Sie sind auf Seite 1von 5

UNIVERSIDADE FDERAL DO MARANHO CAMPUS III BACABAL CURSO: LINCENCIATURA EM CINCIAS NATURAIS Prof. MARIA JOS.

ALUNA: LUCILENE MARIA DA CONCEIO CRUZ

FICHAMENTO: TEXTO 02
PENSAMENTOS DIDTICOS

- HISTSRICO, CONCEPES E

BACABAL 2012

HISTSRICO, CONCEPES E PENSAMENTOS DIDTICOS.

Histrico da didtica no Brasil Embora seja comumente concebida como sinnimo de mtodos ou de tcnicas de ensino, a Didtica, desde Comenius (1562-1670), expressa o tratamento dos preceitos cientficos que orientam a atividade educativa de modo a torn-la eficiente. (pag.12) Didtica a arte de ensinar tudo a todos e, mesmo tendo sido empregada pela primeira vez por Ratke em 1629, com Comenius, em 1657, que essa terminologia ganha fora. (pag.12) A palavra Didtica est inter-relacionada Pedagogia, e est voltada para a teorizao das condies de apresentao, circulao, sentido e colocao em prtica dos saberes que perpassam a sala de aula: o do saber erudito, o do cientfico, o de referncia, ensinado, movimento que Chavellard chamou de transposio didtica, (pag.12) Diferentemente, a Pedagogia tem suas noes fortemente marcadas por sua origem grega: pais significa criana e agein, agg, direo, conduo; portanto, paidaggos aquele que leva a criana para a escola tornar um preceptor; , ento, mais um vigilante do que um instrutor (pag.13) No entanto, o termo Pedagogia, como organizao da comunicao e do estudo dos saberes, bem recente. com Durkheim, por exemplo, que a Pedagogia ganha a sua funo nobre de refletir sobre as coisas da educao, em teorias, tanto que chega a afirmar que a educao a matria da Pedagogia ( pag.13) Podemos dizer que a Didtica compe a Pedagogia, pois seu objetivo tomar o Ensino como objeto de estudo. J a Pedagogia considerada como a Cincia da e para a Educao, tendo a finalidade de abordar a Educao, a Instruo e o Ensino.( pag.13) Tomando especificamente as conceituaes dadas Didtica, percebemos o quanto elas sofrem interferncias, assim como a prpria Educao, dos diferentes momentos histricos, polticos, econmicos, culturais e sociais, conforme o contexto de cada poca valoriza o processo de ensinar(pag.13)

Um breve histrico da Didtica no Brasil Percebe-se que, na histria da Didtica no Brasil, anos 80 e, com mais nfase nos anos 90, inaugurada nova etapa na educao na qual a perspectiva um rompimento que favorece a necessidade de compreender o processo de ensino-aprendizagem na sua multidimensionalidade, articulando as dimenses: tcnica, humana e poltica (Silva, 2000, p. 190). Entretanto, uma viso extremamente racional impregna o fazer dos professores em nome da superespecializao e da eficcia (pag.14) Por conta disso, de extrema importncia compreender o processo ocorrido na segunda metade do sculo XX, que reflete nas prticas de ensino dos professores, tais como vemos hoje. (pag.14) As dcadas de 1960 e 1970. Nessas duas dcadas, a abordagem didtica teve um vis tecnicista e foi vista como uma panacia para solucionar os problemas educacionais. Dominar tcnica de ensino (pag.14) A dcada de 1980. Foi um grande perodo histrico para o desenvolvimento do campo da Didtica, aconteceu o primeiro ENDIPE Encontro de Didtica e Prtica de Ensino. Nessa poca, a educao brasileira vivia em busca da aproximao entre os campos da Didtica e da Prtica de Ensino. (pag.15) Esse encontro tido, at hoje, como o principal na rea e o que mais interfere nas questes da sala de aula, possibilita aos professores discutir a sua prpria prtica. (pag.15) Segundo Oliveira (2000), possvel agrupar os primeiros nove ENDIPES em trs grandes momentos: 1 MOMENTO 5- primeiros encontros, 2 MOMENTO-6 E 7 encontros, 3 MOMENTO-8 e 9 encontrosContexto; aprovao da LDB (pag.16). O quarto momento pode ser considerado como resultante de um processo desencadeado pelo terceiro momento, no qual o aluno concebido como um ser historicamente situado, pertencente a uma determinada classe, portador de uma prtica social com interesses prprios e um conhecimento que adquire nessa prtica, os quais no podem mais ser ignorados pela escola (pag.16)

