Sie sind auf Seite 1von 7

Escola Secundria/3 do Morgado de Mateus Vila Real 10 Ano Turma C Ficha de Trabalho de Reviso de Qumica Fsica e Qumica A Ano

no Lectivo 2008/09

1. O Prmio Nobel da Fsica 2006 foi atribudo aos norte -americanos John C. Mather e George F. Smoot pelos seus trabalhos na rea das radiaes csmicas, Os dois investigadores so recompensados pelos "trabalhos efectuados sobre a origem do universo numa tentativa para melhor compreender a origem das galxias e das estrelas", anunciou a Academia Sueca. Segundo a teoria do Big Bang, o cosmos formou-se h cerca de 13,7 mil milhes de anos aps uma gigantesca exploso onde a temperatura era to elevada que era impossvel a libertao de radiaes. A previso fsica do Big Bang estipula que, velocidade da expanso do universo, a temperatura actual dessa emisso de luz, a radiao csmica de fundo, deveria rondar os 3 K. O COBE* permitiu perceber que o espectro de radiao csmica de fundo que recebemos de todo o lado tem 2,7 K, portanto, um valor extraordinariamente prximo do que previa a teoria. 1.1 Que teoria de formao do Universo defendida no texto? 1.2 Da leitura do texto, explique a importncia das provas reunidas pela sonda COBE, na confirmao dessa teoria. 1.3 Indique as outras provas que corroboram a Teoria acima indicada. 1.4 Explique sucintamente o que aconteceu nos 3 primeiros minutos aps a exploso inicial. 1.5 Aps o Big Bang, o Universo estava cheio de radiao e de matria, constituda inicialmente por hidrognio e hlio, formados a partir das partculas elementares da densa bola de fogo primitiva. Dentro das galxias nascentes havia nuvens muito mais pequenas, que simultaneamente sofriam o colapso gravitacional; as temperaturas interiores tornavam-se muito elevadas, iniciavam-se reaces termonucleares e apareceram as primeiras estrelas. As jovens estrelas quentes e macias evoluram rapidamente, gastando o seu capital de hidrognio. Associe a formao dos elementos da coluna I ao momento em que ocorreram da coluna II.

1.6 As reaces de fuso nuclear foram essenciais formao de uma parte do Universo que nos muito comum, a matria barinica. Porm, na Terra e nos dias de hoje no s as reaces nucleares mas tambm as reaces qumicas encontram diversas aplicaes nas mais variadas reas da nossa sociedade. 1.6.1 Indique quatro diferenas entre as reaces nucleares e as reaces qumicas. 1.6.2 Seleccione a alternativa que permite substituir correctamente a letra A, de forma que a seguinte equao traduza a fuso de um ncleo de deutrio com um proto, com libertao de radiao gama, ocorrida pouco tempo aps o Big-Bang.
Prof. Anabela Videira
FQA (Ano 1) 10 Ano Pg. 1 de 7

2 1 H + 1H A + 1 4 2+ (A) 2 He 3 + (B) 2 He 3 2+ (C) 2 He 4 + (D) 2 He

1.7 O Sol a principal fonte de energia da Terra. A luz proveniente do Sol demora cerca de 8,33 min a atingir a Terra e emitida a partir da sua superfcie que se encontra a cerca de 6000 C. Qual a temperatura do Sol e a sua distncia Terra em unidades S.I.? 2. Relativamente ao nascimento, vida e morte das estrelas, complete correctamente as frases que se seguem: As estrelas de maiores dimenses, em comparao com o Sol, apresentam temperaturas mais __________, tempos de vida mais __________ e uma luminosidade __________. Depois de esgotado este combustvel principal as camadas exteriores da estrela expandem-se, passando fase de __________ e, por novas reaces de fuso a temperaturas superiores, formam-se no ncleo elementos como __________ e __________ at ao __________, o elemento mais pesado. A morte da estrela como exploso, designada __________, permite a formao de elementos mais pesados at ao __________ podendo, aps contraco acabar como __________ ou __________. 2.1 Na determinao da temperatura superfcie de uma estrela do tipo anterior, cujo valor real seria 1,11 x 104 K, foram usados dois mtodos distintos tendo-se obtido os seguintes resultados: Mtodo A: 1,15 x 104 K; 1,09 x 104 K; 1,10 x 104 K; 1,14 x 104 K. Mtodo B: 1,14 x 104 K; 1,15 x 104 K; 1,16 x 104 K; 1,15 x 104 K. Indique, justificando, qual dos mtodos mais preciso e qual mais exacto. 2.2. Determine a Incerteza absoluta e a incerteza relativa para os valores do grupo que apresenta resultados mais fiveis. 2.3 O conhecimento que temos das estrelas deve-se anlise da radiao emitida por cada estrela. Que informaes podem ser obtidas da anlise de um espectro estelar? 3. Sabendo que s comeou a existir passagem de corrente elctrica no circuito a partir do momento em que a fonte de radiao emitia fotes com 4,59 x 10-19 J de energia, responda s seguintes questes: 3.1 Qual a energia mnima necessria para a remoo de electres dos tomos de clcio? Justifique. 3.2 Se a radiao incidente for substituda por outra com uma energia de 5,50 x 10 -19 J, determine a energia cintica dos electres removidos. 3.4 Se se aumentasse a intensidade da radiao incidente referida na alnea anterior, que diferenas ocorreriam? 3.5 Se as placas fossem substitudas por placas de potssio a radiao inicial utilizada, de 4,59 x 10 -19 J, teria energia suficiente para remover electres? Justifique.
Prof. Anabela Videira
FQA (Ano 1) 10 Ano Pg. 2 de 7

