pela mesma? Ou o objetivo era descobrir para onde a desaparecida garota havia sumido? Para que tudo isso? Caminhava pensando em alguma soluo. Graas ao soco de Asahina-san, esfriei um pouco a cabea. No tem porque queimar meus neurnios toa. Em momentos assim, tenho que permanecer calmo. Calmo... Por favor, eu imploro. - murmurei. Havia apenas um lugar para ir agora. Ao destino final, a linha de defesa absoluta. Se ela houvesse cado, ento tudo acabaria. Fim de jogo.

26 S.O.S. Dan Brasil

A sala do Clube de Literatura, localizada no bloco normalmente chamado de o bloco velho. Se Nagato no estivesse ali, onde mais ela poderia ir? Refreei o meu ritmo deliberadamente, indo em direo a sala do clube demorando quanto tempo fosse necessrio. Depois de alguns minutos parado em frente a velha porta de madeira, botei a mo no peito, confirmando meus batimentos cardacos. Estava longe do normal, mas mesmo assim, melhor do que durante o intervalo. Provavelmente, meus sentidos haviam se anestesiado depois de receber tantas pancadas ininterruptas resultantes da seqncia de anomalias que havia presenciado. Estava acuado. No havia sada se no encarar a nuvem de trevas que representava o pior cenrio possvel para mim. No bati antes de entrar, simplesmente a abri inteira com muita pressa. ... ! Foi ento que eu vi. A pequena figura sentada em uma cadeira dobrvel, com um livro estendido na grande mesa em sua frente. Era Nagato Yuki, me olhando diretamente atravs dos culos, com sua face confusa e sua boca aberta de surpresa. Voc est aqui... Deixei escapar um suspiro, metade de resignao, metade de alivio, e fechei a porta atrs de mim. Ela no disse nada, como era de se esperar, mas no podia simplesmente amolecer e comemorar. A Nagato que eu conheo no usava culos desde o incidente com Asakura. De todo modo, essa Nagato estava usando exatamente os mesmo culos que tinha at certo tempo atrs. Pensei novamente nisso, mas estava crente em dizer que ela ficava melhor sem eles. Era uma preferncia minha. Apesar disso, aquela expresso simplesmente no combinava. Ser que ela era apenas uma garota membro do Clube de Literatura, sendo surpreendida por um sujeito estranho que entra correndo, do qual ela no tem a menor idia de quem seja? Ela no deveria estar surpresa, pelo contrario, no seria uma caracterstica marcante dela estar o mais longe possvel de qualquer emoo? Nagato... Com a recente lio que havia tido com Asahina-san fresca em minha mente, consegui segurar a minha impacincia e andei ao redor da mesa. O qu? Ela respondeu sem se mexer um milmetro. Diga-me. Voc me reconhece? Ela apertou os lbios e ajeitou os culos. Ento se seguiu um longo momento de silncio. Justo quando pensava em desistir, encontrar um monastrio e me isolar do mundo, uma resposta veio. Sim, eu conheo voc.

27 S.O.S. Dan Brasil

Ela olhou para algum lugar em meu peito. Meu corao disparou. Ela poderia ser a Nagato que eu conheo. Na verdade, eu tambm sei de algumas coisas sobre voc. Teria um segundo para me escutar? ... Voc no humana, mas um tipo de andride orgnico criado por aliengenas. Voc tambm tem algum tipo de poder impressionante, similar a magia, que j usou algumas vezes, como o basto com modo teleguiado e a invaso ao Espao Restrito onde estava aquele gafanhoto. Quando comecei a falar, um senso de arrependimento comeou a crescer dentro de mim. Nagato, aparentemente, mostrava expresses estranhas enquanto eu falava. Seus olhos e boca estavam escancarados, e sua viso no parava em um s lugar. Era como se ela realmente estivesse assustada com tudo que eu estava dizendo. ... isso que eu sei por enquanto. Estou certo? Desculpe-me. A resposta dela me fez duvidar da minha audio. Por que se desculpar? Por que ela diria algo assim? Eu no sei. Sei que voc um estudante da sala 1-5 que eu vejo de tempos em tempos. Mas no sei nada alm disso. Para mim, essa a primeira vez que nos falamos. A fundao mais slida havia virado lama e areia, a casa no teve outra opo alm de desabar sonoramente. Ento voc no uma aliengena? O nome de Suzumiya Haruhi no quer dizer nada para voc? Ela chacoalhou a cabea confusamente, digerindo a palavra aliengena em seus lbios. No. - ela respondeu. Espere um pouco! Alm dela, em quem mais eu podia confiar? Eu estava como um garotinho que fora abandonado pelos pais. A nica chance de me manter so era com ela fazendo algo a respeito. Se isso continuar, eu vou ficar louco. No pode ser! Ah no, estava perdendo a compostura de novo. Minha mente estava no estado de mais profunda confuso, com meteoros coloridos voando loucamente pelo ar, corri pela mesa, me aproximando de Nagato. Os dedos plidos fecharam o livro. Era um livro grosso, de capa dura. No consegui ver o ttulo a tempo. Nagato se levantou da cadeira e deu um passo para trs se afastando de mim. Seus olhos, brilhantes e polidos como uma pedra de go escura, reviraram com hesitao. Coloquei minhas mos em seus ombros. Perdi a compostura que havia recebido na recente falha que tivera com Asahina-san. Estava totalmente focado em no a deixar ela ir.

28 S.O.S. Dan Brasil

Se no tivesse a segurado assim, todos os meus amigos teriam escorrido por entre os meus dedos, tinha medo. No queria perder mais ningum. Sentia o calor do seu corpo passando pelo uniforme, seu perfil enquadrado pelo cabelo curto tentava escapar de mim virando o rosto para longe.

Por favor, lembre-se! Esse mundo mudou de ontem para hoje. Haruhi foi substituda por Asakura! Quem est por trs disso? A Entidade de Dados Integrados? Asakura simplesmente reviveu, voc tem que saber de algo! Voc e ela no vieram do mesmo lugar? O que diabos est acontecendo aqui? Pode usar quantas palavras compridas voc quiser, mas me explique Como havia feito todo o dia, estava para continuar, mas senti uma desagradvel sensao correndo pelo meu estomago. Essa reao... no igual a de qualquer pessoa? Os olhos de Nagato estavam firmemente fechados, e um tom leve de vermelho se espalhava pelo seu rosto plido. Gemidos, como suspiros distantes, escapavam de seus lbios semi-abertos, finalmente havia percebido o tremor delicado nos ombros sob as minhas mos, como um filhote sob o ar gelado. Uma voz insegura chegou aos meus ouvidos. Pare com isso... Voltei aos meus sentidos. J fazia algum tempo que Nagato estava de costas para a parede. Em outras palavras, eu havia a empurrado sem perceber at l. O que foi que eu fiz? Agi como um troglodita, no ? Se algum tivesse presenciado isso, j estaria algemado e recebendo uma intimao penal. Se formos olhar objetivamente, eu no era nada alm de um bastardo que atacou uma indefesa garota sozinha no Clube de Literatura. Desculpe. Soltando as minhas mos, senti toda a fora que ainda me restava ser drenada do meu corpo. No queria te atacar assim. S queria confirmar uma coisa... Meus joelhos enfraqueceram. Puxei uma cadeira at mim, e desabei sobre ela como um caramujo letrgico. Nagato no se movera um palmo, continuara com as costas na parede. O que poderia considerar como sorte, tomando em conta que ela no correu para fora amedrontada.

Passei meus olhos pela sala mais uma vez, e logo percebi que aquela no era a base secreta da Brigada SOS. Nessa sala s haviam pilhas de livros nas estantes e cadeiras dobrveis, alem de um computador sobre a longa mesa de madeira. No era o computador de ltima gerao que Haruhi extorquira do Clube de Informtica, mas sim um modelo de trs geraes atrs. Comparativamente falando, as diferenas eram como querer comparar um phaethon [2] de dois cavalos com um trem Maglev [3].

2-[Nota do tradutor: na mitologia grega, Phatn, ou Phaethn, era filho de Helios (Phoebus). Helios concede a Phaeton a carroagem do sol, porm esse perde o controle e, quando coloca a Terra em perigo, Zeus o mata com um raio, de forma a prevenir o desastre]. 3-[Nota do tradutor: um comboio (trem) de levitao magntica ou Maglev (Magnetic levitation transport) um veculo semelhante a um comboio que transita numa linha elevada sobre o cho e propulsionado pelas foras atrativas e repulsivas do magnetismo atravs do uso de supercondutores].

29 S.O.S. Dan Brasil

Na mesa de Haruhi, onde normalmente teramos um prisma com a palavra Comandante inscrita, nada poderia ser visto. A geladeira e as diversas fantasias tambm estavam faltantes. Sem jogos de mesa trazidos por Koizumi. Sem Maids. Sem a netinha do papai Noel. Sem nada. Droga! Segurei minha cabea com as mos. Realmente, o jogo havia acabado! Se isso era um joguete psicolgico de algum, meus parabns, voc teve um sucesso retumbante! Eu mesmo posso te dar uma medalha. Ento, quem estava por trs desse experimento, Haruhi? A Entidade de Dados Integrados? Ou algum novo inimigo at agora desconhecido ao nosso mundo...? Isso durou uns cinco minutos. Lutei para melhorar o meu nimo, at que pude com muito esforo levantar a cabea. Nagato ainda estava colada a parede, com seus olhos negros fixados em mim. Seus culos estavam tortos, e s posso agradecer aos cus por aqueles olhos no estarem repletos de horror ou medo, era mais um tipo de surpresa de uma garotinha que encontrara o seu irmo considerado morto caminhando pela rua. Pelo que parecia, ela no iria me denunciar pelo incidente. No meio de tanto pnico, talvez essa fosse minha nica fonte de alvio. Por que voc no se senta? Comecei a falar, mas percebi que havia roubado a cadeira de Nagato. Deveria ceder o lugar a ela ou pegar outra cadeira? Talvez ela no queria ficar perto de mim. Perdoe-me. Com mais um pedido de desculpas, me levantei. Peguei uma cadeira em um canto e a movi para o centro da sala. Julgando que essa seria uma distncia saudvel, desdobrei a cadeira e sentei outra vez, continuando a apoiar minha cabea entre as mos. Essa era apenas uma pequena sala onde ficava o Clube de Literatura. Em um dia em maio, Haruhi me arrastara para c como um rob enlouquecido, e assim pude conhecer Nagato. A sala que vi em nosso primeiro encontro era exatamente assim. Naquela poca, s haviam as mesas, cadeiras e estantes, alm da prpria Nagato. A partir da, objetos randmicos comearam a aparecer sem aviso, tudo porque Haruhi anunciara que de agora em diante, essa sera sala do nosso clube!. Entre essas coisas estava um aquecedor, uma chaleira, um vaso de barro, uma geladeira, um computador... Espere um pouco. Tirei as mos da cabea. O que foi. O que estava aqui? Um armrio, um bule de ch, copos, um velho tocador de fitas... No isso... Procure coisas que no existiam aqui antes e que apareceram apenas depois de se tornar o covil da Brigada SOS, e que esto nessa sala agora! O computador!

30 S.O.S. Dan Brasil

O modelo era completamente diferente. S havia o cabo de energia estendido pelo cho, ento era muito provvel que no estivesse ligado na internet. Mas esse era o nico objeto que me chamara a ateno, a resposta nica para o meu jogo dos sete erros. Nagato ainda estava em p. Seus olhos estavam grudados em mim j fazia um longo tempo, como se necessitasse de vigilncia constante. Mas se olhasse para ela, seu rosto imediatamente se virava para o cho. Olhando bem, era possvel ver uma sombra de rubor em suas bochechas. Ei Nagato... essa no voc! Voc nunca deixaria seus olhos vagando por ai e seu rosto mergulhado em dvidas! Podia ser um esforo ftil, mas tentei parecer imperturbado enquanto me levantava, na tentativa de no amedront-la. Nagato. Apontei para o monitor. Posso usar isso um pouco? A expresso dela era de choque, se tornando pouco a pouco em perplexidade, seus olhos vagueavam rapidamente entre o computador e eu. Ela tomou flego. S um instante. De maneira insegura, ela trouxe sua cadeira para frente do computador, apertou o boto para ligar e se sentou. Para dar o boot no sistema operacional demorou uma eternidade, praticamente o tempo para uma lata de caf recm comprada esfriar at o ponto de um gato poder prov-la. Depois de um som similar a um esquilo mastigando as razes de uma arvore, aquilo finalmente havia acabado. Nagato operou o mouse com agilidade, talvez para mover ou apagar algum arquivo. Talvez tivesse algo l que ela no queria mostrar a ningum. Entendo o que ela sente, tambm no queria que ningum visse a pasta MIKURU. Est aqui. Com uma voz baixa e sem olhar para mim, ela saiu da cadeira e continuou a me vigiar ao lado da parede. Desculpe pelo incmodo. Me sentei e dei uma olhada rpida pela tela, usando de todas as habilidades que tinha para encontrar a pasta MIKURU ou do site da Brigada SOS. Um senso de inutilidade pesava em meus ombros. ... no est aqui. Apesar de tudo que fiz, no consegui encontrar uma conexo nos fatos. As provas da existncia de Haruhi no estavam em lugar algum. Penso em que tipo de coisa Nagato pode ter escondido anteriormente, mas o olhar vigilante dela permanecia em minhas costas. A atmosfera era to pesada que ela poderia desconectar o cabo de energia logo que os dados ocultos estivessem para ser descobertos. Me levantei. O computador no continha pista alguma. O que eu queria mesmo ver no era as fotos de Asahina-san ou a pgina de internet da Brigada SOS. Esperava encontrar uma pista que Nagato me deixara, como aquela vez em que eu e Haruhi ficamos presos em um espao restrito. Minhas esperanas foram aniquiladas sem piedade.

31 S.O.S. Dan Brasil

Desculpe pela confuso. Desculpei-me com uma voz cansada e me virei para a porta. Vou para casa, dormir um pouco. Ento algo surpreendente aconteceu. Espera. Nagato puxou um papel timbrado de um vo na estante, e ficou em frente a mim com um olhar hesitante. Seus olhos vagueavam ao redor da minha gravata enquanto ela falava. Se estiver tudo bem para voc. Ela colocou a folha em minhas mos. Pegue isso. Era um formulrio, em branco, para inscrio nos clubes.

Bem. Ao menos eu deveria estar grato de j ter encontrado todo o tipo de coisa absurda antes. Caso contrrio, nessas horas eu j teria ido atrs de um psiquiatra. Examinando as coisas com frieza, ou eu acabei ficando clinicamente insano, ou o mundo todo saiu completamente dos trilhos; e eu quase posso marcar essa alternativa como incorreta. Sempre sou o sujeito sbrio, me reconheo como um excelente comentarista da gigantesca Tsukkomi [4] que a minha vida. Ei, se pudesse deixar um comentrio sobre esse mundo incompreensvel, seria algo assim; Nandeyanen [5] !?/ Mas que diabos!?

4-[Nota do tradutor: Boke e Tsukomi uma famosa pea de teatro, chamada Manzai, que consiste em mostrar o relacionamento entre duas pessoas. Tsukkomi [ o personagem sem graa da dupla]. 5-[Nota do tradutor: traduzido como por que isso!?, uma das frases da comdia Manzai].
... Fiquei em silncio, bem ao estilo de Nagato. De certa forma j comeava a sentir o frio gelando meus ossos, acho que existe um limite para a minha falsa coragem. Nagato havia se transformado em uma mope garota adoradora de livros. Asahinasan voltara a ser uma veterana desconhecida para mim. Koizumi nunca havia se transferido para c, e provavelmente estava estudando em algum outro lugar. Mas na verdade, o que aconteceu aqui? Ser que a inteno era voltar tudo ao incio? Se fosse assim, as datas no estavam um pouco erradas? Se fosse um reset, possivelmente voltaramos at o incio de tudo, no primeiro dia de aula, no ? No tenho idia de quem apertou o boto de reinicio, alterando apenas a configurao do ambiente enquanto o fluxo do tempo se manteve intacto. Isso realmente confuso, sabe! Olhe s para mim, completamente desorientado e pasmo. Achei que esse tipo de atitude estava reservado apenas para Asahina-san! E onde est a outra garota? Ser que aquela idiota est aproveitando uma vida confortvel enquanto eu estou nesse lugar, morrendo de frio?

32 S.O.S. Dan Brasil

Onde est Haruhi? Cad voc? Mostre j a sua cara! Est com medo ou o qu? ... droga. Por que eu tenho que procurar justamente por voc? Ou ser que voc simplesmente no existe por aqui, Haruhi? Pode parar agora com essa piada!? No entendo porque infernos voc pensaria assim, mas a histria no pode seguir se voc no aparecer! simplesmente cruel empurrar todos esses pensamentos depressivos e desconfortveis para mim! Qual o seu problema afinal? Com a constante imagem de escravos carregando gigantescos blocos de pedra ladeira acima para construir um mausolu, olhei para o nebuloso cu gelado pela janela do corredor. E o formulrio de inscrio farfalhava em meus bolsos.

Quando voltei para o meu quarto foi minha irm e Shamisen que vieram me receber. Ela, com um sorriso inocente, segurava um graveto com uma bola felpuda na ponta. Shamisen, deitado preguiosamente na cama, era repetidamente atacado na cabea pela vareta. O gato apertava os olhos, visivelmente incomodado, e de vez em quando erguia os braos para tentar se defender dos cruis ataques de minha irm. Oh, bem vindo de volta~ Ela me olhou com um sorriso no rosto. O jantar est quase pronto. Janta-da-nya, Shami~ Shamisen levantou a cabea, mas logo deu um grande bocejo, e lutou preguiosamente contra as investidas constantes da garotinha. Ah, pelo menos havia alguma esperana nisso tudo. Ei. Peguei a vareta e bati levemente na testa de minha irm. Voc lembra da Haruhi? Asahina-san? Nagato? Koizumi? No jogamos baseball juntos, e aparecemos no filme? O qu? Kyon-kun, no sei do que voc est falando. Peguei Shamisen nos meus braos. Quando esse gato veio para essa casa? Quem o trouxe aqui? Os olhos da minha irm ficaram cada vez mais circulares. Hum... ms passado. Voc que o trouxe aqui. Kyon-kun, no se lembra? Voc ganhou ele de um amigo que ia se mudar para longe. No verdade, Shami~?

33 S.O.S. Dan Brasil

Roubando o gato tricolor dos meus braos, minha irmzinha afagou sua bochecha afetuosamente contra Shamisen, que sonolentamente estreitou os olhos, me olhando de longe com uma expresso de desistncia.

Me d ele aqui.

34 S.O.S. Dan Brasil

Peguei o gato de volta. Os seus bigodes estavam tremendo, aparentemente irritado em ser tratado como uma mercadoria. Desculpa, vou te dar mais comida depois como recompensa. Preciso trocar uma palavrinha com ele. S ns dois. Ento saia do meu quarto. Agora! Ei, eu tambm quero conversar. Isso injusto, Kyon-kun! Eh... voc vai falar com o Shami? Ah? Srio? Me~, o crebro do Kyon-kun derreteu! Minha irm podia ser ouvida correndo pelas escadas, dizendo algo que poderia muito bem ser verdadeiro. Ento, Shamisen. Cruzei as pernas em frente a ele, falando com o precioso gato Calico deitado em meu piso. Ok, eu te disse uma vez para no falar, no importando o que acontecesse, mas agora esquea isso. Melhor ainda, ficaria realmente grato se, nesse momento, voc dissesse algo. Ento Shamisen, por favor, fale comigo. Qualquer coisa serve. Filosofia, cincias naturais, o que voc preferir. Mesmo que eu no entenda, fale, por favor! O felino me olhou com uma cara de chateao. Completamente entediado, Shamisen comeou a lamber os seus pelos. ... voc pelo menos entendeu o que eu disse? Voc pode no conseguir mais falar, mas ainda pode ouvir e entender? Levante a pata esquerda se sim, e a direita se no? Com a minha mo direita, cutuquei o seu nariz. Shamisen cheirou a ponta de meus dedos por alguns momentos, mas como esperado, voltou a lamber seus pelos, sem dizer nada ou demonstrar qualquer nvel de compreenso. Normal, eu acho... Esse gato falou apenas enquanto gravvamos o filme, e foi por um perodo bem curto. Na mesma hora que paramos as filmagens, ele voltou a ser um gato comum. Um gato que poderia ser encontrado em qualquer lugar, e s poderia ser associado a verbos como comer, dormir e brincar. S sei de uma coisa. Nesse mundo gato nenhum pode falar. Isso no o normal? Exausto, cai duro em minha cama, esticando meus braos e pernas. Gatos no podem falar. Ento, o momento mais estranho foi quando Shamisen abriu sua boca e falou, no agora. No ? Queria ser um gato. Da poderia parar de pensar nessas coisas complicadas e viver minha vida confiando apenas nos meus instintos bsicos. Permaneci naquela posio, at minha irmzinha voltar me dizendo que o jantar estava pronto...

35 S.O.S. Dan Brasil

O Desaparecimento de Suzumiya Haruhi


Traduo: kwijibo Reviso: GardenAll Captulo 2:

O dia 18 de dezembro acabou com uma desconfortvel sensao de estar preso por todos os lados em um tubo de cola, e assim, o prximo dia veio. 19 de dezembro. De hoje em diante, teramos aulas mais curtas. Essa pausa deveria ter surgido muito antes, mas h pouco tempo atrs nossa humilde escola foi atropelada por uma escola rival nos resultados do exame nacional. Nosso diretor estava cuspindo fogo e instituiu mudanas foradas no nosso sistema, com o propsito de aumentar o desempenho acadmico. Pareceme que a histria no muda, afinal. Porm, no havia nada alm de mudana ao meu redor, tanto na minha escola, quanto na Brigada SOS. Como se tivesse sido capturado em uma armadilha ardilosa, fui para aula apenas para descobrir que mais alunos da sala 1-5 no estavam ali. Taniguchi estava nessa lista, provavelmente de cama com uma febre de 40 graus. E assim, no dia de hoje, Asakura continuava sentada atrs de mim, no lugar de Haruhi. Bom dia. Voc est mais desperto hoje? Espero que seja este o caso. Veremos. Coloquei a bolsa sobre a minha mesa com uma cara inflexvel. Asakura apoiava seu queixo sobre as mos. Mas estar apenas com os olhos abertos no garante que voc no esteja sonhando. Ter um controle firme da situao sua frente o primeiro passo para entender. Como voc est? Lidando bem com a situao? Asakura. Inclinei-me para frente, lanando um olhar afiado para o rosto bem modelado de Asakura Ryouko. Diga-me de uma vez. Voc simplesmente no se lembra ou est bancando a idiota? Sabe que voc j tentou me matar antes? O rosto de Asakura subitamente se tornou pesado, com o olhar exato de algum que encara um paciente insano. ... , me parece que voc ainda no acordou. Oua o meu conselho: v logo ver um mdico antes que seja tarde demais! Ela fechou seus lbios e, dali em diante, me ignorou completamente, enquanto conversava com uma garota prxima. Virei-me para frente e, com meus braos cruzados, encarei intensamente o ar ao meu redor. Vamos colocar as coisas em outra tica.

36 S.O.S. Dan Brasil

Digamos que exista algum extremamente infeliz. Essa pessoa tem sido espetacularmente infeliz, no importa se vemos isso objetivamente ou subjetivamente. A natureza dessa pessoa , sem duvidas, a personificao de todo o azar e infelicidade, a ponto que at mesmo o velho prncipe Siddhartha [1], que se tornou um mestre iluminado teria de afastar os olhos dessa pessoa. Um dia, ele (essa pessoa pode tambm ser um ela, mas vamos assumir que seja ele, para encurtar a histria e evitar problemas) acabou adormecendo, atormentado pela sua misria usual, e no prximo dia, quando ele acorda, o mundo simplesmente virou de pernas para o ar. Este mundo se transformou em algo maravilhoso, to incrvel que at mesmo a palavra Utopia no faria jus ele. Nesse mundo, toda a sua infelicidade fora dizimada, e seu corpo e esprito, da cabea aos ps esto repletos de alegria em todos os aspectos. E como mais nada de ruim cairia sobre os seus ombros, s poderamos concluir que algum levou essa pessoa do inferno ao paraso em uma nica noite.

1-[Nota do tradutor: Sidarta Gautama foi um professor espiritual da regio nordeste da sia Meridional que fundou o Budismo].
claro, a vontade dessa pessoa no nem discutida aqui. Ele levado por algum que desconhece, por um motivo completamente obscuro. No se sabe o que ele fez para que isso acontecesse, e talvez s Deus saiba. Ento, nesse caso, essa pessoa deveria ser feliz? Ao mudar o mundo, toda a infelicidade dele foi apagada. Porm, esse mundo continua sendo diferente do original, e o mistrio por trs de todas essas mudanas permanece ali. Assim, nesse cenrio, usando nossos critrios conhecidos, para quem essa pessoa devia expressar a sua gratido? Dito isso, essa pessoa no sou eu. Posso afirmar que as coisas so bem diferentes. Pensando bem... uma analogia bem ruim para o meu caso, eu acho. No era a pessoa mais infeliz do mundo at ontem, e tenha certeza que atualmente no sou o pinculo da felicidade entre todas as pessoas. Enfim, ignorando o problema do exagero, a analogia se torna um pouco mais tolervel, quase exata, para ilustrar o meu argumento. Meus nervos estavam se despedaando pelos constantes acontecimentos bizarros ao redor de Haruhi, e agora, tudo isso perdeu completamente a relevncia para mim. Mas h um porm Aqui, no existe nenhuma Haruhi nem Koizumi, a Nagato e a Asahina so pessoas comuns, e a prpria existncia da Brigada SOS tornou-se nada. Sem aliens, espers ou viajantes do tempo. Acima de tudo, sem gatos que falam. , simplesmente, um mundo ordinrio. Mas e ento? Que mundo o mais apropriado para mim? Que mundo mais me satisfaria? O mundo como era at pouco tempo? Ou o mundo de agora? Ser que eu estou feliz agora?

Depois da aula, meus ps seguiram no piloto automtico para a sala de sempre do Clube de Literatura, uma tpica ao reflexa onde o corpo se move sem o crebro perceber, fruto de uma repetio diria dessa mesma ao. a mesma coisa quando se toma um banho. claro que no existe uma sequncia predeterminada de como voc vai se ensaboar, mas de tempos em tempos certo padro acaba sendo repetido todas s vezes.

37 S.O.S. Dan Brasil

Todos os dias, assim que as aulas terminam, vou em direo a sala da Brigada SOS, beber o ch preparado por Asahina-san, e jogar alguma coisa com Koizumi, enquanto ouo a infinita baboseira delirante de Haruhi. Talvez por ser um mau hbito, que seja to difcil deixar de lado, mesmo que eu tenha conscincia disso... exatamente por ser um mau hbito. Porm, tenho de dizer que o ambiente de hoje um tanto diferente. O que diabos eu devo fazer com isso? Olhava intensamente para o papel em branco enquanto caminhava. Nagato me deu isso ontem, me encorajando timidamente a me juntar ao Clube de Literatura. Mas eu simplesmente no consigo entender, por que eu? Ser porque o clube no tem mais nenhum membro e est prestes a ser fechado? Mas muita coragem da parte dela me recrutar, algum que literalmente surgiu do nada e a atacou. Provavelmente, mesmo nesse mundo errado, a nica pessoa que no muda a sua lgica peculiar Nagato. Agh! Enquanto andava pelo prdio dos clubes, passei perto da dupla formada por Asahina e Tsuruya. Asahina-san literalmente recuou quando me viu passando, se agarrando fortemente a Tsuruya-san. Atordoado por aquela linda reao que ela teve ao me ver, dei um breve aceno e corri para longe. Por favor, deixe os meus dias comuns voltarem, assim posso aproveitar o meu nctar divino outra vez! Dessa vez bati, s assim poderia abrir a porta. Esperei um pouco e ouvi uma resposta suave. Nagato passou os olhos sobre o meu rosto e voltou ao livro que estava em suas mos. Seu movimento ajeitando os culos parecia ser uma saudao. Voc no se importa de eu ter voltado para c? Seu pequeno rosto acenou firmemente. Apesar disso, seus olhos continuavam vidrados no livro sua frente, no se dando nem ao trabalho de levantar a cabea. Coloquei a minha mala em um canto, e quase que imediatamente meus olhos saltaram procurando algo para fazer. Porm, nessa sala impessoal, no havia nenhuma engenhoca ou algo estranho com o que me ocupar. Minha nica escolha repousava sobre a estante. Todas as prateleiras estavam cheias de livros de todos os tamanhos. Muitos deles grossos e de capa dura, pelo menos muito mais do que os romances ou outros livros sem tanto cuidado, acho que isso tem muito a ver com a preferncia pessoal de Nagato por leituras mais pesadas. Silncio. Devia j estar acostumado a isso, mas hoje, esse silncio estava imbudo de uma carga to opressiva que chegava a ser doloroso. Se no fizesse nada a respeito, as coisas continuariam terrivelmente desconfortveis Todos estes livros so seus? A resposta veio quase que imediatamente. Alguns j estavam aqui antes de mim. Nagato me mostrou a capa daquele grosso volume que estava lendo. Esse emprestado. Da biblioteca publica.

38 S.O.S. Dan Brasil

Em sua lateral estava uma etiqueta em cdigo de barra que mostrava a propriedade da biblioteca sobre o livro. A luz fluorescente se refletiu no adesivo laminado, fazendo os culos da inexpressiva garota brilharem por um segundo. E fim de conversa. Nagato voltou a sua desafiadora leitura silenciosa, enquanto eu lentamente perdia o meu lugar na existncia. Certamente esse silncio era sufocante. Procurei algo para dizer, nem que fossem apenas palavras aleatrias. Voc escreve tambm? Depois disso, mais trs quartos de momento em silncio. Apenas leio. Seus olhos se agitaram em direo ao computador por alguns segundo, antes de se esconder novamente sob as lentes, mas no rpido o suficiente para escapar aos meus olhos. isso, certamente isso que ela estava tentando esconder antes de me deixar usar o computador. Repentinamente, me surgiu uma vontade irresistvel de ler a histria de Nagato. O que ela teria escrito? Talvez fico cientfica. Com certeza no seria uma histria de amor, seria? ... Era difcil manter um dilogo com Nagato, em primeiro lugar. Apesar disso, essa Nagato no era muito diferente. Reiniciei a minha operao silenciosa pela estante. Por algum motivo, meus olhos pousaram sobre a lombada de um livro. Era um titulo familiar. Na poca da criao da Brigada SOS, Nagato havia me emprestado o primeiro volume de uma extensa serie de fico cientifica, um livro com uma quantidade assustadora de palavras. Agora que estou me recordando dessa poca, lembrome de como Nagato, ainda uma garota de culos, me empurrou esse livro sem espao para nenhuma desculpa. Fique com isso, ela me arremessou essas palavras antes de sair rapidamente de cena. Tomou-me umas boas semanas para ler aquela coisa. Mas, para mim, j parecem anos que isto aconteceu. Muitas coisas ocorreram nesse meio tempo. Estranhos e nostlgicos sentimentos cresceram dentro de mim, me impelindo a tirar o livro da estante. No estava simplesmente dentro de uma livraria, folheando para ver se ia gostar, ento no como se fizesse algum esforo real para ler aquilo tudo. Virei as pginas a esmo e, quando estava para colocar o livro de volta no seu lugar, um pequeno pedao de papel retangular caiu ao lado dos meus ps. Hmmmm? Eu o apanhei prontamente. Era um marcador com um padro floral. Parecia ser daqueles que as livrarias entregam de brinde nas compras espere ai, um marcador? Era como se o mundo estivesse girando em torno de mim. Ah... aquela vez... eu abri o livro no meu quarto... encontrei o mesmo marcador... e sai correndo com a minha bicicleta... aquelas palavras ficaram grudadas no fundo da minha mente. Sete horas, estarei esperando no parque ao lado da estao. Segurando meu flego, girei o marcador entre as minhas mos e ento vi.

