Sie sind auf Seite 1von 15

DISCURSO DO PRESIDENTE DA REPUBLICA SOBRE O ESTADO DA NACAO 15.10.

2013 Mensagem sobre o Estado da Nao, proferida por Jos Eduardo dos Santos, Presidente da Repblica , na abertura da II Sesso Legislativa da III legislatura da Assembleia Nacional.

SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL, SENHORES DEPUTADOS, ILUSTRES CONVIDADOS, CAROS COMPATRIOTAS,

Estou aqui para falar-vos sobre o Estado da Nao, como determina a Constituio, e vou comear usando uma frase que todos dizem. A situao do pas estvel e a paz est a consolidar-se. Os angolanos esto a trabalhar seriamente para recuperar o tempo perdido durante a guerra, vencer as dificuldades e melhorar as condies em que vivem.

Tm todos um destino comum e valores, princpios e objectivos consensuais inscritos na Constituio da Repblica, em que se revem, mas nem sempre definem os mesmos caminhos e tm os mesmos mtodos.

No momento actual no fcil compreender todas as solues achadas pelo Governo neste perodo de transio para o Estado social e a economia de mercado.

H quem pense que o crescimento e desenvolvimento social a diferentes velocidades de vrios segmentos sociais seja uma poltica deliberada para perpetuar a injustia social. No assim.

Este apenas um fenmeno inerente a este perodo de transio, em que a Nao precisa de empresrios e investidores privados nacionais fortes e eficientes para impulsionar a criao de mais riqueza e emprego.

Esta situao cria, naturalmente, a estratificao da sociedade, isto , o surgimento de vrias classes sociais.

No entanto, eu tenho f que a esperana que se renova todos os dias e a confiana na construo de um futuro melhor para todos so fortes e sero o denominador comum que continuar a cimentar a unidade necessria consolidao da Nao angolana e construo da nova sociedade democrtica, inclusiva e prspera.

SENHORES DEPUTADOS, CAROS COMPATRIOTAS,

Dizem alguns tericos que a economia a base e as instituies polticas so a super-estrutura e tem de haver uma relao dialctica entre as duas.

Cuidar da economia, da sua gesto e desenvolvimento e da partilha justa dos seus resultados uma condio indispensvel para se assegurar a estabilidade poltica e o crescimento do bem estar social.

Ora, Angola est integrada na economia internacional e sofre os efeitos dos seus constrangimentos.

A evoluo recente da economia mundial foi marcada pela reviso em baixa das perspectivas do seu crescimento, justificada por um crescimento moderado que se verifica nas economias emergentes (BRICS) e pelo contnuo estado de crise da economia europeia, que se traduziu na reduo em 0,2 por cento da projeco do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

Assim, o Fundo Monetrio Internacional estimou, no passado ms de Junho, o crescimento do PIB mundial em 3,1 por cento, ao contrrio da

projeco de 3,3 por cento feita dois meses antes, alertando para os enormes riscos ainda pendentes sobre o sistema financeiro internacional.

A reduo do crescimento dessas economias tem por base a diminuio da procura externa e do preo de algumas mercadorias e produtos de base.

No plano interno, a nossa economia foi afectada pela severa estiagem ocorrida ao longo de todo o ano de 2012 em 14 das 18 provncias do pas. Como consequncia da seca, a produo da energia hidroelctrica evoluiu a um ritmo de 10,4 por cento, muito inferior ao previsto, que era de 23,9 por cento.

Por outro lado, o sector petrolfero cresceu apenas 5,6 por cento, muito abaixo das estimativas que apontavam para 17,7 por cento, e a m gesto da dvida do Estado para com as empresas privadas levou reduo ou paralisao da actividade de muitas delas e a uma certa estagnao econmica.

Esta situao, alis, levou alterao da direco dos ministrios das Finanas e da Construo.

O Executivo teve assim de enfrentar os riscos decorrentes destas situaes no caminho para a concretizao dos grandes objectivos, que visam consolidar a paz, reforar a democracia, preservar a unidade nacional, promover o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida dos angolanos.

Tendo em linha de conta o contexto internacional e interno, o Executivo tem sido prudente e rigoroso na gesto das Finanas Pblicas. A recente evoluo do quadro macroeconmico da economia nacional exprime a permanncia desse rigor, que nos levou a introduzir reajustamentos na estimativa do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

A projeco do crescimento da economia em 2013 passou para 5,1 por cento, em vez dos 7,1 por cento previstos no Plano Nacional de Desenvolvimento para 2013.