4. O tomo de hidrognio, pela sua simplicidade foi o primeiro sobre o qual se debruou o estudo da interaco da radiao com a matria. No diagrama da direita esto representados alguns nveis de energia do tomo de hidrognio bem como algumas transies electrnicas. 4.1 As vrias transies apresentadas podem corresponder a absoro ou emisso de energia de diferentes zonas do espectro. Seleccione, de entre as apresentadas, uma transio que corresponde a: 4.1.1 uma risca da srie de Lyman no espectro de emisso do hidrognio. 4.1.2 absoro de radiao visvel. 4.1.3 emisso de radiao de visvel de maior comprimento de onda. 4.1.4 a absoro de radiao ultra-violeta de maior frequncia. 4.1.5 excitao para o terceiro estado excitado. 4.2 Determine a energia da radiao correspondente transio representada pela letra D no diagrama de energias. 4.3 Um electro de um tomo de hidrognio excitado, ao regressar ao estado fundamental, emite uma radiao cujo valor de energia 1,64 x 10 -18 J. Determine o nvel energtico do electro no estado excitado. 5. De acordo com o modelo quntico para a matria, as regies do espao em volta do ncleo, onde mais provvel encontrar os electres, designam-se por orbitais. Cada uma dessas orbitais caracteriza-se por trs nmeros qunticos, sendo ocupadas por electres segundo regras de preenchimento. Considere as configuraes electrnicas dos tomos A, B, C e D e do io E. (Nota: As letras de A a E no correspondem a smbolos qumicos)

5.1 Identifique a(s) configurao(es) que no est(o) no estado fundamental, corrija-a(s) e indique as regras e princpios que no foram respeitados. 5.2 Com base na configurao electrnica C no estado fundamental, indique: (A) quantos nveis de energia esto preenchidos ou em preenchimento. (B) quantas e quais so as orbitais de valncia. (C) o nmero atmico. (D) o grupo e o perodo da Tabela Peridica, em que se encontra o elemento. (E) o nmero de electres de valncia.
Prof. Anabela Videira
FQA (Ano 1) 10 Ano Pg. 3 de 7

5.3 Indique os conjuntos de nmeros qunticos que caracterizam os electres de valncia de B e D. 5.4 Com base na configurao electrnica E, indique das afirmaes seguintes as que so verdadeiras e as falsas. (A) O io est no estado excitado. (B) O io possui cinco orbitais. (C) O io tem quatro orbitais de valncia. (D) O elemento E corresponde ao enxofre. (E) O tomo tem seis electres de valncia. (F) A configurao electrnica do tomo E num estado excitado 1s2 2s2 2p6 3s23p64s14p1. 6. Dois elementos da Tabela Peridica A e B, em que as letras no representam smbolos qumicos, apresentam as seguintes configuraes electrnicas, em estados de energia diferentes: A 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 B [Ne] 3s2 3p3 4s1 6.1.1 Classifique de verdadeira ou falsa cada uma das seguintes afirmaes. (A) O elemento A est no estado fundamental enquanto o B est no estado excitado. (B) O elemento B pertence ao 4 perodo e ao grupo 1 da Tabela Peridica. (C) O elemento B pertence ao bloco s da Tabela Peridica. (D) O elemento A pertence famlia dos metais alcalinos. (E) O raio do io A2+ maior que o raio do tomo A. (F) A energia de ionizao do tomo B menor que a energia de ionizao de A. (G) O elemento A possui 10 orbitais preenchidas mas apenas seis energias de remoo diferentes. 6.1.2 Indique o conjunto de nmeros qunticos que caracterizam os seis electres de valncia do elemento B, no estado de energia em que se encontra representado. 7. Tarou-se uma proveta de 10 mL, de modo a determinar a massa volmica do lquido que est no seu interior. 7.1 Indique o nmero de algarismos significativos que apresenta o valor lido na balana. 7.2 Indique o valor da incerteza associada leitura da: a) Massa b) Volume