39 S.O.S. Dan Brasil

Condio de execuo do programa; coletar as chaves. Tempo limite: dois dias. A sentena era como uma mensagem do passado, escrita em uma fonte precisa como a de um computador. De uma s vez, me virei rapidamente para a mesa onde Nagato estava, alcanando-a em trs passos. Fixando meu olhar naquelas pupilas negras, perguntei; Foi voc que escreveu isso?. Encarando fixamente o verso do marcador que eu segurava em sua frente, Nagato abanou sua cabea confusa enquanto respondia; parecida com a minha letra. Mas... no me lembro de ter escrito isso. ... entendi. Como eu pensava. Est tudo bem, seria estranho se voc soubesse. Tem algo me incomodando, mas no se preocupe com as baboseiras que eu estou falando, de verdade... Enquanto essas desculpas esfarrapadas saiam da minha boca, sentia que a minha mente estava prestes a voar para longe. Nagato. Essa uma mensagem sua, no ? s uma frase de uma s linha, mas estou feliz por isso. Posso considerar isso um presente da Nagato que conheci por tanto tempo? Ser que essa uma pista para consertar toda essa situao maluca? Se no , por que mais voc escreveria esse bilhete to parecido com um manual de instrues? Condio, programa, chaves, tempo limite, dois dias. ... dois dias? Hoje dia 19. Ser que devia contar dois dias a partir de agora? Ou eu devo contar a partir de ontem, quando o mundo enlouqueceu? Na pior das hipteses, o tempo acaba amanh, no dia 20. A surpresa gradualmente esfriou como o magma lentamente endurecendo sobre a crosta da terra. No sei de mais nada, mas acho que vou ter que juntar algumas chaves para executar esse programa. Mas o que diabos so essas chaves? Onde elas esto, e quantas so? Quando eu juntar todas elas, eu as trago de volta e troco por um brinde? Pontos de interrogao infestaram a minha cabea, finalmente se juntando em uma grande pergunta final. Se eu executar esse programa, o mundo vai voltar ao normal?

Apressadamente tirei os livros da estante, procurando de cabo a rabo se haviam outros marcadores escondidos. Sob o olhar surpreso de Nagato eu continuei escavando, mas sem resultado. No haviam outros... S um, ento? Bem, colocando em termos, se algum for ganancioso demais e juntar todos os itens que encontrar, isso s vai acabar o atrasando e o levando de volta ao ponto de partida. Mover-se aleatoriamente apenas perda de tempo e de HP. Vamos colocar as coisas em prioridades, encontre as chaves. O topo ainda est longe, mas acredito que j conseguir enxergar pelo menos uma indicao da chegada.

40 S.O.S. Dan Brasil

Aps pedir permisso, desempacotei meu almoo e me sentei diagonalmente a Nagato. Mastigando o meu lanche, tambm trouxe a tona dezenas de pensamentos. Nagato parecia dirigir seus olhos de vez em quando para a minha direo, mas eu apenas operava mecanicamente meus palitinhos, concentrado na tarefa mais urgente continuar alimentando as minhas clulas cerebrais com nutrientes. Enquanto o tempo passava, o meu almoo se esvaziava. Estava prestes a pedir um pouco de ch, quando percebi que Asahina-san no estava mais entre ns. Estava frustrado, mas continuei a ponderar. Essa era a hora da verdade. No podia deixar uma pista to preciosa escapar. Chave, chave, chave, chave... Por umas duas horas consecutivas, estive imerso em uma ardente reflexo. Gradualmente, fiquei cansado da minha prpria estupidez, e fui soterrado pelo desnimo. No consigo entender! me amaldioei, em silncio. Chaves era um termo muito ambguo para comear. Com certeza, no eram chaves de verdade para abrir e trancar, a hiptese mais vlida era que fossem coisas como palavras chave ou pessoas chave. Mas o escopo ainda era muito amplo. Era algo, ou uma frase? Mvel ou imvel? Queria poder perguntar mais pistas desse tipo. Tentei imaginar no que Nagato pensava enquanto escrevia esse marcador, mas a nica coisa que conseguia pensar era nela lendo um livro difcil, ou dizendo algo impressionantemente longo como a Nagato que sempre conheci. Com um sbito interesse, virei-me para a diagonal e ali estava Nagato, imvel como se estivesse tirando um cochilo. Talvez fosse s impresso minha, mas ela parecia estar na mesma pgina, sem progredir. Apesar disso, como contra-evidncia de que ela no estava tirando uma soneca vespertina, suas bochechas enrubesceram quando percebeu que estava sendo observada pelo meu olhar perdido. Ou essa Nagato do Clube de Literatura terrivelmente tmida, ou simplesmente desacostumada a ter a ateno alheia. Mesmo sendo idntica exteriormente, ela continuava reagindo de modo no familiar, o que certamente estimulou os meus interesses. Deliberadamente, fixei meus olhos nela, observando-a. ... Apesar de ter seus olhos focalizados nas pginas, estava claro que ela no conseguia ler uma nica palavra escrita naquelas linhas. Nagato inspirava silenciosamente com seus lbios semicerrados, e o ritmo discreto do seu peito expirando pesarosamente logo se tornou visvel. O plido tom rosado de suas bochechas se tornava mais rubro a cada minuto. Para dizer a verdade, Nagato era um pouco no, melhor dizendo, muito bonitinha. Pensei por um instante que no seria m idia me juntar ao Clube de Literatura e aproveitar um mundo sem Haruhi. Mas no, no posso jogar a toalha ainda. Tirei o marcador do meu bolso e o segurei com fora, cuidando para no o esmagar. Deixar esse aviso aqui significa que Nagato ainda tem negcios a tratar comigo. Eu mesmo tenho coisas para fazer no meu antigo mundo! No provei a comida de Haruhi, ainda no consegui fixar a imagem de Asahina-san vestida de Mame Noel nas minhas retinas. E o meu jogo com Koizumi foi interrompido enquanto eu estava em vantagem. Se continuasse assim, eu teria vencido, ento no tm como eu desistir dos meus justos cem ienes dessa maneira.

O sol poente reluziu pela janela, e a hora dela se esconder atrs dos prdios do campus como uma grande bola alaranjada havia chego.

41 S.O.S. Dan Brasil

Cansei de esperar sentado, pois nada de bom aparecia em minha cabea, no importa o quanto eu tentasse. Levantei-me alcanando a minha bolsa. Acho que tudo por hoje. Tudo bem. Nagato fechou o livro que podia ou no estar lendo esse tempo todo, e o colocou dentro da mala antes de se levantar. Ser que ela estava esperando que eu dissesse isso? Peguei minha mala. E, mesmo assim, ela no se movera um centmetro, acho que Nagato ficaria ali para sempre se eu no desse o primeiro passo. Ei, Nagato? O qu? Voc mora sozinha, no? ... sim. Ela provavelmente est pensando em como diabos eu sei de uma coisa assim. Ia perguntar se ela vivia com a sua famlia, mas parei prontamente quando vi os seus olhos pesarem subitamente. Memrias daquele seu quarto, praticamente sem moblia alguma, vieram na minha mente. Minha primeira visita havia sido h sete meses atrs, com toda aquela conversa csmica e teleptica que era quase assustadora na sua falta de limites. A segunda visita foi no Tanabata de trs anos atrs, onde eu estava com Asahina-san. Pensando bem, a segunda vez foi antes da primeira, se observarmos o fluxo normal do tempo, o que de certo modo um tipo de conquista para mim. Que tal ter um gato? Gatos so timos! Eles podem parecer preguiosos o tempo todo, mas tem vezes que penso que eles conseguem entender o que eu estou dizendo. No me surpreenderia se gatos pudessem falar. E acredite, no estou brincando quando digo isso. Animais so proibidos. Depois da resposta, ela se calou por algum tempo, com seus olhos flutuando em tristeza. Como o som do vento em uma fissura nas rochas, ela respirou fundo e falou em uma voz insegura. Voc quer ir? Nagato olhava para as minhas mos. Onde? E os meus dedos responderam de volta. Minha casa. Mais meia nota de silncio. ... posso? O que estava acontecendo aqui? Ela tmida, envergonhada ou agressiva? Essa Nagato tem uma curva psicologia completamente descontinua! Ou ser que a mentalidade de

42 S.O.S. Dan Brasil

uma estudante normal dos dias de hoje to irregular quando a curva de luz da estrela de Mira[2]?

2-[Nota do tradutor: curva de luz um grfico onde so colocadas as variaes de brilho da estrela no decorrer do tempo. A estrela em questo Mira, a "Maravilhosa", na constelao da Baleia].
Claro. Nagato saiu da sala, escapando da minha vista. Ela apagou as luzes, abriu a porta e desapareceu no corredor escuro. claro que eu a segui. A casa de Nagato, nmero 708 em um prdio de luxo. Acho que s vou dar uma espiada na sala de estar. Talvez consiga encontrar algumas pistas por l. E se eu encontrar um outro eu dormindo l, pode ter certeza que vou o acordar usando meus punhos!

Na sada da escola, Nagato permaneceu silenciosa como sempre. Ela apenas caminhava em linha reta pela ladeira, em silncio. Com passos inseguros que davam a impresso de que um vento forte e gelado estava rugindo contra ela. Seu cabelo estava bagunado, agitado pelas sbitas rajadas de vento. Olhando para suas costas, continuei a caminhar mecanicamente. Haviam varias coisas que eu gostaria de falar, mas sentia que era melhor no perguntar porque ela havia me convidado. Depois de caminhar por algum tempo, Nagato parou na frente do seu prdio. Quantas vezes eu havia vindo at aqui? Duas para ver Nagato, uma para descobrir algo sobre Asakura, e uma vez no terrao? Digitando a senha habilmente na porta de entrada, Nagato abriu o porto e entrou no lobby sem olhar para trs uma s vez. Ela estava quieta mesmo no elevador. Quando chegamos na porta do oitavo apartamento do stimo andar, ela inseriu a chave na porta e a abriu devagar, mesmo assim, ela me convidou para entrar fazendo apenas um gesto. Passei pela porta sem deixar escapar um s som. O arranjo da sala no era muito diferente da minha memria. Era apenas uma sala sem nada de notvel. No havia nenhum mvel na sala de estar a no ser um kotatsu. Como era de se esperar, nem mesmo havia cortinas nas janelas. E havia o quarto de visitas. Na verdade era apenas um cmodo separado por uma porta de correr. Posso dar uma espiada nessa sala? Perguntei para Nagato, que havia isso a cozinha pegar um jogo de ch. Ela piscou suavemente. V em frente. Desculpe pela invaso. A porta se abriu, deslizando como se no houvesse nada preso a ela. ... S haviam alguns tatames l dentro.

43 S.O.S. Dan Brasil

Bem, eu devia ter adivinhado, no tem como eu ter viajado para o passado tantas vezes. Coloquei a porta novamente na sua posio original, e mostrei as minhas mos para Nagato, que observava tudo de longe. Porm, aposto que esse gesto no deve ter significado nada para era. Apesar disso, sem dizer nada, Nagato colocou os dois copos sobre o kotatsu, se sentou com as pernas sob o corpo e comeou a despejar ch sobre eles. Sentei-me em sua frente com as pernas cruzadas, da mesma maneira que havia feito quando a visitei pela primeira vez. Naquela poca, eu havia bebido centenas de copos de ch feitos por Nagato, completamente alheio a tudo, enquanto ouvia um monlogo sobre a natureza do universo e todas as coisas. Foi um perodo de novidades e de um calor brutal, completamente diferente do frio atual. Acho que at mesmo o meu corao est mais fresco agora. Tomando seu ch em minha frente e em completo silncio, os olhos de Nagato lentamente desceram para baixo de seus culos. Por algum motivo, ela estava hesitando. A sua boca abria e depois de fechava. Ela olhava para mim tentando juntar um pouco de coragem, s para momentos depois forar sua viso novamente para baixo. Ela repetiu isso algumas vezes, at que conseguiu colocar seu copo de ch de lado, e falar com grande esforo. Eu j havia me encontrado com voc. E adicionando depois. Fora da escola. Onde? Voc se lembra? Onde? Biblioteca. Aps ouvir essa palavra, as engrenagens da minha mente voltaram a se mover. E todas as memrias com Nagato voltaram a minha mente. Era a biblioteca que visitamos na primeira busca mistrios da Brigada SOS. Em maio. Seus olhos hesitaram novamente, voc me ajudou a fazer um carto da biblioteca. Minha psique havia sido atingida em cheio por um relmpago, se recusando a funcionar. ... sim. Se no fosse por isso, voc ainda estaria ali, em frente s prateleiras! A chamada de Haruhi tomava a forma de pequenas e irritantes ligaes, e no acho que haveria outra forma de nos tirar de l rapidamente. Voc... De todo modo, Nagato continuou a explicar, e acabei descobrindo que a sua descrio dos fatos no batia muito com a minha. A explicao da garota, usando sua voz fraca e murmurante, foi algo assim;

44 S.O.S. Dan Brasil

Mais ou menos na metade de maio, Nagato visitou a biblioteca da cidade pela primeira vez, e ela no tinha idia de como fazer um carto. Seria fcil se ela tivesse perguntado para algum, mas os poucos bibliotecrios presentes estavam ocupados. Para piorar, uma pessoa introvertida como Nagato era bastante ruim com as palavras, no conseguindo juntar coragem para perguntar para ningum; assim, a garota comeou a vagar em vo pela biblioteca. Provavelmente cansado de ver algo assim acontecendo, um garoto do ensino mdio que estava passando por l se voluntariou para ajud-la, realizando os procedimentos em seu lugar. Era voc. Ela se virou para mim, e nossos olhos se encontraram por menos de um segundo, antes que ela voltasse a encarar o kotatsu seriamente. ... Acho que as reticncias foram divididas entre eu e Nagato. E logo o silncio se mesclou novamente ao vazio da sala, e nem mesmo eu conseguia pensar em nada para dizer. Acho que porque eu no posso responder sobre algo que no me lembro. Nossas memrias eram levemente diferentes. verdade que fiz o carto para ela, mas estava de passagem; no lugar disso, fui eu mesmo que a levei at a biblioteca. Acabei desistindo da dita patrulha do mistrio que estava certamente fadada ao fracasso, para matar meu tempo na biblioteca. Mesmo que a minha memria seja como a de um beb anmona marinha, no tem como esquecer da imagem da quieta Nagato de uniforme. ... Sem saber como lidar com o meu silncio, Nagato apertou os lbios com uma ponta de tristeza, fazendo crculos ao redor do copo com os seus pequenos dedos. Ao ver aquele leve tremor visvel em suas mos, fiquei ainda mais inseguro com a conversa, engrossando ainda mais o pesado silncio do ambiente. Seria mais simples dizer para eu que eu me lembrava, o que de todo modo no seria uma mentira deslavada. Talvez tivssemos algumas falhas na verdade. E, nesse caso, as falhas que seriam as maiores questes com que eu tenho de lidar. Por que existe essa diferena? A aliengena que eu conheci desapareceu para algum lugar, deixando apenas um marcador de pginas.

Ding-dong!
A campainha quebrou a eterna inquietude da sala. Quase pulei com as pernas cruzadas ao ouvir aquele barulho sbito. At mesmo a prpria Nagato estava em choque com a surpresa, se dirigindo rapidamente at a entrada. Novamente a campainha tocou, trazendo consigo um visitante. Mas, afinal, quem iria visitar a casa de Nagato? No consigo pensar em ningum a no ser um entregador ou um coletor de impostos. ... Como uma alma se descolando do corpo, Nagato se levantou e deslizou para perto da parede, sem fazer nenhum barulho. Ela colocou as chaves no painel eletrnico e ouviu a voz de algum saindo por ele em um chiado abafado. Para ento se virar para mim com uma expresso frustrada.

45 S.O.S. Dan Brasil

Ela falava baixinho pelo fone, quase murmurando, soltando negativas inseguras como Mas... e Bem... Espere. Aparentemente, Nagato fora derrotada. Ela caminhou at a entrada e destrancou a porta. Olha quem est aqui!? A garota forou a sua entrada com os ombros na porta. Por que voc est aqui? Isso uma novidade Nagato-san trazendo um rapaz para casa. A menina com um uniforme de nossa escola trazendo uma panela com ambas as mos, habilmente tirando os sapatos ao passar pela soleira da porta. No me diga que voc invadiu! Para comear, diga voc qual o motivo da visita. J surpreendente o bastante ver a sua cara fora da sala de aula! Voc pode me ver como uma voluntria. E realmente inacreditvel pensar que voc estaria aqui. Era a representante de classe que sentava atrs de mim. Em outras palavras, Asakura Ryouko acabara de entrar.

Acho que eu fiz um pouco demais. Est to quente e pesado! Sorrindo, Asakura colocou a grande panela sobre o kotatsu. Se algum passasse pela loja de convenincia essa poca do ano acabaria presenciando esse mesmo cheiro. Ser que tem oden [3] ai dentro? Foi Asakura que fez?

3-[Nota do tradutor: Oden de um prato japons,consumido mais comumente no inverno, que consiste de vrios legumes (como daikon e kon'nyaku), tofu e ovos cozidos imersos em um caldo feito base de molho de soja e peixe].
Exatamente. Prefiro dividir coisas assim, afinal no demora muito para fazer em grandes quantidades. Se deixasse Nagato-san sozinha aqui, sem cuidados, ela iria acabar desnutrida. Nagato foi at a cozinha pegar pratos e talheres. O barulho do vidro se chocando suavemente podia ser ouvido ao longe. Ento? No vai me dizer o motivo de estar aqui? Estou interessada, sabia? Fiquei sem palavras. Estou aqui porque fui convidado, mas no me pergunte o motivo do convite. Ser que foi a histria da biblioteca? Poderamos muito bem falar disso na sala do clube. Pessoalmente, eu s a segui obedientemente porque achei que poderia achar alguma pista do que so essas chaves aqui; apesar disso, no posso falar a verdade em voz alta. S me meteria em mais problemas fazendo-a pensar que tenho algum tipo de problema mental. Inventei logo uma mentira.

46 S.O.S. Dan Brasil

Bem... claro. Estava voltando para casa pelo mesmo caminho que ela... sim, fiquei meio confuso com o convite de Nagato para me juntar ao Clube de Literatura, ento estvamos conversando durante a sada, mas acabamos chegando ao apartamento dela sem que a discusso chegasse a uma concluso. Assim, ela me convidou para entrar para que pudssemos terminar. No invadi, juro. Voc, no Clube de Literatura? Perdoe-me, mas no acho que isso combina muito com voc. Afinal voc realmente l algum livro? Ou por acaso quer ser escritor? Meu problema mais voltado ao que eu vou ler ou escrever de agora em diante. Isso tudo. Ela levantou a tampa da panela, e um aroma sedutor encheu a sala a partir do kotatsu. Os ovos cozidos que flutuavam no caldo estavam com uma cor tima. Asakura-san sentou em um dos cantos da mesa com as pernas cruzadas, olhando de maneira suspeita para mim ocasionalmente. Podia ser apenas impresso minha, mas aqueles olhares eram to afiados que se tivessem massa, eu estaria agora cheio de buracos. Aquela Asakura virou uma assassina sanguinria repentinamente, mas essa Asakura se mantinha impassvel, com uma grande confiana enraizada em sua postura nobre. Tinha certeza que aquele oden estava mais delicioso do que o de qualquer outro. Mas aquela aura colocava tanta presso em mim que sentia a minha confiana se esvair em diversos aspectos. Estava andando em crculos, nada mais. Incapaz de aguentar aquilo por mais um segundo, peguei a minha mala e me levantei. Oh, voc no vai comer com a gente? Confrontando o tom jocoso de Asakura com silncio, decidi me retirar da sala com passos leves. Oh. Quase me choquei com Nagato que voltava da cozinha. Nas mos dela havia uma pilha de pequenos pratos com hashis, e um tubo de raiz forte descansando sobre ele. Estou indo. Desculpe pelo incmodo. Vejo voc mais tarde. Estava prestes a sair, quando senti o meu brao ser segurado com a fora de uma pena. ... Nagato segurava minha manga com seus dedos finos. A presso era muito suave, como a que algum usaria para segurar um beb hamster. Ela tinha uma expresso branda no rosto. Nagato olhava para baixo enquanto tocava minha manga com seus dedos. Ela queria que eu ficasse? Ou ser que se sentia sufocada estando sozinha com Asakura? Em todo caso, era o suficiente para me fazer mudar de idia, especialmente ao v-la to desesperada assim. ... estou s brincando! Eu vou comer! Nossa, estou faminto! Se no colocar nada no meu estomago agora possvel que eu no sobreviva no meu caminho para casa! Seus dedos recuaram. Aparentemente, eu perdi toda a cena. A grande ironia da coisa que normalmente no tenho como ver o que passa na cabea de Nagato com tanta clareza. Vendo-me flutuar de volta a sala, Asakura apertou os olhos, como se tivesse entendido tudo que estava acontecendo.

47 S.O.S. Dan Brasil

Eu havia me focado inteiramente em me entupir de oden. Minhas papilas gustativas gritavam de prazer, mas o meu corao falhava em reconhecer o que exatamente estava comendo. Nagato se concentrava em cada mordida, e demorou quase trs minutos para comer e engolir um pedao de alga Kombu [4]. Dentre ns trs, a nica que falava e comia sem preocupaes era Asakura, enquanto eu s conseguia articular respostas desanimadas.

4-[Nota do tradutor: O Kombu,tambm chamado dashima ou haidai, so algas marinhasdo gneros Saccharina e Laminaria largamente consumido no noroeste da sia].

48 S.O.S. Dan Brasil

A refeio durou mais do que uma hora, meus ombros j doam de tanta tenso, era como estar em uma pequena barraca nas portas do inferno. Finalmente Asakura se levantou. Nagato-san, coloque o que sobrou em outro pote e deixe na geladeira. Mais tarde eu passo aqui buscar a panela. Eu a segui para fora. Era como me libertar de todos os grilhes. Acenando para mim ambiguamente, Nagato baixou os olhos enquanto nos via saindo pela porta. Ento, nos vemos depois. Posso visitar o clube amanh? No tenho mais nada para fazer depois da aula. Nagato fixou seus olhos em mim, e... ... deu um suave, mas certeiro *sorriso*.

Literalmente, eu estava pasmo.

Durante a descida pelo elevador, Asakura riu para mim. Ei, voc gosta da Nagato-san? Bem, no como se eu a odiasse. Se fosse escolher entre gostar e odiar, com certeza seria o primeiro, afinal no tenho nenhum motivo para deixar de gostar dela. Ela a minha salvadora. Sim, Asakura, Nagato Yuki foi quem me salvou da sua lmina assassina, ento como eu a odiaria? ... no podia dizer nada disso para ela. Essa no a antiga Asakura, e a mesma coisa vale para Nagato. Nesse mundo, apenas eu tenho outra perspectiva das coisas, e todos so pessoas normais. Nem mesmo a Brigada SOS existe aqui. Como aquela bela garota interpretou a minha reticncia? Ela apenas riu de maneira discreta. No, no pode ser. Acho que eu estou imaginando coisas. Seu tipo de garota seria aquele mais estranho, e Nagato-san simplesmente no se encaixa no perfil. Como voc sabe sobre o meu tipo? Acho que ouvi algo que Kunikida-san disse. Vocs estiveram na mesma sala no fundamental, no? Aquele bastardo, espalhando esse tipo de bobagem. Esse s um tipo de engano do Kunikida, por favor, ignore. Mas fique atento! Se voc pretende namorar com a Nagato-san, melhor ser uma pessoa sria. Caso contrario, nunca vou te perdoar! Pode no parecer, mas por dentro, Nagato-san uma pessoa muito frgil. Por que Asakura dedica tanta ateno a Nagato? No meu mundo original ela era o backup de Nagato isso eu consigo entender. Mas bem, no fim ela acabou enlouquecendo e foi apagada da existncia.

49 S.O.S. Dan Brasil

uma amizade fortalecida pela convivncia no mesmo prdio. Acho que no consigo deixar ela sozinha. Olhando de longe, se sinto ela em perigo, algo em mim quer proteg-la, entende? Talvez tenha entendido, talvez no. A conversa acabou a, e Asakura desceu no quinto andar. Apartamento 505, se no me engano. Vemos-nos amanh. O rosto sorridente de Asakura sumiu por detrs da porta fechada. Sa do edifcio rodeado por uma atmosfera fria e escura como a de uma geladeira industrial. O vento norte que soprava forte roubava algo a mais do que o mero calor do meu corpo. Pensei em cumprimentar o velho porteiro, mas decidi no faz-lo. A guarita estava firmemente fechada e escura por dentro. Ele j deveria estar dormindo. S queria ir para a minha cama o quanto antes. Acho que s um sonho j estava bom para mim. Aposto que ela o tipo de pessoa que capaz de se meter no subconsciente dos outros com facilidade. Voc me mete em problemas, estando presente ou no, s para sumir em um momento crtico como esse! Que tal ouvir os meus desejos pelo menos uma vez na vida...? Sussurrei para o cu estrelado, reconhecendo surpreso no que estava pensando naquele momento. Tive vontade de me bater com fora s por ter idias sinistras assim. Mas que diabos... O murmrio da minha boca se tornou uma nevoa branca, se dispersando na noite escura.

Eu queria ver Haruhi.

50 S.O.S. Dan Brasil

O Desaparecimento de Suzumiya Haruhi


Traduo: kwijibo Reviso: GardenAll Captulo 3:

20 de dezembro. Era a manh do terceiro dia desde que o mundo mudou completamente quando eu acordei do meu sono sem sonhos. Como sempre, sai da cama como se meu estmago tivesse sido preenchido por um punhado de balas 300mm. Shamisen, que estava dormindo na almofada, subitamente rolou pelo cho e ficou ali inerte de barriga para cima. Pisei levemente em seu estomago enquanto suspirava. Colocando sua cabea porta adentro, minha irmzinha me olhava entusiasmada quando percebeu que eu havia acordado. Ento, quer dizer que o Shami pode falar? Ela vem me perguntando isso toda a hora desde a noite retrasada, mas a minha resposta sempre a mesma. No. Enquanto eu pensava sobre a sensao macia dos pelos do gato em minha mo, minha irm comeou a assobiar uma pequena cano enquanto levava Shamisen para fora. Deve ser bom ser um gato, tudo que eles fazem comer, dormir e lamber seus pelos. Queria poder trocar de lugar com um deles por um dia. Quem sabe assim eu podia encontrar o que eu estou procurando. Sim, eu ainda no encontrei a chave. Sequer sei o que isso significa. Sem mencionar o que quer dizer a ativao do programa. Se no fizer nada hoje, o mundo vai continuar assim, e as coisas tendem a ficar ainda piores. Esse era o meu tempo limite sendo sincero, de quem foi a idia de colocar um limite? Ser que era suficientemente problemtico para Nagato me proporcionar uma oferta por tempo limitado? Fui para escola sem nenhum progresso em mente. O cu estava frio e cinzento, se arrastando sobre as nossas cabeas como se a qualquer momento pudesse despejar uma tempestade de neve. Acho que teremos um Natal branco esse ano, e dos grandes. No tivemos muitas novidades sobre o volume de neve na previso do tempo, mas ao julgar pela temperatura do inverno deste ano, possvel que seja grande. Haruhi provavelmente estaria empolgada como um filhote de cachorro com a viagem de inverno... isso , se Haruhi ainda existisse. No havia nada que conseguisse prender a minha ateno enquanto eu subia a mesma ladeira de sempre em direo a escola, e foi assim o caminho todo at a sala 5-2. Minha exausto se manifestou fisicamente nos meus passos arrastados. Acredito que s consegui chegar a minha cadeira quando o sinal tocou. Assim como fora ontem, haviam vrios faltantes devido ao surto epidmico, mas o que era mais incrvel que Taniguchi s teve um dia para descansar. Apesar de estar usando uma mascara, temos que dar-lhe o mrito pela presena. S agora eu consegui perceber o quanto essa cara adora vir escola.

Falando nisso, Asakura, que estava sentada atrs de mim, mantinha um sorriso intrigante no rosto enquanto me olhava. No acho que possa chamar isso de uma posio confortvel. Bom dia.

