Sie sind auf Seite 1von 13

FOCCA FACULDADE OLINDENSE DE CINCIAS CONTBEIS E ADMINISTRAO CURSO DE DIREITO

A IMPORTNCIA DA INFORMTICA APLICADA AO DIREITO

BRUNO SALES DA COSTA

OLINDA 2013

BRUNO SALES DA COSTA

A IMPORTNCIA DA INFORMTICA APLICADA AO DIREITO

Trabalho a ser entregue ao Prof. Ataliba Direito obteno avaliao. Curso: Direito de Abreu Netto da para 2 disciplina Informtica Aplicada ao como da requisito nota da

OLINDA 2013

1. Introduo
A internet facilitou o acesso dos jurista informao. Simplificou alguns trabalhos que antes levavam muito tempo para serem realizados. Para saber o estado de um processo nos tribunais de Estados diferentes no necessrio mais deslocar um profissional de um lugar para outro ou esperar meses para ter em mos um artigo doutrinrio sobre uma lei que acabou de ser promulgada. Basta acessar a internet onde possvel encontrar todas as informaes desejadas antes mesmo de serem publicadas em revistas jurdicas especializadas. Alm disso para debater sobre um tema polmico ou buscar ajuda, existem na internet diversas lista de discusso jurdicas em que todos podem publicar, explanar sua opinio e aprender ainda mais.

2. A importncia da informtica para o Direito


Segundo Pontes Miranda A adaptao a grande lei da vida, e do mundo no-vivo. So condies exteriores e interiores que tornam necessrias as adaptaes, sem as quais no se estabeleceria um modus vivendi e desapareceriam os seres. A popularizao da informtica veio facilitar inicialmente as relaes em um modo geral, a partir da, aplicando-se a reas de pesquisa, educao e principalmente neste caso, no direito. Poderamos enumerar muitos exemplos de como a informtica facilitou a vida do profissional do Direito. A composio de peties, por exemplo, hoje grandemente facilitada pelos editores eletrnicos de texto, que permitem revisar o resultado quantas vezes forem necessrias, at atingir a forma ideal. possvel at colecionar um banco de modelos de peties, pareceres ou sentenas mais comuns para poupar esforo. Segundo Ophir Cavalcante, presidente da OAB:
"A importncia da informtica na vida das pessoas algo fundamental nos dias de hoje. Estamos vivendo uma revoluo tecnolgica, que tem uma influncia decisiva no dia-a-dia de todos ns. Acabaram-se as barreiras e a informtica quebrou paradigmas de at ento, e isso tem um reflexo tambm na advocacia. Precisamos avanar com a informtica na advocacia, seja a nvel interno na OAB, para construir uma gesto profissional, uma gesto nica dentro da OAB no Brasil inteiro, seja para levar a informtica advocacia brasileira - que est sendo chamada a responder em suas atividades cotidianas, em funo da implantao e implementao do processo eletrnico nos Tribunais. Portanto, a misso da Ordem neste momento responder a essas duas vertentes, a interna e a externa, fazendo com que haja um trabalho efetivo da OAB em favor da advocacia brasileira no que diz respeito sua incluso no mundo digital".

3. O uso de sistemas informatizados na Justia O uso do computador se faz necessrio em praticamente todos os segmentos econmicos e sociais; o Direito no poderia ficar ausente desta nova realidade. Os profissionais do Direito no se questionam mais sobre a utilidade desta ferramenta de trabalho, os conceitos de tempo, espao e distncia foram para estes totalmente alterados. Depois do CD-ROM o espao destinados as numerosas colees de jurisprudncia e legislao, cada vez mais escasso e dispendioso, no so mais problema. Alm disso h questo da agilidade na consulta das mesmas, elaborao de textos e documentos e a facilidade de correo, o que implica numa diminuio brutal do tempo gasto. A distncia entre os servios que existiam nas fontes de pesquisa e os usurios no existe mais, em pouqussimo tempo possvel obter informaes que poderiam levar horas, ou at mesmo dias. O uso de tais sistemas significa a melhor das estratgias para que a justia consiga realizar a sua funo de solucionar os conflitos na sociedade. Sabe-se que o direito mais do que buscar uma justia metafsica e certamente de difcil realizao, deve decidir e eliminar os conflitos o mais rpido possvel. Sem sistemas informatizados isso impossvel. Aliados a mudanas de carter formal/processual esses sistemas dariam rapidez e preciso aos rgos julgadores. 4. DISPONIBILIDADE DE INFORMAO NA INTERNET 4.1 Home-pages Atraves da internet podemos encontrar diversas home-pages com contedo jurdico que so a face da Internet mais conhecida por todos. Grande parte dessas home-pages so grficas e multicoloridas no mundo da World Wide Web, e at os mais leigos conseguem abrir a porta de entrada para uma grande e vasta rede de informaes jurdicas.