Na dcada de 1990, a Didtica e a Prtica de Ensino se fortalecem, passando a ser tema de grande interesse de pesquisas que voltam-se para o interior da escola com o objetivo de compreender melhor o seu cotidiano e o fazer pedaggico, em especial no ensino fundamental. (pag.17) O grande desafio, continua sendo o estabelecimento dos nexos (pag.17) Tal desafio, entretanto, diz respeito formao de professores, sobre a qual debruam inmeros pesquisadores, na tentativa de um modelo de formao que valorize os saberes prticos, a reflexo docente e a sua investigao como eixos. nessa perspectiva, a Didtica deve ser assumida como disciplina prtica. (pag.17) O campo de ao A Didtica busca em outras reas suporte para a compreenso, anlise e entendimento dos fatos associados ao campo do conhecimento pedaggico; para a formao do professor na perspectiva terico-prtica no est isolada, devendo esta ser articulada de modo que os estudos especficos sejam relacionados com os estudos de formao pedaggica. Como possvel perceber, a Didtica tem um objeto prprio, dentro do mbito mais amplo da educao, o ensino. Tomando a Didtica sob este prisma, podem ser consideradas como questes imprescindveis aos professores, do ponto de vista didtico. (pag.18) Concepes no campo pedaggico Percorrendo o cenrio educacional brasileiro, pode-se perceber que, em cada momento histrico, convivemos com diferentes Teorias Educacionais ou Pedaggicas e Teorias Psicolgicas, em busca da compreenso dos princpios e (pag.18) concepes contidas na ao pedaggica docente em relao aos elementos do processo de ensino e de aprendizagem. Tais marcos tericos so utilizados para interpretar, analisar e intervir na realidade que se desenvolve na sala de aula, seja do ponto de vista da ao didtica do professor (ensino), seja do desenvolvimento cognitivo-afetivo do aluno (aprendizagem).Dessa forma, tais teorias servem como referenciais para observar o desenvolvimento do trabalho pedaggico em sala de aula (pag. 19)

Evoluo do pensamento didtico. Em relao s Teorias Pedaggicas existentes a mais conhecida a Teoria Tradicional que ainda serve como parmetro para as escolas e para os docentes nas aes desenvolvidas em sala de aula. (pag. 21) Quanto aos alunos, so vistos como ignorantes, desprovidos de idias pelo no domnio dos conhecimentos escolares. a eles cabe memorizar, imitar e, por esses meios, atingir pelo prprio esforo a sua plena realizao como pessoa. (pag.21) No contexto da dcada de 1930, as severas crticas Pedagogia Tradicional, vinda do Movimento dos Pioneiros da Escola Nova, liderado por Ansio Teixeira. (pag.21) Esse movimento influenciou significativamente a poltica educacional, dando origem a uma teoria pedaggica cujos pressupostos apresentavam as idias opostas a da Escola Tradicional. Esta a Teoria Escolanovista. (pag.21) No transcorrer dos anos seguintes, todo quadro educacional sofre mudanas significativas. Surge o Ensino Tecnicista que caracteriza muitas alteraes no agir pedaggico dos docentes. (pag.22) na dcada de 1980, surge uma nova proposta educacional que provoca a adoo de uma nova orientao terico-metodolgica hoje conhecida como Construtivismo, cujas bases tericas foram estruturadas na primeira metade do sculo, a partir dos estudos da rea da Psicologia, especialmente, de Jean Piaget e Lev ygotsky. (pag.23) Nessa concepo entende-se que a alavanca da aprendizagem constituda pelo esforo do sujeito para atribuir sentido informao que est disponvel, uma situao bastante diferente daquela em que o aprendiz teria de permanecer passivo, s acumulando informaes. No construtivismo, o sujeito transforma a informao para poder assimil-la; dessa forma, entende-se o conhecimento como uma constante transformao a partir do conhecimento j existente. (pag.24)

Das könnte Ihnen auch gefallen