51 S.O.S. Dan Brasil

Ela me cumprimentou como havia feito com todos os outros. Eu apenas acenei de volta. Quando o segundo sinal, que sinalizava o incio das aulas tocou, Okabe-sensei entrou cheio de energia para a seo do conselho de classe matinal. J havia me perdido com os dias da semana. A grade curricular parecia diferente do que me lembrava, mesmo no estando certo isso. Nem mesmo tinha certeza se ns estvamos tendo esse tipo de contedo semana passada. Apesar disso temo em dizer que mal perceberia se alterassem os horrios de ontem e de hoje. Ser que sou eu que estou ficando louco? A garota conhecida como Suzumiya Haruhi nunca existiu, Asakura era nossa colega mais popular, Asahina-san era uma veterana fora de meu alcance, e Nagato, de certa forma como no mundo original, era a nica no Clube de Literatura. Ser que tudo isso era real? Ou a Brigada SOS, e tudo mais foi s uma pea pregada pela minha mente? Droga, meus pensamentos esto cada vez mais negativos. Durante a aula de Educao Fsica antes do almoo, acabei tomando o papel de um goleiro distrado que no est realmente interessado em defender alguma coisa; a prxima aula era Matemtica, onde tudo que ouvi simplesmente escapou pelos meus ouvidos; e antes que tivesse me dado conta, o intervalo havia chego. Deitei-me sobre a carteira para esfriar um pouco a cabea. Yo, Kyon, Era Taniguchi. Ele segurava a mascara por baixo do queixo dando seu sorriso idiota de sempre. A prxima aula Qumica, e acho que o professor vai escolher a minha fileira para responder as perguntas, me d uma ajuda. Ajudar voc? Est de brincadeira?! Voc sabe muito bem das minhas fraquezas e das minhas foras, no sabe? Ento como eu deveria saber de algo que voc mesmo no sabe? Ei, Kunikida, Chamei o meu outro colega, que havia acabado de voltar do banheiro, Explique para o Taniguchi tudo que voc sabe sobe os hidrxidos de sdio. Ele quer saber especificamente o que acontece quando ele se junta com os cidos hidrocloridricos. Bem, essa simples, eles se neutralizam depois de se misturar, gerando um sal e gua. Kunikida disse enquanto folheava o caderno de Taniguchi, Ah, ento essa a pergunta. Primeiro calcule o volume em mols e voc vai poder converter para quilogramas. Deixe-me ver... Ver uma pessoa entendida explicando assim to casualmente, me faz sentir completamente intil. Taniguchi concordava com a cabea ferozmente, enquanto Kunikida seguia com a matria, ele nem pretendia mais calcular sozinho agora. Com um movimento gil ele pegou a

52 S.O.S. Dan Brasil

lapiseira de cima da minha mesa e rabiscou alguns nmeros e smbolos no caderno de Taniguchi. Quando tudo havia acabado, Taniguchi me deu um sorriso esquisito. Kyon, Kunikida me contou tudo durante a aula de Educao Fsica, voc parecia estar atrs de alguma coisa anteontem. Voc no estava na aula aquele dia? Acabei tendo que descansar um pouco na enfermaria durante o intervalo, e fiquei meio zonzo a tarde toda. Ento s ouvi essa histria pela manh. Ouvi dizer que voc meio que entrou em um surto psictico e ficou achando que a Asakura no existia, isso? Mais ou menos. Levantei a minha mo e sinalizei algo como Cai fora agora!, mas mesmo assim Taniguchi deu uma risada zombeteira e continuou. Como eu gostaria de ter visto isso. bem raro ver voc se exaltando por alguma coisa, deve ter sido hilrio. Kunikida pareceu lembrar de algo, O Kyon parece estar melhor hoje. Mas naquela hora pareceu que ele iria voar em cima do pescoo da Asakura-san. Ela fez algo que te irritou? Se eu disser, ai sim que vou ser considerado como um luntico. Acho ento que melhor me manter em silncio. Ah, , voc disse que algum havia sido substitudo pela Asakura. Achou essa pessoa. Haruhi, no? Quem ela afinal? Voc pode parar de ficar me lembrando disso? Toda vez que algum menciona esse nome sinto um arrepio subindo pela minha espinha, mesmo que seja apenas um papagaio repetindo coisas. Haruhi? Vi s, at mesmo Taniguchi se virou pra c. E no foi s isso, ele at falou,

Aquela Haruhi, voc no est falando de Suzumiya Haruhi, est?

Sim, aquela Suzumiya Haruhi... Os ossos do meu pescoo fizeram um rudo alto enquanto me virava para ver aquele olhar estpido que meu colega estava direcionando para mim. Taniguchi, o que voc disse? Eu disse Suzumiya, aquela garota selvagem da Escola Ginasial do Leste. Estive na mesma sala dela por trs anos. O que ser que ela est fazendo... e como voc a conhece? E essa histria dela ter sido substituda pela Asakura, heim? Minha viso se apagou por um instante. VOC!! SEU GRISALHO IDIOTA!!

53 S.O.S. Dan Brasil

Gritei e saltei da cadeira simultaneamente. Talvez intimidados pela minha reao sbita, tanto Kunikida quanto Taniguchi recuaram instintivamente. Quem que voc est chamando de grisalho? Se eu sou grisalho voc um careca! Alem do mais, minha famlia tem cabelos acinzentados por geraes, voc que deveria estar mais preocupado com a sua gentica! Isso no da sua conta! Agarrei Taniguchi pelo colarinho e o puxei para to perto que nossos narizes quase se tocaram. Voc disse que conhece Haruhi? Como no conhecer? Ningum esqueceria dela nem em cem anos! No h ningum que se formou na Escola Ginasial do Leste que no saiba de sua fama, arrisco dizer que quem esquecer de uma pessoa assim s pode estar sofrendo de amnsia. Onde? Como se recitasse um mantra, disparei questo atrs de questo. Onde est essa garota? Onde Haruhi est agora? Diga-me! O que deu em voc? Virou um tambor de taiko[1] ou coisa assim? Viu Suzumiya por ai e se apaixonou instantaneamente? Desista! Estou dizendo isso para seu bem, ela pode parecer com a garota dos sonhos de qualquer um, mas a sua atitude com certeza vai jogar os seus sonhos para a estratosfera. Por exemplo, uma vez ela...

1-[Nota do tradutor: o taik um instrumento de percusso, cuja superfcie confeccionada com pele de animal. tocada com a mo ou com o uso de uma baqueta, mas sempre exige do msico a habilidade rtmica e o preparo fsico para sustentar batidas homogneas e obter som satisfatrio].
Desenhou formas geomtricas misteriosas no campo da escola com a mquina de giz, no ? Eu sei disso. No estou interessado em sua ficha criminal, s quero saber onde Haruhi est agora! Ela estuda na Kouyouen, Taniguchi respondeu como quem recitava a sequncia atmica do hidrognio. Se no me engano, ela entrou para o colegial na base da colina, perto da estao de trem. Ela era muito inteligente, acho que natural que algum assim estude em uma escola de elite. Escola de elite? A Kouyouen assim to boa? Achei que s fosse uma escola para as filhas dos ricos e famosos. Taniguchi me olhou com olhos piedosos e disse, Kyon, no sei o que te disseram no fundamental, mas essa escola sempre foi mista. Sem mencionar que uma das escolas com a maior taxa de aprovao nos vestibulares nessa regio. Ter uma instituio assim bem aqui no nosso bairro simplesmente me deixa furioso! Enquanto ouvia os resmungos de Taniguchi, comecei a soltar as minhas mos lentamente.

54 S.O.S. Dan Brasil

Por que no havia percebido isso antes? Poderia cometer sepukku[2] por causa

2-[Nota do tradutor: Seppuku o termo formal para o ritual suicida chamado popularmente de harakiri, que significa literalmente "cortar a barriga" ou "cortar o estmago"].
S porque Haruhi no estava nessa escola, assumi que ela no existisse nesse mundo. Como pode se ver, acho que a minha imaginao est pior do que daquele gafanhoto gigante. Quando for visitar meus parentes no interior durante o prximo vero, vou fazer questo de conversar com alguns dos seus primos descansando na varanda, acho que nos daremos muito bem. Controle-se! - Taniguchi ajeitou a sua gola e disse - Kunikida, voc est certo. Ele enlouqueceu, acho que a condio desse cara piorou bastante. Diga o que voc quiser, mas no estou com nimo para discutir isso agora, porque tem algo que est me incomodando mais do que os insultos de Taniguchi ou a apatia de Kunikida sobre o assunto. Essa srie de eventos desafortunados era simplesmente demais para minha cabea. Se algum da Escola Ginasial do Leste estivesse mais perto, ou se Taniguchi estivesse em sala, o nome de Haruhi teria sido ouvido muito mais cedo. De quem a culpa? Pode vir, tenha certeza de que vou arrebentar a cara desse bastardo! Porm, essa rixa pode ser acertada outro dia. Tudo que precisava de respostas j foi perguntado, agora hora de agir! Onde voc est indo, Kyon? No banheiro? Virei-me enquanto disparava para a porta dizendo, Estou saindo mais cedo hoje. O mais cedo possvel. E a sua mala? S vai me atrapalhar. Kunikida, se o Okabe perguntar, diga que eu peguei peste bubnica com disenteria, ou gripe, ou qualquer coisa assim que seja bem grave. E Taniguchi! Agradeci sinceramente ao meu colega boquiaberto, que me estava me vendo avanar para fora. Obrigado! Huh? O que...? A ltima coisa que vi foi Taniguchi girando seu dedo ao lado da cabea em crculos, logo em seguida, disparei pelos corredores, e em menos de um minuto j estava saindo pelos portes.

disso.

Era realmente complicado descer uma ladeira em alta velocidade. Acho que por causa da minha empolgao, acabei correndo com todas as minhas foras, e uns dez minutos depois minhas pernas e pulmes j estavam reclamando do excesso de trabalho, e acho que o meu corao dividia essa opinio. Pensando bem, acho que eu ainda conseguiria chegar se esperasse a terceira aula terminar. Nessa poca do ano, a Kouyouen tambm deveria estar com um calendrio reduzido, e provavelmente estaria tudo bem se conseguisse

55 S.O.S. Dan Brasil

chegar antes do sinal deles tocar. Mesmo andando da Escola Secundria do Norte, demorei menos de meia hora para chegar. Enquanto estive ponderando sobre a deficincia das minhas habilidades de administrao do tempo, j havia cruzado quase todo o caminho e chego frente dos portes da escola particular ao lado da estao, o ponto de partida da minha longa e obrigatria jornada diria. Estava muito silencioso l dentro, ser que eles ainda estavam em aula? Dei uma olhada no relgio, e pensei que se o horrio deles fosse o mesmo que o nosso, eles provavelmente estavam no meio do terceiro horrio. Em outras palavras, tinha uma hora inteira antes dos portes se abrirem. Estando nesse frio de mos vazias, a nica coisa que posso fazer esperar. Talvez eu deva invadir... Bem, se eu fosse Haruhi, no tenha duvida que faria esse tipo de coisa, e acredito que se sairia muito bem. Infelizmente, no sou detentor desse tipo de confiana, e depois de andar lentamente at o porto virei freneticamente para os lados observando as redondezas. E ali ao lado do porto fechado estava um guarda com um olhar severo, como era de se esperar nesse tipo de escola particular endinheirada. Na verdade, eu at podia me infiltrar na escola subindo a cerca, mas o problema que at o cho havia uma distncia considervel, sem contar com arame farpado de ponta a ponta. Assim, acho que tenho mais chances se esperar os portes se abrirem. Se eu for pego invadindo, vou ter de voltar para escola, e como j vim to longe para isso, no tenho a inteno de deixar tudo escapar to facilmente. Pois afinal de contas, ao contrario de Haruhi, eu sei me controlar quando necessrio.

E assim, esperei por quase 2 horas. O sinal tocou uma ltima vez, soando como um tipo de memria distante, e assim, os portes se abriram com uma enxurrada de estudantes escapando como uma inundao que acabara de ser contida. Taniguchi estava certo, era mesmo uma escola mista. O uniforme das garotas era o mesmo de sempre, o tpico vestido de marinheiro com um casaco preto. Andando lado a lado com elas, estavam os rapazes usando os tradicionais uniformes gakuran[3]. Exatamente o oposto do ambiente especialmente relaxado da Escola Secundria do Norte. A diviso de gnero parecia ser um pouco predominante para as mulheres...

3-[Nota do tradutor: gakuranou tsume-eri so uniformes para muitos meninos do ginasial e do ensino mdio dentro Japo. A cor normalmente preta, mas algumas escolas usam azul marinho tambm].
Como pode ser... esquece. Havia vrios rostos familiares entre os estudantes, eles eram os alunos da sala 1-9, que eu achei que haviam desaparecido. No final, eles acabaram todos nessa escola. No sei se posso chamar isso de coincidncia, mas no vejo ningum do meu fundamental. Felizmente, ento, nenhuma dessas pessoas iria prestar muita ateno em mim, e no mximo iriam dar uma olhadela rpida antes de se virarem e continuarem caminhando. Nesse momento, eles provavelmente tm um novo conjunto de memrias, possivelmente mais felizes, visto que no precisam subir aquela maldita colina todos os dias. Continuei a esperar, e as chances de ter acertado na minha suposio estavam em aproximadamente 50/50. Se ele tivesse se unido a um clube ou algo assim, ou estivesse planejando algo e ficasse na escola, basicamente teria que ficar aqui plantado como um espantalho. Ento, por favor, se apresse e aparea logo aqui.

56 S.O.S. Dan Brasil

E o que aconteceria se houvesse outra Brigada SOS na Kouyouen, com membros diferentes da gente participando de todo o tipo de atividades... Ao pensar nesse tipo de coisa, meus sentimentos ficaram um pouco revoltosos. Por que, afinal, isso no tornaria Asahina-san, Nagato, Koizumi e eu em elementos dispensveis? Se fosse o caso, poderia me considerar pior do que um personagem coadjuvante, seria um completo estranho. No isso que eu quero! Vou rezar para qualquer um! Seja Jesus, Mohammed, Buda, Mani, Zoroastro, ou at Lovecraft[4] ! Se algum deles puder diminuir o meu desconforto, acreditarei em qualquer profecia ou lenda que me contarem. Mesmo se fossem esses profetas do fim do mundo, ficaria contente em seguir qualquer um deles. Agora sei como se sente uma pessoa que se agarra em qualquer pedao de capim enquanto afunda em um grotesco pntano lamacento.

4-[Nota do tradutor: Jesus, filho de Deus na doutrina crist; Mohammed, o abenoado, profeta do Islamismo; Buda, seres iluminados que alcanaram realizao espiritual; Mani, um profeta iraniano fundador do Maniquesmo; Zoroastro (ou Zaratrusta), lder religioso que viveu na regio onde hoje se localizam o Ir e o Afeganisto; Lovecraft, autor americano de horror, fantasia e fico cientfica, especialmente o subgnero de fico de terror].
Depois de dez minutos sendo consumido por ansiedade e depresso, ... phew, Suspirei pesadamente, mesmo sem saber o que estava por trs daquele suspiro. Eu estava suspirando assim por estar to aliviado?

Afinal, ela apareceu.

Enterrada em um mar de uniformes escuros, estava um rosto que nunca esqueceria, nem mesmo no momento da minha morte. Como no momento em que ela se apresentou no primeiro dia de aula, deixando todos sem flego, seus cabelos compridos ondulavam ao lado da cintura. Eu mesmo fiquei sem reao por alguns segundos, at comear a contar nos dedos para descobrir o dia da semana. Para a minha decepo no era o dia de deixar os cabelos soltos, acho que Haruhi no estava to interessada em ficar brincando com o seu cabelo. Mesmo descontentes comigo no caminho, os estudantes da Kouyouen desviavam pela minha esquerda e direita, no tenho idia do que eles pensavam sobre o sujeito parado como um idiota em frente ao porto da escola deles, mas que faam o que quiser, no tenho tempo para me preocupar com o que os outros acham ou deixam de achar de mim. Fiquei ali imvel, com o olhar fixo na garota de uniforme que se aproximava lentamente. Suzumiya Haruhi. Eu finalmente te encontrei.

Sorri involuntariamente, porque no foi apenas Haruhi que eu encontrei. Andando e conversando ao lado de Haruhi estava esse rapaz de uniforme, carregando um sorriso que no suportaria ver em outra pessoa alm de Koizumi Itsuki. Essa foi uma adio surpreendente.

57 S.O.S. Dan Brasil

Quer dizer que esses dois ficaram to prximos que esto voltando da escola juntos todos os dias? Mesmo assim Haruhi no parece estar muito feliz, sua expresso era uma lembrana vvida daquela que estampava no rosto durante os primeiros dias de aula. Ela dava uma resposta rpida e logo voltava o seu olhar irritado para frente. Era a mesma Haruhi de antes. Antes de pensar em criar a Brigada SOS, ela sempre rodeava e escola com essa expresso severa de um mestre em artes marciais em busca de um oponente digno para mostrar suas habilidades. Essa expresso me trazia um senso de

58 S.O.S. Dan Brasil

nostalgia. Era a Haruhi sempre chateada com a mediocridade da vida cotidiana, e buscando arduamente todos os dias algo excitante para ser feito, sem perceber que ela poderia materializar tudo que desejasse. De todo modo, as lembranas podem esperar. Os dois no pareciam notar a minha presena enquanto se aproximavam lentamente. Isso pode soar um pouco pattico, mas no conseguia controlar o meu corao. Se fosse ver um mdico agora, esse ritmo compassado seria alto o suficiente para faz-lo tirar o estetoscpio de mim imediatamente. O clima estava simplesmente glido e, mesmo assim, eu estava suando. Minha nica esperana que as minhas pernas bambas sejam s uma mera manifestao da minha imaginao, no quero acreditar que sou to covarde assim. .... ali estavam eles. Haruhi e Koizumi chegaram perto de mim. Ei! J foi um grande esforo fazer a minha voz sair. Haruhi levantou a cabea e trocou olhares comigo. Suas pernas cobertas por meias escuras pararam relutantemente. O que foi? Seu olhar era frio como uma geladeira. Ela analisou todo o meu corpo com aqueles olhos antes de virar para o outro lado. O que voc quer comigo? No, melhor dizendo, quem voc? No sou o tipo de pessoa que deixa qualquer um me parar na rua dizendo Ei! para mim. Se voc est me cantando pode procurar outra, no tenho interesse nesse tipo de atividades. Eu j estava mentalmente preparado para esse tipo de coisa, ento no posso dizer que fiquei realmente chocado. Como j era esperado, essa Haruhi no me conhecia. Koizumi parou e me olhou de maneira igualmente fria. Devido a essa expresso, no achei nem que ele est me vendo, quanto mais me reconhecendo. Virei-me e falei com Koizumi. Essa a primeira vez que nos vemos? Ele deu de ombros e respondeu, Acredito que sim. E se no o incomoda responder, quem voc ? Voc um estudante que foi transferido para essa escola? Sim, eu fui transferido durante a primavera... e como voc tem esse tipo de informao? Voc sabe, por acaso sabe, algo sobre um grupo que se autodenomina A Organizao? A Organizao? O que voc est implicando com isso? Aquele sorriso inofensivo era uma marca registrada de Koizumi. Porm, seus olhos deixavam transparecer um senso de alerta afiado. Como Asahina-san, era bvio que esse cara no me conhecia.

59 S.O.S. Dan Brasil

Haruhi, O seu rosto se contorceu enquanto ela me encarava com seus grandes olhos escuros. E quem te deu a permisso de me chamar pelo nome? Quem diabos voc!? No me lembro de ter pedido a companhia de pervertidos e malucos. Cai fora, voc est no meu caminho. Suzumiya, Voc tambm no est autorizado a me chamar pelo sobrenome. E como voc sabe dele, afinal? Voc era da Escola Ginasial do Leste? Voc deve ser do Escola Secundria do Norte, posso dizer pelo uniforme. O que algum como voc est fazendo aqui? Haruhi grunhiu e me deu as costas. Ignore-o, Koizumi-kun. Apenas finja que ele nunca existiu. No vamos perder tempo com esse sujeito sem educao, s um idiota, afinal de contas. Vamos! Por que Haruhi estava voltando para casa com Koizumi depois da aula? Ser que ele tomou o meu papel nesse mundo? Esse pensamento vagou por alguns instantes pela minha cabea, mas francamente, no estava pensando tanto nisso naquele momento. Espere! Agarrei o ombro de Haruhi enquanto ela se virava para me evitar. Deixe-me ir embora! Ela virou o seu brao, tirando a minha mo de perto. Neste momento seu rosto estava cheio de raiva, mas aquele nvel de fria no seria o suficiente para me fazer desistir, afinal, se eu deixar que ela ir embora, essas horas paradas aqui tero sido inteis. Voc muito irritante! Haruhi se curvou elegantemente me dando um chute baixo. Uma forte dor emanava da minha canela, to grande que eu senti minha respirao falhar, apesar disso, no havia me derrubado. Depois de recuperar o meu equilbrio, disse desconsolado. S me diga uma nica coisa. Era a minha ltima grama de coragem. Se isso no funcionasse, ento no teria mais idias para recorrer. Aquela pergunta que fiz era a minha ltima esperana. Voc se lembra do festival de Tanabata de trs anos atrs? Justamente quando ela estava se afastando, Haruhi novamente parou. Olhando para aqueles seus cabelos longos, eu continuei. Naquele dia, voc entrou na escola e desenhou figuras no campo da escola com giz branco. E o que tem isso? Ela se voltou para mim com um olhar furioso. Todos sabem disso! Por que voc esta mencionando uma coisa dessas?

60 S.O.S. Dan Brasil

Escolhi as minhas palavras com cuidado, para terminar o quanto antes a minha sentena; Voc no estava sozinha aquele dia. Tinha outro rapaz que carregava Asahina... uma garota pequena. Ele estava com voc quando voc desenhou aqueles padres. E aqueles desenhos, que era uma mensagem para Orihime e Hikikoboshi, significavam algo mais ou menos como; eu estou aqui... No fui capaz de terminar a minha frase. Haruhi agarrou o meu colarinho com sua mo direita me arrastando para perto dela. Ao ser puxado por essa fora monstruosa, involuntariamente cai para frente, batendo a minha testa na cabea de Haruhi, que era dura como uma pedra. Ai! Olhei para ela em protesto, seus olhos responderam com ferocidade. Era uma viso nostlgica, na verdade essa expresso exasperada de Haruhi era algo que no via faz muito tempo. A garota me olhou com uma expresso de perplexidade, com as veias prestes a explodir, me perguntando, Como voc sabe disso!? Quem te contou!? Eu nunca falei disso para ningum. Naquela vez... Haruhi parou subitamente, sua atitude mudou dramaticamente quando percebeu o meu uniforme. Escola Secundria do Norte... no pode ser...!? Qual o seu nome? Respirava com dificuldade, j que a minha gravata estava sendo arrancada por aquela garota selvagem. No sei se a melhor hora para recordar de todas estas manifestaes absurdas de fora que Haruhi j me deu. Meu nome? Ser que eu devia dizer o meu verdadeiro nome, que provavelmente ela nunca ouviu, ou aquele apelido estpido com que est acostumada? No, no faz diferena, isso no faria efeito sobre essa garota enraivecida na minha frente. No sei se ela j escutou algum desses nomes. Nesse caso, s tem um nome que eu posso usar, John Smith. Tentei falar isso com calma, mas complicado fazer esse tipo de coisa quando voc est sendo levantado pelo pescoo. Voc no consegue ver que eu estou sufocando... justo quando eu estava pensando nisso, todo o peso no meu peito desapareceu. ... John Smith? Haruhi me soltou de uma s vez, me observando com um olhar desnorteado enquanto balanava as mos pelo ar. Acho que muito raro ver algum como ela assim. Suzumiya Haruhi parecia ter sido drenada de sua alma, com suas mos e boca abertas escancaradamente. Ento voc... voc John Smith? O estranho colegial que me ajudou... quando eu estudava na Escola Ginasial do Leste... Haruhi tropeou subitamente. Seus cabelos longos cobriam seus olhos, e quando ela estava prestes a cair, Koizumi a segurou.

61 S.O.S. Dan Brasil

O elo estava conectado.

Como assim eu ajudei voc!? Voc me obrigou a fazer praticamente tudo... mas no vou perder o meu tempo reclamando disso. Bem, isso, pelo menos eu achei alguma pista! Nesse mundo completamente alterado, fico feliz de ter encontrado algum, uma nica pessoa que seja, que compartilha a mesma memria que eu. Ento voc. E esta pessoa no ningum menos que Suzumiya Haruhi. Se esta Haruhi tinha me encontrado trs anos atrs no Tanabata, ento acho que podemos traar os acontecimentos daquele momento em diante. Nem tudo desapareceu sem deixar rastros. A parte da histria em que voltei trs anos no passado com Asahina-san e retornei ao presente com a ajuda de Nagato existe, de algum modo. Mas no se o que mudou no meio do caminho, afinal, trs anos atrs esse mundo era o mesmo que eu conhecia. O que deu errado? Por que eu era o nico com as memrias originais? Acho que vou me questionar sobre isso mais tarde. Olhei para Haruhi, boquiaberta como se presenciasse uma das sete maravilhas do mundo, e disse, Eu vou explicar tudo. Voc tem tempo? Porque essa uma longa histria...

Ns trs andvamos lado a lado, enquanto Haruhi falava, Eu me encontrei com John Smith duas vezes. A outra foi logo em seguida, quando voltava para casa. Eu ouvi algum gritar atrs de mim, o que era mesmo... ah, sim! Algo como, Lembre-se de John Smith, que vai abalar o mundo! O que isso quer dizer, afinal? Nunca disse algo assim. Aps ter certeza que Haruhi tinha se afastado, acordei Asahina-san e fui correndo em direo ao apartamento de Nagato. Ser que existe algum outro John Smith? E o que diabos ele estava dizendo com aquilo? Parecia que eu estava fazendo uma charada para Haruhi. Era o mesmo John que voc viu na escola? Ele estava longe, e estava escuro quela hora. No me lembro de nenhum dos rostos. Mas acho que a voz soava um pouco como a sua, e ele estava usando o uniforme da Escola Secundria do Norte. As coisas ficavam mais complicadas a cada instante. Justamente quando eu pensei que tinha juntado as peas desse quebra-cabea, os detalhes parecem no querer se encaixar. Procurei por um caf ali perto e entrei. Preferia ir para o lugar de sempre, aquele que usamos para as reunies da Brigada SOS, afinal isso j havia se tornado uma reunio dos membros da Brigada SOS. Mas desisti da idia por estarmos um pouco longe demais do nosso destino.

62 S.O.S. Dan Brasil

A outra voc que eu conhecia estudava na Escola Secundria do Norte, e disse algo assim no primeiro dia de aula... Comecei a contar a minha histria sem ao menos esperar pelos pedidos, a ponto de ter dado um compacto panorama da situao presente, antes mesmo do caf com leite ter esfriado o suficiente para que pudssemos o beber em um s gole, sem omitir nenhum detalhe. Coisas sobre uma aliengena, uma viajante do tempo e um esper juntos na Brigada SOS, e sobre a nossa sala no Clube de Literatura. Dei especial ateno para os detalhes da minha aventura temporal durante o Tanabata, como achei que essa seria a parte mais relevante para ela. Dei uma figura geral da situao em que ela se encontrava, podendo ser um deus, uma distoro temporal e a chave para a evoluo, mesmo que nenhuma destas teorias tenha sido confirmada. Disse a ela que tinha um poder oculto incrvel, e que no era certo como e quanto esse poder desconhecido poderia alterar a realidade. Apenas isso era o suficiente para deix-la interessada. A ponto de ver constantes pausas para a reflexo por parte dela, at que Haruhi falou, Como voc conseguiu ler a lngua aliengena que eu inventei? verdade que aqueles smbolos significavam estou aqui, venham me procurar? Algum traduziu para mim. Voc fala da aliengena? Para ser preciso, uma interface humanide criada por aliengenas com o intuito de interagir com dos seres humanos; pelo menos como ela descreve. Contei tudo sobre Nagato Yuki. Que, a primeira vista, parecia um presente extra do Clube de Literatura para a Brigada, mas que na verdade ela apenas parecia com uma tmida e inexpressiva leitora compulsiva. Falei sobre Asahina-san, nossa mascote e cosplayer por coao, assim como nossa oficial de relaes publicas e exclusiva preparadora de chs da Brigada, que na verdade era uma viajante do tempo vinda do futuro. Foi com ela que voltei para o Tanabata de trs anos atrs, e graas a esta primeira que consegui voltar. Quer dizer que aquele John era mesmo voc, no ? Vou acreditar nisso tudo, afinal, no vai fazer nenhum mal. Quer dizer que voc viajou no tempo naquele dia... Haruhi me olhou com olhos acostumados a analisar viajantes do tempo e concordou com a cabea. Voc no est confiando demais nas pessoas? No sabia que voc acreditaria em mim to facilmente. Na vez em que samos pela cidade atrs de coisas misteriosas, voc tratou essa mesma histria como uma piada. A outra eu uma idiota, acredito em voc. Ela se inclinou para frente e acrescentou: Porque acreditar muito mais divertido! Eu conhecia aquele sorriso, brilhante como uma centena de flores florescendo. Era um sorriso assim que vi estampado no rosto de Haruhi na primeira vez que ela sorriu. Aquele sorriso de um milho de watts que ela deu quando pensou na Brigada SOS durante aquela fatdica aula de Ingls. Depois daquele dia, fui investigar todos da Escola Secundria do Norte. At mesmo cheguei a me infiltrar l por um tempo, mas no vi ningum que se parecesse com John.

63 S.O.S. Dan Brasil

Fiquei com raiva de mim mesma por no lembrar do rosto dele adequadamente. Mas agora tudo faz sentido, afinal, voc no frequentava aquela escola trs anos atrs... Havia duas verses de mim naquele momento, uma era um despreocupado estudante do fundamental e a outra estava congelada no tempo junto de Asahina-san naquele quarto de visita. Acho que tambm posso falar algo sobre o garoto maravilha aqui. No meu mundo, Koizumi um esper. Voc j me ajudou bastante, mas tambm causou uma tonelada de problemas. Se isso verdade, uma coisa bastante incrvel. Bebendo seu ch elegantemente, Koizumi falava com um olhar suspeito. Virei-me novamente para Haruhi. Por que voc no veio para a Escola Secundria do Norte? Nenhum motivo em particular. S me interessei pela sua escola por causa do incidente do Tanabata. Na poca que estava entrando no colegial, John j deveria estar formado, sem mencionar que no havia encontrado com ele antes. Alm do mais, a Kouyouen tem uma taxa de aprovao maior nas universidades, e meu professor orientador ficou me pressionando para entrar l, tanto que acabei simplesmente seguindo a mar s para calar a boca dele. Na verdade, acho que o colegial que eu vou no faz a mnima diferena. Decidi perguntar isso para Koizumi tambm, E voc, por que foi transferido para l? Se voc me perguntar, bem, minha resposta no muito diferente da de Suzumiyasan. Eu simplesmente fui para onde minhas capacidades acadmicas me levaram. No que esteja falando que a Escola Secundria do Norte ruim, mas convenhamos que a Kouyouen muito melhor nos termos de infra-estrutura. Infelizmente, essa a verdade. Nossa escola no tem nem ar condicionado. Haruhi suspirou e disse, Brigada SOS, heim...? Parece divertido. Graas a voc. Se o que voc disse verdade, Koizumi era quem se intrometia, ele havia diminudo aquele sorriso contestador, e falava com um olhar entretido, Julgando pela sua histria, existem duas possibilidades, Isso exatamente algo que Koizumi poderia dizer. A primeira que voc entrou em um universo paralelo, em que voc foi jogado do seu mundo para este; a segunda que o mundo todo mudou, com exceo de voc. J havia pensado nisso.