Quanto origem, existem duas espcies de home pages jurdicas no Brasil. A primeira a dos sites oficiais ou empresariais, que ficam sob a responsabilidade de uma equipe de profissionais contratados por um rgo pblico ou uma empresa. Nesta categoria, enquadram-se os sites de tribunais, procuradorias, universidades, editoras, escritrios de advocacia, associaes etc. Hoje, quase todos os tribunais disponibilizam sua pgina na Internet, e boa parte deles permite a busca de jurisprudncia e acompanhamento de processos apenas digitando palavras-chave. Editoras de livros e escritrios de advocacia comeam a criar home-pages que do acesso s suas bases de jurisprudncia e legislao, mediante o pagamento de uma taxa. Na segunda espcie de sites, esto as chamadas "revistas jurdicas eletrnicas". S exemplos desta categoria: O Nefito, Jus Navigandi, Consultor Jurdico, Infojus, Boletim Paulista de Direito , Teia Jurdica, Avocati Locus, A Priori, para no citar muitas outras. Estas revistas virtuais trazem diversas sees, que colecionam artigos, opinies, julgados, pareceres, peties, etc. H tambm pginas que permitem debates entre os usurios, e as que trazem sees mais arejadas, como a de humor jurdico. Muito se fala no carter democrtico da Internet. As revistas eletrnicas s uma prova clara disto, representando uma verdadeira revoluo na comunicao. Qualquer pessoa pode fazer uma home-page coletando dados jurdicos interessantes, e esta pgina pode ser vista tambm por qualquer pessoa com acesso Internet, em qualquer lugar do mundo. A montagem de uma revista "real" demandaria uma equipe de profissionais, investimentos altssimos e um preo caro. Na Internet, a maioria das revistas virtuais s mantidas por apenas uma

pessoa ou por um grupo pequeno de pessoas, em geral sem qualquer retribuio financeira ou s custas de pequenas quotas de patrocnio. 4.2 E-mail O grande diferencial da Internet em relao as outras mdias a interatividade. O autor de um texto geralmente disponibiliza o seu endereo de correio eletrnico (e-mail) para troca de ideias, permitindo uma aproximao e at certa intimidade, inimaginveis na mdia convencional. Se, na vida real, os juristas fazem questo de se tratar por "Exmo. Sr. Dr.", na Internet todos somos "caros colegas". Nas listas de discurso (mailing lists), possvel lanar questionamentos acerca de temas jurdicos os mais diversos. Existem muitas listas de discurso sobre Direito, e j despontam algumas especficas para determinados temas, como Jus filosofia, Direito Ambiental, Direito Sade etc. Tambm possvel formular perguntas sobre casos prticos. comum ver profissionais trocando experincias e ajudando amigos virtuais na busca de solues. Os newsgroups (grupos de discusso), embora de funcionamento diferente, tem o mesmo esprito. Outro recurso interessante s os clippings jurdicos eletrnicos, um resumo de notcias jurdicas publicadas nos jornais do dia, enviado gratuitamente por email para os usurios cadastrados. 4.3 Bate-papos Muito utilizado nos dias atuais, pois otimiza muito o tempo, visto que as conversa se do em tempo real. So exemplos de programas mais utilizados entre eles o Skype, Msn, ou at mesmo o Whatsapp (chat em aparelhos celulares). Contamos ainda com os fruns criados na prprias home-pages jurdica, que conta com vrios participantes, tirando duvidas ou mesmo se atualizado noos mais diversos assuntos jurdicos.

5.

AS TENDNCIAS DA DIVULGAO JURDICA NA INTERNET A rede de divulgao jurdica na Internet brasileira de porte invejvel.

Logicamente, a massa de informaes nacionais no se compara com a quantidade de material jurdico disponvel em ingls, por exemplo. Mas certo que as pginas jurdicas brasileiras no o decepcionam, se comparadas as de outros pases. Na Internet, adequada a mxima de que "navegar preciso": para se encontrar a informao desejada, necessrio familiarizar-se com a Internet, conhecer seus diversos sites e suas especialidades, catalogar suas pginas favoritas, enfim, aprender. Uma pessoa tecnofbica, que mal saiba digitar um texto no computador, certamente no ser um exmio navegador logo de incio, mas, com algum tempo e muita dedicao, vai encontrar materiais sobre os assuntos pelo qual tem maior interesse. J quem tem afinidade com os computadores no vai sentir nenhuma dificuldade e no vai mais conseguir imaginar como conseguiria trabalhar sem a Internet. As possibilidades que a Internet permite s as mais diversas. Imaginemos, daqui a alguns anos, que voc poder receber uma intimao eletrnica. Ou protocolar um recurso extraordinrio atravs do e-mail, autenticado por assinatura eletrnica. Ou ainda participar de audincias por videoconferncia. Pois tudo isto existe, e j est em testes. Quem sabe em breve deixaremos os velhos processos de papel, costurados com um grampo. E ento a Justia, j est avanada na forma tecnolgica, se aperfeioando na agilidade de sua prestao e no contedo.