SENHORES DEPUTADOS, CAROS COMPATRIOTAS,

O sucesso da nossa poltica econmica tem sido a consolidao fiscal, que comemos a implementar desde 2009 e que implica uma correcta articulao entre as medidas de poltica fiscal e de poltica monetria, uma gesto mais parcimoniosa das despesas pblicas e o investimento nas infraestruturas que constituem a alavanca para o aumento da competitividade da produo no petrolfera e para o desenvolvimento do sector nacional privado.

Neste contexto, a inflao acumulada dos oito primeiros meses do ano em curso de 5,38 por cento, uma diminuio quando comparada com os 5,42 por cento observados no mesmo perodo de 2012.

As taxas de juro mantiveram-se estveis. Embora as taxas de juro activas permaneam demasiado elevadas, convm assinalar que a moeda nacional se manteve estvel e assim se espera que continue, com a plena aplicao do novo regime cambial para o sector petrolfero e dos novos procedimentos para a realizao de operaes cambiais de invisveis correntes.

As Reservas Internacionais Lquidas do pas, no ms de Outubro, situam-se em 33,4 mil milhes de dlares americanos, o que representa um incremento de 9,3 por cento em relao ao final do ano passado.

O crdito economia cresceu 4,3 por cento, tendo o seu 'stock' atingido 2 mil e 779 milhes de Kwanzas.

De facto, o grande objectivo da poltica econmica para a presente legislatura consiste na promoo da diversificao da nossa economia, por

forma a tornar o nosso processo de desenvolvimento menos vulnervel e mais sustentvel.

Por essa razo, concebemos os programas e projectos estruturantes prioritrios, o quadro da despesa pblica de desenvolvimento de mdio prazo e o respectivo sistema de monitoria.

A nossa inteno concluir at princpios de 2016 os principais projectos dos sectores da energia e guas e o programa de reabilitao das vias secundrias e tercirias e de construo das estruturas de plataforma logstica e de apoio ao comrcio rural, por forma a criar as condies para o incremento do investimento privado na produo de

bens e servios com vantagens competitivas e para o aumento do emprego.

SENHORES DEPUTADOS, CAROS COMPATRIOTAS,

O pas conseguiu avanos considerveis tambm na reduo da pobreza. O Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate Pobreza o maior programa de incluso social do pas, implantado em todos os municpios desde 2012.

O Governo pretende alcanar agora percentagens de reduo da pobreza abaixo dos 35 por cento, contra os 65,6 por cento de 2002. De entre outras aces, a implementao do subprograma 'Ajuda para o Trabalho' e o acesso a produtos bsicos essenciais subvencionados pelo Estado vo beneficiar, numa primeira fase, 200 mil famlias em 80 municpios. Nas fases posteriores, esse nmero vai crescer significativamente.

Os grandes desafios para os prximos tempos sero a passagem do mercado informal para o formal e a resposta adequada a dar procura no domnio da habitao social.

Quanto aos dados estatsticos, presentemente 52 por cento da populao rural tem acesso a gua potvel, 48 por cento ao saneamento bsico, que inclui a rede de esgoto e fossa sptica; 25 por cento a electrificao rural, atravs de fontes alternativas, como geradores e painis solares; 61 por cento aos servios municipalizados de sade; 79 por cento das crianas tm acesso ao ensino primrio e 48 por cento beneficiam de merenda escolar.

Nos prximos tempos, os nossos esforos sero direccionados para a melhoria da qualidade do ensino a todos os nveis, fundamentalmente no ensino primrio e secundrio.

Hoje temos 7,4 milhes de alunos matriculados em todos os nveis de ensino no universitrio, dos quais 5,1 milhes no ensino primrio e 2,3 milhes no ensino secundrio.

O nmero de professores de 278 mil, dos quais 153 mil no ensino primrio e iniciao e 125 mil no secundrio. Com vista a melhorar a qualidade do Ensino de Base, o Executivo vai empreender aces para melhorar a formao de professores.

No Ensino Superior ocorreu um rpido alargamento da oferta pblica e privada em todo o territrio nacional. No segundo trimestre do corrente ano estavam matriculados 198 mil e 700 estudantes, o que ultrapassa em 8,8 por cento a meta fixada para este ano.

A grande prioridade a este nvel ter de ser tambm uma clara melhoria da qualidade do ensino ministrado e que o mesmo responda s necessidades do pas, conforme previsto no Plano Nacional de Formao de Quadros.