64 S.O.S. Dan Brasil

Mesmo assim, existem questes pendentes. Se a primeira possibilidade, onde a sua contraparte desse mundo foi parar? Se a segunda, o intrigante o fato de que voc o nico que no foi alterado. A no ser, claro, que voc possua algum poder incrvel, o que explicaria tudo. No tenho, e isso eu posso garantir. Koizumi deu de ombros graciosamente, em uma perfeita exposio da sua irritante marca registrada, e continuou, Se voc entrou em um universo paralelo, ento voc deve encontrar um meio de retornar de onde veio. Se este mundo foi mudado, ento devemos encontrar um modo de restaur-lo a forma original. Independentemente da possibilidade, para resolvermos isso, temos que encontrar o responsvel por estes fatos, afinal, possvel que s o culpado saiba como fazer tudo voltar ao normal. Quem poderia ser se no Haruhi? Quem sabe? Talvez algum invasor de outra dimenso se usando da terra para os seus joguinhos. Talvez uma mente maligna que vai aparecer futuramente. Posso afirmar que ele estava inventando isso na hora, afinal, era obvio que o tom de Koizumi era de chacota. Mesmo assim, Haruhi no percebeu nada, e seus olhos at brilhavam enquanto ouvia. Quero conhecer essas tais de Nagato-san e Asahina-san. E claro, tambm quero dar uma olhada nessa sala do clube. Se fui eu que mudei o mundo, talvez possa me lembrar de algo quando nos encontrarmos. Voc no concorda, John? Claro, no vejo motivos para uma objeo. Se essa garota est por trs de tudo pelo menos o que eu acho ento podemos ativar alguma coisa com ela, e quem sabe at mesmo Nagato e Asahina-san podem se lembrar de mim. Uma vez que a aliengena e a viajante do tempo voltem ao normal, ento tudo pode ser resolvido mais facilmente. Espera ai, ela me chamou de John? Voc falou que chamam voc de Kyon, certo? John soa melhor, soa mais como o nome de uma pessoa, sem mencionar que um nome ocidental bastante comum. Quem te deu esse apelido estpido afinal? No parece ser de algum que te respeita muito. Foi a minha tia que me deu o apelido, e minha irmzinha foi a responsvel pela disseminao massiva. Posso at dizer que me sinto satisfeito com Suzumiya reclamando dele. Imagino por que, pois no faz muito tempo que eu ouvi esse apelido. Bem, vamos l Acho que no faz mal perguntar. Agora, para onde? Haruhi j se levantou e gritou orgulhosa para mim: Para a Escola Secundria do Norte, claro! Em um piscar de olhos, Haruhi, que no podia nem esperar pela abertura da porta automtica, correu para fora da cafeteira. Fiquei aliviado em ver Haruhi fazendo essas coisas com as quais estava acostumado. Haruhi, voc com certeza uma pessoa notvel. Uma vez pensa em algo para fazer, em menos de dois segundos j se pe em ao. Definitivamente, algo que s voc faz. Toda

65 S.O.S. Dan Brasil

vez que voc entra chutando a porta da sala de modo incontrolvel, posso ter certeza que temos uma idia incrvel para ser anunciada. Nagato a nica de ns que ficaria calma... Droga! Olhei para o meu relgio. J havia passado da ltima aula. Esqueci-me completamente da promessa que fiz a Nagato em seu apartamento ontem. Disse que iria ao clube no dia seguinte, e mesmo assim consigo me atrasar. A imagem de Nagato deprimida enquanto desesperadamente esperava algum bater na porta flutuou em minha mente. Por favor, espere s um pouco, j estou chegando. Koizumi pegou a conta que Haruhi deixou para trs e disse, Ento, sou eu que vou pagar a conta de Suzumiya-san? Se pagar a minha tambm, posso contar ainda mais. Ento sou todo ouvidos. Simplesmente arremessei tudo que este garoto esper me disse de volta para ele. Coisas como o principio antrpico, ou como Haruhi era um deus, assim como o fato de nos forar a andar longas distncias e encenar um assassinato em uma ilha deserta apenas para deixar Haruhi entretida. Vendo Koizumi pensando profundamente, perguntei: Voc acha que o culpado disso tudo Haruhi, ou outra pessoa? Qual ser a alternativa mais correta? Se a Suzumiya-san que voc menciona realmente onipotente, ento possvel que isso seja obra dela. No estou certo? Bem, no consigo pensar em mais ningum assim. Mas se esse o caso, quer dizer que Haruhi manteve Koizumi ao seu lado enquanto Nagato, Asahina-san e eu fomos completamente descartados. No quero que parea que estou reclamando, mas simplesmente no acredito que Haruhi esteja mais interessada em Koizumi do que em qualquer um de ns. Ser que seria mais uma manifestao dos poderes vindos do inconsciente oculto de Haruhi? Acho, ento, que deveria me sentir honrado por ter sido escolhido por Suzumiyasan. Koizumi riu e continuou Afinal, eu... bem, eu gosto de Suzumiya-san ... isso srio!? S pode ser uma brincadeira. Eu a acho uma pessoa bastante cativante, Onde que eu ouvi isso antes? Koizumi comeou a usar um tom srio Porm, acredito que Suzumiya-san est interessada apenas em meus atributos superficiais. Ela disse que s falou comigo porque eu era um estudante transferido. E como voc pode imaginar, como sou uma pessoa completamente normal, ela parece ter se cansado rapidamente desta histria. Se esta Brigada SOS que voc menciona existe, que tipo de atributo especial o qualifica estar l? Se voc no tem nenhum, quer dizer que

66 S.O.S. Dan Brasil

Suzumiya-san tem muito apreo por voc, isso , se a Suzumiya-san que voc conhece pensa como essa daqui. No importa, no me lembro de ter colocado no meu currculo qualquer habilidade que me mandaria direto para um manicmio, alm da intil capacidade de me ver sempre envolvido com esse tipo de evento misterioso. Haruhi colocou a cabea para dentro da porta, gritando conosco com um sorriso brilhante estampado no rosto. Por que vocs dois ainda esto ai? Se apressem um pouco! Enquanto Koizumi esperava no balco pelo troco da garonete, dei o meu primeiro passo do aquecido estabelecimento para o exterior gelado, onde qualquer respirao se tornava visvel. Um txi nos esperava na entrada. Parece-me que Haruhi o havia chamado. Aparentemente, ela queria chegar escola o quanto antes. S para constar, esse no um daqueles misteriosos txis pretos que Koizumi e eu ocasionalmente tomamos, apenas um normal e comum txi amarelo. Para a Escola Secundria do Norte, toda velocidade frente! Haruhi assim ordenou ao motorista ao pular no carro. Eu e Koizumi a seguimos no banco de trs. O senhor de meia idade que dirigia no pareceu incomodado ao receber esse tipo de ordem de uma estudante, ao invs disso apenas riu da situao e botou o p no acelerador. No me importo se voc invadir a escola ou algo assim, - comecei a falar ao lado de Haruhi - mas o seu uniforme se destaca demais. Estudantes de outras escolas precisam ter motivos para entrar, caso contrrio, isso s vai gerar problemas se formos pegos pelos professores. Haruhi ostentava seu cardig preto, e Koizumi permanecia com o seu gakuran. Mesmo que no houvesse muitos estudantes durante o perodo da tarde, era loucura entrar em um territrio to hostil vestidos daquela maneira. Em um lugar onde todos vestiam blazers azuis e uniformes de marinheiro, andar assim era declarar explicitamente que voc era de outra escola. Bem, verdade... Haruhi pensou durante trs segundos, e ento disse, John, vocs no tiveram Educao Fsica hoje? Bem, acho que nem importa se vocs tiveram. Afinal, suponho que os uniformes esto dentro da sua sala, no? Bem, jogamos futebol durante a aula de Educao Fsica no primeiro perodo. Ento posso concluir que voc tem seu uniforme de Educao Fsica e o agasalho para corrida? Sim, mas por que voc esta me pedindo isso? Haruhi sorriu enigmaticamente. Vou contar o meu plano para esta misso. John, Koizumi-kun, emprestem-me os seus ouvidos.

67 S.O.S. Dan Brasil

Ser que era um pouco desagradvel ter o motorista ouvindo tudo? Mesmo assim, obedientemente nos curvamos em direo a Haruhi e ouvimos silenciosamente todo o briefing da nossa misso. Realmente algo digno de voc. Respondi, enquanto observava Koizumi, que parecia confuso com um sorriso estranho estampado no rosto.

Sai do txi antes de todos, j prximo ao campus da escola, indo de volta a sala para abrir terreno para a infiltrao que Haruhi planejara. Devo esclarecer que o txi foi pago por Koizumi. Acredito que, neste mundo, o Koizumi no passa de uma carteira ambulante para Haruhi. No sei o que este pobre rapaz fez para merecer isso. Ser que ele tinha, realmente, sentimentos romnticos em relao a Haruhi? Tive vontade de perguntar o que ele gostava em Haruhi, afinal. Lembro-me daquela vez em que Taniguchi disse que, apesar da excentricidade, Haruhi era bastante popular com os garotos na escola. No me surpreende pensar que, se ela no tivesse criado a Brigada SOS, Haruhi passaria o seu tempo dispensando cada sujeito que viesse indiscriminadamente atrs dela. Ser que isso significa que a Brigada SOS no nada menos do que o santurio de Haruhi? Pois, ao se tornar a lder absoluta de tal clube misterioso, todo rapaz com o mnimo de bom senso iria evita-la como um batedor desviando de um arremesso forte demais? Ao invs de tentar rebater trs arremessos correndo o risco de levar uma forte pancada na cabea, a maioria das pessoas prefere desviar da bola enquanto facilmente caminham em direo a primeira base. Era no que eu estava pensando enquanto me dirigia ao terceiro andar. No havia muita gente na escola, mas tambm no posso dizer que ela estava vazia. Muitos estudantes que ficaram pelos clubes, ou por no ter nada melhor para fazer em casa, se reuniam aqui. Felizmente, a sala 1-5 estava vazia. Tive medo de ser pego pelo professor Okabe. Se fosse ele, com certeza iria querer saber porque algum que matou metade das aulas estava de volta a escola. Aparentemente, algum decidiu limpar a sala, afinal, minha mesa estava brilhando. Suponho que tenha sido Asakura. Estava pensando onde, ento, minhas coisas haviam ido parar, mas felizmente descobri que estavam apenas colocadas ao lado da mesa. Minha bolsa estava pendurada de um lado da carteira, enquanto os sapatos de couro que eu estava procurando balanavam do outro lado. Ela pensou em tudo. Suspirei ao pensar na meticulosidade do plano de Haruhi, enquanto pegava a sacola com o meu uniforme de educao fsica. Dentro daquela bolsa esportiva estava uma camiseta curta, um par de bermudas, uma jaqueta e calas de agasalho, todos j usados no primeiro horrio. O plano de infiltrao que Haruhi havia bolado no era nada alm de se disfarar de estudantes da Escola Secundria do Norte. Koizumi-kun usa o seu uniforme, e eu fico com o agasalho. Ento corremos porto adentro, e eles vo pensar que somos de algum Clube de Atletismo terminando uma caminhada. Esse plano simplesmente perfeito. Em outras palavras, como insetos, aprenderamos a nos camuflar. Pelo menos era melhor do que roubar a roupa de um pobre coitado que estivesse indo para casa naquele horrio. Bem, no acho que isso seria uma m idia. Haruhi disse isso sem o mnimo de vergonha, encostada em uma esquina um pouco longe da escola, enquanto esperava a minha chegada.

68 S.O.S. Dan Brasil

Realmente, seria menos suspeito se nos vestssemos como voc. Por que no me contou dessa idia antes? Isso seria um assalto! Voc espera que eu faa algo assim? Haruhi desamarrou as cordas que prendiam a sacola e impiedosamente a virou de cabea para baixo, esvaziando seu contedo. Como resultado, as quatro peas de roupa agora repousavam no concreto slido. Voc lavou isso? H uma semana atrs, talvez. Desculpe-me, Suzumiya-san, Koizumi olhou para o meu uniforme enlameado, como um rato do deserto encarando um tigre mongol em algum beco sem sada, e disse: Aonde vamos nos trocar? Existe algum lugar escondido por perto? Podemos nos vestir aqui mesmo. Haruhi respondeu rpido, e pegou as calas do cho. No tem muitas pessoas por aqui, e o frio no to ruim se voc conseguir se vestir logo. No se preocupe, ns ficamos de costas. John, se vire tambm, vamos dar cobertura para ele. A garota rapidamente olhou para mim. O que isso significava? No importo que me olhem. Ela sorriu de maneira travessa, colocando as calas embaixo da saia. No imaginava que voc tinha pernas to compridas. Haruhi se abaixou para dobrar a barra do longo agasalho, depois de ajustar a altura, se levantou e soltou a saia, que simplesmente deslizou pela sua cintura. Ento comeou a desabotoar o blazer. Minha reao foi imediata, me virando para o lado rapidamente. No importa. Estou com uma camiseta por baixo. As peas de roupa comearam a se empilhar no cho. Ento, finalmente voltei meu olhar para ela. Usando uma camiseta branca simples e um agasalho, Haruhi estava orgulhosamente parada ali, com o seu longo cabelo ao vento. Enquanto a olhava, subitamente senti a necessidade de ver uma coisa novamente. Ei, voc pode amarrar um rabo de cavalo? Haruhi olhou de volta para mim, Por qu? Nenhum motivo em particular, mais uma preferncia pessoal. Ela deu um riso irnico. Fazer um rabo de cavalo pode parecer uma tarefa simples, mas fazer um bom penteado mais complicado do que parece!

69 S.O.S. Dan Brasil

Apesar disso, Haruhi abaixou-se e pegou um elstico do bolso do casaco e elegantemente ajeitou seu longo e escuro cabelo em um rabo de cavalo. Na verdade, no ficou to ruim assim. At pareo mais com algum do Clube de Atletismo. Voc acha que ficou bom? Maravilhoso. Para mim, o seu charme aumentou em, pelo menos, 36%

70 S.O.S. Dan Brasil

Imbecil. Pensei em como iria reagir, mas percebi que ela estava apenas fingindo estar brava. Deveria saber muito bem disso. Mesmo tendo demorado um pouco mais, Koizumi terminou de se trocar. Deve ser difcil para ele usar uma roupa curta em um clima to glido. Sem mencionar que ele est vestindo as roupas de outra pessoa, ento suponho que deve ser uma sensao peculiar. Tremendo com o frio, Koizumi perguntou, Suzumiya-san, se voc no for usar o seu agasalho, poderia me emprestar? Estou congelando. Haruhi tambm estava de mangas curtas, mas nos deu um sorriso que facilmente poderia repelir todo o calor da terra, respondendo: No posso. Preciso dele para esconder a minha mochila. Se viemos to longe vestindo isso, no vou deixar que uma bolsa estrague o meu disfarce. Realmente, as mochilas de nossas escolas so levemente diferentes em seu design exterior. Haruhi abriu o casaco do agasalho como um papel de presente, e o embrulhou sobre as mochilas dela e de Koizumi, mandando eu carrega-las. Ento, colocou todas as suas coisas dentro da minha mochila e me pediu para carregar ainda mais peso. Ento. Haruhi colocou os braos na cintura e prosseguiu o seu discurso. Agora estamos parecendo alunos que acabaram de voltar de um treino. Nada mal, no ? Com certeza voc est bem, mas e eu? Voc no acha estranho um membro do Clube de Atletismo carregando um monte de coisas enquanto treina com uma roupa completamente no apropriada? Bem, voc pode fingir que o gerente do clube, ento vamos! Um, dois, lutar! Um, dois, lutar! A garota de rabo de cavalo saiu correndo em disparada, enquanto eu trocava olhares com Koizumi. Acho que no tnhamos alternativa se no dar de ombros e a seguir. A questo que ambos sabamos quo tremendamente difcil era impedir Haruhi de sair correndo por ai, independente das circunstncias. Ento, no podamos fazer nada alm de ir atrs dela.

Sempre foi assim, no?

No sei se isso era uma coisa boa ou ruim, mas ao contrario da Kouyouen, os portes da Escola Secundria do Norte estavam sempre abertos. E no havia nenhum sinal de vigilncia. Tudo estava indo de acordo com o plano. A corrida de Haruhi, que berrava arbitrariamente seus gritos de guerra, chegou ao seu fim quando aterrissamos com segurana em nosso destino, o hall de entrada. Nunca pensei que seria to complicado trazer esses dois para c, tomando em conta que at semana passada eles estavam entrando e saindo naturalmente. Que prdio velho! Essas paredes so pr-fabricadas? Todas as escolas municipais so assim, to pobres? Estava certa em no me inscrever para c.

71 S.O.S. Dan Brasil

Ouvi aquele relato to preciso enquanto me movia para os armrios de sapatos. J tinha colocado os meus calados para andar na escola, quando pensei onde estariam os chinelos para as visitas. Haruhi, como esperado, no levou em considerao estes meus pensamentos, e abriu o armrio mais prximo e surrupiou os calados de algum estudante aleatrio. Era uma atitude muito Haruhi por parte dela. Instintivamente dei um sorriso contido. Est rindo do qu? Voc parece um idiota, no como se eu estivesse fazendo nada de engraado. Bem, ela est certa, tirei o sorriso da cara. Pois no importa que crime ela esteja cometendo, no hora de dar risadas. Pensei com os meus botes que o p de Taniguchi era provavelmente do mesmo tamanho do que de Koizumi, ento fui atrs de seu armrio e entreguei seus sapatos a ele. Desculpe-me por isso. Com um tom de quem no parecia nem um pouco arrependido, Koizumi me agradeceu polidamente e colocou os sapatos, enquanto eu colocava os dele no armrio de Taniguchi. Peguei novamente as malas, que estavam enroladas sob a jaqueta, e as coloquei devidamente embaixo dos braos. Eu mostro o caminho, me sigam. Espera! Quando eu ia me afastar, Haruhi me parou. Ela inconscientemente enrolou os cabelos do rabo de cavalo com os dedos, e disse, A aliengena... Nagato-san, ela est no Clube de Literatura, no verdade? Para ser preciso, a atual Nagato s uma tmida colegial que anteriormente foi uma aliengena. E suspeito que ela esteja me esperando at agora. Acho que ela no vai sair de l. Vamos at a viajante do tempo primeiro. Asahinasan. Onde ela est? Provavelmente em casa - pensei... mas outro pensamento subitamente correu pela minha mente. Meus instintos no eram apenas para exibir, no preciso nem esforar a minha memria para saber, com certeza, que esta Asahina-san que no me conhece est agora carregando aparatos de caligrafia com ela. Antes de ser arrastada para a Brigada SOS, era o que ela fazia. Ento, isso significa que ela deve estar na escola neste exato momento. Ento, venham por aqui. Desculpe-me Nagato. Por favor, espere mais um pouco. Tenho que procurar a Asahina-san antes de te encontrar. Rezando silenciosamente para que eu estivesse certo sobre o Clube de Caligrafia, instintivamente apressei meus passos.

Quem abriu a porta da sala, obviamente, foi Haruhi. Aquela garota no tinha o mnimo conceito de etiqueta ao entrar sem bater, em qualquer lugar a que fosse. Apesar disso, no estava no clima para dar sermo sobre essas pequenas coisas. Enquanto isso, Koizumi esperava desconfortvel no corredor.

72 S.O.S. Dan Brasil

Havia trs garotas na sala do clube; elas pareciam estar praticando caligrafia para as gratificaes de ano novo. Qual de vocs a Asahina-san? ... como posso ajudar? A menor das trs garotas arregalou os olhos e disse com uma voz tmida que escapava por seus lbios vermelhos. O que foi... Asahina-san estava sentada elegantemente na cadeira, com o pincel em pleno ar. Inclinei-me sobre o ombro de Haruhi, e inspecionei a sala. Tsuruya-san no estava ali. Suspirei aliviado, enquanto me lembrava que ela no estava neste clube. Haruhi cochichou no meu ouvido. ela, no ? Srio que esta menina do segundo ano? Parece mais com uma garotinha do fundamental. Tambm tenho esta impresso. Mas voc est certa, ela a Asahina-san. Aps ouvir isso, Haruhi avanou em passos largos em direo a aquele pequeno anjo que estava paralisado com o pincel em mos. Sou Suzumiya, da Diviso de Informao do Conselho Estudantil. Asahina-san, eu vim at voc porque tenho algumas perguntas que precisam ser feitas. Tem um momento livre? Voc deveria planejar melhor as suas mentiras, especialmente quando est usando uma roupa esportiva dessas! Asahina-san piscou continuamente em um estado de profunda confuso, falando nervosamente. Diviso de Informao... Conselho Estudantil? O que... mas eu no sei de nada, No importa, apenas venha comigo! Haruhi surrupiou o seu pincel e o jogou para longe, agarrando fortemente o brao de Asahina-san e a levantando a fora. Os outros membros estavam to confusos e aterrorizados com a situao que no conseguiram esboar qualquer reao. Se Tsuruya-san estivesse aqui, talvez eu fosse testemunha de uma interessante e pica batalha entre ela e Haruhi. Mas nessa situao, Haruhi apenas colocou os seus braos ao redor da cintura de Asahina-san e a levou embora sem dar explicaes. Seus peitos... eles so enormes. Hmm, voc realmente uma pessoa nica. Gostei disso! Haruhi dizia isso alegremente enquanto apertava os seios de uma veterana de outra escola. Kyaa! Wah! O... o quee... ehh!? Percebendo que eu estava parado ao lado da porta, Asahina-san arregalou ainda mais os seus olhos. Provavelmente pensando algo nas linhas de, o pervertido daquele dia! Asahina-san olhou igualmente atemorizada para Koizumi, que se equilibrava em um s p

73 S.O.S. Dan Brasil

para se manter aquecido - possivelmente evitando o total congelamento - enquanto esperava no corredor. Koizumi olhou para Asahina-san como um completo estranho, e disse; No sou uma m pessoa, acredite em mim. Pare de agir como se voc no tivesse nada a ver com isso. Quando voc est vestido desse jeito, sua credibilidade cai por terra. Como uma me tentando impedir a sua filha de fugir assim que descobriu que iriam ao dentista, Haruhi arrastava uma reticente Asahina-san corredor acima. Ei John, agora s falta a tal Nagato-san. Apresse-se e me leve at ela. Voc no precisa me dizer isso! Afinal de contas, tenho que correr para l antes que algum professor ou estudante dedo duro descubra que matei aula e acabe sendo pego. Ento, para o lugar que est no terceiro andar do chamado prdio velho, o autodenominado quartel general da Brigada SOS, oficialmente conhecida como sala do Clube de Literatura.

Desta vez, eu bati na porta antes de abri-la. Ei, Nagato. A retrada e mope garota levantou o seu olhar do grosso livro da biblioteca que estava sobre a mesa, se virando para mim. Ah... Ao ver que eu havia chegado, Nagato soltou um suspiro aliviado. Eh? Quando ela viu Haruhi entrando, seus olhos se encheram de surpresa. ... hah? Para piorar, quando viu Asahina-san sendo carregada para dentro, seu queixo caiu. ... E finalmente, quando Koizumi entrou, ela j no tinha mais palavras. Ol a todos! Haruhi dava seu sorriso mais brilhante. Aps se certificar que todos estavam na sala, ela foi at a porta e girou a chave. Click! Aps ouvir o som da porta trancando, tanto Nagato quando Asahina-san tiveram a mesma reao seus corpos endureceram de pavor. O... o que voc est fazendo? Como naquele dia, Asahina-san estava no limite de suas lgrimas. Qu... que lugar esse? Por que vocs me trouxeram aqui? E p... por que voc est trancando a porta? O que vocs querem comigo?

74 S.O.S. Dan Brasil

Era a mesma resposta que ela deu na primeira vez, fui comovido por esta nostalgia. Cale a boca! Como naquele dia, Haruhi tomou as rdeas da situao fora, ento seguiu para a inspeo da sala. Essa quatro-olhos ai a Nagato-san? Ol! Sou Suzumiya Haruhi! E esse no uniforme de Educao Fsica o Koizumi-kun; essa garota extremamente peituda a Asahina-san. E esse cara ai, voc deve conhec-lo, no? Ele o John Smith! John Smith...? Nagato me olhava completamente atordoada, levantando os culos com um rosto cheio de descrdito. Simplesmente eu joguei a toalha e aceitei este apelido estpido. E sendo sincero, tanto Kyon quanto John soam estpidos, no final das contas. Bem... essa a tal Brigada SOS, no? No tem quase nada aqui dentro, mas no uma sala ruim. Vale a pena trazer algumas coisas para c. Como um gato curioso que foi trazido para uma nova residncia, Haruhi vagueou pela sala, olhando pela janela, e analisando com cuidado os livros na estante, com um olhar de interesse no rosto, ela ento me disse, Ento, o que vamos fazer? No me diga que voc no pensou nisso antes de decidir vir aqui! Cara, isso muito tpico de voc... At sou a favor de transformar esta sala na nossa base, mas um grande inconveniente chegar aqui. E pensando bem, uma perda de tempo enorme vir aqui depois da aula. Afinal, no tenho conexo alguma com esta escola. Ento, por que no combinamos um horrio pra nos encontrarmos no caf em frente estao? Mesmo dizendo isso, ningum alm de mim e da prpria discursante sabia o que estava acontecendo. Nagato se parecia com uma boneca de porcelana com um olhar confuso, Asahinasan tremia em um canto aterrorizada, enquanto Koizumi estava prestes a comear um ato desesperado de mmicas. Tinha que dizer algo a respeito, porm, antes que eu pudesse falar qualquer coisa.

Ding!

Subitamente, o computador que ningum havia sequer tocado comeou a emitir estranhos sons eletrnicos. Nagato moveu a cabea instintivamente. Huh? Asahina-san teve de se levantar para ver o que estava acontecendo. Acredito que todo o meu conhecimento sobre o funcionamento dessas mquinas foi pulverizado por esse estranho computador. O antigo monitor de tubo soltou um ruidoso barulho de esttica e lentamente se iluminou. S consegui saber disso pela reflexo tnue nos culos de Nagato.

75 S.O.S. Dan Brasil

Ao invs do familiar som do disco rgido girando, um silncio estranho inundou a sala. Eu j vi isso acontecer antes... na verdade, eu me lembro quando tive de ligar a mquina para que isso acontecesse... o logotipo do SO[5] no apareceu com o carregamento, mas no lugar dele uma estranha - porm familiar - tela preta surgiu.

5-[Nota do tradutor: Sistema Operacional].


Deixe-me dar uma olhada nisso, Meu corpo se moveu sozinho. Empurrei Haruhi para o lado e corri para frente do monitor. Silenciosamente na tela cinzenta, uma linha de palavras comeou a se formar.

YUKI.N > Se voc est lendo isso, provavelmente eu no sou mais a mesma.
... sim, era ela, Nagato...

O que est acontecendo aqui? No tem ningum digitando, que coisa mais medonha! Ser que ele foi programado para ligar em um momento especifico? Mas esse computador parece to velho. trabalho demais para uma mquina to antiga. No conseguia prestar ateno no que Haruhi e Koizumi diziam atrs de mim. No ousava nem mesmo piscar, com medo de perder qualquer palavra ou frase. Sentia o meu corao pulsando forte enquanto olhava atentamente para a tela.

YUKI.N > Se essa mensagem apareceu, significa que voc, eu, Suzumiya Haruhi, Asahina Mikuru e Koizumi Itsuki foram reunidos neste local.

Era como se as palavras estivessem se movendo de acordo com a minha velocidade de leitura. Sem nenhuma discrio, o cursor se mexeu novamente, escrevendo as seguintes palavras;

YUKI.N > Essa a chave. Voc encontrou a sua resposta.

Na verdade, no posso dizer que encontrei coisa alguma. mais como se eu tivesse trombado com ela quando fui arrastado para c por Haruhi. Falando nisso, devo considerar a utilidade dessa Haruhi, muito obrigado por tudo... e Nagato, devo dizer que senti a sua falta.

76 S.O.S. Dan Brasil

Com um grande sentimento de nostalgia, observei o monitor. Mesmo que as linhas se movessem no mais absoluto silncio, dentro do meu corao conseguia ouvir Nagato recitando cada linha em um tom montono. O cursor continuou a sua trajetria.

YUKI.N > Esse o programa de escape de emergncia. Para ativlo, pressione a tecla Enter, caso contrario, aperte qualquer outra tecla. Uma vez ativado, voc ter a oportunidade de reparar o espao tempo continuo. Porm, tanto o sucesso quanto a sua segurana no podem ser garantidos.
Escape de emergncia... programa. isso! Est nesse computador!

YUKI.N > Esse programa s pode ser executado uma nica vez. Uma vez executado, ser permanentemente desativado. Se voc escolher no ativa-lo, ele tambm ser desativado. Voc est pronto?

Essa foi a ltima linha. O cursor piscava sem parar na parte de baixo da tela. Devo apertar Enter? Ou qualquer outra coisa? Quando voltei aos meus sentidos, percebi que Haruhi estava olhando por cima dos meus ombros. O que isso significa? algum tipo de organizao secreta? John, pare de brincar e explique logo tudo isso! Ignorei completamente Haruhi, Koizumi e Asahina-san. Durante aquele momento, meus olhos no se fixavam nem em Haruhi e seu rabo de cavalo, nem em Koizumi com o meu uniforme de Educao Fsica, e muito menos na sempre graciosa Asahina-san. Toda a minha ateno estava focada naquele computador e na outra pessoa nessa sala. Virei-me para falar com a tmida garota que olhava com absoluta surpresa para a tela do computador. Nagato, voc se lembra de alguma coisa dessas? ... no, Tem certeza? Por que voc est perguntando isso? Por que ela parece estar com tanta pressa para negar qualquer envolvimento? voc quem est escrevendo isso... gostaria de dizer uma coisa dessas, mas temo que se o fizer, essa Nagato provavelmente vai surtar. Decidi examinar a ltima parte da mensagem novamente. Era uma mensagem que Nagato deixara para mim, escrita pela Nagato que eu sempre conheci. Para ser honesto, no entendia realmente o que era este programa de escape, mas aquela parte sobre a minha segurana e sucesso me deixou um pouco perturbado.

