Sie sind auf Seite 1von 3

F I C H A S F O R M AT I VA S

FICHA N.o 1 TERRA NO ESPAO


Nome ____________________________________________________________ N. o __________ Turma __________ Data ____/___/____ Prof. _________________________ Enc. de educao ___________________________________

01. Completa as frases em baixo com os termos que se indicam em seguida: constelao, enxame de galxias, Estrela Polar, estrelas, galxias, hlio, hidrognio, luz, Norte, nucleares, reflecte, Sol, temperaturas. A. No Universo existem ____________________ , astros com luz prpria que se renem em _________________ e estas em _____________________________________________________ . B. A Ursa Menor uma ____________________ que se v do Hemisfrio ____________________ . Nela se encontra a _____________________________ , que pode servir para nossa orientao. C. As estrelas brilham porque, devido s elevadas __________________ do seu interior, do-se reaces _______________ , que transformam o ________________ em ________________ . D. Embora no tenha ________________ prpria, a Terra v-se do Espao porque ________________ a luz que recebe do ________________ .

02. Faz a correspondncia correcta entre os termos A, B e C e as descries 1, 2 e 3. A. Modelo geocntrico B. Modelo heliocntrico C. Modelo actual 1. Tudo se move no Espao 2. A Terra o centro do Universo 3. O Sol o centro do Universo

03. Na tabela seguinte esto registadas as distncias a que se encontram da Terra alguns objectos astronmicos. Qual o que se encontra mais prximo da Terra?

Objecto astronmico Estrela Capela (constelao Cocheiro) Estrela Rigel (constelao Oron) Nebulosa de Oron Estrela Betelgeuse (constelao Oron) Estrela Veja (constelao Lira) Estrela Polar (constelao Ursa Menor) Estrela Srio (constelao Co Maior) 45 a.l. 390 pc 480 pc 520 a.l.

Distncia ao Sistema Solar

1,64 106 UA 2,97 107 UA 8,14 1013 km

2006

TERRA ME CINCIAS FSICO-QUMICAS 7. o ANO

04. Selecciona a frase que define correctamente os asterides. A. Os asterides so corpos planetides que vagueiam por todo o Sistema Solar. B. Os asterides so corpos planetides que ocupam principalmente a regio situada entre Marte e Jpiter. C. Os asterides so luas mais pequenas do Sistema Solar. 05. Selecciona a frase correcta. Os cometas, elementos do Sistema Solar, tm: A. rbitas semelhantes s dos planetas. B. rbitas pertencentes ao plano em que os planetas principais se deslocam. C. rbitas muito mais excntricas do que as dos planetas e que no pertencem ao plano em que os planetas principais se deslocam. 06. Refere as consequncias directas de: 6.1 a Terra ter um movimento de rotao. 6.2 haver inclinao do eixo geogrfico terrestre. 6.3 a Terra ter um movimento de translao e haver inclinao do eixo geogrfico terrestre. 07. Completa as frases que se seguem. A. A fora e a velocidade so grandezas ______________________ . Podem ser representadas por um ______________________ . H outras grandezas, tais como a massa, o comprimento, etc., que ficam completamente definidas por um valor. So as grandezas ______________________ . Uma fora pode alterar a ______________________ de um corpo ou a ______________________ de um corpo. B. A intensidade de uma fora mede-se com os ___________________ , que se baseiam na _________________ provocada por essa fora, numa mola elstica. C. O peso de um corpo resulta da fora de atraco que a ______________________ exerce sobre o ___________________ . Quanto maior a __________________ de um corpo, maior o seu __________________ . D. Um corpo que cai para a Terra descreve uma ______________________ rectilnea. A Terra, no seu movimento volta do Sol, descreve uma trajectria ______________________. E. A fora gravtica de atraco da __________________ e do __________________ sobre as guas do mar d origem s ___________________ . 08. Classifica como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes que se seguem. A. A massa de um corpo, assim como o seu peso, so diferentes na Terra e na Lua. B. A fora de atraco entre dois corpos depende apenas da massa desses corpos. C. A fora com que a Terra atrai a Lua tem maior intensidade do que a fora com que a Lua atrai a Terra. D. O peso de um corpo uma grandeza vectorial. E. Dois corpos que descrevem trajectrias diferentes com o mesmo comprimento, em intervalos de tempo iguais, tm igual velocidade. 24
2006

TERRA ME CINCIAS FSICO-QUMICAS 7. o ANO

09. Considera os vectores representados ao lado. Qual deles poder representar: 9.1 o peso de um corpo. 9.2 a fora que uma mesa exerce sobre um corpo nela apoiado. 9.3 a fora que se exerce para empurrar um mvel. 9.4 a fora necessria para fazer subir um caixote ao longo de uma rampa. 10. O Joo puxa a mola de um dinammetro. Observa com ateno a figura e representa graficamente: 10.1 a fora que o Joo exerce sobre a mola. 10.2 a fora que a mola exerce sobre o Joo.

11. Dois homens fazem mover um barco ao longo de um rio, puxando-o com cordas a partir das margens, como mostra a figura.

Representa, por um vector, a fora (F) com que outro barco a motor deveria puxar o barco ao longo do rio, com a mesma velocidade. 12. Completa o quadro que se segue, com base nos valores indicados para os corpos A e B na superfcie da Terra.
Nota: a fora de atraco que a Lua exerce sobre os corpos cerca de 1/6 da exercida pela Terra, e a exercida por Jpiter cerca de 2,6 vezes superior da exercida pela Terra.

Terra Corpo Massa (kg) A B 2,0 Peso (N) 19,6 4,9

Lua Massa (kg) Peso (N)

Jpiter Massa (kg) Peso (N)

2006

TERRA ME CINCIAS FSICO-QUMICAS 7. o ANO

Das könnte Ihnen auch gefallen