Verifica-se, com efeito, que o alargamento da oferta no tem privilegiado reas cruciais para o desenvolvimento do pas, designadamente nas engenharias e tecnologias, nas cincias da vida e nas cincias agrrias.

So reas que exigem maior investimento por estudante, mas que so indispensveis. O alargamento da oferta tem privilegiado, no entanto, as reas de menor investimento por estudante e no se justificam por isso as propinas to elevadas que o sector privado cobra neste momento.

Foi j elaborado um diagnstico sobre a situao do Ensino Superior que prev a breve prazo medidas e solues para os problemas identificados.

Paralelamente, prossegue a implementao do Sistema Nacional e da Poltica de Cincia, Tecnologia e Inovao, bem como a criao da Rede Nacional de Instituies de Investigao Cientfica, Tecnolgica, pblicas e privadas, existindo 28 unidades de investigao e desenvolvimento, que abrangem mil e 200 investigadores e mil e oito tcnicos auxiliares de investigao.

O Plano Nacional de Emprego e Formao Profissional, em preparao, um outro instrumento estratgico de grande relevncia para o futuro do pas, em particular da nossa Juventude, para o qual queremos dedicar recursos adequados, garantindo assim prioridade insero dos jovens e dos quadros nacionais na vida econmica e social.

SENHORES DEPUTADOS, CAROS COMPATRIOTAS,

No sector da Sade, procedeu-se elaborao do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitrio e realizaram-se campanhas de vacinao em todo o pas contra diversas enfermidades. A rede sanitria cresceu imenso e abrange praticamente todas as localidades.

Tambm aumentou significativamente o nmero e qualidade dos profissionais do sector, mas reconhecemos que isso ainda no suficiente. So necessrios mais esforos para atendermos procura e, sobretudo, para contermos a propagao das grandes endemias que persistem no pas e que provocam anualmente milhares de vtimas.

Reconhecemos tambm que em relao ao HIV/SIDA, apesar do tratamento anti - retroviral j ter alcanado mais de 42 mil e 600 pessoas, o que representa um crescimento de mais de 55 por cento desde 2010, importa alcanar todas as mulheres grvidas seropositivas e garantir atravs do corte vertical que as crianas no sejam infectadas ao nascer.

Devemos continuar as campanhas de educao para melhorar a qualidade do atendimento nos hospitais pblicos.

SENHORES DEPUTADOS, CAROS COMPATRIOTAS,

No centro da poltica do Governo tambm se inscrevem as questes ambientais. Por essa razo destacamos a aprovao do Plano Nacional de Combate a Seca e Desertificao e as vrias campanhas de educao, sensibilizao e consciencializao ambiental da cidadania.

Os progressos rpidos que atingimos no domnio da Reconstruo Nacional e da normalizao da vida das populaes em todo o pas, deve-se em grande medida tambm ao trabalho de desminagem.

Esse trabalho permitiu proceder limpeza de engenhos explosivos numa rea de 6,2 milhes de metros quadrados e a desminagem, s nos ltimos meses, de 112 quilmetros de estrada e de 486 quilmetros de linha de transporte de energia elctrica de alta tenso.

Merecem uma palavra de apreo e reconhecimento todas as pessoas que esto envolvidas nesta grande tarefa e que tm dado a sua contribuio, pondo em risco as suas prprias vidas.

SENHORES DEPUTADOS, CAROS COMPATRIOTAS,

No contexto africano, queremos afirmar-nos como um pas do desporto. As recentes vitrias alcanadas ao nvel do basquetebol, feminino e masculino, e do andebol feminino, no foram conseguidas por mero acaso. So o fruto de um trabalho abnegado feito com sacrifcio.

Ns temos potencial para ir mais longe. Vamos ajustar a nossa Estratgia de Desenvolvimento Nacional do Desporto nova realidade, definindo melhor os objectivos, os programas especficos e as metas a atingir a mdio prazo pelas diferentes federaes, nas modalidades e disciplinas que tutelam, por forma a promover e fortalecer o desporto recreativo, escolar, amador e profissional e a estabelecer-se um

sistema adequado de formao de agentes desportivos e professores de educao fsica e desportos ou de motricidade humana.

Por outro lado, a nossa poltica cultural vai ser igualmente reajustada e revitalizada na sua execuo para maior valorizao do livro e incentivos leitura, para a realizao de actividades culturais regulares nos municpios, provncias e a nvel nacional, tanto no domnio do folclore e do artesanato como no das manifestaes de cultura popular e erudita.