77 S.O.S. Dan Brasil

Mesmo assim, eu cheguei muito longe, ento, no tem porque pensar demais no caso. Nagato sempre teve a minha completa confiana, e sinto que posso continuar confiando nela, afinal, no me lembro de nenhum erro por sua parte. Se no posso confiar em Nagato, a aliengena silenciosa que j salvou a minha vida dezenas de vezes, em quem mais eu confiaria? Acho que posso ter mais dvidas sobre o que eu mesmo penso do que sobre aquilo que ela diz. Ei John, o que aconteceu? Voc est meio esquisito. A voz de Haruhi soava como se estivesse milhas de distncia. Por favor, preciso de um segundo para organizar os meus pensamentos. Realmente, acho que preciso ponderar um pouco sobre as coisas ao meu redor. Haruhi e Koizumi no estudam nessa escola, Asahina-san no uma viajante do tempo e Nagato no sabe de nada. Aps pensar um pouco nisso, percebo que no so as coisas com que eu mais deveria me preocupar agora. As palavras de Nagato refletem a sua opinio pessoal a respeito da situao. A veracidade dessa mensagem no pode ser questionada. Estiquei os meus braos com uma respirao profunda. isso... A nica coisa de que posso ter certeza que eu quero dar um fora desse mundo. Quero me encontrar com a Brigada SOS novamente, pois essa uma coisa com que me familiarizei tanto que passou a fazer parte do meu cotidiano, assim como todos naquele mundo. Essa Haruhi, Koizumi, Asahina-san e Nagato no so aqueles que eu conhecia. Aqui no h nenhuma Organizao, Entidade Senciente de Dados Integrados ou uma verso adulta de Asahina-san que me visita ocasionalmente, afinal, tudo est uma baguna. No demorou muito para que eu tomasse uma deciso. Ento, tirei um pedao amassado de papel do meu casaco... Desculpe-me, Nagato, mas acho que vou ter que devolver isso. Os seus dedos plidos lentamente alcanaram o formulrio para se juntar ao Clube de Literatura, totalmente em branco. Uma vez que eu soltei a folha, ela se agitou no ar, mesmo mal havendo vento na sala. Aps perder a firmeza uma vez, ela finalmente segurou o papel com fora. Isso ... A voz de Nagato tremia, seus olhos se escondiam sob os clios. De todo modo, - expliquei - para dizer a verdade, eu j sou um membro dessa sala, desde sempre. No tem motivos para me juntar ao Clube de Literatura, e porque... Haruhi, Koizumi e Asahina-san olhavam para mim com uma sincera cara de quem pensava. Bem, do que diabos ele est falando? A expresso de Nagato estava coberta pelos seus cabelos, ento no conseguia ver claramente. Mas no importa. No se preocupe, Nagato. No importa o que acontea, eu vou voltar para esta sala. E porque, afinal de contas, eu sou um membro da Brigada SOS. Voc est pronto? Pode apostar.

78 S.O.S. Dan Brasil

Estiquei os meus dedos e apertei a tecla Enter.

No momento seguinte...

Whoa!? Quando me levantei, fui vitima de uma tontura intensa. Involuntariamente, agarrei-me a mesa antes que minha viso desvanecesse completamente. Sentia meus ouvidos zumbindo e o som de pessoas conversando ao longe. E, de repente, tudo a minha volta ficou escuro. Meu senso de equilbrio desapareceu, e me senti como se estivesse flutuando no espao. Como uma folha em uma corredeira que gira sem parar. As vozes que me chamavam comearam a ficar cada vez mais distantes, e era mais difcil entender o que elas estavam dizendo. Era John ou Kyon? No tinha certeza, mas no parecia com a voz de Haruhi. Estava escuro e me sentia em queda, mas para onde eu estava caindo? Algum poderia pelo menos me dizer isso? Meus pensamentos se engalfinhavam em um completo caos. No sabia se meus olhos estavam abertos ou fechados, e nem conseguia ouvir coisa alguma ao meu redor, apenas me sentia flutuando, sem entender ao menos onde estava o meu corpo. E onde estava Haruhi? Tudo ficou ainda mais distorcido. Koizumi, Asahina-san, onde eu estou? O que est acontecendo? O que mais me aguarda nesse programa de escape de emergncia? Nagato... Whoa!? Gritei novamente, meus calcanhares quase se despedaaram enquanto eu mal conseguia suportar o meu prprio peso. Foi ento que eu percebi que estava de p novamente. Mas que diabos...? Estava escuro, mas no escuro o suficiente para que eu no conseguisse ver os meus prprios dedos. Na verdade, fiquei aliviado por ainda conseguir ver alguma coisa. Onde que estou...? Olhando para as fracas luzes reluzindo atrs da janela, confirmei a minha posio. Parecia com uma sala, e eu parecia estar me apoiando em uma mesa. E sobre esta mesa, estava um computador... O Clube de Literatura!

Era a mesma sala de antes. Mesmo assim Nagato no estava ali. Haruhi, Asahina-san, e Koizumi tambm desapareceram. Apenas eu estava ali. O sol havia se posto, apesar de que poucos segundos este ainda brilhava atravs da janela. Posso dizer que anoiteceu um pouco rpido demais. Olhei para fora para o pouco populoso cu noturno, observando umas poucas estrelas cintilarem. Cara, como o tempo passa rpido. A sala continuava a mesma. Havia uma estante de livros, uma longa mesa e um velho computador. Percebi s de olhar para isso que no voltei ao meu mundo original, afinal,

79 S.O.S. Dan Brasil

no havia nada da Brigada SOS jogado por ai. Nem a mesa da comandante, nem as roupas de Asahina-san. Era apenas uma sala vazia do Clube de Literatura... porm... O suor na minha testa escorreu para cima dos meus olhos, fazendo-me limpa-los prontamente com a manga da minha blusa. Alguma coisa estava errada. O que era este sentimento de desorientao? Eu j sabia onde estava. Claramente, essa era a sala do Clube de Literatura. Virou um tambor de taiko ou coisa assim? Lembrei-me da piada que Taniguchi havia feito anteriormente, mas no era esse o problema. Sim, o problema no era onde... Isso ... Subitamente, descobri o porque da minha confuso! Ao mesmo tempo, senti que a minha temperatura corporal aumentou rapidamente, mas no era uma observao muito precisa. A verdade era que, como a temperatura ambiente havia subido, a do meu corpo apenas acompanhou a tendncia, ento no era apenas impresso. No agentando mais o calor, tirei o meu casaco. Todos os meus poros, ento, se abriram juntos e comearam a suar. Tirei tambm o suter, e puxei as mangas da camisa para cima, mesmo assim o calor acumulado mal se dissipou. Est muito quente! Comecei a resmungar. To quente como uma... Uma noite quente de vero. Nesse caso, no era onde, e sim quando. Assim apenas uma questo que deveria ser respondida,

Em que estao estamos agora?

80 S.O.S. Dan Brasil

O Desaparecimento de Suzumiya Haruhi


Traduo: kwijibo Reviso: GardenAll

Captulo 4:

Acredito que todos os que j passaram por isso sabem o quo assustador andar pela escola no escuro. Carregava a minha blusa sobre os ombros enquanto lentamente me afastava da sala do clube. Como um ninja, tentei no fazer som algum enquanto descia as escadas. Toda a vez que me aproximava de uma esquina, observava a minha frente antes de avanar. E isso certamente era exaustivo! No tinha idia do que estava acontecendo no Colgio do Norte, mas aposto que seria problemtico se fosse visto por algum professor de planto. No saberia explicar nada disso de fato, gostaria que algum me explicasse o que estava acontecendo! Andei transpirando sob o ar mido, at finalmente chegar ao salo de entrada. Bem, o que temos aqui... Aps dizer isto, abri cautelosamente meu armrio de sapatos. Dentro dele havia o calado de outra pessoa bem, pelo menos posso dizer que tenho quase certeza que aqueles no eram os meus. Rapidamente eliminei a possibilidade de algum ter pego os meus sapatos por engano. Estvamos claramente no meio do vero, o que significa que muito possivelmente eu havia novamente saltado por entre as dimenses fiquei bastante impressionado por ter desenvolvido este tipo de imaginao. Obviamente o dono deste armrio no era eu, mas algum deste mundo ou dimenso paralela. No me surpreenderia se, na verdade, fosse outra verso de mim mesmo, porque j me acostumei com este tipo de idia absurda, ou talvez eu esteja meio insensvel a este tipo de hecatombe[1] csmica.

1-[Nota do tradutor: Hecatombe (do grego antigo , composto de "cem" e "boi") era o sacrifcio coletivo de muitas vtimas (no apenas bovinas) na Grcia Antiga].
Bem, no tem outro jeito. Acho que no seria muito legal ser visto andando com estes sapatos internos l fora, porm, no me vejo com outra soluo no momento. Minha prioridade era sair da escola o quanto antes. Como esperado, a entrada estava trancada neste horrio, ento, andei at uma janela prxima e a destranquei com cuidado. Lentamente inalei o ar quente de vero enquanto pulava da janela sobre o cho de concreto, onde Haruhi havia me acordado na vez em que ficamos presos naquele espao restrito. Por alguns segundos olhei ao meu redor, certificando-me de que ningum estava me vendo, e ento continuei em frente. Estava to quente fora da escola quanto dentro dela. Era o tpico calor quente e mido do vero japons. Como acabei de chegar de um inverno rigoroso, meu corpo reagiu exageradamente, e todos os meus poros se abriram simultaneamente. Limpei o suor do rosto com a manga da camisa e continuei em direo ao porto. Foi fcil sair. Acho que devo agradecer a falta de segurana da escola eu s precisei pular o muro e mais nada. Depois de atravessar para o outro lado, peguei o casaco que havia jogado de antemo, e observei o cu estrelado enquanto pensava no meu prximo passo. No momento tudo que preciso saber que dia e em que ano estamos. Afinal, h uma grande diferena entre estar no passado ou no futuro. Antes de tudo, acho que deveria descer essa ladeira. Afinal, h um loja de convenincia no caminho. Se eu parasse na frente de uma casa qualquer e perguntasse, Que ano e que ms esse? seria tratado como um maluco e trancafiado pelas autoridades

81 S.O.S. Dan Brasil

competentes. Melhor ir a algum lugar em que eu possa conseguir estas informaes sem perguntar para ningum. Mesmo assim, este lugar est quente como o inferno... J sofria com o calor com o meu uniforme de inverno, agora at as minhas calas comeavam a grudar nas pernas presas pelo suor. Neste momento sentia que o dio pelo inventor destas estpidas fibras sintticas se intensificavam rapidamente, sem mencionar que esse uniforme nem mesmo nos deixa quente no inverno, s desenhado para parecer bonito. O fato de estar resmungando sobre estas coisas triviais significava que o meu crebro comeou a voltar ao normal. Ao invs de estar congelando no meio do inverno esperando a chegada da primavera, eu preferia reclamar sobre o quo quente o vero estando embaixo de um ventilador. Alm do mais, tenho muitas memrias sobre este meu primeiro vero no colegial, apesar de tudo ter sido to exaustivo, tanto fsica quanto mentalmente. Agora que tudo passou, no parece ter sido to ruim assim. Pelo menos consegui ver a Asahina-san de mai. E acho que no tivemos nenhuma atividade similar da Brigada SOS no inverno. Minha mente se ocupava com o gosto do ensopado que eu estava perdendo, enquanto caminhava colina abaixo. Depois de quinze minutos vi uma placa iluminada. Era a loja de convenincia que eu ocasionalmente passava no caminho para casa. Pelo menos agora eu sei mais uma coisa, ainda no horrio das lojas fecharem. Mal conseguia esperar pelas portas se abrirem, e rapidamente olhei ao meu redor assim que entrei. Demorei alguns momentos para me acostumar com o ar condicionado. Neste meio tempo encarei cheio de expectativa o relgio pendurado na parede da loja. Oito e meia. Como o sol j se ps, deve ser oito e meia da noite. Mas e a data? E o ano? Haviam diversas revistas nas prateleiras, e acho que qualquer uma ir servir. Peguei aleatoriamente um jornal esportivo que estava na parte da frente do mostrurio e analisei o seu contedo. Pouco me importa o que est escrito; mesmo nos mais estpidos e fantasiosos tablides de terceira, ningum iria to longe a ponto de mentir a data de hoje, ou iriam? Meu olhar se fixou em um certo ponto da pagina, e ento eu a vi. Uma combinao de nmeros que alguns considerariam como um bom pressgio, entrou em meu campo de viso. Mas em que ano estamos? Como se tentasse engolir aquelas folhas, me aproximei da pagina e olhei com cuidado o que havia sido impresso no cabealho. O atendente me olhava incomodado, mas eu no podia ligar menos para isso agora. Olhei de novo e de novo para aqueles quatro dgitos.Subtrai o ano que eu parti no meio de um glido dezembro para o ano que esta revista mostrava. Essa conta era to simples que at uma criana conseguiria resolver. Ento isso Nagato... Levantei a minha cabea do jornal e suspirei profundamente olhando para o teto. O alegre e romntico festival de Tanabata.

Hoje dia sete de julho de trs anos atrs.

82 S.O.S. Dan Brasil

Tanabata, trs anos atrs... o que mais aconteceu nesse dia? O Tanabata deste ano havia sido como uma rapsdia bem orquestrada; aps escrever os nossos desejos e os pendurar nos galhos de bambu, aceitei o convite de Asahina-san para viajar no tempo, posteriormente encontrando sua verso adulta que me conduziu para a escola do leste naquela fatdica noite. Ento, encontrei-me com uma Haruhi na stima srie que pulou os muros e me obrigou a ajuda-la a escrever uma mensagem para o espao csmico no campo da escola com giz branco. Aps isso, levei Asahina-san (pequena), que havia perdido seu dispositivo de viagem no tempo, o chamado TPDD, para a casa de Nagato, um apartamento de alto nvel, onde nos dois dormimos por trs anos, nos permitindo voltar de onde viemos... O que s pode significar que... Isso ainda mais fcil do que aquele pattico problema de matemtica. Tudo que eu precisava fazer era seguir meus passos dados naquele dia. Bem, isso, isto deve ser o que falta para restaurar o meu mundo distorcido de volta ao normal. Bem, pelo menos como deveria ser, no ? Minhas pernas tremiam com fora, no era medo, mas a excitao de perceber que havia algo muito importante a ser feito. Trs anos atrs. Tanabata. A Escola Ginasial do Leste. Os smbolos misteriosos. John Smith. Todas as peas do quebra cabea pareciam estar se juntando, e uma concluso estava se formando em minha mente. Era o tipo de raciocnio simples e claro que eu estava esperando. Como um mantra[2], repeti a mesma frase outra vez.

2-[Nota do tradutor: Hecatombe Mantra (do snscrito Man mente e Tra alavanca) uma slaba ou poema religioso normalmente em snscrito].
O que s pode significar que... Elas esto aqui. A sedutora e charmosa Asahina-san (grande), e a Nagato Yuki em modo de espera. As duas pessoas mais teis que eu poderia encontrar neste perodo de tempo estavam por perto.

Joguei o jornal para longe e corri para fora da loja de convenincia, tentando organizar os meus pensamentos enquanto caminhava. Lembro-me da primeira vez que vim a esse tempo, o que est acontecendo agora, na verdade. Asahina-san me acordou em um banco no parque prximo a estao e me disse que Eram umas nove horas. Se eu correr nesta meia hora que me resta, eu vou alcan-la a tempo. O nico problema ser se quem quer que seja o culpado tenha alterado coisas neste perodo de tempo, se existem mudanas, eu posso acabar no encontrando comigo mesmo. Em todo caso, tenho de contatar Asahina-san (grande) ou Nagato em seu apartamento, o ideal seria fazer os dois. A questo seria o que devo fazer primeiro, j que tenho mais de uma opo. No acho que Nagato vai sair do seu apartamento, enquanto s conseguirei encontrar Asahina-san em um tempo e lugar especficos. Acho que nesse caso a escolha clara. Vestida como uma professora elegante, esta Asahina-san adulta foi uma das pessoas que me deu uma pista relativa a Branca de Neve e rapidamente desapareceu, voltando para um futuro ainda mais distante do que o da Asahina-san que eu conheo. A imagem dela

83 S.O.S. Dan Brasil

sorrindo enquanto aperta o rosto da sua verso mais jovem ainda fresca em minha memria. Essa Asahina-san deve saber quem eu sou, no tenho dvidas disso. Mesmo que o parque fosse prximo estao de trem, mal haviam pessoas passando por l. Acho que voc deve culpar o horrio, afinal o perodo de dia mais propcio para todo o tipo de gente suspeita e estranha sair por ai. Esta a meca dos anormais... sinto que pensei em algo parecido quando vim para c durante o Tanabata. No acho que uma boa idia fazer uma entrada grandiosa, ento andei devagar no meio da escurido, escorado ao lado do muro que separa o parque da rua. Apesar de chamar de muro, esse negcio no tem a altura da minha cintura, com um canteiro cheio de arbustos no topo. Era extremamente fcil caminhar sem ser visto durante o dia nesse lugar, noite e sozinho era uma tarefa ainda mais simples. Mesmo assim, precisava ter cuidado com qualquer pedestre que me dirigisse olhares suspeitos pelas costas. Esforcei-me para lembrar a posio do banco em que eu havia acordado daquela vez, para ento sorrateiramente me posicionar no lugar ideal de viglia. Eram quase nove horas. Acho que isso pode ser considerado voyeurismo[3]. Depois de esticar minha cabea para fora dos arbustos, finalmente vi o que queria ver.

3-[Nota do tradutor: Voyeurismo uma prtica que consiste num indivduo conseguir obter prazer sexual atravs da observao de outras pessoas].
... isso mesmo. estranho me ver assim, at parece um daqueles sonhos onde voc se v em terceira pessoa, ou quando voc assiste um vdeo com voc mesmo. Mas como eu posso explicar isso... O banco que eu procurava apareceu iluminado pelas luzes dos postes. Mesmo estando meio longe eu no poderia estar errado. As duas pessoas ali, vestindo os uniformes do Colgio do Norte, eram exatamente quem eu estava esperando. O meu eu do passado e Asahina-san estavam sentados bem ali. Eu estava deitado no colo de Asahina-san, dormindo como um beb. Estaria mentindo se dissesse que estava sonhando algo que no fosse suficientemente empolgante para me fazer babar. Se uma pessoa no consegue ter bons sonhos com o travesseiro mais precioso do mundo, possivelmente no conseguiria dormir em paz de jeito nenhum. Sendo usada de travesseiro, Asahina-san ocasionalmente me olhava dormindo em seu colo, ou sussurrando em meu ouvindo, ou me cutucando. Estou ficando com cimes... espera, porque diabos eu ficaria com cimes de mim mesmo? Por um momento, realmente desejei enxotar o outro eu de l e tomar o seu lugar, mas no fim das contas resolvi segurar o impulso. O eu deste tempo no me viu da ltima vez, ento se fizer uma besteira, possvel que as coisas se compliquem, no ? O continuum espao-tempo j est o suficientemente bagunado sem as minhas intervenes. Segurando a impulsividade irracional do meu corpo, continuei apenas como um observador. Quanto mais eu penso sobre isso, mais admirado eu fico por ter mantido tamanho autocontrole em uma situao destas. Enterrado sob estes pensamentos, continuei a observar. Asahina-san movimentou seus lbios vermelhos e murmurou alguma coisa; e eu que dormia em seu colo, me mexi

84 S.O.S. Dan Brasil

levemente e acordei lentamente. De onde eu estava, no consegui ouvir nada, mas lembrome vagamente de ter ouvido Asahina-san dizer, Ah, voc acordou? Depois de conversar um pouco com Asahina-san, ela se sentiu cansada e deitou a cabea em meu ombro. O arbusto detrs do banco farfalhou, e aquela pessoa apareceu. Com uma blusa de mangas compridas e uma minissaia, ela usava uma roupa professoral que eu nunca conseguiria esquecer. Ainda antes do fim de maio, ela havia deixado um recado para mim para nos encontrarmos, e ento me deixou uma pista sobre a branca de neve. Ela at me contou sobre a pinta em forma de estrela. Neste dia, durante o Tanabata, ela fez Asahina-san (pequena) adormecer, e ento me guiou at Haruhi antes de sumir sem deixar rastros. A verso adulta de Asahina-san. Seu corpo e altura haviam crescido com o passar dos anos. Vinda de um futuro ainda mais distante de Asahina-san, no era ningum alm de Asahina-san (grande). Era como daquela vez. Era verdade, tudo est acontecendo exatamente como da ltima vez em que me vi no Tanabata de trs anos atrs. Depois de conversar comigo por um tempo, Asahina-san (grande), se abaixou para apertar a bochecha de Asahina-san (pequena) e acariciou seu corpo, se levantando e dizendo algo para mim novamente. Era a misso dela traz-lo aqui, e deste ponto em diante, a misso de guia-lo minha. Uhm... mas o qu... Era algo assim que eles estavam falando. Depois de explicar tudo para um surpreso eu, Asahina-san (grande) virou-se para trs e desapareceu em meio escurido. Agora percebo que ela foi para o lado oposto da Escola Ginasial do Leste. Eu permaneci ali embasbacado, encarando a sonolenta Asahina-san (pequena) e certamente pensando em alguma bobagem, apesar de no me lembrar do que estava pensando naquela hora. Desisti de forar a minha memria depois de alguns segundos, no tinha tempo a perder e no queria perder o rastro de Asahina-san (grande). Corri para fora dos arbustos onde eu estava me escondendo, e rapidamente me esgueirei pelas bordas do parque. No havia porque esconder a minha presena, pois quando era "eu" naquela situao, certamente no havia percebido que havia algum ali. Naquele momento a "minha" ateno no estava fixa naquele outro "eu" de outro tempo, para falar a verdade, nem ao menos tinha idia de que havia algo assim acontecendo. O que fazia sentido, "eu" nunca teria entendido o quo conturbado ficou o continuum espao-tempo em minha linha de tempo original. No havia nenhum motivo para ter cuidado "comigo" que carregava Asahina-san nas costas, esta era uma preocupao grande demais para "me" distrair. Assim, resolvi ir embora. Atravessando mais uma esquina, eu a vi h uns cem metros de distncia. Ela caminhava em minha direo, embalada pelo meldico som dos seus saltos batendo pela calada. Ela no parecia estar com pressa - ao contrrio de mim, que certamente estava desesperado para v-la. Se eu perdesse o seu rastro me sentiria um bocado frustrado com todos os problemas que passei para chegar at aqui

85 S.O.S. Dan Brasil

Apressando os meus passos, encurtei a distncia entre ns. Sob as luzes fracas dos postes, seu cabelo parecia reluzir. Mesmo que s pudesse ver as suas costas, tinha certeza de que era ela. No demorei muito para alcana-la, e chamei pelo seu nome, "Asahina-san!" Ela parou. O som suave dos seus sapatos de salto alto golpeando o cho foi engolido pelo silncio da noite. Seus cabelos castanhos se agitaram, e como se estivesse em cmera lenta, ela se virou para mim. O que ser que ela iria me dizer? Huh? No nos despedimos agora a pouco? Voc me seguiu at aqui? No pode ser. Ei, onde que est o outro eu? No fim, no era nada disso. "Boa noite, Kyon-kun." Com o seu lindo rosto, exatamente do jeito que eu me lembrava, ela me cumprimentou com um sorriso radiante. "Quanto tempo. Quer dizer, para 'voc'." Asahina-san piscou para mim. Era o mesmo sorriso que havia visto faziam uns cinco meses. Com uma expresso aliviada, Asahina-san (grande), falou comigo. "Graas a Deus que conseguimos nos encontrar aqui. Estava preocupada com algum erro que eu pudesse ter cometido." "Sabe, eu ainda sou um pouco desastrada." - Asahina-san falou com timidez e colocou sua lngua para fora, com ternura. Era o tipo de movimento charmoso o suficiente para amolecer todos os ossos de dentro do corpo de algum, mas no podia me dar a este luxo. Se me derretesse em uma pilha de lama agora, colocaria tudo a perder. Essa Asahina-san j sabia o que devia ser feito Esforando-me ao mximo para manter o controle de minha lngua, que parecia ter uma mente prpria, falei a ela. "Asahina-san, voc sabia que eu viria at aqui... que eu retornaria a este tempo e a este lugar, no ?" "Sim," - ela respondeu com um menear de cabea, - "este era um fato predeterminado," "Naquele dia de Tanabata, a pequena Asahina-san iria me trazer at o Tanabata de trs anos atrs ou seja, hoje. Voc quem acertou as coisas para que ela me levasse para c, certo?" "Sim, esse era um requisito. De outro modo, voc no estaria aqui agora," Se eu no estivesse ido at a Escola Ginasial do Leste e rabiscado aquelas mensagens no cho, no teria falado para a Haruhi da stima srie sobre "John Smith". E claro que isso significaria que a Haruhi, que estuda no primeiro da Kouyouen, nunca teria ouvido falar daquele nome. Em outras palavras, no teria encontrado a chave. Afinal, sem

86 S.O.S. Dan Brasil

este nome no teria ligao alguma com a Haruhi que encontrara a poucas horas atrs. Como resultado, ns cinco no teramos nos reunido na sala do clube, e o programa de escape de emergncia no teria sido ativado. Nesta hora uma questo surgiu em minha mente. O outro John Smith... ser!? " voc Kyon-kun. O atual voc." Asahina-san (grande) me deu um sorriso lindo como um boto de rosa,

87 S.O.S. Dan Brasil

" cansativo conversar assim, vamos encontrar um lugar para nos sentar. Ainda temos tempo," O poder em suas palavras e em seu sorriso foi grande o suficiente para dissipar toda a ansiedade e confuso que eu carregava. Se Asahina-san (grande) estava aqui, significava que o futuro ainda existia. No o futuro catico ps 18 de dezembro, mas o futuro de que eu, Haruhi e Asahina-san viemos. Ento deve haver uma soluo. Esta confiana crescente me aliviava um pouco. Colaborando para amplificar este sentimento, ela continuou, "Por enquanto, minha misso o guiar. Mas depois disso voc vai estar por sua conta. Eu irei apenas seguir a sua liderana," Ela ento me deu uma piscadela que foi o suficiente para enfraquecer os meus joelhos.

Retornamos ao parque e nos sentamos no banco em que Asahina-san (pequena) e "eu" estvamos at pouco tempo. Antes de se sentar, Asahina-san (grande) olhou para o banco e o acariciou como se fosse uma relquia ancestral. Eu gradualmente me sentei, tambm com um rosto srio. O banco ainda estava quente, era o meu calor e o de Asahinasan, que cinco meses atrs viajaram para trs anos no passado. Perguntei rapidamente, "Aconteceu algo com o fluxo do tempo? Eu sei que o perodo de tempo de que vim est ligado a este Tanabata. Se no fosse o caso no teria chego at aqui. Ento, Asahinasan isso significa que o futuro de que voc vem e o meu futuro alterado no so conectados?" "Eu no posso explicar os detalhes," Achei que isso iria acontecer, uma daquelas informaes confidenciais, ? "No isso," "Eu simplesmente no conseguiria colocar as coisas de um modo que voc iria compreender. A nossa teoria de STC construda sobre certos conceitos especficos. complicado colocar as coisas de forma compreensvel para voc. Voc ainda se lembra daquilo que eu disse para voc sobre o tempo durante o nosso primeiro encontro quando eu revelei a minha identidade?" Claro que sim, sentado ao lado do rio com as ptalas de cerejeira flutuando pelo ar, ouvi Asahina-san, que at ento havia sido apenas uma veterana bonitinha, revelar a chocante verdade sobre ser uma viajante do tempo. "Naquela situao eu no havia dito algo que voc mal conseguiu entender? Este o caso. Se eu explicasse, voc poderia ficar ainda mais confuso," Asahina-san (grande) suavemente deu uma pancadinha ao lado de sua cabea, com uma piscadela simultnea para mim. Cada coisa que ela fazia era to sedutora. " um conceito que no pode ser explicado com palavras. S poderia ser corretamente compreendido de outras formas. Voc entendeu?" No. Isso era como tentar ensinar calculo para uma criana de primrio. Asahina-san continuou a explicar as coisas para mim, que j estava ficando um pouco tonto.

88 S.O.S. Dan Brasil

"Uhm, mas em breve voc vai entender. Voc vai, e s isso que eu posso te dizer por enquanto." Voc vai entender em breve? Onde que eu ouvi algo assim antes? Foi Nagato, ela quem me disse a mesma coisa h algum tempo... espera um pouco. Um lampejo de inspirao percorreu a minha mente, e no pude evitar de ter a seguinte reao, "Antes das frias de vero... quando Nagato mencionou algo assim durante o incidente do grilo gigante... como os computadores do futuro no eram como so hoje, ser que poderia ser algo assim?" "Impressionante. Voc ainda se lembra disso? Voc est certo, o equivalente aos computadores, ou a chamada internet nesse perodo de tempo, uhm... no existe em um senso material em nosso perodo de tempo, mas existe em uma forma etrea em nossas mentes. O TPDD algo assim tambm." O objeto que no deveria desaparecer, mas acabou se perdendo "Isso um instrumento de viagem no tempo?" " um Instrumento de Destruio de Plano Temporal[4]." 4-[Nota do tradutor: no originla, Temporal Plane Destruction Device]. Isso no devia ser uma informao confidencial!? "Bem, era confidencial at pouco tempo. Mas as regras relaxaram bastante para mim. S o fato de estar aqui significa que estou trabalhando bastante." Asahina-san estufou o peito com orgulho, os botes de sua blusa quase se soltaram com o ato. Assim, uma proporo fsica praticamente impossvel despontou em minha frente. Normalmente eu ficaria pasmo com esta viso, mas infelizmente, no estava com nimo para apreciar tal cena e no pude saciar o apetite dos meus olhos. Continuei, ento, a perguntar. "E qual a causa disso? Sei que o futuro de que vim mudou, mas quando exatamente isso aconteceu?" "Para ter mais detalhes, melhor perguntar para Nagato-san, a que reside neste perodo de tempo. S posso dizer uma coisa: a mudana no plano temporal de que voc veio ocorreu trs anos 'no futuro', na manh do dia 18 de dezembro." Para mim, isso tinha sido h trs dias. Ento foi o plano temporal que mudou? Neste caso... novamente me esforcei para lembrar os dos cenrios que Koizumi havia proposto. Significa que a teoria de um universo alternativo est incorreta. "Exatamente. De um dia para outro, os arquivos de STC... quer dizer, o mundo todo mudou. Apenas as suas memrias permaneceram intactas. Foi um terremoto temporal imenso, detectado at mesmo de um futuro distante," No estava exatamente desinteressado sobre o que seria um STC ou um terremoto temporal, s que no havia tempo para questionar sobre estas coisas irrelevantes, acho que tinha questes mais urgentes para se lidar. "Asahina-san, voc estava esperando aqui por que precisa resolver toda essa mudana temporal gigantesca?" "No vou conseguir consertar isso sozinha," - seu rosto adquiriu um tom sombrio "vou precisar da ajuda de Nagato-san. claro que precisaremos de voc tambm, Kyon-kun," "Quem o culpado? S consigo pensar em Haruhi fazendo algo assim," "No."

89 S.O.S. Dan Brasil

Asahina-san relutou, e com um rosto srio ela falou, "No foi Suzumiya-san. O culpado outra pessoa," " algum novo elemento desconhecido? Algum slider de fora desse mundo que eu ainda no conheci ou algo assim?" "No," Interrompendo-me, Asahina-san respondeu com um rosto cheio de preocupao, "Pelo contrrio, algum que voc conhece muito bem."