7.3 Calcule o valor da massa volmica do lquido que se encontra na proveta. 7.4 Comparando o valor obtido com os valores tabelados, identifique esse lquido. 7.5 Indique outro processo - explicando o procedimento, material e regras de segurana que permita determinar experimentalmente a massa volmica de um lquido.
Prof. Anabela Videira
FQA (Ano 1) 10 Ano Pg. 4 de 7

8. Desde a sua formao, h cerca de 4,5 bilies de anos, que a composio da atmosfera terrestre tem sofrido alteraes. Os grficos que se seguem mostram a composio da atmosfera primitiva e actual, respectivamente.

8.1 Identifique o componente maioritrio da atmosfera primitiva e mencione uma das causas que permite explicar a sua diminuio na atmosfera 8.2 Que gs actualmente maioritrio na atmosfera e no existia na atmosfera primitiva? 8.3 A figura representa a variao da temperatura da atmosfera em funo da altitude. 8.3.1. Assinale, na figura, cada uma das regies correspondentes s diferentes camadas que constituem a atmosfera. 8.3.2. Indique qual o critrio que se utilizou para a diviso da atmosfera. 8.3.3. Em qual das camadas se encontram a maioria dos gases existentes na atmosfera? 8.3.4. Identifique a(s) camada(s) a que se referem as seguintes informaes: A. Existncia de radiao solar menos energtica. B. Maior concentrao de molculas de ozono. C. Fotoionizao de O2, O e NO. D. Formao de radicais livres. 8.4. Muitos dos componentes vestigiais, devido ao aumento da sua concentrao na atmosfera tornam-se txicos e, prejudiciais sade dos seres vivos. Explique, com base em clculos numricos, o que acontecer a um indivduo, de massa 60 kg, se respirar um volume de dixido de enxofre que contm 3 g de gs. DL50(SO2) = 30 mg kg-1 por isso,

Prof. Anabela Videira

FQA (Ano 1) 10 Ano

Pg. 5 de 7

9. Considere uma amostra de 6dm3 de ar, em condies PTN, em que a percentagem em volume de azoto 78,0%, o de oxignio 21,5% e o de ozono 0,5%. 9.1 Apresente a composio do oxignio na amostra de ar em concentrao mssica. 9.2 Calcule a concentrao molar do azoto nessa soluo gasosa. 9.3 Exprima a composio da amostra de ar em ppm de ozono, sabendo que a densidade mdia do ar 1,29g/dm3. 10. Considere uma soluo de cloreto de brio (BaCl2) que contm 2,082g deste sal por 250cm3 de soluo. 10.1 Determine a concentrao mssica desta soluo. 10.2 Qual a concentrao molar desta soluo? 10.3 Quais sero as concentraes molar em ies cloreto e brio na soluo? 10.4 A esta soluo adicionou-se mais 200cm3 de gua. Qual a concentrao da soluo final? 11. Pretende-se preparar 100cm3 de uma soluo aquosa de cido sulfrico com concentrao de 1mol/dm3 a partir de uma soluo comercial cujo rtulo indica 98%(m/m) e densidade da soluo de 1,84g/cm3. Determine o volume de soluo comercial necessrio para essa preparao. 12. O ozono forma uma camada que serve de filtro a algumas radiaes U.V. 12.1 O esquema seguinte pretende ilustrar os mecanismos naturais de produo e decomposio de ozono estratosfrico.

12.1.1 Escreva as equaes qumicas que traduzem os mecanismos descritos. 12.1.2 Que tipo de filtro a camada de ozono? 12.2 Os CFCs so os verdadeiros responsveis pela destruio da camada de ozono da zona Antrctida. 12.2.1 Por que que os CFCs atingem a estratosfera sem serem destrudos?
Prof. Anabela Videira
FQA (Ano 1) 10 Ano Pg. 6 de 7

12.2.2 Escreva as equaes qumicas que traduzem o mecanismo de destruio da camada de ozono pelos radicais de cloro. 12.2.3 Por que que os valores mnimos de concentrao do ozono se localizam na Antrctida? 12.2.4 Em ltima instncia os CFCs so compostos derivados de hidrocarb onetos. Indique o nome ou a frmula de estrutura dos seguintes compostos seleccionando os que so considerados CFCs.

Prof. Anabela Videira

FQA (Ano 1) 10 Ano

Pg. 7 de 7

Das könnte Ihnen auch gefallen