Sie sind auf Seite 1von 6

Conhea a NBR ABNT 7503/08 para o transporte de produtos perigosos.

NBR ABNT 7503/08


As orientaes fornecidas abaixo obedecem Norma NBR ABNT 7503/08, e especificam as caractersticas e dimenses da Ficha de Emergncia e do Envelope para o Transporte.

Ficha de Emergncia
O papel precisa atender os requisitos: cor branca; tamanho A4 (210 mm X 297 mm), carta (216 mm X 279 mm) ou ofcio (216 mm X 355 mm); gramatura de 75 g/m2 a 90 g/ m2. A Ficha de Emergncia deve ser impressa na cor preta (exceto a tarja, que deve ser vermelha) em uma nica folha (no plastificada). O corpo do texto deve adotar uma fonte similar Arial, tamanho mnimo 10. Os ttulos FICHA DE EMERGNCIA, RISCOS e EM CASO DE ACIDENTES so escritos em letras maisculas (caixa alta). As exigncias no se aplicam impresso da logomarca da empresa. Todas as fichas devem ser divididas em seis reas: A, B, C, D, E e F.

rea A
A rea A deve conter as seguintes informaes: a) O ttulo, em letras maisculas,FICHA DE EMERGNCIA. b) Identificao do expedidor: nome, endereo, telefone (disponvel 24 h/dia) da equipe responsvel em fornecer informaes sobre o produto em caso de emergncia. c) Os ttulos Nmero de risco, Nmero ONU, Classe ou subclasse de risco, Descrio da classe ou subclasse de risco e Grupo de embalagem devem ser preenchidos conforme as instrues fornecidas pelo fabricante ou importador do produto, contidas na Ficha de Informao de Segurana (FISPQ). Ao preencher o campo Grupo de embalagem dos produtos 2 e 7, insira a sigla NA (no aplicvel). e) O ttulo Nome apropriado para embarque deve ser preenchido conforme o que determina a resoluo 420 da ANTT. Tambm podem ser citados o nome comercial e/ou o tcnico do produto.

rea B
A rea B destinada ao ttulo Aspecto. A rea contm a descrio do estado fsico do produto, incluindo a cor e o odor. Na descrio, tambm, precisam estar discriminados: o risco subsidirio do produto (quando existir); incompatibilidades qumicas previstas na ABNT NBR 14619; produtos no perigosos que possam causar reaes qumicas que ofeream riscos.

rea C
A rea C contm as informaes relacionadas ao ttulo EPI de uso exclusivo da equipe de atendimento a emergncia. Todos os equipamentos de segurana necessrios devem ser citados, e logo abaixo, redigida a frase O EPI do motorista est especificado na ABNT NBR 9735.

rea D
Na rea D, as seguintes informaes devem ser preenchidas: a)o ttulo, em maisculo, RISCOS; b) o ttulo Fogo. Este campo destinado descrio dos riscos que o produto apresenta em relao ao fogo. c) o ttulo Sade. Este campo precisa conter a descrio dos riscos que o produto apresenta em relao sade. d)o ttulo Meio Ambiente. Este campo destinado descrio dos riscos que o produto apresenta em

relao ao meio ambiente.

rea E
A rea E destinada ao ttulo, em maisculo,EM CASO DE ACIDENTE.

rea F
A rea F reservada s providncias a serem tomadas em caso de acidente. Os seguintes ttulos devem ser preenchidos: Vazamento, Fogo, Poluio, Envolvimento de Pessoas, Informaes ao Mdico e Observaes. Neste ltimo, deve ser includa a frase: As instrues ao motorista, em caso de emergncia, encontram-se descritas exclusivamente no envelope para transporte.

Verso da Ficha
No verso da ficha devem estar contidos os telefones de emergncia: do Corpo de Bombeiros (193), da Polcia Militar (190), da Defesa Civil (199), dos rgos Ambientais (no mnimo, os localizados ao longo do trajeto), da Polcia Rodoviria Federal(191). Veja, abaixo, instrues para preenchimento da Ficha de Emergncia:

Envelope para o Transporte


rea A
No houve mudana.

rea B
Os dados abaixo podem ser impressos, datilografados, carimbados ou manuscritos em caractere legvel e indelvel, na cor preta ou azul: a) o logotipo e/ou a razo social; b) o(s) telefone(s) para contato com o(s) ponto(s) de apoio do expedidor; Podem ser includos, nesta rea, os telefones dos rgos de Meio Ambiente, da Defesa Civil (199) e da Polcia Rodoviria Federal (191), entre outros, como o da Pr-Qumica. O Envelope para o Transporte do fabricante, importador ou distribuidor do produto pode ser usado pelo novo expedidor, desde que sejam inseridos: a frase "NOVO EXPEDIDOR" (em letra maiscula) e os dados citados nas alneas a) e b) desta subseo, no anulando os dados do expedidor anterior. Este caso aplicase somente a uma nica remessa de produto.

rea C
O(s) telefone(s) para atendimento emergncia pode(m) ser impresso(s), datilografado(s), carimbado(s) ou manuscrito(s) em caractere legvel e indelvel na cor preta ou azul. Nos campos "TRANSPORTADOR" ou "REDESPACHO" das reas "B e C, devem constar o nome, o endereo (pode ser includo o CEP) e o telefone do transportador. As informaes podem ser impressas, datilografados, carimbadas ou manuscritas em caractere legvel e indelvel na cor preta ou azul.

rea D
A rea D (verso do envelope) deve ser reservada para impresso das seguintes informaes: - usar Equipamento de Proteo Individual (EPI) (conforme ABNT NBR 9735); - isolar a rea, afastando os curiosos; - sinalizar o local do acidente; - eliminar ou manter afastadas todas as fontes de ignio; - entregar a(s) ficha(s) de emergncia aos socorros, assim que chegarem; - avisar imediatamente ao transportador, ao expedidor do produto, ao corpo de bombeiros e polcia; - avisar imediatamente ao(s) rgo(s) ou entidade(s) de trnsito O ttulo OUTRAS PROVIDNCIAS deve estar em letras maisculas, negrito, cor preta e corpo mnimo 16. Esses textos devem seguir a sequncia estabelecida acima e adotar uma letra legvel (cor preta e corpo mnimo 12). Outras instrues consideradas desejveis e necessrias ao motorista sobre os produtos transportados, em caso de emergncia, podem ser acrescentadas.

Das könnte Ihnen auch gefallen