Olhando para o seu relgio, Asahina-san (grande), disse-me que ainda tnhamos tempo, ento comeamos a conversar nostalgicamente sobre nossas memrias da Brigada SOS. Para mim, eram coisas que haviam acontecido durante o ano, mas para ela, j havia sido h muito tempo. Ser arrastada para a sala do clube, forada a se vestir de Bunny-gal, fazendo desejos no festival de Tanabata, encontrar com um mistrio em uma ilha solitria, vestir yukatas no Festival O-bon, reunir toda a brigada para terminar o dever de casa de vero, todas aquelas coisas estranhas que aconteceram durante as filmagens do nosso projeto do festival cultural... minhas memrias comearam a ser lentamente rebobinadas. A voz de Asahina-san se tornou cada vez mais lenta. Estava esperando que ela cometesse algum deslize e acidentalmente me dissesse como seria o meu futuro, mas Asahina-san era extremamente cautelosa, e tentou conter o tpico dentro destas amenidades. "Pode ter sido difcil algumas vezes, mas no fim, foram timas memrias." Aps fazer esta constatao conclusiva. Asahina-san se manteve quieta e me encarou um pouco. Queria comentar algo para quebrar este silncio constrangedor, mas fui surpreendido por algo quente e macio pousando em meu ombro. Era a cabea de Asahina-san. O que diabos isso significa? O peso de seu corpo se apoiando sobre mim valia uma fortuna - a fragrncia e o calor estimularam os meus nervos, ativando todo o tipo de pensamentos selvagens em meu crebro, simplesmente no conseguia pensar em mais nada. O que ela queria me transmitir com o aroma do tecido de sua blusa? Ela queria que eu dissesse alguma coisa? Fechando o seus olhos e colocando seu rosto em minha direo, Asahina-san (grande), permanecia silenciosa, mesmo assim conseguia sentir os seus lbios vermelhocereja se movendo. Ela parecia estar sussurrando alguma coisa, o que seria? Ser que... comecei a navegar pelos mares da fantasia novamente. Ser que Asahina-san adormeceu tambm, s para que outra Asahina-san aparecesse e me falasse sobre algo enigmtico tambm? Mesmo assim, permaneceria ali para sempre, conhecendo numerosas Asahina-san de diversos perodos temporais... droga, minha cabea est rodando em crculos, como se estivesse dentro de uma gigantesca mquina de lavar. No que que eu estou pensando!? Algum pode me dizer? Ela ficou assim por mais um minuto ou dois "Hee hee." Como se pudesse ler a minha mente, ela sorriu e me disse, "J est na hora. Vamos." Ela se levantou como se nada tivesse acontecido, o que era uma pena. No tive muitas opes se no voltar aos meus sentidos. Ela est certa, hora de irmos embora. Uhm... para onde?

90 S.O.S. Dan Brasil

Nosso segundo destino. Eram dez horas no relgio de Asahina-san, um pouco depois da hora em que "eu" completei meu papel como cmplice de Haruhi na pichao do campo de corrida da escola do Leste. Era a hora que "eu" acompanhei uma soluante Asahina-san para dentro do apartamento de Nagato. A hora em que o tempo parou para "mim". Era hora de outra visita a Nagato. "Mas antes disso," Asahina-san me deu um sorriso comovente, "No tem alguma coisa que voc deveria fazer primeiro?"

Era uma pequena distncia do parque, at uma rea residencial. Seguindo as orientaes da viajante temporal, entrei em uma ruela. Seguindo por um caminho escuro, estava uma figura pequenina correndo como o vento. Com seu pequeno par de braos e pernas saindo pela camiseta e pelos shorts, ela se movia cada vez para mais longe com seu cabelo flutuando pela noite. "Ei!" Ela moveu a sua cabea em minha direo. Depois de me certificar que estava prestando ateno em mim, coloquei as mos ao redor da boca, e gritei a plenos pulmes, "Por favor, lembre-se bem de John Smith, que vai sacudir o mundo!" Aps me dar uma espiada rpida, a estudante me deu as costas visivelmente irritada, e marchou em frente. Ela deve estar achando que vai me encontrar se for ao Colgio do Norte, ento no hesitou em ir embora. Olhando para aquele cabelo escuro e comprido, eu adicionei silenciosamente, "Por favor, no se esquea disso, Haruhi. Voc precisa se lembrar do nome John Smith..." Rezei do fundo do meu corao, para esta Haruhi de 12 anos, que ainda continuaria a ser uma garota problemtica nos dias que viriam. Por favor, no esquea que eu estive aqui.

Conhecia o caminho para aquele conjunto de apartamentos de alto nvel como a palma da minha mo, ento no duvido que acabaria chegando l mesmo de olhos vendados. Caminhava um pouco a frente de Asahina-san (grande), que de algum modo tentava se esconder em minhas costas. "...Kyon-kun, eu tenho um favor para pedir." Visto que ela estava praticamente me implorando, no havia razo para negar qualquer coisa. No importa de que perodo ela seja, eu no seria insano o suficiente para no realizar qualquer pedido de Asahina-san. "Me desculpe, mas mesmo agora ainda fico meio desconfortvel perto de Nagatosan..."

91 S.O.S. Dan Brasil

Isso me lembra que Asahina-san (pequena) sempre fica assim quando est no clube, e no foi muito diferente em nossa ltima visita. Alm de Haruhi, a nica outra pessoa que mantm a compostura perto da aliengena era Koizumi. "Tudo bem, eu entendo." Disse isso em um tom apaziguador enquanto digitava o nmero 708 no teclado prximo a entrada, ento apertei o boto da campainha. Segundos depois, o interfone estalou com um rudo mecnico, indicando que havia algum na linha. Fui recebido com silncio, ento resolvi tomar a iniciativa. "Nagato, sou eu." Silncio. "Desculpe, no sei como explicar como as coisas chegaram a este ponto. De todo modo, estou de volta do futuro. Asahina-san tambm est comigo, quer dizer, a sua verso adulta. Sua verso diferencial temporal variante, se preferir." Silncio. "Precisamos da sua ajuda. Afinal, quem me jogou neste perodo de tempo foi voc." Silncio. "Tanto eu como Asahina-san estamos em seu apartamento, certo? Dormindo no quarto de visitas congelado no tempo..." Beeep. A porta se abriu. "Entrem." A voz de Nagato era tranquilizadora. Calma como sempre, sem nenhum tom de nervosismo ou depresso, mesmo assim ela parecia estar um pouco surpresa, ou talvez tenha sido s impresso minha. Confio em Nagato, no existe nada impossvel para ela. Mesmo nessa situao desesperadora, ela ser capaz de encontrar uma sada, caso contrrio, estaremos perdidos. Como se entrasse em uma fortaleza proibida. Asahina-san segurava o meu cinto com seus dedos e um olhar nervoso no rosto. Aps a porta metlica se abrir, o elevador comeou a subir uma vez que estvamos dentro dele. Finalmente, chegamos a familiar porta do apartamento 708. Havia uma campainha, mas no estava funcionando ainda, ento bati suavemente na porta. No sentia ningum do outro lado, mas mesmo assim, ela se abriu lentamente. " ... " Aquele rosto sereno olhou por entre a fresta em minha direo, ento se moveu para Asahina-san (grande), e de volta para mim. " ... " Silenciosa e sem expresso, ela era to ausente de emoes que eu realmente gostaria de implorar para que ela dissesse algo para mim. Realmente essa era a Nagato, sendo mais preciso, a Nagato Yuki que eu conheci primeiro. A aliengena original que eu havia encontrado no incio da primavera. Aquela que havia "me" ajudado, "trs anos atrs". "Podemos entrar?"

92 S.O.S. Dan Brasil

Depois de um denso silncio, Nagato balanou a cabea alguns poucos centmetros, virando-se para dentro de seu apartamento. Acho que vou tomar isso como um "sim". Disse para a bela mulher atrs de mim que esperava com um olhar acuado. "Vamos, Asahina-san." "Er... voc est certo, eu vou ficar bem." Isso mais soava como um mantra que ela recitava para si mesma. Falando nisso, quantas vezes eu j visitei este lugar? De acordo com o meu relgio biolgico esta seria a quarta vez, mesmo que cronologicamente esta seja apenas a segunda. J estava to confuso com a ordem temporal que me surpreendia com o fato da minha noo de tempo ainda estar funcionando. Havia saltado do inverno para o vero, e depois arremessado trs anos de volta no tempo, duas vezes. Acho que o normal seria que algo ruim acontecesse comigo como consequncia, mesmo assim, estou me sentindo bem. Sem mencionar que no atual momento a minha mente est mais afiada do que nunca. Talvez tenha me acostumado tanto com estas experincias bizarras que tomei isso como o normal. Se fosse outra pessoa, possivelmente j teria entrado em parafuso. O aparamento deserto de Nagato era to frio quanto eu me lembrava. No era nem um pouco diferente da ltima vez que havia passado por aqui. Era tranquilizador saber que Nagato era a mesma de que eu me lembrava. Ainda inexpressiva e soturna, ela no se assustaria com nada que pudesse acontecer, a nossa aliengena sempre confivel. Tirei os meus sapatos e atravessei o corredor estreito at chegar a sala de estar. Nagato estava ali nos esperando, parada ali, sozinha, nos observando em silncio. Mesmo que ela tenha se surpreendido com a nossa visita, no era algo que pudssemos constatar apenas a observando. Talvez tenha se acostumado comigo a visitando do futuro, apesar disso, no posso dizer que o tipo de coisa que eu gostaria de repetir. "Acho que podemos pular as apresentaes." Nagato sentou-se, eu e Asahina-san permanecemos de p. "Essa a verso adulta de Asahina-san, acho que vocs j se conhecem," - quando disse isso, lembrei-me que isso havia acontecido trs anos no futuro - "Desculpe, quer dizer, vocs ainda vo se encontrar. Enfim, essa daqui Asahina-san tambm, no pense muito no caso." Nagato olhou para ela com os olhos afiados de um fiscalizador do exame nacional de matemtica. Sua viso vagueou pela sala antes de se fixar novamente na figura sexy atrs de mim, ento ela concluiu, "Entendido," Ela meneou de leve, seu cabelo mal se moveu com o movimento. Enquanto seguia o olhar de Nagato, notei a existncia daquele lugar - a sala especial adjacente a sala de estar, separada por uma fina porta de correr. "Ela pode ser aberta?" Nagato virou o seu rosto para o quarto que eu apontava e disse, "Negativo. Toda a composio estrutural do aposento est congelada no tempo." Senti uma leve pontada de pena e tranquilidade ao ouvir aquilo.

93 S.O.S. Dan Brasil

Senti uma brisa quente roando no meu pescoo, era um suspiro de alvio. Ela devia estar pensando na mesma coisa que eu. O que ela pensaria ao ver a sua verso mais jovem dormindo tranquilamente comigo no mesmo quarto? Gostaria de descobrir, mas acho que temos coisas mais importantes com o que lidar. "Nagato, me desculpe por aparecer to repentinamente. De todo modo, voc pode ouvir minha histria?" Quanto ser que "eu" j contei a ela? A histria da Brigada SOS at o Tanabata, no ? Bem, vamos continuar deste ponto em diante, explicando sobre as coisas que aconteceram na segunda metade do ano, da melanclica primavera, onde tivemos de lidar com o tdio de Haruhi, at os incessantes suspiros que aquela filmagem me trouxe. claro que voc tambm estava l, Nagato. Voc sempre veio nos salvar. Quando todo o mundo mudou repentinamente e eu queria saber o motivo de todos terem perdido suas memrias, foi para c que eu fui mandado pelo programa de emergncia que voc me forneceu. Sei que isso vai tomar algum tempo se eu me prender a detalhes, ento recitei a mesma verso condensada que trouxe at Haruhi. Pulei todas as pequenas minncias e s forneci o importante contexto da histria. Acredito que para ela, isso seja mais do que o suficiente. "... ento isso. Mais uma vez eu estou aqui, graas a voc." Havia uma evidncia mais importante que qualquer prova testemunhal. Tirei o marcador de pginas amassado do meu bolso e o entreguei a Nagato, como se deixasse um feitio poderoso nas mos de um fantasma. " ... " Ela pegou o pedao de papel com a ponta de seus dedos. Ignorando os padres florais, seus olhos se fixaram no texto impresso no verso, como um arquelogo que acabou de encontrar uma televiso de LCD dentro de uma rocha do perodo cretceo. Se eu no agisse, ela poderia continuar examinando aquilo para sempre, ento resolvi intervir. "O que ns devemos fazer agora?" "Eu... eu quero consertar essa anomalia temporal," A voz de Asahina-san (grande) soava to nervosa quanto a de uma garota confessando seu amor para o seu prncipe encantado. Ao lado de Nagato, Asahina-san continua to insegura quanto sempre foi. Pelo menos o que aparenta. "Nagato-san... voc pode nos ajudar? Voc a nica pessoa que pode restaurar o plano temporal para seu estado original. Estou implorando..." Asahina-san colocou suas mos juntas e fechou os olhos como se adorasse uma divindade. Oh grande deusa Nagato, tambm oro para que voc derrame sua piedade sobre ns. Por favor, permita-me voltar para a sala do clube onde consigo apreciar a beleza de Asahina-san e tambm o ch que esta produz, onde enfrento Koizumi em diversos jogos de tabuleiro e onde a observo lendo como uma reluzente esttua de mrmore, apenas esperando pelo fatdico momento que Haruhi entra na sala. apenas isto que eu desejo. " ... " Nagato levantou seus olhos, e olhou fixamente para o cu. Entendo porque Asahinasan est to nervosa, sendo de uma faco diferente de Nagato, no h chance de vitria. Quer dizer, quem neste mundo poderia lutar contra ela? S Haruhi, eu acho... O apartamento tinha uma acstica perfeita, e nenhum eco se propagava pela sala. Estava to silencioso que o tempo parecia ter parado. Nagato e eu trocamos olhares, e eu a vi mexer alguns centmetros com a cabea. "Deixe-me confirmar."

94 S.O.S. Dan Brasil

Quando eu estava para perguntar o que exatamente ela iria confirmar, Nagato fechou os olhos. " ... " Logo depois ela reabriu as suas plpebras, me encarando com aqueles olhos escuros como pedras de obsidiana. "Incapaz de sincronizar." Ela disse, rapidamente, e continuou a me olhar. Sua expresso havia alterado-se um pouco, e no era eu imaginando coisas. Era a mesma expresso que ela ostentava durante o vero, quando at mesmo Koizumi conseguiu perceber a diferena. Desde o dia que nos conheceu, a expresso de Nagato veio mudando gradualmente, mesmo assim, essa ainda no era a Nagato que tnhamos no inverno. Seu lbios de um vermelho plido se moveram novamente, "No consigo acessar a minha variante temporal do perodo especificado, pois ela levantou uma barreira protetora que seletivamente bloqueia as minhas tentativas de acesso." Mesmo sem entender o que isso significava, me senti bastante desconfortvel. Quer dizer que no h nada a ser feito? Nagato ignorou os meus temores e continuou, "De todo modo, tenho um panorama da situao. possvel efetuar a restaurao." Nagato tocou suavemente as palavras escritas no marcador. E ento comeou a explicar a situao com uma voz que gradativamente agregava palavras como uma monstruosa bola de neve. "A converso temporal tirou proveito das habilidades de Suzumiya Haruhi de criar dados, para alterar parte das informaes deste mundo." Sua voz era calma e soava to serena quanto a de uma caixinha de msica que ouvia quando era pequeno. Realmente acalmava o meu corao. "Porm, a variante de Suzumiya Haruhi no possui a habilidade de criar dados. Nesta dimenso, a Entidade de Dados Integrados tambm no existente." No consegui captar tudo, mas a situao me parecia sria. Todos alm de mim receberam novas memrias, incluindo Haruhi. Uma escola exclusivamente feminina virou mista, parte dos estudantes no nosso colgio foram transportados para l, e suas memrias foram secretamente alteradas. O agente da "Organizao", a aliengena e a viajante do tempo agora tinham vidas diferentes e pacatas, sem mencionar no retorno da Asakura, e que ningum lembrava-se de Haruhi. Agora descobrimos que at mesmo os poderosos chefes de Nagato foram apagados da existncia. Que confuso. "Usando os poderes roubados de Suzumiya Haruhi, o conversor temporal foi capaz de alterar todos os dados e memrias em um raio de 365 dias." Em outras palavras , todas as memrias de dezembro passado - do ano em que eu vim, claro - at o dia 17 de dezembro desse ano foram alteradas completamente. Mesmo assim, as lembranas do Tanabata de trs anos atrs - ou seja, de hoje - permaneceram intactas. Graas a isso que eu consegui chegar at aqui. Quem foi o idiota que esteve copiando as aes de Haruhi afinal de contas? Os olhos de Nagato ainda estavam fixos em mim.

95 S.O.S. Dan Brasil

"Para restaurar o mundo para o seu estado original, algum deve retornar at o dia 18 de dezembro, trs anos no futuro, e ativar o Programa de Restaurao assim que o conversor temporal executar as alteraes." Ento, agora viajaremos para frente, certo? E quem vai fazer a restaurao voc, no ? "Eu no posso ir." Por que no? Quando Nagato apontou para o quarto de visitas, eu compreendi. "No posso deixa-los sozinhos." De acordo com a explicao dada por Nagato, para permitir que o outro eu e Asahina-san permanecssemos congelados, ela no poderia deixar este plano temporal. Ela falou em uma voz como se estivesse lendo a previso do tempo. "Ativando modo de emergncia." "O que isso quer dizer?" - estou ficando ansioso. "Harmonizao." Eu ainda no entendi. Nagato lentamente tirou os seus culos e os cobriu com as mos. Como se estivessem presos a fios invisveis, eles comearam a flutuar. Se visse qualquer um fazendo algo assim, realmente acreditaria na hiptese dos fios invisveis. Mas claro que Nagato no ia fazer algo assim. Distoro. A armao e a lente expandiram-se, e comearam a se alterar, girando e distorcendose em uma estranha forma espiralada. Em instantes, os culos transformaram-se em uma outra coisa. Um objeto que eu j havia visto muitas vezes, e que incitava o medo no corao de qualquer pessoa. Fiz um comentrio hesitante. " uma seringa bem grande." "Correto." Um lquido incolor preenchia o embolo de cima a baixo. Em quem eu devo enfiar essa coisa? "Esse o Programa de Restaurao que ser injetado no corpo do conversor temporal." Ao olhar para a afiada agulha despontando do objeto, instintivamente recuei. "Uhm... no tem outro jeito de fazer isso? Quer dizer, me desculpe, mas sou um amador nesse tipo de coisa. Seria um desastre se eu acertasse o lugar errado." Os olhos de Nagato acenderam como uma tela de televiso, e moveram-se para a seringa que ela tinha em mos. "Ento isso?"

96 S.O.S. Dan Brasil

Suas mos novamente se abriram, e o objeto foi outra vez consumido e alterado por uma espiral invisvel. Ao olhar para a sua nova forma, respirei mais aliviado. "Bem, essa outra coisa que pode causar uma grande confuso." Desta vez era uma arma, com um cano de ao inoxidvel reluzente. Ela colocou a brilhante arma metlica, que mais parecia uma daquelas armas de brinquedo ou dos heris de fico cientfica sobre sua mo, depois entregando-a para mim. "As chances disto penetrar tecido muita alta, mas se possvel, melhor atirar diretamente na pele do alvo." "E as balas? Essa coisa atira de verdade?" Sua aparncia era a de uma arma de plstico ou alumnio, ento era melhor perguntar esse tipo de coisa. " uma arma de agulhas de curta distncia, o programa est inserido na ponta do projtil." Bem, ao menos menos desconfortvel psicologicamente carregar isso do que uma seringa gigantesca. Ao segurar a arma, me surpreendi com a sua leveza. "Tem mais uma coisa." Finalmente perguntei o que no ousara questionar momentos atrs. "Quem o culpado? Quem foi que alterou o mundo? Se no foi Haruhi, quem foi? Voc pode me dizer?" Ouvi Asahina-san suspirar levemente. Nagato lentamente abriu a sua boca, e sem nenhuma alterao de expresso, ela calmamente disse-me o nome do responsvel por tudo aquilo.

97 S.O.S. Dan Brasil

O Desaparecimento de Suzumiya Haruhi


Traduo: kwijibo Reviso: GardenAll

Captulo 5:

" ... " Sinceramente, no sei o que dizer. Nagato agora virou-se para Asahina-san (grande), "Deixe-me transmitir as coordenadas espao temporais do alvo." "Oh, claro." Asahina-san (grande) colocou a sua mo para frente, como um mastife real impelido a "dar a patinha" para seu mestre. "V em frente..." Nagato suavemente tocou nas costas da mo de Asahina-san, e ento recuou... o que foi isso? De todo modo, Asahina-san pareceu satisfeita. "Eu entendo agora, Nagato-san. Tudo que precisamos ir para l e 'consert-la', no? Dever ser uma tarefa fcil, pois 'ela' no ter poder algum..." A viajante no tempo parecia determinada com os seus punhos fechados e suspensos no ar, a aliengena ento disse, "Por favor, esperem." Sem estar usando os seus culos, Nagato prosseguiu, "Neste estado, vocs tambm esto vulnerveis as mudanas no continuum espaotempo. Medidas protetivas devem ser aplicadas." Ela esticou a sua mo em minha direo. "Sua mo." Para qu? Ela quer me cumprimentar? Obedientemente levantei a minha mo esquerda. Senti os dedos frios de Nagato-san segurando o meu pulso, o que fez meu corao disparar por alguns segundos. " ... " Nagato aproximou seu rosto resoluto do meu brao. "Whoa!" Eu gritei involuntariamente. Esta uma reao inevitvel, eu acho. Ajoelhando-se, Nagato no apenas tocou meu pulso levemente com os seus lbios, mas revelou todos os seus dentes. Era como nas filmagens, onde ela constantemente atacava Asahina-san e a mordia. No doeu. Na verdade era como aquelas mordidas no muito hostis que Shamisen me dava algumas vezes enquanto eu o acariciava. Mesmo assim, no pude deixar de achar estranho aqueles dentes caninos atravessando a minha pele, era como ser perfurado por algo, mas sem sentir dor. Acho que a saliva de Nagato tem alguma propriedade anestsica. Foi algo como ser picado por um mosquito.

98 S.O.S. Dan Brasil

Depois de morder a minha mo por uns cinco ou dez segundos. Ela lentamente levantou a cabea. "Apliquei uma barreira de manipulao de dados furtiva e um escudo protetor a superfcie do seu corpo." Ela falou aquilo sem ao menos corar. Por outro lado, Asahina-san (grande), estava com as mos sobre a boca e com um olhar surpreso no rosto. Eu me sentia um pouco tonto. Olhei para o meu pulso e haviam dois pequenos buracos como uma mordida de vampiro. Eu

99 S.O.S. Dan Brasil

as observei um pouco, s para que as perfuraes comeassem a desaparecer sem deixar rastros. Assim como Asahina-san durante o nosso fatdico filme, meu corpo tambm havia sido tomado pelas nanomquinas de Nagato. "Voc tambm." Sob a ordem de Nagato, uma atemorizada Asahina-san esticou novamente a sua mo. "... j faz tempo que voc me injetou. Deve ter sido difcil para voc tambm, no passado..." "Essa a primeira vez que eu a injeto." " claro, certo. Eu havia esquecido..." Fechando os seus olhos com fora, a viajante do tempo esticou o pulso e aceitou o beijo de batismo dado pela aliengena. O tempo que ela levou para ter as nanomquinas inseridas em seu corpo foi menor que o meu. Uma vez que tudo acabou, ela tossiu secamente. "Vamos Kyon-kun, o verdadeiro desafio comea agora." Srio? Este aquecimento demorou um bocado! Novamente, eu s estou fazendo isto, pois o meu dever narrar estes fatos para todos, mesmo contra a minha vontade. "Obrigado." Tentei me manter calmo enquanto agradecia a dona do apartamento. A silenciosa Nagato permaneceu inerte. No consegui encontrar nada significativo em sua expresso. Mas por algum motivo, eu sentia que Nagato, que estava ali de p, se sentia terrivelmente solitria. Ser que o motivo era porque ela estava se sentindo sozinha como eu havia especulado? "Nagato, nos veremos depois. Eu e Haruhi iremos chegar, apenas nos espere na sala do Clube de Literatura at l." Como uma boneca que subitamente ganha vida, a interface orgnica aliengena, mexeu a cabea mecanicamente. "Eu irei esperar." Esta frase foi o suficiente para acender uma chama misteriosa no meu corao. Mesmo que fosse uma luz to pequena quanto um cigarro que algum esqueceu de apagar. Quanto eu comecei a me questionar sobre de onde aquela centelha havia vindo, Asahina-san (grande), comeou a falar, "S para manter voc mais confortvel," Ela segurou meus ombros com fora. "Voc pode fechar os seus olhos?" Eu segui as suas instrues. Asahina-san parecia estar em minha frente, segurando as minhas mos. "Kyon-kun." A sua voz era muito agradvel. Ser que ela iria me beijar? "L vamos ns."

100 S.O.S. Dan Brasil

Por favor, continue. Voc pode me beijar o quanto quiser, quanto mais apaixonado melhor. Enquanto eu me perdia em meus devaneios... Aquela tontura dramtica comeou. Que bom que fechei os meus olhos. Mesmo que eles estivessem abertos, estaria to escuro como em um blecaute. Eu me sinto como em uma montanha russa sem cintos de segurana; No tenho certeza se o meu sangue foi para a cabea ou simplesmente foi drenado do meu corpo. Continuei me sentindo sem peso algum. Mesmo de olhos fechados ainda me sentia desnorteado. No perdi a conscincia graas ao calor das mos de Asahina-san. Quanto tempo j se passou? Quantos dias ou horas? Perdi a noo de tempo e espao. No sei se posso aguentar muito. Asahina-san, eu me sinto enjoado... Enquanto procurava desastradamente por algum lugar para vomitar... "Uhm... ns chegamos." A saudosa sensao do meu p sobre solo firme voltou. Senti a frieza do cho passando pelas minhas meias para dentro do meu corpo. O meu senso de gravidade voltou, e como uma iluso, meu enjo simplesmente desapareceu no ar. "Pode abrir os olhos agora. Graas a Deus, este o lugar que Nagato nos passou, e no tempo certo tambm." Levantei a cabea e vi o cintilar do cu estrelado, salpicado pelas constelaes de inverno. O ar estava mais limpo, e as estrelas despontavam muito mais do que no vero. Virei-me, rapidamente reconhecendo o telhado do colgio por entre as residncias locais. Olhei ao meu redor, tentando confirmar a minha localizao. Mesmo no escuro, eu no podia estar enganado. Eu estava parado aqui h poucas horas atrs. Ainda lembro-me de Haruhi com seu rabo de cavalo e de Koizumi com o meu uniforme de educao fsica. Esse o lugar onde Haruhi e Koizumi se trocaram. Que coincidncia, eu acho! Que horas so agora? Olhando para o seu relgio, Asahina-san (grande) falou comigo. " meia noite e quarenta e oito do dia dezoito de dezembro. Em cinco minutos, todo o mundo ir mudar." Se contarmos de quando eu apertei a tecla de "Enter" no dia 20 de dezembro e voltei trs anos no tempo, o dia 18 seria h dois dias. Nesta manh, eu fui para a escola como sempre, sem ter idia do que iria acontecer, s para entrar em um estado de pandemnio completo como resultado de ver o meu colgio completamente mudado. Haruhi subitamente desapareceu, Asakura voltou; Asahina-san no me reconhecia, enquanto Nagato havia se transformado em algum completamente diferente. Tudo comeou ali, agora estava no momento em que a transformao se consumaria. Em outras palavras, eu no consegui evitar que isso acontecesse, e por isso que estou aqui agora. Estava nervoso, e tremendamente ansioso com o que iria acontecer... "Ah no! Esqueci os meus sapatos!" Asahina-san (grande) exclamou suavemente. Como viajamos de um ambiente interno para c, estamos sem sapatos. Como esperado de Asahina-san, nem mesmo a passagem do tempo pode expurgar o seu jeito desastrado. "Ser que Nagato-san vai cuidar bem deles?"

101 S.O.S. Dan Brasil

Esta ansiedade de Asahina-san me aliviou do meu prprio nervosismo. Tenho certeza de que ela vai cuidar deles. Afinal, ela foi capaz de preservar um tanzaku por trs anos, ento no acredito que ela vai perder um par se sapatos to facilmente. Voc sempre pode voltar para o seu apartamento e checar o armrio... Enquanto calmamente pensava sobre estas coisas, um arrepio atravessou todo o meu corpo subitamente. Era por que eu estava sem sapatos, sem mencionar que saltar do vero para um inverno gelado s faz o frio se sentir mais intenso. Imediatamente pensei em vestir a blusa que tinha em meus braos: mas percebi que Asahina-san estava tremendo com seus braos apertados ao redor do corpo. Bem, suponho que usar uma blusa fina e uma minissaia nessa temperatura s vai fazer voc congelar at a morte. "Coloque isso." Pus a minha jaqueta sobre seus ombros agitados. At eu estava tocado por este ato de cavalheirismo. "Oh, obrigada. Desculpe-me por isso." No precisa se desculpar, no foi nada. Se voc no tivesse me esperado trs anos atrs, no teria chego at aqui. S isso j o suficiente para justificar tudo. Se necessrio, tiraria todas as minhas roupas s para dar a voc. Asahina-san me deu um sorriso, que combinava perfeitamente com uma beleza inocente e uma atitude sedutora. Falando srio, isto amoleceria as pernas e o corao de mais de metade da audincia. "Est quase na hora." Talvez exista uma vantagem em no usar sapatos, afinal no fazemos barulho andando por ai. Mesmo assim, ns no ousvamos respirar alto demais, e caminhvamos a pequenos passos at a entrada da Escola Secundria do Norte. Paramos em uma esquina e, como caadores a espreita de sua presa, colocamos nossas cabeas para fora e olhamos para o caminho escuro a nossa frente. No haviam muitas luzes nesta rea, ento apenas havia um pequeno espao iluminado para fora dos portes. Mesmo que fosse uma luz fraca, era fcil ver quem estava parado embaixo dela. "Ai vem ela..." Uma mo quente pousou em meu ombro. Conseguia sentir a respirao intensa e doce de Asahina-san entrando em meus ouvidos. Normalmente ficaria fascinado com isto, mas no acho que este seja um bom momento. O conversor do espao-tempo emergiu das sombras repousando na luz debaixo do poste. Com um uniforme da Escola Secundria do Norte, era a pessoa que Nagato havia mencionado. "Aquela pessoa" era a culpada por alterar o meu mundo, separar a Brigada SOS, e transformar todos seus membros em humanos comuns. Apenas as minhas memrias permaneceram, mesmo que todo o resto do planeta tenha mudado. Neste momento, "esta pessoa" comeava a fazer o seu movimento.