Precisamos nesta rea de criar tambm com urgncia os estabelecimentos de formao bsica, mdia e superior para facilitar o acesso ao conhecimento cientfico e tcnico dos cidados.

Devemos promover tambm a projeco regional e internacional das nossas figuras de destaque no domnio cultural e o registo e reconhecimento internacional dos bens culturais materiais e imateriais que simbolizam a nossa identidade.

SENHORES DEPUTADOS, CAROS COMPATRIOTAS,

No estaramos aqui e no estaramos onde estamos hoje se no houvesse antes de ns e mesmo nos nossos dias cidados que, tendo conscincia do seu dever patritico, deram o melhor de si para a libertao do nosso pas.

Peo que continuemos a prestar e devida ateno aos nossos antigos combatentes e veteranos de guerra, que so o exemplo vivo da nossa coragem, determinao e sentido do dever.

Devemos reconhecer o seu papel na edificao da nossa Ptria livre e independente e apelar a toda a sociedade para que nunca se esquea dos sacrifcios por eles consentidos.

Hoje esto identificados a nvel nacional 159 mil e 75 beneficirios do Regime de Proteco Especial do Estado, dos quais 44 por cento so antigos combatentes, 16 por cento deficientes de guerra, 32 por cento rfos e 8 por cento vivas de combatentes e ascendentes.

Dos diferentes processos de paz que ocorreram no pas temos 288 mil 816 desmobilizados. Foram pagas as penses que estavam em atraso e esto definidos vrios programas de formao profissional e de reinsero social e produtiva, para o enquadramento dos que ainda no foram contemplados.

SENHORES DEPUTADOS, CAROS COMPATRIOTAS,

Afirmou um sbio que uma revoluo vale algo quando se sabe defender. Para o nosso pas manter a sua soberania e integridade territorial tem de ter capacidade suficiente para se defender.

Assim, est em curso a implementao de uma poltica de modernizao que visa melhorar a qualidade e a capacidade tcnica, operacional, logstica e de infra-estruturas das Foras Armadas Angolanas, bem como a qualificao tcnica e profissional dos seus recursos humanos e a melhoria das suas condies de vida.

Est igualmente em curso a reviso da legislao fundamental sobre Segurana e Ordem Interna, com o objectivo de se aprimorar e reforar a

segurana pblica, a integridade e controlo das fronteiras nacionais e o combate criminalidade.

Neste captulo, no descuramos a melhoria das condies dos reclusos, cujos direitos humanos devem ser respeitados, a fim de os recuperarmos como cidados teis sociedade.

A situao de segurana assim, na generalidade, estvel e normal.

SENHORES DEPUTADOS, CAROS COMPATRIOTAS,

Reconhecemos que nas actuais condies inquestionvel a importncia da institucionalizao do poder autrquico.

Neste sentido, o Executivo est a implementar vrias iniciativas, com vista a contribuir para a definio das polticas pblicas relativas administrao local e autrquica e a criar as condies para apoiar a sua implementao.

evidente que uma grande parte da tarefa compete a esta Casa das Leis e o Executivo continuar a dar apenas a sua contribuio.

SENHORES DEPUTADOS, CAROS COMPATRIOTAS,

No plano internacional, a realidade dos factos tem demonstrado que o uso da fora ou a ameaa de assim proceder se est a tornar numa perigosa cultura poltica que em nada tem contribudo para se acabar com a violncia.

necessrio, portanto, que os Estados faam prova de conteno e capacidade de dilogo, tendo em vista a necessidade da manuteno da paz e da segurana internacionais.

Angola tem reafirmado na sua poltica externa o primado do respeito pela ordem constitucional e a resoluo pacfica dos conflitos e diferendos, em especial no nosso continente, onde ainda prevalecem situaes preocupantes no Mali, na Repblica Centro Africana, no Sudo e Sudo do Sul, na Somlia, em Madagscar, na Guin Bissau e na Repblica Democrtica do Congo.

A Repblica de Angola vai continuar a integrar as equipas da Unio Africana e da SADC que observam e acompanham os processos eleitorais em frica, em particular nos pases da nossa sub-regio, dando relevo nova cultura do Estado Democrtico de Direito e de legitimao do poder pela via eleitoral.

Angola pretende desempenhar um papel primordial no combate e preveno de todos os fenmenos negativos e criminosos e aposta por isso no reforo da segurana martima do Golfo da Guin.

O nosso pas continuar a ser um membro activo da Unio Africana, da SADC, da CEAC e da CPLP e apresentou a sua candidatura a Membro No Permanente do Conselho de Segurana das Naes Unidas para o perodo 2015/2016.

