Sie sind auf Seite 1von 4

MpMagEst Consumidor Bruno Giancoli Data: 04/02/2013 Aula 02 RESUMO SUMRIO 1. Caracterizao da relao de consumo 2.

Objetos da relao de consumo 3. Politica nacional das relaes de consumo

1. CARACTERIZAO DA RELAO DE CONSUMO a) Consumidor definio padro ou negocial Art. 2 CDC Art. 2 Consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final. Pode ser pessoa fsica ou pessoa jurdica que adquire ou utiliza produtos ou servios como destinatrio final. Obs.: os verbos adquirir e utilizar revelam a irrelevncia do tipo contratual. Toda problemtica do conceito de consumidor, envolve a compreenso da ideia de destinatrio final. Destinatrio final: a definio de consumidor polemica tanto na doutrina como na jurisprudncia. Surgem para sanar o problema trs teorias a esse respeito: Teoria Maximalista: surge conjuntamente com o direito do consumidor. Representa uma ruptura da tradio liberal do cdigo civil de 1916. A ideia era ampliar a aplicao do CDC. Para os maximalistas o destinatrio final o adquirente de um bem de consumo, ou seja, o sujeito que retira o bem de circulao para o seu o uso e fruio pessoal. Portanto, o destinatrio final, identificado por uma anlise ftica ligada ao ato de consumo. Obs.: o MP na poca, foi um dos grandes responsveis para implementao dessa teoria que teve fora at 2003. Teoria finalista: a posio consolidada pela 2 seo do STJ. O consumidor o destinatrio final no econmico. o sujeito que adquire bens sem o intuito de utilizar de maneira direita ou indireta e sua cadeia produtiva ou profissional. Os bens adquiridos para a cadeia produtiva ou econmica. So de acordo com esta teoria hipteses de consumo intermedirio (insumo afastando o CDC). Obs.: a teoria finalista ganha fora no direito do consumidor e passa a ser o modelo de interpretao mais utilizado. Porm apresenta uma critica no que diz respeito a aplicao do CDC s pessoas jurdicas. Teoria finalista aprofundada ou teoria finalista mitigada ou hibrida: o consumidor o destinatrio final vulnervel. A anlise da vulnerabilidade est ligada a debilidade jurdico econmica.

MpMasEst 2013 Anotador(a): Carlos Eduardo de Oliveira Rocha Complexo Educacional Damsio de Jesus

Obs.: em outubro de 2012, surge o primeiro precedente da 2 seo do STJ que menciona na ementa do acrdo a teoria do finalismo aprofundado. Autores mais contemporneos passam a entender que o STJ j mudou o posicionamento. O finalismo aprofundado j permite pela jurisprudncia do STJ, a caracterizao das pessoas jurdicas de direito pblico como consumidoras. Ao analisar o destinatrio final deve-se considerar do ponto de vista: Ftico Econmico Social vulnervel b) Consumidores por equiparao: so sujeitos que se encontram numa situao no negocial, independentemente da destinao final, em que o CDC autoriza a incidncia de suas normas. (i) Coletividade: ainda que indeterminada (p. nico Art. 2 CDC). Pargrafo nico. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indeterminveis, que haja intervindo nas relaes de consumo. So situaes prprias da tutela difusa (maioria so casos publicidade). (ii) Vtima do evento: a pessoa que sofre um acidente de consumo, muito embora no tenha adquirido o produto ou o servio que o causou (art. 17 CDC). Art. 17. Para os efeitos desta Seo, equiparam-se aos consumidores todas as vtimas do evento. Ex.: caso do acidente da TAM que figuraram como vtimas no os passageiros, mas os atingidos pelo avio. (iii) Pessoas expostas s prticas comerciais: 2. OBJETOS DA RELAO DE CONSUMO 2.1. Produtos (Art. 3, 1) 1 Produto qualquer bem, mvel ou imvel, material ou imaterial. A expresso principal : qualquer bem. Assim, qualquer bem inserido no mercado de consumo, independentemente do seu estado econmico ou 2.1.1. Classificaes (valem tambm para os servios): a) Produtos seguros ou inseguros (proibidos) sujeio s normas de direito regulatrio (Anvisa, Imetro, Ipem). b) Produtos adequados e inadequados (qualidade e quantidade) se a finalidade do bem est presente.

2 de 4

c) Produtos durveis e no durveis (Art.26 CDC) esta classificao tem como aspecto central uma anlise econmica do bem. Ela no se confunde com a noo de bens consumveis e inconsumveis prevista no CC. Atualmente o problema da durabilidade envolve anlise tcnica e da viabilidade jurdica da obsolescncia programada, que por sua vez, interfere no conceito de durabilidade. Dessa forma, discute-se no mbito do CDC os limites do seu uso, tendo em vista os objetivos e os princpios da poltica nacional. Art. 4 do CDC. 2.2. Servios (Art. 3, 2 CDC) 2 Servio qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remunerao, inclusive as de natureza bancria, financeira, de crdito e securitria, salvo as decorrentes das relaes de carter trabalhista. uma atividade remunerada introduzida no mercado de consumo. A jurisprudncia do STJ flexibiliza a ideia de remunerao permitindo que ela ocorra tanto de forma direita como indireta. 2.2.1. Servios pblicos (Art. 22 CDC) os srvios pblicos possuem um enquadramento normativo bifronte. Ex.: o estado detm o servio que executado atravs de uma permissionria ou concessionria. Vida de regra os servios pblicos no se sujeitam as regras do direito do consumidor. necessrio para sua caracterizao a presena de um pressuposto e de um requisito. Art. 22. Os rgos pblicos, por si ou suas empresas, concessionrias, permissionrias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, so obrigados a fornecer servios adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contnuos. Pargrafo nico. Nos casos de descumprimento, total ou parcial, das obrigaes referidas neste artigo, sero as pessoas jurdicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste cdigo. O pressuposto envolve o Estado de forma direta ou indireta exercendo atividade econmica no mercado. O requisito a remunerao mediante preo pblico ou tarifa paga pelo usurio. O CDC ao tratar dos servios pblicos estabelece uma regra especfica sobre os chamados servios essenciais. No existe uma definio desse conceito no CDC. Porm, se utiliza como parmetro o art. 10 da Lei 7.783/89 lei de greve. Art. 10. So considerados servios ou atividades essenciais: I tratamento e abastecimento de gua II

3 de 4

De acordo com o art. 22, os servios essenciais devem ser prestados de forma contnua no autorizando qualquer interrupo. De acordo com o STJ, a garantia de continuidade dos servios essenciais, exclusivamente da coletividade de consumidores p. nico do art. 2. Do ponto de vista individual, esta garantia pressupe o regular adimplemento do consumidor salvo em hipteses em que bens jurdicos de maior envergadura esto em risco. Ex.: atendimento mdico residencial. 3. POLITICA NACIONAL DAS RELAES DE CONSUMO (Art. 4 e 5 CDC) 3.1. Objetivos da politica nacional (art. 4 Caput) so as metas desenhadas pelo legislador em que o direito deve alcanar. Tratam-se, portanto, de normas de carter programtico. Macro objetivos da politica nacional (acima de tudo): Proteo dos interesses dos consumidores Harmonizao das relaes de consumo 3.2. Princpios da politica nacional (Art. 4 Caput e Incisos) 3.3. Instrumentos (Art. 5)

4 de 4

Das könnte Ihnen auch gefallen