No podamos nos apressar, tnhamos de esperar at que tudo mudasse. Esse havia sido o conselho de Nagato. S devamos injetar o programa de restaurao aps esta pessoa mudar completamente o mundo, caso contrrio, o plano temporal em que eu ativei o

102 S.O.S. Dan Brasil

programa de escape nunca teria existido. No entendo exatamente o que Nagato quis dizer com isso, mas Asahina-san parecia concordar bastante a respeito. Como as duas so grandes conhecedoras do fluxo do tempo, cabe a um leigo como eu simplesmente aceitar o conselho. Aquela Nagato nunca iria mentir para mim, ela sempre esteve ao nosso lado com aquele olhar srio no rosto... Segurei a pistola com fora, e esperei em silncio. Andando em passos regulares, "aquela pessoa" chegou aos portes do colgio. Ela levantou a cabea, olhando para o prdio engolido pelas sombras, e ento parou. A saia de seu uniforme se agitou com um forte sopro de vento. Ela no parecia nos notar. Graas as nanomquinas que Nagato nos injetou, criando uma barreira furtiva e um escudo protetor sobre nossos corpos. "Aquela pessoa" subitamente levantou um dos seus braos e fez um gesto, como se pegasse algo no ar. No era um movimento natural, era como se ela estivesse sendo controlada por algo, mas eu sabia que este no era o caso. "Incrvel..." - exclamou Asahina-san - "Que terremoto temporal poderoso. Ela realmente tem este tipo de poder... mesmo que eu tenha visto pessoalmente, ainda difcil acreditar." Eu no consegui ver coisa alguma. Os cus ainda esto escuros, e tudo parece estar no lugar, Mesmo assim, Asahina-san pareceu presenciar alguma coisa capaz de criar mudanas massivas no curso da histria deste mundo. Ela vem do futuro, afinal de contas, ento no to surpreendente que consiga enxergar. Asahina-san (grande) se inclinou em minha direo. Originalmente, ns dois teramos sido afetados por estas mudanas, mas estvamos protegidos depois da mordida de Nagato. Fiz bem em seguir este curso de ao e confiar nas duas, no acho que existam pessoas mais teis. Porm, agora h mais uma coisa a ser feita, e no posso me dar ao luxo de estragar tudo agora. Prendi a minha respirao quando a vi abaixando o brao e virando a cabea em nossa direo. De inicio achei que ela tinha nos descoberto espiando, mas aparentemente s estava olhando ao seu redor. "No se preocupe, ela no nos percebeu. Parece-me que ela acabou de 'renascer'. O terremoto temporal j exerceu a sua alterao no mundo. Kyon-kun, hora de agir," Asahina-san (grande) falou com um tom srio e rgido, dando o sinal para eu prosseguir. Emergi das sombras em direo aos portes do colgio. No havia porque ter pressa, ela no iria fugir para lugar algum. Como esperado, quando "aquela pessoa" me viu caminhando sob a luz do poste, ainda estava parada em frente ao porto. A nica mudana visvel era a expresso em seu rosto. Quando vi aquela cara cheia de surpresa, no pude evitar de ficar um pouco melanclico. "Ol." Eu a chamei. Como um amigo que no via h tempos, me aproximei. "Sou eu, nos encontramos de novo." Eu tinha sido capaz de deduzir isso pelo tom de voz de Asahina-san (grande). Das pessoas que eu conheo, ela era a nica que a fazia se sentir oprimida assim - alm de Haruhi, claro. Pensando bem, depois do dia 18, mesmo que as identidades secretas dos membros da brigada tenham sumido,suas personalidades permaneceram intactas. Todas, exceto uma cujas aes, maneirismos e expresses, mudaram completamente.

103 S.O.S. Dan Brasil

Embaixo do cu escuro e nublado, com um uniforme da Escola Secundria do Norte, esta pequena figura estava ali sem saber o que estava acontecendo. Ela no sabia porque estava ali, era como algum que tinha sofrido uma crise de sonambulismo e s agora, depois de acordar, comeou a olhar ao seu redor... "Nagato." Eu disse a ela, "Isso tudo foi responsabilidade sua, no?" Com seus culos no rosto, era aquela Nagato. Depois do dia 18, Nagato Yuki tornarase uma mera remanescente do Clube de Literatura. No era mais nenhuma aliengena ou uma entidade misteriosa, apenas mais uma garota tmida e leitora vida. Nagato parecia cada vez mais confusa e atordoada, sem entender o que se passava ao seu redor, "... por... por... por que voc est aqui?" "Eu iria perguntar exatamente isso, voc sabe porque est aqui?" "... estava dando uma volta," Nagato disse isso com os olhos arregalados. Em seu rosto os culos refletiam timidamente as luzes do poste. Eu olhei para ela, e no pude evitar de pensar, No, no bem assim, Nagato. Ela apenas estava cansada. Tendo passado o dia sendo incomodada por Haruhi, enquanto estava ocupada salvando a minha vida, assim como secretamente planejando isso tudo pelas nossas costas - era normal que at ela se sentisse fatigada. H pouco tempo atrs, foi isto que Nagato me disse em seu apartamento: "Os arquivos errneos acumulados na base de dados de memria iro gerar uma reao anmala . Eu j havia previsto a inevitabilidade do fato. Em 18 de dezembro, trs anos no futuro, eu irei reconstruir o mundo." Ela continuou calmamente, "No existem contra-medidas disponveis, porque no sabia que tais erros iriam ocorrer, e como eles se manifestariam." Mas eu sabia. Eu sei o motivo por trs das aes anormais e inexplicveis de Nagato, e o motivo do acumulo de todos estes dados errneos. o desejo mais bsico. Mesmo para uma inteligncia artificial comandada por um programa complexo, mesmo para uma andride que nunca teve algo assim instalado. Aps viver por algum tempo, natural desenvolver este tipo de vontade. Voc no ir entender isto nunca, mas eu entendo. E provavelmente Haruhi tambm. Continuei a observar a expresso confusa de Nagato intrusivamente. E assim, a garota modelo do Clube de Literatura tornava-se cada vez menos confortvel com a situao. Vendo o quo indefesa ela parecia, no pude evitar de gritar dentro de mim; Nagato! Isso o que chamamos de emoes! Isso porque voc no foi projetada para ter emoes, assim esta reao foi ainda mais intensa. Voc provavelmente queria gritar, enlouquecer ou simplesmente gritar bem alto; Sua garota estpida! Eu j cansei de aturar voc! Certo? No, ela no consegue pensar deste modo, o que bem fcil de se entender. Suas aes devem ser perdoadas, at porque eu

104 S.O.S. Dan Brasil

mesmo sou parcialmente responsvel por isto; afinal, me tornei excessivamente dependente dela, e me acostumei em deixar que ela cuidasse de tudo. Sempre pensei que, enquanto ela estivesse ajudando, eu poderia desligar o meu crebro e ficar tranquilo. Sou um grande idiota, at maior do que Haruhi. Ento, no tenho o mnimo direito de conden-la por nada. Esse foi o motivo que levou Nagato - esta garota aqui - inventar esta idia estpida de mudar o mundo. Essa foi uma reao anmala ou um erro de programao? No nada disso, no sejam to incmodos. Esse era apenas o desejo de Nagato - um mundo normal como este. Ela apenas preservou as minhas memrias, enquanto alterou a de todos os outros, incluindo a sua prpria. E agora que eu entendia a pergunta que havia me intrigado tanto nos ltimos dias.

Por que eu fui o nico que no foi afetado?

A resposta era simples. porque ela queria que eu fizesse esta escolha. O mundo alterado melhor? Ou o original melhor? Dentro do seu roteiro bem construdo, a deciso final era minha "Droga." Pro inferno com as escolhas! Eu nunca tive uma de verdade! Se eu apenas quisesse a Brigada SOS, ento eu no precisaria voltar. Afinal, poderamos comear de novo no mundo alterado. Haruhi e Koizumi podiam estar em outro colgio, mas no seria realmente um impedimento. Podemos muito bem tratar isso como um hobby extra-curricular. Esse cube misterioso se encontraria no caf de sempre. Enquanto Haruhi pensaria em todo o tipo de coisas absurdas, Koizumi estaria sempre sorrindo; Asahina-san viveria em um estresse constante, e eu reclamaria de tudo isso com uma careta no rosto... a imagem dessa cena flutuou em minha mente. Nagato provavelmente estaria confusa tambm, mas mesmo assim ela ficaria em silncio lendo o seu livro. Mas mesmo assim...

Essa no seria a Brigada SOS que eu conheo! Nagato no uma aliengena, Asahina-san no veio do futuro, Koizumi apenas um estudante comum, e Haruhi no tem poder sobrenatural algum. Seria um clube simples, normal e feliz. Mas eu estou contente com isso? No deveria ser ainda melhor? Como eu pensei nisso? No sou eu que constantemente reclama das constantes confuses de Haruhi que desafiam todo o senso comum? Que saco. Chega de tudo isso! Voc idiota por acaso!? J cansei de voc! " ... "

105 S.O.S. Dan Brasil

Meu corao estava doendo Um estudante normal que era forado em diversas situaes bizarras, constantemente reclamando para Haruhi, mas que mesmo assim sobrevivia para contar a histria. Este o papel que eu venho desempenhando. E agora!? Sim, Kyon! Estou falando com voc! Estou fazendo um questionamento importante, ento escute com cuidado e responda. Voc no pode fugir. S um "sim" ou "no" j o suficiente. Agora, feche a boca e escute, ai vem a pergunta:

Voc acha divertida essa vida escolar estranha e extraordinria?

Pare de enrolar e responda, Kyon! Pense bem. E ento? Poderia dizer o que voc acha disso tudo, afinal? No fique postergando e me diga. Em um mundo onde eu sou constantemente arrastado em crculos por Haruhi; atacado por aliengenas; ouo as teorias bizarras sobre viagem no tempo; fao questionamentos filosficos com um esper; fico preso em uma dimenso paralela onde gigantes destroem tudo em sua frente; vivo com um gato que fala; salto incompreensivelmente pelo tempo; sem mencionar que tenho que seguir a ordem estrita de no deixar que Haruhi saiba nada disso, permitindo que a comandante da Brigada SOS continue alegremente pela sua busca pelo sobrenatural, mesmo que no final ela apenas esteja inconsciente da baguna que est causando.

Voc no acha um mundo assim interessante? Ou voc acha que isso apenas um incomodo, e s quer dizer para ela que j chega? Afinal, voc sempre diz que ela uma idiota e tem a vontade de ignora-la para sempre. Bem, no isso? No verdade? Em outras palavras, o que realmente voc pensa?

Aquele outro mundo no nem um pouco interessante.

Voc tem certeza? De acordo com voc, Haruhi uma garota extremamente idiota que s atrapalha a sua vida pacfica. No importa o tipo de idia absurda que ela tem, voc acaba sempre se sentindo deprimido. claro que voc no acha um mundo desses divertido. E no ouse dizer que eu estou mentindo! Voc sabe a verdade. Mas mesmo assim, na realidade voc secretamente gosta de tudo isso. Pois o mundo realmente um lugar interessante. Voc me pergunta por que eu acho isso? Ento deixe me dizer porqu.

Voc no apertou a tecla "Enter"?

Voc sabe, aquela que ativava o programa de escape de emergncia que Nagato deixou para voc. Voc est pronto? A resposta que dei para esta pergunta foi um resoluto "sim".

106 S.O.S. Dan Brasil

Eu estou certo? A nossa grande deusa Nagato foi to longe a ponto de criar um mundo estvel para voc, e voc declina sua oferta assim? Desde que voc conheceu Suzumiya Haruhi em abril, voc tem tratado aquela idiota como algo certo na sua vida. Voc at mesmo quer voltar para aquele mundo louco onde existem aliengenas, espers e viajantes do tempo atravessando a escola livremente. E por que isso? No voc que est se lamentando o tempo todo por ser tremendamente azarado? Se esse fosse o caso, por que voc no ignorou o programa de escape? Ao escolher ficar naquele mundo normal voc iria conhecer Haruhi, Asahina-san, Koizumi e Nagato como pessoas comuns, e viver uma vida feliz sob a liderana de Haruhi. E como ela no tem poder algum, voc simplesmente poderia dar adeus para todas as suas experincias surreais que vem ao seu encontro. Naquele mundo Haruhi seria apenas uma garota comum que tem srias tendncias autoritrias; Asahina-san no mais teria a propriedade de viajante do tempo, mas mesmo assim continuaria a ser a nossa personagem bonitinha; Koizumi seria um rapaz normal sem nenhum apoio de uma "Organizao" misteriosa; e, por fim, Nagato seria uma menina tmida, humilde e fantica por leitura, sem precisar carregar o peso de poderes incrveis e responsabilidade de observar ou proteger algo. Claro que, na maior parte do tempo, ela permaneceria sem expresso, mas ocasionalmente iria rir de alguma piada estpida, e ento corar furiosamente. Quem sabe, ela podia ser uma pessoa daquelas que se abrem lentamente quando se passa algum tempo com elas.

E, mesmo assim, voc renega uma vida to ildica. Por que isso? Vou perguntar uma ltima vez. Me responda com sinceridade. Voc acha Haruhi, a garota problemtica, e todos os eventos terrveis que ela causa, algo interessante? Desembuche! " claro que eu acho." Tive de responder assim, "No preciso ser nenhum gnio para perceber que algo divertido. No me pergunte mais uma coisa trivial dessas." Se algum me dizer que no acha algo incrvel, ento esta pessoa ser um grande imbecil. Sua mente deve ser umas trinta vezes mais perturbada que a de Haruhi. Quero dizer, tem aliengenas, viajantes no tempo e pessoas com poderes psquicos bem ao nosso redor! S um deles j seria o suficiente para deixar as coisas interessantes, mas temos trs personagens fantsticos de uma s vez! E ainda podemos incluir Haruhi, uma fora poderosa prestes a explodir. claro que, com isso, eu nunca mais vou ficar entediado na vida. Se algum fizesse alguma objeo a respeito, pode ter certeza que eu iria bater nesta pessoa at no sobrar mais nada. "Ento assim?" Respondi para mim mesmo. Pode-se dizer que eu alcancei uma revelao. "Ainda prefiro o mundo original. Este aqui no adequado para mim. Desculpe, Nagato. Prefiro a sua verso antiga do que esta presente. Alm do mais, gosto muito mais de voc sem os culos," Esta Nagato me olhou com um olhar extremamente confuso,

107 S.O.S. Dan Brasil

"Do que voc est falando...?" A Nagato Yuki que eu conheo nunca diria algo assim. Esta garota no tem conhecimento do que vai ocorrer em trs dias, quando eu descobri que havia algo de errado. Mas era de se esperar, pois esta Nagato acabou de surgir no mundo, e nunca me encontrou antes. Ela no se lembra do choque que foi me ver invadindo a sala do Clube de Literatura. A nica memria que esta Nagato tinha era a lembrana fabricada sobre a biblioteca. Alm desta, a memria que dividimos agora de tudo que ocorreu depois da mudana no mundo agora h pouco. H meses atrs, eu fiquei preso em um Espao Restrito cinzento ao lado de Haruhi. De acordo com Koizumi, este era um novo mundo criado por ela. Nagato provavelmente usou este poder. De algum modo, ela conseguiu replicar ou roubar este poder de Haruhi e o usou para gerar este mundo. Com certeza este um poder conveniente. No importa quem seja, todos j tivemos a vontade de comear tudo do zero, ou voltar a algum momento e mudar as coisas para melhor. Mesmo assim, uma pessoa comum nunca iria ter um desejo assim realizado. at melhor desistir desse tipo de pensamento. Eu mesmo no queria comear de novo, e por isso que voltei daquele mundo cinzento que Haruhi criou. Este incidente causou a transferncia deste poder praticamente divino de Haruhi para Nagato. A primeira nem ao menos percebeu alguma coisa, enquanto isso a segunda perdeu o controle e decidiu mudar o planeta. "Nagato." Andei at a figura tensa e nervosa que estava ali parada. Nagato permaneceu imvel e olhava de volta para mim. "No importa quantas vezes eu tenha que dizer isso, a resposta ser sempre a mesma. Por favor, faa tudo voltar ao normal, incluindo voc. Vamos viver para lutar outro dia na sala de nosso clube. Se voc precisar, estarei l para voc. Ultimamente Haruhi no tem enlouquecido sem motivo, ento no tem porque voc usar um poder nocivo assim para mudar o mundo fora. S mantenha as coisas como eram." Os olhos sob os culos emanavam um sentimento de pavor. "Kyon-kun..." Asahina-san segurou a manga da minha blusa e disse, "No adianta explicar nada para esta Nagato-san. Ela tambm mudou. No momento, ela s uma garota normal sem poder algum..." Subitamente pensei em uma coisa. A Haruhi de cabelos longos que me chamava de John. Sem nenhum poder divino ou demonaco, ela era apenas uma colegial comum que invadiu a minha escola sem nenhum sinal de hesitao. Seus olhos brilhavam enquanto eu contava minha histria sobre a Brigada SOS, exclamando, "Isso parece divertido!" Com um sorriso largo no rosto o tempo todo, aquele Koizumi disse que gostava de Haruhi. Vestindo o meu uniforme de educao fsica, o estudante modelo fazia todo o tipo de expresses complicadas.

108 S.O.S. Dan Brasil

Me entregando um convite para o Clube de Literatura, esta Nagato de culos discutia a sua memria fabricada comigo. Seu sorriso era como o nascer no sol no horizonte, no posso deixar de sentir a vontade de ver aquele sorriso novamente. Percebi que nunca mais veria essas pessoas. Para ser honesto, eu sentirei a falta deles. triste pensar que so existncias fabricadas. Eles no so as pessoas que eu conheo. uma pena que no terei a chance de me despedir deles, mas j tomei uma deciso. Quero voltar para a Haruhi, Koizumi, Nagato e Asahina-san do meu mundo. "Desculpe-me." Empunhei a arma e a apontei para Nagato, que congelou no lugar. Ao ver a sua reao no consegui impedir de me sentir um criminoso, mas j vim to longe, no h porque hesitar. "Tudo vai voltar ao normal logo. Vamos poder ir a vrios lugares novamente, comer nosso ensopado de Natal e visitar a manso no meio da neve. Voc at pode ser a grande detive dessa vez. Afinal, no vejo ningum mais capaz do que voc para resolver o casso assim que ele acontecesse, certo? Vai ser..." "Kyon-kun! Cuidado... KYAA!!" Assim que Asahina-san gritou, senti algum acertar as minhas costas. Thud! Uma trombada intensa tirou o meu equilbrio, at mesmo a sombra feita pelo poste estava se agitando. Contra a luz, em uma sombra comprida, estava a silhueta de mais uma pessoa. O qu? Quem ? "No vou deixar voc machucar a Nagato-san!" Virei o meu rosto sobre o ombro e vi o rosto plido de uma garota. Asakura Ryouko. "Mas o que..." No consegui dizer mais nada, subitamente senti algo gelado penetrando o meu abdmen. Era um objeto fino que havia encontrado o seu caminho at o fundo do meu peito. To frio. Essa desorientao superou de longe a dor. O que est acontecendo? Como pode ser? Por que Asakura est aqui? "Hee hee." Para mim, aquele sorriso parecia algo macabro que havia aparecido misteriosamente em uma mscara sem expresso. Asakura recuou, puxando para fora a faca sangrenta que ela havia usado para me atacar. Perdi completamente a fora nas pernas, e acabei caindo no cho como um pio que no conseguia mais girar. Em minha frente, todo este tempo, as pernas de Nagato tambm cederam, caindo no cho agitadas e cheias de medo. "Asakura...-san? Como se cumprimentasse alegremente um conhecido, Asakura-san agitou a faca banhado no meu sangue pelo ar, dizendo; "Ol Nagato-san. No se preocupe, enquanto eu estiver aqui, irei eliminar qualquer um que seja uma ameaa para voc. Afinal, para isso que eu fui criada." Asakura sorriu e continuou, "Afinal, esse era o seu desejo, no ?"

109 S.O.S. Dan Brasil

Era uma mentira. Nagato nunca teria desejado algo assim. Ela no do tipo que mata um pssaro s porque ele no canta como ela quer. Absolutamente no. Como Nagato comeou a agir anormalmente, essa Asakura tambm foi recriada com um comportamento anormal, basicamente se tornando uma sombra para Nagato... Asakura lentamente pousou sobre o meu corpo. Sua silhueta rapidamente bloqueou a lua da minha viso. "Permita-me mandar voc para uma ltima jornada. Se voc estiver morto, tudo vai ficar bem. A culpa sua por fazer Nagato-san sofrer, antes de mais nada. No di? Tenho certeza que sim. Melhor aproveitar enquanto pode, porque possivelmente a ltima coisa que voc vai sentir." A faca larga levantou-se lentamente, com a sua ponta diretamente sobre o meu corao. Eu sangrava sem parar. Ser que esse era o fim?... lutei para manter a mente funcionando, mas tudo ficava cada vez mais enevoado. Estava perdendo o senso de realidade. Ento Asakura, sua psicopata maluca, essa a sua misso? Ser o backup de Nagato Yuki...? A arma comeou a sua trajetria para baixo... Em um piscar de olhos, uma mo surgiu do outro lado. "... !!!" Algum havia segurado a lmina com as mos nuas. "Mas o que...?" S com as mos...!? Onde que eu havia visto isso antes? Minha viso estava cada vez mais borrada, ento no conseguia ver quem era. No havia luz o suficiente, algum se importa em acender as lmpadas? Ela estava contra a luz do poste, ento no enxergava o seu rosto direito. Tudo que via era que era uma garota de cabelo curto... com um uniforme da Escola Secundria do Norte... sem culos... era tudo isso que eu conseguia ver... Koizumi!... onde est o encarregado da iluminao quando se precisa dele!? "Huh...!?" Essa exclamao suave veio de Nagato, que estava sentada no cho ao meu lado. Seus culos refletiam o brilho do poste, ento no conseguia ver claramente o seu rosto. Ser que ela estava com medo? Ou cheia de surpresa? "Como? Mas voc est...!? Por que...?" Asakura gritou. Ela parecia estar falando com a garota que defletiu o seu ataque, mas esta permaneceu quieta e nada disse em resposta. Podia estar imaginando coisas, mas conseguia ouvir a voz de Asahina-san bem ao meu lado. "Me descupe... Kyon-kun, eu devia ter imaginado, mas mesmo assim..." "Kyon-kun! Kyon-kun!... no! Voc no pode!" Haviam duas Asahina-sans. Uma era a adulta, e a outra era a jovem que eu conheo. Ambas tinham lgrimas escorrendo pelos rosto, e estavam chacoalhando o meu corpo. Ei vocs, parem com isso, di sabia...? ... huh? O que a Asahina-san (pequena) est fazendo aqui? At entendo que a adulta esteja aqui ao meu lado chorando, afinal ela veio comigo para c; mas de onde essa outra

110 S.O.S. Dan Brasil

surgiu? Acho que eu entendi agora. So aquelas vises da sua vida todo que acontecem logo antes da morte... Isso era muito mais assustador do que a dor e a sensao do sangue escorrendo sem parar do seu corpo. Droga, eu vou morrer. Enquanto me arrependia de no ter deixado um testamento, senti algo, ou melhor, algum aparecer sobre mim. Aquela pessoa me ajudou a levantar e pegou a arma de Nagato que estava cada no cho. Uma voz familiar, que no consigo discernir direito, atingiu os meus ouvidos. "Desculpe-me. Tenho os meus motivos por no te resgatar antes, mas no me odeie por isso. Afinal, doeu tanto em mim quanto em voc. Bem, vamos dar um jeito no resto. No, na verdade j est tudo certo, sabemos o nosso papel e voc sabe o seu. Agora descanse um pouco." Do que ele est falando? E para quem? Fazer o que? E dar um jeito onde? As imagens do ataque fatal de Asakura, a tmida Nagato cada sobre os joelhos em pnico, as duas Asahina-sans e de Haruhi com um uniforme diferente, rapidamente se fundiram em minha mente, at se tornar uma nica coisa indistinta.

E eu gradualmente perdi a conscincia.

111 S.O.S. Dan Brasil

O Desaparecimento de Suzumiya Haruhi


Traduo: kwijibo Reviso: GardenAll

Captulo 6:

Swish, swish... Um som cortante atravessou os meus ouvidos. Lentamente fui recuperando a minha conscincia do meio das trevas, minha mente ento comeou a pensar lentamente, como se estivesse sob uma forte anestesia. Talvez tenha sido um sonho. Mas pelo que me lembro, parecia ter sido um sonho realmente interessante. Geralmente, quando voc acorda, passa uns cinco minutos se ponderando sobre o quo incrvel foi seu sonho, s para que os seus detalhes comecem a se desvanecer enquanto voc escova os dentes ou toma caf, e l pelo fim da manh voc j se esqueceu dele completamente. Quando voc percebe, a nica coisa que resta a impresso de que "era um sonho realmente interessante". Quem nunca passou por isso vrias vezes? Tem tambm aqueles sonhos que dificilmente so interessantes, mas que seus detalhes ficam impressos claramente em nossas mentes, e isso geralmente perdura um bocado de tempo. Talvez estas experincias sejam comparadas a este tipo de sonho, como da vez em que fiquei preso com Haruhi na dimenso restrita, algo que realmente aconteceu, mas subconscientemente tenho o tratado como no existente. Essa era a primeira coisa que me veio a mente quando abri os olhos. O teto era branco; claramente eu no estava em meu quarto. O translcido brilho alaranjado do sol tingia as paredes, que eram to brancas quanto o teto, formando todos os tipos de cores. Perguntava-me se era um amanhecer ou o crepsculo. "Ora ora." Para uma mente que estava apenas comeando a clarear, esta voz soava to bem quanto o dobrar dos sinos de uma igreja para um fantico religioso. "Parece-me que voc finalmente acordou. Voc parecia estar bastante confortvel ai." Virei a minha cabea para encontrar o dono da voz. Ele estava sentado em uma cadeira prxima a cama, usando uma faca de cozinha para picar uma ma em suas mos. Swish swish - a casca se soltava suavemente da fruta, ficando suspensa no ar. "Normalmente eu diria bom dia, mas no seria apropriado para um pr-do-Sol. Koizumi Itsuki revelou um sorriso gentil. Koizumi colocou as fatias de ma em uma bandeja e as deixou sobre um criado mudo. Tirando outra ma de dentro de uma sacola, ele continuou com um sorriso; "Graas a Deus voc acordou. Eu no tinha idia do que faramos. Ah... voc parece bastante confuso. Est me reconhecendo?" "Eu iria perguntar a mesma coisa. Voc sabe quem eu sou?" "Que pergunta estranha. claro que sim." Era fcil dizer qual Koizumi este era s de olhar para o seu uniforme. Ele estava com um uniforme azul marinho, no o gakuran preto.

112 S.O.S. Dan Brasil

Era o uniforme da Escola Secundria do Norte. Um dos meus braos estava para fora do cobertor. Presa a uma bolsa de soro cheia de um liquido transparente. Olhei para aquela coisa e perguntei; "Que dia hoje?" Koizumi revelou uma expresso, que ao menos para ele, denotava surpresa. "Essa a primeira coisa que voc pergunta depois de acordar? Parece-me que voc tem noo da sua prpria situao. A resposta para sua pergunta : agora so um pouco depois das cinco da tarde do dia 21 de dezembro." "Dia 21, huh..." "Sim, se passaram trs dias desde que voc entrou em coma." Trs dias? Coma? "Que lugar esse?" "Um hospital particular." Olhei ao meu redor. Era um impressionante quarto particular e individual, e eu estava dormindo em uma cama. Para pagar um quarto desses, a minha famlia deve ser bastante rica, e eu nunca havia percebido. "Um amigo do meu tio o dono do hospital, ento conseguimos um tratamento especial para voc." Bem, parece-me que a minha famlia no to rica assim afinal. "Bem, graas a interveno da 'Organizao', voc poderia ficar aqui por um ano sem pagar praticamente nada, e sem que ningum fizesse perguntas. Dito isso, fico aliviado que voc s demorou trs dias para acordar. No, no tem nada a ver com o dinheiro. Meus superiores quase me mataram por deixar que algo desse tipo acontecesse sob os meus cuidados, eu at tive de escrever uma carta pedindo desculpas." Trs dias atrs era dia 18. O que eu estava fazendo naquele dia? ... ah, eu me lembro. Estava a beira da morte por causa de uma hemorragia, ento devem ter me internado... espera, isto no parece estar certo. Ansiosamente, olhei para o avental hospitalar que eu estava vestindo, e coloquei minha mo sobre o meu abdmen. No sentia absolutamente nada. Normalmente uma ferida iria estar dormente, mas nem ao menos coava. impossvel se curar de um ferimento assim em apenas trs dias, s se me costuraram no momento em que eu me feri. "Qual foi o motivo que me levou a ser internado? Foi por causa do meu coma?" "Ento voc esqueceu? Bem, no posso te culpar, afinal voc levou uma bela batida em sua cabea." Eu toquei o meu couro cabeludo, mas no achei nenhum curativo ou algo assim, s o meu cabelo. "O mais incrvel foi voc no ter sofrido nenhum dano externo ou sangramento interno. Seu crebro estava bem, o que foi uma grande surpresa para os mdicos, ningum sabia o que havia de errado com voc." "Mas..."