No plano bilateral, Angola tem relaes estveis com quase todos os pases do mundo. Com muitos deles tem uma cooperao econmica crescente e com benefcios recprocos.

O nosso pas tornou-se um destino turstico e de investimento estrangeiro porque o seu prestgio e a confiana dos seus parceiros est a crescer.

S com Portugal, lamentavelmente, as coisas no esto bem. Tm surgido incompreenses ao nvel da cpula e o clima poltico actual, reinante nessa

relao, no aconselha a construo da parceria estratgica antes anunciada!

SENHORES DEPUTADOS, CAROS COMPATRIOTAS,

No horizonte desta legislatura e do Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017 a ideia central do Governo 'Estabilidade, Crescimento e Emprego'.

Sem estabilidade econmica, poltica, social e institucional, no haver crescimento econmico sustentado e sem este no aumentar o emprego nem a riqueza e os rendimentos dos cidados e das famlias.

Na promoo e consolidao da paz, da reconciliao nacional e da democracia, que so os fundamentos da estabilidade poltica, indispensvel a participao de todos, independentemente das suas origens, ideias e convices polticas e crenas religiosas. S assim contribuiremos para o progresso e reforo das instituies e da democracia participativa.

SENHORES DEPUTADOS, CAROS COMPATRIOTAS,

No sentido de moralizar a nossa sociedade, fazendo prevalecer os princpios e os valores que integram a nossa cultura, o Executivo est a implementar as normas internacionais sobre o branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo e dar passos no sentido da introduo no ordenamento jurdico angolano da Conveno das Naes

Unidas contra a Corrupo e da criao do Instituto Nacional da Luta contra as Drogas, que podero facilitar as medidas para prevenir e combater de forma mais eficaz e eficiente os efeitos destes fenmenos, de dimenso universal.

Neste processo de luta contra a corrupo, h uma confuso deliberada feita por organizaes de pases ocidentais para intimidar os africanos que pretendem constituir activos e ter acesso riqueza, porque de um modo geral se cria a imagem de que o homem africano rico corrupto ou suspeito de corrupo.

No h razo para nos deixarmos intimidar.

A acumulao primitiva do capital nos pases ocidentais ocorreu h centenas de anos e nessa altura as suas regras de jogo eram outras. A acumulao primitiva de capital que tem lugar hoje em frica deve ser adequada nossa realidade.

A nossa lei no descrimina ningum. Qualquer cidado nacional pode ter acesso propriedade privada e desenvolver actividades econmicas como empresrio, scio ou accionista e criar riqueza pessoal e patrimnio.

O cidado estrangeiro pode criar empresas de direito angolano e integrarse na economia nacional.

Um simples levantamento dos resultados das empresas americanas, inglesas e francesas no sector dos petrleos ou das empresas e bancos comerciais com interesses portugueses em Angola mostrar que eles levam de Angola todos os anos dezenas de bilies de dlares.

Por que que eles podem ter empresas privadas dessa dimenso e os angolanos no?

As campanhas de intimidao que referi antes so feitas persistentemente contra os africanos porque no querem ter concorrentes locais e querem continuar a levar cada vez mais riqueza para os seus pases.

Ns precisamos de empresas, empresrios e grupos econmicos nacionais fortes e eficientes no sector pblico e privado e de elites capazes em todos

os domnios, para sairmos progressivamente da situao de pas subdesenvolvido.

Isto no tem nada a ver com corrupo, nem com o desvio de bens pblicos para fins pessoais. H que separar o trigo do joio.

As nossas leis que regulam essas matrias so claras e devem ser continuar a ser aplicadas com rigor.

SENHORES DEPUTADOS, CAROS COMPATRIOTAS,

Quero terminar reafirmando que o Executivo levar prtica as recomendaes do Frum Nacional da Juventude recentemente realizado.

uma experincia de dilogo e concertao em que o Ministrio da Famlia e da Promoo da Mulher se inspirou para auscultar a vontade das mulheres e reforar a sua luta pela igualdade do gnero e contra a violncia domstica.

As mulheres e a juventude so duas componentes essenciais do nosso mosaico social.

Elas so o garante do futuro da Nao e o nosso capital decisivo.

nossa responsabilidade criar as condies para que este capital cresa e frutifique, gerando uma Angola prspera, pacfica e democrtica.

VIVA ANGOLA!

Muito obrigado pela vossa ateno!

Das könnte Ihnen auch gefallen