6. RELAO DA INFORMATICA NO CAMPO JUDICIAL.


No campo judicial j comeam a aflorar casos envolvendo questes ligadas a direitos autorais, monitoramento do correio eletrnico de empregados, crimes virtuais, contratos eletrnicos que so levados aos tribunais e enfrentam uma grave lacuna legal deixando praticamente livre a interpretao por parte do julgador que necessita de conhecimentos tcnicos e do direito comparado para poder ter um norte razovel para decidir. Para o advogado a necessidade de manusear e entender o impacto da informtica no direito uma questo de sobrevivncia, pois para fazer pesquisas, elaborar peties, consultar processos, etc... ter que usar o computador. A essencialidade da utilizao desses mecanismos primordial pois, por exemplo, uma simples consulta processual poder ser feita ao seu cliente com um simples toque no mouse de seu computador acessando o site do tribunal sem que o mesmo se desloque e enfrente todos os impeclios que as grande cidades oferecem ao cidado para se deslocar. Para os julgadores promotores e procuradores o conhecimento da informtica traz a agilidade to almejada. Sites dos tribunais atualizados com o andamento processual, decises e despachos padro, intimaes, citaes portarias por correio eletrnico, publicaes de dirio oficial pela internet, envio de despachos direto para o e-mail do advogado cadastrado no tribunal referente a processos que patrocina, dentre outras inovaes que trazem e traro facilidades a todos. Constatamos ainda que algumas universidades do pas j dispe de cursos de informtica jurdica e direito eletrnico que orientam os profissionais do direito a lidar com as questes advindas do mundo virtual. Encontramos um atraso sem precedente na legislao que praticamente inexiste apesar de j contarmos com uma srie de projetos que visam a regulamentao do comrcio eletrnico, contratos, e-mail, spam etc...

Porm apesar da realidade virtual e da potencialidade favorvel que a informtica fornece ao Direito nos arriscando at mesmo a dizer que a mesma poder vir a ser redeno de todos os pecados cometidos pela estrutura jurdica do pas, no contamos com um efetivo apoio da classe jurdica e legislativa que parece evitar que essa revoluo seja implementada. Um exemplo disso pode ser verificado nos sites de alguns tribunais que apesar de disporem a consulta eletrnica no atualizam a tramitao fazendo com que o servio torne-se ineficaz pois se o advogado ou a parte necessitar de informaes no poder consultar o site por encontrar-se desatualizado. Por isso precisamos de uma renovao, de uma mudana de rumos pois que estamos diante de uma verdadeira revoluo coprnica do sistema jurdico vigente. Vemos a necessidade primordial da formao de novos profissionais ou reciclagem dos atuantes no sentido de dar-lhes preparo para adaptao da tecnologia no direito.

7. Concluso
Conceitos antigos devem ser readaptados, modelados ou esquecidos para dar lugar a modernidade. Temos que avanar no conhecimento do Direito Eletrnico e da informtica jurdica para a distribuio efetiva do conhecimento e a melhor prestao jurisdicional atravs da implementao de idias como a da virtualizao do processo onde todos os atos desde a petio inicial at a sentena seriam produzidos pela via eletrnica bem como as aulas virtuais em faculdades de direito onde os alunos das mais distantes localidades do pais possam ter acesso a educao. Precisamos ento da informatizao da cultura jurdica que penetre na conscincia de todos os profissionais no sentido de priorizar a questo da insero do aparato tecnolgico em todas atividades jurdicas, por entendermos que o elemento humano o maior impeclio para a realizao das transformaes. Por isso vemos a necessidade da mudana e renovao da postura dos lidadores da rea jurdica em relao a informtica para que possamos colher maiores benefcios e quem sabe, resolver de forma satisfatria e definitiva o problema da morosidade da Justia.

Referncias Bibliogrficas
PAIVA, Mrio Antnio Lobato de. Informatizao da cultura jurdica. In: mbito Jurdico, Rio Grande, VI, n. 13, maio 2003.

A importncia da informtica para o profissional do Direito disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/1758/a-importancia-da-informatica-para-oprofissional-do-direito> Acessado em: 28/05/2013 A Importncia Da Informtica Para O Profissional De Direito disponvel em:<http://amigonerd.net/humanas/direito/a-importancia-da-informatica-para-oprofissional-de-direito> Acessado em: 28/05/2013

A Importncia da Informtica para o Profissional de Direito disponvel em: <http://lereescreversp.blogspot.com.br/2011/09/importancia-dainformatica-para-o.html > Acessado em: 29/05/2013 A informtica e o poder judicirio disponvel em: <http://www.infojur.ufsc.br/aires/arquivos/entrevista%20Softplan-Poligraph.pdf> Acessado em: 29/05/2013 A informtica e o direito disponvel em: <http://www.datavenia.net/opiniao/infjur01.html> Acessado em: 29/06/2013

Das könnte Ihnen auch gefallen