113 S.O.S. Dan Brasil

Koizumi continuou. "Todos ns vimos voc cair das escadas. Parecia ter sido algo horrvel na hora. Sendo honesto, acho que ficamos completamente plidos na hora. O barulho da queda foi to ruim que no nos surpreendemos que voc estivesse inconsciente. Voc quer mais detalhes do que aconteceu?" "V em frente." De acordo com ele, eu estava descendo as escadas do prdio velho, e talvez tenha tropeado em algo. Eu simplesmente rolei escada abaixo e dei com a cabea no cho. Bam! Ento no me mexi mais. A maneira que Koizumi explicou dava a impresso de que realmente havia acontecido. "As coisas ficaram bastante caticas depois disso. Tivemos de chamar a ambulncia e te levar inconsciente para o hospital. O rosto de Suzumiya-san estava completamente branco, foi a primeira vez que a vi assim. Ah, quem chamou a ambulncia foi Nagato-san. Acho que a calma dela salvou a sua vida." "E como Asahina-san reagiu?" Koizumi deu de ombros e disse; "Provavelmente da maneira que voc imaginou. Ela ficou te segurando, enquanto chorava chamando o seu nome." "Que horas do dia 18 isso aconteceu? E em que escada?" Disparei as minhas perguntas sem descanso, afinal dia 18 foi o dia em que o mundo mudou drasticamente e eu entrei em pnico. "Voc esqueceu disso tambm? Foi um pouco depois da reunio da Brigada SOS durante a tarde. Aconteceu quando ns cinco iramos sair para comprar algumas coisas." Comprar o que? "Voc tambm no se lembra disso? Tem certeza de que no est fingindo a sua amnsia?" "No importa, apenas continue." O sorriso de Koizumi se tornou mais gentil. "A pauta da reunio, hmm, eram os planos para o dia de Natal. Suzumiya-san disse que haveria uma festa para as crianas perto da sua casa, e que a Brigada SOS poderia se apresentar l. Assim a fantasia de Asahina-san teria alguma utilidade. Ela se vestiria de Papai Noel e entregaria presentes as crianas. Um alegre evento organizado por Suzumiya-san." Ai vamos ns de novo; ela to impulsiva! "Bem, no seria realista o suficiente ter apenas um Papai Noel. Ento, Suzumiya-san decidiu que um dos membros se vestiria de rena e carregaria Asahina-san para o palco. No final fizemos um sorteio... e imagine quem foi o sortudo vencedor? Lembra-se agora?" No tinha a mnima lembrana de nada. Se algum conseguir se lembrar de algo que nem ao menos faz parte de sua memria, ento posso dizer que ele um mentiroso impecvel, ou simplesmente precisa ser internado em outro tipo de hospital. Mas acho que intil explicar isso para Koizumi.

114 S.O.S. Dan Brasil

"No importa, s saiba que voc foi o escolhido. Como tnhamos de arranjar uma fantasia de rena para voc, fomos comprar alguns materiais, e foi bem nesta hora que voc caiu." "Acho que isso me pareceu bastante estpido, at mesmo para os meus padres." Ouvindo-me dizer isso, Koizumi levantou as sobrancelhas. "Como voc estava para trs, ningum viu como voc caiu. S vimos voc caindo ao nosso lado, bem assim." - Koizumi demonstrou isso, deixando a ma cair desastradamente de sua mo direita e a pegando com a esquerda - "Voc basicamente rolou pela escada." Koizumi continuou a descascar as mas. "Fomos at l rapidamente, mas voc j estava imvel. Suzumiya-san disse que ela acha que havia mais algum no topo das escadas, e que havia visto a saia de algum se mexendo l em cima, mas que logo em seguida desapareceu. Tambm achei meio estranho, ento fui checar estas informaes, mas descobri que no havia ningum l alm de ns. At Nagato-san no sabia de nada. Se havia algum ali, simplesmente desapareceu como um fantasma. Estivemos esperando voc acordar esse tempo todo, para que pudssemos perguntar quem havia feito isso com voc..." No me lembro de nada. Naquele momento, tinha certeza que era a melhor resposta. Foi um acidente comum. Eu fui descuidado, azar o meu. Vamos deixar as coisas assim. "S voc veio me visitar?" Onde est Haruhi? Eu queria perguntar isso, mas no tive coragem. Koizumi deu uma risada leve e disse; "Voc esteve olhando ao seu redor o tempo todo. Est procurando por algum? No se preocupe, estamos alternando em quem cuida de voc. Antes de voc acordar, sempre havia algum ao seu lado. Por sinal, esta quase hora de Asahina-san chegar." Estava desconfortvel com o olhar de Koizumi; parecia aqueles sujeitos surpresos com um amigo que acreditou em uma piada de primeiro de abril. O que ele estava insinuando? "Oh, nada. S estava com inveja de voc. Considere este olhar como um de inveja." O que voc est dizendo por um cara que foi internado por bater a cabea? "Enquanto ns, membros comuns, tnhamos de dividir turnos para cuidar de voc, a comandante achou que era parte de sua responsabilidade zelar pela segurana de seus membros..." Koizumi elegantemente descascou a ma e a cortou em um formato de coelho, a colocando logo em seguida sobre a bandeja. "Suzumiya-san esteve aqui o tempo todo, ela no saiu deste lugar nos ltimos trs dias." Virei para o outro lado da cama, para onde Koizumi estava apontando. " ... " E ali estava ela. Completamente envolta em um saco de dormir, ali estava Haruhi, sua boca estava levemente aberta enquanto ela dormia profundamente. "Estvamos todos preocupados com voc, tanto eu quanto ela."

115 S.O.S. Dan Brasil

Isso soou muito dramtico; at parece uma fala de novela. "Voc devia ter visto o quo nervosa Suzumiya-san ficou... mas deixaremos isso para outra hora. Afinal, voc no tem que fazer algo agora?" Por que todo mundo fica me dando ordens!? Primeiro era Asahina-san (grande), agora o Koizumi... mas eu no os culpo. E tambm no dou a mnima se essas mas que ele cortou forem uma oferenda pra alguma divindade. " mesmo." - eu disse. Realmente me deu vontade de desenhar algo na cara dela. Mas deixa para prxima, quando eu tiver mais tempo para isso. Sentei sobre a cama, esticando o brao para tocar aquele rosto que parecia visivelmente irritado. Seu cabelo ainda no estava longo o suficiente para um rabo de cavalo, o que me deu um pouco de saudades da sua verso alterada. Como se me provocasse, aquele seu cabelo escuro comeou a se mover.

Haruhi havia acordado.

"...uhm ...hmmm?" Haruhi deixou escapar um leve gemido enquanto se esforava para abrir os olhos, e demorou algum tempo para perceber que havia algum apertando o seu rosto... "AH!?" Ela tentou saltar para cima, mas falhou miseravelmente ao esquecer que havia se fechado dentro do saco de dormir. Ento, rolando e se arrastando como uma sanguessuga, Haruhi eventualmente conseguiu se soltar, prontamente apontando para mim e me amaldioando para o resto da eternidade. "Droga Kyon! Voc no podia me avisar antes de me acordar!? Eu no estava mentalmente preparada!" Acho que isso impossvel, sabe? Mas ver voc assim gritando e reclamando mais eficiente do que qualquer remdio para mim. "Haruhi." "O qu?" "Limpe a sua baba." Haruhi contorceu o seu rosto por alguns momentos, limpando rapidamente a boca com as mos, me olhando visivelmente enraivecida. "Voc... voc no desenhou nada na minha cara, no ?" Eu fiquei tentado, admito. "Hmph. Voc no tem nada a dizer?" Dei a resposta que ela devia estar esperando, "Desculpe-me por fazer voc se preocupar."

116 S.O.S. Dan Brasil

"Bem, fico feliz que voc se sinta assim. Afinal, zelar pelo bem estar de toda a Brigada uma das grandes responsabilidades de um comandante!" Havia um terceiro visitante me observando ao lado da porta. "Ah, ahhh, aaaahhhh..." Ela comeou a fazer uma srie de sons frenticos. Ali, parada com um vaso em mos, no estava ningum menos do que a segundo anista do colgio do Norte, uma estudante de cabelos longos, um rosto puro e infantil, e um corpo delgado porm bem desenvolvido. "Ei... Asahina-san, ol." No sei se deveria dizer algo como "H quanto tempo!", porque pelo menos para mim no foi assim. "Sniff..." As lgrimas tomaram o rosto de Asahina-san, "Graas a Deus... oh... graas a Deus..." Eu queria abraa-la como da ltima vez, e acho que ela estava pensando a mesma coisa. Mesmo assim, ela parecia ter esquecido de colocar o vaso de lado e simplesmente estava ali, parada e chorando. "Voc no est exagerando um pouco? Ele s bateu a cabea e desmaiou. Eu sabia desde o incio que ele no podia ficar dormindo para sempre." Um senso de agradecimento podia ser encontrado na voz de Haruhi, ela ento continuou mesmo sem olhar para mim. "Como eu disse, a Brigada SOS funciona 365 dias por ano, sem descanso. Ningum autorizado a tirar um dia de folga. No vou aceitar uma desculpa boba como bater a cabea e entrar em coma s para escapar das atividades, nunca mesmo. Voc entende, Kyon? O preo de ficar fora de servio por trs dias bastante alto. Havero punies! No uma punio normal, mas uma extra especial dobrada sobre a anterior!" Koizumi comeou a rir, Asahina-san molhava o cho com as suas lgrimas gigantescas, enquanto Haruhi virou o rosto para longe. O que algum poderia facilmente interpretar como irritao, mas no era bem assim. Olhei para eles e concordei com a cabea, ento dei de ombros. "Tudo bem, incluindo a punio extra, o quanto eu vou ter que pagar?" Haruhi olhou para mim, seu sorriso estava to brilhante que era difcil acreditar que ela estava irritada a segundos atrs. Ela uma garota muito simples afinal de contas. No final, foi decidido que eu teria de pagar a conta de todos no caf por trs dias consecutivos. Eu pensava quando que eu teria de acabar com as minhas economias... "Mais uma coisa..." Tem mais? "Sim, voc ainda no compensou por todo o trauma que voc nos causou. Ah sim, Kyon, para a festa de Natal voc ir se vestir de rena e ter de mostrar alguns truques fantsticos para ns. E far isso at deixar todos ns gargalhando! Se voc for chato demais, juro que vou chutar voc para outra dimenso! A mesma coisa vale para a festa das crianas, voc ouviu!?"

117 S.O.S. Dan Brasil

Com um olhar brilhante como a luz que atravessa um prisma, mais uma vez, Haruhi comeara a disparar ordens para mim.

Mesmo que eu estivesse acordado, no significava que eu poderia ser liberado logo de cara. Depois de uma outra consulta mdica, tive de fazer todo o tipo de exames em mquinas absurdas. Foi uma complicao to grande que parecia que eles queriam me transformar em um ciborgue ou coisa do tipo. Depois de passar o dia todo em consultas, eu

118 S.O.S. Dan Brasil

teria de passar a noite no hospital mais uma vez. Apesar de que no meu ponto de vista, esta seria a minha primeira noite. Como nunca estive em um hospital assim, era melhor aproveitar a experincia. Haruhi, Koizumi e Asahina-san estavam de sada quando a minha me e minha irm chegaram para me visitar. Haruhi falou com elas de forma extremamente polida, eu no sabia que ela conseguia ser to educada, o que de certa forma foi uma surpresa. Passei a noite ocupado conversando com a minha me e a minha irm, porm a minha mente estava ocupada com outros tipos de pensamentos Se as coisas tivessem continuado do jeito que estavam, o que teria acontecido? Nagato, Koizumi e Asahina-san seriam pessoas normais sem poderes sobrenaturais ou algo parecido. Nagato seria a tmida estudante do Clube de Literatura, Asahina-san seria apenas uma veterana inalcanvel e Koizumi seria um estudante transferido comum em outra escola. E Haruhi provavelmente seria s uma garota excntrica e constantemente irritada. Talvez uma histria interessante pudesse surgir neste cenrio. Sem a pretenso de descobrir a verdade sobre o mundo ou de consertar as mudanas que aconteceram. Seria uma histria normal, sem elos com este mundo disfuncional e estranho em que vivemos. Mas eu, provavelmente, no teria lugar nesta histria. Tudo que eu poderia fazer viver pacificamente a minha vida e me formar sem maiores incidentes. Em que mundo eu estaria mais feliz? Acho que uma resposta muito fcil de se dar agora. S poderia ser feliz "neste mundo". Se no, porque mais arriscaria a minha vida para voltar para c? E voc? Que mundo voc escolheria? Acho que a resposta bastante bvia. Ou sou s eu que penso assim?

Depois que a minha famlia foi embora e que as luzes se apagaram, a nica coisa que pude fazer era olhar para o teto. Como no tinha nada mais interessante para fazer, decidi fechar os meus olhos. Nos ltimos trs dias, neste mundo claro, passei o tempo todo dormindo. Neste caso... Se o mundo ficou assim, quer dizer que ele foi alterado. Este mundo mudou duas vezes. O mundo distorcido que Nagato criou voltou ao seu estado natural. Ento quem fez a segunda mudana? No pode ter sido Haruhi. Nestes trs dias ela no tinha nenhum tipo de poder, enquanto a Haruhi deste mundo nem mesmo teve conscincia de que o mundo mudou. Ento, quem pode ter sido? Salvando a minha vida ao parar a lmina de Asakura com as mos vazias, s havia uma pessoa no mundo que poderia ter feito algo assim... Nagato. Neste raciocnio, antes que eu perdesse a conscincia, vi duas Asahina-sans. A segunda no era a verso adulta, mas a minha veterana Asahina-san. Ningum menos do que a bela estudante do futuro a qual me to familiar.

119 S.O.S. Dan Brasil

Havia mais algum, a voz misteriosa, que falou comigo no final. Eu sei que conheo aquela voz. Tentei me lembrar quem era, mas rapidamente percebi que no precisava nem tentar. Era a minha prpria voz. "Ento, quer dizer que assim?" Neste caso... Eu ainda iria voltar para aquele perodo de tempo. Desta vez chegaria mais cedo na madrugada do dia 18 de dezembro, acompanhado por Asahina-san e Nagato. S ento o mundo voltaria ao seu estado atual. Asahina-san seria responsvel por nos levar at l, enquanto a misso de Nagato seria de impedir a sua verso do passado que sara de controle nos trs dias anteriores, apesar de no saber se ela usaria os poderes emprestados de Haruhi ou aqueles dados pela Entidade Senciente de Dados Integrados. E eu tambm tinha um papel a cumprir. Bem, era o que eu pensava, afinal. Caso contrrio, no teria ouvido a minha prpria voz naquele momento, e tambm no estaria aqui. Para preservar minha existncia presente, eu iria precisar voltar e repetir as mesmas coisas para o meu eu do passado. "Desculpe-me. Tenho os meus motivos por no te resgatar antes, mas no me odeie por isso. Afinal, doeu tanto em mim quanto em voc. Bem, vamos dar um jeito no resto. No, na verdade j est tudo certo, sabemos o nosso papel e voc sabe o seu. Agora, descanse um pouco." Eu repeti esta frase em minha cabea. Era isso que eu havia dito, se me lembro bem. Mesmo que no possa garantir a fidelidade de todas as palavras, o significado deve ser o mesmo. O meu papel predestinado seria o de disparar a arma, no lugar do "eu" que havia sido esfaqueado. Esse era o motivo que no pude salvar o meu eu do passado de ser atacado por Asakura, compreendo isto bem. Pelo tom de voz da minha contraparte do futuro, eles no pareciam estar com muita pressa. Provavelmente, eles se esconderam por perto de antemo. Asahina-san e Nagato tambm apareceram bem a tempo, pois no poderia ser rpido demais ou lento demais. Eu teria de ser perfurado por Asakura. Por qu? Pois isso havia de acontecer com o meu eu do passado. Citando Asahina-san; "Este um evento predeterminado,"

J era tarde da noite, mas eu no estava muito disposto a dormir. Eu estava esperando. Esperando pelo que, voc pergunta? claro que pela nica pessoa que ainda faltava me visitar. Seria bastante cmico se ela no aparecesse. Eu deitei na cama e fiquei olhando para o teto todo o tempo. Mesmo que j fosse tarde e o tempo das visitas j tivesse acabado, minha pacincia havia sido recompensada. A porta lentamente se abriu, e a luz do corredor projetou a sombra de uma pequena figura pelo cho. Ali estava a ltima pessoa a me visitar, Nagato Yuki.

120 S.O.S. Dan Brasil

Como sempre, ela me falou sem um pingo de emoo na voz. "Sou responsvel por tudo que aconteceu." Por algum motivo, a sua voz calma me enchia de nostalgia. "Minha punio est sendo decidida." Levantei a cabea e perguntei; "Decidida por quem?" "Pela Entidade Senciente de Dados Integrados." Ela falava com calma, como se estivesse acontecendo com outra pessoa. claro. Nagato j sabia h tempos que ela causaria tanta confuso no dia 18 de dezembro. Afinal, ns a visitamos trs anos atrs com essa histria para contar. Ela soube o tempo todo e, mesmo assim, tentou incansavelmente impedir que acontecesse. Mas no havia como parar a mar. Mesmo que voc saiba o que est destinado a acontecer, as vezes no h como escapar. No, na verdade isso podia ter sido evitado... Subitamente, pensei que o comportamento que Nagato mostrou aps o vero era diferente do que havia sido antes. "Mas," - eu a interrompi - "se voc sabia que iria se descontrolar, j h trs anos, voc poderia ter me dito alguma coisa, no podia? Mesmo depois do festival, ou do campeonato de beisebol. Se esse fosse o caso, eu podia ter tomado providncias antes. Assim, tudo que precisaramos fazer era chamar todo mundo e voltar novamente ao passado." Mesmo na expresso fria como o gelo que Nagato exibia, havia algo que se assemelhava a um sorriso "Se eu tivesse dito isso antes, a minha verso autnoma poderia ter apagado todas as suas memrias e alterado o mundo. Deste modo, ningum pode garantir que algo assim no tenha ocorrido ou venha a ocorrer. O melhor que pude fazer era manter voc em seu estado original at a chegada do dia 18 de dezembro." "Voc no deixou o programa de escape para mim? Isso j foi o suficiente!" Enquanto a agradecia, comecei a ficar furioso, mas no era com Nagato ou comigo mesmo. Aquela voz neutra ecoava pelas paredes do hospital, "No posso garantir que no vou me descontrolar novamente no futuro. Enquanto eu existir, meus erros internos iro continuar se acumulando. Esta uma possibilidade muito perigosa." "ISSO UMA IMBECILIDADE! Transmita esta mensagem para mim." Ouvindo a minha resposta, a cabea de Nagato moveu-se para trs uns dois centmetros, ela at mesmo piscou. Fui para perto dela, e segurei a sua pequena mo plida. Nagato nem ao menos resistiu. "Digo isso para os seu chefes, ento escute bem: se ele pensar, nem que por um segundo, em sumir com voc, juro que farei deixar o circo pegar fogo. Vamos trazer voc de volta, no importa o que acontea. Posso no ter nenhum poder, mas sou muito bom em provocar a Haruhi."

121 S.O.S. Dan Brasil

O Desaparecimento de Suzumiya Haruhi


Traduo: kwijibo Reviso: GardenAll

Eplogo: Comecei, ento, a ponderar o que faria de agora em diante. A nossa reunio de fim de semestre havia chego ao seu fim, assim aps pegar o meu boletim com Okabe-sensei, minha vida escolar deste ano estava oficialmente acabada. Era dia 24 de dezembro. A desaparecida sala 1-9 e seus estudantes foram retornados ao seu lugar de direito, incluindo Koizumi, que no teve um papel muito relevante nesta histria. Asakura sumiu de nossa sala mais uma vez, quando nem ao menos deveria ter voltado; Taniguchi retornou ao seu humor empolgado e repleto de paixo; a cadeira atrs de mim voltou a ser ocupada por Haruhi, e a epidemia de gripe foi aniquilada. Quando vi Nagato no corredor, ela no estava usando culos. E, depois da cerimnia de encerramento, encontrei Asahina-san e Tsuruyasan, que me cumprimentaram simultaneamente. Tambm confirmei que a to prestigiosa Kouyouen voltou a ser uma escola feminina para os ricos e famosos.

Assim, fico contente em dizer que o mundo voltou aos seus eixos. Mesmo que a escolha de manter este mundo tenha sido minha. Ainda tinha que voltar com Nagato e Asahina-san para a madrugada do dia 18 de dezembro. Se no o fizesse, o mundo no voltaria ao normal. Apenas voltando ao passado poderamos efetuar a restaurao, mas o nico problema que ainda no decidi quando eu voltaria. Tenho que explicar a situao para Asahina-san. Apesar de que ela provavelmente iria ouvir isto da sua verso adulta. Mesmo que tenha a visto algumas vezes nos ltimos dias, no consegui falar nada a respeito. "Droga!" Resmungando sem motivo, embarquei no corredor que me levava a sala do clube. Como um carro de corrida, tenho de respeitar a regra dourada de voltar a este ponto de partida. No importa se estou duas ou trs voltas para trs, no cabia a mim a deciso de jogar a toalha. Mesmo que a chegada e a largada tenham a mesma estrada e o mesmo cenrio, elas continham, em si, diferentes significados. S tenho de tomar cuidado para no ser eliminado, chegando em segurana ao meu destino para que receba a bandeirada final. ... enfim, esquece. No adianta dizer essas coisas. No tem por que justificar minhas aes se eu mesmo tomei a deciso de voltar para c. Diferente das loucas aes impostas por Suzumiya Haruhi, esta foi uma escolha que fiz com o meu prprio livre arbtrio, agora tenho de arcar com as consequncias. Algum ter de carregar essa responsabilidade, e seguir at o fim. E, desta vez, no ser Nagato nem Haruhi, mas eu mesmo. "Bem feito para mim..." Continuei a me afundar na auto-piedade, tentando posar como algum digno de respeito. No ligo se algum me ver assim, afinal muito difcil que se dem ao trabalho disso. Enquanto mantinha estes pensamentos em mente, troquei olhares com uma estudante annima que estava passando por l. Rapidamente ela virou-se e seguiu o seu caminho, enquanto eu soltei um suave cumprimento para as suas costas que ela provavelmente nem ao menos escutou;

122 S.O.S. Dan Brasil

"Feliz Natal." Esse era como o ltimo episdio de uma novela, os brilhantes cristais de neve deveriam comear a cair, para que o protagonista pegasse um deles na palma da mo e exclamasse algo como; "Ah!", ou algo assim. Mas mesmo que esta fosse a esperana para o Natal deste ano, dificilmente se concretizaria. Afinal, o tempo algo surpreendente, e o clima est bastante limpo l fora. Como resultado dessa confuso toda, acabei por me tornar um dos personagens principais nesta baguna. Meu papel de mero transeunte tornou-se uma relquia do passado, desaparecendo nos longnquos cantos da galxia. "E agora?" Sim, s agora tomei-me conta disso. Realmente percebi que no sabia mais o que fazer. No havia dvidas que eu pertencia a esse lugar, mas isso pelo menos algo que j sabia h tempos. Desde o dia em que Haruhi me arrastou para a sala do Clube de Literatura e a ouvi declarar a ocupao daquele lugar por tempo indeterminado. Sim, me tornei parte integral deste bando de malucos. Como os outros membros da Brigada SOS, eu me levantava ativamente para proteger a paz nesse mundo. E no fui forado por ningum a isso, levantei a minha mo por escolha prpria. E neste caso, tinha algo que eu precisava fazer. mais fcil se levantar se voc caiu em algo do que diretamente no cho, mesmo que no fim das contas tudo isso seja cair do mesmo modo. Melhor dizendo, tenho que voltar e ajudar o outro eu a me levantar. Pelos resultados, posso afirmar que pelo meu prprio bem. Caminhei pelas escadas, concentrado nas atividades de hoje. Haruhi e Asahina-san estavam encarregadas de comprar os ingredientes. Eu, graas a minha internao, fui poupado da funo de burro de carga. No acho que isso seja um sinal da piedade de Haruhi, pelo contrrio, acho que ela apenas quer manter o cardpio em segredo at o ltimo segundo, para nos surpreender - pelo menos o que me parece. Talvez ela at mesmo use a sua experincia adquirida na ilha isolada para fazer uma grande "Festa de Natal do Ensopado nas Trevas". Questionava-me o que ela iria usar na comida. Com Haruhi na cozinha, provavelmente podemos esperar algo estimulante e excitante. Quem sabe at mesmo um ensopado completamente experimental, nunca visto antes na histria da culinria humana. Mesmo assim, no ligo para o que vai para a panela, contanto que seja comestvel. Nem mesmo Haruhi seria to estpida para colocar algo indigervel l dentro. Se bem que outro problema conceituar isso para algum que pode ter um estmago de avestruz. Estou certo de que, mesmo sendo excntrica, Haruhi tem um estmago como o de todos os outros seres humanos, certo? A nica coisa que ela tem fora dos padres da humanidade o seu crebro anormal.

Porm, antes da festa, eu ainda tinha o dever de usar a fantasia de rena e de proporcionar algum tipo de performance incrvel. Voc no pode imaginar como eu me sinto em pensar nas coisas que Haruhi quer que eu faa. "Certo, certo." O suspiro depressivo que eu havia selado durante o ultimo ms novamente surgiu em minha boca. No sejam to exigentes! Mesmo que eles soem iguais, os significados podem ser diferentes, dependendo do modo que voc interpretar as coisas. Dei uma desculpa para reutilizar esta frase, enquanto colocava um "evento predeterminado" para realizar na minha lista mental de coisas a fazer. Era algo que devia fazer se quisesse continuar neste mundo.

123 S.O.S. Dan Brasil

Tinha de encontrar algum tempo no futuro prximo para voltar e consertar o mundo.

Enquanto me aproximava da sala do clube, sentia o cheiro de comida invadir as minhas narinas. Isso era o suficiente para me deixar satisfeito. De onde havia vindo esse sentimento? Eu no devia ajeitar essa baguna no futuro? Mesmo assim j estou me sentindo realizado, e olhe que ainda no fiz nada. Isso no um sinal de que sou excessivamente fcil de se agradar!?

Ah, bem, no algo to ruim assim. Mas antes disso,

Ainda havia bastante tempo. Quem organizaria essa operao era o "eu" do futuro, mesmo sem saber se vai ser de um futuro distante ou em um momento muito prximo, ento por hora deixo as coisas a cargo dele. Segurei a maaneta da porta da sala do Clube de Literatura, perguntando ao universo uma ltima questo; Ei, voc se importa em esperar um pouco? Antes que eu tenha que voltar ao passado para conserta-lo, voc pode aguardar apenas mais algum tempo?

Afinal...

No acho que eu v me atrasar se eu apenas experimentar o ensopado de Haruhi, certo?

124 S.O.S. Dan Brasil

O Desaparecimento de Suzumiya Haruhi


Traduo: kwijibo Reviso: GardenAll Notas do Autor:

Ao invs das minhas constataes usuais, desta vez irei escrever sobre uma das minhas memrias, ento, por favor, permaneam comigo. Eu tinha um colega na sexta srie, que era o tipo de pessoa que facilmente poderamos chamar de gnio. Ele era o lder da sala, com uma mente brilhante, bom histrico familiar e com uma incrvel capacidade de criar uma atmosfera animada para todos da sala. O motivo que levava este estudante extremamente popular, com uma aura reluzente e divina sobre a sua cabea, a ser meu amigo, era que dividamos os mesmos interesses. Pois ambos adorvamos pescar e ler livros de suspense estrangeiro. Sempre que a sala precisava ser dividida em equipes, eu acabava sempre com ele, que normalmente assumia a posio de lder do time. Uma vez, em um festival da escola, cada turma precisava mandar um representante para se apresentar para a diverso de todos. Como nossa equipe estava um pouco perdida em relao ao que faria, ele sugeriu, "Vamos escrever uma pea!". E logo comeou a escrever um roteiro. Nunca esquecerei o quanto eu ri quando li aquilo, pois nunca havia conseguido imaginar que algo to engraado existisse! Nossa performance seguiu fielmente o seu roteiro hilrio. Aps assistir a pea, toda a turma caiu na gargalhada, e at mesmo os professores estavam rindo. Deste modo, nosso time acabou levando a medalha de ouro, e at ganhamos uma escultura de madeira como prmio. Mesmo hoje eu ainda consigo lembrar com clareza do personagem que eu interpretei. Permanecemos na mesma escola durante o fundamental, porm ele acabou entrando em um colegial em um lugar muito afastado, e por consequncia em uma universidade igualmente longnqua. Fico pensando se eu algum dia irei conseguir fazer com que todos riam incontrolavelmente como ele conseguiu. E tambm reflito o quanto aquele roteiro definiu muito do que eu fiz em minha vida... Esses fatos se enraizaram em minha mente, e assim, entrincheiraram-se em minha memria

... acho que h espao para mais alguma coisa. Ento irei escrever uma segunda lembrana.

Estava no ensino mdio, onde por um perodo muito breve estive no Clube de Literatura. Digo isto pois tambm era membro em outro clube, o qual era a minha prioridade, assim s aparecia no Clube de Literatura uma vez a cada semana. O clube s se reunia as segundas feiras, visto que os nicos membros eram eu e uma garota do segundo ano. Quando bati na porta pela primeira vez, a vi ali sentada com os seus culos me passando a impresso de grande conhecimento. Ela era a nica no clube, e tambm a sua presidente. At me esqueo o que a minha veterana me disse naquele dia, mesmo achando que provavelmente no disse coisa alguma. Depois de algum tempo, comeamos a trabalhar em um peridico do clube. Eu realmente no tenho idia do que escrevi nele, s sei que no eram novels. Eu tambm havia sido encarregado de fazer a ilustrao da capa, o que outra coisa que no me lembro com muita preciso. No era possvel preencher tantas pginas s com o nosso trabalho, ento

125 S.O.S. Dan Brasil

minha sempai chamou seus amigos para escrever alguns artigos tambm. Eram pessoas que eu realmente no conhecia, mas um deles escreveu algo que realmente me marcou, o que me lembro at hoje. Quando ela se aproximou do terceiro ano, resolveu largar o clube para concentrar-se mais nos estudos. Ao mesmo tempo haviam cinco novos membros chegando. No tinha idia de quem eram aquelas pessoas ou porque elas haviam resolvido entrar para o clube, ento no me sentia absolutamente confortvel com estas mudanas. Como estava me divertindo muito no outro clube, gradualmente deixei de ir ao Clube de Literatura. S vi a sempai novamente no dia da formatura. No tenho lembranas do que eu disse a ela, provavelmente apenas alguma conversa amigvel, que era fadada a se desvanecer em minha memria. A ltima coisa que eu vi foram as suas costas caminhando para longe. Qual era o nome dela, vocs me perguntam? Eu no me lembro. Ela provavelmente no lembra do meu tambm. Mas, apesar disso, tenho certeza que ela se lembra que algum como eu existiu naquele clube, em algum lugar do passado. Porque eu me lembro que algum como ela existiu naquele clube.

... depois de gastar todo o espao que eu tenho com duas lembranas inverossmeis e inapropriadas, vejo o quo baixo eu ca. Colocando em perspectiva, escavar algumas memrias engraadas algo meio intil, e existem outras preocupaes que esto sendo uma dor de cabea to imensa que arriscam me fazer desmaiar... mesmo que no fim tudo se misture, um ato irrelevante, algo como pensar para onde vai uma bola de futebol que cai no rio. Acho que eu deveria gastar a minha energia em outras coisas. Bem, eu gostaria ento de agradecer aos editores, e a todos envolvidos na produo deste livro. E a todos os leitores, meus sinceros agradecimentos. Nos encontraremos novamente.

Nagaru Tanigawa

126 S.O.S. Dan Brasil

127 S.O.S. Dan Brasil

128 S.O.S. Dan Brasil

129 S.O.S. Dan Brasil

130 S.O.S. Dan Brasil

Das könnte Ihnen auch gefallen