Sie sind auf Seite 1von 3

INGOLD, T. Speech, writing and the modern origins of 'language origins' in: The Perception of the Environment.

Routledge: New York, 2002. cap. 22, p. 392-405. Pg 392 Linguagem no para significar - neste contexto - qualquer lngua particular como falada presentemente ou no passado por membros de alguma mesma comunidade humana, mas a capacidade que manifestamente comum para todos os seres humanos, e que certamente uma das marcas de nossa espcie. Eu afirmo que no h essncia da lngua, no h como dizer o que a lngua , exceto pelas inmeras maneiras pelas quais as pessoas realmente falam. A ideia de uma origem uma fico que serve mais para conferir legitimidade ao presente do que iluminar o passado. Pg 393 Estas atividades (arte e a fala), no seu desdobrar, constituem um processo de evoluo. Assim, h na verdade, nenhum ponto de origem, uma vez que o processo evolutivo continua at mesmo agora enquanto falamos. Primeiro, devemos parar de considerar a fala um produto de alguma outra coisa, ou seja, lngua, que supostamente deveria pr-existir enquanto um potencial generativo ou capacidade independentemente da atividade humana no mundo. E segundo, devemos assumir que o que evoluiu algum tipo de especificao de contexto-independente da forma essencial de humanidade. MODELO PADRO da relao entre linguagem enquanto uma capacidade humana universal e as inmeras lnguas de comunidades particulares. CAPACIDADE UNIVERSAL HUMANA: produto da evoluo sob seleo natural e transmitida geneticamente, desse modo estabelecendo fundamentos cognitivos de gerao para gerao levando a aquisio das... INMERAS LNGUAS DE COMUNIDADES: aquisio atravs de um processo paralelo de transmisso cultural. (1) cada lngua em particular pode ser totalmente descrita como um sistema de regras adquiridas e representaes - compostas por sua sintaxe e lxico - gravadas nas mentes de seus falantes e transmissveis como um corpo de informao, de uma gerao para a prxima, independentemente de suas representaes nos seus atos de falar de ouvir. (2) Transmisso possvel apenas graas presena, na mente de cada ser humano, de uma aparelho de aquisio j pronto que permite que o novato deduza as especificaes de sua lngua pela entrada de outra forma ininteligvel sons da fala. (3) a relao entre o aparelho de aquisio e a informao adquirida um dos containers de contedo. Logo, o novato comea a vida com uma certa capacidade j existente que , ento, gradualmente preenchida com contedo informativo sob o qual suas competncias lingusticas esto baseadas.

Pg 394 Aprendizado de acordo com Philip Johnson-Laird (cincia cognitiva): o aprendizado equivale construo de novos programas fora dos elementos de experincias. Logo, o aprendizado deve depender de programas inatos que fazem programas. Pg 395 Primeira lei da Biologia: as caractersticas reais dos organismos no so nem inatas nem adquiridas, mas so produtos de interaes, atravs do ciclo da vida, entre causas endgenas e genticas e exgenas e ambientais. Pg 396 Forma orgnica, em poucas palavras, gerada, no expressada, em desenvolvimento e aparece como uma propriedade emergente do sistema total de relaes acarretadas por mrito da presena de organismo em seu ambiente. Pg 397 As habilidades de falar de uma criana no so construdas em um vcuo, mas emergem no contexto de seu envolvimento sensorial em um ambiente ricamente estruturado. MODELO DE INGOLD - Linguagem, no sentindo da capacidade que uma criana tem de falar conforme a maneira de sua comunidade, NO ADQUIRIDA. uma habilidade que est continuamente sendo gerada e regenerada no contexto desenvolvimentista do envolvimento das crianas em mundos de discursos. Aprender uma lngua como preencher um container universal e geneticamente especfico com contedo cultural particular. Pg 399 No h mecanismos antes da experincia. Essas capacidades no so nem internamente prespecficas nem externamente impostas, mas elas surgem dentro de processos de desenvolvimento, enquanto propriedades de auto-organizao orgnica de um campo total de relacionamentos com os quais a vida da pessoa se desdobra. Pg 401 Falar no uma descarga de representaes na mente, mas, um xito de todo o organismopessoa em um ambiente; ele totalmente harmonioso e continuamente responsivo aos gestos dos outros, e emissores esto sempre improvisando em virtude da prtica passada em seus esforos de fazer-se entender em uma palavra que nunca exatamente a mesma de um momento para o outro.

Pg 404 Os estudantes da linguagem convencionalmente estabeleceram que a origem da Linguagem estaria na interseco entre evoluo e histria, lugar esse que supostamente marcaria nossa humanidade. No h qualquer ponto onde poderia dizer que seria onde a linguagem teria se originado. Pois a linguagem existe apenas nas atividades prprias de fala e escrita. Essas atividades, e suas habilidades nas quais esto baseadas, emergem atravs do que chamado de 'labores de maturao', dentro dos campos de prticas constitudas pelas atividades dos predecessores. Pg 405 A capacidade para falar (ou escrever) inseparvel da capacidade de falar (ou escrever) desta maneira ou de outra. A fala um fenmeno dinmico e suas formas mudam atravs da histria. E enquanto mudam, capacidades evoluem. Elas esto evoluindo ainda. Linguagem no se originou ainda e nunca ir.

Das könnte Ihnen auch gefallen